Domingo, de 2012

1Co 10.1-12 PAULO E AS ADVERTÊNCIAS PARA O FIM DOS SÉCULOS Encontramos neste texto orientações exemplares e doutrina bíblica fundamental para nossa edificação. Os versos de 1-4 apontam para uma realidade vivida pelo povo de Israel mas, que era definitivamente sombra de uma doutrina para a nova aliança que o Senhor estaria planejando para sua Igreja. a. O que significa a nuvem? Significa Direção. Êx 14.19,20 Deus que guia e dirige seu povo; b. Que significa o mar? Significa Redenção. Libertação Êx 14.21,22; Sl 111.9 1) No AT, Deus, o REDENTOR, liberta o povo de situações de cativeiro Is 43.14, sofrimentos Jr 14.8, morte Jó 19.25, pecado Is 44.22; 59.20. 2) No NT, Deus, por meio do pagamento de um preço, isto é, a morte de Cristo na cruz, compra para uma vida de nova liberdade a pessoa que era escrava do pecado e da LEI (2) Mc 10.45; Rm 3.24; Gl 4.5; Ef 1.7. Essa redenção será completada no final dos tempos Rm 8.21-23. Veja que nesse episódio fica claro que Deus não está disposto deixar passar ou remir insubmissos, orgulhosos e desobedientes 23-25. Nessa primeira etapa identificamos o projeto de salvação: Deus é quem guia para salvar e salva através de um único caminho. Paulo apresenta a nuvem como sendo um tipo de batismo: Nuvem que os cobria; e o mar como sendo ordenanças, doutrina, caminho único a ser seguido. Atitude que foi comparada a ação sobrenatural, espontânea e divina. Comeram de um só manjar espiritual. Não ouve divisão. Não foi promovido pela ação de Deus e dos deuses egípcios. Mas somente de Deus. Êx 16.35. Ainda apontando para os fatos ocorridos no deserto em relação ao povo de Israel, aponta para outra providência divina que revela sua ação na salvação v4. Mesma fonte espiritual; pedra – essa Jesus. Comp. Êx 17.6.

1

v6.farei distinção entre o meu povo e o teu povo. Exemplo de que atitudes? Paulo resume da seguinte maneira: 1.1-15. Enquanto Moisés recebia a ordem de não fazer nenhuma imagem de escultura com a finalidade de cultuar o povo criava objetos cúlticos para adoração. Além de oferecer um culto absurdo. honras ou gozos materiais) as coisas (atitudes) más. c. Somos incapazes de esperar a revelação do Senhor orientando e determinando sua vontade para nossa vida. Contraditório quanto ao que Deus planejava para seu povo Êx 8. Paulo diz: a. Devido às falhas no relacionamento com Deus através da fé e da obediência. Nem todos que passaram por essa experiência foram salvos. riquezas. Pensava-se que relações sexuais com prostitutas ou prostitutos fariam 2 .. b. acharam que poderiam forjar a imagem de seu Deus como sendo um deus semelhante ao que eles já conheciam.. Não vos façais idólatras.. Foi o caso do povo de Israel. assentando: veja que Paulo está colocando o verbo fazer no presente do subjuntivo expressando um fato possível ou desejado. Não pratiquemos imoralidade: essa imoralidade é descrita em Nm 25. Participar das fontes da cerimônia religiosa não garante salvação – batismo e ceia. a maioria pereceu no deserto v5. povo que escolho para me servir Êx 7. --muitas vezes fazemos o que o povo de Deus fez: trocamos Deus por algo mais fácil e mais prazeroso condizente com nossos desejos e vontades. mas eles desejaram ser.. As festas pagãs nada tem a ver com o culto reverente e solene dedicado ao Senhor. se dedicaram à festas bebendo e comendo – divertindo-se com uma atitude completamente desproporcional ao projeto de Deus.16. foi a prostituição dos homens de Israel com as midianitas sucumbindo aos seus deuses sacrificando e inclinando perante eles. Essa prostituição era cultual praticada na adoração aos deuses da fertilidade. É paradoxal. se tornaram exemplos para nós. 2.Domingo...23 . Isso também manifesta o que segundo Paulo são coisas más. Para que não cobicemos (desejar imoderadamente. de 2012 No desfecho dessa história relembrada aos crentes de Corinto. Com efeito. Eles não só foram idólatras. ambicionar (esp.

que rouba a sua alegria. 3.1-41. de uma forma repreender sendo dissimulado. Em Nm 21. Não pratiquemos imoralidade. principalmente quando os primeiros metros se tornam difíceis. A mordedura das serpentes foi o meio de repreensão que Deus realizou. para o esfriamento espiritual. a gratidão. O crente que murmura é como uma mulher rixosa dentro de casa. para a apostasia. A murmuração é um dos piores tipos de pecados. Jr 3. Ela entristece o coração de Deus. Tiago 1. 4. Se murmuro. ele tem em vista o templo da deusa Vênus que comportava 1000 prostitutas cultuais. vale mais o corpo que as vestes Lc 12. de sua criação para lhe servir de instrumento de justiça.6 registra uma atitude pessimista do povo contra Deus. Deus está presente? Então vale mais a vida que o alimento. Não ponhamos o Senhor a prova: Isso significa desafiar. que enfraquece os relacionamentos Pv 21. Entregar-se aos prazeres pensando agradar a Deus é um prejuízo de grandes proporções. E a ingratidão é uma sementeira fértil para o desânimo.26 nos 3 . Se murmuro é porque não aceito Sua vontade sobre mim. pois é diária e é diretamente contra Deus. queixar-se. mais pela carga que temos que deixar do que ser o caminho difícil. A murmuração não é um pecado típico de um vacilo momentâneo. É imoral quando pensamos que Deus não está preocupado com a santidade de seu povo. v10: murmurar e lamentar-se. produz essa atitude.Domingo. Não murmureis. Quando Paulo escreve essa carta. 2Rs 23. Muita gente age assim – não conseguem andar com Deus 1 km.. É não dar crédito ao que o Senhor faz. de falta de vigilância.5.7. ficar impaciente.9. Veja que Ele utilizou elementos da natureza. Murmuração é um ladrão da alegria. A prostituição é também figuradamente ato de infidelidade a Deus.. Pôr o Senhor à prova é o mesmo que reclamar. é porque estou olhando para o desejo ou circunstância pessoais e não para Deus e Seus planos ou princípios. Ver o agir de Deus e não crer nele para seu sustento e como seu sustento. de 2012 com que as terras produzissem boas colheitas e os animais tivessem muitas crias Dt 23.6-13. é constante e produz amargura. Ez 16.17-18. Murmuração é como um buraco negro que suga toda a luz da vida do crente. de um momento de fraqueza. que entristece aos seus entes próximos.23.

atente para ser complacente. aceitar a vontade dEle sobre a sua vida. antes. benevolente e gentil para o que Deus tem feito por você através das ações de vida produzidas a sua volta. No lugar de pensar em seus desejos busque a fidelidade. Só nesse relatos de Paulo mais de 40.Domingo. Para cada ato de rebeldia milhares morreram. Se você quer ser abençoado por Deus. c. de 2012 adverte: . Consequentemente. Conclusão: Vivemos em uma época de falta de temor a Deus.C. É bom lembrar que o castigo do Senhor veio sobre todos os incontinentes. pontua e declara precisamente o que o povo de Deus precisa temer. Deus o abençoe! 4 . b. Dê a Ele toda a sua atenção e fé. Fazendo-nos a misturar em festas pagãs achando que Deus não se importa com isso. Veja que essa epístola foi escrita no ano 55-57 d. agindo com ingratidão. engana o seu coração. d. Que no lugar de cultuar a si mesmo. frio e dissimulado. amável.Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua. deseje ser semelhante a Jesus. cultue a Deus. falta de interesse. Ao invés de desdenhar de Deus. c. Reclamando de tudo e de todos. Isso pode nos afetar: a. Desenvolvendo uma atitude de prevaricação. desenvolva o que Ele determina. sem definição e sem propósito.000 pessoas morreram. abusos pela falta de confiança. Relacionando promiscuamente. Deleitando nossa mente aos desejos do coração sem o devido temor ao Senhor. Trabalhe para: a. Essas são algumas das advertências paulina para nossa época. a religião desse é vã. d. Ao contrário de ser reclamador. Revelando falta de amor e interesse cristão. b.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful