You are on page 1of 5

PROVA DE EXAME A NVEL DE ESCOLA (DECRETO-LEI N.

357/2007, DE 29 DE OUTUBRO)
(Cursos Cientfico-Humansticos Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro)

(Durao: 90 minutos + 30 minutos de tolerncia)

Fevereiro de 2009

Filosofia 11 ANO
Grupo I () O conceito de argumento independente da verdade das suas premissas nesta acepo: no se exige que as suas premissas sejam de facto verdadeiras.
Braquinho, Murcho,Gomes, Enciclopdia de Termos Lgico-Filosficos

1.Comente esta afirmao salientando a diferena entre a verdade e a validade. () preciso ser capaz de argumentar persuasivamente sobre coisas contrrias, como tambm acontece nos silogismos; no para fazer uma e outra coisa pois no se deve persuadir o que imoral mas para que nos no escape o real estado da questo e para que, sempre que algum argumentar contra a justia, ns prprios estejamos habilitados a refutar os seus argumentos.
Aristteles, Retrica, 1355a

2. Explicite porque que Aristteles considera necessrio argumentar persuasivamente sobre coisas contrrias. () Persuade-se pelo carcter quando o discurso proferido de tal maneira que deixa a impresso de o orador ser digno de f. Pois acreditamos mais e bem depressa em pessoas honestas, em todas as coisas em geral, mas sobretudo nas de que no n h conhecimento exacto e que deixam margem para dvidas. , porm, necessrio que esta confiana seja resultado do discurso e no de uma opinio prvia sobre o carcter do orador.
Aristteles, Retrica, 1356a

3. Exponha as provas de persuaso a que Aristteles se refere neste texto. () Para se compreender a essncia do pensamento, importa portanto restabelecer sempre a diferena questo-resposta (). Tendo em conta esta diferena, podemos distinguir dois tipos de uso da retrica: aquele que crtico e lcido sobre os procedimentos de discurso, e aquele que visa ofuscar o interlocutor, ou em todo o caso adormec-lo.
Meyer, Questes de Retrica: Linguagem, Razo e Seduo

4. Explique a posio da Filosofia em relao aos de dois usos da Retrica a que o texto se refere. 1

Grupo II Ora, dessas ideias, umas parecem-me ter nascido comigo, outras serem estranhas e vir de fora e as outras serem feitas por mim mesmo. Isto, porque tenho eu a faculdade de conhecer o que aquilo que geralmente chamam uma coisa, ou uma verdade, ou um pensamento, parece-me que no tenho isso de outra fonte que no a minha prpria natureza; mas se agora oio algum rudo, se vejo o sol, se tenho calor, at esta hora julguei que estas sensaes advinham dalgumas coisas que existem fora de mim; e por fim pareceu-me que as sereias, () e todas as outras quimeras similares so fices e invenes do meus esprito.
Descartes, Meditaes Metafsicas, 3 Med., 10.

1.Explique quais das ideias referidas conhecimento verdadeiro e cientfico.

por Descartes servem para construir o

() A cincia tem o seu prprio campo de estudo, o seu mtodo prprio de pesquisa, uma fonte independente de informaes que a natureza. () Isto no significa que a Filosofia no possa e no deva levar a termo uma indagao crtica sobre a natureza da cincia, sobre os seus mtodos e os seus princpios e que o cientista no possa tirar vantagem do conhecimento reflexivo, filosfico e crtico da sua mesma actividade de cientista.
F. Selvaggi, Enciclopdia Filosfica

2.Identifique a diferena entre conhecimento filosfico e conhecimento cientfico.

Grupo III Tema/Problema da Cultura Cientfica e Tecnolgica: - O poder e os riscos da cincia e da tecnologia - A necessidade da reflexo tica sobre a cincia - Manipulao gentica - Globalizao e direitos humanos -A Conscincia ecolgica 1.Desenvolva, de forma estruturada, apenas um destes cinco temas.

Cotaes: I - 4x15=60 pontos ; II - 2x30=60 pontos; III -1x80=80 pontos. Total=200pontos.

PROVA DE EXAME A NVEL DE ESCOLA (DECRETO-LEI N. 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO)


(Cursos Cientfico-Humansticos Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro)

(Durao: 90 minutos + 30 minutos de tolerncia)

Fevereiro de 2009

Filosofia 11 ANO
Critrios de Correco
Cotaes: I - 4x15=60 pontos ; II - 2x30=60 pontos; III -1x80=80 pontos. Total=200pontos.

Grupo I
(4x15=60 pontos)

Critrios Gerais: - Rigor na utilizao de conceitos; - Adequao da resposta questo colocada; -Rigor na articulao do raciocnio; - Correco da expresso escrita. Critrios especficos: 1. - Verdade do significado das proposies; - Validade da estrutura do argumento dedutivo. 2. - Bom conhecimento do assunto em discusso que engloba a consistncia das teses e as suas fragilidade para estar apto a refutar as objeces. - Respeitar os princpios ticos, e evitar o uso de argumentos em sentidos contrrios. 3. -Ethos e logos - A filosofia promove o pensamento crtico e lcido e refuta o discurso que dissimula e seduz o interlocutor. A filosofia procura a verdade ao contrrio uso manipulador da retrica negra.

Grupo II
(2x30=60 pontos) Critrios Gerais: - Rigor na utilizao de conceitos; - Adequao da resposta questo colocada; -Rigor na articulao do raciocnio; - Correco da expresso escrita. Critrios especficos: 1. As ideias que nascem connosco so inatas, verdadeiras, claras e distintas. As ideias inatas so o ponto de partida para o estabelecimento de cadeias dedutivas que conduzem elaborao do conhecimento verdadeiro e cientfico. Ao invs, todo o conhecimento produzido por ideias adventcias e factcias obscuro e confuso. A posio de Descartes sobre a Teoria do Conhecimento idealista, racionalista e pode conduzir ao dogmatismo, porque as ideias inatas so consideradas evidentes, logo no se discute o seu valor cognitivo. 2. A cincia reflecte, formula hipteses e submete-as a verificao experimental e usa a filosofia das cincias. A filosofia reflecte sobre o conhecimento cientfico (epistemologia), sobre os seus resultados e consequncias (tica e poltica).

Grupo III
(1x80=80 pontos) Critrios Gerais: -Pertinncia em relao ao tema - Encadeamento lgico do discurso - Posio crtica e problematizadora; - Correco da expresso escrita

You might also like