FESTA DAS TROMBETAS - MEMORIAL DO TOQUE DO SHOFAR PALMAS, 2012

CELEBRAÇÃO DE CHAG ZICARON TERUAH (ROSH HASHANAH )

NÚMEROS 29:1: “E no sétimo mês. é um tempo de espera para uma grande viagem. então.A ORDEM E O SIMBOLISMO DE CHAG ZICARON TERUAH (ROSH HASHANAH) Em Zicaron Teruah celebramos ao Criador. uma santa convocação”. dia do toque do Shofar será para vós”. a nossa salvação em Yeshua. Ele é santo. de preparação em santidade. pois o julgamento virá sobre as nações e sobre os iníquos. Mas. consola. Evidentemente. um arrebatamento nas nuvens para encontrar com nosso noivo. recebendo o premio por nossa fé. Yeshua. e aceitamos seu julgamento. puro e sem defeito algum. que entre os tropeços de uma alma ainda em processo de restauração. no primeiro do mês. nos leva e chama atenção para um tempo de contemplação. vamos encurtando a distancia que nos separa da grande e abençoada Canaã. Continuando nossa analogia com essa grande e maravilhosa viagem. . pelo Espírito Santo que nos dirige. onde haverá uma enorme Sucá (Tenda ou Tabernáculo) e ali seremos galardoados pela nossa perseverança. nenhuma obra servil fareis. LEVÍTICO 23:24: “Fala aos filhos de Israel. nos ajudar nesta caminhada diária pelo deserto deste mundo. arrumar a nossa “mala”. Ele espera ver uma noiva como Ele mesmo é. Clamando pela nossa total libertação. Nessas nuvens. Rei e Juiz do Universo. para nós crentes em Yeshua. Portanto. será para vós descanso solene. Ele nos toma em direção aos jardins da Casa do Pai. dizendo: No sétimo mês. convocação de santidade haverá para vós. Que “roupas” iremos levar para as Bodas com Yeshua? Naturalmente. no primeiro dia do mês. pela nossa santidade. ao tocar o Shofar nesta semana. a gente precisa. memorial de toque de Shofar. Aclamamos Elohim como Criador. a Festa do Toque do Shofar. nossa “terra” prometida. O QUE É CHAG ZICARON TERUAH (FESTA MEMORIAL DAS TROMBETAS)? A celebração de Zicaron Teruah. estejamos clamando pela intervenção divina. o reconhecemos como juiz.

Os judeus estavam buscando um libertador político que destruísse o exército romano. É tempo de conserto. Deus ofereceu Seu Filho no Calvário (Hebreus 11:17-19). Jesus é o Comandante deste exército de Deus. • Isaque é uma figura de Cristo. Ele triunfou na Cruz (Colossenses 2:15). É tempo de viver um evangelho real.17. é tempo de decisão. memorial e soar de trombetas e o SENHOR espera obediência no seu cumprimento. Não há qualquer conexão com eventos ou preservação de memória dos feitos do SENHOR como é com Páscoa. . • Essa Festa ministra ao cristão sobre batalha espiritual (Efésios 6). porque é chegado o reino dos céus” (Mateus 3:2). é tempo de arrependimento nesses próximos 10 dias que D´us separou em Seu calendário para nós. Jesus veio a primeira vez para destruir as obras do diabo e o pecado no coração dos homens. Simplesmente é anunciada como descanso. Pães Ázimos ou Sucot. O QUE DEVEMOS OBSERVAR NOS DIAS DE DAS TROMBETAS)? CHAG ZICARON TERUAH (FESTA Portanto. quando a noite é mais escura. “Arrependei-vos. • O tocar das trombetas é um sinal do retorno de Cristo e um memorial da graça de Deus quando Ele substituiu um cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque (Gênesis 22). • Trombetas eram usadas para dar um sinal de guerra. é tempo de consolidar aquilo que temos aprendido.QUAL O SIGNIFICADO MESSIÂNICO TROMBETAS)? DO CHAG ZICARON TERUAH (FESTA DAS Esta festa é a única que ocorre no 1º dia de um mês de outono. de Trombetas até Dia do Perdão. Ela aponta ao regresso do MESSIAS e o toque do shofar aponta para o despertar o povo de DEUS e as nações para se prepararem para recebê-lO e a maior fonte de correlação entre esses dois momentos está em 1 Tessalonicenses 4.16. • Assim como Abraão ofereceu o seu filho no altar. • Arrependimento é a chamada do Messias para a Terra. Yon Teruah não está associado a qualquer evento. repleto de boas obras. colocando em prática. pelas quais somos identificados como discípulos obedientes de Yeshua.

os que ficarmos vivos. Ele nos quer como parceiros em Seu Reino milenar. seremos arrebatados juntamente com eles. Ele nos ama e quer que reinemos com Ele.É tempo de dizermos: "DESPERTA IGREJA!!! O NOIVO ESTÁ A CAMINHO!!" O apóstolo Paulo nos alerta grandemente dizendo em 1Te 4:16: “ Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado. e os que morreram no Messias ressuscitarão primeiro. Contextualizando para nós. diga um sim a esta grande Festa. O povo de Israel se arrependeu em Zicaron Teruah e passaram a celebrar como ano novo (Rosh Hashanah . será anunciado pelo toque do shofar como predito por Sofonias 1:14 á 16 Jl.2:1 á 3.45:23). com petição de remissão de pecados e recebimento do perdão no "Dia do Perdão" Yon Kippur que vinha dez dias após. o dia do juízo também conhecido como dia do Senhor que antecede o dia do julgamento em que todos os homens vivos e mortos. diga um sim resoluto e determinado ao noivo que lhe convida para a alegria da grande Boda e para um reino sempiterno. nas nuvens. PORQUE HOSH HASHANAH (FESTA DAS TROMBETAS)? É CELEBRADO JUNTO COM ZICARON TERUAH Quando os judeus foram libertados por Artaxerxes. Depois nós. santos e pecadores serão apresentados perante o tribunal do Senhor (Is. Ele acredita em nossa vocação sacerdotal. Ele pagou um grande preço com Sua própria vida para que optássemos por esta escolha. e assim estaremos para sempre com o Senhor. Ele nos chama. . ao encontro do Senhor nos ares. com minhas orações. Diga um sim para a Ele nesses 10 dias de reflexão e arrependimento. Portanto. Em Zicaron Teruah devemos preparar nossos “ouvidos” espirituais para os toques do Shofar. simboliza a remissão de nossos pecados por Yeshua e a convicção de que nossos nomes estão inscritos no Livro da Vida deve ser tendo de reflexão de nossa caminhada em santidade com CRISTO. não mais no 1º dia de Nissan ou Abib. passaram a celebrar Rosh Hashanah. Portanto. Como o toque de shofar era anunciado para realizar a assembléia do povo perante Deus. à voz do arcanjo. ao som da trombeta de Deus. após o exílio da Babilônia. consolai-vos uns aos outros com estas palavras”. mas em virtude do que aconteceu em Neemias 08. Hag Rosh Hashaná sameach ! Shaná Tová umetuká! Feliz Festa das Trombetas e um Ano Novo bom e doce a todos.Cabeça do Ano) simbolizando um novo começo e a renovação dos votos da nação para com DEUS. Provavelmente também os judeus a transformaram em Ano Novo Judaico para poder dar um significado à festa.

Ele nos lembra o carneiro sacrificado por Abrãao no lugar de Isaac e aponta para o sacrifício de CRISTO na cruz. devemos ficar alertas ao toque da trombeta. ele representa o anuncio do retorno do REi JESUS aguardado por seu povo!!! • • • . pois. pois é o anúncio do cumprimento do que está escrito em I Tes. A Festa das Trombetas é um tempo muito especial para os crentes em Cristo.. os pecados são perdoados. é uma oportunidade de ajuste de comportamento.4:16: ". O toque do Shofar assume um papel extremamente importante. ativando o sentimento do arrependimento e humildade.. É como um alerta: nos inspira temor lembrando que este é o Dia de nosso julgamento. • O termo usado Zikaron Teruah significa : Alarme das Trombetas. Pois o Senhor descerá do céu com grande brado. já que quase todos os acontecimentos do tempo do fim serão antecedidos por toques de trombetas É um despertar para a alegria de que o Rei está chegando!!!! O chifre na simbologia profética representa um Rei (Dn. Inspira a alma e provoca vibrações extraordinárias no coração. tais como: . à voz do Arcanjo e ao som da Trombeta de Deus !!!” • É um chamado de arrependimento coletivo para o juízo e para a volta de Jesus. É um chamado à santificação para o arrebatamento para as Bodas É uma festa que retrata o tempo do julgamento e juízo de D’us para com a humanidade e o mundo. mediante o arrependimento.QUAL O SIGNIFICADO DO TOQUE DO SHOFAR EM ZICARON TERUAH? O sopro do Shofar é uma chamada ao despertar do povo de DEUS para o arrependimento. e em vários sentidos ele revela mistérios acerca da convocação de Deus à Santidade. É momento de reflexão. é tempo de arrependimento sincero.7:248:20-21) e nos leva a entender que devido ao shofar ser um instrumento de uso particular do povo de Israel.

três tipos de toques eram usados para reunir o povo: • Tekiá . usado em convocações de aberturas de festas e outras ocasiões especiais. série de toques curtos. som de lamento. geralmente utilizado em ocasiões de lutos. Tekiá – Teruá – Tekiá . Teruá. Tekiá – Shevarim – Teruá – Tekiá 2.três sons interrompidos. Shevarim. tocado principalmente em ocasiões de grande tristeza entre o povo. Geralmente usado em convocações solenes. eram utilizados para que o povo se reunisse em assembléia perante Deus. • • Esta é a ordem dos toques do shofar repetido 3 vezes : 1.este era um toque direto e longo.Como memorial. os toques do Shofar no Antigo Testamento. Tekiá – Shevarim – Tekiá 3. como soluços.nove (ou mais) sons curtís-si-mos.