You are on page 1of 3

O realismo

surgiu na segunda metade do sculo 19. Foi essencialmente uma reao ao idealismo da literatura romntica. O prprio romantismo, alis, surgido no incio do mesmo sculo, j vinha bandonando o idealismo, como se pode ver na obra do francs Victor Hugo, que no apresentava essa tendncia em seus livros. Hugo faz denncias da vida miservel dos pobres na Frana, em romances que se consagraram, como o clebre "Os Miserveis". Por esse motivo importante ressaltar que o realismo reage contra um determinado aspecto do movimento romntico e que o romantismo no deixa de apresentar certo carter realista, principalmente no que toca a descrio de cenrios e costumes. A vida como ela Os realistas, entretanto, queriam focalizar os fatos tal qual se apresentavam em seu lado mais sombrio, despindo a fico da fantasia. Para isso, deslocam o olhar do mundo dos ricos para o mundo dos pobres. Ou ainda, quando fixam o universo burgus, deixam de lado as aparncias para procurar as essncias, desmistificando as hipocrisias da sociedade. Um exemplo que no pode deixar de ser citado, at por ser o pioneiro, romance "Madame Bovary" (1857), de Gustave Flaubert, que critica com sutil ironia a hipocrisia da educao sentimental burguesa. A partir da, a obra literria tornou-se um instrumento de denncia e crtica social. Forma e contedo Para isso, foi necessria uma transformao na linguagem, que abandonou o tom sublime das obras romnticas, tornando-se mais objetiva e prxima daquela realmente falada pelas personagens focalizadas. Ao mesmo tempo, procurou-se uma utilizao da lngua nos moldes gramaticais mas clssicos, deixando de lado as inflexes regionalistas que o nacionalismo romntico cultivava. No mbito do contedo, na literatura realista no h heris: pessoas comuns protagonizam os romances. Os autores esto preocupados em fixar sua psicologia, mostrando o que h por trs de suas aes ou atitudes. Assim escrevero os autores europeus como Flaubert, Dickens, Dostoivski e outros criadores do romance moderno, bem como seus seguidores de Portugal e do Brasil. O realismo e o naturalismo no Brasil tm como marco incial o ano de 1881, com a publicao de "Memrias Pstumas de Brs Cubas", de Machado de Assis, e "O Mulato", de Aluzio Azevedo. Sete anos mais tarde, em 1888, "O Ateneu", de Raul Pompeia, vem se enquadrar no movimento, apesar de apresentar particularidades muito originais. Contexto scio-histrico As duas dcadas de vigncia do Realismo e do Naturalismo no pas foram um perodo conturbado e de grandes transformaes na nossa histria social, poltica, econmica e literria. Entre os fatos mais importantes, podem ser elencados a abolio da escravatura (1888), a Proclamao da Repblica (1889), as revoltas militares, especulao na Bolsa de Valores, o Encilhamento, o surgimento das primeiras escolas de direito, incio da entrada de filosofia positivista.

Tanta transformao impulsionou a fico literria, que por sua vez, fez aparecer outras reas na literatura brasileira, antes quase inexistentes, como textos jornalsticos (Jos do Patrocnio), crtica literria (Jos Verssimo e Araripe Jnior), estudos histricos (Joaquim Nabuco, Oliveira Lima e Capistrano de Abreu), pesquisas culturais e histria da literatura (Slvio Romero), ensaios (Tobias Barreto, Euclides da Cunha), alm das crnicas e, principalmente, os contos. Nessa poca Machado de Assis fundou a Academia Brasileira de Letras (1897), que segundo os crticos, oficializou a literatura brasileira. Mas o movimento se encerra na primeira dcada do sculo 20, com as publicaes de "Os Sertes", de Euclides da Cunha, "Cana", de Graa Aranha, ambos em 1902, e com o surgimento de Lima Barreto, que ainda tem uma obra impregnada das tendncias sociais do Realismo, apesar de se encontrar na fronteira, e tambm ser considerado um pr-modernista.

Gustave Flaubert CARACTERSTICAS DO REALISMO - Oposio ao idealismo romntico. No h envolvimento sentimental - Representao mais fiel da realidade - Romance como meio de combate e crtica s instituies sociais decadentes, como o casamento, por exemplo - Anlise dos valores burgueses com viso crtica denunciando a hipocrisia e corrupo da classe - Influncia dos mtodos experimentais - Narrativa minuciosa (com muitos detalhes) - Personagens analisadas psicologicamente CRONOLOGIA DOS PRINCIPAIS ROMANCES DO REALISMO 1881 O Mulato, Memrias pstumas de Brs Cubas 1884 Casa de penso 1888 O missionrio, O Ateneu 1890 O cortio 1891 Quincas Borba

1893 A normalista 1895 Bom-Crioulo 1899 Dom Casmurro 1903 Luzia-Homem 1904 Esa e Jac 1908 Memorial de Aires

You might also like