Resumo Cap.

15 – Controle Grupo: Carla Costa Gustavo Siqueira Luciana Ferreira Thiago Figueiró

o Desempenho real abaixo do esperado Ação corretiva é necessária. As informações são comparadas com os objetivos ou padrões. Este processo também necessita de acompanhamento na realização destes objetivos e este processo de acompanhamento gera ações que asseguram a sua realização. Fornece métricas durante um processo de produção por exemplo. Aquisição de informações Obtenção das informações necessárias para o processo de controle. este somente será detectado ao final da atividade. • • . A desvantagem é que se ocorrer algum problema grave. Podem ser qualitativos e quantitativos.  Informação durante a atividade Ex: controle estatístico de processo (carta de controle). Comparação e Ação Corretiva Etapa final do processo de controle. o Como adquirir informações Define os meios ou instrumentos para coletar e apresentar as informações sobre o sistema e os objetivos (ex: inspeção visual. gráficos. etc. relatórios. testes de seleção de pessoal.  Informação antes da atividade Ex: manutenção preventiva. análise de desempenhos de concursos pelas notas. É a atividade central de todo o processo de controle.). o Qual informação Define a informação a ser produzida para a tomada de decisão. proibições ou normas de conduta (normas ou leis). o que pode ser tarde para a implementação de uma ação corretiva. o Padrões de comportamento Podem ser definidos como obrigações.Definição Um processo de controle está diretamente ligado aos objetivos do sistema de recursos. o Desempenho real acima do esperado As ações de reforço neste caso podem ajudar a manter o alto desempenho. o Em que momento  Informação no final da atividade Ex: controle de qualidade em um processo de fabricação. o Desempenho real igual ao esperado O Objetivo foi alcançado mas alguma ação de reforço pode ser implementada (ex: bônus para quem atinge as metas). questionários. Elementos do Processo de Controle • Definição dos padrões de controle Podem ser objetivos ou padrões de comportamento que fornecem critérios para a avaliação do desempenho o Objetivos Representam os padrões dentro dos quais o sistema deve se manter.

Aceitação É importante que as pessoas aceitem os sistemas de controle e entendam o porque de estarem sendo controladas. Economia Um sistema eficaz de controle tem os custos menores que os seus benefícios. Objetividade A objetividade das informações é extremamente importante. Eficácia do Sistema de Controle Principais características de um sistema de controle eficaz: 1. Precisão Deve-se valorizar a precisão das informações. 2. 3. o processo de controle gerou informações que permitem novas decisões a serem tomadas e colocados novos objeticos e padrões de controle. 4. Foco nos pontos estratégicos Uma forma de localizar os pontos estratégicos é por exemplo identificar os elementos mais significaticos de uma determinada operação (ex: 20% dos produtos geram 80% das vendas – princípio de paretto). Informações claras sobre o desempenho indicam claramente os desvios em relação aos objetivos. à partir de um informações de controle. Rapidez A rapidez na entrega das informações é fundamental para que as ações corretivas possam ser executadas antes que seja tarde demais. 6. percebam que o controle é um processo importante para o seu trabalho. 5. que são o principal foco do controle. afim de evidenciar variações em relação aos objeticos. e que este processo agrega valores para as pessoas enquanto indivíduos.• Recomeço do ciclo de planejamento Neste estágio. Só é possível fazer um planejamento. .

Algumas dessas características podem resultar em uma adaptação do sistema de controle. podem ser observadas de acordo com alguns fatores característicos das organizações. Critérios múltiplos de avaliação de desempenho Quanto vários critérios de avaliação são aplicados. É como interpretar um texto sob um ponto de vista ou sob vários pontos de vistas diferentes. Formatos de Sistemas de Controle As variações no formado dos sistemas de controle.7. o desempenho pode ser analisado com maior detalhe e as ações corretivas podem ser aplicadas com maior acuracidade. Algumas delas são: • Tamanho da organização o Pequeno porte o Grande porte Nível hierárquico o Alta administração o Base operacional Grau de centralização o Centralizado o Descentralizado Estrutura Organizacional o Participativa o Autoritária Importância da Atividade o Muito importante o Pouco importante • • • • . Deve ser dada prioridade para as excessões. 8. embora com métricas de controle semelhantes. Ênfase na exceção É importante que esteja claro que é impossível controlar todos os passos de um sistema.