:: MundoCor

::

Página 1 de 4

As cores e seus significados
13/jun/12

A Teoria das Corres explica que a cor é um fenômeno físico relacionado à existência da luz, ou seja, as cores existem porque existe a luz. Estudos científicos mostram que a luz das cores que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das nossas emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por algumas cores, em virtude de fatores distintos. A escolha pode estar baseada com o tipo de personalidade, condições circunstanciais de vida ou desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. As pessoas não escolhem necessariamente uma cor porque ela é boa para si próprias, mas porque gostam da cor, mesmo que esta possa ser contrária às suas necessidades. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, otimistas, outras serenas e tranquilas. Quando o homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e a cor, que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas. Os significados das cores podem variar de acordo com as diversas culturas, por exemplo, enquanto no ocidente o preto está relacionado ao luto, em países da Ásia, como Índia e Japão, é o branco que está associado a esse sentimento. A seguir, alguns exemplos de cores e suas simbologias: Branco Totalidade - Unidade Paz - harmonia Pureza essencial O Ser, o Absoluto, o Uno Preto Ausência de exterioridade Introspecção e expectação Virtualidade e antecipação Medo expectante

http://www.mundocor.com.br/cores/cor_sign.asp

21/09/2012

prazer – otimismo Extroversão e simpatia Compulsão consumista Marrom Densidade e solidez Sustentabilidade cósmica .br/cores/cor_sign.com.lugar do “embaixo” Bloqueador psíquico http://www.alegria .:: MundoCor :: Página 2 de 4 Esvaziamento de conteúdo psíquico Vermelho Corporeidade material Expansão e movimento Indiscrição e extroversão Materialidade Apetite e instinto Belingerância e força Amarelo Psiquismo cósmico Inteligência da seleção natural Sabedoria natural Identidade Amarelo Ocre Força psíquica Poder da vontade Poder de memória Cinza Diminuição do ser Depressão Lavanda Universo pré-cósmico Exterioridade ontológica Rosa Princípio de atração Amor cósmico Sensibilidade Feminilidade Submissão Delicadeza e ternura Púrpura Gestação da matéria Imanência Tensão entre o sagrado e o profano Limite dos prazeres Magenta Princípio de afinidade cósmica Essência das coisas Tradição e ortodoxia Orgulho e opulência Salmão Fraqueza essencial Medo dos confrontos A alma fraca do salmão Laranja Desejo .mundocor.asp 21/09/2012 .

intelectualidade infantil Credulidade .:: MundoCor :: Página 3 de 4 Âmbar Falsa aparência Sincretismo e alienação Branco Gelo Debilidade do ser . o não-físico Intelecção e racionalidade .um caso de paralisia do ser Falsa realidade .invertendo hábitos Anulação da auto-estima Verde Lugar cósmico da vida Eubiose e harmonia biocósmica Focalizador da percepção visual Esperança Generalidade e discrição Verde Limão Inteligibilidade biológica Imaginário cósmico Terapêutica natural Verde Musgo Vida primitiva Detetor de substâncias tóxicas Vida uterina Água-Marinha Limiar da pré-humanidade Vida em transformação e mudança Poder de aprendizagem e transformação Desejo de falar Azul Espiritual humano O inteligível.br/cores/cor_sign.desejo de realização espiritual Movimento e ação espiritual Índigo Interioridade intelectual Intelecção profunda Intolerância intelectual Violeta Espiritual divino Conhecimento intuitivo Poder de meditação e contemplação Poder de elevação espiritual Lilás Consciência do ser http://www.mundocor. o abstrato.asp 21/09/2012 .com.conhecimento .O homem pensa azul Azul Celeste Consciência cósmica Totalidade holística Solidariedade e fraternidade cósmicas Espiritualidade infantil Realismo cósmico Turquesa Curiosidade intelectual .

asp 21/09/2012 .mundocor.br/cores/cor_sign.com.:: MundoCor :: Página 4 de 4 Compartilhe esta matéria: http://www.