EQUIPA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

BANCO de ATIVIDADES - 2011/2012
Esta listagem constitui uma compilação de atividades propostas pelas nossas bibliotecas. A sua dinamização pode ser requisitada junto do professor bibliotecário da sua área, com 15 dias de antecedência. Está por ordem alfabética dos nomes das atividades e será atualizada regularmente. Clique no nome da atividade e ctrl para aceder à ficha da atividade.

NOME/PÚBLICO-ALVO
Animalário 1.º ciclo (4.º ano)

TEMA/SESSÕES
Animais. 2 sessões (1 hora cada)

Informação adicional
Animalário Universal do Professor Revillod, Javier Sáez e Miguel Murugarren. A fada palavrinha e o gigante das bibliotecas, Luísa Ducla Soares e Maria João Raimundo. Apresentação de outros livros e materiais da biblioteca.

Baú de histórias PE / 1.º ciclo

Biblioteca. História de Portugal. Animais. 1 sessão (1 hora)

Conto contigo: a fotografia de mãos dadas com a poesia 1.º e 2.º ciclo Pode adaptar-se a PE Era uma vez um traço que ficou… 1.º ciclo Pode adaptar-se a PE Guardado guardadinho está um segredinho 1.º e 2.º ciclo Pode adaptar-se a PE Jogar à Biblioteca – Bibliopaper PE / 1.º ciclo Ler para ser …? PE (5 anos) / 1.º ano O mundo aos quadradinhos: Introdução à BD (Banda Desenhada) PE / 1.º ciclo Museu dos objetos 1.º ciclo (3.º e 4.º ano) A nossa biblioteca fantástica 1.º ciclo (3.º e 4.º ano) Pesquisa na BE PE / 1.º ano Quem tem medo do Cuquedo? PE / 1.º ano

Olhar o que nos cerca… as plantas, os animais, paisagens, lugares, recantos… 2 sessões (45 m cada) 1 sessão (1 hora) Como surgiu o livro e a escrita na história da humanidade. 2 sessões (1 hora cada) Explorando as guardas dos livros. 2 sessões (1 hora cada) A biblioteca escolar. 1 sessão (1 hora) Para que (me) serve ler? 1 sessão (30 a 40m) Explorando as obras de Pedro Leitão. 2 sessões (1 hora cada) Implantação da República. 1 ou 2 sessões (1 hora cada), consoante a exploração desejada Os alunos vão construir uma “Biblioteca Fantástica”, imaginando o título de um livro e a primeira frase. 1 sessão (1 hora) Animais. 1 sessão (1 hora) Animais. Medo. 1 sessão (1 hora)

Apresentação em Ppt.

Apresentação em Ppt.

Apresentação em Ppt.

Contato com as diferentes áreas da biblioteca escolar. Conversa mediada em torno das diferentes finalidades da leitura. Coleção, Pedro Leitão.

+

7X1910, Margarida Fonseca Santos.

Sessão com livros da biblioteca onde se realize a atividade. Como identificar informação pertinente para uma pesquisa. O Cuquedo, Clara Cunha e Paulo Galindro.

Animalário
ATIVIDADE
Objetivos

Guião - Animalário
Desenvolver a criatividade. Proporcionar o contato com ilustração de autor. Transferir conhecimentos referentes à zoologia.

Duração Público-alvo Tema

2 Sessões (1 hora cada)

1.º Ciclo (4.º ano) ANIMAIS Momento inicial a partir de uma apresentação e do mote “Vamos caçar gambozinos?”. Apresentação e exploração do livro Animalário Universal do Professor Revillod, de Javier Sáez e Miguel Murugarren.

Sinopse

Os alunos são divididos em grupos. Os grupos são convidados a criarem um novo animal (o livro apresenta 21 estampas que permitem construir 4096 animais diferentes). Em seguida, os alunos constituem-se como biólogos e vão preencher uma ficha de taxonomia, a partir da observação do animal, e imaginar que som produz. Na sessão seguinte os grupos partilham as suas observações e expõem-nas em cartazes.

Humanos: Responsável da BE + Docente Titular.

Recursos

Materiais: Livro Animalário Universal do Professor Revillod (se possível, vários exemplares) Apresentação de diapositivos Ficha da taxonomia fotocopiada Cartolinas brancas; tesoura; cola

Ver o endereço http://www.youtube.com/watch?v=0RCgryOFqbk

Observações

Variante: Construir, a partir de outras temáticas, um livro de turma seguindo a estrutura do livro apresentado (recorrendo a cartão e argolas será possível recriar outros temas).

Voltar ao índice

Baú das histórias
ATIVIDADE
Objetivos

Baú de histórias
Promover o gosto pela leitura. Explorar características das personagens. Conhecer/Reconhecer uma Biblioteca.

Duração Público-alvo Tema

1 Sessão (1 hora)

PE e 1.º Ciclo BIBLIOTECA. HISTÓRIA DE PORTUGAL. ANIMAIS Antes a história ser lida em voz alta pelo dinamizador, a capa e a contra capa do livro são exploradas com o objetivo de serem identificadas as personagens principais.

Sinopse

Após a leitura, a turma é levada a refletir sobre o tipo de livros existentes na biblioteca e são apresentados alguns exemplos da biblioteca escolar (BE), com base nas personagens da história, assim como se divulgam outros materiais. Apresentam-se também os espaços da BE.

Humanos: Responsável da BE + Docente Titular. No caso do PE conta-se também com o apoio da Assistente Operacional.

Recursos

Materiais: Baú de histórias (v. guia de leitura) Diferentes materiais existentes na BE

Observações

Todos os materiais disponibilizados no baú podem ser aproveitados para explorar conforme o PCT.

Voltar ao índice

Conto contigo
ATIVIDADE
Objetivos

Conto contigo: a fotografia de mãos dadas com a poesia
Trabalhar a imagem real a partir da fotografia. Trabalhar texto poético em paralelo com a imagem. Trabalhar a leitura partilhada e em voz alta. Trabalhar a leitura expressiva e desinibida.

Duração Público-alvo Tema

2 Sessões de aproximadamente 45 m cada 1 Sessão de aproximadamente 1 hora

1.º ciclo. Pode adaptar-se ao PE. A ATIVIDADE ENGLOBA TEXTOS E FOTOS COM TEMÁTICAS DIVERSIFICADAS (ANIMAIS, PLANTAS, PAISAGENS, CASAS, RUAS, ESTÁTUAS…) É UMA PROPOSTA PARA OLHAR O QUE NOS CERCA… 1.º MOMENTO: Este momento é feito com toda a turma, através do visionamento de uma apresentação que promove a sensibilização à poesia e à fotografia. Durante a apresentação dinamiza-se a participação da turma para leituras em voz alta. 2.º MOMENTO, em que a turma se divide em pequenos grupos para trabalhar um ateliê de escrita. O formato desse ateliê pode ser diversificado. Inclui a possibilidade dos alunos fotografarem para depois escreverem a partir das imagens captadas.

Sinopse

Humanos: Responsável da BE + Docente Titular. No caso do PE conta-se também com o apoio da Assistente Operacional.

Recursos

Materiais: Projetor e computador Máquina fotográfica Papel, revistas, papéis de cores, cartolinas brancas Tesoura; cola, tintas, agulhas grossas, fios ou lãs

Observações

O desenho do ateliê de escrita que esta atividade propõe pode e deve ser previamente acordado entre o responsável da biblioteca e o professor titular. O mesmo pode acontecer relativamente à temática (ou temáticas) dos diapositivos a apresentar, uma vez que estão disponíveis temáticas muito diversificadas (ver tema).

Voltar ao índice

Era uma vez um traço que ficou…
ATIVIDADE
Objetivos Duração Público-alvo Tema

Era uma vez um traço que ficou…
Dar a conhecer a história do livro e da escrita.

1 ou 2 Sessões (1 hora cada), consoante a exploração pretendida.

1.º Ciclo. Pode adaptar-se ao PE. COMO SURGIU O LIVRO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE 1.º MOMENTO, com o visionamento de uma apresentação para sensibilização dos alunos e transmissão de conhecimentos básicos sobre o tema. Este momento é feito com toda a turma.

Sinopse

2.º MOMENTO, em que a turma se divide em pequenos grupos e pode: Construir um “livro antigo”; Construir um rolo; Construir uma “pedra informativa”.

Humanos: Responsável da BE + Docente Titular. No caso do PE conta-se também com o apoio da Assistente Operacional.

Recursos

Materiais: Projetor e computador Papel, revistas, papéis de cores, cartolinas brancas Material variado para reciclar (rolos, caixas, etc.) Material para modelar e imprimir Tesoura; cola, agulhas grossas, fios ou lãs

Observações

Podem fazer-se outras atividades, para além das sugeridas, de acordo com o que se acordar entre o responsável da biblioteca e o professor titular. Os materiais necessários dependem também da exploração pretendida nesta atividade.

Voltar ao índice

Guardado, guardadinho
ATIVIDADE
Objetivos

Guardado, guardadinho está um segredinho!
Desenvolver a observação e a criatividade. Proporcionar o contato com ilustração de autor. Conhecer elementos para textuais que compõem o livro.

Duração Público-alvo Tema

2 Sessões de aproximadamente 1 hora cada

1.º ciclo. Pode adaptar-se ao PE. Pode adaptar-se ao 2.º ciclo. EXPLORANDO AS GUARDAS DOS LIVROS (ÁLBUNS) 1.º MOMENTO, de sensibilização dos alunos para a variedade de informação que as guardas dos livros que nos podem dar antes da leitura da história propriamente dita. Este momento é feito com toda a turma, com o apoio de uma apresentação.

Sinopse

2.º MOMENTO, em que a turma se divide em pequenos grupos e pode: Construir as guardas para livros que a turma já tenha produzido; Propor outras guardas para um livro da biblioteca; Selecionar um livro da biblioteca, pelas suas guardas e mostrar à turma o que as guardas desse livro lhes mostraram.

Humanos: Responsável da BE + Docente Titular. No caso do PE conta-se também com o apoio da Assistente Operacional.

Recursos

Materiais: Livros da biblioteca Projetor, computador Papel, revistas, papéis de cores, cartolinas brancas Tesoura, cola

Observações

Podem fazer-se outras atividades, para além das sugeridas, de acordo com o que se acordar previamente entre o responsável da biblioteca e o professor titular.

Voltar ao índice

Jogar à biblioteca
ATIVIDADE
Objetivos Duração Público-alvo Tema

Jogar à biblioteca. Bibliopaper
Apresentar as diferentes áreas da BE e suas regras. Contribuir para a formação cívica dos alunos.

1 Sessão (1 hora)

PE e 1.º Ciclo A BIBLIOTECA ESCOLAR O grupo é dividido em 6 subgrupos, identificados com uma lupa para cada grupo, de cores distintas. É marcado um percurso, identificado pelas cores dos grupos, com setas, nas diferentes áreas da BE, sendo elas: televisão, computadores, jogos de mesa, audição de música, leitura de livros e revistas.

Sinopse

No fim de cada percurso o objetivo é identificar a localização da folha do jogo a preencher por cada grupo, que consiste na identificação, em três imagens apresentadas, de qual a errada (no caso do PE e 1.º ano) ou em estabelecer a prioridade entre duas ações certas, considerando que uma terceira está errada, no caso dos restantes anos letivos. Após o seu preenchimento os grupos reúnem-se de novo e apresenta-se ao grande grupo as conclusões. No final, as folhas do jogo certas ficarão expostas na BE, nas respetivas áreas.

Humanos: Responsável da BE + Docente Titular. No caso do PE conta-se também com o apoio da Assistente Operacional.

Recursos

Materiais: 6 Lupas Várias setas 6 Fichas do Bibliopaper 6 Lápis de carvão

Variante:

Observações

Iniciar logo pelo preenchimento das fichas e acabar com a sua colocação nas áreas respetivas.

Voltar ao índice

Ler para ser+

ATIVIDADE
Objetivos Duração Público-alvo Tema

Ler para ser
Distinguir as diferentes finalidades da leitura. Estimular o gosto pela aprendizagem da escrita.

+…?

1 Sessão (30 a 40 minutos)

PE (5 anos) e 1.º ano LEITURA Pergunta inicial: Para que serve ler? Ou Por que é que eu quero aprender a ler? Em seguida mediar uma conversa em torno das diferentes finalidades da leitura, analisando suportes distintos. Perguntar aos alunos qual a primeira palavra que gostariam de saber ler ou qual foi a primeira palavra que leram. Finalizar a sessão com a leitura de uma pequena história. (Sugestão: O lobo culto).

Sinopse

Humanos: Responsável da BE + Professora Titular. No caso do PE conta-se também com o apoio da Assistente Operacional.

Recursos

Materiais: Livros Diferentes suportes de leitura: contas; cartas; caixas de medicamentos; caixa de cereais; imagens (sinais de trânsito), etc…

Observações

Voltar ao índice

O mundo dos quadradinhos O mundo dos quadradinhos ATIVIDADE Introdução à Banda Desenhada - BD
Objetivos Duração Público-alvo
Dar a conhecer a BD como outra “linguagem” para contar uma história. Abordar a obra de Pedro Leitão.

1 ou 2 Sessões (1 hora cada), consoante a exploração pretendida.

PE e 1.º Ciclo O QUE É A BD OS HERÓIS (PERSONAGENS) O TEXTO EM “BALÕES” A RELAÇÃO DA IMAGEM COM O TEXTO O AMBIENTE DE “FILME” QUE A BD PROPÕE AO LEITOR Exploração de algumas páginas dos álbuns de Pedro Leitão, que foram transformadas em cartazes.

Tema

Sinopse

Humanos: Responsável da BE + Docente Titular. No caso do PE conta-se também com o apoio da Assistente Operacional. Materiais: Álbuns de BD de Pedro Leitão Outros álbuns de BD da biblioteca Papel, revistas, papéis de cores, cartolinas brancas Material variado para reciclar (rolos, caixas, etc.) Material para modelar e imprimir Tesoura; cola, agulhas grossas, fios ou lãs

Recursos

Observações

Podem fazer-se outras atividades, para além das sugeridas, de acordo com o que se acordar entre o responsável da biblioteca e o professor titular. Os materiais necessários dependem também da exploração pretendida nesta atividade.

Voltar ao índice

A nossa biblioteca fantástica
ATIVIDADE
Objetivos

A nossa biblioteca fantástica
Desenvolver a criatividade. Proporcionar o contato com diversos livros. Estimular o gosto pela leitura.

Duração Público-alvo Tema

1 Sessão (1 hora)

1.º Ciclo (3.º e 4.º ano) LITERATURA INFANTO-JUVENIL. NARRATIVA Pequena introdução acerca dos livros e da leitura. Convite a que os alunos formem pares e que cada par escolha e retire um livro da estante, com base na leitura da primeira frase.

Sinopse

Em seguida cada par apresenta o título do seu livro e lê a primeira frase. Os alunos são convidados a construir uma “Biblioteca Fantástica”, imaginando um título de um livro e a sua primeira frase. Registam-na num “mini-livro”. Os livros são afixados num painel.

Humanos: Responsável da BE + Docente Titular.

Recursos

Materiais: Livros “Mini-livros” fotocopiados

Observações

Os livros criados poderão ser apresentados em formato digital.

Voltar ao índice

Museu dos objetos
ATIVIDADE
Objetivos

Museu dos objetos
Promover a leitura. Apreender conhecimentos acerca da Implantação da República (5 outubro 1910) Estimular a criatividade.

Duração Público-alvo Tema

1 ou 2 Sessões (1 hora cada), consoante a exploração

1.º Ciclo (3.º e 4.º ano) IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA Exploração da capa do livro em causa com os alunos. Apresentação da autora. Selecionar algumas das histórias e ler expressivamente, projetando em simultâneo ilustrações. Complementar com a exploração da História.

Sinopse

Convidar os alunos a escolherem um “objeto” que tenha importância na sua história pessoal. Entregar aos alunos a folha referente aos “Objetos com história”, solicitando aos alunos que a tragam preenchida na sessão seguinte. Na sessão seguinte pedir a cada um dos alunos que partilhe o seu objeto. Poderão ler-se mais passagens do livro.

Humanos: Responsável da BE + Docente Titular. No caso do PE conta-se também com o apoio da Assistente Operacional.

Recursos

Materiais: Livro 7X1910 Projetor e computador Apresentação de diapositivos de ilustrações retiradas do livro Ficha “Objetos com história.”

Variantes:  Convidar os alunos, além da ficha, a trazerem o objeto. Montar numa mesa a exposição, convidando-os a fazerem uma visita e individualmente apresentarem o seu objeto. Preparar, em trabalho de grupo, pesquisas sobre objetos relevantes ao longo da História, escolhidos pelos alunos. Inicialmente trabalhar as perguntas a fazer. Cada grupo poderá depois apresentar aos colegas.

Observações

Voltar ao índice

Pesquisa na biblioteca
ATIVIDADE
Objetivos Duração Público-alvo Tema

Pesquisa na biblioteca
Conhecer a organização de uma biblioteca. Aprender a identificar informação importante para uma pesquisa.

1 Sessão (1 hora)

PE e 1.º Ciclo ANIMAIS O grupo de alunos é dividido em minigrupos de 2/3 elementos. A cada um é atribuída como tarefa a procura de um livro, ou de um DVD ou de uma cassete de vídeo, subordinado ao tema.

Sinopse

No que se refere aos livros, são dadas orientações sobre a sua cota e o seu título, sendo que a partir do 2.º ano esta informação pode estar escrita na ficha do jogo de cada minigrupo. No caso do Pré-Escolar e do 1.º ano, são atribuídos como material de apoio, um marcador com a cor da cota, a referência numérica da mesma e a imagem do livro. A cada material corresponde uma ficha que se tem que preencher. A informação recolhida será partilhada com a turma.

Humanos: Responsável da BE + Docente Titular. No caso do PE conta-se também com o apoio da Assistente Operacional.

Recursos

Materiais: Marcadores 11 Fichas modelo 5 Lápis de carvão Estojo dos lápis/canetas de cor

Variante:

Observações

Pesquisar no catálogo online da BE, com a palavra-chave animal e retirar a informação essencial para encontrar o material na prateleira da BE (cota e título). Continuar o jogo.

Voltar ao índice

Quem tem medo do Cuquedo?
ATIVIDADE
Objetivos Duração Público-alvo Tema

Quem tem medo do Cuquedo?
Promover o gosto pelos livros. Desenvolver a expressão dramática.

1 Sessão (1 hora)

PE e 1.º ano ANIMAIS / MEDO Antes da história ser lida em voz alta pelo dinamizador, a capa e a contra capa do livro são exploradas com o objetivo de serem identificados os animais e classificados como animais da selva.

Sinopse

Durante a leitura os meninos vão participando em momentos de repetição. Após a leitura, o grupo/turma é convidado a recontar a história através da dramatização, recorrendo a máscaras para todos os alunos. No final, é entregue um cartaz com o objetivo de despoletar uma expressão plástica acerca dos medos.

Humanos: Responsável da BE + Docente Titular. No caso do PE conta-se também com o apoio da Assistente Operacional.

Recursos

Materiais: Livro O cuquedo Máscaras Cartaz

Ver o endereço http://www.casadaleitura.org/

Observações

Todos os materiais disponibilizados no baú, que podem também ser aproveitados para explorar conforme o PCT.

Voltar ao índice