Design Gráfico

E + Cur
Adobe InDesign
p

Curso de

so dia!

Co rel

Adob

e

Sho hoto P

DR

AW

í Multim

X5

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO

Design Gráfico
2ª Edição - Ano - 2012

Sua Escola de Negócios!

3

Curso de DESIGN GRÁFICO .Amazônia Digital .

Nova República Av.575 Fone: [93] 3537-1482 Diretor Geral: Rosivaldo Pires Martins Gerência: Izabela Cardoso e José das Graças Coordenador de Informática: Luciano Meireles Silva Copyright © 2012 por Amazônia Digital. Antônio Walfredo . Mendonça Furtado.3918 Filiais: Amazônia Digital . sejam quais forem os meios empregados: eletrônicos. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.2011 Fone: [93] 3524-0620 Mojuí dos Campos Trav.Centro Santarém . Tancredo Neves . mecânicos. 1220 . gravações ou quaisquer outros.Sua Escola de Negócios! Matriz: Av.PA .610 de 19 de fevereiro de 1998. Sua Escola de Negócios! 5 .Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO LIVRO DESIGN GRÁFICO Informática Avançada LIVRO PRODUZIDO SOB ENCOMENDA PARA: Amazônia Digital . fotográficos.040-060 Telefones: [93] 3523-1351/ 9123 . Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida.Brasil CEP: 68.

.

Seja Bem vindo (a) à Amazônia Digital! Sua Escola de Negócios conta com uma estrutura diferenciada com diversos profissionais para dar suporte ao ensino e atendimento aos clientes, aulas de reposição, material didático e de apoio, laboratórios de informática com instrutores (as) qualificados (as) e certificado reconhecido nacionalmente no final do curso. Trabalhamos para o êxito dos alunos ao mercado de trabalho, contamos com a elaboração de palestras diversificadas com o intuíto da qualificação profissional e iniciação ao primeiro emprego através do programa de seleção e treinamento para estágio em nossa empresa ou filiais.

c vo

ê

te m

i

nc

en t

. Aqui !

ESTÁGIO

Empre g

ivo
... E muito mais! • • • • Seleção de Bolsistas Palestras Educativas Aulas Dinâmicas Programa de Seleção e Treinamento para Estágio

ao

* Informações na Recepção.

o

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO

SUMÁRIO
CAPÍTULO - 01. COREL DRAW
TEORIA_____________________________________________________________11

CAPÍTULO - 02. PHOTOSHOP
TEORIA_____________________________________________________________31

CAPÍTULO - 03. INDESIGN
TEORIA_____________________________________________________________47

CAPÍTULO - 04. COREL DRAW
EXERCÍCIOS_________________________________________________________59

CAPÍTULO - 05. COREL DRAW PROFISSIONAL
EXERCÍCIOS _______________________________________________________81

CAPÍTULO - 06. PHOTOSHOP
EXERCÍCIOS________________________________________________________103

CAPÍTULO - 07. INDESIGN
EXERCÍCIOS________________________________________________________123

CAPÍTULO - 08. MUTIMÍDIA
Windows Live Movie Maker_____________________________________________145

CAPÍTULO - 09. MUTIMÍDIA
Nero StartSmart ____________________________________________________161

CAPÍTULO - 10. MUTIMÍDIA
Criador de DVD do Windows__________________________________________169

Sua Escola de Negócios!

9

.

edição de fotos e conversão de imagens para vetorial reconhecimento entre os milhões de profissionais e amadores de todo o mundo.CorelDRAW®X5 CorelDRAW®Graphics Suite X5 – conjunto completo de aplicações avançadas para criar layouts e ilustrações. simplifica o gerenciamento de projeto e otimiza o trabalho de design gráfico. A versão X5 inclui novas ferramentas que facilitam o processo criativo. CAPITULO 01 .

Curso de DESIGN GRÁFICO .Amazônia Digital .

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO Conhecendo o programa
O CorelDRAW® X5 é um programa completo de desenho baseado em vetores que facilitam a criação de artefinal profissional, desde simples rabiscos até ilustrações técnicas como Cartão de Aniversário, Cartaz, Revistas, e em geral desenhos gráficos. As ferramentas do CorelDraw X5 são projetadas para atender às exigências do profissional de editoração e criação e obter uma extraordinária comunicação visual. Coloque suas idéias em prática com a poderosa Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW® X5 e cause um forte impacto em qualquer mídia. Esse versátil software de design gráfico inclui tudo (ilustração vetorial, layout de página, edição de fotos, rastreamento, animação e gráficos para a Web) em uma única suíte totalmente integrada. Concebido para designers profissionais e amadores, ele oferece um fluxo de trabalho rápido e intuitivo, conteúdo digital valioso, compatibilidade de arquivos líder do mercado e ferramentas de design gráfico que permitem que você faça mais do que pensou que fosse possível!

1.0 Sobre gráficos vetoriais e bitmaps
Os dois principais tipos de gráfico são os vetoriais e os bitmaps. Os gráficos vetoriais são compostos de linhas e curvas e gerados a partir de descrições matemáticas que determinam a posição, o comprimento e a direção na qual as linhas são desenhadas. Os bitmaps, também conhecidos como imagens por rastreio, são compostos de minúsculos quadrados denominados pixels; e cada pixel é mapeado para um local na imagem e tem valores numéricos de cor. Os gráficos vetoriais são ideais para logotipos e ilustrações por serem independentes de resolução, além de poderem ser dimensionados para qualquer tamanho ou impressos e exibidos em qualquer resolução, sem perder os detalhes e a qualidade. Além disso, é possível produzir contornos aguçados e definidos com gráficos vetoriais. Os bitmaps são excelentes para fotografias e pinturas digitais já que reproduzem bem as gradações de cor. Os bitmaps são dependentes da resolução, ou seja, representam um número fixo de pixels. Ao mesmo tempo em que apresentam uma qualidade boa no seu tamanho real, podem ser exibidos de forma irregular ou perder qualidade de imagem quando são dimensionados, ou exibidos ou impressos em uma resolução superior à original.

1

2

Fig. 1.1 - Vetores (1) e Bitmaps (2)

Você pode criar gráficos vetoriais no CorelDRAW. É possível também importar bitmaps (como arquivos JPEG e TIFF) no CorelDRAW e integrá-los aos desenhos.

Sua Escola de Negócios!

13

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO 1.1 Área de Trabalho
A janela onde é desenvolvida o desenho “Arte” no CorelDRAW X5, chama-se Janela de Desenho. É nesta área que será projetado seu trabalho, utilizando diversas ferramentas, que serão apresentadas durante este capítulo.

Fig. 1.2 - Área de Trabalho do CorelDraw

1.2 Janela do Aplicativo
01 - Barra de Ferramentas 02 - Barra de Título 03 - Barra de Menus

04 - Barra de FerramentasPadrão

06 - Barra de Propriedades

07 - Janela de Dicas

08 [Réguas]

10 [Página de Desenho]

09 - Navegador de Documentos

Fig. 1.3- Janela do CorelDRAW X5

11 - Barra de Status

05 [Janela de Desenho ]

12 - Navegador

13 - Paleta de Cores

14

Sua Escola de Negócios!

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO

1. Barra de ferramentas - Uma barra flutuante com ferramentas para criação, preenchimento e modificação de objetos no desenho. 2. Barra de título - A área que exibe o título do desenho aberto no momento. 3. Barra de menus - A área que contém opções de menu pull-down 4. Barra de ferramentas - Uma barra de encaixe que contém atalhos para menus e outros comandos. 5. Janela de desenho - A área fora da página de desenho circundada por barras de rolagem e controles do aplicativo. 6. Barra de propriedades - Uma barra de encaixe com comandos relacionados à ferrameta ou objeto ativo. Por exemplo, quando a ferramenta de texto está ativada, a barra de propriedades de texto exibe comandos que criam e editam texto. 7. Janela de Dicas - Uma janela que contém os comandos disponíveis e as configurações relevantes para uma ferramenta ou tarefa específica. 8. Réguas - Bordas horizontais e verticais que são utilizadas para determinar o tamanho e a posição dos objetos em um desenho. 9. Navegador de documentos - A área na parte inferior esquerda da janela do aplicativo, que contém controles para a movimentação entre as páginas e a adição de páginas. 10. Página de desenho - A área retangular dentro da janela de desenho. Trata-se da parte da área de trabalho que pode ser impressa. 11. Barra de status - Uma área na parte inferior da janela do aplicativo que contém informações sobre propriedades do objeto, como tipo, tamanho, cor, preenchimento e resolução. 12. Navegador - Um botão no canto inferior direto que abre uma pequena exibição para ajudá-lo a se mover em um desenho. 13. Paleta de cores - Uma barra de encaixe que contém amostras de cores.

1.3 Barra de ferramentas padrão
Esta barra contém botões e controles que servem de atalhos para vários comandos de menu. 1.Iniciar um novo desenho. 2.Abrir um desenho. 3.Salvar um desenho. 4.Imprimir um desenho. 5.Recortar objetos selecionados para a área de transferência. 6.Copiar objetos selecionados para a área de transferência. 7.Colar o conteúdo da área de transferência em um desenho. 8.Desfazer uma ação. 9.Restaurar uma ação que foi desfeita.

Sua Escola de Negócios!

15

linhas retas e curvas em modo Bézier. consulte “Trabalhar com objetos” na seção “ Objetos. As ferramentas de preenchimento permitem aplicar diversos preenchimentos aos objetos. As ferramentas interativas permitem aplicar efeitos especiais aos objetos. além do que. 1. desenhar linhas caligráficas ou adicionar pinceladas. símbolos e camadas” da ajuda. extrusões.7 . como linhas à mão livre.Régua Indicação de Páginas É onde você pode navegar entre as páginas do seu arquivo. também pode ser usada da inserção de novas páginas. 1.Amazônia Digital . Fig.5 . 1. como sombreamentos.6 .Curso de DESIGN GRÁFICO Barra de Propriedades Esta barra mostrará todos os recursos da ferramenta selecionada na caixa de ferramentas.Paleta de Cores Pode ser necessária na criação de seu projeto facilitando o alinhamento dos objetos. 1.4 Apresentação de ferramentas do CorelDRAW Ferramenta Seleção Ferramenta Forma Ferramenta Cortar Ferramenta Zoom Ferramenta Mão Livre Ferramenta Preenchimento Inteligente Ferramenta Retângulo Ferramenta Elipse Ferramenta Polígono Ferramenta Formas Básicas Ferramenta Texto Ferramenta Tabela Ferramenta Mistura Ferramenta Conta . como preenchimentos uniformes.Guia de Páginas 1. interativos e de malha. 16 Sua Escola de Negócios! .Gotas Ferramenta Contorno Ferramenta Preenchimento Ferramenta Preenchimento Interativo Precisa de mais informações? Para obter mais informações sobre como trabalhar com objetos. Fig. Régua Fig.Barra de Propriedades Paleta de Cores Contém as cores que serão usadas para o preenchimento e contorno das formas. contornos e transparências. Também é possível usar a ferramenta Mídia artística para espalhar imagens. As ferramentas de curva permitem desenhar linhas e curvas.4 . Fig.

Salvar. Escolha um tipo de arquivo na caixa de listagem Arquivos do tipo.5 Salvando Desenhos O CorelDRAW permite salvar um desenho conforme você trabalha. Se estiver salvando um desenho para uso em outro aplicativo. Sair. 2. entretanto. salve em um formato de arquivo que seja suportado pelo aplicativo. as opções avançadas do comando salvar. a qualquer momento e também pode sair do CorelDRAW. Digite um nome para o arquivo na caixa Nome do arquivo. 4. Por padrão. Fechar”. Na primeira vez que o desenho é salvo. Para Salvar um desenho 1. Anotações Sua Escola de Negócios! 17 .9 . Para se fechar desenhos proceda da seguinte forma: Para fechar um desenho clique em “Arquivo. é necessário especificar um nome de arquivo. 5. Escolha a unidade e a pasta em que deseja salvar o arquivo.Curso de DESIGN GRÁFICO 1. Os desenhos também podem ser salvos como modelos. 1. Também é possível salvar o desenho em uma versão anterior do CorelDRAW . unidade ou pasta.6 Saindo do CorelDRAW Você pode fechar um ou todos os desenhos abertos. os desenhos são salvos no formato de arquivo do CorelDRAW. clique em Avançado e especifique as definições desejadas na caixa de diálogo Opções. Para vários desenhos abertos Clique em “Janela > Fechar todas”. Para especificar definições avançadas. Clique em Salvar Fig. Clique em Arquivo. permitindo criar desenhos com base nas propriedades dos desenhos salvos. 3.Janela Salvar Desenho 1.Amazônia Digital . também permitem selecionar outros formatos. Para sair do CorelDRAW X5 clique em Arquivo.

Há basicamente duas maneiras de se conseguir isso. renomeá-lo a qualquer momento excluir uma páginas ou um grupo. Clique e Layout. é necessário fazer alguns ajustes na configuração da página.Curso de DESIGN GRÁFICO 1. A outra é escolhendo a opção Configurar página do menu Layout. Na caixa Inserir página.11 . 3. A opção “Retrato” permite visualizar a página de desenhos do aplicativo no formato vertical. após criar um desenho com diversas páginas. 1. digite o número de páginas que deseja acionar. Clique em OK para confirmar.12 . Verifique o tipo de papel desejado e selecione o tamanho correspondente. a opção “Paisagem” tende a deixar o papel no formato horizontal. cor de fundo. Adicionando Páginas Para adicionar uma página siga o exemplo a seguir: 1. layout da página.7 Configurações Iniciais Nota A configuração da página para o desenho depende da necessidade do usuário. Clique em Layout. Algumas configurações básicas: A opção “Papel normal” deve ser mantido marcado em utilizações normais de impressão. Renomear Página 2. 3. Digite o nome da página na caixa Nome da página. Também pode reorganizar a ordem de páginas. Por sua vez. 5. orientação da página.10 . Para obter mais opções clique com o botão direito do mouse sobre a indicação de página. Inserir páginas. exceto se o objeto a ser trabalhado for uma etiqueta. O tamanho da página pode ser selecionado através das opções no menu desdobrável “Papel”. Ative uma das opções: Antes ou Após 4. etc.Janela Opções Antes de iniciar qualquer ilustração no CorelDRAW. Faça suas opções e clique em OK para confirmar. Fig. Renomeando Páginas Para renomear uma página: 1. 1.8 Adicionado. Uma é selecionando o item Opções do Menu Ferramentas e abrindo a opção Documento > Página da caixa de diálogo. 1.Amazônia Digital . A janela representada pela figura acima será observado em qualquer uma das maneiras. se tiver na primeira ou ultima página. Fig. Renomeando e Excluindo Páginas O CorelDRAW permite adicionar uma página à um desenho. 2. 1. Os sinais são usados para inserir páginas antes ou depois do seu arquivo. Fig. Você pode também personalizar o tamanho da página que estará inserindo ou mesmo escolher se será Retrato ou Paisagem.Janela Renomear Página 18 Sua Escola de Negócios! . como no tamanho.Janela Inserir Página Outra forma de adicionar páginas é clicar no botão Adicionar páginas no navegador do documento.

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO 1.9 Excluindo Páginas
Para excluir uma página siga o procedimento abaixo: 1. Clique em Layout, Excluir página; 2. Na caixa Excluir página, digite o número da página a ser excluída. Para excluir um intervalo de páginas, ative a caixa de seleção Até a página e digite o número da ultima página na caixa; 3. Clique OK para confirmar.

1.10 Configurando as Réguas

Fig. 1.13 - Excluir Página

As réguas são exibidas na janela de desenho por padrão e servem para ajudá-lo a dimensionar, alinhar e desenhar objetos de forma precisa. Você pode ocultar as réguas ou movê-las para outra posição da janela de desenho. Você também pode personalizar as definições de régua conforme suas necessidades. Por exemplo definir a origem da régua, escolher uma unidade de medida e especificar quantas marcas ou divisões, devem ser exibida entre cada marca de unidade inteira. Geralmente deixamos margens na página para o desenvolvimento da arte. Observe como configuramos abaixo: 1. Clique em Layout, Configurar Página; 2. Escolha a Opção Linhas guias, Predefinições definidas do usuário; 3. Marque a caixa de seleção Margens, defina 10 mm superior e esquerda com a opção Espelhar margens definidas; 4. Clique em Aplicar Definições e após em OK. Nota

A definição de 10mm dependerá da unidade que estiver sendo usado no documento.

Lembrando que esta configuração pode ser obtida manualmente, colocando régua por régua.

1.11 Zoom

Fig. 1.14 - Janela Opções de Réguas

Quando você trabalha com altos níveis de ampliação ou com desenhos muito grandes, pode ser necessário visualizar todo o desenho, então você poderá usar a ferramenta zoom que permite ajustar o nível de ampliação ou redução sobre o projeto ou desenho. Também é possível personalizar as configurações padrões para zoom e enquadramento. Você pode especificar, se deseja reduzir com zoom por um fator de dois ou exibir menus de comandos, que permitem escolher rapidamente vários outros níveis de zoom.

Aplicando o Zoom
Siga o exemplo abaixo para utilzar o Zoom: 1. Escolha a ferramenta Zoom; 2. Na Barra de propriedades, clique em um dos seguintes botões: 2.1. Mais Zoom; 2.2. Menos Zoom; 2.3. Zoom para Seleção; 2.4. Zoom para todos os objetos; 2.5. Zoom para página; 2.6. Zoom para largura da página; 2.7. Zoom para altura da página;

Sua Escola de Negócios!

19

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO 1.12 Edição de Textos
Podemos trabalhar com texto em dois modos: texto artístico e parágrafos de texto. No Corel, para inserir um texto artístico, devemos simplesmente selecionar a ferramenta texto e clicar em qualquer lugar da área de desenho. Para selecionar o modo de parágrafos de textos, você deve clicar e arrastar o mouse diagonalmente na tela. Assim irá aparecer uma área para o texto ser digitado.

1.13 Conjunto de Ferramentas para diversas artes
Veja as descrições dessas ferramentas: Mão livre - permite desenhar linhas e curvas enquanto arrasta o botão do mouse pressionado ou clicar em dois pontos. Curva Bézier - cria curvas utilizando três pontos de controle que permite ao usuário dar forma à curva, compara-se com um fio de arame sendo entortado. Mídia Artística - permite a escolha de diversos tipos de pena, estilos de caligrafia e recuros de espalhamento de imagens prontas ao longo de uma linha imaginária. Caneta - permite desenhar curvas e linhas em segmentos. Polilinha - permite o desenho de linhas e curvas no modelo de visualização. Curva de Três pontos - permite o desenho de curvas através da definição dos pontos: inicial, central e final. Conector interativo - cria linhas que conectam entre dois ou mais objetos. Dimensão - cria linhas de dimensão entre dois pontos, podem representar a distância ou o ângulo formado entre eles.

1.14 Ferramenta Retângulo

Para desenhar um retângulo clique na ferramenta Retângulo e arraste na janela de desenho, até que o retângulo esteja do tamanho desejado. Para desenhar um quadrado clique na ferramenta Retângulo e mantenha CTRL pressionada enquanto arrasta diagonalmente na janela de desenho até que o quadrado esteja desenhado ou se você deseja poderá um retâgulo ou quadrado do centro para fora bastando manter a tecla SHIFT pressionada enquanto arrasta. Após desenhar um retângulo ou quadrado, você pode mudar a sua forma arredondando um ou mais cantos. Após a criação do retângulo, na barra de propriedade é possível arredondar o cantos do retângulo, basta determinar um valor para arredondar.

Fig. 1.15 - Arredondando os cantos do retângulo.

1.15 Ferramenta Elipse
Você pode desenhar uma elipse ou um círculo arrastando no sentido diagonal com a ferramenta Elipse; ou então, pode desenhar uma elipse usando a ferramenta Elipse com 3 pontos para especificar a largura e a altura. A ferramenta Elipse com 3 pontos permite a criação rápida de uma elipse em um ângulo, eliminando a necessidade de girá-la. Com a ferramenta Elipse, você pode desenhar um novo arco ou forma de torta ou pode desenhar uma elipse ou um círculo e transformá-lo em um arco ou uma forma de torta. Você também pode alterar as propriedades padrão de novos objetos desenhados com a ferramenta Elipse. Por exemplo, defina as propriedades padrão de modo que todas as novas formas desenhadas sejam arcos ou formas de torta.

20

Sua Escola de Negócios!

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO

Fig. 1.16 - Especificações da Fer. Elipse.

Observe que a barra de propriedades apresenta opções de modificação para a elipse criada, que são torta e arco.

1.16 Ferramenta Polígono
A ferramenta ideal para a criação de formas como triângulo, losangulo, é a ferramenta polígono pois permite que você determine a quantidades de pontas do objeto e a variação dos ângulos.

Fig. 1.17 - Determinando a quantidade de pontas na barra de propriedades.

Fig. 1.18 - Desenhando formas com várias pontas apartir do Polígono.

Além do polígono podemos usar no CorelDRAW estrelas complexas, que possuem lados interseccionados e produzem resultados originais com a aplicação de preenchimento e também fazer uso das ferramentas Papel Gráfico, Espiral, Estrela que permite a criação de várias outras formas, levando em consideração que também é possível alterações de pontas e variações. Além disso você pode usar as Formas Básicas

1.17 Ferramenta Desenho Inteligente
Você pode usar a ferramenta Desenho inteligente para desenhar pinceladas à mão livre que podem ser convertidas em formas básicas. Retângulos e elipses são convertidos em objetos do CorelDRAW. Trapezóides e paralelogramos são convertidos em objetos de formas perfeitas. Linhas, triângulos, quadrados, losangos, círculos e setas são convertidos em objetos de curvas. Se um objeto não é convertido em uma forma, ele pode ser suavizado. Objetos e curvas desenhados com reconhecimento de forma são editáveis. Você pode definir o nível em que o CorelDRAW reconhece formas e as converte em objetos.

1.18 Ferramenta Seleção
Antes de alterar um objeto é necessário selecioná-lo. Você pode selecionar objetos visíveis, objetos ocultos por outros objetos, um único objeto em um grupo ou um grupo aninhado. Além disso, pode selecionar objetos na ordem em que foram criados, selecionar todos os objetos de uma só vez e desmarcar objetos.

Uma caixa delimitadora aparece em torno de um objeto selecionado e um “X” aparece no centro do objeto. A ferramenta Seleção é representada pelo botão contendo uma seta. Ela permite que objetos sejam selecionados individualmente ou em grupos. Outras duas funções que podem ser executadas por essa ferrameta são a inclinação e a rotação de objetos. Sua Escola de Negócios!

21

1. Fig. Para seleção de um grupo de objetos. Fig 1.Objeto sendo girado.23 .Girando um objeto.Amazônia Digital .Objeto sendo dimensionado. Fig.19 Ferramenta Forma de Fluxograma Anotações 22 Sua Escola de Negócios! . 1.19 . 1. 1. basta dar um clique nele. devemos clicar num ponto acima deles e. Fig 1.Objeto sendo movido.22 . arrastar o cursor ao redor dos objetos que deseja selecionar. Ao ser selecionado o objeto pode ser movido mantendo pressionado o botão do mouse e o arrastando. Fig.24 . o que fará com que um conjunto de pontos retangulares envolva-o.Selecionado um grupo de objetos. mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado. 1.Objeto selecionado Fig.Curso de DESIGN GRÁFICO Para selecionar um objeto.20 .21 .

Existem quatro tipos de preenchimentos gradientes: linear. 1. ou até mesmo uma coloração no formato degradê.22 Preenchimento Gradiente O preenchimento gradiente é uma progressão suave de suas ou mais cores que adicona profundidade a um objeto. clique no botão correspondente a partir do menu desdobrável mostrado na Fig. Os preenchimentos gradientes personalizados contém duas ou mais cores. Sombreamento .20 Ferramenta de Preenchimento Com a ferramenta Preenchimento é possível especificar uma cor. Com a Distorção . 1.muito usada por usuários profissionais. O preenchimento gradiente cônico circula a partir do centro do objeto. 1.permite que dois ou mais objetos sejam misturados para gerar um objeto mais complexo. cônico e quadrado.permite deformar o objeto e a Extrusão possibilita criar um efeito visual em três dimensões (3D). através da manipulação de pontos de controle. pressionando CTRL e clicando na nas cores desejadas para a mistura. clique no botão Preenchimento da Caixa de ferramentas. Contorno Sombreamento Sua Escola de Negócios! 23 .21 Preenchimento Uniforme O CorelDRAW permite aplicar um preenchimento uniforme aos objeto. 1. Contorno .Curso de DESIGN GRÁFICO 1.23 Ferramentas Interativas São ferramentas úteis quando requer aplicar um determinado efeito a um objeto. Mistura Interativa .possibilita a manipulação do contorno utilizando apenas o mouse. permite como o próprio nome diz criar uma sombra do objeto selecionado da melhor forma possível.você pode deformar o objeto. um padrão de preenchimento. Para selecionar o tipo de preenchimento desejado. Podem ser aplicados preenchimentos gradientes predefinidos aos objetos. e podem ser posicionados em qualquer local da progressão do preenchimento. dando-lhe uma nova forma.25 . Envelope . radial. o preenchimento gradiente radial irradia a partir do centro do objeto e o preenchimento gradiente quadrado é dispersado em quadrados concêntricos a partir do centro do objeto. de duas cores e personalizados.que ajuda o ilustrador a aplicar uma transparência a um objeto. Transparência . uma textura. A seguir. Os preenchimentos uniformes são cores sólidas que podem ser escolhidas ou criadas utilizando-se modelos e paletas de cores. fazendo com que os objetos que se encontram atrás sejam visualizados. Linear Radial Cônico Quadrado O preenchimento gradiente linear flui uma linha reta ao longo do objeto. Mas para facilitar você pode escolher a cor desejada na paleta de cores ou simplesmente misturar as cores gerando um tom de preenchimento.25.Amazônia Digital .Preenchimentos 1.

A figura importada deverá está selecionada. O objeto a ser inserido é denominado “Conteúdo”. O objeto deverá ficar igual a figura abaixo: Texto pronto após a utilização do efeito Powerclip. Para inserir o efeito Lentes.Agora com a seta do mouse.24 Efeito Lentes As lentes mudam a aparência da área do objeto que está sob elas. uma elipse.Acione a ferramenta de textos e digite uma palavra qualquer. o ponteiro do mouse deverá mudar para uma seta preta.Agora importe uma figura qualquer que você deseje inserir no objeto recipiente. O efeito não pode ser aplicado a textos de parágrafos. Quando se aplica uma lente sobre um objeto vetorial. 1 . Da mesma forma. ou seja. Após fazer o processo de powerclip. 6 .Inicie um novo arquivo com a página de desenhos na disposição “Paisagem”.Clique sobre a ferramenta de seleção. 3 . Através de arrastes do mouse nas alças de seleção. dê um clique sobre o texto digitado e pronto. Você pode aplicar lentes a qualquer objeto vetorial. Ou se preferir utilize as combinações de teclas: ALT + F3 Lente “Olho de peixe” Lente Mapa Térmico Lente Aumentar 1. se a lente é colocada sobre um bitmap. 2 .Amazônia Digital . como um retângulo.Curso de DESIGN GRÁFICO Envelope Extrusão Transparência Distorcer Mistura 1. enquanto o receptor é chamado de “Recipiente”. posicione o bloco de textos de forma que preencha boa parte da página de desenhos. 4 . Para a aplicação de o efeito ser possível. é necessário que o objeto recipiente possua a linha ao longo de sua borda totalmente fechada. deve-se usar o procedimento: menu Efeitos > Lentes. ela também se torna um bitmap. possuir um “caminho fechado”. um caminho fechado ou um polígono. Pode alterar também a aparência de texto artístico e de bitmaps. a própria lente se torna uma imagem vetorial.25 Efeito PowerClip O efeito “Powerclip” permite a inserção de um objeto dentro de outro para a criação de uma nova imagem. + 24 Sua Escola de Negócios! . não as propriedades e os atributos reais do objeto.

Contorno 1. Interseção Frente Menos Verso Crar um limite Soldar Aparagem Simplificar Verso Menos Frente Imagem Normal Soldar Aparagem Simplificar Frente menos verso Verso menos frente Interseção Sua Escola de Negócios! 25 .A distância entre o texto e o caminho seguido pode ser ajustada através da entrada de um valor na caixa “Distancia do caminho” na barra de propriedade. Clicando nessa ferramenta. podemos selecionar a cor.Curso de DESIGN GRÁFICO 1.26 . ajustado em relação à sua posição diante do caminho seguido.26. aparece o menu desdobrável da Fig. representada por uma caneta de pena. 1 .26 Ajustando Texto ao Caminho Os textos podem seguir o caminho de uma reta ou uma linha curva através de um comando específico de ajuste. A aplicação pode ser realizada para textos artísticos.Acione a ferramenta “Elipse”.Abra o menu “Texto”. entre outras definições. 1. 7.Em um novo arquivo. 3 . digite um texto qualquer.A orientação do texto. 1. pode ser ajustada através do menu “Orientação do texto”. 2 . Fig.O posicionamento vertical conta com várias opções no menu “Posicionamento vertical”. espessura e tipo de contorno dos objetos. 6.27 Contorno de Objetos Com essa ferramenta.Amazônia Digital .28 Criando Formas com Ferramentas Diferenciadas São ferramentas que dão formas diferenciadas a dois ou mais objetos quando selecionados. 1. Clique em “Ajustar Texto ao Caminho” 4 .

o agrupamento ajuda a impedir a ocorrência de mudanças acidentais na posição de um objeto em relação a outros objetos. Para preservar os grupos aninhados.29 Agrupando Objetos Quando você agrupa dois ou mais objetos. 2. selecione Desagrupar. OBS: Se preferir utilize os atalhos: CTRL + U (Desagrupar). Para desagrupar objetos 1. editar um único objeto em um grupo sem desagrupar os objetos. Também é possível criar grupos aninhados agrupando grupos existentes. Para agrupar objetos: 1. primeiro é necessário desagrupar os objetos.Amazônia Digital . 2.Curso de DESIGN GRÁFICO 1. É possível adicionar ou remover objetos de um grupo e excluir objetos que são membros de um grupo. • • Selecione um ou mais grupos. • Você também pode desagrupar todos os grupos aninhados em um grupo clicando no botão “Desagrupar tudo” barra de propriedades. Clique em Organizar > Agrupar ou CTRL + G (Agrupar) OBS: A barra de status indica que um grupo de objetos está selecionado. Se um grupo contiver grupos aninhados. Selecione os objetos. mas conservam seus atributos individuais. Se você deseja editar vários objetos em um grupo ao mesmo tempo. propriedades e outras alterações a todos os objetos dentro do grupo ao mesmo tempo. você pode desagrupar todos os objetos nos grupos aninhados simultaneamente. Os objetos simples mantêm seus atributos quando agrupados. eles são tratados como uma unidade. • Também é possível desagrupar objetos clicando no botão “Desagrupar” na barra de propriedades. Clique em “Organizar” e em um dos seguintes comandos: Desagrupar — separa um grupo em objetos individuais ou um grupo aninhado em vários grupos Desagrupar tudo — separa um ou mais grupos em objetos individuais. Ou então. O agrupamento permite aplicar a mesma formatação. Além disso. inclusive objetos em grupos aninhados • Selecionar Desagrupar tudo também desagrupa todos os grupos aninhados. na 26 Sua Escola de Negócios! .

polígonos. você deve preparar o arquivo convenientemente de modo que ele possa ser visualizado em qualquer máquina. É possível combinar retângulos. Solte o botão quando atingir o lado oposto da diagonal.Para selecionar todos os objetos que compõe o cartão. Na caixa "Salvar em".cdr que é nativa do Corel para um arquivo de bitmap com extensão JPEG. Para salvar o trabalho. Clique em Organizar > Separar curva. Os dois objetos (esquerda) são combinados para criar um único objeto (direita).31 Salvando. Talvez seu cliente queira ver uma prova do seu cartão de visita.30 Combinar objetos Para combinar objetos: 1. O objeto novo tem as propriedades de preenchimento e contorno do último objeto selecionado. Você também pode combinar objetos selecionados clicando no botão “Combinar” na barra de propriedades. Exportando e Imprimindo seu Trabalho Você pode agora salvar seu trabalho para ser usado posteriormente. gráficos ou texto de forma que eles sejam convertidos em um único objeto de curva. na Caixa de Ferramentas e com o botão esquerdo do mouse pressionado. Na caixa "Nome do arquivo" digite um nome para o seu arquivo. Este comando abre a Caixa de Diálogo "Salvar". siga estes passos: a) Selecione o cartão e mova-o para o centro da página de desenho. Você mudará a extensão . Como provavelmente seu cliente não tem o Corel instalado na máquina. selecione um local para salvar o arquivo. elipses. clique na ferramenta Seleção. Janela de Seleção Sua Escola de Negócios! 27 .Curso de DESIGN GRÁFICO A combinação de dois ou mais objetos cria um único objeto com atributos de preenchimento e contorno em comum. mova o ponteiro do mouse diagonalmente sobre o desenho.Amazônia Digital . 2. 2. DICA . 1. Clique em OK. clique no ícone “salvar” na Barra de Ferramentas ou pressione Ctrl+S. Você pode enviar-lhe um e-mail com o arquivo do cartão em anexo. estrelas. Para separar um objeto combinado: 1. 1. espirais. Para fazer isso. formando uma janela de seleção. Selecione os objetos que serão combinados. Selecione um objeto combinado. Clique em Organizar > Combinar.

Clique em OK para que mais uma caixa se abra: Anotações 28 Sua Escola de Negócios! . Este comando abrirá a caixa de diálogo "Exportar". As outras caixas você deixa como estão.Curso de DESIGN GRÁFICO b) Pressione Ctrl+E. Na caixa "Tipo". localize e selecione JPG-Bitmaps JPEG.Amazônia Digital . Na caixa "Nome do arquivo". Clique em "Exportar" e uma nova caixa se abrirá: d) Na caixa "Resolução". digite novamente um nome para seu arquivo. troque 300 dpi por 100 dpi. c) Na caixa "Salvar em" escolha o lugar para onde o arquivo será exportado.

ou seja: Cyan = Azul Magenta = Magenta Yelow = Amarelo K (Black) = Preto O Corel faz a separação das quatro cores.tudo automaticamente. b) Vá até a Barra de Menus > Arquivo > Publicar em PDF 1. está presente em quase todos os computadores. que por ser grátis.32 Separações de cores para Quadricomia Se no seu trabalho está incluída uma foto colorida. insere as marcas de registro de cores. cada um correspondente a cada cor da quadricomia. Um arquivo PDF pode ser aberto com o aplicativo Adobe Reader. você deve gerar quatro fotolitos. Para transformar o arquivo do Corel em arquivo PDF. Alternativamente você pode transformar o arquivo nativo do Corel em um arquivo PDF. Sua Escola de Negócios! 29 . as marcas de corte. siga estes passos: a) Selecione o cartão e coloque-o no centro da página de desenho. a Escala de densítômetro e ainda informações do arquivo . a Barra de calibragem colorida.Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO e) Clique em OK nesta última caixa de diálogo e você já terá seu arquivo produzido no Corel transformado em arquivo de Bitmap pronto para ser anexado a um e-mail.

clique na caixa "Seleção". siga estes passos: 1 . você abrirá esta caixa de diálogo: Observe a parte inferior da janela onde aparecem as quatro separações. 3 . e) Cortar/dobrar marcas.Clique na aba "Pré impressão" e marque as seguintes caixas: a) Imprimir marcas de registro. 6 . 30 Sua Escola de Negócios! .Clique na aba "Separações" e em seguida marque a caixa "Imprimir separações (Composite)" e marque também as quatro caixas referentes às quatro cores da quadricomia.Clique na caixa "Visualização de impressão".Ao clicar na caixa "Visualização de impressão". com seus respectivos nomes. 4 .Curso de DESIGN GRÁFICO Para conseguir isso. 2 . 7 .Pressione Ctrl+P para abrir a caixa de diálogo "Imprimir". Agora basta que você coloque quatro folhas de laser-filme na impressora e clique no ícone "Imprimir" para que o Corel imprima as quatro folhas com todas as marcas de registro e outras informações. b) Imprimir informações do arquivo. c) Barra de calibragem colorida.Esta caixa é composta por várias abas e na aba "Geral". d) Escalas de densitômetro.Selecione o trabalho. 5 .Amazônia Digital .

melhores seleções de imagens. CAPITULO 02 .Curso de DESIGN GRÁFICO Adobe® Photoshop 5 A versão mais recente do software Adobe® Photoshop® CS5 redefine o conceito de imagem digital com ferramentas de fotografia inovadoras.Amazônia Digital . etc. pintura realista. E agora. você pode usar esse software com aplicativos móveis que maximizam sua criatividade.

.

disponível para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS X.Escolha Arquivo > Abrir.2 Conceito software Adobe Photoshop é um editor de imagens. Esta apostila traz orientações para ajudá-lo a aproveitar melhor alguns dos recursos deste fantástico programa. BMP. PNG. PDF ETC. melhores seleções de imagens. O 2. e pessoas que trabalham com fotos digitais.Clique em Abrir. A versão mais recente do software Adobe® Photoshop® CS5 redefine o conceito de imagem digital com ferramentas de fotografia inovadoras. Em alguns casos. Quem usa o Photoshop? Os fotógrafos.Selecione o nome do arquivo que deseja abrir. 2 . Se o arquivo não aparecer. é exibida uma caixa de diálogo que permite definir opções específicas para cada formato. webdesigners. Se preferir utilize o atalho CTRL + O ou dê dois cliques na Área de trabalho do programa. Especifique o Nome e o Formato do arquivo a ser salvo: PSD. diagramadores. O Adobe Photoshop é um excelente programa projetado à edição de imagens.. 2.1. desenhos ou infográficos.. GIF.Abrindo o arquivo Utilize o Menu > Arquivo > Salvar / Salvar Como. selecione a opção para exibir todos os arquivos no menu pop-up Arquivos do tipo (Windows) ou Ativar (Mac OS).2 Salvando o arquivo no Photoshop Imagem 0.1 Como abrir um arquivo usando o comando Abrir 1 . o primeiro nome de programa editor de imagem que vem à mente é o Photoshop. Esta versão trouxe mais recursos para tratamento das imagens. 3 . pintura realista. Sua Escola de Negócios! 33 . 2. como novos filtros que dão opção ao usuário a utilizá-los para dar e garantir melhores definições as fotografias. Pode ser rodado também no sistema Linux.0 Introdução Quando se fala de tratamento de imagens. através da camada de compatibilidade Wine. JPEG.

Em seguida. clique na ferramenta que deseja selecionar. Ferramentas ocultas D. Painel Ferramentas B. OBS: Manter uma tecla de atalho do teclado pressionada alterna temporariamente para uma ferramenta.Curso de DESIGN GRÁFICO 2. A B C D E F Acessando as ferramentas A.1 Selecionando e exibindo ferramentas Siga um destes procedimentos: • Clique em uma ferramenta no painel Ferramentas. mantenha o botão do mouse pressionado para visualizar as ferramentas ocultas. A tecla de atalho é exibida na dica da ferramenta.Amazônia Digital . Ao soltar a tecla de atalho.Painel de Ferramentas 2. o Photoshop retorna para a ferramenta que você estava usando antes da troca temporária.3.3 Painel de Ferramentas Imagem 1.1 . Atalho da ferramenta F. selecione a ferramenta Mover pressionando a tecla V. Nome da ferramenta E. Se houver um pequeno triângulo no canto inferior direito da ferramenta. Ferramenta ativa C. Triângulo de ferramentas ocultas 34 Sua Escola de Negócios! . • Pressione a tecla de atalho da ferramenta. Por exemplo.

Português x Inglês • Modo de Mesclagem = Blending Modes Normal = Normal Dissolver = Dissolve Escurecer = Darken Multiplicação = Multiply Super Exposição de Cores = Color Burn Super Exposição Linear = Linear Burn Clarear = Lighten Divisão = Screen Subesposição de Cores = Color Dodge Subesposição Linear = Linear Dodge Sobrepor = Overlay Luz Suave = Soft Light Luz Direta = Hard Light Luz Brilhante = Vivid Light Luz Linear = Linear Light Luz do Pino = Pin Light Diferença = Difference Exclusão = Exclusion Matiz = Hue Saturação = Saturation Cor = Color Luminosidade = Luminosity • Filtros = Filters Artístico = Artistic Afresco = Fresco Aquarela = Watercolor Arestas Posterizadas = Poster Edges Bastão de Borrar = Smudge Stick Espátula = Cutout Esponja = Sponge Foto Granulada = Film Grain Lápis de Cor = Coroled Pencil Neon = Neon Glow Pastel = Rough Pastels Pincel a Seco = Dry Brush Plastificação = Plastic Wrap Recorte de Arestas = Palette Knife Tinta-Base = Paint Daubs Toques de Tinta = Underpainting • Desfoque = Blur Desfoque de Movimento = Motion Blur Desfoque Gaussiano = Gaussian Blur Desfoque Inteligente = Smart Blur Desfoque Maior = Blur More Desfoque Radial = Radial Blur • Traçados de Pincel = Brush Strokes Arestas Acentuadas = Accented Edges Borrifo = Ink Outlines Hachura =Spatter Rastro da Tinta = Crosshatch Sumi-e = Sumi-e Traçado Angular = Angle Strokes Traçado Borrifado = Sprayed Strokes Traçado Escuro = Dark Strokes • Distorção = Distort Brilho Difuso = Difuse Glow Cisalhamento = Shear Combinar = Displace Coordenadas Polares = Polar Coordinates Esferização = Sphrerize Marola = Pinch Ondas = Wave Ondulação = Ripple Redemoinho = Twirl Sucção = Ocean Ripple Vidro = Glass Ziguezague = ZigZag • Ruído = Noise Adicionar Ruído = Add Noise Desfoque Seletivo = Despeckle Mediana = Median Sujeira e Rabiscos = Dust & Scratches • Pixelização = Pixelate Cristalizar = Crystallize Facetar = Facet Fragmentar = Fragment Meia-Tinta = Mezzotint Meio-Tom em Cores = Color Halftone Mosaico = Mosaic Pontilhar = Pointillize • Acabamento = Render Efeitos de Iluminação = Lighting Effects Nuvens = Clouds Nuvens por Diferença = Difference Clouds Reflexo de Flash = Lighting Effects Transformação 3D = 3D Transform • Nitidez = Sharpen Arestas Nítidas = Sharpen Edges Máscara de Nitidez = Unsharpen Mask Nitidez = Sharpen Nitidez Maior = Sharpen More • Croqui = Sketch Arestas Rasgadas = Torn Edges Baixo Relevo = Bas Relief Bico de Pena = Graphic Pen Carvão = Charcoal Crayon Conté = Conté Crayon Cromo = Chrome Estampa = Stamp Fotocópia = Photocopy Gesso = Plaster Giz e Carvão = Chalk & Charcoal Matriz de Meio-Tom = Halftone Pattern Papel de Carta = Note Paper Papel Molhado = Water Paper Reticulação = Reticulation • Estilização = Stylize Arestas Brilhantes = Glowing Edges Difusão = Diffuse Entalhe = Emboss Extrusão = Extrude Indicação de Arestas = Find Edges Ladrinhos = Tiles Solarização = Solarize Traçado do Contorno = Trace Contour Vento = Wind • Textura = Texture Bordado = Patchwork Craquelé = Craquelure Granulado = Grain Ladrilhos do Mosaico = Mosaic Tiles Texturizador = Texturizer Vitral = Stained Glass • Vídeo = Video Cores NTSC = NTSC Colors Desentrelaçamento = De-Interlace • Outros = Other Alta Freqüência = High Pass Deslocamento = Off Set Máximo = Maximum Mínimo = Minimum Personalizar = Custom Digimarc = Digimarc Sua Escola de Negócios! 35 .Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO 2.4 Tradução dos comandos no Photoshop .

Como? Basta clicar com o conta-gotas em uma parte de cor de uma foto e posteriormente clicar no ícone criar nova amostra.2 . estilo. e especificar opções que determinam como as camadas são apresentadas e impressas.3 Paleta Amostras A paleta Amostras apresenta 122 cores por padrão a serem usadas como preenchimento em textos. textos. folhas e manchas.5.Curso de DESIGN GRÁFICO 2. suavização antes e no ato em que está fazendo a arte. agrupar.Paleta de Amostras imagem 1.Paleta de Estilos 2. pois disponibiliza efeitos de texturas e degradês já personalizados para inserir em textos e objetos diversos no Photoshop.Paleta Pincel 36 Sua Escola de Negócios! . desenhos.4 . Imagem 1.5.2 Paleta Estilos A paleta Estilos é um diferencial do programa em relação a outros software editores de imagens e gráficos. É possível também através da paleta de camadas. 2.4 Paleta Pincel Na paleta pincel usuário pode determinar prede-finições do pincel como: diâmetro.4 . Sendo também possível adicionar uma nova cor clicando usando a ferramenta Conta-gotas. figuras e fotos. colocar os objetos e fotos na frente ou atrás de outras camadas.Amazônia Digital .5. Imagem 1. Imagem 1.5 Principais paletas do programa 2.1 Paleta de Camadas A paleta Camadas lista e exibe todas as foto. Além de ser uma paleta muito útil é super fácil de usar. Usa-se a paleta para criar. Os estilos são variados em formato de estrelas.5. desenhos e figuras existentes na página de criação do Photoshop. mudar a ordem de “empilhamento” (organização). ou seja. ocultar ou apagar camadas.Paleta de camadas 2.3 .

J . É possível aplicar vários filtros.Efeito de filtro oculto. Nem todos os filtros no menu Filtro estão disponíveis na Galeria de Filtros. Pode ser considerado um efeito automatizado.6 . Nas versões anteriores do Photoshop para se adquirir uma edição sofisticada é preciso vários procedimentos. redefinir opções para um filtro e alterar a ordem na qual os filtros são aplicados. aplique o filtro à imagem.Mostrar/Ocultar miniaturas de filtro. D . ativar ou desativar o efeito de um filtro.Amazônia Digital .Menu pop-up Filtros.6 Filtros O filtro no programa do Photoshop nada mais é do que um programa ou um código com capacidade aplicar uma filtrarem com objetivo de criar um efeito em uma determinada imagem ou foto. Imagem 1.Efeitos de filtro aplicados culmulativamente mas não selecionados.Caixa de diálogo . Os Filtros estão dividos por categorias: Acabamento Artístico Croqui Desfoque Distorção Estilização Pixelização Ruído Textura Tornar Nítido Traçados de Pincel Vídeo Imagem 1. pois é um recurso que aplica determinados efeitos em apenas um clique.Visualizar B . H .Lista dos efeitos de filtro a serem organizados. Quando estiver satisfeito com a visualização. Para acessar a Galeria de Filtros clique no menu Filtro > Galeria de Filtros.Galeria de filtros F G H I J Sua Escola de Negócios! 37 .Curso de DESIGN GRÁFICO 2. E . Os filtros do programa são muito úteis. I . G . F .Categoria de filtro C .Efeito de filtro selecionado mas não aplicado.Opções do filtro selecionado.Miniatura do filtro selecionado.5-Galeria de Filtros A Galeria de Filtros fornece uma visualização de muitos filtros de efeitos especiais. A B C D E A .

como ícones de miniaturas. Você pode personalizar painéis Pop-Up renomeando e excluindo os itens e carregando. Painel Pop-Up Painel Pop-Up aberto 2. 2.1 Galeria de ferramentas de retoque A ferramenta Pincel de Recuperação para Manchas remove manchas e objetos A ferramenta Pincel de Recuperação pinta com uma amostra ou padrão para corrigir imperfeições na imagem. de linha única e de coluna única. camadas e guias. A ferramenta Seleção Rápida permite “pintar” rapidamente uma seleção usando uma ponta de pincel redonda ajustável A ferramenta Varinha Mágica seleciona áreas coloridas semelhantes. Você também pode alterar a exibição do painel Pop-Up para visualizar itens pelos seus nomes.8 Galeria de ferramentas de seleção Imagem 1. A ferramenta Olhos Vermelhos remove o reflexo vermelho causado pelo flash. A ferramenta Mover move seleções. contornos e formas. A ferramenta Carimbo pinta com uma amostra de uma imagem. degradês. padrões. utilizando uma amostra ou padrão. A ferramenta Borracha apaga pixels e restaura partes de uma imagem para um estado salvo anteriormente.Curso de DESIGN GRÁFICO 2. A ferramenta Borracha de Plano de Fundo apaga áreas até a transparência ao arrastar.Amazônia Digital .7 . ou por nomes e ícones. estilos. salvando ou substituindo bibliotecas. poligonais (de arestas retas) e magnéticas (autoajustáveis).7 Trabalho com Painéis Pop-Up Painéis Pop-Up fornecem um acesso fácil a opções disponíveis de pincéis.Painel Pop-Up As ferramentas Letreiro criam seleções retangulares. A ferramenta Carimbo de Padrão pinta com parte da imagem como padrão. 38 Sua Escola de Negócios! . amostras. elípticas. A ferramenta Correção corrige imperfeições em uma área selecionada da imagem.8. As ferramentas Laço criam seleções à mão livre.

largura e estilo em comum. Se preferir utilize o botão “Alternar os painéis Parágrafo e Caractere”. Recuo à direita G. Use o painel Parágrafo para alterar a formatação de colunas e parágrafos.9 . no painel Caractere e na barra de opções. Sua Escola de Negócios! 39 . destacar o valor que acabou de editar ou Tab para aplicar um valor e mover para a próxima caixa de texto no painel. Para definir opções com valores numéricos no painel Parágrafo. Visualização de fontes É possível visualizar amostras de uma fonte nos menus Família de Fontes e Estilo de Fontes no painel Caractere e outras áreas no aplicativo do qual as fontes são escolhidas.9 Sobre fontes Uma fonte é um conjunto completo de caracteres—letras. é possível usar as setas para cima e para baixo ou editar o valor diretamente na caixa de texto. e são criadas para serem usadas juntas. Alinhamento e justificação B.8 . mostra uma visualização das fontes disponíveis. Hifenização F.10 Visão geral do painel Parágrafo O menu Família de fontes. Ao editar um valor diretamente.Painel Parágrafo A.Amazônia Digital . como o “Adobe Garamond”. 1. Recuo à esquerda C. números e símbolos—que compartilham espessura. Shift+Enter ou Shift+Return para aplicar um valor e.Estilos de Fontes 2. Faces de texto (normalmente chamadas de famílias de texto ou famílias de fontes) são coleções de fontes que compartilham uma aparência geral. Recuo à esquerda na primeira linha D. pressione Enter ou Return para aplicar um valor. como 10-pt Adobe Garamond Negrito. Os seguintes ícones são usados para indicar diferentes tipos de fontes: Imagem 1. em seguida.Curso de DESIGN GRÁFICO 2. Espaço antes do parágrafo E. Espaço depois do parágrafo.

Unidades e Medidas 2. pode-se criar áreas de trabalho personalizadas para cada tarefa ou usuário.12 Registro do Histórico Este recurso serve para registrar todos os procedimentos aplicados em uma determinada imagem em edição no Photoshop.Registro do Histórico 2. Com isso. Por exemplo. Para determinar onde será salvo o registro em formato de texto no bloco notas. um recurso útil quando diversas pessoas usam o aplicativo no mesmo computador. 40 Sua Escola de Negócios! .14 Salvando o Espaço de Trabalho 1º Passo Espaço salvo 2º Passo Uma vez salvo os espaços de trabalho é possível alternar entre usuários a qualquer momento sem interferir no processo de edição de imagens. Imagem 1. basta pressionar as teclas CTRL + K e habilitar a opção Registro do Histórico.11 Unidades de Medida A configuração de unidade no Photoshop é ajustável. Depois de obter a posição desejada das paletas.Amazônia Digital . Já os designers que elaboram artes para impressão geralmente usam a unidade centímetro. pois a opção de modificação serve para dar mais facilidade de trabalho ao usuário. sua área personalizada pode ser usada em qualquer edição de imagens.13 Espaço de Trabalho ou Workspace O Photoshop permite que o usuário salve seu espaço de trabalho. na barra de propriedades clique na opção “Área de Trabalho” e escolha “Salvar Área de Trabalho”.11 .Curso de DESIGN GRÁFICO 2. os web designers trabalham com a unidade pixel. Imagem 1. incluindo a combinação e posição das abas no desktop. 2.10 . Para fazer a configuração de unidade basta acessar o menu Editar > Preferências > Unidades e Réguas ou CTRL + K. Pronto.

15 Área de Trabalho Personalizada 2.13 Controle de Arquivo Se for necessário limpar a lista de arquivos recentes acesse o menu Arquivo > Abrir recentes e clique na opção Apagar Recente. Mas dependendo da necessidade é possível configurar para ser armazenado uma lista maior ou menor. Imagem 1.Área de Trabalho Personalizada Por padrão o Photoshop armazena uma lista dos 10 mais recentes projetos desenvolvidos no programa. Imagem 1.Curso de DESIGN GRÁFICO 2.14 .Amazônia Digital .12 .Apagando Arquivos Recentes Sua Escola de Negócios! 41 .16 Controle de arquivos recentes Imagem 1.

19 Janela de configurações Menu em cores Imagem 1.16 .17 Compatibilidade de arquivos com outros aplicativos Ao habilitar a opção Maximizar Compatibilidade através das configurações de Preferências . CorelDraw e PageMaker.18 Personalizando cores e opções dos Menus Para personalizar menus e suas cores. o programa perguntará numa caixa de diálogo se desejas confirmar a compatibilidade do arquivo para ser usado em outros programas. Depois de fazer as configurações desejadas confirme em OK e vá até os menus para conferir as alterações. com um clique somente é aberto uma caixa de listagem onde contém as cores a serem selecionadas para as opções. mas se for preciso desabilitar algum basta clicar sobre o ícone no formato de olho.compatibilidade de arquivos com outros aplicativos 2.Amazônia Digital . 2.CTRL + K .Curso de DESIGN GRÁFICO 2. Desta forma as edições em formato PSD podem ser usadas nos programas Indesign.ao salvar qualquer edição no Photoshop. Logo ao lado possui as opções de cores. pressione ALT + SHIFT + CTRL + M ou acesse o menu Editar e clique no submenu Menus. Imagem 1.15 . ao sumir indica desabilitado.Janela de configurações 42 Sua Escola de Negócios! . Siga os seguintes procedimentos para fazer as alterações: Por padrão todos os menus estão habilitados para serem exibidos.

Imagem Vetorial Imagem 1. Imagem gerada a partir de descrições matemáticas que determinam a posição. Em cada pixel são atribuídos um local e um valor de cor específico.21 Imagens para Websites As versões mais recentes do Adobe Photoshop incluem o recurso Salvar para a Web. Imagem 1.Curso de DESIGN GRÁFICO 2. Em vez de obter um efeito por acaso.Imagem Bitmap 2. Sendo que é possível trabalhar com esses dois tipos de categoria de imagem no Photoshop.22 Sobre Cores Compreensão das cores Entender como as cores são criadas e como elas se relacionam uma com a outra permite trabalhar de maneira mais eficiente no Photoshop. A ausência completa da luz vermelha. Ao trabalhar com imagens de bitmap. Recurso este utilizado para compactar as fotos a serem inseridas em websites. que descrevem uma imagem de acordo com suas características geométricas.Amazônia Digital . Pois esta opção diminui automaticamente imagens com resoluções altas para resolução 72 dpi.19 . o arquivo se torna leve facilitando o progresso carregamento do site. verde e azul). Uma vez convertida a imagem. usam uma grade retangular de elementos de figura (pixels) para representar imagens. É atribuído a cada pixel um local específico e um valor de cor.18 . azul e verde resulta na cor preta. ótimo tamanho para fazer upload aos sites.É um tipo de imagem que é formada por grades de pixels designadas como mapa de bits que é constituída por vários pontos de cores. Cada ponto de cor é um pixel. que produzem todas as cores no espectro visível quando adicionadas em combinações diferentes. como fotografias ou pinturas digitais. Vejamos a diferença entre imagens bitmap e vetor. você produzirá resultados consistentes graças ao entendimento dos conceitos básicos das cores. você edita pixels em vez de objetos ou formas.20 Tipos de Imagens É importante saber que os objetos gráficos utilizados em programas de computador são divididos em duas camadas principais: bitmap e vetor. Imagem vetorial . Teclas de atalho: Alt + Shift + Ctrl + S 2. Imagens de bitmap são o meio eletrônico mais comum para imagens de tons contínuos. Cores primárias As cores primárias aditivas são as três cores de luz (vermelho. Sua Escola de Negócios! 43 . azul e verde produz a cor branca. tecnicamente chamadas de imagens de varredura. Imagem bitmap (mapa de bits) . Os monitores de computador são dispositivos que usam as cores primárias para criar cores. o comprimento e a direção em que as linhas são desenhadas.Gráficos vetoriais (às vezes chamados de formas vetoriais ou objetos vetoriais) são compostos de linhas e curvas definidas por objetos matemáticos chamados de vetores. Os gráficos vetoriais podem ser dimensionados (aumentados) e/ou redimensionados (diminuídos) que não perdem a resolução. A adição de partes iguais de luz vermelha. porque podem representar gradações sutis de sombras e cores com mais eficiência. ou seja.

Se você começar com uma imagem RGB. 93% de magenta. Além de ser o modo padrão para novas imagens do Photoshop. o branco puro é gerado quando todos os quatro componentes possuem valores de 0%. uma cor vermelho brilhante pode conter um valor R de 246.Modo de Cores CMYK 44 Sua Escola de Negócios! . A conversão de imagem RGB em CMYK cria uma separação de cores. Isso significa que. a faixa exata de cores representadas pode variar. um valor G de 20 e um valor B de 50. como CMYK. o resultado é um tom de cinza neutro. os três canais podem reproduzir até 16. quando o valor é 0. verde. Também é possível usar o modo CMYK para trabalhar diretamente com imagens CMYK digitalizadas ou importadas de sistemas avançados. os valores de intensidade variam de 0 (preto) a 255 (branco) para cada um dos componentes de cores RGB (vermelho. um vermelho-claro pode conter 2% de ciano. Quando os valores dos três componentes são iguais. o modelo RGB é usado por monitores de computador para exibir cores. No modo RGB. Com imagens de 48 bits (16 bits por canal) e de 96 bits (32 bits por canal). o Photoshop converte a imagem CMYK em RGB para exibição na tela. um valor de porcentagem é atribuído a cada pixel para cada uma das tintas de processo. imagem 1. As imagens RGB usam três cores ou canais para reproduzir as cores na tela. convém editar primeiramente em RGB e. é possível reproduzir ainda mais cores por pixel.21 . Imagem 1.2.23 Cores RGB O modo de cores RGB do Photoshop utiliza o modelo RGB. o resultado é um branco puro e. Use o modo CMYK ao preparar uma imagem para ser impressa com as cores de processo. 90% de amarelo e 0% de preto. ao trabalhar em modos de cor diferentes de RGB. Em imagens de 8 bits por canal. O modo de Cores RGB no Photoshop varia de acordo com a configuração da área de trabalho especificada na caixa de diálogo Configurações de Cores. os três canais são convertidos em 24 (8 bits x 3 canais) bits de informações de cores por pixel.20 . Com imagens de 24 bits. azul) em uma imagem colorida. Embora o RGB seja um modelo de cores padrão. enquanto porcentagens mais altas são atribuídas às cores mais escuras (sombra). converter em CMYK no final do processo. em seguida. Por exemplo. Por exemplo. Quando o valor de todos os componentes é 255.Modo de cores RGB 2. Nas imagens de 8 bits por canal. é possível utilizar os comandos de Configuração de Prova para simular os efeitos de uma conversão em CMYK sem alterar os dados da imagem real.7 milhões de cores por pixel. atribuindo um valor de intensidade a cada pixel. o resultado é um preto puro.24 Cores CMYK No modo CMYK. Em imagens CMYK. Pequenas porcentagens de cores de tintas de processo são atribuídas às cores mais claras (realce). dependendo do aplicativo ou dispositivo de exibição.

fontes. tais como papel. Usado principalmente na impressão de embalagens.Formato de arquivo que mantém o fundo da imagem transparente. BMP . possui uma resolução regular. Impressão direta (matriz-papel). serve apenas para visualização. do que a sigla que é inserida automaticamente ao final dos arquivos pelo programa que o gera.27 Tipos de Impressão Ótima qualidade.(Grafics Interchage Format) .(Portable Document Format) . com finalidade de identificá-los posteriormente. Imprime em vários substratos.26 Principais tipos de arquivos PSD .(BitMap Photo) . Imprime em vários substratos.(Tagged-Image File) . folhas metálicas. JPEG . Usado principalmente na impressão de revistas e livros. Grandes volumes. outra qualidade e é que possui uma ótima resolução. Grandes volumes. gráficos vetoriais e bitmap. PDF . Possui ótima resolução. displays. GIF . Usado principalmente na impressão de camisetas.2. e é aconselhável ao editar as imagens salvá-las nesse formato. essa extensão de fotos são muito usadas nos sites.(Photoshop Document) . Impressão indireta (matriz-blanqueta-papel). 2. por ser um tipo de arquivo bastante leve.Esta também possui resolução regular. Geralmente são formatos de documentos disponíveis na internet como editais. OFFSET ROTOGRAVURA FLEXOGRAFIA SERIGRAFIA Sua Escola de Negócios! 45 . Esses arquivos muitas das vezes são bloqueados para não ser copiado o conteúdo. muito usado na internet. TIF . propiciando versatilidade na sua aplicação. demarcadores. Imprime em várias superfícies. adesivos. etc. Média qualidade. Baixa qualidade. Imprime principalmente em papéis. pois possui uma boa resolução em cores para páginas de sites. brindes.(Joint Photographic Experts Group) Este é um formato de imagem que leva vantagem pela sua compactação. etc). e isso faz com os websites carreguem com facilidade. Usado principalmente na impressão de sacos e sacolas plásticas. É um formato de arquivo compatível para várias plataformas de aplicativos. Boa qualidade. 2. Impressão direta (matriz-papel). celofane e plásticos. camadas. Impressão direta (matriz-papel). Grandes volumes.É um tipo de formato compatível com vários aplicativos. somente depois de terminado a edição salva-se em outros formatos de imagens. monografias etc. apostilas. Médios e grandes volumes. Os arquivos de formato PDF mantém com precisão as imagens.25 Extensão de imagens Extensão de arquivos nada mais é.Esta é a extensão de arquivos gerados no Photoshop que armazena as etapas de trabalho como os canais. ou seja.Este é um formato de imagem padrão do sistema operativo Windows.

.

Adobe®InDesign O Adobe® InDesign® CS5.5 permite que você crie e visualize layouts de página atraentes para impressão ou distribuição digital com ferramentas criativas e controle preciso sobre a tipografia. CAPITULO 03 .

Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO .

Novo Open (ou’pen) .Salvar Como Print (prent) Imprimir Export . jornais. 3. ilustração.Noção do texto estourado W = Preview = Visualizar CTRL + P = Imprimir CTRL + R = Exibe e oculta réguas ALT + CTRL + Y = Trajetória do texto F12 = Página Mestra ALT + SHIFT + CTRL +N = Numeração de pg. organizar.7 x 42 cm) A4 Papel padrão para impressão de documentos comerciais de dimensão (21 x 29.6 x 25 cm) Design (dezáin) Significa projeto.Ajuda Opções dos Menus (File) New (niú) .= Diminuir Zoon CTRL + T = Caractere CTRL + M = Parágrafo CTRL + G = Agrupar CTRL + L = Travar objeto – ALT+CTRL+L = Destrava CTRL+ALT+W = Relação texto imagem CTRL + Y = Editor texto .94 cm) Tablóide Formato de papel próprio para jornais de dimensão (27. revista.Exportar CTRL+N = Novo documento CTRL+O = Abrir CTRL+SHIFT+P = Inserir páginas CTRL + K = Configurações Gerais (Preferences) CTRL + + = Aumentar Zoon CTRL + . estilo.59 x 27. CTRL + Q = Quit (sair do progrma) CTRL + W = Fecha janela interna CTRL + Z = Desfaz CTRL + SHIFT + Z = Refaz CTRL + A = Seleciona tudo CTRL + SHIFT + A = Remove a seleção CTRL + F = Localizar palavras SHIFT + F11 = Estilo de caracteres F11 = Estilo de parágrafos CTRL + F7 = Estilos de objetos ALT + CTRL + I = Marcador de parágrafos F6 = Paleta de cor F10 = Stroke (opções para formatação de objetos) F5 = Swatches (opções de cores) SHIFT + F10 = Transparência e propriedade da camada F7 = Paleta de camadas (permite manipular objetos gráficos da página com mais facilidade). esboço.2 Fique sabendo A3 Formato de papel geralmente usado para cartazes de dimensão (29.Desfazer Pages (pei’dj) . Sua Escola de Negócios! 49 . A nova aplicação também permite o usuário customizar o ambiente de diagramação com diversas paletas de formatação. usada geralmente para imprimir pequenas revistas de dimensão (14.7 cm) A5 Papel que mede praticamente a metade do A4. Diagramar Diagramar é editar.18cm) Outras opções de menus mais usadas Undo Typing . de acordo com estrutura predeterminada. B5 Tem a dimensão de (17. determinar a disposição dos espaços a serem ocupados pelo texto. esboço. Na informática tem também o significado de formato. A versão CS5 trouxe mais facilidade e novos recursos para se diagramar qualquer tipo de página voltada para impressão. O programa InDesign é basicamente uma nova versão mesclada do antigo software de diagramação Adobe PageMaker com os alguns recursos do aplicativo de edição de imagem Adobe Photoshop.8 x 21 cm). foto etc. desenho Type (Taip) – Tipo Object (Obdjéct) Objeto Table (Tei’bl) – Tabela View (Viu) Visualizar Windows (Wêndows) – Janela Help (Hélp) . Layout (leiaut) Significa esquema.Tamanho Teclas de atalho Menu do Indesign File (Fáil) – Arquivo Edit (É’dit) – Editar Layout (Leiaut) – Esboço.Amazônia Digital .Página Fitting (fe’teng) Ajustamento Tool (tul) Ferramenta Size (sá’iz) . CTRL + SHIFT = Editar elementos da página mestra individual SHIFT + Page Up = Página anterior SHIFT + Page Down = Próxima página ALT + Page Up = Visualização das páginas em dupla do início para o fim ALT + Page Down = Visualização das páginas em dupla do fim para o começo. Dispor.Abrir Place (pleis) Colocar Salve (sal’var) .94 x 43. o que se vai ser impresso.1 Introdução O software Adobe InDesign é um aplicativo direcionado à diagramação de páginas de livros. cartilhas. folders etc.Salvar Salve as . desenhar.Curso de DESIGN GRÁFICO 3. Letter (lé’tar) Papel carta de dimensão (21.

Caneta (P) Desenha linhas livres 8 .1.Curso de DESIGN GRÁFICO 3.Escala (S) Aumenta ou diminui o(s) objeto(s) selecionado(s) 13 .Mão (H) Move o documento na janela 18 . 4 .Traçado (X) Atribuir cor no preenchimento nos contornos 21 -Traçado e preenchimento padrões 1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 Fig.Paleta de Ferramentas Caixa criada com a ferramenta para moldura (frame) Caixa criada com a ferramenta para formas.Amazônia Digital .Difusão de gradiente (shift+G) Exibe e controla uma nível de trasparência no gradiente 15 . 50 Sua Escola de Negócios! .Ferramenta Espaço (U) Determina um espaço específico em um bloco de texto.Texto (T) Cria textos 6 .Tesoura (C) Corta linhas (fechadas ou abertas) 12 .Linha \ (Ç) Desenha linhas retas 7 .Lápis (N) Desenha formas livres 9 .Nota Exibe um bloco de notas 16 .Ferramenta de Selecção Direta A Seleciona o conteúdo de uma caixa ou pontos individuais de uma caixa 3 .Ferramenta de Selecção V Seleciona caixas e o seu conteúdo 2 .Quadro de Retângulo (F) Cria molduras que podem conter imagens ou texto (ou nada) 10 . 1.Amostra de gradiente (G) Aplica ou altera um degradê aos objetos selecionados 14 . Caixa criada com a ferramenta de texto.Lupa (Z) Aumenta/reduz a visualização 19 . 5 .Retângulo (M) Cria caixas que podem conter imagens ou texto (ou nada) 11 .Conta-Gotas (I) pia cor e formatação de texto 17 .Preenchimento (X) Atribuir cor no preenchimento dos objetos 20 .Página (shift+P) Configura as dimensões e características da página selecionada.3 Resumo da Paleta de Ferramentas 1 .

Pode usar os atalhos do teclado para usar alternadamente a ferramenta de transformação livre (E). Se pretender restringir os movimentos a ângulos de 45º. Conta-Gotas (atalho: I) O Conta-Gotas (Eyedropper) pode ser usado para copiar atributos tanto de texto como de objetos. Para alterar outros objetos com os mesmos atributos. Se pretender mudar o centro da rotação. surge uma caixa de diálogo onde pode escolher desenhar um polígono ou estrela. Para restringir a ferramenta a movimentos de 45º. deve arrastar uma das pegas de canto. Para copiar atributos de preenchimento e contorno: 1. arrastando no sentido pretendido. preenchida com um “X”). Para rodar. Transformação Livre (atalho: E) Com a ferramenta de transformação livre. Se pretender manter proporções. se quiser manter as proporções.Curso de DESIGN GRÁFICO Ferramenta Moldura (atalho: F) A ferramenta Moldura (frame) permite criar caixas (retangulares. Se mantiver o botão pressionado sobre a ferramenta. coloque o cursor (sem pressionar o botão) junto a uma das pegas de canto. Para mover o objeto com a ferramenta de transformação livre. 3. no menu View). Quando os contornos das caixas estão visíveis (estando ativa a opção Show Frame Edges. Na prática. Torção (atalho: O) Esta ferramenta permite inclinar um objeto. pressione a tecla [Shift] e arraste diagonalmente. Nesta só pode ser colocado texto. pode aplicar diversas transformações a um objeto selecionado sem precisar mudar de ferramenta. Outra forma de redimensionar um objeto é através da ferramenta de Transformação Livre. No entanto. Se pretender inclinar um objeto com um valor numérico predefinido. 4. Faça clique sobre o objeto que servirá de “modelo”. Se fizer duplo-clique sobre a ferramenta tem acesso à caixa de diálogo onde pode determinar quais os atributos que vão ser copiados. Rotação (atalho: R) Esta ferramenta permite rodar um objeto manualmente através de simples arrastamento. Sua Escola de Negócios! 51 . arrastando. surgem as outras duas formas. Escala (atalho: S) Esta ferramenta permite aumentar ou diminuir um objeto. Forma (atalho: M) Esta ferramenta é igual à anterior (Moldura). Se o objeto tiver apenas contorno mas não preenchimento. basta selecioná-lo e arrastar. do lado de fora. Text (para uma caixa de texto) e Unassigned (para uma forma geométrica que não é especificamente destinada a nada). pode ir ao menu Object > Content e escolher Graphic (para uma Moldura. Selecione um ou mais objetos que pretende alterar. ficando com um preenchimento e contorno iguais ao do objeto sobre o qual fez clique. desenhada com a ferramenta de texto. a única diferença entre os dois tipos de caixas. a de seleção (V) ou a de seleção direta (A). ovais e poligonais). se quiser alterar o tipo de qualquer caixa. Para melhor controle. Surge um conta-gotas cheio. ou seja. 2. selecione o objeto e digite o valor na paleta de controle. Dos objetos (mesmo imagens importadas).Amazônia Digital . faça um clique simples antes de arrastar. em qualquer uma delas pode ser digitar texto (com a ferramenta de texto) ou colocar texto ou imagem (através do comando File > Place). Por predefinição do programa. funcionam da mesma maneira. é que a primeira está preenchida com um “X” e esta está vazia. esses atributos passam a ser o padrão para os objetos desenhados seguidamente. e alterar as pontas da estrela para serem mais ou menos agudas. Existe ainda um terceiro tipo de caixa. deve-se pressionar a tecla [Shit] ao mesmo tempo que arrasta. Depois de escolher o polígono. Para redimensionar. Ative a ferramenta Conta-Gotas. se fizer duplo-clique sobre a ferramenta. até que o cursor tome a forma curvada. copia todos os atributos de preenchimento e contorno (incluindo transparência). onde pode ser colocada uma imagem ou um texto (ou nada). pressione a tecla [Shift]. arraste longe do ponto de origem da rotação. basta fazer clique sobre eles com o conta-gotas cheio. pressione a tecla [Shift] ao mesmo tempo que arrasta. e os objetos que estão selecionados são imediatamente alterados. certifique-se de que faz clique sobre a linha de contorno.

e o cursor está posicionado numa caixa de texto. Ferramenta Régua (atalho: K) A régua permite efetuar medidas por simples arrastamento entre dois pontos (pressione a tecla [Shift] se pretender restringir o movimento a ângulos de 45º). faça clique sobre o texto do qual pretende copiar os atributos (tem de estar no mesmo documento). Com a ferramenta de texto selecione o texto que pretende alterar. Lupa (atalho: Z) A Lupa (Zoom tool) permite alterar a escala de visualização do documento. Pode criar. estes botões estarão ativos no documento PDF. faça clique sobre o objeto premindo ao mesmo tempo a tecla [Shift] com a ferramenta Conta-Gotas. O Conta-Gotas inverte a posição e surge cheio. Para copiar apenas a cor de preenchimento ou apenas a cor de contorno sem copiar outros atributos. Ele inverte a posição e surge vazio. a tecla Ctrl e a Barra de Espaços. simultaneamente. editar e aplicar degradés usando a paleta Gradiente. 3. Para copiar atributos de texto a texto já selecionado: 1. 2. faça clique sobre o texto cujo formatação pretende copiar (o texto pode estar noutro documento aberto de InDesign). 52 Sua Escola de Negócios! . Sem libertar a tecla [Alt]. faça clique sobre o objeto cujos atributos pretende copiar. apenas a cor do preenchimento ou do contorno é aplicada. A medida surge na paleta Info. Se fizer duplo clique sobre a ferramenta. Gradient (atalho: G) Um degradé (gradient) é uma mistura gradual entre duas ou mais cores. A ferramenta inverte a posição e surge cheia. posicione sobre a linha de contorno do objeto e faça cliques. Mão (atalho: H) A ferramenta Mão é usada para deslocar a página do documento dentro da janela (sempre que a visualizamos a uma escala que não permite ver toda a página). Tesoura (atalho: C) Pode usar a tesoura para dividir um objeto. Selecione agora o texto que pretende alterar. Quando posiciona o conta-gotas sobre texto. para indicar que já copiou os atributos que pretende. Atalho: faça duplo-clique sobre a ferramenta para fazer caber toda a página na janela.Amazônia Digital . em qualquer ponto ou ao longo de um segmento. Pressione a tecla [Alt] enquanto tem o Conta-Gotas cheio. pode arrastar para criar a área do botão ou pode fazer um clique para especificar a altura e largura numa caixa de diálogo. como saltar para outra página ou iniciar um pequeno filme. é com a tecla [Alt] que pode ter acesso temporário à ferramenta Mão.Curso de DESIGN GRÁFICO Para copiar outros atributos quando o Conta-Gotas está cheio: 1. e que são automaticamente aplicados ao texto que selecionou no ponto anterior. Atalhos: Para ter acesso temporário à Lupa. e é mais prática e versátil do que os elevadores que surgem à direita e na base da janela do documento. ou pode arrastar com a ferramenta sobre a área que pretende ampliar. o seu documento será visualizado no tamanho real (100%). 2. O texto selecionado fica com os atributos que estão carregados no conta-gotas. nomear. surge um tracinho vertical junto à ponta da “pipeta”. Pode ativar a ferramenta e fazer cliques sucessivos para ir aumentando a visualização (ou diminuindo. pode selecionar mais texto e continuar a aplicar os mesmos atributos. dependendo se é o preenchimento ou o contorno que estão na frente. indicando que está pronto a ir buscar novos atributos. escolha outra ferramenta. Quando o documento é exportado para PDF. Atalho: para ter acesso temporário à ferramenta da Mão pressione a Barra de espaços. Com a ferramenta Conta-Gotas. Com o Conta-Gotas ativo. se pressionar ao mesmo tempo a tecla [Alt]. Para desselecionar a ferramenta. uma moldura ou uma caixa de texto vazia. Quando está ativa a ferramenta de texto. Botão (atalho: B) Ao criar um botão com esta ferramenta. Ao aplicar a cor a outro objeto. e depois solte a tecla [Alt] para poder “verter” os novos atributos noutro objeto. Os botões podem despoletar ações. na barra de ferramentas. 2. pressione. para indicar que contém os atributos copiados. TEXTO Para copiar atributos de texto não selecionado: 1. Para cortar um objecto: Ative a ferramenta Tesoura. Enquanto ele permanecer carregado.

dependendo do objeto selecionado e da ferramenta ativa. As mudanças de cor (nas paletas Swatches ou Color) alteram o preenchimento ou o contorno. Pode usar o atalho: letra D 3. B .Opções da paleta. à esquerda. quando está ativa a ferramenta de seleção este valor altera a caixa. troca a cor do preenchimento com a do contorno. C . Preenchimento e Contorno Os quadrados de preenchimento e contorno mostram qual a cor (ou degradé) aplicada para preencher o objeto ou para o filete que o contorna. I . M . Quando o campo está vazio. O movimento de rotação é sempre no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio. Se fizer clique sobre a pequena seta curva de duas pontas (ou usar a letra X). ele aumentará 5 mm para cada lado.Proporções: clique para manter as proporções entre a largura e a altura. significa que o objeto não tem filete a contorná-lo.4 Paleta de Controle A paleta apresenta um conteúdo diferente.Escala horizontal e vertical do objeto. ao alterar uma. Para o movimento contrário.Paleta de Controle A BC D E FG H IJ K L MN A . e tratando-se de uma imagem. Fig. ou seja.Rotação: Roda o objeto em torno do ponto de referência.Largura (width) do objeto. no formato. em percentagem. É um pouco diferente das outras paletas. altera o tamanho da imagem dentro da caixa.2.Altura (height) do objeto. na base ou no centro da janela do documento. se selecionar um ponto do lado esquerdo. F . J .Amazônia Digital . D . N .Espessura do filete.Valor de “torção” do objeto: torce o objeto horizontalmente em relação ao ponto de referência selecionado. a outra altera-se proporcionalmente.Curso de DESIGN GRÁFICO Outra forma de mudar a visualização: Ctrl + [+] para aumentar ou Ctrl + [–] para diminuir. Clique para selecionar um ponto de referência. Se mudar estes valores. Pode colocá-la no topo. deve ser fornecido um valor negativo.Acesso rápido a outras paletas relacionadas.Coordenada horizontal (X): distância a que o ponto de referência se encontra em relação à régua. e aumentar 10 mm à largura do objeto.Proporções: clique para manter as proporções entre a escala horizontal e vertical do objeto. ou o ponto que está a manipular no objeto.Representa o ponto selecionado. G . transparente) e contorno (preto).Coordenada vertical (Y): distância a que o ponto de referência se encontra em relação à régua de topo.Tipo de filete. Se selecionar o ponto central. o objeto alargará 10 mm da esquerda para a direita. e também porque não pode ser “agrupada” com outras paletas. mantendo-se fixo o lado esquerdo. K . este valor refere-se à escala a que a imagem está apresentada. em baixo. H . Ctrl + 0 (zero) faz com que a página do documento. Se o objeto estiver selecionado com a ferramenta de seleção direta. ativa a predefinição para o preenchimento (nada. em relação à imagem original. L . 1. Se fizer clique sobre o ícone pequeno. E . preencha a janela. Sua Escola de Negócios! 53 . por exemplo. e não a imagem nela contida. dependendo do que estiver na frente.

Amazônia Digital . H . Para inclinar os caracteres para a esquerda. 3. C . D . use um valor negativo. Quando o texto não tem qualquer estilo aplicado.Recuo da primeira linha para a direita (identração). sobescrito. pode acrescentar uma abreviatura para usar outra unidade. expande-os.1 Paleta de Controle com os recursos da ferramenta de texto: Quando a ferramenta de texto está ativa.Desloca todas as linhas para a esquerda. G . surge: [No character style].Capitular: número de caracteres para capitular. L .Distância vertical do texto relativamente à base de linha.Limpa a formatação feita no texto.Estilo de caractere aplicado.Espaço depois do parágrafo.5 Barra com recursos para formatação de parágrafo A B C D E F G H I J K L Fig.Língua escolhida para utilizar regras de hifenização. em milésimos do espaço da letra “M”. K . E .Curso de DESIGN GRÁFICO 3.Ajustamento (entre pares) de caracteres: aumenta ou diminui o espaço entre dois caracteres. um valor positivo sobe-os. N . bold.Marcadores de ponto e numeração. D . pequenas e texto riscado. L . B .3.Outras opções para caracteres: tudo em maiúsculas. Formatação de caracteres Formatação de parágrafo Fig. o programa aceita o valor e converte-o para pontos de pica.Espaçamento entre todos os caracteres selecionados. A numeração representa a quantidade de linhas.Inclinação (para a direita) dos caracteres selecionados. Por exemplo: 3mm. Para criar um “falso itálico”. no entanto.Paleta de Controle Com Recursos de Ferramentas A B C D E F G H I J K L M N A .Ativa e desativa a hifenização. G . maiúsculas. 54 Sua Escola de Negócios! . dependendo de qual o ícone selecionado do lado esquerdo da paleta. ao centro. Um valor negativo desce os caracteres.Capitular: aumento da primeira letra em relação ao tex- to. I . etc.Barra Com Recursos para Formatação de Parágrafo A . B . J . um valor superior a 100%. justificado com a última linha a centrar.Escala vertical dos caracteres: um valor inferior a 100% condessa os caracteres selecionados. K . Pode digitar-se o nome da fonte ou escolher um nome da lista. itálico. a paleta de controle pode exibir opções para formatação de caracteres ou para formatação de parágrafo.) C .Clique para acesso rápido às paletas Character e Character Styles. 1. A unidade usada é pontos de pica.Espaço antes do parágrafo. J . um valor superior a 100%. justificado com a última linha a encostar à esquerda.Características das letras (regular. 1.4. Também expresso em milésimos.Número de colunas em que a caixa de texto se divide. F . F .4 . caracteres subscrito. H .Escala horizontal dos caracteres: um valor inferior a 100% condessa os caracteres selecionados.Fonte (tipo de letra). M .Entrelinhamento (espaço vertical medido de base a base de linha de texto) E . I . expande-os.Desloca todas as linhas para a direita. à direita. sublinhado.Corpo (altura de letra). padronizando na fonte Times New Roman e corpo 12. justificação forçada.Alinhamento do texto: à esquerda.

C .Arquivo em falta C . Por exemplo.Layer ativa para o próximo objeto. Pode também mudar a ordem de “empilhamento” das camadas e muda objetos de uma camada para outra. Fig. juntá-las. esta estará escondida em todas as páginas até que decida mostrá-las novamente.Editar o arquivo original Sua Escola de Negócios! 55 . As layers (camadas) envolvem todas as páginas do documento.Ícone para apagar a layer ativa. com a camada da frente surgindo no topo da paleta. pode ver-se através dela os objetos ou outras camadas que estejam por detrás. e especificar opções que determinam como as camadas são apresentadas e impressas. 1.5 . 1. B .Ícone para substituir um arquivo já inserido E . Pense nas camadas como páginas transparentes colocadas em cima umas das outras. (atualmente visível). se esconder a primeira camada ao editar a página 1 do seu documento.Ícone para criar nova layer.Atualiza o arquivo modificado no Photoshop que está inserido na página.Amazônia Digital . B . F . Os objetos colocados nas páginas mestras também podem aparecer na frente das páginas dos documentos.Layer com objetos selecionados.Página onde se encontra a imagem ligada. Nota: Os objetos nas páginas metras surgem por baixo de cada layer. incluindo as mestras.6 . G . esconder ou trancá-las.Exibe e oculta os os objetos.Salta para a imagem selecionada F . D E F G A .Arquivo modificado D. Se uma camada não contém quaisquer objetos.Paleta Links C B A A B C D E F A .6 Paletas Layers (Camadas) A paleta Layers (Camadas) lista todas as camadas existentes na página.Paleta Layers (Camadas) Fig. Usa-se a paleta para criar e apagar camadas. D D . se estiverem numa layer mais elevada.Objeto travado E .Curso de DESIGN GRÁFICO 3.

7 Trabalhando com texto artístico Ferramenta .Amazônia Digital .A m o r sus me A e m a! Linha Insira um linha reta com a ferrameta Use a ferramenta Converter Ponto de Direção (Shif + C) para converter em curvas.Curso de DESIGN GRÁFICO 3.T Pat ype on a . Basta clicar na ponta da linha e arrastar para cima. baixo ou para o lado. Clique duas vezes sobre a ferramenta Tipo no Traçado . J 56 Sua Escola de Negócios! l Fe rra oo hT me nta .Type on Path Toll Tipo no Traçado (Shit + T) Obs.Type on a Path para ter acesso as opções. Fe d ic i l ade .: Salve todas as páginas de exercícios em formato de extensão “indd” e ao concluir exporte para PDF. Após ter configurado é só clicar sobre a linha curvada e digitar.

Antes Depois Selecionando dois ou mais objetos.Curso de DESIGN GRÁFICO 3. pode-se efetuar as seguintes operações através do menu Objeto < Pathfinder = Adicionar Traça o contorno de todos os objetos.8 Montagem de objetos A montagem de dois ou mais objetos sobrepostos podem Excluir sobreposição ser transformados em formas simples ou compostas com Cria uma forma com as áreas não sobrepostas (a área “buracos”. contornos de texto ou outras sobreposta desaparece). “corta” o objeto situado atrás. caixas de texto. Menu Objeto > Converter forma. Convert Shape (Converte formas) Antes Depois Este recurso é usado para dar formas diferentes a um desenho. formas. Antes Depois Antes Depois = = Subtrair O objeto da frente. para criar uma única forma.Amazônia Digital . = Retângulo arredondado Interseção Cria uma forma com as áreas sobrepostas (o resto do objeto desaparece). Menos atrás Este recurso cria um desenho recortado pelo objeto que se encontra atrás. Retângulo oblíquo Retângulo arredondado invertido Antes Depois Triângulo Polígono = Sua Escola de Negócios! 57 .

.

CorelDRAW®X5 EXERCÍCIOS CAPITULO 04 .

Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO .

Amazônia Digital . em seguida forme as figuras abaixo: Ferramenta Mão Livre Ferramenta Mão Livre convertida em curva com a ferramenta Forma Ferramenta Retângulo Ferramenta Elipse BRASIL Ferramenta Texto Ferramenta Polígono Ferramenta Formas Básicas Ferramenta Tabela Sua Escola de Negócios! 61 .Ferramenta Formas de Fluxograma Crie um novo documento: Arquivo>Novo (CTRL+N).Ferramenta Polígono e Sub Ferramentas Ferramenta Espiral Ferramenta Estrela Número de pontos ou lados modificados Ferramenta Polígono Ferramenta Estrela Complexa 2 .Curso de DESIGN GRÁFICO 1 .

1.Tipos de preenchimentos nos objetos: Tipos de Preenchimento em Gradiente Fig.1 Preenchimento Gradiente Preenchimento Padrão Preenchimento de Textura Preenchimento Postscript 62 Sua Escola de Negócios! .Curso de DESIGN GRÁFICO 3 .Amazônia Digital .

02 . Navio 01 . Para reunir dois objetos selecione-os e use a ferramenta ‘Agrupar’localizada na Barra de propriedades ou CTRL + G.Spline”.Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO Desenvolva as imagens abaixo: Aviãozinho Para enviar objetos para tras de outros objetos utilize o Menu>Organizar>Ordenar.Para fazer as ondas. Obs: Utilize a tecla ‘+’ para tirar cópias do objeto. Sua Escola de Negócios! 63 .Utilize da ferramenta “Polilinhas” para montar o Navio. localize a ferramenta “B .

Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO Igreja Para este exercício utilize: Ferramenta ‘Forma’ para converter em curva os objetos ou mover um nó. Ferramenta “Retângulo” Visualização da Igreja montada 64 Sua Escola de Negócios! . Visualização dos objetos utilizados para este exercício: Ferramenta “Retângulo” e preenchimento “Padrão” Ferramenta “Retângulo” convertido em Curvas Ferramenta “Retângulo” Ferramenta “Polilinhas” Ferramenta “Tabela” Obs: Utilize a tecla ‘+’ para tirar cópias do objeto.

Ferramentas de Produtividade Soldar. Criar Novo Objeto. Utilizando das ferramentas vistas acima. Aparar. em seguida clique com o botão auxiliar do mouse sobre o “x” localizado na paleta de cores b) c) Preenchimento Padrão Sua Escola de Negócios! 65 . Frente Menos Verso. clique sobre as mesmas. é necessário dois objetos estejam sobrepostos Selecione os objetos e localize na Barra de Propriedades as Ferramentas. Verso Menos Frente Para que estas ferramentas funcione. desenvolva o exercício abaixo: a) Para retirar o contorno das figuras.Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO 5. Interseção.

Importando Imagens e Efeito PowerClip Iremos trabalhar agora com um dos efeitos incríveis do CorelDRAW. Clique sobre a Elipse com a seta preta que surgiu. 7. importe a imagem do Arquivo ou utilize CTRL + I 2. Desenhe uma forma sobre a imagem de forma proporcional a ela. Primeiramente. Criando uma Bola de Futebol Utiliza as seguintes ferramentas: Polígono com seis pontas.Amazônia Digital . Efeitos > Lentes > Olho de Peixe (marque a opção: Congelado). Clique sobre a imagem. Elipse. 3. Resultado: 66 Sua Escola de Negócios! . 4. O efeito PowerClip! 1. Pronto! Se preferir clique sobre a imagem com o botão auxiliar do mouse e arraste a imagem (conteúdo) para dentro da elipse (recipiente).Curso de DESIGN GRÁFICO 6 . em seguida utilize o Menu Efeitos>PowerClip>Colocar em recipiente.

depois clique no sub-menu MACROS e logo após em EXECUTAR MACROS.4. Clique em Generate.Amazônia Digital . 2. Por fim. imagem e textos no calendário. Depois basta inserir uma imagem do seu agrado do arquivo: Arquivo > Importar. Altere a Linguagem para Português (Language: Portuguese) 1. Depois coloque as informações abaixo: 1.2. 5. Use o menu FERRAMENTAS.Curso de DESIGN GRÁFICO 8.: Year: Image + 12small [Buttom] 1.1.3. Ex. Sua Escola de Negócios! 67 . 4.GMS). 3. Escolha o layout para organização dos meses. Clique em executar. Irá abrir uma janela onde você selecionará o nome Macros em:(CALENDARWIZARD. Altere o Ano (Year) 1. clique em GENERATE e logo depois em CLOSE. Calendário 1.

1 Ilustrando o Calendário Viva com SAÚDE 68 Sua Escola de Negócios! .Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO 8.

deve-se proceder desta forma: Utilize o Menu “Efeitos. Pode alterar também a aparência de texto artístico e de bitmaps. é possível copiá-la e utilizá-la com outro objeto. se a lente é colocada sobre um bitmap. “Lentes”. Utilizando Lentes As lentes mudam a aparência da área do objeto que está sob elas. Quando se aplica uma lente sobre um objeto vetorial. Para inserir o efeito de “lentes”. Da mesma forma. uma elipse.Amazônia Digital . Após aplicar uma lente. um caminho fechado ou um polígono.Curso de DESIGN GRÁFICO 9 . não as propriedades e os atributos reais do objeto.. ela também se torna um bitmap. Lente “Olho de Peixe” Lente “Inverter” Lente “Aumentar” Lente “Mapa Térmico” Lente “Mapa de Cores Personalizadas” Lente “Adição de Cor” Anotações Sua Escola de Negócios! 69 . Você pode aplicar lentes a qualquer objeto vetorial. a própria lente se torna uma imagem vetorial. como um retângulo..

Digite uma palavra. 2 . b) Na caixa Etapas de Contorno.Contorno Interativo Para aplicar ao objeto um contorno de apenas uma etapa. permitindo assim a criação de efeitos especiais interessantes rapidamente. d) Clique na caixa Cores de Contorno Lineares. aplique também um contorno na cor vermelha. c) Na caixa Deslocamento de Contorno. mude para a cor branca. f) Na caixa Cor de Preenchimento. Veja abaixo a Barra de Propriedades da Ferramenta Contorno Interativo. Este é o resultado: 70 Sua Escola de Negócios! . digite 2. Fig.Vá até a Caixa de Ferramentas e clique no ícone "Ferramenta Contorno Interativo". 1.Amazônia Digital . siga estes passos: 1 . e) Na caixa Cor de Contorno. aplique um preenchimento na cor vermelha.Curso de DESIGN GRÁFICO 10.7 . mude para a cor preta.5. Esse comando abrirá a Barra de Propriedades da Ferramenta Contorno Interativo a) Clique na caixa Externo. digite o valor 1. Contorno Interativo A ferramenta Contorno Interativo possibilita você a mudar vários parâmetros do contorno do objeto.

Vamos aplicar um preenchimento gradiente como mostra a figura: Pressione a tecla F1. trabalhar com ferramentas interativas sombra e extrusão e preenchimento personalizado para dar vida aos objetos.5 x 6. Agora selecione o circulo maior e delete-o. Selecione o circulo do centro que agora é o miolo do girassol e altere o tamanho dele para 7. Faça uma elipse com o tamanho 20 x 20cm e centralize-a na folha apertando a tecla “P”.Amazônia Digital .551°. Duplique novamente e altere o ângulo de rotação para 292. Selecione apenas a pétala inferior e na barra de propriedades utilize a ferramenta “Espelhar Verticalmente” e mude o ângulo de rotação. Duplique novamente e altere o ângulo de rotação para 157. Nesta cópia vá até a barra de propriedades altere o ângulo de rotação para 90°. Confeccionando um Girassol Vamos criar um girassol usando os recursos de organização de objetos. Agora vamos organizar os objetos. Vermelho e Amarelo Escuro.Curso de DESIGN GRÁFICO 11. CTRL + V".5cm. altere as propriedades da folha para o formato “Paisagem” e unidades de medidas para centímetros. Vamos aplicar um preenchimento gradiente Personalizado "Tipo Radial". Duplique novamente e altere o ângulo de rotação para 202. Retire o contorno clicando com o botão direito do mouse no primeiro item da paleta de cores que tem a aparência de um “X”.551. Sua Escola de Negócios! 71 . Primeiramente crie um Novo Arquivo. Esse será a primeira pétala do girassol. Segure o “shift” e aperte a tecla “PageUp”. agrupe-as e duplique-as com a tecla “+”.551°. Selecione a ferramenta de seleção e duplique o circulo com a tecla “+” ou "CRTL + C. Altere o tamanho da cópia para 6. Duplique novamente e altere o ângulo de rotação para 135°.551°. Duplique novamente e altere o ângulo de rotação para 247.5cm.5cm x 7. Seu desenho ficará como mostra a figura ao lado. Duplique novamente e altere o ângulo de rotação para 45º. Seu desenho terá essa aparência: Ferramenta Espelhar Agora selecione as duas pétalas segurando a tecla shift. Segure a tecla “Shift” e precione “PageUp” para alterar a ordem dos objeto passando o miolo para frente de todos os objetos e por fim retire o contorno do miolo.

OBS: Vetorizar é criar imagens no qual o tamanho não compromete a qualidade.4 . Selecione a mesma e preencha com a cor correspondente.4 . selecione a ferramenta “Polilinhas” e vá criando pontos em cada curva da logomarca.Vetorizando Imagens B 72 Sua Escola de Negócios! . Na área de trabalho ficará apenas o vetor criado. Fig. Depois de corrigir o alinhamento.Vetorizando Imagens A Dica: Utilize as linhas guias para facilitar o alinhamento. 2º Passo Com a logomarca importada. Fig. foi utilizada a fonte Arial Black. conforme mostra o exemplo abaixo.Curso de DESIGN GRÁFICO 12. crie duas Elipses. Em seguida. uma com preenchimento Gradiente e outra com preenchimento padrão. clique sobre o seu vetor com a ferramenta “Forma”. 1. 4º Passo Agora é a hora de acertar o seu vetor. 3º Passo Após ter criado as linhas e curvas da logomarca. Clique sobre cada ponto e faça o alinhamento de acordo com a imagem original. o verde. e aparecerão todos os pontos criados por você. 1. onde colocaremos o nome “unimed” na logomarca. selecione a imagem e mova a mesma para fora da área de trabalho. é a hora de colorir a logomarca.Vetorizando Logomarca 1º Passo Importe a logomarca “Unimed” em formato imagem para dentro da sua área de trabalho no Corel.Amazônia Digital . então agora você deverá acertar o alinhamento do seu vetor. no caso. No caso da logomarca da unimed. Nem sempre as linhas criadas ficam retas e alinhadas. Para isso. 5º Passo Chegamos agora na parte final.

Aplique o efeito de sombreamento. Utilize a Ferramenta “Combinar”.Amazônia Digital .Trabalhando com Sombras em objetos Utilizando de Ferramentas. 3. Utilize as tecla “+” para tirar cópias em vários sentidos. Selecione os dois objetos: O Texto “Digital” e o Retângulo. Resultado: Sua Escola de Negócios! 73 . Crie um outro retângulo na lateral. Escolha a opção de sombreamento “Com perspectiva inferior direita. como sombreamento e Ferramenta Combinar. 5. Produza o efeito visto abaixo: 1. Controle a seta direcional para posicionar a sombra. 4. Selecione o conjunto. 2.Curso de DESIGN GRÁFICO 13 . Converta-o em “curva” utilizando a ferramenta “Forma (F10)”. 6.

0000 . Você irá convertê-lo em curvas (F10).8888 Texto ao caminho. Utilize a ferramenta “Texto ao caminho” para a palavra seguir o sentido da curva: Texto > Ajustar > Texto ao caminho. por exemplo. Caso a palavra ganhe um sentido diferente. 1.5 .Amazônia Digital . Iremos trabalhar com a unidade de centímetros. 2.Barra de Propriedades sugestão de Imagem Importada do arquivo Largura: 10 cm Nome Retângulo convertido em curvas. Preenchimento Gradiente 74 Sua Escola de Negócios! .Fabricando um cartão de visitas Na confecção de cartões temos de saber as dimensões exatas. utilize as ferramentas mostradas abaixo. de “cabeça para baixo”. Forme outro retângulo. Dê um clique sobre o fundo da página e localize na barra de propriedades as “unidades de desenho”. 5. 4. 3.Curso de DESIGN GRÁFICO 14 . Altura: 6 cm Quer fcar milionária? Fone: 0[xx] 93 . Trabalharemos agora com o cartão. Desenvolva um retângulo alterando suas propriedades: Largura: 10 cm e Altura: 6 cm. 1. Fig.

5 .Utilizando Formas Usando o menu>Texto>Inserir símbolo de caractere (CTRL+F11). Não esqueça de usar o preenchimento gradiente para dar cor aos objetos. Utilize a fonte “Webdings”.Curso de DESIGN GRÁFICO 15 .Símbolo de Caractere Sua Escola de Negócios! 75 . 1.Amazônia Digital . Monte as imagens vistas abaixo. Fig.

: Utilize texto de Parágrafo para colocar Capitulação na primeira letra do texto. Obs. 76 Sua Escola de Negócios! .Capa de Revista Utilizaremos para esse exercício a seginte ferramenta “Código de Barras” : Editar > Inserir Código de Barras. Arial e Arial Black.Amazônia Digital . Fontes: Impact.Curso de DESIGN GRÁFICO 16 .

Amazônia Digital . Dê um clique sobre o fundo da página e localize na barra de propriedades as “unidades de desenho”.Curso de DESIGN GRÁFICO 17 . forme um semi-triângulo. Usando a Ferramenta Polilinha.55 cm. Iremos trabalhar com a unidade de centímetros. 2. 3. ligue os pontos A.Confeccionando Crachá Na confecção de crachás temos que saber as dimensões exatas. B. A B D C Sua Escola de Negócios! 77 . Desenvolva um retângulo alterando suas propriedades: Largura: 6 cm e Altura: 8. 1.C e D para fechá-lo.

Faça a montagem das peças.Copiando Cartão 3. Insira quantas cópias puder na folha. Marque a opção: Aplicar ao duplicado. em seguida. utilize as teclas ALT+F7 (Transformações).Amazônia Digital . 6. 78 Sua Escola de Negócios! . 5. 4.Curso de DESIGN GRÁFICO 18. Selecione Todo o conjunto e utilize as teclas CTRL+G (Agrupar).

Efeitos . Mova os nós que aparecem nos quatro cantos do objeto até atingir o aspecto desejado.Rastreando Imagem 1.Amazônia Digital .Digite e selecione uma palavra. 4. vá até a barra de propriedade. Clique nas áreas em branco e pinte o desenho. proceda da seguinte forma: 1 . em seguida clique na opção «Rastreio>Rastreio do contorno>Logotipo Detalhado» 3.Curso de DESIGN GRÁFICO 19 .Adicionar Perspectiva Com a ferramenta "Adicionar Perspectiva" você pode acrescentar profundidade aos seus desenhos.Desagrupe a imagem.Vá até a Barra de Menus . 2 . Para adicionar perspectiva em um objeto. tornando-os muito mais destacados.(Você encontra a opção de ‘’DESAGRUPAR’’ na barra de propriedade ou com as teclas de atalho ‘’CTRL+U’’ 5.Adicionar Perspectiva.Com a imagem selecionada. 20 . clique em «rastrear bitmap». Sua Escola de Negócios! 79 .Na janela que abrirá você clique somente em ‘’OK’’. Importe a figura abaixo. 2.

.

CorelDRAW®Profissional EXERCÍCIOS CAPITULO 05 .

Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO .

Texto ao caminho. Elipse. Retângulo. Preenchimento Gradiente. Polilinhas. estilo paisagem). Exercício 01 Sua Escola de Negócios! 83 . Forma.Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO Utilize neste exercício as ferramentas para a confecção deste folder (Papel A4.

Amazônia Digital . Junte-se a Nós! Alistamento Exército 2012: Se você completa 18 anos em 2012 programe-se pois deverá comparecer à junta militar mais próxima para fazer o alistamento militar 84 Sua Escola de Negócios! .Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 02 Cartaz no formato Papel A3 Utilize: Preenchimeto de Textura > Exemplos 7 > Musgo. Transparência. Fontes: Arial e Arial Black. PowerClip. Efeitos: Sombreamento.

Veja os procedimentos abaixo: 1. Para visualizar o resultado clique na Ferramenta Seletor. Clique no botão Visualização de impressão da caixa de diálogo. Para que fique como na figura ao lado. Altere na Barra de Propriedades a quantidade folhetos na Horizontal e Vertical. 5. 3. 2.Curso de DESIGN GRÁFICO No momento da impressão é possível configurar o Cartaz para pequenos panfletos em uma mesma página. atravéz da Visualização de Impressão. Pressione CTRL+P para visualizarmos a caixa de impressão. 6.Amazônia Digital . Na caixa de ferramentas ative a Ferramenta Layout de Imposição 4. Sua Escola de Negócios! 85 . Resultado.

“Sombreamento” e ferramenta ”Texto”. Exercício 03 86 Sua Escola de Negócios! .Curso de DESIGN GRÁFICO Cartaz no formato Papel A4 Utilize as ferramentas: “Polilinhas”e “Forma” para converter em curvas os objetos.Amazônia Digital .

Elipse. Perspectiva. Ferramenta Soldar. Texto ao Caminho. Retângulo. Retângulo. Forma. Texto. Texto ao Caminho. Predefinições da Ferramenta “Mistura” Sua Escola de Negócios! 87 . Ferramentas: Retângulo. Texto.Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 04 Ferramentas: Elipse. Forma. Ferramenta Aparar. Forma. Forma Ferramentas: Elipse. Ferramenta Mistura. Ferramentas: Texto. Texto. Ferramentas: Texto. Mão Livre e Ferramenta Soldar.

Amazônia Digital . além de preenchimentos em estilo “Gradiente”. 88 Sua Escola de Negócios! .Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 05 Para confecção deste cartaz usaremos o papel no formato A3” estilo “Retrato” e ferramentas de Produção para “aparar “ e “soldar” os objetos.

Exercício 06 Sua Escola de Negócios! 89 .Curso de DESIGN GRÁFICO Para confecção deste cartaz usaremos o papel no formato A3” estilo “retrato” e ferramentas “Retângulo” e “Forma” para arredondar os cantos dos retângulos.Amazônia Digital .

Fonte:Vida e Saúde .Março de 2011. 90 Sua Escola de Negócios! .Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 07 Selecione o texto e utilize a configuração de colunas.Amazônia Digital .

Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 08 Sua Escola de Negócios! 91 .Amazônia Digital .

o aplicativo mescla o documento de formulário com os dados do arquivo de origem de dados em um novo arquivo do CorelDRAW. tal como um arquivo de texto ou uma fonte de dados.Amazônia Digital .Conceito O CorelDRAW X5 permite combinar o texto de uma origem de dados com um desenho. Ao imprimir um documento mesclado. como a adição ou reposicionamento de campos de mesclagem ou a adição de novos registros. Esse arquivo pode ser utilizado para visualizar a saída final e fazer pequenos ajustes antes de imprimir.Curso de DESIGN GRÁFICO 92 Sua Escola de Negócios! . Cada cópia contém informações específicas de um registro em uma origem de dados. Quando o arquivo mesclado é salvo em um novo arquivo.Curso de DESIGN GRÁFICO Amazônia Digital . O documento mesclado pode ser imprimido ou salvo em um novo documento.Curso de DESIGN GRÁFICO Impressão Mesclada . é necessário trabalhar no documento formulário. Amazônia Digital . são produzidas várias cópias diferente do desenho. Ao mesclar documento. o documento de dados durante a impressão. ODBC ( um arquivo do Microsoft Excel o do Microsoft Access). Para a alteração mais relevantes. O Corel DRAW X5 oferece diversas opções de saída para documento mesclados.

clique em Adicionar e depois em Avançar. 2. Clique em Arquivo Impressão mesclada Criar/carregar campos de mesclagem para abrir o assistente de Impressão mesclada. Digite um nome de arquivo.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 09 Neste exercício do módulo avançado do CorelDRAW X5. Na página Adicionar campos. Na página Adicionar ou editar registros do assistente de Impressão mesclada. clique em Novo e depois em Avançar. Para criar um arquivo de fonte de dados utilizando CorelDRAW X5: 1. clique nesse campo. modifique os dados e clique em Avançar.Clique aqui para inserir o campo de mesclagem. 3. digite os dados e clique em Avançar. execute pelo menos uma das seguintes ações: • Para criar um campo de texto. digite um nome de campo na caixa Campo de texto. clique em Adicionar e depois em Avançar. • Para criar um campo numérico. proceda de uma das seguintes formas: • Para adicionar um registro.Curso de DESIGN GRÁFICO Amazônia Digital . 18:00 horas 18:00 horas Seletor de estilo de contorno Utilize as ferramentas abaixo: Polilinhas Forma. Obs: Importe as imagens dos times do “Pantera” e do “Leão”: Arquivo > Importar ou Ctrl + I. digite um nome de campo na caixa Campo numérico.Amazônia Digital . • Para adicionar dados a um campo. • Para modificar os dados existentes em um campo. 5. você aprenderá a confeccionar um ingresso nas dimensões: 12 cm X 07 cm e utilizar a ferramenta para “impressão mesclada”. 2º. Ative a caixa de seleção Salvar configuração de dados como. clique nesse campo. Ative a opção Criar novo texto e clique em Avançar.Mesclar a novo documento 1º. 6. 4. atalho (F10) Envelope Texto Sua Escola de Negócios! 93 . escolha a unidade e a pasta em que deseja salvar o arquivo e clique em Concluir.

Paula Patricia Pinto 94 Sua Escola de Negócios! .Mesclar a novo documento Resultado: Paula Patricia Pinto Paula Patricia Pinto 1º.Amazônia Digital .Clique aqui para inserir o campo de mesclagem. (ConviteExterno) Paula Patricia Pinto 2º.: Crie a lista com a “impressão mesclada” e coloque os nomes no campo “Para”. Formato: A5(210x148 mm) dobrados em A6(105x148 mm) em estilo Paisagem.Curso de DESIGN GRÁFICO Impressão Mesclada Neste exercício criaremos um “Convite” utilizaremos o recurso de “impressão mesclada” visto na página anterior. para impressão dos convites de acordo com a lista de convidados criados por você. Obs.

Amazônia Digital . são exatamente 32 folhas) para facilitar a colagem do outdoor. 5.Para imprimir um trabalho em ladrilho. onde cada folha tem o tamanho específico de 112 x 76 cm.Ative a opção Imprimir páginas em ladrilho. Para se imprimir o outdoor é necessário utilizarmos o recurso de Impressão em ladrilhos do CorelDraw que veremos abaixo: Etapas: 1.Clique na guia Layout.Altere o número de ladrilhos. 2. Sua Escola de Negócios! 95 .Clique no botão de vizualização de impressão para vizualizar a divisão do documento em ladrilhos e realizar os ajustes finais. clique no menu Arquivo>Imprimir assim será exibido a caixa de diálogo de impressão.Dimensões: 9m X 3m Impressão em Ladrilhos A impressão em ladrilhos é utilizada para facilitar a impressão de grandes formatos em pequenas folhas (em impressão do tipo off-set. O outdoor é dividido em 32 folhas (8 colunas por 4 linhas). 3. 4.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 10 Outdoor .

Pontos Grade de Preenchimento Resultado Para aplicar um objeto de malha a um objeto: 1.Para finalizar clicamos em Imprimir e o documento será impresso em folhas separadas. 7. Exercício 10 Preenchimento de Malha Quando se preenche um objeto com preenchimento de malha. Na paleta de cores. podemos especificar o número de colunas e linhas da grade e também os pontos de interseção contidos na grade.Curso de DESIGN GRÁFICO 6. Quando você aplica um preenchimento de malha. Clique na ferramenta Preenchimento de Malha Interativo 4. OBS: Caso você queira remover o preenchimento de malha. Digite o número de colunas que está localizada na barra de propriedades 5. é possível criar efeitos exclusivos. clique no botão Limpar Malha que está na barra de propriedades. Por exemplo. 96 Sua Escola de Negócios! . clique sobre uma cor e arraste-a em direção ao objeto que você criou. Crie uma figura 2. criam-se transições de cores suaves em qualquer direção sem precisar criar misturas ou contornos. Selecione o objeto 3.Amazônia Digital .A figura abaixo mostra o trabalho dividido em Ladrilhos com 5 colunas e 5 linhas resultando nas 25 folhas para impressão.

Faça a montagem das peças. 4. utilize as teclas ALT+F7 (Transformações).Amazônia Digital . Sua Escola de Negócios! 97 . em seguida.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 11 3. Selecione Todo o conjunto e utilize as teclas CTRL+G (Agrupar). Marque a opção: Aplicar ao duplicado. 6. Insira quantas cópias puder na folha. 5.

98 Sua Escola de Negócios! . “Sombreamento”.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 12 Utilize neste cartaz em formato A4 as ferramentas de produção para “Aparar”.Amazônia Digital . “Texto”.

Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 13 Cartaz .Amazônia Digital .Formato A3 Sua Escola de Negócios! 99 .

Formato A3 100 Sua Escola de Negócios! .Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 14 Cartaz .

Forma. Sua Escola de Negócios! 101 . Sombreamento. Texto.Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 15 Ferramentas: Retângulo. Forma.

Curso de DESIGN GRÁFICO Ferramentas: Retângulo. Texto. Forma. Forma. Exercício 16 102 Sua Escola de Negócios! .Amazônia Digital .

Curso de DESIGN GRÁFICO Adobe® Photoshop Sua Escola de Negócios! EXERCÍCIOS 103 CAPITULO 06 .Amazônia Digital .

Curso de DESIGN GRÁFICO .Amazônia Digital .

Amazônia Digital . ► Camada de Forma: formas geométricas e formas personalizadas.Paleta de Camadas/Opacidade e Preenchimento As áreas transparentes de uma camada permitem que você veja as camadas de baixo. Fig.1 . conheçamos alguns dos principais tipos de camadas usadas no aplicativo. Um profissional de Designer que deseja aprimorar seus conhecimentos relacionados a software editores de imagens. Sua Escola de Negócios! 105 . para que assim se torne mais fácil a manipulação das imagens. Fig.2 . Também é possível alterar a opacidade de uma camada para tornar o conteúdo parcialmente transparente. sendo ele um dos mais avançados se tratando desse tema. como se estivesse deslizando uma folha de acetato em uma pilha. Você pode aplicar um estilo de camada para adicionar um efeito especial como uma sombra projetada ou um brilho. ► Camada de Texto: identificada por um “T” sobre a camada acompanhada de parte do texto contido. 1. Desta forma. é possível ver as camadas de baixo. Através das áreas transparentes de uma camada.Curso de DESIGN GRÁFICO Conhecendo as Camadas As camadas são usadas para realizar tarefas como a composição de várias imagens. ► Camada Plano de Fundo: geralmente a primeira camada de um quadro. não pode ignorar o fato de que todos assumem em seu processo de edição a característica de organizar as diferentes imagens em camadas. Com o Photoshop não seria diferente.Paleta de Camadas As camadas do Photoshop são como folhas de acetato empilhado. 1. observa-se o formato e a cor correspondente. Você move uma camada para posicionar o conteúdo na camada. adição de texto em uma imagem ou adição de formas de vetores gráficos. ► Camada de Imagem: identificar geralmente uma imagem ou uma camada qualquer.

Paleta Equilibrio de Cores Fig. Fig. 1. se preferir utilize a ferramenta “Letreiro Elíptico (M)” e selecione a área a ser colorida.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 01 . 2.Amazônia Digital .4 . Ferramenta Laço Poligonal (L) e Letreio Elíptico (M). 1.5 . Com a ajuda da ferramenta “Laço Poligonal (L)”. Abra a foto “Ctrl + O” e com a ferramente Zoom (Z) aproxime a figura até que o olho fique bem destacado. 106 Sua Escola de Negócios! .Paleta Matiz/Saturação Neste caso usaremos a opção “Matiz / Saturação”. temos 2 maneiras de colorir o olho: Através do menu Imagem > Ajustes > Matiz / Saturação (Ctrl + U) ou Imagem > Ajustes > Equilíbrio de Cores (Ctrl + B).Colorindo olho 1. porém ambas as opções tem resultados similares. senão idênticos. Feito isto.

4. Com a ferramenta “Mover” (V) arraste-a para o arquivo em branco 3. faça os ajustes desejados e confirme em OK.Novo documento 2. Na categoria de filtros “Croqui”. Utilize do Menu > Arquivo > Novo ou atalho CTRL + N para criar um arquivo em branco e mude a Largura para 800 pixels e Altura para 600 pixels.Filtros 1.6 . Fig. Dê Ok. Sua Escola de Negócios! 107 .Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 02 . Acesse Filtro > Galeria de Filtro. 1. quando aplicado resulta em uma imagem na aparência de desenho é o de Fotocópia. escolha a opção “Fotocópia”. Resultado Um filtro que. Abra uma imagem do arquivo (CTRL + O).Amazônia Digital .

sem critério de precisão. Veja como funciona na imagem de exemplo: 01 .Aperte a tecla Del (Delete) para surgir a caixa de diálogo Fill (Preenchimento).Paleta Preencher 03 . Ela vem ajustada para usar a opção “Content-Aware”. 02 . Fig.Seleção da imagem Pode-se usar a ferramenta “Laço” para contornar as duas aves da imagem. Impressiona até os profissionais.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 03 . elimina-se facilmente parte de uma imagem. Utilize Ctrl + D para remover a seleção.Aware Fill) é a novidade mais destacada do Photoshop CS5.Remoção Mágica Este recurso da versão CS5 permite eliminar elementos indesejados das fotos com o uso de apenas duas teclas! O preenchimento sensível ao conteúdo (Content.7 . sem deixar vestígio! 108 Sua Escola de Negócios! . Com o comando.Acione a tecla “Enter” e aguarde o Photoshop executar a operação. e o Photoshop preenche automaticamente o espaço deixado por ela. Pronto: as duas aves sumiram. 1.Amazônia Digital .

fazer uma cópia da foto clicando duas vezes sobre a camada que a representa e dê um nome para a mesma. Depois de abrir a caixa de diálogo níveis faça os ajustes desejados como ilustra a imagem abaixo.8 . a) b) c) Fig. O procedimento é bem simples. Dê dois cliques aqui Fig.Remoção de Saturação O recurso de remoção de saturação no Photoshop serve para deixar a imagem ou foto em preto e branco.Níveis Resultado Sua Escola de Negócios! 109 .Amazônia Digital . O primeiro passo é duplicar a camada. ou seja.Duplicando Camada Em seguida acesse o menu Imagem > Ajustes > Remover Saturação ou pressione as teclas SHIFT + CTRL + U. Exercício 05 . 1.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 04 .Trabalhando com Níveis para imagens. Acessando o menu Imagem > Ajuste > Níveis é possível deixar a imagem mais clara. 1.9 . O recurso “Níveis” do Adobe Photoshop é muito útil quando se trata de imagens com tonalidade escura.

Duplicando Camadas 03 .12 .Duplique a “Camada” que representa a foto a ser alterada. 05 . 02 .Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 06 . selecione todo o rosto da modelo.Pressione “Ctrl + J” duas vezes para duplicar somente a parte selecionada do rosto.10 . Sua paleta de camadas ficará assim: Fig. 1. Fig.Bronzeado Artificial Iremos criar um efeito muito interessante.Pressione a tecla “ALT” e selecione somente os olhos da modelo. 1. este metódo fará com que esta parte do rosto fique fora da seleção.Paleta de Camadas 06 . faremos um bronzeamento artificial! 01 . 1. Fig.Abra uma imagem do Arquivo: Ctrl + O ou dê dois cliques na área de trabalho do programa.11 .Para finalizar altere a propriedade da camada de “Normal” para “Multiplicação”.Modo de Mesclagem/Multiplicação 110 Sua Escola de Negócios! . 04 .Com a ferramenta “Laço Poligonal” (L).Amazônia Digital .

1.Paleta de Ajustamento . Aqui.A Fig. Obs: Para reativar a janela principal do programa.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 07 .Faça a seleção dos dentes. No menu “Imagem”.Paleta de Ajustamento .B Antes Depois Sua Escola de Negócios! 111 . utilizei a seleção com a ferramenta “Lasso Poligonal”. Fig. 1. escolha a opção Ajustes> Matriz/Saturação e faça as seguintes alterações como mostra a figura abaixo.14.Dentes Brancos 01 .13. utilize: Janela > Área de trabalho > Essenciais (Padrão).Amazônia Digital .

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 08 - Estilizando a Pele
01 - Passo: Abra duas imagens 02 - Arraste a imagem da bandeira para imagem da mulher.

Obs.: Renomeie as Camadas com seus devidos nomes para facilitar e agilizar seu trabalho 07 - Mude o modo da camada para “Multiplicação.” Deixe a Camada Bandeira com opacidade de 88%.

Fig. 1.15 - Paleta Camadas

03 - Passo: Desative o botão de visualização da camada da “Bandeira”.

Fig. 1.16 - Modo de Mesclagem da Camada

07 - Abra o Menu Imagem – Ajustes – Níveis (Ctrl + L) e configure conforme a figura abaixo: 04 - Na camada “Mulher” selecione com a ferramenta “Laço Poligonal” somente o corpo da mulher.

08 - Resultado:

05 - Feita a seleção, ative o botão de visualização das Camadas da Camada Bandeira e, com a mesma selecionada, clique no botão “Adicionar Máscara de Vetor”.

06 - Na Camada Bandeira marque o Botão de Visualização

112

Sua Escola de Negócios!

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 09 - Removendo Imperfeições
01 - Abra uma imagem do arquivo, de preferência com boa qualidade. 02 - Em seguida utilizamos a ferramenta “Correção” (PATCH TOOL atalho (J) para selecionar o local que deseja substituir as cores. e selecionamos a área em que está a espinha.

03 - Agora com a ferramenta “Correção” (J) ainda selecionada clique em cima do recorte onde se encontra a espinha e arraste para uma parte da pele sem imperfeições.

04 - Agora solte o botão do mouse e veja o que acontece.

Sua Escola de Negócios!

113

Amazônia Digital - Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 10 - Removendo Olhos Vermelhos
1 - O processo de correção de olhos vermelhos é bem simples. 2 - Abra a imagem “Olhos vermelhos” e duplique sua camada, crie também uma cópia de segurança pressionando (Ctrl+J) para visualizarmos o resultado no final do exercício. 3 - Selecione a Ferramenta “Olhos vermelhos” e clique sobre os olhos, um de cada vez, pronto o resultado é imediato, muito simples.

Exercício 11 - Máscara Rápida
1 - Abra uma imagem: atalho (CTRL + O) 2 - Dê dois cliques na ferramenta de “Editar no modo Máscara Rápida (Q)” e marque a opção “Áreas Selecionadas”.

Fig. 1.18 - Opções de Máscara Rápida

3 - Com a ferramenta “Pincel” (B), clique com o botão direito do mouse (botão auxiliar) sobre a imagem, selecione um tipo de “pincel suave” com diâmetro de 27 pixels. Comece a pintar o cabelo da modelo.

Fig. 1.19 - Pincéis

4 - Após pintar área a ser modificada para mostrar a máscara, pressione a tecla “Q” em seguida CTRL + H para ocultar a seleção.

114

Sua Escola de Negócios!

Amazônia Digital . Níveis de +47 -28 Cor: -100 Fig.Equilibrio de Cores Resultado: Anotações Sua Escola de Negócios! 115 .Curso de DESIGN GRÁFICO 5 .Pressione CTRL+ B para o Equilíbrio de Cores. 1.20 .

altere o Modo de Mesclagem para Multiplicação. Neste exemplo. 4°) Diminua a tatuagem utilizando as teclas (Ctrl + T) para aplicar a “Transformação Livre”. 5°) Agora com a camada da tatuagem selecionada. vamos dar inicio à aplicação.Amazônia Digital . Para inclinar a tatuagem utilize também a “Transformação Livre”. Utilize a combinação de teclas “CTRL + O”. 2°) Abra as fotos desejadas para aplicar o efeito de tatuagem.Tatuagem 1°) Inicie o Photoshop Cs5 e crie um novo arquivo em branco: Arquivo > Novo.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 12 . movimente a imagem da “Tatuagem” para cima da foto “Braço” onde a mesma será aplicada. então a tatuagem também tem que ser inclinada. E utilize as alças do canto para inclinar. o braço da pessoa está um pouco inclinado. Quando terminar dê dois cliques para confirmar a alteração. Resultado 116 Sua Escola de Negócios! . Modo de mesclagem “Multiplicação”. 3°) Após ter aberto as duas imagens. Altere a Opacidade para 80%. Opacidade em 80%. Utilizando a Ferramenta “Mover”.

como para distorcê-las. Ele pode ser usado tanto para retocar partes de uma imagem. então.22 . empurrar.Opções da Ferramenta Pincel Sua Escola de Negócios! 117 . Por exemplo. Fig. para aumentar o volume dos lábios de uma pessoa.21 .Amazônia Digital . 1 . você pode deixar uma pessoa com os olhos arregalados.Filtro Dissolver Ajuste o tamanho do pincel de acordo com a imagem. refletir e ondular áreas de qualquer imagem.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 13 . Note que existem várias opções de configuração para ele. puxar. incluindo densidade. rotacionar. Vale a pena conhecer uma a uma as possibilidades que ele oferece. Para alterar um parâmetro do pincel é preciso apenas clicar no campo e digitar um número ou.Usando Filtro Dissolver (Liquify) Use esse filtro do Photoshop para distorcer imagens e brincar com fotografias de seus amigos e familiares Com o filtro Dissolver (Liquify) ou utilize o atalho “Shift + Ctrl + X” é possível. pressão. Nesse caso. 1. O efeito de distorção é bem divertido. clicar na setinha para baixo e rolar o controle deslizante até encontrar o ponto certo. ritmo e tremulação – a oferta dessas configurações varia de acordo com a ferramenta selecionada. Fig.

Colorindo fotos antigas em preto e branco 01.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 14 . dê o nome de “Skin Tone” e pressione Ok. Seu trabalho deverá ficar parecida com a da foto abaixo: 118 Sua Escola de Negócios! . mude o modo de camada para “Multiplicação”. 03. Pressione a letra “B” do teclado para selecionar a Ferramenta “Pincel”. 05. Agora escolha a cor #E3D1C4. Pressione Ctrl+O e abra uma foto em preto e branco. deixe o modo de “Mesclagem da camada” da camada em “Multiplicação” e pinte as roupas. Pressione “Ctrl+Shift+Alt+N” para criar uma nova camada. escolha um pincel de pontas suaves e tamanho médio. 02. Pressione “Ctrl+Shift+N” para criar uma nova camada.Amazônia Digital . utilize sempre uma nova camada para cada ítem que for pintar. Resultado: 06. caso você tenha a referência de cor da roupa original o resultado será bem melhor. como na foto abaixo: 07. 04. Passe em todas as partes que tenham pele. repita o procedimento até pintar toda a imagem.

Ferramenta “Mover (V)”. repita o mesmo procedimento com a imagem “Girl”. contorne a imagem do “Carro” e arraste-a para dentro da imagem “Verde”. 2 . usaremos as imagens de nomes “Verde”.Faça com a ferramenta “Laço Poligonal (L)”.Fotomontagem 1 . Resultado: Sua Escola de Negócios! 119 .Para este exercício. “Girl” e “Carro”.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 15 . Ctrl + O para abri-las.Amazônia Digital .

1 .Amazônia Digital .Ajustando níveis de imagens . Utilize o Menu > Imagem > Ajustes > Níveis e faça as alterações a seu critério.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 16 . deixando-a com um tom escuro ou de luminosidade. Abra uma imagem que contenha um ambiente escuro.Tons escuros Neste exercício utilizaremos a ferramenta de ajustes em imagens “Níveis (Ctrl + L)”.Níveis Antes Depois 120 Sua Escola de Negócios! . Esta ferramenta permite o ajuste no ambiente da imagem. 01.23 . Fig.

Abra a foto que gostaria de aplicar sobre o texto. Camadas Normal Com a tecla ALT pressionada vá com a seta do mouse até o painel “Camadas” (note que irá mudar o cursor).No documento da foto escolhida pressione “V” para que selecione a ferramenta “Mover” e então clique e arraste até o documento onde o texto está digitado. Fig. Para um melhor acabamento.Novo Documento 02 . no painel “Camadas”.24 . uma nova camada em cima da camada de texto que contém a foto. Resultado Camadas Clique aqui! Sua Escola de Negócios! 121 . Clique sobre o documento e digite usando a ferramenta “Texto (T)” uma palavra ou número. No documento de texto irá aparecer. a figura agora faz parte do seu texto. aplicamos alguns efeitos de filtros do Photoshop. no formato 600x600 pixels a 72 ppi no modo RGB.Amazônia Digital . 03 . 1 .Imagem dentro de texto 01 .Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 17 .Neste exercício crie um novo documento (Arquivo > Novo). dê um clique entre as camadas (foto e texto) e pronto.

Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO 122 Sua Escola de Negócios! .

Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO Adobe InDesign EXERCÍCIOS CAPITULO 07 .

Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO .

Amazônia Digital . Selecionando dois ou mais objetos. contornos de texto ou outras formas. caixas de texto. Menos Atrás Antes Depois Criando objetos com sombreamentos Selecionar o objeto. e utilize o menu: Objeto>Efeitos>Sombra Efeito adicionar Antes Depois Excluir sobreposição Antes Depois Sua Escola de Negócios! 125 . e vá até o menu Objeto > Pachfinder.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 01 Criando objetos compostos A montagem de dois ou mais objetos sobrepostos podem ser transformados em formas simples ou compostas com “buracos”.

Emoção não é Amor Aplique um preenchimento gradiente no texto “Aquecimento Global”. Personalize os cantos da imagem: Objeto > Opções de Canto.1 . e insira o texto dentro dele. e na barra de propriedade divida-o em três colunas.2 .Gradiente Fig. 1. Crie um retângulo medindo Largura: 184mm por Altura: 20mm. 1º. através do menu Janela > Cor > Gradiente.Traçado 2º. 5º. Selecione a primeira letra do texto e utilize a ferramenta “Capitular” e altura da linha para 03. Neste exercicio vamos utilizar as ferramentas: Retângulo (M). 1. selecione-o e utilize a Ferramenta “Traçado”: 3º. Texto (T).Amazônia Digital . Com a ferramenta “Texto(T)” crie uma caixa e insira o texto: “Emoção não é Amor”. 4º. em seguida na propriedade da ferramenta “Texto” você poderá formatá-lo. 6°. Sobre o retângulo criado. Colunas Letra Capitular 126 Sua Escola de Negócios! .Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 02 1. Fig. Insira uma imagem d arquivo: Arquivo > Inserir ou (CTRL + D). Digite o texto. e Preencimento (X).

Não “liga” para elas. haverá um momento em Se você escutasse aquela pessoa. talvez os mesmos do casamento anterior. um deve fazer o máximo pelo seu casamento. chega o momento de se lidar www. ler bons livros. sentem isso porque estão usando “óculos escuros emocionais”.diria de seu(sua) amante? Existe casamento tar com as dificuldades de si mesmo e do em que o problema é de um só? Que limitação companheiro(a). a limitação. racionalmente em sua consequência. Quando o É preciso muita conversa. ter efeito acaba. Acharam? Por que perderamo que tinham com o cônjugue? Não foi esse cônjugue o “amor de sua vida” anos atrás. o que ela que os apaixonados terão que se defron. O sentimento apaixonado também mascara as dificuldades de compotamento da outra pessoa apaixonada. a frustação. a dor.alguém casado? Ao surgirem problemas. A paixão esconde essas dificuldades. ainda que dure meses.Curso de DESIGN GRÁFICO Emoção não é Amor Milhares de pessoas casadas cada dia se envolvem em paixões extraconjugais. Se não forem resolvidas dentro de você. porque está tomada pela emoção. nublado.br Sua Escola de Negócios! A com a realidade. 127 . a necessidade de mudança interior que a emoção narcótica só promete. como um dia aconselhamento. ir a encontros de casais. ambos podem ter jurados terem encontrado o “amor da vida”.Amazônia Digital . já se perguntou sobre o qeu ocorreu entre essa pessoa e seu cônjugue? Serão verdade todas as críticas que ela faz para você sobre o cônjugue dela? Inevitavelmente. então a lente dos óculos é ainda é somente o esposo/esposa dele(a)? Que semais escura. antes de cair na realidade e comoçar a surgir atritos difíceis no relacionamento. porque o prazer físico mascara a gurança tem uma pessoa que é amante de dor dos problemas comportamentais que es. nem os seus próprios. Psicólogos afirmam que dura uns dois anos. essas fraquezas pessoais também farão estrago num novo relacionamento. Na realidade. a relação fica cinza. Então. crendo que acharam “ o amor da sua vida”. pois todas as pessoas têm dessa pessoa com quem você mantém uma dificuldades de comportamento. com quem acreditavam que seriam felizes para sempre? mor vivido como sentimento de paixão é passageiro. Se você se relaciona com alguém casado que se diz apaixonado por você. que podem permanecer abaixo da superfície da consciência por um bom tempo. que tão à espera e em necessidade de resolução. Naquela hora. está ingenuamente crendo que problemático(a) Se há sexo. que protegem da visão da relação faz o casamento dela infeliz? Ou você verdade e da realidade de cada um e do outro. algumas mais complexas. ou do atual na vida da pessoa que matém um(a) amante. certeza haverá de que essa pessoa não fará o A paixão emocional esconde da pessoa as mesmo numa nova relação? Quando surgem dificuldades que ela tem. cada nem êxtase semelhante ao efeito de um droga.portalnatural. etc. porque a aprisiona dificuldades de relacionamento conjugal.com. Um não vê os erros dos outros. outras menos. é tudo “paz e amor”. mas não faz. Nessa fase.

Está cada vez mais fácil e seguro denunciá-los. praticam o abuso à distância (Verbalmente ou usando a webcam) e até marcam encontros em shoppings.dpf. gov. segundo informa a Anista Internacional. em todo o mundo. Por e-mail Outra forma de denunciar com sigilo. • Dados do Unicef apontam que.gov. Denuncie! Disque Denúncia 100 O número é mantido pela Secretária dos Direitos Humansos do Governo Federal (SEDH). ou sabe algo sobre abuso ou exploração sexual. criado por uma empresa japonesa. O caso mais grave é o do jogo de computador Rapelay. forçada a manter relações sexuais ou sofreu algum tipo de abuso. você pode denunciar sites ou páginas de sites como o Orkut com conteúdo pornográfico infantil ou que afetem pessoas inocente. • Alguns games ensinam a estuprar. A organização não governamental SaferNet Brasil recebe uma média diária de 500 denúncias de pornografia infantil. não pense duas vezes. mais de 150 milhões de meninas e mais de 70 milhões de meninas já sofreram abuso.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 03 DENUNCIE PANORAMA DO HORROR • No mundo. Disque 190 Há casos em que a ação deve ser imedata. • Pelo menos 14 mil homens são abusados sexualmente nas prisões dos Estados Unidos todos os anos. de acordo com OMS. Nele o jogador tem o objetivo de estrupar meninas. Chame a polícia. • Mais de 100 mil meninos e meninas são vítimas de exploração sexual no mundo. Sigilo garantido.br 128 Sua Escola de Negócios! .br). Basta copiar o endereço do site(URL) e o colar na página criada pela Polícia Federal (nightangel. mesmo em sua própria família. disquedenuncia@sedh. ABUSO ONLINE Segundo o Conselho de Direitos Humanos daONU. Se você já sofreu abuso. cerca de 750 mil predadores sexuais estão constantemente ligados à internt em busca de menores. conquistam a amizade. diretamente à SEDH. seja pela internet. segundo a OMS. por telefone ou pessoamente. Polícia Federal Em menos de um minuto. um menor é abusado no Brasil. • O abuso sexual infantil está entre os 14 maiores riscos à saúde humana. fotografá-las e fazê-las abortar. a cada oito minutos.Amazônia Digital . NA MIRA DA SOCIEDADE Os abusadores estão com medo. O problema é até mais comum em prisões de outros países com o Brasil. • Segundo dados da Secretária Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH). Eles entram em contato pela rede. porém falta interesse geral para reverter o quadro. uma em cada três mulheres já foi espancada.

depois insira o Texto: “A internet a serviço do seu negócio” dentro dele. 2º. excluir pontos âncoras. Para que o texto possa ficar em contorno da forma pessa Menu Janela > Texto em contorno. Com a ferramenta Excluir pontos. Tamanho: 22 3º. Poligono. para que ele possa ficar em contorno da imagem na opção Tipo marqueDetectar bordas.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 04 Neste exercicio vamos trabalhar com a ferramenta retangulo (M). 1º. marque a terceira opção: Quebra de texto em Torno do objeto.Amazônia Digital . Sua Escola de Negócios! 129 . e com a ferramenta Adicionar pontos adicione alguns pontos nolado esquerdo e no lado direito. exclua alguns pontos que sobraram pra que ele crie a forma desejada. Adicionar pontos âncora. efeitos de cantos nos retangulos e a opção de texto em contorno. Crie um retangulo medindo 394mm de largura por 21mm de Altura. Obs: O seu texto ficará em contorno da caixa. Fonte Impact.

aumentar as vendas e encontrar novos mercados.” gs trazem informações valiosíssimas para o negócio”. uma grande facilidade de resolver coisas (sem sair de casa) e uma visão do mundo atual através de noticiários que estão disponíveis sempre para os interessados e curiosos. . Além da parte de que o mercado de trabalho hoje em dia adota essa “tecnologia”. Nos últimos tempos. aumentar as vendas e conquistar clientes. Exame PME apresenta agência de marketing online CookieWeb. blogs e sites em laboratórios para melhorar seus produtos. descobrir novos mercapesquisas para obter o tipo de informação que dos.ta de inteligência competitiva. mas também é muito usado e as vezes até “necessário” no mercado de trabalho atual. diz Natan Sztamfater. C Atualmente grande parte das empresas ou quase todas adotam o uso de máquinas (computadores) como principal fonte de trabalho. 130 Sua Escola de Negócios! A A importância da informática nos dias de hoje importância da informática nos dias de hoje. capaz de ajudar gócio emergente poderia pagar um instituto de a aperfeiçoar produtos. é além de ser um grande avanço tecnológico do qual seria bom todos terem acesso. blogs e microblohoje pode ter praticamente de graça na rede. microblogs e redes sociais abriram as portas para que os empreendedores pudessem se comunicar diretamente com seus consumidores.Amazônia Digital . cinco casos de empreendedores que estão conseguindo transformar a internet numa ferramen“Dificilmente quem está no comando de um ne. Agora. redes sociais. muitos donos de pequenas e médias empresas estão descobrindo que podem usar as ferramentas interativas disponíveis na internet como se fossem uma espécie de campo de testes para desenvolver novos produtos ou uma fonte de informações sobre as tendências do mercado.Curso de DESIGN GRÁFICO A internet a serviço do seu negócio inco empreendedores contam como transformaram redes sociais. uma nova evolução tecnológica da qual nos proporciona uma visão ampla no caso do uso da internet. diretor da Nas próximas páginas. blogs. “Sabendo usar. o uso da informática faz parte também de um novo aprendizado.

Como funcionam? As redes Wi-Fi operam através de ondas de rádio. Uma vez em um hotspot. Os pontos de acesso para conexão com a Internet Wi-Fi recebem o nome de hotspots. da mesma forma que telefones celulares e televisores. sem o uso de fios. por permitir a conexão de diversos dispositivos simultaneamente. comumente encontrados em aeroportos. entre outros. HAtualmente já é bem comum encontrar residências utilizando o Wi-Fi. Primeiramente. Possuem custo de instalação baixíssimo.Amazônia Digital . recebe esse sinal. Sua Escola de Negócios! 131 . que requer uma licença da ANATEL. basta ligar seu dispositivo portátil (laptop. cafés. Na prática. estabelecendo-se assim a comunicação entre os dispositivos sem fio. sem o uso de fios. bibliotecas. O Wi-Fi está cada vez mais difuso na sociedade devido às facilidades que ele proporciona. é entendido simplesmente como uma tecnologia que permite a conexão entre vários dispositivos sem fio usando o protocolo IEEE 802. Segundo.11. O roteador. por utilizar freqüências de rádio que não necessitam de licença para a instalação e/ou operação — exceto para uso comercial. e isso tende a ficar ainda mais comum.11.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 05 O que é Wi-Fi? Wi-Fi é um termo licenciado pela Wi-Fi Alliance para se referir a redes sem fio baseadas no padrão IEEE 802. Um adaptador sem fio para computador transforma os dados em sinais de rádio e os emite através de uma antena. a ponto de você ter acesso à Internet a partir de qualquer lugar. decodifica-o e o envia para a Internet. O mesmo ocorre no sentido contrário. dispositivo conectado a Internet através de cabos. discretas e muito práticas. smartphone etc.) com adaptador Wi-Fi e acessar a Internet.

É verdade?” Na menopausa os ovários param de produzir um importante hormônio chamado estrogênio. Sua Escola de Negócios! 132 . quando Veja os truques para nunca mais passar vergonha Às vezes o nosso corpo nos co. toalha ou batom com mulheres. O problema afeta a visão periférica e pode causar cegueira.• Pratique exercícios físicos. que tem a função de proporcionar bem-estar à mulher. hormônio.conhecemos ainda os reais benefícios e riscos quanto estiver com feridas. Mas • O médico pode indicar rémedio e as pesquisas estão em pomadas. que feré um tipo de estrogêmentam com facilidade e produber. que sem você perce. não outras pessoas.• Evite as bebidas gasosas. O tratamento mais frenquente é com colírios que reduzem a pressão e mantêm o nervo óptico protegido.tes. • Use sempre fio dental. E aquela ferida de herpes que Estudo indicam que ela sempre surge na pior hora? Siga Não abuse também de balas e chiclereduz as ondas de caas dicas para evitar esses proble. Por tanto.Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 06 Governo vai fornecer colírios de graças para o tratamento O glaucoma é uma doença comum que ocorre quando a pressão interna do olho fica acima do normal. aquela vontade de soltar gases. zem gases. fase inicial e foram re• Passe proteres labiais. HERPES mas. o cérebro e o coração • Faça compressas com água borie não age sobre as cada para ajudar na cicatrização.Por FUJA DE SITUAÇÕES EMBARAÇOSAS esse motivo. segundo pesquisas. E não beije en. A isoflavona Ou o hálito. Fiz tratamento com hormônio para a menopausa mas tive problemas. Por isso o Ministério da Saúde vai disponibilizar o colírio para o atendimento do SUS. O líquido auxilia a dihálito. a doença de Alzheimer e o câncer do intestino grosso. • Evite de ficar de estômago vazio por mais de 3 horas. protege os ossos. alizadas com poucas • Como herpes é contagioso. mamas e o útero. As células de gordura podem ser ativadas. tino e a liberar os gases com mais tectamos riscos. que ajuda a produzir saliva e limpa a língua. gestão. • Beba muita água. COMBATE AO GLAUCOMA Consultório médico “Estou com 54 anos e não menstruo mais. e lá vem tamos a reposição do facilidade. receiUm almoço mais pesado. vél. como deve aplicar-se para a vida toda.avaliamos uma mulher na menopausa e denhar ajuda a movimentar o intesloca em situações complicadas. lor. exala um cheiro nada agradanio extraído de plantas. liberando ácido graxos que contêm GASES: as substâncias causadoras do mau • Beba água. Ouvi dizer que a isoflavona traz bons resultados. Apesar de o remédio não ser muito caro. • Escove a língua e o céu da boca. evitar osteoporose. problemas cardíacos e. o paciente acaba gastando bastante. não divida copo. Cami. da ingestão de comprimiMAU HÁLITO dos contendo isoflavona.

cada uma mais bela que a outra. O Cipó-titica é da espécie botânica Heteropsis Fluxuosa. um tipo bastante comum. sem agressão. encontrada na Amazônia. Na fase adulta. obedecendo ao ambiente. mas muito importante para a arte da floresta. como ele próprio define. hastes retiradas das árvores que se projetam no vazio por metros e metros. entra uma parcela considerável de máteria-prima sintética. É socia e ambientalmente correta. por essas características é utilizado na indústria moveleira e também para artefatos e objetos artesanais. Sua Escola de Negócios! 133 . está conduzida com cipó.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 07 Arte da Amazônia Um referencial do talento regional que conquistou gerações O local funciona como um ateliê. que oferecem o cipó titica. Todas concebidas a partir de matéria-prima adquirida na natureza.Amazônia Digital . produzida com as características base do próprio cipó e outros mateirais utilizados na sua arte. São as árvores-mãe. sem degradação. o caule é grosso e lenhoso com fibra altamente resistente e durável. Junto com o produto natural. Edno também enfatiza que a exploração do cipó é feita de maneira ética. em áreas florestais natuarais de terra firme. A arte de Edno Farias de Siqueira obedece a um padrão. que identifica cada etnia dos povos que ocupam esta vasta planície. com admiração pelo potencial produtivo da floresta. É da criatividade do artista que surgem as peças.

Responda o questionário e devolva-o gratuitamente através dos correios.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 08 Sacolas perigosas O apelo para os consumidores voltarem a usar sacolas permanentes na hora de fazer compras está esbarrando numa situação desagradável.Amazônia Digital . Falam sobre temas como erros e acertos da editora. Há. Los Angeles e San Francisco mostraram que as ecobags são uma ameaça à saúde. Usar a sacola retornável faz bem para todo mundo e se ela estiver limpinha. um tipo de carta muito especial: aquele onde o leitor diz espontaneamente que a leitura da revista o ajuda a alterar o estilo de vida para melhor. Pesquisa Vida e Saúde e Estilo de Vida Em 72 anos de existência e 867 edições. estando 50% dekas contamidas por bactérias coliformes como a E. De acordo com o estudo. porém. O estudo mostrou ainda que uma boa limpeza pode matar quase todas as bactérias. melhor ainda. 97% das pessoas nunca haviam lavado as sacolas. de todo o Brasil e até de outros países. Estas cartas revelam o gosto e a opinião de quem acompanha mensalmente a revista. 134 Sua Escola de Negócios! . Coli. Desde o mês de setembro cerca de 300 leitores da região Oeste do Estado de São Paulo recebeu em casa um questionário especial cuja a finalidade será investigar essa influência. a revista Vida e Saúde já recebeu centenas de cartas de leitores. os riscos de contaminação são reais. Se você faz parte desse grupo. Pesquisa feita nos Estados Unidos onde pesquisadores analisaram 84 sacolas retornáveis de consumidores em Tucson. o bom gosto ou não de uma capa. Visto que as sacolinhas plásticas comuns estão com os dias contados e as ecobags devem aumentar. participe.

Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 09 Todos os dias R O bullying causa sérios danos à personalidade da criança portante e deve despertar a atenção de pais e profissionais da área de saúde. O nome também pode ser utilizado para definir o mesmo tipo de comportamento quando ocorre com adultos dentro de empresas. o fato é bem mais comum do que se imagina. na saída das aulas e durante a ida pra casa. Apesar de a história estar guardada na memória de Raquel. a alegria de encontrar amigos e obter conhecimento cedeu lugar ao medo e nervosismo.Eka superou as provocações e não desenvolveu nenhum trauma. não importando se esta é a agredida e humilhada ou a que exerce o papel de tirano. Foi na escola que ela encontrou mais espaços para suas descobertas e reflexões. o bullying é um tema muito im- Sua Escola de Negócios! 135 . agressões e isolamentos praticados por um indivíduo ou um grupo de pessoas contra outros. que atua em 66 países em defesa dos direitos da infância. Você já passou por situações semelhantes? Ouviu piadas. Segundo psicólogos. sofreu discriminação ou foi ridicularizado por colegas na escola simplesmente por ser diferente? Embora pareça cena de filme ou livro. Raquel pediu ajuda à sua mãe. piadinhas e apelidos eram proferidos contra Raquel por causa de uma verruga no nariz. o bullying é capaz de causar sérios danos ao desenvolvimento da personalidade e caráter da criança. apontou que 70% dos 12 mil estudantes entrevistados em seis Estados brasileiros afirmaram ter sido vítimas de violência escolar. Dona Cleusa levou a filha ao especialista de medicamentos. hoje a jornalista de Rede Novo Tempo de Comunicação não sofre com o que aconteceu. zombarias. humilhações. Contudo. retirou o motivo das zombarias: a verruga. Todos os dias. Risadas. aquel sempre gostou de estudar e aprender. a menina de 9 anos era perseguida por uma colega que zombava dela. como psicólogos e psiquiatras. Uma pesquisa divulgada no início de 2009 pela organização não-governamental Internacional Plan. Essa atitude é diferente do comportamento da maioria das vítimas do bullying. Ooutos 84 % desse total apontaram suas escolas como violentas. Para resolver o problema.Amazônia Digital . mas a incidência do fato nas escolas é mais comum. O termo Bullying surgiu nos Estados Unidos e se refere a provocações.

o apartheid racial era oficial. ao qual compareceu também o presidente republicano George W.Amazônia Digital . mas o racismo ainda é um tema explosivo no país. que foi candidato à Presidência em 1948. apesar de todos os esforços para obeter a igualdade entre brancos e negros. Nos Estados do Sul. tropeçou no próprio passado. O centenário senador até mudou de idéias anos depois. 10% dos negros americanos eram de classe média--. Há duas semanas. que elas eram “terríveis” e insensíveis”. nós teríamos tido tantos problemas ao longo de todos esses ano.hoje eles são 50%. Em 1945. Segundo pesquisa do jornal Wsshington Post e da rede de televisão ABC. Mas o apartheid americano é de memória. Ela foi colocada fora da lei quatro décadaa atrás. o senador Trent Lott. que Thurmond representava. com razão. . nós (do Estado do Mississipi) votamos nele. Nessas circunstâncias. Disse.” O saudosismo de Lott chocou a todos: a principal bandeira de Thurmond. o mais importante líder do Partido Republicano. nenhum cacique republicano --. quando ele foi candidato a presidente. Bush. Diante da comoção e da repercussão na imprensa.ousaria sair em sua defesa. Mas dificilmente ele conseguirá se eleger líder do Senado no próximo 6 de janeiro. Se o resto do país tivesse feito o mesmo. empregou negros em seu gabinete e matriculou sua filha em uma escola mista de brancos e negros. 51% dos entrevistados acham que Lott não pode ser o líder do governo no Senado. Lott empolgou-se ao fazer elegios ao anversariante. pelo que falou. 136 Sua Escola de Negócios! era a total segregação racial. As chamadas “politicas afirmativas” de cotas para minorias nas universidades e na administração pública fizeram com que a classe média negra dobrasse nos últimos vinte anos. No aniversário de 100 anos do exsenador Strom Thurmond. Mas. Lott já pediu desculpas sete vezes pelas infelizes declarações.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 10 Tropeço no passado O Líder republicano no Senado faz elogios à discriminação racial nos Estados Unidos s Estados Unidos são atormentados por um pecado do passado: a segregação racial. os Estados Unidos são o melhor para um negro viver. Entre todos os países com grande população negra das Américas. “ Quando ele concorreu à Presidência. Lott tem saudade do “velho” 0s comentários do líder republicano foram manifestação mais próxima de apoio a teses racistas feita por qualquer grande figura política americana nas últimas décadas. Votou a favor de um feriado nacional para lembrar o líder negro Martin Luther King.

1º Passo: Crie uma elipse medindo 118 mm por 118 mm. 5º Passo: De um clique com o auxiliar do mouse em cima do objeto. Esta opção irá ajustar a imagem para caber em toda a elipse.Amazônia Digital . 3º Passo: Selecione as duas elipses e va até ao menu Objeto > Pathfinder > Subtrair Esta opção vai fazer com que o objeto da frente. Sua Escola de Negócios! 137 . 6º Passo: Crie outra elipse medindo 113 por 113 mm em seguida pegue a ferramenta de “Texto Tipo no traçado”. “corta” o objeto situado atrás. 2º Passo: Crie outra elipse medindo 23 por 23 mm e coloque bem no centro da elipse grande.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 11 Neste exercicio vamos criar Adesivos para CD e DVD. 4º Passo: Depois de subtrair os objetos basta insira a imagem do CD. para que o texto possa ficar em curva. e pessa a opção > ajuste > Ajustar conteúdo proporcionalmente.

c or s um mo dd olen im ve l eniat iu r olo mod si tis . esta ficará no centro. Vivir Sin Aire 4. v xe ge in im v ud m el enia t iusciduipit nim estr ie erc i sc ni n u tl or t is ie t.Curso de DESIGN GRÁFICO rci le ve et. Don’t Know Why 3. Amor Maior 8. Depois só ir no Menu Janela e pedir a opção Texto em Contorno marque a terceira opção > Quebra de Texto em torno do objeto. ut lo r ti si in et. You Belong To Me 7. co r su mm 1. The Way You Look Tonigh 5. Misunderstood 2. 7º Passo: Para que o texto possa ficar em contorno com a elipse do meio é você irá criar outra elipse do mesmo tamanho que que a elipse pequena. Re duisi et nulla am dio s an um s n co 138 Sua Escola de Negócios! se n it. Seu texto ficará desta forma. si ti Re duisi et nulla am su a ms n co io nd Seu adesivo ficará assim: se ni t. .Amazônia Digital . is c en ex ing rud m sciduipit nim est or dol smo . I’m With You od dol en el t. Sexed Up 6.

(Tecla de atalho: CTRL+N) 2º Passo .Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 12 . 01 – Colbie Caillat – All Of You 02 – Matt Wertz – 5:19 03 – Katie Melua – Piece By Piece 04 – Charice – New World 05 – Adele – Don’t You Remember 06 – Matt Medlock – Foolish Heart 07 – Bruno Mars – The Lazy Song 08 – Gloria Estefan – Miss Little Havana Nacional e Internacional Sua Escola de Negócios! 139 .. escolha a opção CD.Menu > Arquivo > Novo > Documento.Amazônia Digital . Formato: Papel CD Largura: 120 mm Altura: 120 mm NORAH JONES AVRIL LAVIGNE TRIBALISTAS MATCHBOX TWENTY SANTANA CHICO BUARQUE MARIA BETÂNIA JENNIFER LOPEZ BON JOVI LUIZA POSSI ROD STEWART GAL COSTA SHAKIRA CAETANO VELOSO JORGE MAUTNER e muito mais.Criando encarte para CD 1º Passo .Na Opção Tamanho da Página..

.140 Sua Escola de Negócios! NORAH JONES AVRIL LAVIGNE TRIBALISTAS MATCHBOX TWENTY SANTANA CHICO BUARQUE MARIA BETÂNIA JENNIFER LOPEZ BON JOVI LUIZA POSSI ROD STEWART GAL COSTA SHAKIRA CAETANO VELOSO JORGE MAUTNER e muito mais. NORAH JONES AVRIL LAVIGNE TRIBALISTAS MATCHBOX TWENTY SANTANA CHICO BUARQUE MARIA BETÂNIA JENNIFER LOPEZ BON JOVI LUIZA POSSI ROD STEWART GAL COSTA SHAKIRA CAETANO VELOSO JORGE MAUTNER e muito mais.. 01 – Colbie Caillat – All Of You 02 – Matt Wertz – 5:19 03 – Katie Melua – Piece By Piece 04 – Charice – New World 05 – Adele – Don’t You Remember 06 – Matt Medlock – Foolish Heart 07 – Bruno Mars – The Lazy Song 08 – Gloria Estefan – Miss Little Havana Nacional e Internacional Nacional e Internacional Formato: Papel CD Largura: 120 mm Altura: 120 mm Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO 01 – Colbie Caillat – All Of You 02 – Matt Wertz – 5:19 03 – Katie Melua – Piece By Piece 04 – Charice – New World 05 – Adele – Don’t You Remember 06 – Matt Medlock – Foolish Heart 07 – Bruno Mars – The Lazy Song 08 – Gloria Estefan – Miss Little Havana ...

pia z. capaz de captar imagens em alta definição do corpo humano. O mais recente experimento nessa área vem da Noruega. a indústria do petróleo . informações apontam que o pequeno aparelho em forma de pílula será capaz de gravar vídeos em alta definição dentro do intestino dos pacientes. As ondas também serão usadas para localizar a câmera dentro do corpo. da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. é uma pesquisa colaborativa entre pesquisadores da Universidade de Oslo. Elas serão captadas por um cinturão de pequenos receptores usados ao redor do estômago do paciente. A cápsula endoscópica. Sua Escola de Negócios! 141 .Amazônia Digital . por exemplo. a tecnologia do Melody também poderá ser usada em outras aplicações. transmitindo em tempo real os dados de seus tecidos do corpo por meio de ondas de rádio. fonte de luz. os pesquisadores criaram um algoritmo que comprime os vídeos captados pela câmera para 3% de seu tamanho original.para inspecionar o interior das tubulações. terá uma minúscula câmera de vídeo HD.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 13 Noruegueses criam pílula que registra imagens do corpo humano em HD. da Fundação Norueguesa de Pesquisa de Defesa e de outros 22 parceiros. os pesquisadores afirmam que a qualidade da imagem é suficiente para análises médicas. A fim de reforçar as capacidades da cápsula. sco do de lu roc en e r a font mi i . os cientistas trabalham num sistema de fotografias baseado em radar para melhorar a qualidade dos vídeos. transmissor de rádio. essad l â su áp ma c r de r proc C u Pelo fato dos 30 quaso erá smis dros por segundo da tecnologia t an HD serem uma enorme carga para tr squisadores de diversas partes do planeta têm criado diferentes mecanismos para simplificar . Pe um dispositivo tão minúsculo. além de permitir transmissões mais profundas dentro do estômago e intestinos. O recurso de vídeo-transmissão já foi testado em animais. Até agora. m tu sti HD té u a ub e s ídeo ria e d po de v bate or ue a a q mer ádio. como. intitulado Melody. onde u m grupo de cientistas desenvolveu uma câmera em forma de pílula. que ainda está em fase de desenvolvimento.e tornar mais eficientes . O projeto. Ainda assim. Uma vez aperfeiçoada. bateria e até um microprocessador.os exames médicos.

Logo. posição e tamanho dos objetos. Lembre-se que o efeito 3D é composto por duas imagens projetadas em pontos distintos. Para se ter uma ideia em 1952. gerando uma ilusão de visão em 3D. foco.com uma lente azul e outra vermelha – que além de ser desconfortáveis causavam dor de cabeça e enjoo em algumas pessoas. que reduzem as oscilações na imagem. foi exibido o primeiro filme em 3D nos cinemas. Mas o que poucos sabem é que.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 14 Tecnologia 3D Realidade em três dimensões. E nesse processo ainda devem ser controlados zoom. em pontos de observação ligeiramente diferentes. Para que isso seja possível. Cada lente é colocada a cerca de seis centímetros uma da outra (já que essa é a distância média entre os olhos de uma pessoa). até é possível. mas é um processo bem trabalhoso. o formato de exibição de imagem. da mesma cena. funde as duas imagens em apenas uma e. Claro. a captação dessas imagens não é 142 Sua Escola de Negócios! feita de uma forma qualquer. Seu cérebro. Os efeitos em terceira dimensão estão se tornando cada vez mais comuns em nosso cotidiano e. nada como é apresentado nas modernas salas de hoje em dia. é preciso fazer ainda as correções de cores e brilhos necessárias para que não dê a impressão de imagens distintas. nesse processo. Um truque utilizado pela indústria é filmar através de uma lente e usar um espelho para projetar uma imagem deslocada em uma segunda lente. mas a experiência de ter a impressão de ver as imagens saindo da tela – ainda que precária – causou furor no público. no entanto. enquadramento (que deve ser exatamente o mesmo) e o ângulo relativo entre elas. mas à época as prioridades eram outras. Literalmente. devem ser filmadas duas imagens ao mesmo tempo. E. na captação. abertura. automaticamente. como é feito o 3D e por que vemos em três dimensões? A terceira dimensão não existe. parecem estar encaminhando para se tornar a nova febre do mundo do entretenimento. deixando a composição mais realista. é apenas uma ilusão da sua mente. Ou melhor. Essa correção de enquadramento é feita por softwares específicos. para um futuro próximo. A imagem refletida é girada e invertida antes da edição do filme. Não é uma tarefa fácil ou que você possa fazer na sua casa. Apesar do nome complicado trata-se apenas da projeção de duas imagens. Assim. durante toda a década outras experiências foram feitas. Afinal. reformar as salas de cinema e aprimorar os óculos de papel . por se tratar de um espelho. .Amazônia Digital . obtém informações quanto à profundidade. Certamente você já ouviu falar sobre esse conceito. seus princípios e as primeiras experiências já têm mais de meio século. A câmera estereoscópica simula a visão do olho humano. E isso é possível graças a um fenômeno natural chamado estereoscopia. distância. em tempo real. Era preciso aprimorar o som. nos Estados Unidos. embora esta tecnologia só agora tenha começado a se desenvolver.

Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício 15 Vida e Saúde 3 Editorial 4 Correio 6 Sala de espera 10 A revolução continua O que se pode comemorar desde o lançamento da pílula anticoncepcional os alimentos ricos em micro-organismos do bem ajudam a manter o equilibrio do aparelho digestivo. 38 Plantas 40 Emergência 41 Dicas e Soluções 42 Em forma 44 Alimentos 47 Assédio Como prevenir o assédio sexual em todas as suas formas. 34 A família do herpes Conheça a doença e veja como se prevenir contra ela.Amazônia Digital . 18 Tropa de choque Entenda como 23 100 dúvidas 25 Receitas Vida e Saúde 29 Compare e escolha 30 Máximo proveito Reportagem sobre os alimentos que não são tão integrais como se diz. 50 Saúde total Sua Escola de Negócios! 143 .

.

como a gravação de CDS e confecção de vídeos. CAPITULO 08 .Multimidia Seja bem vindo (a) ao curso de Multimídias! Com este material em mãos você conhecerá algumas das técnicas para a criação e gravação de mídias. Absorva o conhecimento que será adquirido. Pratique e elabore seu próprio estúdio de multimídias.

.

portanto. b) que a forma de contacto do usuário com o material a ser apresentado ou recuperado é tão natural quanto possível. os meios de comunicação mais apropriados. podendo ser ouvido através do alto-falante do próprio computador ou de fone de ouvido conectado ao equipamento de leitura de disco óptico a laser. sempre podendo retomar onde parou da vez anterior. Se usarmos o computador para criar uma fita de vídeo que incorpora sons. Determina o ritmo e a velocidade da apresentação ou recuperação da informação. até há pouco tempo. ou saltando de um meio ao outro. também dispensa equipamento de amplificação mais sofisticado. quer-se dizer pelo menos duas coisas: a) que a informação é apresentada ou recuperada na forma mais adequada ao seu conteúdo. controla repetições. é tal que não é necessário que tenhamos. que passa a ser mais um periférico do computador. assim. para isso. interrupções. usando-se. visto e ouvido. avanços. de maneira multissensorial. Quando se diz que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira intuitiva. nem mais. determinando. • • Sua Escola de Negócios! 147 .. quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo. de mero recebedor de sons. imagens e sons. nem menos. elas são exibidas. sem perder "o fio da meada". Falar em multimídia. textos. a integração. gráficos. Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multissensorial. integrada. se já possui as informações de interesse. quer-se dizer que multimídia não é apenas uma maneira de apresentar informações ao usuário. ao lado do computador. se desejar. hoje. pode avaliar seu conhecimento. mas formam um todo orgânico sob a coordenação do computador. a efetividade da sua compreensão e a eficiência de todo o processo. Introduz marcações e anotações nos textos e imagens. O potencial do computador estará sendo subutilizado neste caso. raramente eram empregados de maneira coordenada. a eficácia da apresentação ou recuperação da informação.Amazônia Digital . apesar de termos várias mídias envolvidas e de contarmos com a participação do computador. de modo a garantir a facilidade do uso. recuperando-as. em manipulador e processador de informações. interligando-as. não estaremos tendo multimídia. por sua vez. um aparelho de televisão ou um monitor de vídeo especial para vermos as imagens fotográficas e de vídeo: armazenadas em disco óptico a laser. o termo "multimídia" se refere à apresentação ou recuperação de informações que se faz. entre outras coisas: • • • • Decide a sequência em que a informação vai ser apresentada ou recuperada e o seu próprio esquema de navegação pela informação. equivalente a falar em multimídia interativa. podendo também realizar cálculos com informações numéricas eventualmente inseridas nos textos. Estabelece associações e interligações entre informações diversas. Sua utilização mais nobre se encontra no fato de que permite que o usuário se transforme de simples observador passivo da apresentação da informação em participante ativo na sua busca e recuperação. com o auxílio do computador. a saber: • • • • • • Som (voz humana. bem como comentários ao material lido. Quando se diz que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira interativa. imagens de vídeo. é. na tela do monitor do próprio computador. música. por exemplo). Na verdade. tabelas. o que se quer dizer é que os meios de comunicação mencionados não são meramente justapostos. em cores e em alta resolução. intuitiva e interativa. mesmo que de natureza diferente (textos. fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que. O áudio.) Quando se diz que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira integrada. construindo com elas novas informações. como se ele fosse seu mero recipiente. efeitos especiais) Fotografia (imagem estática) Vídeo (imagens em pleno movimento) Animação (desenho animado) Gráficos Textos (incluindo números. animações. imagens e textos. Define os momentos em que. mas que vai ser utilizada de maneira linear. etc. etc. progredindo de um assunto ao outro. que.Curso de DESIGN GRÁFICO Multimídia Em seu sentido mais lato. passivo: multimídia é uma forma de o usuário ativamente interagir com as informações: buscando-as.

A maioria do material com mais de 100 anos não está protegido por direitos autorais.Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO Usando o conteúdo legalmente Ao criar e compilar um conteúdo. Embora um trabalho. possa ser de domínio público. Obtendo permissão Para obter permissão para uso de material sob proteção de direitos autorais. o autor ou a empresa que emprega o autor se torna automaticamente proprietário do conteúdo. O material é de propriedade do governo dos E. por exemplo. As instituições educacionais estão isentas de obter permissão quando o trabalho é usado com objetivos educacionais legítimos. Sempre verifique com o advogado da instituição se você está protegido pela cláusula relativa ao uso lícito da lei de direitos autorais. um texto ou um elemento gráfico. Pinafore” seja de domínio público.U. é exigida a exibição do aviso de direitos autorais com uma declaração de “uso permitido” anexada e poderá haver restrições sobre o uso do trabalho inteiro. A maioria dos itens do governo dos Estados Unidos são de domínio público. você precisa verificar se está usando esse conteúdo legalmente. Por esse motivo. mais royalties você pagará. você poderá estar infringindo leis de direitos autorais e pode haver penalidades de até US$ 100. obter permissão é uma ótima idéia. mas são somente um ponto de partida. No caso de um filme. essa pessoa ainda terá direitos sobre o trabalho. entre em contato com o proprietário dos direitos autorais mencionado no aviso de direitos autorais anexado ao trabalho. e está disponível para o público. As informações deste tópico discutem aspectos legais. Por exemplo. O proprietário do material protegido por direitos autorais tem direito de ser remunerado quando outra pessoa ou empresa usar seu trabalho.A. É possível usar partes de um trabalho protegido por direitos autorais sem permissão em uma crítica ou resenha. Sobre domínio público O conteúdo não protegido por direitos autorais é de domínio público. Em alguns casos. sem permissão. Os royalties geralmente são cobrados por uso. embora “H. Músicas. Após a criação de um vídeo. Mesmo se você incorporar somente uma parte do trabalho de outra pessoa ao seu próprio trabalho. além de indenização por receita perdida aos proprietários dos direitos autorais. um vídeo da produção de 1995 desse trabalho. as apresentações desse trabalho não o são. como uma opereta de Gilbert e Sullivan. também de acordo com a cláusula relativa ao uso lícito. consulte um advogado para responder perguntas específicas. fotografias e obras gráficas podem estar disponíveis imediatamente. será indicado um agente ou um advogado que informará qual são as taxas de royalty e enviará os documentos apropriados. O artista (ou o espólio do artista) libera os direitos do conteúdo para o público. Um material torna-se material de domínio público de uma dessas três formas: Os direitos autorais perde a validade. quanto mais um trabalho for transmitido.M.000. Ao usar a criação de outra pessoa sem permissão. você violaria os direitos autorais da Acme Gilbert and Sullivan Society se usasse.S. Alguns proprietários de direitos autorais não permitirão o uso do material até que transcorra um período de tempo específico após o lançamento original do material. Normalmente. 148 Sua Escola de Negócios! . geralmente é definido um período de tempo após o filme deixar de ser exibido nos cinemas. Para uma produção teatral. o conteúdo em vídeo da NASA. a permissão geralmente é concedida após a conclusão da primeira turnê da companhia.

podem ser editados e organizados para criar filmes. entreter. editar e incrementar filmes caseiros. e outras técnicas visuais. [ iniciar. 05 .Área de Trabalho Para iniciar o Windows Live Movie Maker posicione o cursor do Mouse sobre o Botão Movie Maker]. vender produtos. em seguida. enviá-los para pessoas por correio eletrônico ou enviá-los para um servidor Web de modo que eles possam ser exibidos.Windows Live Vejamos abaixo algumas das principais ferramentas do Windows Live Movie Maker: 01 . Abaixo surgirá a área de trabalho do programa. comunicar mensagens comerciais ou possibilitar o ensino a distância. 11 . As possibilidades de criação de filmes são limitadas somente pela sua imaginação. 03 . você pode visualizar o projeto antes de salvá-lo como um filme.Curso de DESIGN GRÁFICO 01 . Maximizar (Restaurar Tamanho) e Fechar. Você também pode usar os botões de navegação para navegar por um clipe individual ou um projeto inteiro. 04 .Amazônia Digital . permitindo que os usuários criem efeitos nos seus vídeos além de poderem adicionar músicas a apresentações.Barra de Ferramentas de Acesso Rápido: Podemos personalizá-la com outros botões de comando. subtítulos.Faixa de Opções: Adiciona animações. 07 .Adiciona Vídeos e Fotos. 02 . 10 . você pode criar filmes para difundir notícias.Botões de Comando: Minimizar.Monitor de Visualização de vídeos e imagens: Usando o monitor. Por exemplo. como Abrir projeto e Salvar como.Outro recurso para adicionar vídeos e fotos. 02 . efeitos visuais entre outros.Conhecendo o Windows Live Movie Maker O Windows Live Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite fazer. 06 .. abrir e salvar um projeto. Sua Escola de Negócios! 149 . O Windows Live Movie Maker pode ser usado para gravar um material de origem de áudio e vídeo e importar arquivos de origem. que.. Você também pode assistir seus filmes no computador.Salvar: Clique para criar. 08 . efeitos.Botão Tela Cheia: Serve para aumentar a tela de exibição do vídeo. além de definir opções diferentes para o Movie Maker.Salvar filme: Salva o filme no computador com a configuração recomendada para o projeto.Aumentar ou diminuir Zoom. 09 .Remover: Remove (exclui) um item do projeto. títulos.

Amazônia Digital . clicando no botão “Taxa de proporção”. Você deve optar entre “4:3 (fullscreen) e 16:9 (Widescreen)”.Adicionando o Vídeo Na aba “Página Inicial”. de acordo com o vídeo original: 150 Sua Escola de Negócios! .Curso de DESIGN GRÁFICO 03 . clique em “Adicionar vídeos e fotos”: ou arraste os arquivos para o meio da tela. Se preferir. escolha a opção do formato do vídeo. Na aba “Exibir”. podemos “clicar” no meio da tela e procurar o vídeo / foto e “arrastar” os arquivos para o meio da tela.

Curso de DESIGN GRÁFICO 04 .Amazônia Digital .Adicionando Música Continuando na aba “Página Inicial”. escolha a cena que você deseja deixando o “marcador de vídeo” sobre a área que você quer cortar. em seguida movimente até o ponto desejado: Na aba “Editar”. depois clique em “Dividir”: Sua Escola de Negócios! 151 . clicando e mantendo pressionado sobre a trilha de áudio. clique em “Adicionar uma música” para que a trilha seja colocada no início do vídeo ou “Adicionar uma música ao ponto atual” para que ela apareça onde o cursor de pré-visualização está: Também podemos arrastar a música para um local desejado como o início.

Então cuidado para não remover uma parte “Grande” de seu arquivo por acidente. pois a parte que estiver selecionada para remoção. será toda apagada. 152 Sua Escola de Negócios! . podendo remover o que não quiser utilizar: Para excluir a parte não desejada. a parte do vídeo que você não quiser utilizar. Obs.: Lembrando que o vídeo deve estar dividido. clique com o botão direito do mouse nela e selecionar a opção “Remover”. depois de dividir o vídeo.Curso de DESIGN GRÁFICO Escolhida a cena. o vídeo será dividido em duas partes.Amazônia Digital .

clicando sobre elas apertando “Ctrl” e selecionar as cenas que você deseja tirar o áudio ou clicar com o “botão direito” sobre os seus arquivos e escolher a opção “Selecionar tudo”).Curso de DESIGN GRÁFICO Na aba “Editar” você pode regular a música a seu gosto. aumentando ou diminuindo o volume no inicio e fim do som. é só “arrastar” com o mouse a “barrinha” até o ícone de som Aplicando títulos Na aba “Página Inicial”. O Windows Live Movie Maker conta com três categorias: Título. Vai aparecer uma barra logo abaixo.Amazônia Digital . usando a opção “Fade In” e “Fade Out”: Editando Cenas do Vídeo Depois de adicionar seu vídeo. clique em “Volume do vídeo”. no lado esquerdo acima do preview do vídeo. vá à aba “Editar” e selecione no canto direito o “seu arquivo” (a suas cenas. Feito isso. Legenda e Créditos: Sua Escola de Negócios! 153 . para tirar o áudio.

Inserindo Legenda Posicione novamente o “marcador de vídeo” para escolher o local e quando deve aparecer. Na imagem abaixo. [4] Aplica um efeito para o título.Curso de DESIGN GRÁFICO Antes de adicionar um título. [3] Define a duração do título do seu vídeo. Nessa opção é possível posicionar o texto sobre qualquer parte do vídeo. posicione o “marcador de vídeo” no local de sua preferência na linha do tempo. [2] Altera a transparência e também pode trocar a posição do texto. digite o que será o título do vídeo e posicione onde preferir colocando o cursor sobre o quadrado pontilhado: “DIGITE AQUI O TÍTULO”. Depois de clicar em Título. selecione “Legenda”. 154 Sua Escola de Negócios! . Você pode escolher e adicionar efeitos em sua legenda. Depois sim clique em “Título”: [1] Realiza formatações no texto. foi adicionado um efeito “Girar para dentro”:Clique em “Formato” Girar para dentro. Depois em “Página Inicial”. colocando o cursor do mouse sobre o retângulo onde se digita a legenda na tela de preview do vídeo.Amazônia Digital .

surgirá o nome do efeito e reproduz uma a pré-visualização para você ver o resultado: Você pode escolher mais tipos de efeitos e transições de vídeo clicando nas setas ao lado. Colocando o mouse sobre as opções. As funções de textos são iguais a do Título e Legenda: Colocando efeitos e transições Na aba “Efeitos Visuais” você pode adicionar um dos vários efeitos em seu vídeo selecionando uma determinada cena e depois clicando num efeito de sua escolha. selecione “Créditos” e digite algo para que as pessoas saibam quem o fez.Curso de DESIGN GRÁFICO Inserindo Créditos Após posicionar o “marcador de vídeo” no final de seu vídeo (do seu filme). Veja na figura abaixo: Sua Escola de Negócios! 155 .Amazônia Digital . na “Página Inicial”.

para dar a ideia de passagem de tempo. fotos e títulos: Salvando o vídeo Para salvar.Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO Animações Permite você adicionar transições de vídeo (efeitos) entre uma cena e outra. É só escolher entre várias configurações prontas para o salvamento. Podemos adicionar uma transição entre qualquer combinação de clipes de vídeo. Depois salve o vídeo em um local de sua preferência: Menu Principal Agora é só aguardar até que o processo seja concluído para que você possa assistir o seu trabalho! 156 Sua Escola de Negócios! . basta posicionar o “marcador de vídeo” no início ou fim de uma cena e clicar numa transição. ou seja. entre elas. efeitos de uma cena para outra. clique no menu principal e selecione “Salvar Filme”. Para isso.

. clique na opção “Salvar Filme” e escolha a forma de salvamento: Sua Escola de Negócios! 157 . Legendas e Créditos nas imagens: 04 . 03 .Amazônia Digital . Desta forma. 02 . Fig. 03 . Fig. Transições.Animação de Transição aplicada à imagem. todas as fotos terão o mesmo efeito de transição. 02 .Aplique Títulos.Curso de DESIGN GRÁFICO Adicionando Imagens e Transições Além de trabalhar com vídeos o Windows Live Movie Maker permite confeccionar vídeos a partir de fotos. 01 . Siga as etapas: 01 .Selecione a foto para inserir o efeito de animação.Clique em Adicionar Vídeos e Fotos.Depois de ter aplicado todos os efeitos e música para o vídeo.Transição aplicada em todas as fotos..Adicione uma música: 05 . Se preferir podemos marcar a opção “Aplicar a todos”. Clique em Animações.Escolha as fotos que deseja incluir no vídeo.

b) Legenda. f) Efeitos nas Legendas e Imagens. Anotações 158 Sua Escola de Negócios! .Amazônia Digital . e) Transição.Curso de DESIGN GRÁFICO Exercício de Produção 01 .Produza um filme utilizando imagens com as seguintes características: a) Título. c) Crédito. Obs: Salve o filme em um DVD virgem. d) Música.

avi. a mídia é copiada para um computador cliente e. D dispositivo de captura Componente de hardware (por exemplo. Além dos termos do Windows Live Movie Maker. produzidos em qualquer tecnologia. F Frame .jpg. Esse arquivo pode ser um arquivo de áudio (. criação de clipe Processo de detecção e divisão do conteúdo de um vídeo em clipes separados. Esse arquivo é salvo com a extensão . É possível cortar ajustando os pontos inicial e final de corte de um clipe.mswmm. vídeo e imagens fixas armazenados em Windows Media Format.).asf etc. arquivo de origem Arquivo original importado para o Windows Live Movie Maker.mp3. Os clipes são criados pelo Windows Live Movie Maker quando ocorre uma alteração significativa de um quadro para outro. Ele é muito otimizado para transmissões. Hardware ou software que pode compactar e descompactar um conteúdo de áudio ou vídeo.. Sua Escola de Negócios! 159 . Consulte codec. arquivo de projeto Arquivo criado quando você salva os resultados da adição de vários clipes no espaço de trabalho. executada localmente. os quais podem ser armazenados na forma de um arquivo em um computador. de vídeo (. são definidos os termos do Microsoft Windows Media Technologies e outros termos comuns de informática. . No Windows Live Movie Maker.asf. áudio ilustrado Fluxo do Windows Media que consiste em imagens estáticas alteradas em sincronia com uma trilha de áudio. Os métodos se diferenciam pelo local da mídia de origem.quadro ou imagem para produtos audiovisuais genéricos.Curso de DESIGN GRÁFICO Glossário do Windows Live Movie Maker Este glossário define termos usados no Microsoft Windows Live Movie Maker. a mídia de origem está localizada em um servidor remoto e é reproduzida por transmissão através de uma rede. uma câmera de vídeo digital. coleção Local para a organização de clipes. textos e qualquer outra informação vista ou ouvida como parte de uma apresentação de mídia. uma câmera da Web ou uma placa de captura de áudio) que fornece imagens digitalizadas a um computador.asf. Um cabeçalho pode conter informações como as configurações e os tipos de codec.Amazônia Digital . C cabeçalho Parte da estrutura de um fluxo do Windows Media que contém as informações necessárias para que um computador cliente interprete como os pacotes de dados com conteúdo devem ser descompactados e processados. combinar Processo de montagem de dois ou mais clipes de vídeo contíguos.gif etc. sem excluí-las do material original. Esse arquivo pode ser transmitido pelo servidor Windows Media e reproduzido pelo Windows Media Player. enviá-los por uma mensagem de correio eletrônico ou enviá-los para o servidor Web. a correção de erros usada e as instruções sobre como interpretar a estrutura de dados dos pacotes. em seguida. O conteúdo compactado deve ser descompactado para reprodução. arquivo do Windows Media Um arquivo criado pelo Microsoft Windows Media Technologies que contém áudio. clipe Áudio.). compactação Codificação de dados para reduzir o tamanho de um arquivo ou a taxa de transferência de um fluxo. Você pode salvar filmes no disco rígido. corte Processo de remoção de partes de um clipe não desejadas para o projeto. vídeo ou imagens fixas no Windows Live Movie Maker. . . Os clipes são armazenados em coleções. E espaço de trabalho Área do Windows Live Movie Maker na qual você cria filmes. Os arquivos de filme são salvos como arquivos do Windows com a extensão . consulte storyboard. nesse método.mpg etc. dividir Processo de decomposição de um clipe de áudio ou vídeo em duas partes. Consulte linha do tempo. Ela consiste em duas telas: storyboard e linha do tempo. conteúdo Termo geral que se refere a uma mídia de áudio ou vídeo. freqüentemente conhecido como uma apresentação de slides. Dados com conteúdo são aqueles que podem ser convertidos na forma analógica e produzir imagens ou sons. quadros do novo clipe tornam-se mais visíveis. imagens. No método de transmissão. G graduação Método para fazer a transição de um clipe de vídeo ou foto para outro. Com um dispositivo de captura de vídeo. capturar Converter um vídeo ou áudio analógico em dados digitais. A arquivo de filme Arquivo criado quando você salva um projeto no Windows Live Movie Maker. download Método para fornecer um conteúdo a uma pessoa por rede. você pode gravar a partir de um dispositivo de entrada como uma câmera ao vivo ou um VCR. codec Forma abreviada de compactador/descompactador.) ou de imagem fixa (. os codecs são usados para reduzir o tamanho do arquivo de conteúdo de modo que ele possa ser enviado através de uma rede. O outro método de fornecimento de conteúdo é o fluxo contínuo. que funcionam como locais para guardar o trabalho em andamento.

ou banda larga. o conteúdo se torna um arquivo de origem do Windows Media com a extensão . de 1394. incluindo dispositivos eletrônicos de áudio/vídeo (A/V) de consumidores. Depois que o material de origem é gravado no Windows Live Movie Maker. Quanto maior a taxa de quadros. como a Internet ou uma rede local (LAN). que é armazenado no computador. vídeo e imagem fixa para o Windows Live Movie Maker. imagens animadas. . fornecer entretenimento. linha do tempo Tela do espaço de trabalho com foco no intervalo de tempo dos clipes. V Vídeo digital (DV) Imagens de vídeo e sons armazenados em um formato digital. para ser processado por um player. profundidade de campo Medida da área na frente e atrás do objeto que está em foco. refere-se a uma rede com capacidade para uma taxa de transferência de dados rápida. A taxa de transferência de um fluxo ao vivo ou arquivo do Windows Media é determinada durante o processo de codificação. ou a velocidade na qual um conteúdo binário é transmitido de modo geral em uma rede. vídeo e áudio. armazenar e transmitir um conteúdo ao vivo ou a pedido. monitor Área da tela do Windows Live Movie Maker na qual você pode visualizar clipes.8 Kbps. como . T taxa de quadros Velocidade na qual cada quadro é substituído pelo seguinte. uma fita de áudio. se tornam um filme ou vídeo. realizar treinamentos e possibilitar a comunicação empresarial. você pode criar soluções multimídia para vender produtos e serviços. player Programa que exibe conteúdo multimídia. pontos de corte Pontos nos quais a reprodução de um clipe começa e termina. Há dois pontos de corte: o ponto inicial de corte e o ponto final de corte. uma câmera da Web ou uma transmissão de televisão. Windows Live Movie Maker Ferramenta que ajuda a capturar material de origem de vídeo e áudio. transição Método para fazer uma transição suave de um clipe de vídeo ou de foto para outro. Q quadro Uma entre muitas imagens estáticas que. Após a captura do material de origem. importar Processo de transferência de arquivos digitais de áudio. P padrões moiré Interferências de vídeo que ocorrem durante a gravação de um objeto com várias linhas paralelas. como um arquivo. ou . ou seja. A taxa de transferência é medida normalmente em quilobits por segundo (Kbps).asf. imagem fixa Arquivo gráfico. O conteúdo pode ter várias origens. mais perfeita é a exibição do filme. a largura de banda da rede deve ser alta o bastante para acomodar as taxas de transferência de todos os conteúdos diferentes transmitidos ao mesmo tempo.gif. você pode usar o Windows Live Movie Maker para editar e organizar os clipes a fim de criar filmes.jpg. O conteúdo do Windows Live Movie Maker é exibido com o Microsoft Windows Media Player.Amazônia Digital . R ruídos do microfone Som artificial introduzido quando um objeto toca em um microfone. outros PCs e dispositivos portáteis. L largura de banda Capacidade de transferência de dados de um sistema de comunicações digital. as linhas parecem mover-se e podem ser incômodos. quando o conteúdo do fluxo é criado. como uma fita de vídeo. A largura de banda é expressa geralmente pelo número de bits que um sistema pode transferir por segundo: bits por segundo (bps). taxa de transferência Velocidade na qual o conteúdo de áudio ou vídeo digital é transmitido de uma origem. A largura de banda é a capacidade total da taxa de transferência de uma rede. 28. por exemplo. O termo largura de banda alta. Consulte corte. periféricos de armazenamento. Para que o conteúdo de áudio ou vídeo seja processado apropriadamente quando for transmitido através de uma rede. quando exibidas em rapidamente em seqüência em sucessão rápida.Curso de DESIGN GRÁFICO I IEEE 1394 Padrão IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). S storyboard Tela do espaço de trabalho com foco na seqüência dos clipes. Com o Windows Media Technologies. M material de origem Conteúdo de áudio e vídeo original gravado no Windows Live Movie Maker. para um barramento serial de alta velocidade que fornece uma conectividade avançada do PC com vários dispositivos. W Windows Media Technologies Ferramentas e serviços para criar. 160 Sua Escola de Negócios! .bmp.

Basta selecionar a categoria (por exemplo: Música) e a tarefa desejada para executar o aplicativo correspondente. Divirta-se com o Nero StartSmart! CAPITULO 09 . Você também pode trabalhar somente com o Nero StartSmart através das tarefas rápidas acessando as funções mais comuns como gravação e cópia. Ele funciona como uma central de aplicativos.Nero O Nero StartSmart é um centro de comando fácil de usar.

.

06 .Personalizar: Muda as cores da janela do programa. Sua Escola de Negócios! 163 .Cópias: Copia um disco inteiro. A expressão “queimar” provém da tradução literária da mesma expressão utilizada no inglês.Amazônia Digital . 05 . WMA e outros. 07 . "Burn a CD/DVD" e faz uma analogia ao detentor histórico do título em questão. ou seja. As funções embutidas são funções pré-configuradas e frequentemente utilizadas que podem ser executadas diretamente no Nero StartSmart sem precisar executar outro aplicativo do Pacote Nero. para construir a "cidade dos sonhos". Com rapidez e facilidade você pode gravar discos de dados ou CDs de áudio. 04 .Gravação de Dados: Cria um disco de dados que armazena seus arquivos e pastas.Favoritos: Acesse seus projetos favoritos rápido e facilmente. discos de Mp3.Ferramentas Extras: Use as ferramentas nesta área para controlar a velocidade da unidade. uma partição ou mesmo um disco rígido inteiro. As seguintes tarefas rápidas estão disponíveis: 01 . Iniciando o programa O ícone Nero StartSmart aparece na área de trabalho do seu computador após o Nero Suite ter sido instalado.Curso de DESIGN GRÁFICO Fique Sabendo O programa Nero é conhecido por ser um dos queimadores de mídia mais eficientes da atualidade. salvar arquivos de áudio de Cds de áudio em um disco rígido e copiar discos. Ou adicione dados a um disco existente. copia um único arquivo.Captura: Capture fotos e vídeos digitais e crie seus próprios filmes ou show de slides. criar etiquetas. 03 . Dê um clique duplo no ícone para abrir a janela do programa. Nero.Gravação de Áudio: Cria todos os tipos de discos de música: Cds de áudio convencionais. e a marca já é referência unanime no que se diz respeito ao gênero. que foi antes de tudo o imperador romano que dotado de um espírito revolucionário e patético resolveu atear fogo em Roma. limpar CD e muito mais. 02 .

quando seu limite for preenchido o usuário não poderá mais armazenar dados. CD – RW: Dispositivo de armazenamento Regravável. devemos diferenciar entre os Cds graváveis e regraváveis.Curso de DESIGN GRÁFICO Figura 01 . Tipos de CDs Ao utilizar CDs para a gravação de áudio ou dados. As mesmas regras incluem-se para os DVDs (R e RW). porém. ou seja. CD – R: Dispositivo de armazenamento Gravável. o CD regravável (CD-RW) permite armazenar até o limite dos 700 MB.Amazônia Digital .Armazenamento de dados. o CD gravável permite armazenar as informações em seu interior. sendo que o mesmo permitirá apagar as informações de seu interior e ser reutilizado novamente para novas tarefas. Diferente do CD gravável (CD-R).: Esta ferramenta é válida apenas para os tipos de CD ou DVD (RW). Clique na opção “Limpar” e aguarde. Limpando o CD Para limpar o CD basta inserir o disco na gravadora de CD / DVD e clicar na opção “Ferramentas Extras”.Opções de armazenamento em mídias Figura 02 . Obs. Limpar 164 Sua Escola de Negócios! .

Nunca retire o CD/DVD durante o processo de gravação. Em seguida clique no botão “Adicionar”. 4.Clique em “Adicionar” que servirá para Adicionar as faixas de músicas.. 2. Selecione a pasta que contém as faixas de músicas.Selecione a opção “CD” e marque a opção “ÁUDIO”. 5.Curso de DESIGN GRÁFICO Gravando um CD de áudio: 1. tenha paciência e aguarde todas as etapas de gravação. Obs: O processo de gravação as vezes pode demorar.Amazônia Digital . Sua Escola de Negócios! 165 . 3. 6.Aguarde enquanto o Nero adiciona seus arquivos.Coloque o CD na gravadora.. pois ocorrerá em falha na gravação e consequentemente o CD/DVD ficará danificado.

Surgirá a seguinte janela: Obs.Amazônia Digital . 8. contudo. Marque estas duas opções para ter uma melhor qualidade de som.Curso de DESIGN GRÁFICO 7. Agora.: Além de Adicionar músicas o Nero permite excluir as que não queremos gravar. Basta selecionar a música e clicar no botão “Excluir”. ou seja.: O termo “Queimar” significa gravar. caso o limite de músicas adicionadas ultrapassarem a faixa dos “80 minutos”. permite excluir as músicas que ultrapassaram o tempo dos 80 minutos de gravação (CD). Clique no botão Gravar (Queimar). 166 Sua Escola de Negócios! . clique no botão “Avançar” para poder prosseguir com a gravação. o mesmo dará inicio a gravação. as mesmas não serão gravadas. 10. Obs. Obs: A escala de Tempo indica o tempo permitido para a gravação.

Anotações Sua Escola de Negócios! 167 .Amazônia Digital .Curso de DESIGN GRÁFICO 11. Agora basta aguardar. O Nero irá abrir a bandeja da gravadora do seu computador e logo após o CD estiver gravado é só curtir o seu CD/DVD.

.

você pode personalizar o estilo de menu do DVD e o texto antes de gravá-lo. CAPITULO 10 .Se desejar usar sua criatividade.Criador de DVD do Windows O Criador de DVD do Windows é um recurso que você pode usar para criar DVDs que podem ser vistos em um computador ou em uma TV usando um DVD player comum.

.

.Clique em Adicionar itens. selecione o item a ser removido e clique em Remover itens.. podemos visualizar seu DVD para verificar a aparência do mesmo.. Outra forma de iniciar o Criador de DVD do Windows é inserir um DVD gravável ou regravável no seu gravador de DVD e clicar em Gravar vídeo em DVD usando o Criador de DVD do Windows na caixa de diálogo Reprodução Automática que será exibida.Criador de DVD do Windows].Curso de DESIGN GRÁFICO 01 . Localize e selecione os vídeos e imagens que você deseja adicionar ao seu DVD e clique em Adicionar. depois clique em cada imagem ou vídeo a ser adicionado. mantenha pressionada a tecla Ctrl. Depois disso.Gravar um disco de DVD-Video com o Criador de DVD do Windows A forma mais rápida de fazer um DVD é adicionar imagens e vídeos ao Criador de DVD do Windows e depois gravar o DVD. elas serão reproduzidas como uma apresentação de slides no seu DVD.Para selecionar várias imagens ou vídeos.Para remover um vídeo ou apresentação de slides do DVD. 02. Veja as etapas para a confecção do mesmo. 01.. 02. personalizá-lo ou começar a gravá-lo. Obs. Siga um destes procedimentos na página Adicionar imagens e vídeo ao DVD: 01.Todos os programas. precisamos primeiro adicionar vídeos e imagens. 03. Sua Escola de Negócios! 171 .: Ao fazer um DVD. Posicione o cursor do Mouse sobre o Botão [Iniciar. (Se adicionarmos imagens.) Você pode organizar seus vídeos e a apresentação de slides no “Criador de DVD do Windows” para alterar a ordem no seu DVD final.Amazônia Digital .

a) Arquivo: Permite salvar um projeto do Criador de DVD do Windows correspondente à extensão de nome de arquivo . a) b) c) d) e) f) b) Visualização: Ao visualizar o DVD.msdvd. d) Personalizar Menu: Permite mudar fontes e videos de primeiro e segundo plano. e) Apresentação de Slides: Exibe as imagens ou vídeo de forma interativa. Isso pode ajudar a determinarmos algumas alterações no DVD antes de gravar o disco.Curso de DESIGN GRÁFICO 04 Tempo de duração do disco. g) 172 Sua Escola de Negócios! . Videos e imagens adicionados ao criador de DVD do Windows. podemos examinar as imagens e vídeos contidas nele.Amazônia Digital . c) Texto de Menu: Permite personalizar o texto do menu do DVD de forma elegante. g) Estilos de Menus. f) Estilos do Menu: Exibe os Estilos disponíveis ou que foram modificados durante a “Personalização do Menu”.

Para direita ou Para esquerda para mover nessas direções na visualização de menu do DVD. 01 .Clique no botão “Enter” para reproduzir o item de menu selecionado.Para reproduzir a visualização do DVD. Para baixo. 04 . 03 .Na etapa “Pronto para gravar DVD”.Clique nas setas Para cima. ENTER Visualizando o DVD: Sua Escola de Negócios! 173 . clique em: -Pausar -Reproduzir -Capítulo anterior ou “Próximo capítulo dependendo do que você deseja fazer.Clique em Menu. 03 . clique em Reproduzir no monitor de visualização. clique em Visualizar.Para controlar a reprodução. podemos examinar as imagens e vídeos contidas nele.Curso de DESIGN GRÁFICO 02 . 02 .Por último clique em OK depois de visualizar o DVD. 03 .Para visualizar o menu do DVD 01 . Isso pode ajudar a determinar se queremos desejar fazer alguma alteração no DVD antes de gravar o disco.Para visualizar o DVD Ao visualizar o DVD.Amazônia Digital . 02 .

o texto do menu e os botões do menu do DVD. Finalizando as alterações.Para modificar o texto do Menu. clique em um dos estilos de menu do DVD no lado direito da página Pronto para gravar DVD. Na caixa Observações. clique na opção Texto de Menu. digite uma observação sobre o conteúdo a ser produzido no vídeo. Digite um Título para o DVD.Curso de DESIGN GRÁFICO 04 . clique no Botão “Alterar Texto”. Clique em “Personalizar Menu” e siga um ou mais destes procedimentos: 174 Sua Escola de Negócios! . Para escolher o estilo do menu do DVD.Personalizar o DVD (Opcional) O Criador de DVD do Windows permite que você personalize o menu e o texto do menu do DVD para tornar o disco exclusivo e dar a ele a aparência que você deseja. 01 .Amazônia Digital .e você pode adicionar música também. mude os nomes do “Botão Reproduzir” e “Botão Cenas”. Isso inclui alterar o estilo de menu. Veja na figura ao lado. se você adicionar imagens ao DVD. E. poderá personalizar como elas são reproduzidas como uma apresentação de slides em seu DVD .

como a quantidade de vídeo que você adicionou ao DVD. clique em Procurar ao lado de Vídeo de primeiro plano. Clique em OK depois de visualizar o DVD. e) Se você deseja que a música seja reproduzida enquanto o menu do DVD é exibido. 05 . Depois que o DVD tiver sido gravado. clique em Visualizar. clique em ‘Fechar’. clique em Procurar. digite um nome para o estilo de menu personalizado e clique em OK.Gravar o DVD Depois que tiver adicionado e organizado os arquivos (e personalizado seu DVD. g) Para visualizar o menu do DVD e ver sua aparência. localize o vídeo ou imagem que deseja que apareça no primeiro plano e clique em Adicionar. Sua Escola de Negócios! 175 . se você optou por isso). f) Clique na caixa Estilos do botão Cenas e selecione a forma dos botões de cenas no DVD.Curso de DESIGN GRÁFICO a) Clique na caixa Fonte e selecione uma fonte. bem como de seu gravador de DVD. O tempo necessário para gravar o DVD depende de alguns elementos. você poderá seguir um ou mais destes procedimentos na etapa “O DVD está pronto”: • Para fazer outra cópia do DVD atual. c) Se você tiver escolhido um estilo de menu com opções de vídeo de primeiro plano e de plano de fundo. h) (Opcional) Se você quiser salvar as configurações personalizadas do menu do DVD como um novo estilo de menu do DVD e retornar à página anterior. Negrito (B) ou Itálico (I) para selecionar a cor da fonte e a formatação do texto do menu do DVD. i) Você pode usar esse estilo personalizado de menu de DVD para esse DVD e outros DVDs que você criar usando o Criador de DVD do Windows. clique em Procurar ao lado de Vídeo de plano de fundo. localize o arquivo de áudio (como um arquivo MP3 ou WMA) a ser usado e clique em Adicionar.Amazônia Digital . remova o DVD gravado. clique em Salvar como novo estilo. localize o vídeo ou imagem que deseja que apareça no plano de fundo e clique em Adicionar. b) Clique nos botões Cor da Fonte (A). insira um novo DVD gravável e clique em ‘Fazer outra cópia deste DVD’. você estará pronto para começar a gravar o DVD. Clique em Gravar!. ao lado da caixa Áudio dos menus. d) Para fazer com que uma imagem ou vídeo apareça como plano de fundo para o menu principal do DVD. Na caixa Nome do estilo. j) Clique em Alterar Estilo para salvar as alterações que você fez no DVD e retornar à página anterior. os recursos de sistema do computador. • Para fechar a página.

.

.

Centro Santarém .PA .040-060 Telefone: [93] 3523-1351/ 9123 .Nova República Av.575 Fone: [93] 3537-1482 . Tancredo Neves .2011 Fone: [93] 3524-0620 Amazônia Digital .Mojuí Trav.Matriz: Av.Brasil CEP: 68. 1220 . Mendonça Furtado.3918 Filiais: Amazônia Digital . Antônio Walfredo .