A energia de combustao

Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação dos átomos dos reagentes. No caso da queima em ar de hidrocarbonetos (metano, propano, gasolina, etanol, diesel, etc) são formadas centenas de compostos, por exemplo CO2, CO, H2O, H2, CH4, NOx, SOx, fuligem, etc, sendo que alguns desses compostos são os principais causadores do efeito estufa, dachuva ácida e de danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta. Os processos de combustão são responsáveis pela produção de cerca de 85 % da energia do mundo, inclusive o Brasil, em transporte (carros, aviões, trens, navios, etc), usinas termelétricas, processos industriais, aquecimento doméstico, geradores, cozimento de alimentos e outros. Em uma reação estequiométrica ideal de um hidrocarboneto em ar são formados apenas CO2 e H2O, sendo o N2 um inerte. De uma forma geral: CxHyOzNt + (x+y/4-z/2)[O2 + 3,76N2] → xCO2 + (y/2)H2O + (y/2)H2O + [t/2+3,76(x+y/4-z/2)]N2 Exemplos: C2H5OH + 3 [O2+3,76N2] → 2CO2 + 3 H2O + 3.3,76N2 + calor CH4 + 2 O2 → CO2 + 2 H2O + calor CH2S + 6 F2 → CF4 + 2 HF + SF6 + calor

vulgarmente. provoca uma elevação de temperatura ou de pressão ou de ambas. a mistura tem de ocupar todo o espaço onde está contida e. etc. A combustão do carvão ilustra estes aspectos. sobre todo o espaço confinante. Explosao Combustão resultado da mistura de gases ou partículas finamente divididas com o ar numa percentagem bem determinada – mistura explosiva ou detonante – propagando-se a uma velocidade superior a 340 m/s. emissão de luz. não havendo. zinco. Usamos como combustível a gasolina. devido à mistura dos gases inflamados com o ar forma-se a chama.) em contacto com o ar úmido é um exemplo deste tipo de combustão. A respiração celular e formação de ferrugem são exemplos de combustões lentas. A oxidação de um metal (ferro. cobre. designa-se por fogo. . No caso dos sólidos. cuja combustão decorre à superfície.Tipos de combustao Lenta Quando se produz a uma temperatura suficientemente baixa. Neste caso. A combustão lenta é uma forma de queima que acontece a baixas temperaturas. simultaneamente. verifica-se a incandescência a partir da sua ignição e também através da formação de brasas. Combustão é o processo de obtenção de energia. no momento da explosão. isto é.o etanol ou o diesel. Estas surgem quando o combustível já não liberta gases suficientes para provocar chama. Viva É aquela em que se produz luz e. inferior a 500 °C. regra geral. Neste caso.

Combustao incompleta Na combustão incompleta não há o suprimento de oxigênio adequado para que ela ocorra de forma completa. Quando um hidrocarboneto queima no oxige nio. enxofre e ferro sa o queimados. como. Carbono ira gerar o dioxido de carbono. o reagente ira queimar no oxige nio. por exemplo.). a reaça o gerara apenas dioxido de carbono e a gua. e vários outros compostos como óxidos de nitrogênio. Enxofre ira gerar dioxido de enxofre . e ao seu carro. Ferro ira gerar oxido de ferro (III) A combusta o completa e normalmente impossível de atingir. Combustao turbulenta A combustão turbulenta é caracterizada por fluxos turbulentos. Nitroge nio ira gerar o dioxido de nitroge nio . azul. em um laborato rio. pois a turbulência ajuda o combustível a se misturar com o comburente. a menos que a reaça o ocorra em situaço es cuidadosamente controladas. mas poderá produzir inúmeros produtos. nitroge nio. Quando elementos como carbono. etc. É a mais usada na indústria (ex: turbinas de gás. motores a diesel.Combusta o completa Em uma combusta o completa. monóxido de carbono. . esses subprodutos podem ser muito prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. o resultado sera os oxidos mais comuns. sob a forma de fuligem. Quando um hidrocarboneto queima em oxigênio. produzindo um numero limitado de produtos e uma chama oxidante. . A combustão incompleta é muito mais comum que a completa e produz um grande número de subprodutos. O reagente irá queimar em oxigênio. dependendo da composição do combustível. a reação gerará dióxido de carbono. água. Também há liberação de átomos de carbono. No caso de queima de combustível em automóveis.