O PRAZER de ver AS ‘LENDAS DE BEJA…’ na EUROPA – SETE PAÍSES através do COMENIUS - EB1 - Beja Legend/s of the Bull and

Snake – BEJA

Pode ver em joraga.net/tavondo

Pode ter o livro em papel ou transferir na Bubok

Finlândia – Alemanha – Itália – Polónia – Portugal – Turquia – Inglaterra Pode ver + de 600 imgs em https://www.dropbox.com/sh/ng58rvqkr5trea4/dcHmyFV5oR#f:DSC06030.JPG

Lenda/s do Touro e da Cobra – BEJA (9 versões só os títulos… os resumos pode ver em scribd ou ppt) Esta LENDA, como a VIDA, é uma LUTA interminável, entre o TOURO e a COBRA! This LEGEND, such as LIFE, is an endless FIGHT, between BULL and SNAKE! Lenda/s do Touro e da Cobra - BEJA Legend / s of the Bull and Snake – BEJA 1 - Touro vence a cobra e liberta a 1 –The bull wins against the snake and frees the city. cidade… p. 69 2 - O touro é engolido pela cobra, 2 - The bull is swallowed by the snake, but the population kills mas a população mata-a enquanto it, while the snake digests the bull, and the city is released. o digere e a cidade é libertada… p.71 3 - A população lança um touro 3 - The population sends a bull to be eaten by the snake in para ser comido pela cobra a fim order to liberate the city… de libertarem a cidade… p. 73 4 - A cobra é envenenada com um 4 - The snake is poisoned with a bull that had taken poison and touro a que tinham dado veneno e so the city is released… assim é libertada a cidade… p. 75 5 - A cobra engole um touro mas é 5 - The snake swallows a bull but is killed by a herd of raging morta por uma manada de touros bulls and the population… em fúria e pela população. p. 77

2

6 - A cidade é livre de um ataque 6 - The city is freed from an attack of Moors, with the help of a dum exército de mouros com a herd of bulls launched against them… ajuda de uma manada de touros lançada contra eles. p. 83 7 - Num dia de tempestade, um 7 - On a stormy day, a Blue Bull discovers a city that many years Touro Azul descobre uma cidade, before, had been swallowed by an earthquake… que muitos anos antes, tinha sido engolida por um terramoto… p. 91 8 - A cobra é fechada numa 8 - The snake is enclosed in a stockade, where they put a bull, paliçada, onde metem um touro which fights to the death… bravo, que luta até a morte… p. 96 9 - Aqui o vamos encontrar, Amigo 9 - Here we will find, Friend Reader, READING WRITING and Leitor, LENDO ESCREVENDO TELLING his LEGEND… DIZENDO a sua LENDA… p. 99 In “LENDAS de BEJA – o TOURO e a COBRA e outras LENDAS…”, José Rabaça Gaspar (joraga/tavondo), BUBOK, 2012 06, com tradução de David Borges Rabaça. Os resumos das 9 versões pode ver em http://pt.scribd.com/doc/105835416/Lenda-s-do-Touro-e-da-Cobra-Portugues-Ingles-10-Resumos A versão da Escola de Santa Maria para o projecto Comenius tem um final original: «And up to this day the sacrifice of this bull is portrayed in the coat of arms of the city of Beja, along with the eagles that stand up for the importance of Beja during the Roman Empire, the castle which reminds that Beja has always been a stronghold and the "quinas" meaning that Beja has never been owned by any lord and that it has always been a town of its people.»

3

Programa COMENIUS Actualização: 24 de Janeiro de 2009 «O Programa COMENIUS visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o ensino pré -escolar até ao secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que oferecem esses mesmos níveis de ensino, de modo a ati ngir todos os intervenientes e agentes da actividade educativa.»

http://pt-europa.proalv.pt/public/PortalRender.aspx?PageID=3cea8b0a-3434-4dc8-8c1b-7bd568a0567d

4

O coordenador do Projecto Comenius – EB1 de Santa Maria – Beja: João Fernandes e participantes…A representante da Polónia (ao meio) cpm o livro ‘Lendas de Beja…’

5

Lendas de Beja em:

FINLÂNDIA Finlândia - Lempoisten koulu School website: http://lempoinen.virtuaalikoulu.org Contact person: Jenni Sinisalo (jenni.sinisalo@lempaala.fi) A nossa escola está localizada na parte oeste da Finlândia, perto da segunda maior cidade da Finlândia, Tampere.

Imagem de um curso de adultos nesta escola…

6

Lendas de Beja em: ALEMANHA - Albrecht-Dürer-Gymnasium Email: email@albrecht-duerer-gymnasium.de School website: http://www.albrecht-duerer-gymnasium.de Contact person: Izabella Lenczewska (I.Lenczewska@albrecht-duerer-gymnasium.de) Somos uma escola pública, na parte oeste de Berlim. Há uma grande quantidade de estrangeiros que vivem no nosso bairro e da escola e é o único lugar onde os estudantes de diferentes países com diferentes línguas nativas podem estar juntos sem qualquer preconceito. Devido aos nossos alunos multiculturais temas como: respeito de uns pelos outros, tolerância, racismo, discriminação, etc, são extremamente importantes para nós no processo ensino / aprendizagem. A tradicional escola Albrecht Durer está localizada no bairro berlinense de Neukölln. Desde o ano lectivo 2011/12 somos a primeira escola em Berlim a seguir o método da Educação Dalton.

7

ITÁLIA II Circolo Didattico DI Pontecorvo (FR) ITALIA Email: free04000n@istruzione.it Site da escola: www.dd2pontecorvo.it Pessoa para contacto: Patrizia Rocco (free04000n@istruzione.iti)

A nossa escola é uma escola grande, com mais de 500 alunos. Está dividida em escola infantil e escola primária. Estamos localizados na pequena cidade perto de Roma: PONTECORVO.

8

POLÓNIA Gimnazjum w Jankowie Przygodzkim Email: spjankow@wp.pl Site da escola: www.gimnazjumjankow.pl Pessoa para contacto: Katarzyna Zawadka (kasiazawadka@poczta.onet.pli)

Polónia - COMENIUS na ITÁLIA em 2011? A nossa escola é uma escola secundária, situada no país, na Polónia, no sudoeste da Grã Polónia, com 230 alunos

9

PORTUGAL Agrupamento n º 1 de Beja Email: cexec@agr1beja.pt Site da escola: www.agr1beja.pt Pessoa para contacto: João Fernandes (@ joao.fernandes agr1beja.pt)

A Escola de Santa Maria – Beja – recebe os colegas dos 6 países – comenius 2012 09 de 12 a 17 A nossa escola está localizada no sul de Portugal, em uma cidade muito pequena chamada Beja. A região tem condições específicas para que tem sua base na agricultura e serviços e é a maior região de Portugal, mas a menos povoada. O bairro onde a escola está colocada é caracterizada por vários pobres, migrantes, refugiados e bairros de grupos minoritários. A escola também enfrenta desafios com alunos com necessidades especiais que se integraram com os alunos curriculares comuns.

10

TURQUIA Zafer ilkögretim Okulu Email: zaferilkogretim@hotmail.com Site da escola: http://www.aksarayzafer.k12.tr/ Pessoa de contato: Tugba Cevik (tugba_elt@hotmail.com) Nossa escola está localizada no centro da cidade de Aksaray, na Turquia. Aksaray está no meio da Turquia, próximo a Ancara (capital da Turquia). Aksaray é uma pequena cidade no centro da Türkiye (Turquia), e tem ainda características de subúrbios. Nossos alunos veem de aldeias vizinhas, onde a maioria dos pais são desempregados, separados e divorciados. As condições económicas e de vida não são boas. Quase todos os nossos 50 alunos têm alguns problemas na aprendizagem de forma eficaz. Aksaray é uma das cidades pequenas apenas no centro do meu país, onde os alunos não têm sonhos sobre o seu futuro. Esperamos que eles aprendam que há melhores condições de vida e de mundo moderno fora de sua cidade natal, e eles serão uma geração humanista nova preparadas para amar as pessoas, em vez de racismo. b) A minha instituição quer participar de projectos de cooperação internacional, porque queremos compartilhar uma experiência comum em actividades educacionais com os países europeus. Apresentando diferentes culturas, histórias, tradições de nossos alunos é o principal objectivo da cooperação. Também Melhorar as habilidades de Inglês de uma maneira diferente, proporcionando o uso de tecnologias de informação e comunicação são os objectivos do projecto. Festa do final de ano na Escola na Turquia - Fim da Classe C do Programa de ano http://aksaraycumhuriyetilkogretim.k12.tr/1-c/index.htm

a)

b)

11

INGLATERRA Birches Green Junior School Email: enquiry@birchgnj.bham.sch.uk Site da escola: http://www.birchgnj.bham.sch.uk/index.php Contacto: Anna Jackson (a.jackson@birchgnj.bham.sch.uk) - enquiry@birchgnj.bham.sch.uk Somos uma escola secundária na cidade de Birmingham, a segunda maior cidade da Inglaterra, situada no coração da Grã-Bretanha. Geralmente, esta será a oportunidade de nossos alunos em primeiro lugar para se comunicar com as crianças dos outros países. O nosso objectivo é ampliar a compreensão dos alunos das culturas e vidas das pessoas que vivem em outras terras Comenius visa reforçar a qualidade do ensino, reforçar a sua dimensão europeia e promover a mobilidade, aprendizagem de línguas e uma maior inclusão por meio do intercâmbio e da cooperação entre escolas de diferentes países. É aberto a todos os membros ativos da comunidade escolar.

12

Finlândia – Alemanha – Itália – Polónia – Portugal – Turquia – Inglaterra

13

Dia 16 de Setembro de 2012 – o almoço numa esplanada da Escola com os sabores do Alentejo…

14

A Biblioteca da Escola de Santa Maria dá as BOAS VINDAS EM 7 LÍNGUAS…

15

JRG apresentando as ‘Lendas de Beja…’ como só fala Português e sem (des)acordo, o David traduz… A Professora Ana Paula preside…

16

A assistência atenta e risonha… mas são já as “estórias” do Serafim… (ao meio Finland)

17

A assistência atenta e risonha… mas são já as “estórias” do Serafim…

18

Este grupo é de… - à direita, com notebook - Poland

19

Este grupo é da Itália

20

O David tem de emendar as “asneiras” do pai… A Ana, atenta…

21

Este livro tem uma originalidade: os ‘leitores’ têm o espaço para escrever… já está assinado… Escreve o nome da escola da Polónia - Gimnazjum w Jankowie Przygodzkim

22

Escreve o nome da escola a coordenadora da Polónia: - Gimnazjum w Jankowie Przygodzkim

23

Este livro vai para a Polónia - Gimnazjum w Jankowie Przygodzkim

24

…e pode ser partilhado… mesmo em português… tem muito para ver… - Coordenadora da Polónia com o livro… Gimnazjum w Jankowie Przygodzkim

25

Escreve o nome da Escola - Zafer ilkögretim Okulu - a coordenadora da Turquia.

26

Este livro vai para a Turquia – Escola - Zafer ilkögretim Okulu

27

Escreve o nome da Escola a coordenadora da Itália - II Circolo Didattico DI Pontecorvo (FR) ITALIA

28

Este livro vai para - II Circolo Didattico DI Pontecorvo (FR) ITALIA

29

Escreve o nome da Escola - Birches Green Junior School - a coordenadora da Inglaterra.

30

Tem direito a beijinho… para a Birches Green Junior School – Inglaterra.

31

… e a mais uma assinatura do autor… para a - Birches Green Junior School

32

Este livro vai para Birches Green Junior School - Inglaterra

33

Escreve o nome da Escola (é ALI…) a coordenadora da Finlândia - Lempoisten koulu - Tempere

34

… a pedido da assistência tem direito a “pose”… - Lempoisten koulu - Finland

35

… e com uma gargalhada este livro vai para - Lempoisten koulu - Finland

36

Ana Paula e o coordenadora da Polónia - Gimnazjum w Jankowie Przygodzkim -com o livro…

37

O Jorge Serafim… impaciente para entrar em cena…

38

No Palácio da Pena, em Sintra, o Grupo de Inglaterra?

39

O pessoal também andou nos “amarelos” de Lisboa…

40

Ao meio os hospedeiros da Escola de Santa Maria – Beja com…

41

A hospedeira da Escola de Santa Maria, Beja, com…

42

O hospedeiro e o visitante vindo de…

43

A hospedeira da Escola de Santa Maria, Beja, com…

44

Com direito a ‘canito’… A hospedeira da Escola de Santa Maria, Beja, com duas Inlesas?

45

A hospedeira da Escola de Santa Maria, Beja, com…

46

A hospedeira da Escola de Santa Maria, Beja, com…

47

A hospedeira da Escola de Santa Maria, Beja, com…

48

A hospedeira da Escola de Santa Maria, Beja, com…

49

O hospedeiro da Escola de Santa Maria, Beja, com a família de acolhimento e dois visitantes…

50

O hospedeiro da Escola de Santa Maria, Beja, com a família de acolhimento e o visitante…

51

O hospedeiro da Escola de Santa Maria, Beja, com…

52

Os hospedeiros da Escola de Santa Maria, Beja, com…

53

A hospedeira da Escola de Santa Maria, Beja, com…

54

A hospedeira da Escola de Santa Maria, Beja, com…

55

Grupo da Polónia?

56

Grupo da Itália?

57

Quem são?

58

Ana Paula Batista, João Fernandes e…

59

Ana Paula, Rogério Palma e…

60

O o João e o Rogério com…

61

“Cheguei!!! Quem?

62

A foto ‘oficial’ dos representantes dos sete países ‘comenius’ na visita a Lisboa…

63

Finland – Germany – Italy – Poland – Portugal – Turkey – United Kingdom O resumo das 9 versões das ‘Lendas de Beja…’ mais a da Esola de Santa Maria em http://www.joraga.net/tavondo/index.htm#comenius2 www.joraga.net 2012 09 24 – e

64