Conceito de sustentabilidade Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais

dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. Ações relacionadas a sustentabilidade - Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. - Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica. - Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos; - Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento. - Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar. - Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo. - Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia. - Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

1

) e que. Dessa forma. é fato que toneladas desses gases são lançados anualmente devido a queimadas. o chamado aquecimento global. matas. alguns atribuindo a um ciclo natural milenar do planeta. mas parte do calor fica preso pela camada de gases que paira sobre o planeta. degelo. de motores a combustão e outros. Assim é possível a ocorrência de crescimento sem que se registrem indicadores de desenvolvimento. rios. Seja como for. instituições. fazendo com que mais calor seja retido. área do saber.. aumento da freqüência e intensidade de furacões.. inclusive a humana. Desenvolvimento 2 . incêndios. ondas intensas. a Terra seria gelada. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações. outros à ação humana. Contudo. secas e elevação do nível de oceanos. especialmente do gás carbônico (CO2). oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.Benefícios A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida. Conceitos Aquecimento global e efeito estufa Efeito estufa é uma condição natural. desse se distingue por seu caráter fundamentalmente quantitativo. lagos. Sem esse efeito. Em conseqüência. vem ocorrendo um aumento gradativo da temperatura média do planeta. . Há divergências nas opiniões de pesquisadores sobre as causas. a temperatura do planeta tem se mantido relativamente constante durante milênios. Os raios solares atravessam a atmosfera e rebatem sobre a superfície da Terra. sem condições de manter os seres vivos tal qual os conhecemos. possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas. Esse aumento de temperatura tem sido associado a mudanças climáticas. verifica-se um aumento sem precedentes dos gases da atmosfera nas últimas décadas. à utilização usinas termelétricas. embora seja complementar ao processo de desenvolvimento. Crescimento É o processo que assegura a expansão de estruturas e/ou de funções (em organismos.

ambiental.. para designar “o estudo das relações de um organismo com seu ambiente inorgânico ou orgânico. que mesmo após haver cessado de crescer. seja nos momentos de disponibilização de recursos.). um processo de transformação que ocorre de forma harmoniosa nas dimensões espacial. social. 18). “. e cuidando para que estes sejam empregados na satisfação das necessidades de todos os membros da sociedade. ambiental. concebidas em função das potencialidades desse meio. por meio de dinâmicas sinérgicas. social e cultural.. o estudo das relações do tipo positivo ou amistoso e do tipo negativo (inimigos) com as plantas e animais com que convive”. Ecodesenvolvimento Define-se como um “processo criativo de transformação do meio com a ajuda de técnicas ecologicamente prudentes.. Ecologia É o termo criado por Hernst Haekel (1834-1919) em 1869. impedindo o desperdício inconsiderado dos recursos. . tendo como perspectivas a cooperação e a solidariedade entre os povos e as gerações” (SILVA. 1990). (b) apresentar capacidade gradativa de sustentabilidade e © ser capaz de favorecer o desenvolvimento do contexto em que está inserido. 3 .. tendo em vista o alcance e a manutenção da qualidade de vida. espacial.É o processo inicialmente concomitante à fase de crescimento (em um organismo. Desenvolvimento sustentável “É o processo político. 2006... 132). em particular. seja nos períodos de escassez. . 2006. 125). caracteriza-se por: (a) ter capacidade permanente de articulações seletivas por meio de adaptações e adequações em relação aos meios (interno e externo) que lhe são pertinentes. sejam elas coletivas ou individuais.. participativo que integra a sustentabilidade econômica. uma instituição.” (SILVA. As estratégias serão múltiplas e só poderão ser concebidas a partir de um espaço endógeno das populações consideradas (FEEMA. 2006. cultural e econômica a partir do individual para o global. dada a diversidade dos meios naturais e dos contextos culturais” (SILVA.

(b) a promoção do desenvolvimento sustentável das organizações e © a opção pelo uso de tecnologias mais econômicas e menos impactantes. entre 2008 e 2012.º 02/85). 5. 2005. 2005. fundador do Wordwatch Institute. (b) o desenvolvimento de habilidades e instrumentos tecnológicos necessários à solução dos problemas ambientais. 77). Meio ambiente “. tendo em vista políticas de (re)inclusão social e melhoria da qualidade de vida no planeta. os países industrializados podem adquirir cotas de redução atingidas nos países em desenvolvimento. no menor espaço de tempo 4 . um conjunto de fatores naturais. além de continuar a existir no tempo. É a propriedade de um processo que. Sustentabilidade “O conceito foi introduzido no início da década de 1980 por Lester Brown. 19). econômicos e culturais.2% menos gases causadores do aquecimento global em relação aos níveis constatados em 1990.” (CAPRA in TRIGUEIRO. (b) apresentar. influenciando e sendo influenciado por eles” (LIMA-E-SILVA in TRIGUEIRO. políticos.. que definiu comunidade sustentável como a que é capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras. sociais e culturais que envolvem um indivíduo e com os quais ele interage. tanto em relação aos seus aspectos biofísicos quanto sociais. © o desenvolvimento de atitudes que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental (Proposta de Resolução Conama n.. Responsabilidade socioambiental É a atitude que se manifesta por meio de práticas cujos indicadores evidenciam (a) o favorecimento da sustentabilidade das pessoas. Protocolo de Kioto É um tratado internacional entre países desenvolvidos que se comprometeram a emitir. Para alcançar essa meta.Educação ambiental É processo de formação e informação social orientado para: (a) desenvolvimento de consciência crítica sobre a problemática ambiental. compreendendo como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução dos problemas ambientais. revela-se capaz de: (a) manter padrão positivo de qualidade.

ao mesmo tempo.possível. não devem empobrecer seu capital natural. © pertencer simbioticamente a uma rede de coadjuvantes também sustentáveis e (d) promover a dissipação de estratégias e resultados. que será transmitido às gerações futuras”. em detrimento de qualquer tipo de concentração e/ou centralidade. 2005.) 5 . em nível regional e planetário. (MANZINI & VEZZOLI. as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resiliência do planeta permite e. Sustentabilidade Ambiental “O conceito de sustentabilidade ambiental refere-se às condições sistêmicas segundo as quais. tendo em vista a harmonia das relações sociedade-natureza. autonomia de manutenção (contar com suas próprias forças).