Possível “gabarito” para a AVALIAÇÃO 1 OBS.

: Lembro que isto não é um modelo onde a resposta correta é exatamente igual a que aqui se encontra. As respostas são pessoais e, portanto podem ter redações diversas desde que não se perca a essência do que se pede.

1 - O que são energias renováveis? As energias renováveis são provenientes de ciclos naturais de conversão da radiação solar, que é a fonte primária de quase toda energia disponível na terra. Por isso, são praticamente inesgotáveis e não alteram o balanço térmico do planeta. As formas ou manifestações mais conhecidas são: a energia solar, a energia eólica, a biomassa e a hidroenergia. 2 - Quais as principais fontes de energias renováveis? *Energia Solar – *Energia Eólica - *Energia Hidráulica - *Biomassa 3 - Evidencie alguns fatores que indicam a necessidade de se utilizar fontes renováveis de energia. A utilização das energias renováveis em substituição aos combustíveis fósseis é uma direção viável e vantajosa. Elas são inesgotáveis e não afetam a atmosfera do planeta. 4 - As fontes de energias fósseis não-renováveis (petróleo, gás natural, etc) se caracterizam por grande emissão de gás carbônico (CO2). As fontes renováveis emitem gás carbônico da mesma forma que as fontes fósseis? Justifique. Não. Elas são utilizadas justamente para atenuar a emissão de CO2. 5 - O efeito estufa é importante para o planeta? Justifique. Sim, o efeito estufa é de vital importância, pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. 6 - Explique em poucas palavras como ocorre o efeito estufa. O efeito ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e que chega ao nosso planeta é absorvida por este, mantendo a Terra aquecida. 7 - Quais são os principais gases causadores do efeito estufa? Dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), CFC´s (CFxClx)

a energia de um sistema tende a se conservar. e outros gases. hidráulica.) não contribui para o aumento do efeito estufa. Segunda Lei da Termodinâmica: É impossível que um sistema remova energia térmica de um único reservatório e converta essa energia completamente em trabalho sem que haja mudanças adicionais no sistema ou em suas vizinhanças. eólica. Ou seja.8 .Por que a queima de combustíveis fosseis contribui para o aumento do efeito estufa? Devido ao aumento dos chamados de gases de efeito estufa (GEE). . 10 . portanto de forma geral essas fontes de energia (solar.. 9 .Qual a principal afirmação que podemos extrair da primeira lei da termodinâmica? E da segunda lei? Primeira Lei da Termodinâmica: A variação na energia interna do sistema é igual ao calor transferido para o sistema mais o trabalho realizado sobre o mesmo.. dentre os quais se destaca o dióxido de carbono (CO2)..As energias renováveis contribuem também para o efeito estufa? Com elas diminui-se a emissão de CO2.