You are on page 1of 2

Comisso de Educao e Cultura

Cmara dos Deputados

Edio 2 Braslia, 4 de maio de 2011

Pronatec tramita no congresso em regime de urgncia


J est na Cmara dos Deputados o projeto de lei 1209/11, que institui o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego), lanado na ltima quinta-feira (28/4) pela presidenta Dilma Roussef e pelo ministro da Educao, Fernando Haddad. O objetivo do programa a ampliar a oferta de cursos profissionalizantes tanto para estudantes do nvel mdio, quanto para trabalhadores. A previso que 3,5 milhes de bolsas de estudo sejam concedidas at 2014, e que em quatro anos sejam beneficiados oito milhes de pessoas. O PL tramita em regime de urgncia. O Programa est dividido em quatro eixos: criao de novas vagas em escolas tcnicas profissionais estaduais e federais, cursos no Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac), a ampliao do Fies e vagas no ensino distncia por meio do E-Tec. Para a presidenta da Comisso de Educao e Cultura, deputada Ftima Bezerra (PT/RN), o Pronatec uma importante iniciativa do governo federal para profissionalizar tanto os jovens que esto hoje cursando o ensino mdio, como os trabalhadores que j esto no mercado de trabalho. Das medidas propostas, a parlamentar aponta a construo de 120 novas escolas tcnicas como o pilar
Roberto Stuckert Filho - Mec

Presidenta Dilma Roussef e ministro Fernando Haddad fazem lanamento ofiicial do Pronatec

mais significativo. A expanso da rede federal de ensino tcnico foi uma poltica vitoriosa do presidente Lula, que a presidenta Dilma d continuidade, destacou. O programa tambm foi elogiado pelo deputado Izalci (PR/ DF). Em discurso feito em plenrio do ltimo dia 28, o parlamentar listou as medidas anunciadas, elogiou o Pronatec e adiantou que far algumas sugestes ao projeto. Para o deputado Renan Filho (PMDB/AL), o nosso ensino mdio precisa avanar, dar mais oportunidades, oferecer mais vagas para o acesso e estar casado com o ensino tcnico profissionalizante, da a importncia do Pronatec. Ele alertou, no entanto, que a expanso do ensino profissionalizante deve ser rpida e funcionar verdadeiramente.

Para o deputado Waldenor Pereira (PT/BA), o Brasil j apresenta descompasso entre o crescimento do PIB e a qualificao de seus jovens. Por isso, polticas como o Pronatec so imprescindveis, caso contrrio a insuficincia de mo de obra ser um gargalo em curto espao de tempo, opinou. Waldenor enfatizou a criao de novos Institutos Federais na Bahia, isso importante para superarmos os baixos ndices relacionados educao. Para o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT/PE) destaca que lembra que ao lado do futuro PNE, o PRONATEC pode ser a ferramenta para alcanar a educao pblica de qualidade e atingir um patamar de educao tecnolgica que assegure desenvolvimento e melhor oferta de emprego.

Vitria Para a educao Pblica brasileira


Na ltima quarta-feira (27/4), o Brasil deu mais um passo rumo melhoria da educao. Nesse dia, o plenrio do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento da Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, no ponto que tratava da jornada de trabalho dos professores. Cinco ministros foram favorveis ao artigo da lei 11.738/08 que trata da reserva de um tero da carga horria dos professores para a capacitao e planejamento de aulas. Como houve empate na votao, apenas os estados que ajuizaram a ADI 4167 (Rio Grande do Sul, Cear, Paran, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul) no precisam acatar a deciso. Os demais entes da federao tero, no entanto, de respeitar a smula do STF. Mesmo com empate, a situao foi favorvel aos professores. Isso porque, de acordo com a Constituio, um tribunal s pode declarar que uma lei inconstitucional se houver maioria absoluta de votos. a lei 11.738/08, aprovada por unanimidade pelos deputados federais. O presidente da CNTE (Confederao Nacional dos Trabalhadores em Educao), professor Roberto Leo, que falou na CEC na ltima quarta-feira (27/4), destaca que ainda existem desafios para que os direitos dos professores sejam cumpridos. A CNTE tem plena conscincia de que a implantao do piso vai demandar muito esforo. Muitos gestores se negaram a cumprir o piso at aqui, e teremos que acompanhar estados e municpios para garantir que a norma est sendo respeitada, afirma o sindicalista.

Perfil

Histrico No dia 6 de abril, os ministros do Supremo j tinham reafirmado o entendimento de que o valor do piso, se refere apenas remunerao bsica, sem incluir possveis vantagens ou gratificaes, conforme prev

Agenda

com Lelo Coimbra


Assessoria do deputadado

Capixaba, nascido em Vitria, Esprito Santo, o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB-ES), mdico sanitarista formado pela Universidade do Esprito Santo. Foi deputado estadual por dois mandatos. Em 2002, junto com Paulo Hartung foi vice-governador do Estado. No mesmo mandato assumiu a Casa Civil e a Secretaria Estadual de Educao. Naquele perodo o estado se encontrava envolvido numa crise econmica, poltica, moral e social. A gesto contribuiu para um novo Esprito Santo. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2007 sendo o mais votado do Esprito Santo.

10/05 (Ter): Audincia Pblica sobre o Plano Nacional Setorial de Museus s 14h, no Plenrio 12

11/05 (Qua): Reunio Ordinria Deliberativa, s 10h, no Plenrio 10 12/05 (Qui): Audincia Pblica sobre o fim da obrigatoriedade do Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foi convidado a participar da audincia o ministro da Educao, Fernando Haddad
Acompanhe a Comisso:
http://www.camara.gov.br/ atividade-legislativa/comissoes/ comissoes-permanentes/cec

Na Cmara foi membro titular da Comisso de Educao no primeiro mandato e vice-presidente nesta legislatura. Preside tambm a Comisso de Educao no Parlatino.

Foi presidente da Comisso Especial da Crise Econmica na Agricultura; presidente da Reforma Universitria e membro da Reforma Tributria; Participa das Frentes Parlamentares; Cooperativismo-Sade; Micro e Pequenas empresas regio Sudeste e suplente da Comisso Mista sobre Aquecimento Global.

Comisso de Educao e Cultura


Presidenta e Vice: Ftima Bezerra (PT/RN) e Lelo Coimbra (PMDB/ES). Equipe de Comunicao: Rejane Medeiros e Vanessa Vieira. Colaborao: Maria da Penha Saviatto Equipe da Comisso de Educao e Cultura: Andr Luis Corra, Hrica Souza, Jairo Brod, Jefferson Gino, Jos Honrio, Marcia Abreu, Oswaldo Sousa, Paula Starling, Severino da Silva. Contatos: (61) 3216.6622/6628 Email: cec.decom@camara.gov.br Cmara dos Deputados, Anexo II, Pav. Superior, Ala C, Sala 170 - Braslia, DF.

You might also like