TJ/MG Oficial de Justiça Avaliador Curso de Exercícios – Informática Clésio de Freitas

WORD 2007 1) Seja o texto a seguir digitado no aplicativo Word. Aplicativos para edição de textos. Aplicando-se a esse texto o efeito de fonte Tachado, o resultado obtido será a) Aplicativos para edição de textos. b) Aplicativos para edição de textos. c) Aplicativos para edição de textos. d) APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS. e) APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS. 2) A exibição da janela “Ir para”, na área de trabalho do Microsoft Word 2007, pode ser feita pressionando-se a tecla a) F1 b) F2 c) F3 d) F5 e) F6 3) O grupo Fonte, da guia Início, do programa Microsoft Word 2007 apresenta o Indicador de caixa de diálogo “Fonte”, que permite atribuir efeitos no texto. Assinale a opção cujo efeito apresentado não pode ser alterado na caixa de diálogo “Fonte…”. a) Relevo. b) Versalete. c) Deslocamento. d) Todas em maiúsculas. e) Contorno. 4) O usuário digitou a frase “NENHUM SUCESSO NA VIDA COMPENSA O FRACASSO NO LAR” em um documento em branco do Microsoft Word 2007. Ao final da digitação, posicionou o cursor, ou ponto de inserção entre as letras I e D da palavra VIDA e pressionou a tecla CTRL, teclou E e liberou a tecla CTRL. Esta seqüência de teclas possui o seguinte significado: a) visualizar texto para impressão b) verificar ortografia e gramática c) centralizar o parágrafo d) aplicar o efeito de texto oculto e) aumentar o espaçamento entre caracteres 5) Em relação ao Botão Office do Microsoft Word 2007, indique a descrição correta para o comando associado. a) “Abrir…”: abre somente arquivos gravados no winchester. b) “Salvar Como…”: pode ser usado para gerar uma cópia de um arquivo qualquer. c) “Fechar”: fecha o documento ativo e encerra o Microsoft Word 2007 d) “Imprimir”: imprime diretamente o arquivo, utilizando a impressora padrão. e) “Visualizar Impressão”: permite verificar se a impressora está pronta para imprimir. 6) Considerando-se as configurações originais do Microsoft Word 2007 em português, a tecla de atalho CTRL+B (pressiona-se a tecla CTRL e a tecla B sem soltar a primeira): a) Imprime o arquivo b) Coloca o texto selecionado em negrito ou inicia o modo negrito c) Abre um documento em branco d) Salva o arquivo e) Não existe este atalho na configuração padrão 7) O motivo pelo qual, ao selecionar um texto no Microsoft Word 2007, o tipo de fonte apareça desabilitado ou em branco é: a) Ter havido um erro interno do aplicativo b) O texto possui mais do que um único tipo de fonte c) Porque o usuário selecionou o texto de forma errada d) Porque o usuário utilizou o teclado para selecionar o texto e) Porque sempre que um texto for selecionado, isto ocorre.
www.prolabore.com.br

1

é realizada por meio de a) Triplo clique sobre o texto. c) Layout de Página. 12) A forma de o Word apresentar documentos como um verdadeiro WYSIWYG (What You See Is What You Get) é utilizando-se o modo de exibição a) de layout de impressão. b) ALT + SHIFT + 4.prolabore. b) Duplo clique sobre o texto. www. grupo Comparar. c) tela inteira. d) Recuo à esquerda. é correto afirmar que: a) em seu conteúdo não é possível incluir uma tabela. guia Exibição. guia Revisão. d) rascunho. a) Alinhamento à esquerda. c) Comando Contar palavras. guia Revisão. e) F11. grupo Controle. e) Comando Contar palavras. b) Inserir. d) Revisão. 9) Os processadores de texto mais utilizados no mercado são capazes de gerar arquivos com extensão RTF. d) criando-se uma barra de divisão na janela do documento. Com relação a um texto que foi salvo neste formato. b) aplicando-se menos zoom no documento. grupo Controle. 10) A seleção de um parágrafo completo. e) Número de colunas. b) de layout da Web. utilizando-se o mouse em um documento MS Word 2007. guia Revisão. e) para convertê-lo para o formato DOC deve-se primeiro convertê-lo para o formato TXT. b) em seu conteúdo podem existir caracteres formatados com Negrito e Itálicos. pressionando-se a tecla SHIFT simultaneamente. Assinale a opção cujo atributo apresentado não pode ser alterado com o comando parágrafo.br 2 . d) Comando Contar palavras. 15) A quantidade de palavras e de caracteres contida em documento Word pode ser visualizada em a) Comando Contar palavras. grupo Revisão de Texto. d) CTRL + T. que permite alterar a aparência do parágrafo no qual o cursor esteja. guia Exibição. c) CTRL + U.TJ/MG Oficial de Justiça Avaliador Curso de Exercícios – Informática Clésio de Freitas 8) O grupo Parágrafo da Faixa de opções do programa Word 2007 apresenta o Indicador da Caixa de Diálogo “Parágrafo…”.com. c) Espaçamento entre linhas. 13) A melhor forma para trabalhar. ao mesmo tempo. 14) O comando Substituir do Word 2007 pode se ativado com o atalho de teclado a) CTRL + PgUp. c) em seu conteúdo não pode existir uma palavra formatada com uma fonte diferente da utilizada pelo restante do texto. o tamanho. e) Exibição. c) dois cliques sobre o texto. c) criando-se duas janelas para o mesmo documento. d) um clique sobre o texto. duas partes de um mesmo documento Word é a) exibindo-se o documento no modo de estrutura de tópicos. pressionando-se a tecla SHIFT simultaneamente. grupo Revisão de texto. d) seu conteúdo só pode ser visualizado em computadores que utilizam este formato como padrão para seus editores de texto. e) um clique sobre o texto. 11) O tipo. b) Comando Contar palavras. e) zoom. e) utilizando-se a barra de rolagem vertical da janela. b) Espaçamento antes. o estilo e os efeitos aplicáveis nas fontes dos caracteres utilizados nos documentos Word podem ser modificados por meio da guia: a) Início.

c) quebra de página inserida.TJ/MG Oficial de Justiça Avaliador Curso de Exercícios – Informática Clésio de Freitas 16) A utilização de páginas na orientação retrato e paisagem no mesmo documento Word é possível com a) layout diferente na primeira página.com. ocorrerá a) o posicionamento do cursor na primeira célula da tabela. b) erros ortográficos. uma série de linhas onduladas verdes e vermelhas. b) Inserir. em seguida. As linhas onduladas vermelhas indicam a) erros gramaticais. d) quebra de seção inserida. c) Layout de Página. 21) Ao abrir um documento no Word 2007. que não fazem parte da formatação do texto definida pelo usuário. d) o posicionamento do cursor na primeira linha após a tabela. 22) Um usuário do Word 2007 em sua configuração padrão deseja remover a formatação aplicada a um parágrafo do seu texto.br 3 . foram apresentadas automaticamente pelo Word embaixo de algumas palavras e trechos do texto. ele deve selecionar o parágrafo e. a) Cor do texto. clicar em a) d) b) e) c) www. b) Inserir. e pressionandose a tecla Tab. d) Exibição. 18) A fim de elaborar um documento no Microsoft Word. d) Estilo da fonte. 19) Os cabeçalhos e rodapés em um documento MS-Word 2007 são construídos a partir da guia a) Início. e) que a fonte utilizada no texto é Arial. Para realizar esta operação. e) Revisão. 17) Estando o cursor posicionado na última célula de uma tabela. e) Espaçamento de caracteres. Assinale a opção cujo atributo apresentado não pode ser alterado com o comando “Fonte…”. o profissional necessita dividir cada página em três colunas de texto. c) Layout de Página. d) Exibição. em sua configuração-padrão.. Para isso.prolabore. uma das possibilidades é a escolha da opção Colunas. c) existência de comentários. c) a criação de uma nova linha em branco no final da tabela. e) quebra de coluna inserida. que permite escolher os atributos do texto. b) layout diferente entre as páginas pares e ímpares. dentro de um documento Word. pertencente a guia a) Início. d) pontos de revisão aceitos. b) a criação de uma nova coluna em branco à direita da tabela. b) Espaçamento de linhas c) Efeito subscrito. 20) O grupo Fonte da Faixa de opções do programa Word 2007 apresenta o Indicador da Caixa de Diálogo “Fonte…”. e) Revisão.. e) a manutenção do cursor na mesma célula em que já se encontra..

está o imposto devido de cada um dos veículos.TJ/MG Oficial de Justiça Avaliador Curso de Exercícios – Informática Clésio de Freitas EXCEL 2007 1) No Microsoft Excel 2007. continua a manter CORRETA a soma dos valores de impostos dos três veículos. =MED(A3:A7) em D3 e =MÉDIA(A3. ficará nessa última com a seguinte expressão: a) =$K1 + M$5 b) =$M1 + M$7 c) =$K3 + O$5 d) =$K3 + M$7 e) =$M3 + O$7 4) No Microsoft Excel 2007. A linha seis possui o total de impostos dos três veículos. 13 e 7 d) 50. inseriu as fórmulas =SOMA(A3:A7) em C3. 12 e 7 A coluna A possui as placa de três veículos.com. um usuário digitou nas células indicadas os números 2 em A3. serão congeladas: a) as colunas A e B e as linhas 1 e 3 b) as colunas A e B e as linhas 1. está um indicativo da existência (valor “S”) ou não (valor “N”) de multas. 12 e 10 c) 50. ao se selecionar a célula B3 e escolher a opção [Guia Exibição – Congelar Painéis – Congelar Painéis]. 2 e 7 b) 14.2 e 3 c) a coluna A e as linhas 1 e 2 d) a coluna B e a linhas 1.br 4 . Sendo o conteúdo da célula F1 igual a 6 e estando as demais células vazias. D3 e E3 mostrarão. 17 em A6 e 12 em A7. Marque a alternativa que define uma fórmula de soma que. 6 em A4. 2 e 3 e) todas as células que estiveram no intervalo A1:B3 5) Para equacionar um problema de fixação de valores de células na realização de um cálculo fazendário. respectivamente. os seguintes números: a) 14. ao ser copiado o conteúdo da célula D2 para a célula F2. 12 e 10 e) 50. A coluna D representa o nível de atenção a ser dado a cada veículo no tocante ao envio de uma correspondência de alerta. Na coluna C. contida na célula E5 de uma planilha eletrônica. ao iniciar a elaboração de uma planilha do Microsoft Excel 2007 o agente insere a fórmula =54 + F$1 na célula D2. ao ser copiada da célula B6 para a célula F7. As células C3. a) =SOMA(B2:B4) b) =SOMA($B2:$B4) c) =SOMA($B$2:$B$4) d) =SOMA(B$2:B$4) 3) A fórmula =$K1 + M$5. após ser copiada para a célula G7. 2) Deseja-se fazer uma cópia da célula B6 para as células F7. o resultado apurado na célula F2 é a) 54 b) 56 c) 58 d) 60 e) 66 www.prolabore. 13 em A5. Na coluna B. Em seguida.A7) em E3 .

em seguida. clicar em Símbolo. c) uma folha de planilha pode conter mais de uma guia de planilha. e) classificar dados de uma planilha com base em vários critérios. b) habilitar a filtragem das células selecionadas. d) inclui outros documentos dentro da planilha escolhida.prolabore. d) Símbolos.com. c) desagrupar um intervalo de células agrupadas. b) Ilustrações e clicar em Imagem. Julgue qual das alternativas representa corretamente a soma de todas as medalhas conquistadas pelo País 1 e a média do número de medalhas de ouro obtidas pelos cinco países mostrados: a) =SOMA(B2:D2) e =MED(B2:B6) b) =B2+C2+D2 e =MÉDIA(B2. d) excluir as linhas duplicadas de uma planilha. a utilização de macros refere-se à aplicação do recurso que a) executa funções desenvolvidas no banco de dados Access. em seguida. c) Texto. b) executa automaticamente uma seqüência de comandos. clicar em Equações. em sua configuração padrão. c) inclui formatação de textos a partir do MS-WORD. www. e) Símbolos.D2) e =(B2+B3+B4+B5+B6)/5 8) No Microsoft Excel 2007. no WORD 2007 deve-se selecionar a guia Inserir e depois 9) Para inserir expressões matemáticas do tipo selecionar o grupo a) Tabela e clicar em Desenhar Tabela. 10) O ícone da barra de ferramentas do Excel 2007. selecionar Inserir Nova Equação. e) inclui formatação de gráficos a partir da planilha escolhida. 7) A figura a seguir representa um trecho de uma planilha do Microsoft Excel 2007.br 5 . e) um gráfico pode ser colocado somente em uma folha de gráfico separada. a) uma planilha pode conter uma ou mais pastas de trabalho.B6) c) =SOMA(B2:D2) e =B2+B3+B4+B5+B6/5 d) =B2+C2+D2 e =SOMA(B2:B6)/5 e) =SOMA(B2. em Mais Símbolos. é utilizado para a) inserir fórmulas em uma célula. clicar em Caixa de Texto e selecionar Caixa de Texto Simples.TJ/MG Oficial de Justiça Avaliador Curso de Exercícios – Informática Clésio de Freitas 6) No aplicativo de planilha eletrônica Microsoft Excel 2007. b) uma pasta de trabalho pode conter uma ou mais planilhas. d) uma guia de planilha pode conter mais de uma folha de planilha.

c) =MÁXIMO(B1:B8).TJ/MG Oficial de Justiça Avaliador Curso de Exercícios – Informática Clésio de Freitas 11) A planilha a seguir foi criada no Microsoft Excel 2007. foi inserida uma expressão que representa 10% do valor contido em D4.prolabore. em português. A alternativa que apresenta a fórmula inserida em D5 e o ícone que gerou a fórmula em D6. www. Na célula D2 foi utilizada uma operação para agrupar o conteúdo da célula B2 com o caractere @ (arroba) e com o conteúdo da célula C2. Em seguida a operação foi arrastada até a célula D4.NÚM(B1:B8). Sabe-se que o valor de D6 foi determinado por meio do acionamento de um ícone que inseriu a fórmula =SOMA(D4:D5). d) =MÍNIMO(B1:B8). foi inserida uma fórmula que determina a soma dos valores contidos em A4. B4 e C4.br 6 . A operação digitada foi a) =CONC(B2&"@"&C2) b) =B2&"@"&C2 c) =B2$"@"$C2 d) =SOMA(B2+"@"+C2) e) =B2+"@"+C2 12) Observe a planilha criada no Microsoft Office Excel 2007 (idioma Português Brasil). é a) =10%*D4 e b) =10%*D4 e c) =10%$D4 e d) =10%$D4 e 13) Considere a planilha MS-Excel (2007): O número 8 constante da célula B9 foi obtido pela função a) =SOMA(B1:B8). respectivamente.com. Na célula D4. Em D5. b) =CONT. e) =MÉDIA(B1:B8).

Que fórmula deve ser utilizada para calcular a moda para esse mesmo conjunto de células? a) soma( ) b) modo( ) c) mod( ) d) moda( ) e) mult( ) www. foi inserida uma expressão que determina a multiplicação dos valores do salário vigente em B4 pela referência em C4. d) 246. fará com que o valor correspondente a Próximo seja a) 196. A2 e A3 contenham somente valores numéricos.C6) e =MÍNIMO(D4:D7) 16) Considerando que.C6) e =MÍNIMO(D4:D7) c) =PRODUTO($B$4. no Excel. Na célula D4. utilizando-se o conceito de referência absoluta.br 7 . A partir de D4 e.TJ/MG Oficial de Justiça Avaliador Curso de Exercícios – Informática Clésio de Freitas 14) Considere a seguinte situação em uma planilha MS-Excel (2007): Selecionar as células de B1 até B4 e depois arrastar essa seleção pela alça de preenchimento para a célula B5. assinale a opção correspondente à expressão matemática que permite.com.prolabore. b) 212 c) 232. e) 306.C6) e =MENOR(D4:D7) b) =MULT($B$4. dividir o resultado da soma dos valores contidos nas células A1 e A2 pelo valor contido na célula A3. foi inserida uma expressão que determina o menor salário a ser pago. Em D10. a) =(A1+A2)/A3 b) =(A1*A2)+A3 c) =(A1/A2)+A3 d) =(A1‐A2)*A3 e) =(A1‐A2)/A3 17) A fórmula da planilha EXCEL 2007 utilizada para calcular a média dos valores reais de um conjunto de células é a MEDIA( ). O valor de D8 foi determinado por meio do uso da expressão =SOMA(D4:D7). 15) Observe a planilha criada no Microsoft Office Excel 2007 (idioma Português Brasil). mediante os atalhos de teclado para copiar e colar. entre os funcionários mostrados na planilha. As expressões inseridas em D6 e D10 são.C6) e =MENOR(D4:D7) d) =PRODUTO($B$4. D6 e D7. as células A1. respectivamente a) =MULT($B$4. foram inseridas expressões semelhantes em D5. em uma planilha do Microsoft Excel.

mantenha sua posição na planilha. na célula C1. têm suas posições na planilha alteradas. conforme cada caso. refletindo sua nova posição na planilha. ímpar e menor que 10. referente a uma planilha do Excel 2007 Com relação à imagem acima. ímpar e maior que 10. atualize sua posição na planilha. A2=800. A3=800. 19) Considere o aplicativo Microsoft Excel 2007 em português com suas configurações padrões. ao ser copiada de uma célula para outra. par e maior que 10. Qual será o valor exibido na célula B4? a) 7 b) 8 c) 13 d) 15 e) 17 www. B1 = 3. C1 = 4. A célula D1 tem a seguinte fórmula: =SE (B1*A1 . A1) 20) Dadas as células A1 = 1. e) positivo.TJ/MG Oficial de Justiça Avaliador Curso de Exercícios – Informática Clésio de Freitas 18) No Excel. c) negativo.B1*A1. 23) Observe a figura abaixo. uma planilha apresenta os seguintes dados: A1 = 2. Marque a alternativa correta: a) A referência absoluta é usada quando se deseja que a fórmula. suponha que o usuário clique e arraste a alça de preenchimento as célula A4 para a célula B4.A1)^A1 + B1*C1 + A1) O valor da célula D1 é: a) positivo.br 8 . c) Ao ser copiada de uma célula para outra. A2 = 2. A4 = 100. é necessário utilizar adequadamente referências absolutas ou relativas. (C1 . Um usuário que deseja atribuir à célula C1 o valor da célula B1 subtraído do valor da célula A1 deve. d) Tanto a referência absoluta. Qual será o resultado da fórmula =A1&A2&A3 a) A1&A2&A3 b) 1&2&3 c) 123 d) A1A2A3 e) ERRO 21) Cinco células de uma planilha Microsoft Office Excel possuem os seguintes valores: A1=1000. uma fórmula que utilize referência relativa é alterada.5 > 0. par e menor que 10.C1 . quando são copiadas de uma célula para outra. b) positivo.3) a) 1000 b) 800 c) 100 d) ERRO e) 900 22) Ao escrever uma fórmula. A3 = 3. Qual o resultado da fórmula =MAIOR(A1:A5.prolabore. b) A referência relativa é usada quando se deseja que a fórmula. especificar a seguinte fórmula: a) B1-A1 b) =B1-A1 c) C1=B1-A1 d) C1=B$1-A$1 e) SUB(B1.com. quanto a referência relativa. A5 = 100. ao ser copiada de uma célula para outra. d) positivo.

SOMA(A1:A3)/10. A3=2500. Caso seja aplicada a outra célula desta mesma planilha a função =SE(SOMA(A1:A3)<4000.152 linhas RESPOSTAS WORD 2007 01 – C 02 – D 03 – C 04 – C 05 – B 06 – D 07 – B 08 – E 09 – B 10 – A 11 – A 12 – A 13 – D 14 – C 15 – B 16 – D 17 – C 18 – C 19 – B 20 – B 21 – B 22 – C EXCEL 2007 01 – E 02 – C 03 – C 04 – C 05 – A 06 – B 07 – D 08 – B 09 – E 10 – B 11 – B 12 – A 13 – B 14 – D 15 – B 16 – A 17 – B 18 – C 19 – B 20 – C 21 – B 22 – C 23 – C 24 – B 25 – D www.288 linhas. e) 2. que agora suporta até a) 131.TJ/MG Oficial de Justiça Avaliador Curso de Exercícios – Informática Clésio de Freitas 24) Três células de uma planilha Microsoft Office Excel possuem os seguintes valores: A1=400.br 9 .576 linhas.MÉDIA(A1:A3)/5) a) 260 b) 390 c) 520 d) 650 e) 780 25) Uma novidade muito importante no Microsoft Office Excel 2007 é o tamanho de cada planilha de cálculo. d) 1.prolabore. A2=1000.072 linhas. c) 524.097. b) 262.com.144 linhas.048.