Disciplina: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Professor: Iran Nunes Atividade: Indústrias Valex Ltda.

Data limite de postagem: 22/09/2012 Postagem em anexo Objetivo da Atividade: Sim ( ) Não ( X )

Unidade: 2

Reconhecer conceitos de planejamento, orçamento e de APO (Administração por objetivos). Procedimento para Execução:
a) Faça a leitura individual do texto. b) Discuta as questões propostas abaixo com seu grupo. c) O líder do grupo deverá encaminhar as conclusões via sistema de

atividades. Questões: 1. O que significa a sigla APO? Por que se diz que ela representa o contrário do modo tradicional de planejamento? 2. Quais são os objetivos da utilização da APO? 3. O que não funcionou na aplicação da APO na Valex? Como deveriam ter agido os gerentes? 4. A previsão conservadora, (isto é, menor do que realmente seria vendido), provoca uma falta ou um excesso de recursos humanos? 5. Considerando a existência de cortes arbitrários, os orçamentos de despesas departamentais são apresentados com base na necessidade real, superestimados ou subestimados? O que ocorre se não houver cortes? Critérios de Correção: São 5 questões, cada uma vale 2 pontos. Total da atividade: 10 pontos a serem ponderados pelo peso desta atividade na nota do semestre. Fontes: (*) Adaptado de HAMPTON, David R. Administração contemporânea. 3ª ed. São Paulo: McGrow-Hill, 1992. Atenção: Não se esqueça de citar as fontes que usar em seu trabalho. Caso seja verificado desrespeito aos direitos de autoria, inclusive em fórum, a atividade receberá nota zero, sem possibilidade de refazer o trabalho.

negociação e eventual modificação. até 1º de dezembro. Infelizmente. Somos uma empresa de porte médio que produz equipamentos hidráulicos e pneumáticos para uso industrial e aeroespacial. o que de fato acontece está longe de ser o que a APO propõe. ao comitê executivo. de modo a adotar no nosso planejamento técnicas de Administração por Objetivos — APO. O Departamento de Produção faz suas estimativas e fornece uma previsão dos lucros brutos com base nos custos e receitas estimadas para cada tarefa. até 1º de novembro. os dados financeiros referentes aos seus objetivos. O jogo do gerente do Departamento de Vendas é subestimar as vendas previstas. em um único plano. o comitê executivo aprova um conjunto de objetivos. 2. O primeiro problema aparece na previsão de vendas. que se destinam a integrar. produzimos as peças contratadas. 3. industriais e aeroespaciais. como Compras e Pessoal.1. Após a aprovação. O pessoal de planejamento combina todos estes dados e apresenta. que é. os objetivos e orçamentos: 1. Sou Arnaldo.Indústrias Valex Ltda.2. 3. cada departamento apresenta. os seus próprios objetivos para o ano seguinte. Quando ganhamos uma concorrência. que manipulam os números. 3. até 1º de outubro. O grande problema é que os objetivos não são fixados realisticamente. como pesquisa e desenvolvimento. O volume de vendas estimado mais as vendas que estão em andamento são a base para as projeções do ano seguinte. composto pelos cinco executivos de cúpula empresa. Cada departamento apresenta ao comitê executivo. Vou descrever algumas dessas manipulações e depois perguntar a vocês quais são os efeitos delas sobre nossas operações. Há cerca de 4 anos modificamos os procedimentos orçamentários. 4. As despesas referentes a programas especiais. são também preparadas. O ciclo de planejamento inicia alguns meses antes do início do ano. pois a previsão conservadora faz com que ele melhore sua imagem ao demonstrar que conseguiu ultrapassar o objetivo. O Departamento de Vendas faz uma previsão de vendas. o novo plano da empresa. O nosso grupo administrativo é constituído por trinta e um administradores que se reportam direta ou indiretamente a mim. Cada chefe procura aumentar o próprio prestígio e o tamanho do departamento. . eles são determinados pelos chefes dos departamentos. Após revisão. a pedra fundamental do nosso planejamento. presidente das indústrias Valex Ltda.3. debate. na realidade. Concorremos em vários projetos estatais. O novo sistema inclui os seguintes passos. apresentam seus próprios orçamentos. Todos os departamentos de apoio. 3.

. Por isso. Do mesmo modo. quando poderão ser feitas as nossas remessas etc. quantos funcionários vamos poder ter na folha de pagamentos. O jogo deste Departamento é subestimar essa cifra o máximo possível. para depois mostrar um resultado superior esperado. Isso também dá a esse departamento uma margem de segurança contra custos imprevistos. para se ter alguma possibilidade de lucro. ficamos em má situação. para cada produto. mas saber que todos estes jogos feitos pelos departamentos terão consequências negativas sobre nosso desempenho. A previsão de faturamento nos diz quanto teremos. Na realidade. Os números finais são muito elevados. os departamentos de apoio apresentam seus orçamentos. Quando os números são todos somados. Finalmente. a previsão de vendas diz-nos qual será o nosso faturamento e quando ele se realizará. o orçamento dos departamentos limita as atividades dos seus gerentes. Minha experiência me diz que o mundo é assim mesmo. o comitê executivo revisa os resultados. Como é de esperar. Quando os orçamentos não condizem com a realidade. o que me incomoda não é saber que o planejamento no papel é diferente do planejamento na realidade. Depois que vários apelos para modificá-los trazem mudanças insignificantes. incluindo a quantidade estimada e os custos com pessoal necessários para o cumprimento dos objetivos. o comitê corta então uma série de verbas em todos os departamentos.Em seguida o Departamento de Produção estima a diferença entre preço de venda e custo de fabricação e estabelece essa cifra como o objetivo do lucro bruto. essa cirurgia não satisfaz a ninguém. em termos de numerário.