Unimontes – Curso Ciências Contábeis – Economia – Avaliação – 22/09/2009

Nome: ______________________________________________________________________

Questão 01: No processo de formação do Sistema Capitalista de Produção, quatro são consideradas como principais fontes de acumulação primitiva do capital. São elas: [ ] a expansão comercial, o sistema industrial de produção doméstica, o movimento dos cercamentos e a inflação proveniente do metalismo. [ ] a expansão comercial, o progresso científico, o movimento dos cercamentos e a inflação proveniente do metalismo. [ ] a expansão comercial, o sistema industrial de produção doméstica, os grandes monopólios comerciais da Inglaterra e a inflação proveniente do metalismo. [ ] a mão invisível, o sistema industrial de produção doméstica, o movimento dos cercamentos e a inflação proveniente do metalismo. Questão 02: O Estado Clássico se constitui em um Estado que não deve interferir nas relações de produção e de mercado. Quais são então as funções do Estado segundo a Economia Clássica?

Questão 03: Atribua (V)erdadeiro ou (F)also: [ ] A divisão de classes segundo Malthus provém de uma lei natural sendo a pobreza uma questão inevitável para a sociedade. [ ] Adam Smith foi o primeiro a associar 3 fatores de produção capitalista a 3 classes sociais, justificando a divisão de classes. [ ] Para os neoclássicos, o que define o valor das mercadorias é a quantidade de trabalho incorporada em sua fabricação. [ ] Para Ricardo, o comércio internacional deveria ser viabilizado não pelas vantagens relativas de produção, mas pelas vantagens absolutas. [ ] Segundo Ricardo, em sua Teoria da Renda da Terra, o lucro seria definido pela terra de menor fertilidade e à medida que a concorrência se elevava, a taxa de lucro tenderia a se nivelar por baixo. [ ] O que define o valor de troca para a economia dos utilitaristas é a utilidade marginal decrescente das mercadorias.

Questão 04: Segundo Keynes, a crise do sistema capitalista de produção decorria de três vazamentos de renda. Quais são eles e quais as soluções apontadas por Keynes para solucioná-los?

Questão 05: Conceitue e caracteriza cada uma das três estruturas de mercado estudadas (concorrência perfeita, oligopólio, monopólio).

Unimontes – Curso Ciências Contábeis – Economia – Avaliação – 22/09/2009

Questão 06: Escolha uma das 5 forças competitivas apontadas por Michael Porter na análise de competitividade de uma indústria e caracterize-a.

Questão 07: Conceitue: Demanda, Oferta, Equilíbrio, Elasticidade Preço.

Questão 08: O Sr. Joaquim, dono da padaria Sabores Lusitanos, pretende fazer uma promoção para atrair a frequesia e elevar suas vendas mas está em dúvida de qual produto promover. A promoção será uma redução no preço de venda do produto escolhido. Sua dúvida está entre promover o bolinho de mandioca, o biscoito nevado ou a caçarola italiana. Na visão do seu Gerente, todos os três produtos possuem bom comportamento nas vendas e deveriam participar da promoção. Considerando o comportamento das vendas em função dos preços praticados para cada um dos produtos, que recomendação você daria ao Sr. Joaquim? Qual produto promover e por quê? Histórico das vendas – Padaria Sabores Lusitanos Bolinho de Mandioca – Unidade: Kg Preço 17,50 18,60 19,20 Quantidade 20 18 17 Biscoito Nevado – Unidade: Kg Preço 8,50 8,80 9,20 Quantidade 15,00 14,47 13,81 Caçarola Italiana – Unidade: Kg Preço 32,00 33,50 36,00 Quantidade 40 39 37 Questão 09: Explique como os problemas econômicos fundamentais – o que e quanto, como e para quem produzir – originam-se da carência de recursos produtivos escassos.

21,30 14 10,00 12,61 37,20 36

22,50 12 10,50 11,98 42,00 33

Questão 10: Marque (V)erdadeiro ou (F)also: [ ] Bens de Capital são bens destinados diretamente ao atendimento das necessidades humanas. [ ] Bem é tudo aquilo capaz de atender a uma necessidade humana (material, imaterial). [ ] A análise conjunta da escassez dos recursos e das necessidades ilimitadas leva-nos a concluir que a Economia é uma ciência ligada a problemas de escolha. [ ] O custo de oportunidade representa o ganho do que foi escolhido. [ ] A curva ou fronteira de possibilidades de produção mostra a combinação de dois bens, “bens de capital” ou “bens de consumo” que podem ser produzidos em uma economia, dadas as limitações dos fatores produtivos (terra, capital e trabalho).