Unid I – Introdução ao Estudo da Economia

PROBLEMAS ECONÔMICOS BÁSICOS:
• O que e quanto produzir: quais produtos deverão ser : produzidos e em que quantidades deverão ser colocados à disposição dos consumidores. • Como produzir: por quem serão produzidos os bens e : serviços, com quais recursos e de que maneira ou técnica. • Para quem produzir: para quem se destinará a produção : (fatalmente para os que têm renda). A análise conjunta da escassez dos recursos e das necessidades ilimitadas leva-nos a concluir que a Economia é 14 uma ciência ligada a problemas de escolha.

Unid I – Introdução ao Estudo da Economia

CURVA DE TRANSFORMAÇÃO E CUSTOS DE OPORTUNIDADE:
As diferentes opções em termos de decisão do que deve ser produzido leva à construção da chamada “Curva de Transformação” ou “Curva das Possibilidades de Produção”. Ela deixa claro que em situação de pleno emprego será necessário sempre a escolha entre as diferentes possibilidades de produção. Terá que se abrir mão de um determinado bem em detrimento da produção de outro.
15

Unid I – Introdução ao Estudo da Economia

CURVA DE TRANSFORMAÇÃO E CUSTOS DE OPORTUNIDADE: Pleno emprego:

As diferentes opções em termos de decisão do que deve ser produzido leva à construção da chamada “Curva de definido por uma situação em que os recursos disponíveis Transformação” ou “Curva das Possibilidades de Produção”. estão sendo plenamente utilizados na produção dos bens e serviços, garantindo o equilíbrio econômico das atividades Ela deixa claro que em situação de pleno emprego será produtivas. necessário sempre a escolha entre as diferentes possibilidades de produção. O pleno emprego é identificado como um conceito de resultado econômico e não de restrição física de recursos. Terá que se abrir mão de um determinado bem em detrimento da produção de outro.
16

Unid I – Introdução ao Estudo da Economia

CURVA DE TRANSFORMAÇÃO E CUSTOS DE OPORTUNIDADE: Pleno emprego:

As diferentes opções em termos de decisão do que deve ser A Curva de Transformação demonstra “Curva de produzido leva à construção da chamadaclaramente o definido por uma situação em que os recursos disponíveis conceito de custo de oportunidade que corresponde ao Transformação” ou “Curva das Possibilidades de Produção”. estão sendo plenamente utilizados na produção dos bens e sacrifício do que se deixou de produzir, ou, em outras serviços, garantindo o equilíbrio econômico das atividades palavras, o custo ou situação de pleno emprego será Ela deixa claro que em a perda do que não foi escolhido e produtivas. não o ganho do que foi escolhido. necessário sempre a escolha entre as diferentes possibilidades de produção. O pleno emprego é identificado como um conceito de resultado econômico e não de restrição física de recursos. Terá que se abrir mão de um determinado bem em detrimento da produção de outro.
17

Unid I – Introdução ao Estudo da Economia

Bens A (Eixo y) B (Eixo x)

Alternativas de Produção em Quantidades 150 140 120 90 70 0 10 20 30 40

0 50

• w

Impossível a curto prazo

• z

Ociosidade

• y

Pleno Emprego

18

Unid I – Introdução ao Estudo da Economia

Exercício de Fixação:
1. Explique como os problemas econômicos fundamentais – o que e quanto, como e para quem produzir – originam-se da carência de recursos produtivos escassoz. 2. O que mostra a curva de transformação? 3. Defina custo de oportunidade. 4. Conceitue bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
19