You are on page 1of 8

Laboratrio 2 - Retificador Monofsico Controlado

Grupo 1 Samuel Henrique Silva 074370

Samuel Bernard Bragagnolo 072356


Os SCRs (Silicon Controlled Rectifier) so dispositivos semicondutores cuja condio de sentido direto comandvel atravs da aplicao de um pulso de corrente ao terminal de Porta (ou gate em ingls). A conduo, uma vez iniciada se mantm, mesmo na ausncia do sinal no terminal de porta, at que a corrente que o atravessa caia abaixo de um determinado valor, o qual denominamos de Corrente de Manuteno de Conduo, em ingls Holding Current (IH). Em sentido inverso, o SCR comporta-se como um diodo normal. Os SCR's so empregados em corrente alternada como retificadores controlados, e quando utilizados em corrente contnua comportam-se como chaves. O SCR apenas um tipo de tiristor, mas devido ao seu disseminado uso na indstria, muitas vezes os termos tiristor e SCR so confundidos. Os TRIAC's so dispositivos semicondutores comumente utilizados em comutao de corrente alternada. J os Diacs so dispositivos semicondutores de avalanche bidirecional, tambm da classe dos tiristores e de juno PNN. Possuem a propriedade de apresentarem muito alta impedncia, se a tenso entre seus dois terminais for mantida abaixo de uma tenso, chamada comumente de Tenso de Ruptura. Se esta tenso, geralmente em torno dos 30V, for ultrapassada, o Diac passa a conduzir corrente eltrica, com uma brusca queda da impedncia do mesmo. Os Diacs so geralmente utilizados como auxiliares de disparo em Triacs, em osciladores de relaxao.

I. INTRODUO O nome Tiristor engloba uma famlia de dispositivos semicondutores multicamadas, que operam em regime de chaveamento, tendo em comum uma estrutura de no mnimo quatro camadas semicondutoras numa seqncia P-N-P-N (trs junes semicondutoras), apresentando um comportamento funcional. Os tiristores permitem por meio da adequada ativao do terminal de controle, o chaveamento do estado de bloqueio para estado de conduo, sendo que alguns tiristores (mas no todos) permitem tambm o chaveamento do estado de conduo para estado de bloqueio, tambm pelo terminal de controle. Como exemplo de tiristores, podemos citar o SCR e o TRIAC. No caso do tiristor SCR este se assemelha a uma fechadura pelo fato da corrente poder fluir pelo dispositivo em um nico sentido, entrando pelo terminal de anodo e saindo pelo terminal de catodo. No entanto difere de um diodo porque mesmo quando o dispositivo est diretamente polarizado ele no consegue entrar em conduo enquanto no ocorrer a ativao do seu terminal de controle (terminal denominado porta, ou gate em ingls). Ao invs de usar um sinal de permanncia continua na porta (como nos TBJs e MOSFETs) como sinal de controle, os tiristores so comutados ao ligamento pela aplicao de um pulso ao terminal de porta, que normalmente pode ser de curta durao. Uma vez comutado para o estado de ligado, o tiristor SCR permanecer por tempo indefinido neste estado enquanto o dispositivo estiver diretamente polarizado e a corrente de anodo se mantiver acima de um patamar mnimo. Para os SCRs, o sinal de controle um pulso de corrente, tiristores DB-GTO usam um pulso de tenso e os LASCRs um pulso de luz aplicado diretamente a juno do dispositivo por meio de fibra tica. A inveno do tiristor no fim dos anos 50 do sculo passado foi responsvel por um grande surto de evoluo tecnolgica da eletrnica de potncia, que se estendeu pelos anos 60 e propiciou no anos 70 o incio da implantao da eletrnica de potncia em escala industrial. A principal vantagem dos tiristores o controle de grande quantidade de energia. Essa caracterstica faz com que esses dispositivos sejam utilizados tanto no controle eletrnico de potncia quanto na converso de energia.

Fig. 1 Representao de uma tiristor Neste relatrio ser testado o funcionamento de um circuito retificador tiristorizado em meia onda e de um conversor totalmente controlado, com o intuito de comparar a eficincia de cada um deles.

II. MATERIAIS E MTODOS Para a realizao do experimento foram utuilizados itens disponveis no laboratrio de forma a facilitar a execucuo do experimento e reealizar as medies. Foram utilizados os seguintes itens: Cabos de conexo Multmetro Osciloscpio digital Indutncia (Transformador 36,7mH) Kit Didtico Datapool: carto de disparo dos tiristores 9940,carto de fusveis9943,carto de tiristores 9941 e fonte de alimentao +15V. 1 lmpada incandescente 127V Para uma melhor anlise do comportamento dos circuitos baseados nesse tipo de componente foram realizadas 4 atividades distintas com montagens de certe forma semelhantes. Foram conectadas as 3 fases da rede eltrica no kit de forma a aliment-lo com a tenso de trabalho do circuito. Ele possui um sistema de converso e controle interno que gera uma tenso de alimentao de 15V em corrente contnua utilizada para alimentar os sistemas de controle de pulsos que gera os sinais de disparo dos tiristores. Uma vez realizadas as conexes de alimentao, foram feitas as conexes de alimentao do gate de um dos tiristores. Sua sada foi ligada no circuito composto por uma lmpada e um resistor de 1R. Ligando-se cada vez uma fase na entrada do tiristor, foi possvel verificar o funcioonamento correto dos trs circuitos de transformao das fases presentes no kit. Realizado o teste de fases, o passo seguinte, foi o teste de de cada um dos tiristores. Feito isso, com a mesma sistemtica empregada nas fases, concluiu-se o que o Kit estava funcionando de forma apropriada para a conduo dos experimentos. Para a realizao da Parte A do experimento, foi montado um circuito retificador de meia onda, com aquisio de dados conforme exemplificado pela figura 2.

Para a parte B do experimento, o mesmo sistema foi montado, porm com uma carga RL, esta representada por uma das entradas de um transformador presente no prprio laboratrio. O circuito analisado, ficou conforme figura 3.

Fig. 3 Montagem Retificador de meia onda com carga RL Em ambas as montagens anteriormente citadas, o sistema foi simulado aplicando-se a tenso no circuito e realizando-se medies a cada 30 variados no angulo de disparo do tiristor. Alm disso foram realizadas medies para avaliar-se o angulo de corte no qual o tiristor parava de conduzir. Alm disso foram armazenodos dados para angulo de disparo igual a 100. Para a realizao da Parte C do experimento, foi montado um circuito retificador de onda completa, com aquisio de dados conforme exemplificado pela figura 4.

Fig 4 Montagem Retificador de onda completa com carga R Fig 2 Montagem Retificador de meia onda com carga R Para a parte B do experimento, o mesmo sistema foi montado, porm com uma carga RL, esta representada por uma das entradas de um transformador presente no prprio

laboratrio. O circuito analisado, ficou conforme figura 4, com a adio de um indutor em srie com o resistor, representado pela lampada no sistema. Em ambas as montagens anteriormente citadas, o sistema foi simulado aplicando-se a tenso no circuito e realizando-se medies a cada 30 variados no angulo de disparo do tiristor. Alm disso, foram realizadas medies para avaliar-se o angulo de corte no qual o tiristor parava de conduzir. Alm disso, foram armazenodos dados para angulo de disparo igual a 100.

Irms
1,2

1
0,8 0,6

0,4
0,2 0 0 50 100 150 200

III. DADOS OBTIDOS Item A: Para a medio do da questo cinco foram obtidos os seguintes valores para Vmed:

Fig. 3 Corrente RMS em funo do ngulo de disparo

A corrente mdia encontrada no sistema est apresentada no seguinte grfico:

Vmed
60 50 40 30 20 10

0 175 145 115 85 55 25 0

Fig.1 - Vmed em funo do ngulo de disparo A tenso RMS em funo do ngulo de disparo foi representado no seguinte grfico: Fig. 4 Corrente mdia em funo da ngulo de disparo Com um ngulo de disparo fixado em 100, obteve-se a seguinte imagem do osciloscpio:

Vrms
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0
175 145 115 85 55 25 0

Fig. 2 - Vrms em funo do ngulo de disparo

A corrente rms, foi medida conforme grfico 3: Fig. 5 Angulo de disparo fixado em 100 Feita a leitura conforme solicitado, colocando a ponteira do oscilospio em a e G1, para 100, obteve-se a seguinte leitura:

Foi observado que para o ngulo de 170 graus a lmpada no mais emitia brilho. Este foi considerado o ngulo de extino. Em seguida calculado para valores tericos a tenso mdia e RMS do circuito atravs das eq(1) e eq(2), demonstradas em [5], para um Vm de 180V:

(1)

(2) Fig. 6 Angulo de disparo fixado em 100 Para 140, obteve-se o seguinte: 80 60 40 20 0 175 145 115 85 55 25 0 Fig. 9 - Vmed terico em funo do ngulo de disparo

Vmed

Vrms
100 80 Fig. 7 Angulo de disparo fixado em 140 Para 0, obteve-se o seguinte; 60 40 20 0 175 145 115 85 55 25 0 Fig. 10 - Vrms terico em funo do ngulo de disparo Com as figuras de tenso plotadas percebe-se que os valores e a curva terica seguem os parmetros medidos. Pelo circuito conter majoritariamente somente resistncia, a corrente segue curva semelhante e a potncia segue o formato ao quadrado da curva de tenso RMS. No circuito empregado um arranjo Snubber conforme [3] e [4]. Ele previne disparamento precoce quando submetido a altos transientes de tenso. A variao de tenso pode induzir uma corrente na juncao do tiristor atravs de sua capacitncia interna. O circuito RC alm de limitar o slew rate, lentamente dissipa os transientes. Tambm ajuda no desligamento do tiristor quando corrente e tensao estao fora de fase em circuitos back-to-back.

Fig. 8 Angulo de disparo fixado em 0

Item B: Para realizao do item mediu-se a indutncia do transformador, obteve-se o valor de 36,7mH. Foi variado o angulo de disparo de 30 em 30 graus, obtendo-se os seguintes grficos para os valores de Vrms, Vmed, Irms, Imed:

Imed
0,6

0,5
0,4 0,3

Vrms
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 50 60 70 80 90 100 110 120 130

0,2
0,1 0 50 60 70 80 90 100 110 120 130

Fig. 14 Imed em funo do angulo de disparo (RL) Com o ngulo de disparo, fixo em 100, foi observado a seguinte medio no osciloscpio:

Fig. 11 Vrms em funo do angulo de disparo (RL)

Vmed
50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 50 60 70 80 90 100 110 120 130

Fig. 12 Vmed em funo do angulo de disparo (RL)

Fig. 15 Medio com angulod e disparo em 100 (RL) Foi observado que para o ngulo de 160 graus a lmpada no mais emitia brilho. Este foi considerado o ngulo de extino. Item C: Para a realizao do item foi implementado um conversor de onda completo, totalmente controlado. Inicialmente com uma carga puramente resistiva. Foi variado o angulo de disparo de 30 em 30. Obtendo os seguintes grficos de valores. Para Vrms, obteve-se o seguinte grfico:

Irms
1,2

1
0,8 0,6 Irms

0,4
0,2 0 50 70 90 110 130

Fig. 13 Irms em funo do angulo de disparo (RL)

Vrms
140 120 100 80 1,8 1,6 1,4 1,2 1 0,8

Imed

60
40 20 0 0 50 100 150 200

0,6
0,4 0,2 0 0 50 100 150 200

Fig. 16 Vrms em funo do angulo de disparo (R) Para Vmed, obteve-se o seguinte grfico:

Fig. 19 Irms em funo do angulo de disparo (R) Foi fixado o angulo em 100, obtve-se a seguinte medio;

Vmed
120

100
80 60

40
20 0 0 50 100 150 200

Fig. 17 Vmed em funo do angulo de disparo (R) Para Irms, obteve-se o seguinte grfico: Fig. 20 Medio com angulo de disparo em 100 (R)

Irms
1,2
1 0,8 0,6 0,4

Foi observado que para o ngulo de 175 graus a lmpada no mais emitia brilho. Este foi considerado o ngulo de extino. Em seguida calculado para valores tericos a tenso mdia e RMS do circuito atravs das eq(4) e eq(5), demonstradas em [5], para um Vm de 180V: (4)

0,2
0 0 50 100 150 200

(5)

Fig. 18 Irms em funo do angulo de disparo (R) Para o Imed, obteve-se as seguintes medies:

Vmed
100 80 60 40 20 0 175 145 115 85 55 25 0 Fig. 21 - Vmed terico em funo do ngulo de disparo (R) 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral

Vrms

1900ral

1900ral

1900ral

1900ral

Fig. 24 Vrms em funo do angulo de disparo (RL)

Irms Vrms
150 100 50 0 175 145 115 85 55 25 0 Fig. 22 - Vrms terico em funo do ngulo de disparo (R) Assim como no retificador de meia-onda de carga resistiva, os valores tericos seguem os medidos. Adicionando-se uma carga RL no circuito, obteve-seos seguintes dados para Vmed, Vrms, Imed, Irms: 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral

1900ral

1900ral

1900ral

Fig. 25 Irms em funo do angulo de disparo (RL)

Imed
1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral

Vmed
120

100
80 60

40
20 0 0 50 100 150 200

Fig. 26 Imed em funo do angulo de disparo (RL) Foi fixado o angulo em 100, obteve-se o seguinte resultado:

Fig. 23 Vmed em funo do angulo de disparo (RL)

Fig. 27 Medio com angulo de disparo em 100 (RL) Foi observado que para o ngulo de 165 graus a lmpada no mais emitia brilho. Este foi considerado o ngulo de extino. Houve a necessidade de se utilizar duas pontas para se realizar uma medio diferencial. Ou seja, exatamente a diferena de potencial medida entre os dois pontos analisdados(extremidades das lmpadas). IV. CONCLUSO As atividades desenvolvidas neste relatrio promovem o ensaio prtico de elementos de controle de potncia. Foi observado o comportamento de circuitos retificadores de potncia monofsicos de meia-onda e onda completa. Como carga, foi proposto a utilizao e comparao entre puramente resistivo e a mistura de indutivo e resistivo. Para o controle da ponte foi empregado tiristores e um controlador TCA785.Observou-se o comportamento de cada circuito e como o ngulo de disparo afeta a fase da tenso e corrente, tendendo a diminuir a tenso mdia com o aumento do ngulo e a promover mais de um modo de operao sob cargas indutivas. Em cargas RL, a tenso mdia menor pois a impedncia total do circuito aumenta e pois com a defasagem da corrente, o tiristor pode desligar sobre tenso negativa da fonte at que a corrente cesse. Caso isso ocorra o ngulo de extino, acompanha a defasagem da corrente. O diodo em retificadores completos permite o desligamentodo tiristor alm de regenar energia a fonte. Em circuitos resistivos o fator de potncia permaneceu alto, Vmed prximo de Vrms, enquanto que com cargas indutivas ele reduziu. O defasamento entre tenso e corrente, e a tenso negativa reduziram o desempenho do circuito. Por ltimo, o TCS785 um controlador de fase de 0 a 180 graus para elementos de potncia chaveados. A sincronizao de fase feita por um detector de ZVC (zero voltage cross) que dispara um sinal em rampa. Um comparador recebe essa rampa e um offset que equivale ao ngulo de disparo desejado. Quando a rampa ultrapassa esse valor, um sinal de disparo emitido para o elemento de potncia. O circuito simplificado demonstrado na fig. 28.
[1] [2] [3] [4] [5] [6]

Fig. 28 Diagrama interno TCA785

REFERNCIAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiristor - Acessado em 20/08/2012. http://huilyrobot.tripod.com/compo/tiristores.htm - Acessado em 20/08/2012 http://www.fairchildsemi.com/an/AN/AN-3008.pdf http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/AN1048-D.PDF Rashid, M. Eletrnica de Potncia Valley, Pearson, 1993. http://www.infineon.com/dgdl/tca785_green_050217.pdf?folderId=db3a 304412b407950112b437a09d6866&fileId=db3a304412b407950112b43 7a1216867 http://www.dee.feis.unesp.br/gradua/elepot/cap3/fg2.html http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/michels/materiais/EPO1 __Aula_14_18.pdf

[7] [8]

You might also like