You are on page 1of 10

SSC 150 - Sistemas Computacionais Distribuídos

Computação em Nuvem

Evandro Gilberto Gandelini - 5889922 Luiz Antonio Bezerra de Andrade - 5967745 Rafael Pradi Guedes Moreira - 5889644

1

Índice Resumo------------------------------------------------------03 Introdução----------------------------------------------------03 Conceitos de Computação em Nuvem----------------03 Os tipos de Computação em Nuvem------------------04 Segurança da Informação--------------------------------07 Conclusão---------------------------------------------------09 Bibliografia---------------------------------------------------09 2 .

Resumo Plataforma e softwares estão disponíveis como serviços. Assim os usuários e empresas passa a acessar recursos e serviços independente de sua localização. reduzindo custos e provendo serviços sob demanda. backup. agora ele só precisa acessar e usar. inclusive. Introdução Com a Computação na Nuvem. por meio de ambientes em Computação em Nuvem. armazenamento. atualização e outros. Isso se torna uma barreira para a ampla adoção da Computação em Nuvem. Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento. 3 . Eles ficam agora disponíveis na Internet. O conceito é claro. Não apenas recursos de computação e armazenamento são entregues pela Nuvem. Recursos sob demanda para o processamento e armazenamento de massivo de dados está sujeito a falhas de segurança. cada vez mais as informações estarão disponíveis e mais pessoas terão acesso a essas informações. muitos gratuitamente. não precisam mais estar em um computador pessoal. Os serviços prestados por terceiros trazem uma menor preocupação com o gerenciamento com a tecnologia de informação local. Isso faz com que o usuário não precise mais se preocupar com isso. mas também grandes empresas. graças à disponibilização de muitos serviços on-line. “Cloud Computing” e “SaaS – Software-as-a-Service “. mas também toda a pilha da computação pode estar disponível. manutenção. não apenas tendo o usuário que hospeda seus documentos pessoais. Isso tem melhorado a flexibilidade. permitindo aos usuários o acesso a esses serviços sem a necessidade sobre o conhecimento das tecnologias utilizadas. Conceito de Computação em Nuvem Nos próximos anos deveremos ouvir muito os termos “Computação em Nuvens “. A Computação em Nuvem pretende ser global. existe uma preocupação em potencia: a segurança dos dados manipulados na Nuvem. Há um grande potencial na Computação em Nuvem. No entanto existem muitos questionamentos sobre a segurança dos dados que estão na Nuvem. Apesar dos benefícios. aumentando a presença on-line de pequenas empresas e fornecedores de serviços. e que devem baratear o preço dos computadores. o que aumentou a quantidade de serviços disponíveis. e no futuro deverá ser o paradigma dominante do uso das Tecnologias de Informação. abusos de privacidade. muitos aplicativos e arquivos de usuários. ou na ‘Nuvem’. violação de direitos autorais e outros. A Computação em Nuvem é considerada uma evolução natural da computação atual e onde as empresas tem investido em peso. Assim temos os recursos de TI fornecidos como um serviço.

Escalável e elástico O provedor consegue entender se a procura pelo serviço está alta e redimensiona a sua capacidade automaticamente. algumas lojas online. Outra vantagem é que na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e o hardware que está usando em seu computador. formatos e protocolos da internet como URLs. do Google. privado ou híbrido. Os tipos de nuvens A tecnologia de computação em nuvem. não no custo do equipamento. software ou plataforma são compartilhadas entre os consumidores.Principais Características: Acesso Remoto O acesso a programas. 4 . Compartilhamento Os serviços compartilham alguns recursos para construir economias de escala. HTTP e IP.daí a alusão à nuvem. por exemplo. serviços e arquivos é remoto. que pode ser em termos de hora ou na transferência de dados. podendo acessar seus dados na “nuvem computacional” independente disso. sites se leilão e outros para hospedagem de fotos. Isto é verdadeiro mesmo se a nuvem está protegida pelo firewall da sua empresa. por sua natureza. bem como a sua gestão. As nuvens híbridas têm aspectos de ambas as nuvens públicas e privadas. Vantagens: A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador. como o Gmail. Recursos de TI são usados com a máxima eficiência. Usa tecnologias da internet O serviço é feito usando identificadores. A infraestrututra. Pagamento por uso O pagamento é baseado no consumo. A segurança é muito importante para esta tecnologia. é realizada em qualquer ambiente público. Os recursos de infraestrutura e software podem ser ampliados ou reduzidos conforme necessário. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas Baseado em serviço O consumidor se preocupa com a mesma coisa que o fornecedor: o que o serviço oferece. Em geral. Existem muito exemplos de serviços baseados na internet. Ele baseia-se na quantidade do serviço utilizado pelos consumidores. explicando assim o aumento nas vendas de netbooks que comparados aos hardwares de notebooks são bem inferiores no que se trata desempenho. os prestadores de serviço tornam acessíveis os recursos sob demanda para empresas na Internet As nuvens privadas são também virtualizadas nos centros de dados em nuvem. Isso permite que recursos não utilizados possam atender diversas necessidades para vários consumidores ao mesmo tempo. eles estão dentro do firewall da empresa. só que desta vez. As nuvens públicas são centros de dados virtualizados fora do firewall da sua empresa. através da Internet . O que ele precisa fazer é sempre mais importante do que como a tecnologia é usada para implementar a solução.

Mas a capacidade de adaptar os requisitos de nível de serviço às necessidades específicas de um negócio está distante dos centros de dados internos em que o objectivo das TI é o de acompanhar os objectivos do negócio. existe alguma capacidade para configurar as aplicações e serviços que cada cliente possui. Em fim. que preferem utilizar aplicações genéricas no exterior dos seus firewalls. • Níveis de serviço – A computação em nuvem não é de tamanho único. sem precisar de nenhuma intervenção do mesmo. Desvantagens: Algumas desvantagens que podem ser listadas são referentes à: • Mobilidade dos dados – A maioria das aplicações SaaS ou dos fornecedores de computação em nuvem possuem disponibilizam alguma capacidade para descarregar e armazenar dados. bastando apenas que o usuário tenha acesso a internet. No caso de uma empresa o trabalho corporativo se torna mais fácil e funcional. Mas com o software de monitorização e de Gestapo da nuvem ainda na infância. são pagas somente pelo tempo de uso. uma vez que todas as informações estão em um só lugar podendo ser lidas. • Privacidade – A maioria dos contratos de computação em nuvem uma linguagem de privacidade que promete que os dados de clientes são seguros e privados. a capacidade de um cliente saber com certeza quem está a olhar para os seus dados— em particular quem na sua organização está a utiliza-los— é limitada. quando não. pois são feitas de maneira automática. já que praticamente todas as aplicações rodam direto desses softwares em nuvem e se necessário acrescentar qualquer recurso fica a cargo do mesmo. Os gastos com softwares e suas licenças para uso na maioria das vezes são praticamente nulos. Diminui a necessidade de manutenção da infra-estrutura física de redes locais cliente/ servidor. já que a maioria dos sistemas de computação em nuvem fornecem aplicações gratuitamente.O usuário também não precisa se preocupar com as futuras atualizações desses softwares. • Interoperacionalidade – As aplicações internas altamente configuradas em que muitas organizações confiam são muitas vezes incompatíveis com infra-estruturas de TI genéricas disponíveis na nuvem. mas o custo de utilizar a aplicação de outros é o de que não pode extrair os dados e utiliza-los noutro fabricante de software. há uma lista enorme de vantagens para essa novo padrão. alteradas e gravadas por qualquer pessoa desde que o administrador do sistema permita está função. 5 . Tal pode ser adequado para muitas empresas.

segurança ou atualização. comunicação de informações. Em vez do cliente comprar um servidor. gerenciamento de arquivos. É um conceito de software oferecido em forma de serviço ou prestação de serviços. Um dos exemplos mais simplificados de PaaS são os serviços de hospedagem de sites. Uma das características do IaaS. é a virtualização de servidores. transformando em um serviço o que antes eram apenas equipamentos adquiridos. IaaS surge levando toda essa estrutura para as nuvens. abstraindo hardware e sistema operacional.Plataforma como Serviço Fornece toda uma estrutura para o desenvolvimento de aplicações sem a necessidade de se adquirir e gerenciar hardware e software. Com o PaaS as empresas e desenvolvedores podem focar apenas em inovação. atende a demanda de desenvolver. Porém estes recursos são geralmente caros. Esta Plataforma que está sendo oferecida como serviço.Infraestrutura como Serviço As empresas geralmente investem recursos para fornecer uma infraestrutura que atenda a maior parte das necessidades de processamento. basta acessá-lo pela internet. ou seja pode ser dinamicamente escalavel. instalação de recursos. deixando para terceiros a parte relacionada a infraestrutura. ● ● 6 .Tipologia Hoje a Computação nas Nuvens pode ser dividida em 5 tipos: ● SaaS . ● IaaS . e tornam-se obsoletos cada vez mais rápido. Não é necessário instalar o sistema no computador do cliente. armazenamento. permitindo a execução de vários sistemas em uma única máquina. Este modelo massifica o acesso a um grande poder computacional para qualquer um com acesso a internet. debugar e testar uma aplicação. Utilizando de uma definição simplificada a virtualização trata do compartilhamento de hardware. ela contrata o serviço de uma empresa que irá fornecer um datacenter que pode ser adequado proporcionalmente as necessidades específicas. O software é executado em um servidor remoto. já que oferecem ferramentas para a interpretação ou compilação de código. entre outros.Desenvolvimento como Serviço Ferramentas compartilhadas. DaaS . tendo acesso a este hardware porém de forma virtual. desenvolvimento de aplicações. compilar. manutenção. PaaS . O Cliente não tem que se preocupar com hardware. software. ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.Software como Serviço. Em alguns casos pode-se alocar e escalar recursos remotamente também. Que é uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.

que o sigilo da informação será mantido. modelos e conceitos da Computação nas Nuvens para garantir a Segurança da Informação. utiliza-se diversas tecnologias. Podemos definir as possíveis ameassas como sendo agentes ou condições que 7 . Abaixo. temos na figura 1 a contextualização dos princípios básicos da Segurança da Informação.CaaS . que são responsáveis pelo o gerenciamento de hardware e software. ● Auditoria. um fator de extrema importância. Para garantir que dados e informações estarão protegidos e preservados. figura 1 Além dos princípios básicos. ● Segurança da Informação Na atual era do conhecimento. ● Autorização. ● Autenticação. ● Sigilo e Identificação. A Segurança da Informação pode ser definida como um conjunto de medidas que se constituem basicamente de controles e políticas de segurança tendo como principal objetivo a proteção das informações. a informação tornou-se a mais valiosa fonte das empresas. temos também outros princípios que devem ser seguidos: ● Controle de Acesso. e a segurança dessa informação.Comunicação como Serviço Uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center. controlando o risco de revelação ou alteração por pessoas não autorizadas.

ou utilizando de infraestrutura incompatíveis com o ambiente do consumidor. alternativas para a integração de técnicas de criptografia com SGBDs devem ser investigadas e desenvolvidas. maremotos. pois será necessário coletar. já que a complexidade computacional da criptografia de dados aumenta com o tempo de resposta da consulta. O ambiente de computação em nuvem está sendo utilizado para hospedar vários tipos de serviços. Os serviços fornecidos pela nuvem computacional podem ser disponibilizados em qualquer lugar físico de abrangência da mesma. espiões. com isso o gerenciamento pode ser repassado aos administradores individuais de cada ambiente. onde o conhecimento e a informação são fatores de grande importância. Dessa forma. Técnicas de criptografia podem ser utilizadas para garantir a privacidade dos dados. A gerência de um grande número de serviços e recursos físicos pode gerar um volume considerável de dados a ser administrada de maneira centralizada. As ameaças. facilitando as operações de gerenciamento. estas técnicas tem implicações significativas de desempenho em consultas em SGBDs. a adminstração centralizada pode ser considerada impratícavel. de certa forma seguros. podem ser divididas como: ○ Naturais: são decorrentes de fenômenos natureza. quanto a sua intencionalidade. e todos exigem garantias de segurança dos dados sendo processados e armazenados. 8 . Assim. Cada entidade que interage com o ambiente necessita de uma abordagem de segurança diferente. terremotos. ○ Involuntárias: são ameaças inconscientes. como incêndios. regrando e limitando as interações entre as partes. elas podem ser causadas por acidentes. O esquema a ser utilizado deve facilitar a inserção e remoção dos usuários de serviços oferecidos pela nuvem. e portanto faz-se necessário instanciar serviços de gerenciamento distribuídos e fracamente acoplados (com baixa dependência funcional). quase sempre causadas pelo desconhecimento. falhas de energia e etc. invasores. O particionamento do ambiente de computação em nuvem em diferentes domínios cria escopos de proteção reduzidos. armazenar. classificando os tipos de recursos e serviços. enchentes. ladrões e etc. causadas por agentes humanos como hackers. No entanto. efetuando o balanciamento e a distribuição de carga. Para que as organizações consumidoras utilizem os serviços oferecidos pela nuvem é necessário a implementação de um modelo de gerenciamento seguro e confiável. Serviços de identidade utilizados pela nuvem devem suportar a delegação de serviços administrativos. Atualmente. erros. então cada administrador pode gerenciar contas dentro de seu próprio domínio. a Segurança de Informação se torna um pré-requisito para todo e qualquer sistema de informações estarem. analisar e processar estes dados.causam incidentes que comprometem as informações e seu ativos por meio de exploração de vulnerabilidades. tempestades eletromagnéticas. aquecimento e poluição. ○ Voluntárias: são propositais.

a computação em nuvens é um paradigma que está cada vez mais popular.br/noticias/index.com.academia. Profissionais de TI se dividem ao afirmarem se a Computação em Nuvem será o paradigma do futuro.br/posts/view/comecou-a-corrida-atras-da-nuveminformativa http://computerworld.br/gestao/2008/04/17/cloud-computing-prepare-se-para-anova-onda-em-tecnologia/ http://idgnow.com.com.com.Conclusão A computação como um serviço está finalmente emergindo e as empresas podem prestar serviços diretamente ao usuário por meio da Internet de acordo com suas necessidades.culturamix.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=mvir2XA2mcC&oi=fnd&pg=PA29&dq=cloud+computing+riscos&ots=C8EpaCLWz&sig=MjHLZy3fx0TNzlV4QC0CkWUXLTM#v=onepage&q=cloud%20computing%20riscos& f=false http://tecnologia.com/ http://info.undergoogle. Para que os usuários realmente entreguem seus dados e sistemas para a nuvem.com.com/internet/o-abc-da-computacao-em-nuvem http://6siblog.asp?cod=59895 http://www.br/noticias/ti/o-que-e-a-computacao-na-nuvem-27062009-6. Bibliografia: http://computerworld. mas todos tem uma preocupação em comum: a segurança dos dados.net/tecnologias/tipologia-da-computacao-nas-nuvens-paas-e-iaas http://independent.br/tec/925036-ataques-de-hackers-ameacam-perspectivas-dacomputacao-em-nuvem.shl http://www1.edu/MarcioOliverio/Papers/407346/ Cloud_Computing_mobilidade_no_compartilhamento_e_acesso_remoto_de_arquivos_e_se rvicos 9 .com/2008/05/08/computacao-nas-nuvens-google-quer-construir-ofuturo-dos-computadores/ http://www.itweb.com.folha.com.observatoriodaimprensa.com/voce-sabe-o-que-e-computacao-em-nuvens/ http://googlediscovery. as empresas precisam garantir que o que foi entregue pelo usuário estão protegidos e sempre disponíveis.thiagomiranda.com.uol.google.uol. As empresas envolvidas na oferta da Computação em Nuvem tem alguns desafios.blogspot.html http://www. A Computação em Nuvem promete revolucionar o paradigma da computação principalmente por transferir para um provedor especializado na prestação de serviços e infraestrutura computacional.br/tecnologia/2010/03/03/11-categorias-de-cloud-computing/ http://www.br/artigos/computacao-nuvens/ http://books.wikipedia.shtml http://www.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem http://www. como segurança e confiabilidade.uol.com/blog/2008/google/computacao-as-nuvens-o-futuro-segundo-ogoogle.com.uol.com.hardware.br/2008/10/29/um-pouco-sobre-computacao-nas-nuvens/ http://www.insoonia.abril.onlytutorials. Neste contexto.br/computacao_corporativa/2008/08/13/cloud-computing-entendaeste-novo-modelo-de-computacao/ http://pt.

com/modelos-modalidades-tipos-de-servicos-ofertados-em-cloundcomputing-computacao-em-nuvens-saas-paas-iaas-daas-caas/ 10 .http://www.leiturageral.