You are on page 1of 2

“O Claudir foi dirigente do DCE da UCS e é um companheiro preparado para defender na Câmara de Vereadores a participação popular, a democratização dos

espaços públicos, o desenvolvimento sustentável e a garantia de direitos dos jovens.” Pepe Vargas
Ministro do Desenvolvimento Agrário

“Meu nome é Roberto Fagundes e sou professor em Três Coroas, e eu vou votar no Claudir, pois o conheço há muitos anos. Um jovem de atitude que sempre esteve engajado nas questões sociais e políticas. Atuou no Grêmio estudantil do Colégio 12 de Maio de nossa cidade, e no DCE da UCS onde estuda. Uma pessoa que com certeza fará a diferença em nossa cidade e é por isso que eu vou votar no Claudir.”

“Eu apoio a candidatura do Claudir porque ele é jovem e militante, comprometido com um mundo mais democrático, justo e solidário. Constrói, cotidianamente, o diálogo e o trabalho coletivo. Com certeza será a voz da juventude na câmara de vereadores, rompendo com a velha política e reencantando a juventude para a participação política.”
Íris Carvalho - Secretária Estadual de Juventude do PT

“O Claudir é um jovem engajado com a justiça e a boa política. Nosso município precisa de um jovem vereador aberto a novas ideias e com um profundo senso democrático. Ele tem o meu apoio.” Dr. Eduardo Vitorazzi
Advogado.

PT

"Como companheiro de gestão no DCE UCS o Claudir foi um estudante ousado e agregador de ideias que sempre buscou estabelecer uma relação de respeito e construção de propostas em prol do estudante. Ter um jovem na Câmara de Vereadores é renovar e reciclar a política, ter um jovem como o Claudir é a certeza da política consciente.”
Vinícius Postali estudante de Farmácia e ex-diretor do DCE/UCS

Deputado Estadual Luis Lauermann (PT)

“Diga SIM, ao futuro! Três Coroas precisa olhar pra frente! Claudir representa a juventude comprometida com um futuro melhor para o município. Eu acredito neste companheiro!” “A juventude estará muito bem representada na Câmara de Vereadores com o Claudir. Sinto-me representado pelo companheiro Claudir em Três Coroas, não apenas pela sintonia ideológicopartidária, mas também pela destacada militância no Movimento Estudantil, espaço onde, assim como ele, iniciei minha trajetória política. Elegê-lo, tenho certeza, será fundamental para a valorização das políticas para a juventude, para cultura e para o bem-estar de toda a comunidade.”
Deputado Federal Ronaldo Zulke (PT)

“Nosso mandato na Câmara de Caxias sempre dialogou com os movimentos, assim nos identificamos com Claudir no movimento estudantil. Tenho certeza que essa prática de legislar com dialogo será aplicada em Três Coroas com o Claudir vereador.”
Rodrigo Beltrão, vereador Caxias do Sul

"Para uma real renovação na política é necessário um vereador que tenha em sua origem os movimentos sociais. Claudir tem sua trajetória no movimento estudantil e na defesa da educação pública gratuita e de qualidade. Eleger Claudir traz esperança pra toda uma geração de jovens que querem transformações profundas em nossa sociedade!”
Clarissa Cunha Vice Presidente da UNE

VEREADOR

13777
o grande 52º CONUNE relizado em GO, dando destaque pela luta por 10% do PIB para a educação. Ainda em 2010 ajudei na elaboração de propostas para o programa de governo do Tarso e fui delegado do RS no encontro nacional da Juventude do PT em Brasília, onde encaminhamos questões ao programa de governo para Dilma presidente. 2011 no segundo ano de movimento estudantil universitário pelo reconhecimento do trabalho, estive na vitoriosa chapa do DCE como Secretário Geral da coordenação executiva, agora licenciado. Com isso chego em 2012 mais preparado e confiante, acredito que minha experiência mesmo ainda sendo jovem, possa fazer a diferença para trabalhar por uma cidade melhor. Estou colocando meu nome à disposição e só depende do teu voto para continuarmos juntos a escrever esta história.

CLAUDIR DOS SANTOS
S
ou Claudir Pereira dos Santos, 24 anos, estudante de comunicação social com habilitação em relações públicas, candidato a vereador pela segunda vez. Sou secretário de formação política do Partido dos Trabalhadores de Três Coroas, e também estou a frente da juventude do partido pelo segundo mandato. Iniciei minha trajetória na política em 2004, com 16 anos de idade, onde ajudei na elaboração do programa de governo do Fabinho para prefeito. Em 2005 tive minha passagem pelo Grêmio Estudantil do Colégio 12 de Maio, onde iniciei minha militância no Movimento Estudantil. Em 2006 então com 18 anos me filiei ao PT, mal sabia que logo em 2008 eu seria o candidato mais jovem de Três Coroas. A avaliação foi positiva, pois mesmo sem muito tempo pra me preparar fiquei sendo suplente e cheguei a assumir a função de vereador entre maio e junho de 2010. 2010 que foi o ano que voltei a militar no movimento estudantil, entrando em uma chapa e vencendo as eleições do DCE da UCS, mesmo com pouco mais de 3 meses estudando na instituição eu já estava na entidade que representa 35 mil estudantes. No primeiro ano de movimento estudantil universitário fui diretor do CECC (Centro de Ciências da Comunicação) participei em diversas atividades, entre elas o CONEB da UNE-RJ, CONEG da UNE-SP, e

"Claudir na Câmara de Vereadores significa a necessária renovação que a política de Três Coroas precisa. Ele está preparado para construir um mandato a altura dos anseios da população".
Deputado Federal Bohn Gass (PT)

“Acredito no Claudir como vereador de Três Coroas por saber e acompanhar a sua incansável luta em prol de um mundo melhor. Sempre ligado às causas populares, ele representa o jovem que ainda acredita e luta em seus sonhos, utopias e pela transformação da sociedade."
Naiara Conterno - Enfermeira e ex-dirigente do DCE/UCS
16.151.944/0001-08

Maria do Rosário Ministra da Secretaria de Direitos Humanos

"Claudir representa a esperança, é a cara da nova política, sem preconceitos e comprometido com o desenvolvimento de Três Coroas".
Lorisete Leão Dias Coordenadora Regional da Secretaria de Mulheres/PT

Enquete realizada na internet mostra CLAUDIR DOS SANTOS 13777 em primeiro entre os candidatos a vereador. Pág 3

CLAUDIR DOS SANTOS 13777 “O FUTURO SE FAZ AGORA”
Portal da Transparência do Legislativo de Três Coroas
Defender a criação do Portal da Transparência do legislativo de Três Coroas, espaço para apresentar o andamento dos projetos e solicitações dos vereadores, assim como os projetos já votados, e quem votou a favor ou contrario a eles. Além de divulgar os encaminhamentos de audiências públicas e reuniões dos conselhos municipais.

Câmara de Vereadores a casa do povo
Temos que fazer com que a população participe das decisões, isso vai além de escolher seus governantes. Por melhores que sejam as ideias, elas devem respeitar a diversidade do município, e isso só é possível com um mandato popular, construído coletivamente com as pessoas e entidades, que devem fazer parte da política municipal, e estarem à vontade para levar suas demandas, angústias, anseios, críticas e sugestões ao legislativo.

Esporte
Criar uma lei municipal que apoie as práticas esportivas, principalmente para as crianças, no turno inverso ao que estudam. Estimulando seu potencial e apoiando as entidades que se dedicam nesse sentido e já atuam em nosso município nos esportes como canoagem e futebol.

Enquete
Enquete realizada mostra Claudir em primeiro entre os 56 candidatos à Câmara Municipal de Três Coroas. “Sei que o que vale é o voto na urna no dia 7 de outubro, mas esse resultado mostra o reconhecimento do trabalho e que estamos com condições de eleger”, afirma o candidato. Veja aqui (http://eleicao2012.vetorti.com/R S/Tres-Coroas). Uma nova enquete está sendo realizada e Claudir novamente aparece em primeiro entre os vereadores , até o fechamento deste jornal. Acesse nesse endereço: http://enquete.vetorti.com/RS/Tre s-Coroas IMPORTANTE: Segundo a Resolução 23.364 do TSE: Art. 2° Não estão sujeitas a registro as enquetes ou sondagens. § 1° Na divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, deverão ser informado que não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei no 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza mêtodo científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

Curso pré-vestibular público
Sabemos que o acesso ao ensino público é difícil, sem fazer um curso pré-vestibular mais ainda. Muitos trescoroenses procuram estes cursos em cidades vizinhas, e pagam caro por eles. Temos que aprovar um curso pré-vestibular subsidiado pelo poder público, para dar condições de igualdade na disputa de vagas em instituições públicas, gratuitas do ensino superior.

Inclusão Digital Educação
É uma necessidade defender um número maior de vagas na educação infantil, além da criação de escolas em bairros onde ainda não existem. Vou trabalhar na defesa de um plano de carreira para o magistério municipal que atenda as reais necessidades e expectativas da categoria. Dialogar com entidades e trabalhadores da educação deverá ser cotidiano, para defender com legitimidade as melhorias na educação de nosso município. A internet é a nova maneira de comunicar, onde as pessoas produzem e recebem conteúdo de maneira LIVRE, temos que garantir uma internet de qualidade para toda a cidade, pois hoje muitos bairros não tem disponibilidade para banda larga. Também temos que garantir nos espaços públicos rede wireless gratuita. Além de cobrar das operadoras uma melhor cobertura 3G em nossa cidade e em pontos de turismo, como campings, e no Parque Municipal das Laranjeiras, que sedia grandes eventos. Inclusão digital é dar espaço para a população se manifestar, é inserir às pessoas na política.

Assistência Estudantil
Participei em abril de 2011, em São Paulo, do seminário nacional de assistência estudantil da UNE (União Nacional dos Estudantes), e no segundo semestre de 2011 fui o organizador do seminário de assistência estudantil da UCS, que fez parte da programação do 4º CONEUCS (Congresso de Estudantes da Universidade de Caxias do Sul) Nos dias atuais com mecanismos do Governo Federal tais como Prouni, Sisu e Fies, está mais fácil o acesso ao ensino superior, por meio de bolsas de estudo e financiamentos, mas temos que lutar para garantir a permanência e dar condições para estes estudantes, assim como aos que pagam, e caro por suas mensalidades. Lutar para fortalecer a organização do movimento estudantil no município e auxiliar no transporte aos estudantes que se deslocam para instituições de outras cidades, garantindo o acesso ao ensino superior, que acredito não somente forma um profissional para o mercado de trabalho, mas um cidadão mais crítico para a sociedade. Isto certamente é uma das necessidades que será uma das minhas prioridades na câmara de vereadores. Outra luta será pela aplicação municipal da lei da meia entrada para estudantes em eventos culturais e esportivos em nosso município.

Saúde
O município não consegue cumprir seu papel na área da saúde, e assim transfere os problemas para o Hospital. É preciso aumentar e melhorar as condições da saúde preventiva e dos postos nos bairros, além de aumentar o número dos atendimentos descentralizados, diminuindo assim a grande demanda e consequentemente o tempo de espera que enfrentamos atualmente no Hospital.

Indústria e Comércio
Já tive a oportunidade de trabalhar na indústria e no comércio desta cidade. Muitas vezes falta apoio aos empreendedores que valorizam e investem em nosso município, e não falo somente em finanças, mas em assessoria, principalmente contábil e jurídica. Precisamos valorizar as ações que geram emprego e renda, e não admitir que somente se parabenize as pessoas pelas iniciativas. Vou ser parceiro das entidades que representam estes segmentos, para garantir o que for preciso para o desenvolvimento de nossa cidade.

Cultura
Um espaço de cultura não é sinônimo de produção cultural, a cultura não está nos prédios, mas nas pessoas. Temos que criar uma lei municipal de incentivo à cultura, que poderá apoiar oficinas de música, teatro, dança, línguas estrangeiras, pintura e o que mais for possível. Estas oficinas poderão ser direcionadas às crianças do município em turno inverso ao horário de aula, e a população de maneira geral em finais de semana. Com isso vamos valorizar os profissionais de nossa cidade que trabalham com cultura acreditando no potencial das pessoas daqui. Não somente trazendo espetáculos já consolidados, mas que não nos deixam legado algum.

Agricultura familiar
Temos que garantir a compra integral dos produtos de pequenos agricultores. Devemos orientar e acompanhar a produção e aumentar o consumo destes produtos naturais na merenda escolar de nossas crianças. Elas também podem conhecer e ver como os alimentos que estão no seu prato é produzido.