You are on page 1of 7

MATERIAL DE AFO PARA PROVA Capitulo l

1- Descreva um conceito de finanças e responda se os argumentos que envolvem esse

termo são essenciais no meio empresarial atual. Justifique. “Finanças é a aplicação de uma série de princípios econômicos para maximizar a riqueza ou valor total de um negócio”. Esses argumentos são essenciais, pois conhecer os princípios econômicos facilitará o direcionamento correto dos recursos disponíveis no momento, visando minimizar os prejuízos.

2-

A globalização da economia, conceito chave dos anos 90, forçou as empresas a adotarem estratégias mais apuradas para lidar com finanças corporativas. No conflito entre risco e retorno, as empresas adotaram alguns instrumentos estratégicos mais sofisticados, como que envolvem derivativos, opções, swaps e hedges. Por que existe a necessidade na gestão de risco de levar em consideração esses instrumentos financeiros? Pois esta é a forma de minimizar os riscos financeiros, pois utiliza-se diferentes tipos de instrumentos com fonte de rentabilidade diferente.

3- Dentro da dinâmica de decisões financeiras, a administração financeira volta-se ao

planejamento financeiro, controle financeiro, administração de ativos e administração e passivos. Defina as quatro funções citadas. Planejamento financeiro: procura evidenciar as necessidades de crescimento da empresa evidencia eventuais desajustes. Controle financeiro: acompanha e avalia todo o desempenho da empresa. Adm. de ativos: procura a melhor estrutura, em termos de risco e retorno dos investimentos empresariais e gerenciar de forma eficiente seus valores. Adm. de passivos: está voltado para a aquisição de fundos e gerenciar sua composição.

4- Quais são os riscos da empresa associados às decisões financeiras? Discuta cada

um desses riscos. Risco Econômico: baseia-se na relação entre o retorno do investimento e o custo da captação. Risco Financeiro: identifica-se pela sincronização entre a capacidade de geração de caixa dos negócios e o fluxo de desembolsos exigidos pelos passivos.

5- O objetivo contemporâneo da administração financeira está centrado na

maximização da riqueza de seus acionistas. Assim fica evidenciado o impacto que cada decisão financeira determina sobre a riqueza. Neste contexto, discuta se o lucro contábil é o critério mais indicado para a tomada de decisões financeiras. Não, porque o lucro contábil não leva em consideração os riscos associados aos fluxos esperados de rendimentos.

Decisões de investimento: Criam valor e. reduzirem riscos. 10. independentemente da sua natureza operacional. Cite exemplos vividos na realidade nacional que confirmam o argumento inicial. . uma empresa. e não de maneira isolada. Discorra sobre estas situações. porque a maximização do lucro está relacionada com o resultado do exercício e a maximização da riqueza está relacionada com o aumento do patrimônio da empresa. que exige uma capacidade questionadora e analítica das unidades decisórias.Na dinâmica das decisões financeiras. 8- O processo de tomada de decisões assume complexidade e riscos cada vez maiores na economia brasileira.O que significa a Teoria do Portfólio? Esta teoria expõe que o rico de um ativo deve ser avaliado com base em sua contribuição ao risco total do portfólio de ativos. as empresas se deparam com grandes decisões: investimentos. “Diversidade de ativos. 11. Para tomar decisões financeiras em ambientes inflacionários a administração financeira deve ser desenvolvida em informações contábeis geradas pela metodologia de correção monetária integral.Descreva o impacto da inflação nas decisões financeiras. Quais as recomendações para se tomar decisões financeiras em ambientes inflacionários? A inflação provoca desequilíbrios estruturais. 7. financiamentos e dividendos. motivados pela queda do poder aquisitivo da moeda. A alta taxa de juros é um exemplo de projeção financeira. mostram-se economicamente atraentes quando o retorno esperado da alternativa exceder a taxa de retorno exigida pelo capital.6- Maximizar o lucro e a riqueza da empresa são termos idênticos? Por quê? Não. Dê um exemplo de uma projeção financeira que pode ser distorcida em um ambiente inflacionário. Como estas decisões estão relacionadas? Estas decisões estão relacionadas. portanto. Decisões de financiamento: preocupam-se principalmente com a escolha das melhores ofertas de recursos e melhor proporção a ser mantida entre capital de terceiros e capital próprio.Qual foi o marco inicial da moderna teoria de finanças? Teve seu início marcado pelas posições de Franco Modigliani e Merton Miller que abordam a irrelevância da estrutura de capital e dividendo sobre o valor de mercado da empresa. 12. pois através destas pode-se realizar o ciclo financeiro da empresa. é obrigada a tomar duas grandes decisões: a decisão de investimento e a decisão de financiamento. Redução do IPI para a aquisição de automóveis e eletro domésticos (linha branca). injeção de dólares no mercado.Ao realizar suas funções financeiras. 9.

credores.De forma efetiva. Taxas de juros subsidiados.Os empresários de um modo geral compreendem todos os aspectos que envolvem a atividade financeira de uma empresa? Como esse fato pode influenciar no trabalho do administrador financeiro? Infelizmente não. porque dentro da administração financeira pode-se ao longo do tempo obter lucro ou prejuízo. acionistas. 15. Estatística e Psicologia nas atividades financeiras de uma empresa? Economia: Acompanhar resultados financeiros do mercado.Como podem ser relacionados aspectos de Economia. Internos e externos. fazendo com que possa prejudicar suas decisões. 19.. Psicologia: Enfrentar situações adversas. etc. etc.13. 17. elevado grau de concentração industrial. prestadores de serviços. do que ela é capaz de produzir de riquezas e não do capital aplicado em seus ativos.Descreva aspectos do cenário econômico que influenciam as decisões financeiras de empresas na realidade brasileira. Contabilidade. 14. Contabilidade: Administrar o patrimônio. Estatística: Realizar estudos do mercado. 18.. e este objetivo é mensurado a partir do valor que suas ações ordinárias alcançam o mercado.Qual o objetivo da administração financeira? Como esse objetivo é mensurado? O objetivo é maximização da riqueza de seus proprietários. 16.O fator tempo e elemento determinante nas atividades financeiras de uma empresa? Sim.Quais os segmentos que podem ser identificados na responsabilidade social das empresas? Explique-os. CAPITULO II . carências de recursos de longo prazo para investimentos. fornecedores.. taxas de juros de curto prazo mais elevadas que as de longo prazo. de que fatores dependem o valor de uma empresa? Do seu desempenho esperado no futuro. Já no ambiente externo incluise os cliente. No segmento interno relaciona-se toda a questão de recursos humanos e avaliação do impacto ambiental determinada pelas diversas decisões corporativas tomadas. e este fato pode gerar uma grande pressão ao administrador financeiro..

n = 0.065 x100 = 6.O que é variação cambial? É a variação entre dois momentos.631 Inf= In In-t -1 Inf= 194.5% 8. determine a taxa de desvalorização da moeda verificada no bimestre. 5.Sendo de 0.Qual a principal aplicação do INPC? Recai preferencialmente sobre os reajustes salariais.a .60 TDM = 1n_ n-t TDM = 1. da relação existente entre a moeda nacional e a moeda internacional (geralmente o dólar). E o processo de desindexação representa a transformação de valores nominais de moeda representativa de seu poder aquisitivo num momento anterior.Quais os indicadores mais utilizados para medir a inflação no Brasil? Que diferenças existem entre os dois índices? IGP que exerce influência sobre os níveis gerais de reajustes de preços da economia e variação cambial.7% a inflação de determinado mês e de 0.17 x100 = 17% 0. pois trabalha exclusivamente com valores nominais. não computando os bens intermediários e de capital. 6.746 . Qual a taxa de desvalorização da moeda para o período? Taxa inflacionária: 6.75% TDM = Inf__ 1 + Inf TDM = __0. 3.Admitindo que o IGPM de janeiro de um determinado ano é 182. e o IGP-M que mede a evolução dos preços somente com base em bens e serviços destinados ao consumo.32% 1.0632 x 100 = 6.0.Em que consiste o processo de indexação? E o processo de desindexação? O processo de indexação consiste em transformar determinados valores nominais em moedas de um mesmo poder aquisitivo posterior. 4.70 n-t = 0.631 182.70_ = 0. em 2009. 631. 7. qual a taxa de inflação mensal do período? Janeiro:182.Como o processo inflacionário pode influenciar na atividade do administrador financeiro? A influência inflacionária nas diversas atividades exercidas induz o administrador a dar maior atenção ao fenômeno.Considerando a taxa de inflação de 6.60 9.746 Fevereiro: 194.1.0675 .1= 0. 2.O que é a inflação? E a deflação? Inflação é o aumento contínuo dos preços e deflação é a queda contínua dos preços.75% a.6% a taxa do mês seguinte.0675_ = 0.746 e o IGPM de fevereiro desse mesmo ano é de 194.

Já nos pós.Suponha-se que uma empresa tenha tomado emprestado R$ 260. Pré-fixados: juros totais são definidos por todo o período da operação. 9.Qual a importância para a atividade do administrador financeiro em conhecer o ambiente financeiro do país? É fundamental para avaliar o comportamento da economia no mercado financeiro. Fiscalizar o mercado financeiro. A variação do índice no período foi de 14% a.00 de uma instituição financeira. Pós-fixados: uma parcela de juros é fixa. financiamento.Qual a linha de atuação dos bancos de investimentos? Fornecer créditos a longo prazo. 3. 2. 8. 15.etc.000.Qual o propósito do Conselho Monetário Nacional? Definir as diretrizes de funcionamento do SFN. empréstimos. tanto de investidores.000. consórcios previdência privada. (IGP-n. Calcule o montante da dívida no final do primeiro ano. Considerando uma variação do índice de.Qual a finalidade das sociedades de arrendamento mercantil? 11. 10.14 = 329. a perda inexiste desde que o indexador selecionado reflita a efetiva taxa de inflação da economia.00 1° ano 329.Que atribuição é desempenhada pela Comissão de Valores Mobiliários? 7.5'% no segundo ano. Os juros são normalmente calculados sobre o valor corrigido do principal. Tem como responsabilidade básica. cujos rendimentos não costumam acompanhar a variação dos preços.11 x 1. quanto como empresas. pagando 11% de juros anuais mais a correção igual à variação do IGP-di.Explique o que são rendimentos prefixados e pós-fixados. . oferecendo intermediações financeiras às empresas no levantamento de recursos para suprir as necessidades de capital fixo e de giro. calcule o montante da dívida para o final do segundo ano.58 2° ano CAPÍTULO IIl 1.a. etc.00 x 1.155 = 421.11 x 1. e a outra parte é definida com base num indexador de preços contratado.Qual a atuação do Banco Central do Brasil (BACEN) no sistema financeiro? 6.Como são classificados os agentes econômicos? 4. gerindo o sistema financeiro e executando a política monetária do governo.10.004.Qual a característica dos bancos e quais as principais operações financeiras executadas por essas instituições? Atender a demanda de créditos. Os captadores de recursos e os provedores de recursos.00 x 1.O que é o Sistema Financeiro Nacional (SFN)? Conjunto de instituições públicas e privadas que regem as finanças de um país.Onde podem existir riscos nos rendimentos prefixados? E nos pós-fixados? Os riscos são menores nos pré-fixados.799.004. e formular toda política de moeda e crédito da economia. o controle e o fomento do mercado de valores mobiliários (bolsa de valores) 5.) Fazer operações de leasing de bens nacionais. 260. TR.

Mercado monetário. 16. Mercado de capitais: vincula as tomadas de recurso de longo prazo. O retorno das oportunidades de investimentos dos tomadores de recursos. para aplicar seus recursos em outra. Mercado de crédito: desenvolvidos por bancos. 15. Mercado monetário: realiza operações de curtos e curtíssimos prazos de liquidez. atualmente é baseada na remuneração do título do tesouro americano. 90 dias. c) mercado de opções: fixar preços para período próximo.O que é o custo de oportunidade? .O que são ações? São valores representativos de uma parcela do capital social de uma sociedade.Quais os fatores que afetam o custo do dinheiro? 18.Como é definido o risco de um país? Como é explicado o comportamento da taxa de risco de um país? É definido pelo mercado. É o retorno da melhor alternativa financeira disponível no mercado a que um investidor renunciou. participa dos lucros da sociedade. b) mercado a termo: liquidação em prazo de 30. sem direito a voto.Quais os 4 segmentos de intermediação financeira utilizados no mercado financeiros? Explique-os. preferências temporais de consumo. 13. negociáveis no mercado. e refletem a participação dos acionistas no capital social. Ordinárias: seus titulares tem direito a voto. 60. Preferenciais: preferência no recebimento. 17. de crédito. se a empresa fechar recebem a participação do capital.12. 20.Diferencie ações preferenciais de ações ordinárias. Mercado eficiente: é aquele em que os preços dos ativos são reflexos das informações disponíveis. atende necessidades de médio prazo.O que é o juro? É o preço pago pelo aluguel do dinheiro. de capitais e cambial. 14. Mercado de câmbio: influenciam na importação e exportação.Explique: a) mercado a vista: entregas e pagamentos com vencimento e até 30 dias. 19.O que é arbitragem? E mercado eficiente? Arbitragem: é uma oportunidade que surge de se apurar lucros livres de riscos na compra e venda simultânea de um ativo nos mercados. risco do empréstimo e inflação futura e esperada.