You are on page 1of 55

Uso de softwares no Ensino de Química

Prof. Msc. João Neto www.profjoaoneto.com.br

Integração de atividades de laboratório na aula em classe

Uso de modelos concretos

Abordagens instrucionais como apoio ao ensino de química

Uso de tecnologias como ferramentas de aprendizado

Uso de modelos concretos juntamente com tecnologias como ferramentas de aprendizado

Prof. Msc. João Neto

2

Bolas de isopor e e Bolas de isopor varetas varetas

Desenhos no Desenhos no quadro de giz quadro de giz Abordagem Abordagem didáticodidáticopedagógica pedagógica

Massas de Massas de modelar modelar

Cartazes Cartazes

Modelos Modelos comerciais comerciais

Softwares Softwares

3

Software

® ChemSketch

Prof. Msc. João Neto

4

Chemsketch® é um software de desenvolvimento da Química Avançada. A empresa que o fez projetou para ser usado separadamente ou integrado com outras aplicações. Chemsketch é usado para desenhar estruturas químicas, reações e diagramas esquemáticos. Também pode ser usado para projeções em 3D.

Prof. Msc. João Neto

5

João Neto 6 .com Prof. Msc.Fazendo o download no site www.acdlabs.

Clique no nome do software. Prof. Msc. João Neto 7 .

Msc. Prof. João Neto 8 .Clique no nome do software.

O software em execução Prof. Msc. João Neto 9 .

Prof. Msc. São elaborados para se comportarem como as situações reais e permitem mudança de parâmetros e comparação e verificação de resultados. • Applets são pequenos programas interativos que simulam experiências reais. João Neto 10 . Dessa forma. O termo foi introduzido pelo AppleScript em 1993. uma applet geralmente executa funções bem específicas.Applet • Applet é um software aplicativo que é executado no contexto de outro programa (como por exemplo um web browser).

Determinação da densidade do gás carbônico Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Reproduzir o processo de medição de densidade de um gás. sem fazer uso de um laboratório didático de Química Descrição do recurso: Apresenta por meio de uma animação como ocorre o processo de produção de gás carbônico e a medição de sua densidade. o gás é então borbulhado em uma proveta cheia de água a fim de medir o volume de gás carbônico formado. Msc. O processo é realizado com um sistema que produz o gás através da reação de ácido clorídrico com carbonato de sódio mantendo-o confinado em um erlenmeyer. Mário S. João Neto 11 . Autor: Galhiane. destinado a aulas práticas de laboratório para o ensino de Química Prof. Observação: Material produzido pela Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru.

Msc.Determinação da densidade do gás carbônico Na2CO3(s )  HCl(aq )   NaCl  H2O   CO2 Prof. João Neto 12 .

Os potenciais elétricos de metais são medidos em relação ao potencial elétrico do magnésio. Mário S. um sistema de medição de potenciais elétricos de metais utilizando um multímetro. por meio de uma animação. Autor: Galhiane. Descrição do recurso: Apresenta. destinado a aulas práticas de laboratório para o ensino de Química Prof.Medição de potenciais em relação ao Mg Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Possibilitar ao estudante compreender que a intensidade da corrente elétrica de uma pilha eletroquímica depende dos reagentes envolvidos na reação de óxido-redução desta. Observação: Material produzido pela Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. Msc. João Neto 13 .

Msc.Prof. João Neto 14 .

Proust e Dalton.Equipe pedagógica: Maria de Fátima Costa de Souza. Descrição do recurso: Essa mídia mostra as leis de Dalton. Colaboradores: Eliana Maria Romero Teixeira. bem como apresenta atividades interativas sobres as três leis ponderais. Designer gráfico: Natasha Carneiro Barreto. Eliana Moreira de Oliveira Observação: Material produzido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Prof. Proust e Lavoisier comparando-as com a formação de um sanduíche. João Neto 15 . Mauro Cavalcante Pequeno.Dentro da lei Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Aprender sobre as leis de Lavoisier. Equipe técnica: Andre Ribeiro Paes de castro. Karla de Carvalho Vasconcellos. Msc. Autores: Coordenadores: José Aires de Castro Filho.

Msc.Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. João Neto 16 .

João Neto 17 .Cálculos de porcentagem Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Exercitar a percepção do aluno sobre cálculos de porcentagem aplicados a soluções químicas Descrição do recurso: Simulação de exercícios onde o aluno avalia seu conhecimento sobre cálculos de porcentagem aplicados a soluções químicas. Débora. Karine. Autores: Este recurso foi elaborado por uma equipe do Laboratório Didático Virtual . Roberta. Talita.Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP): Bruna. Msc. Juliana Observação: Material produzido (UNESP/Presidente Prudente) pela Universidade Estadual Paulista Prof.

Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. Msc. João Neto 18 .

João Neto 19 . Mário S. Msc. Observação: Material produzido (UNESP/Presidente Prudente) pela Universidade Estadual Paulista Prof.Eletrólise do ácido sulfúrico Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Demonstrar o processo de eletrólise de soluções aquosas. Autor: Galhiane. Descrição do recurso: Apresenta por meio de uma animação como ocorre o processo de eletrólise do ácido sulfúrico em uma cuba eletrolítica.

Msc. João Neto 20 .Eletrólise do ácido sulfúrico Prof.

: Fábio Luiz de Souza Observação: Material produzido pelo Colégio Mário de Andrade Prof.Balanceando a Equação Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Demonstrar o balanceamento das equações químicas. prof. Autor: Eduardo. João Neto 21 . Nicole e Paula. Roberto. Descrição do recurso: Nesta simulação você poderá interagir com um professor de química virtual que irá lhe ajudar a realizar balanceamentos de equações químicas. Msc.

Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. Msc. João Neto 22 .

Então. resolve rever esse assunto. João Neto 23 . Salvador Rocco . Descrição do recurso: Um homem que está com dor de cabeça compra um remédio e começa a ver vários nomes estranhos. Msc.SP Prof. Hítalo. Giselle. Janaína.ª: Juliana Observação: Material produzido pela Escola Estadual Prof. Guilherme. Autor: Enrico.A Química nos remédios Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Demonstrar conhecimento nos compostos inorgânicos. Tamyris. Lembrase da época em que estava na escola e havia aprendido alguns daqueles nomes. Prof.

Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. João Neto 24 . Msc.

Além de apresentar fontes geradoras de energia. Explica a origem da energia elétrica e as alternativas para gerar eletricidade.Rived Prof. Autor: Desconhecido Observação: Disponibilizado no Portal do Professor . termelétrica e usina nuclear. a usina nuclear e seus elementos. João Neto 25 . Descrição do recurso: Debate a importância da energia elétrica para a sociedade tecnológica. principalmente. Destaca.Usina Nuclear Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Destacar a importância da usina nuclear como fonte alternativa de energia elétrica. Msc. como: hidrelétrica.

João Neto 26 . Msc.Clique aqui para rodar o aplicativo Prof.

Maciel. Siland. Msc. sobretudo na medicina. Diogo. Prado. Maria Aparecida Observação: Disponibilizado no Portal do Professor . proporcionando a identificação da carga de cada tipo de emissão radioativa. devidamente balanceada de cada radioisótopo apresentado na atividade. observa e analisa o comportamento das emissões radioativas ao atravessarem um campo elétrico. Dib. beta (β) ou gama (γ).Propriedades das emissões radioativas: cargas Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Identificar as cargas das emissões radioativas alfa (α). João Neto 27 . Nietske. Silvana.Rived Prof. Anna Christina de Azevedo. Wellington Moura. Nascimento. Além disso. Descrição do recurso: Permite compreender o fenômeno da radioatividade e suas inúmeras aplicações. Autor: Carvalho. Danilson de. na agricultura e na indústria de alimento. Daniela. Pontual. Maestro. Escrever a equação de desintegração.

Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. João Neto 28 . Msc.

Descrição do recurso: Apresenta o conceito de constante de equilíbrio. João Neto 29 . exemplificada em reações de dissociação de ácidos.Constante de equilíbrio Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Conceituar constante de equilíbrio. Autor: Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) Observação: Disponibilizado no Portal do Professor . Msc.Rived Prof.

Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. Msc. João Neto 30 .

a datação pelo carbono-14. Observação: Disponibilizado no Portal do Professor . Expressar o tempo de meia-vida de um nuclídeo em unidades adequadas. Compreender os princípios utilizados pelo método de datação por C-14. Verificar como o número atômico e o número de massa do novo elemento estão relacionados às partículas ou radiações emitidas durante o decaimento radioativo.Tempo de meia-vida Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Constatar que nuclídeos sofrem decaimento radioativo. João Neto 31 . Permite observar a variação de massa de um nuclídeo durante o tempo de decaimento radioativo. Descrição do recurso: Apresenta o método de datação baseado no decaimento radioativo. dando origem a novos elementos químicos. Autor: Ministério da Educação e Cultura.Rived Prof. Msc. Calcular o tempo de meia-vida de um nuclídeo a partir de dados de variação da massa e do tempo de decaimento. Interpretar dados em um gráfico.

Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. João Neto 32 . Msc.

Solvente no motor.Escola do Futuro . Marcio. Prof. como estragar seu carro Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Calcular teor de solvente em misturas. Observação: Laboratório Didático Virtual . vai até a oficina e descobre que o problema é gasolina adulterada. Autor: Lucas.ª: Maria Cecília. Então. João Neto 33 . Everton e Thiago. Descrição do recurso: Um homem dirigindo em uma rua percebe que seu carro está falhando.USP Prof. Giuliano. Msc.

João Neto 34 . Msc.Clique aqui para rodar o aplicativo Prof.

Aliny.. Daiane.Separação de Mistura Homogênea (ZanZan) Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Conceituar separação de mistura homogênea. Msc.USP Prof..Escola do Futuro . Autor: Tatiane M. e acabou derramando álcool no balde d'água. Tamires . Tatiane O. João Neto 35 .EE Parque Piratininga I Observação: Laboratório Didático Virtual . limpando as janelas da casa. Descrição do recurso: Alice estava ajudando sua mãe. Agora ela quer saber como pode separar essa mistura homogênea.

Msc.Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. João Neto 36 .

Msc. E.. Ricardo. Thiago. Dom Jose Gaspar Observação: Laboratório Didático Virtual . Daniel.USP Prof. Descrição do recurso: Nesta simulação são mostradas como as cores dos fogos de artifício são produzidas. João Neto 37 . Jorge e Prof. Autor: Diego.Escola do Futuro . Gisele.A química das cores nos fogos de artifício Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Conceituar as cores dos fogos de artifício.E.

João Neto 38 .Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. Msc.

o usuário deve descobrir que é necessário manter as proporções entre os ingredientes.Escola do Futuro e Instituto de Química da USP Observação: Laboratório Didático Virtual . Msc. Para isso. Ana.A química dentro de um bolo Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Conceituar reações químicas. Descrição do recurso: A situação problema é a necessidade de preparar um bolo grande utilizando uma receita de um bolo médio do livro das receitas da sua avó. Autor: Marcela. A partir da questão do bolo. Eliana e Silvia . o usuário é convidado a aplicar estes conceitos no balanceamento de reações químicas.USP Prof. João Neto 39 . e não apenas multiplicar qualquer reagente para ter o bolo desejado.Escola do Futuro .

Msc. João Neto 40 .Clique aqui para rodar o aplicativo Prof.

Observação: Laboratório Didático Virtual . Msc.E Conselheiro Crispiniano. diminuindo a produção de ácido clorídrico no estômago até que se tenha um diagnóstico definitivo. Ao procurar um médico. Descrição do recurso: Uma jovem estudante está apresentando sérios problemas estomacais.Escola do Futuro . João Neto 41 .USP Prof.Ácido no dia-a-dia Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Identificar substâncias ácidas. Vamos verificar quais alimentos são recomendados para auxiliar a jovem a não ter mais dores no estômago e quais irão piorar a situação. este lhe recomenda uma dieta para minimizar seu mal estar. Autor: Natalia e Meyg -E.

João Neto 42 .Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. Msc.

Beatriz. João Neto 43 . ao final.: Arlei.Escola do Futuro .Revisando a aula do professor de Química Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Reconhecer heterogêneas. Msc. sugere um sistema a ser separado. Autor: Alex. Janaína e Kelly. – E.E. processo de separação de misturas Descrição do recurso: Esta simulação informa ao usuário sobre as etapas do processo de separação de sistemas heterogêneos por meio da filtração e. Jardim Piratininga I Observação: Laboratório Didático Virtual . Daiane.USP Prof. Prof.

Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. João Neto 44 . Msc.

João Neto 45 .USP Prof. Jorge. Autor: Deny. Luiz e Victor. Descrição do recurso: Esta simulação mostra as características elétricas dos átomos presentes em diversos materiais.E Dom José Gaspar Observação: Laboratório Didático Virtual . Msc.Escola do Futuro .ª: Gisele Nanini – E.O Problema Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Reconhecer as características elétricas dos átomos presentes em diversos materiais. prof.

Msc.Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. João Neto 46 .

João Neto 47 . Descrição do recurso: Esta simulação mostra o funcionamento de uma pilha de Daniel com as suas transformações. Msc. Autor: Editora Saraiva Observação: Material disponibilizado na internet. Prof.Pilha de Daniel Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Reproduzir uma pilha de Daniel.

Msc. João Neto 48 .Clique aqui para rodar o aplicativo Prof.

Mário. João Neto 49 . Prof. Msc.Destilação Fracionada Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivo: Possibilitar ao estudante compreender como funciona um sistema de destilação Fracionada. o aspecto geral de um sistema de destilação fracionada: processo de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam diferentes pontos de ebulição. presentes em uma mistura. Autor: Galhiane.. por meio de uma animação. Observação: Portal do Professor – Ministério da Educação. Descrição do recurso: Apresenta..

João Neto 50 . Msc.Prof.

por meio animações. Prof. Juliana Rangel. 2.br/site_objeto_ver.Soluções Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivos: 1. a elaboração de várias soluções usando unidades de concentração diferentes. Preparar soluções e calcular sua concentração. 3. Wellington Moura Maciel. Preparar soluções para um determinado fim. Identificar e utilizar diferentes formas de expressão da concentração de uma solução. Descrição do recurso: Apresenta.php?codobjeto=59 .gov.mec. Silvana Nietske. Autor: Maria Aparecida Prado. Observação: http://rived. João Neto 51 . Anna Christina de Azevedo Nascimento. Danilson de Carvalho . Diogo Pontual.RIVED/SEED/MEC. Msc.

Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. João Neto 52 . Msc.

php?codobjeto=182 . Prof. 2-Reconhecer regularidades no comportamento de aquecimento de amostras em função do tipo de substância. 4-Investigar situações-problema por meio da experimentação e análise dos resultados obtidos. massa. fonte e tempo de aquecimento.gov. Observação: http://rived.br/site_objeto_ver. João Neto 53 . 3-Desenvolver o conceito de substância e sua identificação por meio da determinação de suas propriedades específicas.Identificando substâncias e suas propriedades Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivos: 1-Análise e compreensão de gráficos.mec. Msc. Autor: RODRIGO MARCHIORI LIEGEL e equipe de professores de ciências do Colégio Móbile .SP .

Msc.Clique aqui para rodar o aplicativo Prof. João Neto 54 .

4-Reconhecer a interdisciplinaridade dos conhecimentos exigidos para interpretar e compreender os fenômenos.br/site_objeto_ver. confirmar ou contestar leis/teorias. Anna Christina de Azevedo Nascimento. Silvana Nietske.gov.RIVED/SEED/MEC . 3-Reconhecer que a ciência é dinâmica. novos experimentos e novas tecnologias permitem.mec. Sebastião Portela. Prof. Autor: Flavio Ambrosio. Novos fatos. Observação: http://rived. João Neto 55 . Msc.Os raios misteriosos Tipo do recurso: Animação/simulação Objetivos: 1-Reconhecer os principais fatos científicos que influenciaram na formulação do modelo de Thomson. Danilson de Carvalho .php?codobjeto=54 . Wellington Moura Maciel. Diogo Pontual. a cada dia. 2-Reconhecer a necessidade do uso de modelos para explicar algumas evidências experimentais.