You are on page 1of 6

Curso: Licenciatura em Computação Disciplina: Multimídia e Realidade Virtual Professor: Thiago Santi Bressan

Multimídia para Sistemas Embutidos

Nilson Gomes

Abstract
This paper presents simplified information technologies used by theNational Broadcasting (SBTV) are embedded multimedia systems, specifically middleware (Ginga) and language development (Moon) toward digital TV.

Resumo
Esse texto apresenta informações simplificadas de tecnologias utilizadas pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBTV), são sistemas de multimídias embutidos, mais especificamente middleware (Ginga) e linguagem de desenvolvimento (Lua) voltadas para TV digital.

Palavras-chave: TV-Digital, linguagens, softwares, codificação, programação

.......................4 7......................3 3....4 6........ Um pouco sobre o Middleware Ginga............. Referencias Bibliográticas .............................................................................................................3 2 ...................4 5................................................Curso: Licenciatura em Computação Disciplina: Multimídia e Realidade Virtual Professor: Thiago Santi Bressan Multimídia para Sistemas Embutidos Tabelas e Conteúdos 1..... Características........................ Introdução .........................3 4................... Onde são aplicadas?......................................................................... Existem normas para desenvolvimento nessas linguagens?...................................................................................................................................................................5 ....5 9..................................................................................................................................................................................................... É software livre?.......................................... Conclusão....................................................................................................................4 8...................................................................... Um pouco sobre a Linguagem Lua.................................................................................

Um middleware para aplicações de TV digital consiste de máquinas de execução das linguagens oferecidas. ou também chamado de programa principal. tem bom suporte à programação funcional. é que a linguagem Lua foi criada em 1993 por Roberto Ierusalimschy. Ruby e Icon. Lua funciona embarcada em um programa "hospedeiro". Entre pesquisas aos padrões já existentes no mercado como Japonês. Um pouco sobre a Linguagem Lua As informações contidas no Wikipedia. Introdução O avanço das tecnologias na área de comunicação. 2 . Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes. é semelhante as linguagens Python. europeu e Americano. Ginga Middleware é uma camada de software posicionada entre o código das aplicações e a infra-estrutura de execução (plataforma de hardware e sistema operacional). . Por sua natureza extensível. 3. muito rápida e fácil de utilizar. pois esta é escrita em C . que permitem o desenvolvimento rápido e fácil de aplicações. Qual padrão de sistema adotar para a TV Digital. ler e escrever em variáveis e ainda registrar funções da linguagem C a serem invocadas por Lua. Um pouco sobre o Middleware Ginga Conforme o site da Telemidia. dois deles o sistema brasileiro pode dar a sua contribuição. exigiu algumas mudanças por parte do governo brasileiro.Curso: Licenciatura em Computação Disciplina: Multimídia e Realidade Virtual Professor: Thiago Santi Bressan 1. o governo brasileiro acabou optando pelo Japonês (ISDB) esses padrões formado por diversos componentes. que pode chamar funções ou trechos de códigos Lua. programação orientada a dados e até programação orientada a objetos. entre outras. Ginga é o nome do middleware do Sistema Nipo-Brasileiro de TV Digital Terrestre (ISDB-TB) e Recomendação ITU-T para serviços IPTV. e bibliotecas de funções. membros da Computer Graphics Technology Group na PUC-Rio Lua é uma linguagem de programação interpretada (Script). na camada de Middleware com o Ginga e com a camada de aplicação como a Linguagem Lua. A linguagem Lua pode ser utilizada para desenvolver jogos.

Curso: Licenciatura em Computação Disciplina: Multimídia e Realidade Virtual Professor: Thiago Santi Bressan 4. controle de robôs. em um set-top box DTVi ou qualquer outro ambiente que permita a execução de scripts Lua para TV digital interativa. Ela é uma linguagem script que pode ser utilizada em uma máquina virtual GingaNCL(NCL (Nested Context Language). Uma maneira simples de entender o funcionamento do LUA com o Ginga. as normas de padronização . Symbian e Windows Phone.) e o Ginga utiliza a GPL (General Public Licence). se tornando uma primeira camada entre o SO e as aplicações. onde estão descritos na ABNT NBR 15606-2:2007. IOS. Onde são aplicadas? A linguagem Lua como citado anteriormente é utilizada. Esta Norma padroniza uma linguagem de aplicação XML que permite aos autores escreverem . porém na linguagem lua utiliza a licença (MIT. BREW. 7. 6. 5. para desenvolvimento de jogos. e também em dispositivos móveis usando sistemas operacionais Android. Ela ainda roda em sistemas operacionais como Windows e Unix. o Ginga funciona como uma plataforma JVM para rodar essas aplicações. é que enquanto a linguagem lua se utiliza de scripts para rodas as aplicação. para aplicações em mainframes IBM e MindStorms. processamento de texto.Massachusetts Institute of Technology. Roda também em microprocessadores embutidos como ARM e Rabbit. Existem normas para desenvolvimento nessas linguagens? Sim . Características Lua é distribuida através de um pequeno pacote que compila sem modificar as plataformas que tem compilador C. etc. É software livre? Ambas Lua e Ginga são softwares livres de código aberto.

dtv.pdf http://pt.com. Este componente da ABNT NBR 15606 é parte das especificações de codificação de dados para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD) e compreende a especificação da linguagem utilizada pela máquina de apresentação Ginga-NCL do middleware SBTVD.br/?q=node/34 .org/wiki/Licen%C3%A7a_de_software_livre http://gingabrasil. são de suma importância para o Brasil se tornar referência na tecnologia de TV Digital.ginga.html http://www. 8.br/download/pt-br/ABNTNBR15606-2_2007Vc3_2008. Conclusão As linguagens LUA e o Middleware GINGA.org/wiki/Lua_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o) http://www.org.wikipedia.wikipedia. 9.vivaolinux.org/portugues. Referencias Bibliográticas http://pt. mostrando assim que a inclusão digital está começou a partir do modelo de sistema escolhido.br/artigo/Introducao-a-LUA-uma-poderosa-linguagem-deprogramacao http://www.Curso: Licenciatura em Computação Disciplina: Multimídia e Realidade Virtual Professor: Thiago Santi Bressan apresentações multimídia interativas.lua.org. que já está sendo compartilhada com países latinos. chamado Ginga. principalmente por serem linguagens livres.

Curso: Licenciatura em Computação Disciplina: Multimídia e Realidade Virtual Professor: Thiago Santi Bressan .