You are on page 1of 5

Estrutura e Apresentação de Relatório de Conclusão de Módulo

Objetivo Orientar o (a) aluno (a) quanto aos aspectos técnicos do Relatório de modo que ele possa compreendê-lo e formatá-lo de acordo com as normas e regras da ABNT e aqui também pré-estabelecidas. OrientaçõesGerais
• • •

Os relatórios deverão estar de acordo com as normas aqui estabelecidas, levando-se em consideração as especificidades de cada curso. A fonte de todo o trabalho deverá ser em cor preta. Os relatórios não deverão conter enfeites, bordas etc. Formatação Gráfica para Computador: • Papel A4 com impressão no formato retrato. • Margens: • Superior 3 cm; • Inferior: 2 cm; • Esquerda: 3 cm; • Direita: 2 cm. • Numeração: canto inferior direito sem numeração na primeira página. • Texto: • Fonte: arial ou timesnew roman (normal e justificado); • Tamanho: 12. • Títulos: • Fonte: arial ou timesnew roman (negrito e justificado) • Tamanho: (14) • Espaçamento entre linhas: um e meio (1,5). • Iniciar cada capítulo em nova página. • Utilização de termos técnicos. • Respeitar a grafia correta de nomes científicos, estudiosos, escritores, entre outros.

Critérios de Avaliação do trabalho escrito Os trabalhos serão avaliados em todo o seu contexto obedecendo na íntegra às normalizações aqui pré-estabelecidas. Para uma boa avaliação, é necessário que o professor estabeleça determinadas regras junto à turma que esteja orientando, tais como os seguintes itens: 1. Importância e justificativa junto ao que foi proposto no projeto do trabalho em questão e sua relevância no contexto do módulo a que pertence; 2. Definição de objetivos junto ao que foi proposto no projeto do trabalho em questão e sua relevância no contexto da justificativa e na aplicação prática;

6. a abrangência do conteúdo teórico em relação aos objetivos do trabalho. citações sem referências. trabalhos anteriormente realizados e apresentados na instituição. cópias de livros. É necessário lembrar os alunos de que plágio é crime. entre outros. 7. número e turma (Arial – 12) Nome do Professor (Arial – 12) Município – ano (Arial – 12) 2 . com justificativa. juntamente com recomendações referentes a itens relevantes dos resultados obtidos. Conclusões e recomendações: fechamento junto aos conceitos apresentados e aplicação desenvolvida apresentando os resultados obtidos. 5. Referências – analisar as referências citadas com relação à relevância e aderência aos objetivos e justificativas da proposta do trabalho em questão. Definição das ferramentas disponíveis para o desenvolvimento da aplicação prática e escolha de uma ferramenta. 3. Modelo de Capa FACULDADE ANCHIETA (ARIAL 16) RELATÓRIO DECONCLUSÃO DE MÓDULO (Arial – 14) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM(NOME DO CURSO) MÓDULO: (NOME DO MÓDULO) (Arial – 14) TÍTULO DO RELATÓRIO (Arial -16) Nome completo do aluno ou componentes do grupo (em ordem alfabética). 4. ou seja.Embasamento teórico. Verificação dos itens relevantes de formato de apresentação de relatóriode trabalho de graduação com relação às normas ABNT. O professor deve estar atento às tentativas de plágio – cópias integrais ou parciais de conteúdos em sítios de pesquisa. Obediência ao cronograma preestabelecido entre professor e alunos.

num relatório. especificando as principais aquisições teórico-metodológicas. tomando por base.NOÇÕES GERAIS O relatório de atividades deve retratar o que foi realmente realizado. Não deve 2. só parágrafo. Resumo 2. Lembrem-se de que o relatório deve contemplar todas as unidades curriculares do módulo. é dado um embasamento teórico do estudo realizado a fim de situar o leitor naquilo que se pretendeu estudar. INTRODUÇÃO (aproximadamente 400 palavras) O grupo deve apresentar os pontos básicos do estudo ou atividades desenvolvidas. Dessa forma. fórmulas. A interdisciplinaridade é primordial para o processo de ensino-aprendizagem dos cursos superiores de tecnologia. sendo de fundamental importância a apresentação de um documento bem ordenado e de fácil manuseio. fórmulas e expressões matemáticas. pede-se um trabalho de 15 a 30 páginas. Tópicos de Composição 1. ou seja. além da citação das referências consultadas. As ilustrações (tabelas. gráficos) deverão vir na sequência mais adequada ao entendimento do texto e seus títulos e legendas devem constar imediatamente abaixo. RESUMO O resumo deve conter. mas uma introdução ao assunto. aliteratura é consultada. os resultados obtidos e sua discussão. apresentando-se uma revisão do assunto em um ou dois parágrafos rápidos para contextualizar o assunto de que tratou a prática e do qual tratará o relatório. Introdução 3. Para o Relatório de Conclusão de Módulo. deve ser o mais objetivo possível e descrever as atividades realizadas bem como a base teórica dessas atividades. resultados. Uma atenção especial deve ser dada aos termos técnicos. Resultados e Discussão 5. Considerações Finais 6. Referências 1. Além disso. 3 . Materiais e Métodos 4. as etapas e dos resultados obtidos. Este item proporcionar ao leitor os tipos de ultrapassar a 200 palavras. referentes às técnicas empregadas. Apenas informações relevantes ao trabalho devem ser apresentadas! É necessário lembrar que a introdução não é uma cópia da literatura e deve conter no máximo 05 parágrafos e não exceder a 400 palavras. os principais aspectos abordados no constantes do procedimento experimental desenvolvido deve ser elaborado de forma clara e objetiva para informações fornecidas no documento. Não é propriamente um resumo.

gráficos etc com legendas próprias. Como realizamos a pesquisa/ o estudo de caso? 3. o importante é ser o mais direto e sintético possível. 4 . procurando uma justificativa plausível para o fato. Perguntas-chave: 3. gráficos e figuras são utilizados em textos científicos como suporte para melhor esclarecer o que se pretende dizer em que devem ser descritos os resultados obtidos sem incluir sua interpretação. sem omitir nenhum tipo de informação que ajude a compreensão dos resultados. Tabelas. Não é uma síntese do que foi feito (isso já está no sumário) e também não é a repetição da discussão. Quais teorias foram mais relevantes para a composição desta pesquisa/ o estudo de caso? 4.Além disso. então.3. se atenderam ao objetivo inicial do trabalho ou não. dos métodos analíticos e técnicas empregadas. Os grupos deverão utilizar apenas os dados obtidos de acordo com o trabalho realizado. apontando-se possíveis explicações e fontes de erro experimental. em trabalhos científicos.3. O objetivo da discussão dos resultados é mostrar se estes foram os esperados ou não. 6. O que utilizamos para a pesquisa/ o estudo de caso? 3. a discussão dos resultados é feita comparando-se os resultados encontrados com outros já obtidos anteriormente por outros trabalhos. Não é um receituário. mas também que os resultados inesperados e observações sejam relatados. tabelas. Este item precisa conter elementos suficientes para que qualquer pessoa possa ler e compreender o trabalho realizado. comentando sobre as adaptações ou não. periódicos e materiais audiovisuais. que podem ser numéricos ou não. RESULTADOS E DISCUSSÃO Nesta parte do relatório serão mostrados todos os resultados obtidos. MATERIAIS E MÉTODOS Descrição detalhada do estudo realizado. Em um relatório espera-se que o grupo discuta os resultados em termos dos fundamentos estabelecidos na introdução. REFERÊNCIAS Referência é o conjunto de elementos que permitem a identificação de documentos impressos ou registrados em qualquer suporte físico. bem como descrição dos instrumentos utilizados. 5.1. Normalmente são apresentadas em figuras. esquemas. Deverá ser feita uma análise desses resultados com as observações e comentários a eles pertinentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste item deverá ser feita uma avaliação global do trabalho realizado bem como da apresentaçãodos fatos extraídos desse estudo. Deve-se considerar que a pessoa que está lendo o relatório pode não conhecer o assunto. se trouxeram novas informações ao que já se conhecia ou não.2. tais como livros. se são suficientes para definir o assunto de que tratam ou se há necessidade de trabalhos complementares e quais são eles. no todo ou em parte.

com.Peter Norton: a bíblia do programador. Exemplificação Ordem para a composição do relatório de conclusão de módulo: Capa Folha de Rosto Resumo Introdução Texto Considerações Finais Anexos Referências 5 . Peter. acesso em 00/00/2010. Rio de Janeiro: Campos. 5. São Paulo: Atlas. Mais de três autores BRITO. São Paulo: Frase Editora. alguns exemplos de referências: 1. São Paulo: Elsevier. Três autores NORTON.Quando se faz uma referência deve-se levar em consideração a ordem convencional dos seus elementos. João Bosco. 2004. 2. prevista pelas normas da ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS). 2008. WILTON.administradores. Richard. às 00h00. Abaixo. Sítio de busca www.br. Edson Vianna. 1996. Comunicação empresarial. 6. Um autor: CHIAVENATO. 4. Tradução: Geraldo Costa Filho. MEDEIROS. Introdução à Teoria Geral da Administração. et al. AITKEN. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. 1994. Carolina. Dois autores: TOMASI. 3. Idalberto. Peter.