You are on page 1of 24

APÊNDICE A

GLOSSÁRIO DE CARTOGRAFIA
Fonte: Internet

160

Acre

Medida de superfície agrária, utilizada em países como a Inglaterra e Estados Unidos equivalente a 4.000 metros quadrados ou a 0,4 hectare. Açude Pequeno reservatório de água natural ou artificial. Aerolevantamento - Ver Cobertura Aerofotogramétrica. Aerotriangulação Processo de intensificação do Apoio Terrestre necessário à captação fotogramétrica por processos computacionais e com uso de fotografias aéreas. Ajustamento Processo para remover inconsistências em valores medidos ou calculados por meio de aplicação de correções para compensar erros,. Algoritmo Nome dado ao conjunto de operações necessárias à solução de um problema matemático. Altimetria Processo de medição da altura ou elevação de pontos da superfície terrestre, dizse do conjunto formado pelas curvas de nível de uma carta ou mapa. Altitude Distância vertical a partir de um referencial, geralmente o nível médio dos mares, ao ponto considerado. As altitudes obtidas pelo rastreio de satélites têm como referência um elipsóide, sendo, por isso, geométricas. Altura Distância vertical entre um ponto e um plano de referência, que em geral é a superfície terrestre. Aluvião Denominação genérica para englobar depósitos detríticos recentes, de natureza fluvial ou lacustre, constituídos por cascalhos, areias, siltes e argilas, transportados e depositados por correntes, sobre planícies de inundação e no sopé de muitas escarpas. AM/FM - Automated Mapping / Facilities Management Sistemas usados para o gerenciamento mais eficiente de informações, tendo como principais objetivos a análise geográfica e a representação gráfica, integrando funções de mapeamento automatizado e de gerência de equipamentos de infra-estrutura. Ampliação Fotográfica Ampliação da escala de fotografias aéreas por método fotográfico. Aplicativo 161

dos recursos naturais e a manutenção de bancos genéticos. Articulação Cartográfica Ou Articulação de Folhas. Apoio Terrestre Conjunto de pontos medidos em uma determinada região referenciados a um sistema cartográfico. Sistema de estações de controle horizontal ou vertical que foi estabelecido e compensado por meio de métodos geodésicos que utilizam um elipsóide de referência e que levam em consideração a forma e o tamanho da Terra. a textura e a cor. em um plano horizontal dentro dos limites de um polígono. Área Quantidade projetada. implantado por um roganismo oficial. bem como a preservação da qualidade de vida dos habitantes da área. É todo agregado de espaços planos a serem considerados num estudo ou pesquisa. etc. Arquivos ASCII Arquivo contendo apenas símbolos do conjunto de caracteres ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Atlas Conjunto de mapas agrupados em um volume. Arquivo Vetorial Arquivo gráfico cujas informações estão armazenadas sob a forma vetorial.Termo utilizado para um programa de computador criado para atender as necessidades específicas de um determinado usuário. as imagens matriciais e vetoriais. Normalmente. Apoio Suplementar Pontos estabelecidos por levantamentos geodésicos para orientação de fotografias isoladas ou faixas de fotografias usadas num mapeamento. Atributo Propriedade de uma entidade. Apoio Geodésico Fundamental Também chamado Controle Geodésico. por coordenadas. é um diagrama esquema de mapas ou cartas adjacentes que apresentam a sua relaçào de vizinhança e nomenclatura. ou seja. cuja posição (coordenadas) foi determinada por levantamento terrestre. normalmente usada para se referir a uma qualificação não espacial de uma entidade referenciada espacialmente. 162 . Área de Proteção Ambiental (APA) Objetiva a conservação da vida silvestre. Atributos Gráficos Podem ser considerados a simbologia.

Banco de Dados Relacional Série de arquivos ou tabelas que podem ser conectados ou inter-relacionados por meio de um ítem ou informação comum a dois ou mais destes arquivos.Atributos Não-Gráficos Consideram-se aqueles aos quais pode-se associar valores numéricos (ou vetores ou matrizes de números) ou alfanuméricos. Banda Um dos níveis de uma imagem multiespectral. Banco de Dados Conjunto de dados organizado de maneira lógica. O formato BMP é um formato 163 Bacia Hidrográfica . medida no sentido horário em graus de rotação a partir do eixo positivo y. variando de 0º a 360º. obedecendo uma determinada ordem e prioridade. numa seqüência que permite acesso rápido e simples. constituindo obstáculo ao escoamento e à navegação. Azimute Direção horizontal de um vetor. medida sobre o horizonte. ou seja. a partir do norte por leste (Azimute topográfico) ou a partir do sul por oeste (Azimute astronômico). Batimetria Área da topografia/geodésia que se preocupa em determinar a superfície marinha (abaixo do nível d’água). Banco de Areia Acúmulo de sedimentos (areia e cascalho) depositados no leito de um rio. sendo também chamadas bacias fluviais ou bacias de drenagem. Distância angular. BMP Microsoft Windows Bitmaped Image Format. Base Distância entre os pontos de vista de obtenção das imagens quando tratam-se de exposições subseqüentes. Área drenada por um rio principal e seus tributários. Banco de Dados Hierárquico Arquivo digital onde a informação é armazenada de forma tabular. Carta planimétrica e/ou altimétrica obtida por processos computacionais. Base Cartográfica Digital Ou Base de Dados Gráfica. em uma tabela. representado por valores refletidos de luz ou calor de uma faixa específica do espectro eletromagnético. As bacias hidrográficas recebem o nome do rio principal. isto é.

desenho assistido ou auxiliado por computador. é classificado em Urbano ou Rural. em regra inferior a 1/500 000. é a elaboração de cartas ou mapas. é classificado como Técnico. ou seja. telefonia.utilizado dentro do Windows e que foi incorporado pelo sistema operacional para permitir que elementos da própria interface fossem desenhados no mesmo. Câmara Aérea Câmara destinada à produção de imagens para fins cartográficos que utiliza sistema de lentes calibrado e filtros especiais para captação da imagem em meio analógico (filmes aéreos). Quando são obtidas dimensões de objetos ou outras informações técnicas dos elementos cadastrados. Cadastro. que representa os traços mais gerais de vastas regiões do globo terrestre. o número das edificações de uma cidade. Cadastro de Logradouros Em Cartografia. CAD Abreviatura para “Computer Aided Drafting”. 164 . estado ou país e destinado a delimitação rigorosa do parcelamento da propriedade territorial. Cadastro de Redes Levantamento das linhas de distribuição de energia. caixas de inspeção postes etc. de transporte urbano etc. Captação Fotogramétrica Ou Restituição Digital. Carta Geográfica Carta topográfica de escala pequena. Caso haja múltiplas finalidades ou informações obtidas durante o levantamento cadastral.. a partir de fotografias aéreas e de dados de controle geodésico. é classificado como Multifinalitário. Câmara Digital Câmara para produção de imagens digitais baseada em dispositivos de captação chamados CCD (ou CMOS). Cadastro Técnico Multifinalitário Inventário ou levantamento (lista) de todos os bens e posses de uma região. de captação do lixo urbano. De acordo com a região onde é aplicada a atividade de Cadastro. Abrange todos os programas com funções capazes de criar e/ou modificar desenhos. Cadastro Técnico Rual ou Urbano. município. com a localização de pontos notáveis tais como caixas de distribuição. não sào utilizados filmes aéreos e o resultado da captação é um arquivo digital. água e esgoto. com registro de feições cartográficas em meio digital. significa o levantamento de todos os nomes e extensão de vias públicas. Carta Hipsométrica Carta temática que representa as classes de altitude por meio de cores hipsométricas. bem como.

sobre um fundo de informação geral mais ou menos simplificado. Tipicamente.Carta Náutica Carta temática destinada a apoiar a navegação marítima e que apresenta. sobre um fundo de informação topográfica e hidrográfica mais ou menos simplificado. geológicas. O termo geralmente aplica-se às cartas de maior escala. Carta-Imagem Carta obtida por meio de referenciamento e correção geométrica de uma imagem aéra ou de satélite. ou apoiar atividades. bem como sua utilização. de caráter especializado. informação específica relevante para a condução da navegação perigos e ajudas à navegação. fenômenos localizáveis de qualquer natureza. hidrográficas e administrativas.. especialmente as divisões territoriais e administrativas e os centros populacionais mais importantes. visando a elaboração e preparação de cartas. as cartas temáticas apresentam. Carta Temática Carta cujo objetivo é representar informação. Chave de Acesso 165 . etc. projetos e outras formas de expressão. Cartas-Índice Cartas esquemáticas que mostram os limites e nomenclaturas das cartas elaboradas e impressas por uma determinada instituição até uma certa data. sob forma qualitativa ou quantitativa. em regra igual ou superior a 1:50 000. muitas vezes extraído de cartas topográficas. meteorológicas. Carta Topográfica Carta de base que representa. tão fiel e pormenorizadamente quanto a escala o permita. corredores de tráfego marítimo. informação oceanográfica e meteorológica. Cartas de Declividade Cartas que representam as declividades (gradientes) do terreno. a topografia da superfície terrestre. São cartas temáticas as cartas políticas. expressa geralmente em porcentagem ou no valor da tangente do ângulo de inclinação. baseado no resultado de observações diretas ou de análise de documentação. artísticas e técnicas. demográficas. Carta Política Carta temática que representa informação de aspectos com relevância política dos países. Cartografia Conjunto de estudos e operações científicas.. Cartógrafo Profissional que elabora mapas ou cartas geográficas. Cartografia Numérica Processo de confecção de mapas ou cartas com uso de computadores e/ou dispositivos computadorizados.

Convenções Cartográficas Ou Legenda. Conversão de Dados Aborda aspectos relativos à conversão de mapas em papel. que contém o significado de todos os símbolos. quando começa o verão no hemisfério norte. Coordenadas Geodésicas Os valores de longitude e latitude que definem a posição de um ponto na 166 . parte de uma carta ou mapa. Círculo Polar Ártico Círculo imaginário que assinala. ao redor do pólo sul. ao redor do pólo norte. cores e traços utilizados na representação do desenho técnico cartográfico. Cobertura Aerofotogramétrica Conjunto de fotografias de determinada região que obtidas por meio de uma câmara fotogramétrica de precisão a bordo de uma aeronave. Convergência Meridiana Ângulo entre os meridianos da rede geográfica e os meridianos de uma quadrícula cartográfica. Proporção entre uma determinada grandeza ou medida de uma projeção cartográfica e sua homóloga na esfera modelo.Campo de um Banco de Dados usado para relacionar elementos da Base de Dados Gráfica às informações alfanuméricas deste elemento em um Sistema de Informação Geográfica. e à transferência ou migração de dados de mapas de um ambiente computacional para outro. Coordenadas Cartesianas Sistema de referência posicional no qual a localização é medida em dois ou três eixos ortogonais (perpendiculares). Convergência Encontro dos eixos óticos da visão em um ponto comum antes do infinito. o alcance máximo dos raios solares no dia 21 de junho. ou outro meio gráfico similar. o alcance máximo dos raios solares no dia 22 de dezembro. Coeficiente de Deformação Linear Ou Fator de Escala. Coordenadas Valores lineares e/ou angulares que indicam a posição ocupada por um ponto num sistema de referência qualquer. As coordenadas cartesianas diferem das coordenadas latitude e longitude por estas últimas compreenderem um sistema de referência esférico. ou seja. quando começa o verão no hemisfério sul. Círculo Polar Antártico Círculo ou linha imaginária que assinala. ou seja.

Declinação Magnética Ângulo. procurando assim minimizar. Coordenadas Geográficas Termo global usado geralmente para indicar. numa determinada zona de interesse. num determinado local e num determinado momento. Qualquer tipo de representação que tenha um significado. essencialmente concebido com fins explicativos. Imbituba. Datum Local Datum geodésico utilizado na cobertura de países ou regiões. Copiões Cópias dos arquivos digitais. Curvas de Nível Linhas curvas representadas numa carta ou mapa. em relação ao elipsóide de referência. realçando as suas relações espaciais. para a gravimetria. No caso da planimetria o datum do Sistema Geodésico Brasileiro é South American Datum . globalmente. o mesmo que coordenadas terrestres. Croquis Mapa temático. de forma muito generalizada. com a finalidade de conferir as informações trabalhadas. Datum Superfície de referência para controle horizontal e vertical de pontos em um sistema de referência cartográfico.SAD-69. tanto as coordenadas geodésicas quanto as coordenadas astronômicas. Os sistemas globais de posicionamento utilizam um datum global. que representa. entre as direções 167 Dado . as diferenças entre este e o geóide. que unem pontos de mesma elevação e que se destinam a retratar a forma do terreno. para a altimetria. Datum Global Datum geodésico utilizado na cobertura geral do globo. e o eixo da Terra com o eixo menor do elipsóide. Dados Analógicos Dados armazenados em meio não digital. fenômenos geográficos no seu conjunto. Datum Geodésico Conjunto dos parâmetros que constituem a referência de um determinado sistema de coordenadas geográficas. Rede Gravimétrica Fundamental Brasileira. escolhido de forma a fazer coincidir o centro de massa da Terra com o centro do elipsóide de referência. e que inclui a definição do elipsóide de referência e a sua posição relativamente ao globo terrestre. feitas em papel sulfite usando um ploter.superfície da terra. escolhido de forma a minimizar as distâncias entre o geóide e o elipsóide de referência.

Trata-se geralmente de um elipsóide de revolução. geralmente uma carta ou mapa. utilizada na elaboração de plantas. Digitalização Processo de captura de informações usando periféricos como mesas digitalizadoras ou mais usual. pertencentes a um arquivo digital. utilizada como superfície de referência nos levantamentos geodésicos. cartas e mapas. Elipsóide de Revolução Figura formada pela revolução de uma elipse em torno do eixo menor. círculos. dividindo portanto a Terra em hemisfério setentrional e hemisfério meridional. Elipsóide Internacional Designação comum do elipsóide de Hayford.do Norte geográfico e do Norte magnético. em que a relação entre as distâncias reais e as distâncias representadas no papel é dada por um segmento de reta em que uma unidade de medida na reta 168 . Escala Relação entre as dimensões de elementos representados numa carta ou mapa e suas dimensões reais (naturais) correspondentes. a igual distância dos pólos norte e sul. Elipsóide de Referência Figura matemática de forma aproximada ao geóide na forma e no tamanho. Entidades Gráficas Elementos gráficos tais como linhas. DXF (Drawing Exchange Format) Formato de arquivo de intercâmbio de dados vetoriais. utilizados pelo programa AutoCAD. Elipsóide utilizado como superfície de referência geodésica. Equador Grande círculo imaginário traçado em volta da Terra no plano perpendicular ao eixo terrestre. como superfície de referência. símbolos. adotado internacionalmente em 1924. EIA / RIMA Estudos de Impacto Ambiental/Relatórios de Impacto ao Meio Ambiente. digitalização em tela de computador (head up). Deformação Radial Efeito de deslocamento da imagem no sentido radial (centro para as bordas) em uma fotografia aérea devido às características da sua projeção cônica. Desvio da Vertical Ângulo entre a vertical do lugar e a normal ao elipsóide de referência. Escala Gráfica Tipo de escala cartográfica. etc.

uma linha ou um polígono. a qual correlaciona a unidade de distância do documento à distância medida na mesma unidade do terrreno. matas. A1. 169 . montanhas. tudo aquilo que foi criado/modificado pelo homem. Escala Numérica É a escala de um documento cartográfico (mapa. carta ou planta) expressa por uma fração ou proporção. Estereograma Par de fotografias ou fotogramas que possibilita a visualização em três dimensões. 210 x 297mm. como estradas. etc. fornece-nos a sensação de tridimensionalidade.Ver Coeficiente de Deformação Linear. ou seja. edificações. É a ciência que trata com modelos tridimensionais e os métodos pelos quais este efeito se produz. o modo como as informações (gráficas ou texto) são organizadas e armazenadas no meio digital. A2. espelhos e prismas. Feições Naturais Características naturais da superfície terrestre. Na sua construção são utilizados lentes. através de lentes apropriadas. conforme a relação utilizada. barragens. florestas etc. Formato A0. 840 x 594mm. Feição Representação de uma entidade geográfica. Formato de Arquivo Forma como um arquivo se apresenta. tal como um ponto. ou seja. de parte das informações por ele registradas. A3. usando os princípios da estereoscopia.corresponde a uma determinada medida real. 594 x 420mm. Feições Artificiais Características artificiais da superfície terrestre. morros. lagos. Especificações Técnicas Conjunto de regras que definem as características dos diversos elementos necessários à execução de uma atividade ou elaboração de um produto específico em um contrato. 420 x 297mm. Fator de Escala . Estereoscópio Instrumento destinado ao exame de pares de fotografias ou imagens vistas de pontos diferentes resultando numa impressão mental de uma visão tridimensional. Estereoscopia Ilusão de ótica produzida quando observamos imagens que dentro de uma determinada condição de superposição de áreas. A4 Norma da ABNT para folhas de papel tamanho 1188 x 840mm. tais como rios.

permitindo desenvolver aplicações voltadas para uma administração otimizada. Geocodificação Definição da posição de elementos geográficos referenciada a um sistema de coordenadas padrão. e por dois paralelos de latitudes 80? norte e sul. Geofísica Ramo da física experimental que se preocupa em determinar a estrutura. composição e desenvolvimento da Terra. sem interrupção. Georreferência Relação entre as coordenadas de uma planta e as coordenadas do mundo real conhecidas. reduzido fotograficamente ou de forma digital que permite visualizar o conjunto fotografado. armazenamento e análise de dados espacialmente referenciados. inclusive a atmosfera e a hidrosfera. Fotogrametria Arte. ciência e tecnologia de obter informações confiáveis de objetos físicos e do meio utilizando-se de fotografias ou de qualquer outro tipo de registro da energia eletromagnética. Fotoíndice Conjunto de fotografias aéreas. GMT 170 . Normalmente é feita por meio da definição de um centróide. Fuso Fuso UTM. Geodésia Ciência que procura definir e situar as características naturais e físicas de grandes porções da superfície terrestre. zona de projeção delimitada por dois meridianos cuja longitude difere de 6?. ou seja. Sistema de Informação Geográfica.Fotografias Aéreas Fotografias obtidas por sensores instalados em aeronaves. GIS Abreviatura para “Geographic Information System”. Fototriangulação . Geóide Superfície equipotencial do campo gravimétrico da Terra que coincide com o nível médio do mar e que se estende por todos os continentes. superpostas pelos detalhes que lhes são comuns. sendo a associação de elementos de uma Base Cartográfica à um Banco de Dados Relacional.Ver Aerotriangulação. Geoprocessamento Tecnologia que abrange o conjunto de procedimentos de entrada. manipulação.

representa o tamanho real que um determinado pixel representa em função da resolução de uma imagem e da escala da imagem. artificiais. obtido por sensores como o infravermelho. O Sistema de Posicionamento Global permite ao usuário. Usado para a navegação e posicionamento no mar. GPS Abreviatura para “Global Position System”. Apresenta no eixo “x” a variação de níveis de cinza da imagem e no eixo “y” a freqüência de cada valor digital na mesma.0254 x Escala / Resolução em dpi) Hachura Pequenas linhas desenhadas num mapa cujos ângulos que separam áreas distintas de acordo com a indicação do gradiente. por meio do recebimento de sinais de satélites artificiais. Hipsometria Estudo que trata da medição das altitudes. Imagem Registro permanente em meio digital ou material fotográfico de acidentes naturais. pela linha que corta o equador. Greenwich Nome da cidade inglesa que marca a longitude zero. ou. Sistema criado para a navegação que utiliza sinais emitidos por satélites artificiais. ar e superfície terrestre. pancromático e satelital de alta resolução. 171 . conforme ficou estabelecido desde 1883. codificada e transmitida para uma estação rastreadora na Terra. o meridiano-origem ou meridiano principal. GSD Abreviatura de “Ground Sample Distance”. assumida como horário padrão internacional e conhecida em português como Hora do meridiano de Greenwich. Imagem de Satélite Imagem captada por um sensor a bordo de um satélite artificial. as metades divididas pelo meridiano de Greenwich. Hemisfério Denominação de cada uma das metades em que a Terra é imaginariamente dividida. hora local do meridiano de Greenwich. (GSD = 0.Abreviação de Greenwich Mean Time. ou seja. objetos e atividades. Histograma Representação gráfica da distribuição da freqüência de níveis de cinza de uma imagem matricial de sensor remoto. definir a exata localização de um ponto qualquer sobre o globo. Hidrografia Representação das águas continentais e oceânicas do globo terrestre.

172 . Informações Georreferenciadas Ligação de atributos não gráficos ou dados geograficamente referenciados às informações gráficas de um mapa.Imagem Multiespectral Imagem de múltiplas bandas. e os raios refletidos e devolvidos são recebidos (antena) e utilizados para fornecer imagens que ficam registradas em filme ou em meio digital. para o traçado de isolinhas. A interpolação é utilizada. isto é. Informação Dado codificado. tendo por base um ponto de referência situado ao longo do curso inferior. os dados (imagens) por eles enviados. Interface Neologismo para interação ou ligação. Imagens Orbitais Nome dado às imagens obtidas por satélites que orbitam ao redor da Terra. 5. definido pelo nível médio do mar no Porto de Imbituba (SC). entre os quais se colocam os primeiros. Imagens de RADAR Imagens resultantes da combinação de processos fotográficos ou digitais e técnicas de RADAR onde impulsos elétricos ou microondas são emitidos (antena) em direções predeterminadas. bem como. 7). JPEG (Joint Photographic Experts Group) Formato de arquivo de imagem que permite escolha entre qualidade e compactação. um circuito eletrônico que controla a interligação entre dois dispositivos de um computador permitindo a troca de dados de maneira confiável. Jusante Curso de um rio voltado em direção à foz. Interface é. literalmente. é uma imagem obtida por múltiplos sensores que detectam a energia em bandas de diferentes comprimentos de onda. LANDSAT Programa do governo americano de imageamento da superficíe terrestre por satélites iniciado pela NASA em meados dos anos 70. com resolução radimétrica de 24 bits (16 Milhões de cores). Interpolação Operação pela qual se determina um conjunto de valores a partir de outros previamente conhecidos. por exemplo. Este termo é também utilizado para designar um ou mais satélites do programa (Landsat 4. Imbituba Datum vertical do Sistema Geodésico Brasileiro.

de modo que.azul e vermelho. Mapa Anaglifo Mapa especialmente impresso em duas cores complementares . armazenada na forma digital. Linhas Estruturais Feições lineares que representam uma mudança brusca na forma ou na continuidade de uma superfície terrestre. Levantamentos Gravimétricos Levantamentos que têm por fim a determinação do valor da gravidade numa série de pontos de uma determinada região. geralmente em uma superfície plana e em determinada escala. Levantamento Topográfico Levantamento cujo objetivo principal é a determinação do relevo da superfície terrestre e a localização dos acidentes naturais e artificiais desta superfície. Inglaterra) e o semi-meridiano do lugar considerado. São utilizadas para refinar um Modelo Digital de Terreno cujo espaçamento entre os pontos formadores não seja suficiente para carcterizar estas alterações bruscas. Linhas de Distorção Zero (LDZ’s) Linhas na projeção cartográfica ao longo das quais a escala principal é conservada e as quais correspondem a certos arcos de círculo máximo ou de círculo mínimo na esfera. Layer Ou Nível de informação. dá uma impressão tridimensional. é a representação gráfica.Latitude Indica a medida do arco de meridiano (em graus) compreendido entre o equador (origem das latitudes) e o paralelo do lugar a que diz respeito. Longitude Representa a amplitude do arco do equador ou do paralelo compreendido entre o semi-meridiano de referência (Greenwich. onde cada elemento (pixel) da imagem é representado por um padrão (conjunto) de bits. quando visto através de um dispositivo com as mesmas cores.Organização dos dados associados a um tema específico. Levantamento Aerofotogramétrico . das características naturais e artificiais da superfície ou subsuperfície terrestres. Mapa de Bits Representação de uma imagem. Mapa Ou Carta. Mapa de Declividade Mapa temático construído a partir da análise das curvas de nível para representar 173 .Ver Aerolevantamento.

na comercialização de imagens de satélites. Meridiano de Greenwich Ou Meridiano Principal ou Meridiano de Origem. dividindo a Terra em hemisfério leste ou oriental. agrícolas. arqueológicos. Modelagem de Dados Espaciais Representação matemática ou gráfica de dados no espaço tridimensional. econômicos etc. e também. segundo normas e padrões pré-estabelecidos por entidades cartográficas. sobre um mapa básico (topográfico. e hemisfério oeste ou ocidental. de sínteses de pesquisa e estudos de temas variados como por exemplo. Mapa Digital Mapa cujo suporte é um meio digital. em escalas diversas e para fins diversos. corresponde à longitude 0º. na Grã-Bretanha. e cuja hora (GMT) é conhecida como o horário padrão internacional no sistema de fusos horários. Sobre um determinado meridiano a longitude é constante. Meridiano Central Longitude de origem de cada fuso no sistema de coordenadas da projeção UTM. climáticos. na realização do vôo fotogramétrico. fotoíndices). Mapa Temático Representação gráfica. na comercialização dos produtos destes vôos (fotografias. Modelo de Dados Método formal de descrever o comportamento das entidades do mundo real. Mapeamento Sistemático Nacional Elaboração e preparação de cartas ou mapas do território nacional.de forma contínua a declividade do terreno. passando pela localidade de Greenwich. Marcas Fiduciais Marcações laterais que são registradas em um fotograma e que permitem definir a geometria da imagem relativamente ao ponto principal ou centro perspectivo do sistema de lentes. Meridiano Elipse ou círculo máximo cujo plano contém o eixo de rotação da Terra. e sendo convencionado como o meridiano de referência. Mnemônico Palavra ou comando expresso de maneira simbólica ou abreviada. Ministério da Defesa Órgão que tem o poder de controlar. geográfico ou hidrográfico). fiscalizar e autorizar as empresas de aerolevantamentos e entidades afins. Modelo Digital de Terreno Conjunto de pontos com coordenadas conhecidas em um determinado sistema 174 .

Ortofoto Digital Imagem fotográfica obtida por meio de de processos computacionais a partir de uma fotografia perspectiva. Geralmente. 175 . Montante Ponto do curso de um rio em direção às suas nascentes (cabeceiras). e que foram determinados geodesicamente para compor uma rede de pontos a serem utilizados como refer6encia em futuras atividades de mapeamento. equidistantes ou não e com elevação conhecida. Orientação Absoluta Orientação de um modelo estereoscópico em um Aparelho Restituidor cuja finalidade é determinar a escala e o nivelamento do modelo. e que permite uma visão contínua da superfície fotografada. são utilizados para derivação de curvas de nível ou uma visão tridimensional do terreno representado. Orientação Relativa Orientação de um modelo estereoscópico em um Aparelho Restituidor cuja finalidade é a determinação exata da posição da câmara no instante da tomada das fotografias. Modelos Numéricos Ou Modelos Digitais. lago. são modelos formalizados por meio de expressões matemáticas e lógicas. utilizando-se os pontos de controle vertical e horizontal que nele aparecem. foram eliminados. devidos à inclinação e ao relevo. superpostas e tratadas artisticamente pelos detalhes que lhes são comuns. NA (Nível d’Água) Posição altimétrica da lâmina da água de um rio. Orientação Termo que remonta aos mapas antigos (medievais) cujo padrão era o de colocar o Leste na parte do topo (como fazemos hoje com o Norte). em determinada época. Monografia de Vértices Descrição detalhada da localização de pontos de controle horizontal e/ou vertical implantados em uma região. que em cartografia servem para modelar a superfície do terreno.de refer6encia cartográfica. etc. Mosaico Conjunto de fotografias aéreas analógicas ou digitais. na qual os deslocamentos de imagem. Níveis de Informação Diz-se da separação ou distinção do conjunto de entidades gráficas de um desenho que guardam uma relação de atributo.

É a base para visão tridimensional. Polilinha Entidade gráfica formada por um ou mais segmentos de retas ou arcos. destinada a fornecer informações detalhadas do posicionamento geográfico. Plotter Jato de Tinta Traçador de gráficos ou imagem que opera pelos princípios básicos de jateamento de pequenas gotas de tinta sobre uma mídia especial. Representação de elementos de um mapa que não tem relação com a Altimetria. Pixel Abreviatura para “Picture Elements”. os pixels são os pontos formadores desta imagem. extremidades comuns formando um contorno fechado. Peopleware Indivíduo especialista em determinados processos computacionais.Ortofotocarta Imagem resultante da transformação de sua original. Ortoprojeção Processo de retificação. que é uma perspectiva central em uma projeção ortogonal sobre um plano. Planimetria Processo de medição horizontal. Perfil Representação gráfica de um corte da superfície do terreno. usando algoritmos computacionais para reposicionar estes pixels na imagem de acordo com uma projeçào ortogonal de cada um deles. podendo conter informações planialtimétricas ou somente planimétricas. os pixels são os pontos luminosos que formam uma matriz de tela. dois a dois. que são os menores pontos representativos de uma determinada imagem. Para o vídeo de um computador. da interrelação e da nomenclatura cadastral dos imóveis de uma região urbanizada. Em Estereoscopia. medição de todas as características do terreno exceto o relevo. 176 Paralaxe . linhas e quadrículas. Para uma imagem digital. com ou sem legenda. ou seja. Polígonos Figura limitada por segmentos de reta que tem. representa os deslocamentos relativos entre imagens homólogas. Planta Cadastral Imobiliaria Representação planimétrica. Deslocamento aparente de um objeto fotografado causado pela troca do ponto de observação. eliminação de deslocamentos de uma imagem fotográfica com projeção central. complementada por símbolos. ou seja.

resolução. no seu aspecto normal. Primeira Ordem Operações geodésicas de mais alta ordem de precisão. é o processo de redução de uma figura espacial para o plano. Pontos de Controle Pontos topográficos ou geodésicos. Este processo se dá pelo traçado em perspectiva onde cada ponto da superfície é ligado a um ponto de fuga (centro perspectivo do sistema de lentes de uma câmara) e daí projetado no plano de referência (fotografia). identificados numa fotografia e utilizados para verificar e correlacionar todas as demais informações ou dados desta mesma fotografia. Projeção Cônica Projeção cartográfica que utiliza um cone como superfície de Projeção e que. Projeção Cilíndrica Projeção cartográfica que utiliza um cilindro como superfície de projeção e que. finalidade do trabalho. círculos.Ponto Cotado Ponto de uma carta com indicação da sua cota ou altitude. considerando escala. a identificação de objetos específicos na superfície e a adequação da imagem a uma forma conveniente. a extração de determinadas feições. apresenta os meridianos e os paralelos retilíneos e perpendiculares entre si. Projeção Cartográfica Arranjo sistemático. sobre um plano. no 177 . Projeção Conforme Projeção em que a forma de figuras da superfície cartográfica e os ângulos em torno de pontos são corretamente representados. O processo de transformação. Precisão Exatidão dos cálculos ou da gama de valores que expressam uma quantidade. arcos. Projeção Central Ou Cônica. da rede geográfica de meridianos e paralelos definida na esfera ou no elipsóide de referência. etc. tais como linhas. geométrico ou analítico. Primitivas Gráficas Elementos gráficos basicos. Programabilidade Diz-se da possibilidade de um programa computacional de ser implementado por meio de recursos de programação. Processamento Digital de Imagens Conjunto de técnicas de manipulação numérica de dados contidos em imagens digitais visando o realce de informações de interesse. utilizado para realizar essa representação. etc.

quando a distância é conservada ao longo dos meridianos. antes sendo construída com base em critérios formulados matematicamente. fazendo entre si ângulos inferiores às respectivas diferenças de longitude. de uma imagem vetorial em uma nova imagem matricial. cujo principal objetivo é o monitoramento das alterações ambientais do planeta por meio de sensor de microondas. Projeção Equivalente Projeção cartográfica em que a proporção das áreas de todos os objetos representados é conservada. e os meridianos retilíneos e concorrentes no vértice. e eqüidistante transversal. via programa. São atualmente utilizados em diversos campos navegação marítima e aérea. Este processo se dá pela projeção de cada ponto da figura (terreno) perpendicularmente a um plano de referência (planta). RASTER Estrutura de dados celular composta de linhas e colunas para o armazenamento de imagens.As redes estaduais surgiram principalmente para suprir as atuais demandas do domínio cada vez mais ampliado das técnicas de observação de satélites do Sistema GPS. eqüidistante meridiana. em que o módulo de deformação areal é constante e igual à unidade Projeção Ortogonal Processo de redução de uma figura espacial para o plano. Projeção Convencional Projeção cartográfica que não utiliza o conceito de superfície de Projeção. distância e velocidade de um objeto por meio de transmissões de microondas. apresenta os paralelos circulares e concêntricos. RBMC Abreviatura de “Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo”. Rasterização Processo de transformação. Na 178 RADAR (Radio Detection And Ranging) . a orientação automática de satélites e mísseis. Dispositivo para determinar a presença. Uma Projeção é azimutal eqüidistante quando as distâncias são conservadas ao longo dos círculos máximos que passam pelo centro. ou seja. RADARSAT Satélite com projeto conduzido pela Agência Espacial Canadense.seu aspecto normal. quando a distância é conservada ao longo dos paralelos. estudos geológicos. controle de velocidade e fluxos de veículos. Projeção Eqüidistante Projeção cartográfica em que a escala real é conservada ao longo de certas linhas. medição de fenômenos atmosféricos.

Rede de Nivelamento Fundamental Brasileira Ou Rede Geodésica de Controle Vertical. de detalhes fotográficos que não puderam ser interpretados. pretende-se que o território das Unidades da Federação possuam redes próprias. Rede Geodésica Nacional Rede de pontos levantados e monumentados sobre a superfície do país. em combinação com o sistema de lentes e os filtros utilizados por uma câmara aérea. que possam ser facilmente mantidas. a resolução diminui e o corpo da feição deve ser suavizado. Menor dimensão de um detalhe que pode ser obtido em uma imagem. O mesmo que rede de triangulação ou rede de poligonação. Estes pontos estão ligados entre si e referidos a um mesmo Datum geodésico para a formação de uma malha de pontos que se estendem por todo o país. Resolução Espectral Representa o número. 179 . simplificado ou não mostrado. têm de registrar diferentes pormenores do terreno. são linhas de nivelamento geométrico ligadas entre si e que visam a formação de um sistema de enlaces ou circuitos que se estendem por todo o país. isto significa que objetos com uma distância entre si menor que 30m não serão discriminados pelo sistema. mais alta é a resolução possível. Resolução de Mapas Digitais Precisão com que uma dada escala de mapa pode representar a localização e a forma de uma feição geográfica. Quanto maior a escala de um mapa. Quando se diz que um sistema possui resolução espacial de 30m. A localização destes pontos é estabelecida de acordo com os padrões nacionais de precisão. Resolução do Sistema Capacidade que o filme fotográfico. e que sirvam de estrutura geodésica básica para quaisquer projetos de uso do território que necessitem de dados de posicionamento Reambulação Processo de verificação e identificação in loco. Resolução Espacial Mede a menor separação angular ou linear entre dois objetos. Resolução de Imagem Número de pixels existentes para representação desta imagem em cada uma de suas dimensões. Representação Cartográfica Representação gráfica geral ou parcial em duas ou três dimensões da configuração da terra ou dos fenômenos correlacionados.prática. A medida em que a escala de um mapa decresce. espaçamento e largura das bandas ao longo do espectro eletromagnético.

Restituição Numérica Estereofotogramétrica . Semiologia Gráfica Estudo dos símbolos gráficos. etc.Resolução Fotográfica ou de um Filme Pares de linhas. contraste. resolução de 8 bits (256 tons). Por exemplo. que podem ser distinguidas claramente no intervalo de um milímetro (l/mm). Resolução Geométrica Número de pixels em uma polegada linear de representação. Por exemplo os caminhos seguidos pelos caminhões de coleta de lixo de uma cidade. nas suas propriedades e relações com a informação que exprimem. identificada por meio de uma placa de bronze. Resolução Radiométrica Ou espectral. é a medida da sensibilidade do sensor em distinguir entre dois níveis de intensidade do sinal de retorno. Sensitometria Ramo da ciência fotográfica que trata da determinação e definição das características dos materiais sensíveis tais como velocidade de exposição. Scanner Ou Escaner. de forma circular. chumbada num bloco de concreto. de espessura variável. Restituidor Semi-Analítico A finalidade é a mesma de um restituidor analítico e somente alguns dos processos para observação de modelos estereoscópicos são computadorizados. Por exemplo. a materialização no terreno. Restituidor Analítico Instrumento destinado à Captação Fotogramétrica de uma carta ou à obtenção de soluções espaciais pela observação de modelos estereoscópicos.Ver Captação Fotogramétrica. que captura imagens e as transfere para um computador. RRNN Abreviatura para “Referência de Nível”. dispositivo ótico de varredura. paralelas. da altitude de um ponto. 16 bits (16 M cores) Resolução Temporal Freqüência temporal com a qual uma determinada porção da superfície da Terra/ cena/ alvo será amostrada por determinado sensor. ou seja. testada a partir de um padrão pré-estabelecido. 300 dpi (dots per inch) representam 300 pixels em uma dimensão de 1 polegada. 180 . Roteamento Sistema de soluçào automática de rotas ou trajetos ideais entre pontos de uma carta.

Símbolo Cartográfico Expressão gráfica esquemática ou simplificada de um objeto ou fenômeno. Sistema Cartográfico Nacional Constituído por entidades nacionais. SIRGAS O projeto para estabelecimento de Sistema de Referência Geocêntrico para a América do Sul iniciou-se em 1993 durante uma Conferência Internacional sediada no Paraguai e organizada pela International Association of Geodesy (IAG). segundo modelos geodésicos de precisão compatível com as finalidades a que se destinam. sob a forma de imagem. Sistema de Coordenadas Geocêntricas Sistema de coordenadas que define a posição de um ponto em relação ao centro da Terra. públicas e privadas. estabelecer e manter uma rede de pontos.S. Sistema de Projeção Correspondência matemática contínua entre os pontos de um elpsóide de referência e os pontos de um plano. a energia refletida ou emitida pela superfície terrestre (terreno. Os símbolos podem ser pontuais. definido no Vértice de 181 .Sensor Dispositivo que capta e registra. South American Datum 1969 (SAD 69) Datum horizontal do Sistema Geodésico Brasileiro. consoante a forma de implantação gráfica. Sistema Geodésico Brasileiro Conjunto de pontos geodésicos implantados na porção da superfície terrestre delimitada pelas fronteiras do país. lineares ou em mancha. fenômenos físicos etc. Panamerican Institute of Geodesy and History (PAIGH) e U. Defence Mapping Agency (DMA). por sensores localizados a grandes distâncias (geralmente no espaço). Congrega as atividades cartográficas em todo Território nacional. estabelecer um datum geocêntrico para todos os países da América do Sul. Os objetivos do projeto são a definição de um sistema de referência para a América do Sul. SIG-Sistema de Informação Geográfica Ver GIS.) Sensoriamento Remoto Registro da energia refletida ou emitida por objetos ou elementos da superfície terrestre. acidentes artificiais. Sistema de Coordenadas Topocêntricas Sistema de coordenadas que define a posição de um ponto em relação a um determinado local na superfície terrestre. que são determinados por procedimentos operacionais e coordenadas calculadas. previstas pelo Decreto-lei número 243.

São utilizados como superfícies de referência o plano. Latitude = 19o 45' 41. a esfera e o elipsóide de revolução. Superfície de Projeção Superfície teórica (cone. ficando mais difícil a sua generalização e reconhecimento por programas de conversão. rampa. O formato TIFF é muito flexível e independente do equipamento utilizado. Tagged Image File Format (TIFF) Formato de arquivo de imagem raster. Topônimo O nome próprio de um acidente topográfico natural ou artificial.6527" S.Triangulação Chuá (MG).05" Spline Função polinomial que suaviza os segmentos de reta de uma linha. muito utilizado em programas gráficos. raster data) muito flexível. cada um leva dois sensores multiespectrais de alta resolução. Talude Terreno inclinado. A sua flexibilidade gerou vários sub-tipos do formato TIFF. ramificação da geometria que se baseia na noção de um espaço não quantitativo e em que apenas se consideram as relações de posição dos elementos das figuras. Topológica Do termo topologia. 182 .0639" W e Azimute de Uberaba = 271o 30' 04. na construção de uma Projeção Cartográfica. plano ou cilindro) sobre a qual a superfície de referência cartográfica é projetada. tipicamente utilizado por programas que controlam escaners e por programas de manipulação de imagem. É um formato para arquivos de imagem (bitmaps. Estas variantes do formato TIFF decorrem do arranjo das informações do arquivo. TIFF Tagged Image File Format. SPOT Programa de satélites francês semelhante ao LANDSAT. Topografia Ciência que procura definir e situar as características naturais e físicas de pequenas porções da superfície terrestre. Longitude = 48o 06' 04. Superfície de Referência Superfície teórica destinada a servir de modelo à superfície da Terra. com orientação para o Vértice de Triangulação Uberaba (MG). Com 3 satélites em órbita atualmente. tendo como superfície de referência o elipsóide recomendado pela União Geodésica e Geofísica Internacional. escarpa. lançados a partir de 1986. 1967.

Zoneamento Urbano Divisão de áreas objetivando a reorganização espacial de uma cidade. derivado do sistema de coordenadas de Descartes que define três dimensões (x. World Geodetic System 1984 (WGS-84) Levantamento global feito para estabelecer uma rede de controle como base para mapeamento. Sistema Geo-Cartográfico que utiliza a chamada Representação Cartográfica de Mercator Transversa.Transporte de Coordenadas Operação matemática que permite obter as coordenadas de um ponto num dado sistema. Vôo Fotográfico . bem como. y e z) para um espaço sólido. Zoneamento Organização de uma área em zonas ou faixas com fins específicos. a qual estabelece uma relação biunívoca entre pontos de um Elipsóide e pontos do plano.Ver Cobertura Aerofotogramétrica. Usado com sistema interno de referência da constelação GPS. pois subdivide o globo terrestre em 60 fusos de 6 graus de amplitude. Vicinal Estradas que servem de vias de acesso a cidades ou povoações próximas (vizinhas) entre si. Este sistema de coordenadas é um sistema universal. é o conjunto de equipamentos utilizado para criação/modificação de desenhos ou imagens digitais. o azimute e a distância entre eles. UTM Universal Transverse Mercator. Triangulated Irregular Network (Tin) Modelo do terreno formado por um conjunto de triângulos adjacentes e não superpostos calculados a partir de pontos com coordenadas tridimensionais irregularmente distribuídos em uma superfície. conhecendo-se as coordenadas de um outro ponto neste mesmo sistema. Workstation Ou Estação de Trabalho. Tridimensional (ou 3D) Uma alternativa moderna para definir o termo estereoscópico. como forma de diferenciar as áreas e os fins a que se destinam. 183 .