interrogações holistas sobre a relevância do sintoma na medicina chinesa e medicina ocidental

O conjunto de 3 textos sobre a importância do sintoma na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e na MO (Medicina Ocidental) criou uma enorme discussão e algumas questões interessantes. Disso tudo sobressaiu o sentimento que “ser sintomática” é algo pejurativo. Parece que quanto mais é sintomática mais fraca é a medicina. Um leitor, levantou a questão:

“Considero este tema bastante interessante. Faz-nos reflectir realmente. Gostaria era de saber então a SUA opinião acerca da ” MTC ser uma Medicina essencialmente sintomática”. Quais as vantagens e desvantagens em relação à M.Ocidental em termos de diagnóstico e tratamento?”i

Realmente o texto levanta a questão de saber quais as vantagens e desvantagens de ser maioritariamente sintomática. Abordar esta questão é sempre complicado, mais não seja porque tem potencial para se tornar numa competição de galos. Quando comentei que a MO poderia ter a vantagem de ser capaz de diagnosticar pacientes assintomáticos, ao contrário da MTC, um leitor comentou:

“Olhe Nuno, porque talvez me apeteça! Porque de facto existe em todo o seu comentário ou uma ponta de loucura ou de ignorância, penso ser esta segunda.

Nuno, deverá cuidar melhor da forma como expoe as suas ideias, porque de facto demonstram a sua grande ignorancia.”ii

Outra leitora comentou:

“Eu ainda estava à procura da maneira de responder a esta parte do texto sem ser demasiado agressiva, mas depois da resposta que deste ao Pedro Seixas, qualquer comentário que eu faça teria que ser editado por conter linguagem imprópria.”iii

Fica então uma questão: Qual a desvantagem de ser mais sintomática que a MO (medicina ocidental)?

Como analisar a extensão de uma lesão cardíaca sem fazer um cintigrafia de perfusão do miocárdio? Como estudar o refluxo vesico-ureteral sem uma cistocintigrafia (cintigrafia à bexiga)? Imensos pacientes podem sofrer de angina de peito. totalmente assintomáticas.A desvantagem óbvia é que a MO tem mais informação sobre o corpo humano. …………………………………………………. O cancro da mama é um bom exemplo do que falo: as taxas de mortalidade por cancro da mama têm estado a diminuir apesar do aumento de número de casos. Senão vejamos: A medicina ocidental consegue obter imensa informação acerca do funcionamento de diversos órgãos com exames de medicina nuclear. Mas a certeza que a mesma existe só vem após a recolha de informação objectiva de exames de cardiologia. que de outra forma não seriam diagnosticados. desde problemas cardíacos a tumores. a MTC. O que explica estes 2 dados? Parte da resposta reside no uso de exames que permitem diagnosticar cada vez mais cedo o cancro da mama. com estes meios. Neste segundo artigo podemos tentar levantar novas questões. Obviamente a grande vantagem advêm do facto de se conseguir. Não só consegue obter mais informação como essa informação é mais objectiva e não se presta a erros subjectivos de interrogatório. que se vende como mais holista. porque “Vê o ser humano como um todo” é incapaz de ver o ser humano doente na ausência de sintomas e sinais clinicos. diagnosticar problemas completamente assintomáticos. Isto é uma adaga no coração holista de muitos acupunctores. A tecnologia de hoje permite diagnosticar mulheres que sofrem de cancro da mama. E quando existem sintomas mas não existe informação objectiva para os analisar? Ou seja o que acontece quando o médico só tem os sintomas para ler? Os pacientes com fibromialgia foram considerados pacientes de foro psiquiátrico durante muito tempo porque não se compreendiam os seus sintomas! Depois deixaram de ser . Ironicamente. e cujo diagnóstico não seria possível há uns anos atrás.

pacientes psiquiátricos e definiu-se uma doença que se diagnostica pelos sintomas unicamente! Curiosamente grande parte destes doentes sofreu traumas emocionais.blogas-pt.blogas-pt. fisiológicos se relacionam entre si e com factores ambientais e sociais.estudos epidemiológicos mostram a importância dos factores ambientais nas doenças.blogas-pt.com/e-sintomatico-parte-iii/#comment-5507 iii http://acupuntura. O que não significa que a MO o tenha esquecido: .com/e-sintomatico-parte-iii/#comment-5500 http://acupuntura. Na MO esse aspecto acabou por ficar esquecido na interacção médico-doente. Por outro lado a necessidade de analisar imensos sintomas e suas possíveis relações fez com que a MTC desenvolvesse um sistema de pensamento que efectivamente procura relacionar sintomas e factores ambientais e tudo o mais num processo que se poderá considerar mais holístico… pelo menos na presença desses sintomas. E quantos pacientes não foram já considerados malucos porque os médicos não encontravam problema nenhum nos seus exames médicos? A vantagem da Medicina Chinesa. ser um sistema médico essencialmente sintomático implica uma maior preocupação com o que o doente tem para nos dizer – aumentando a empatia (não confundir com holismo).com/e-sintomatico-parte-iii/#comment-5510 ii .existe psicologia . A pessoa é vista numa unidade onde os seus sintomas psicológicos. etc… i http://acupuntura.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful