You are on page 1of 5

Renovao Carismtica Catlica

Parquia Nossa Senhora da Conceio Diocese de Santa Luzia

Ministrio de Orao Por Cura e Libertao


Por trs da opo de desobedincia de nossos primeiros pais h uma voz sedutora que se ope a Deus, e que, por inveja, os faz cair na morte...(C.I.C 391)

I Mdulo Pau dos Ferros, RN

1. O Servo: Chamado
Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor: Antes que no seio fosse formado, eu j te conhecia; antes de teu nascimento, eu j te havia consagrado, e te havia designado profeta das naes. (Jeremias, 1,4-5) Voc veio a este ministrio porque voc foi escolhido por Deus, receber um discernimento receber uma convocao ao servio do Reino. Mais o mais lindo atrao de Deus por ns e ns por Ele. NEle e por Ele trabalhamos incansavelmente pela igreja e pelo movimento, em comunho e humildade. Ns somos continuidade da misso e do ministrio de Jesus. O Esprito do Senhor est sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de corao, para anunciar aos cativos a redeno, aos cegos a restaurao da vista, para pr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graa do Senhor. (Lc 4,18-19)

2. O que Ministrio de Orao por Cura e Libertao


Rene os servos que tem este ministrio para realizar um servio especfico. Servio este, de ser a continuao da misso de Jesus, na realizao de sinais, milagres, prodgios, e maravilhas. lugar de acolher, ouvir, orar, aconselhar e incentivar: Acolher: todos aqueles que vierem nos procurar com problemas pessoais e dificuldades diversas. Ouvir: observando o problema com ateno e zelo descobrindo na partilha onde vai trabalhar. Orar: pedir a ao de Deus sobre aquele problema, usando os dons: de discernimento, palavra de cincia, sabedoria, para auxiliar no processo de cura e libertao. Aconselhar: direcionar a pessoa para um novo caminho onde ela vai trilhar, ou at mesmo observando a necessidade de encaminh-la a um profissional da medicina para ajud-la ainda mais. Incentivar: cuidar da pessoa, faz-la crescer e introduzi-la no servio de Deus para dar continuidade. 3. A principal misso deste ministrio hoje : Preparar servos de cura e libertao para atuarem em grupos de orao, encontros e eventos. Preparar bons ministros de cura e libertao para atendimentos e acompanhamentos de casos necessrios e especficos. Lembrando sempre que o grupo de orao o bero, o principio de todo o trabalho.

4. O Perfil e a Espiritualidade do Ministro de Cura


O ministro de cura, ele vai aconselhar, e ministrar oraes de cura e libertao, quer que seja no Grupo de Orao ou no irmo que est sendo atendido e deve estar sempre preparado como um soldado na guerra. Como discpulos de Jesus, devemos cultivar em ns algumas atitudes bsicas, para o exerccio do ministrio de cura:

I.

II.

III. IV.

V.

VI.

VII. VIII.

IX.

X.

XI. XII. XIII.

Experincia pessoal de Deus; Estudo da Palavra Vida de Orao Constante Vida Sacramental Confisso Acolhimento; Acolher Como Jesus Ser Ministro da Paz Cultivar postura Misericordiosa Abertura aos carismas; Est aberto ao Esprito Santo Vivncia Carismtica; Est aberto aos Dons Carismticos Est aberto aos Dons de Santificao Comunho com a Palavra de Deus e com a doutrina da Igreja; Aconselhar conforme a Palavra Aconselhar conforme o Catecismo da Igreja Postura de f e de autoridade em Jesus Cristo; No desfalecer na orao Ter confiana e f na Autoridade em Jesus (Fl 2,13) Vida de louvor; Vida em ao de graas Fidelidade a Deus e ao seu povo; Busca de Converso Santidade Autntica e verdadeira devoo a Nossa Senhora; Orao do Santo Tero ou Rosrio Ladainhas Ofcio da Imaculada Iniciativa, dedicao, doao e despojamento; Aberto ao Novo do Esprito Santo Atender sem cara feia Doar o seu ombro ao outro Vida comunitria e grupo de orao; Viver a unidade e em unidade Escuta e sigilo; Ser Sacerdote Ser amadurecido na f; Conhecimento Bblico

Conhecimento Doutrinrio

Esta situao dramtica do mundo, que "inteiro est sob o poder do Maligno" (1Jo 5,19), faz da vida do homem um combate: Uma luta rdua contra o poder das trevas perpassa a histria universal da humanidade. Iniciada desde a origem do mundo vai durar at o ltimo dia, segundo as palavras do Senhor. Inserido nesta batalha, o homem deve lutar sempre para aderir ao bem; no consegue alcanar a unidade interior seno com grandes labutas e o auxlio da graa de Deus (CIC 409).

1. A Criao
Deus viu que tudo era bom. (Gn 1,25) Deus a perfeio, o infinito, e tudo o que Ele fez e faz perfeito. A Criao fruto da Sua sabedoria, e a perfeio da sua santidade. Quando Deus criou o mundo viu que tudo era bom, porque Ele a perfeio, nada que Ele fez ruim ou imperfeito, principalmente ns que somos sua imagem e semelhana (Cf Gn 1,26) por isso Ele viu que tudo era bom. O livro do Gnesis nos ensina e revela que tudo teve incio de um casal Ado e Eva. Eles quando foram criados por Deus tinham algo especial, no eram humanos comuns, porque eram dotados de dons denominados Preternaturais: Cincia Infusa: Dom do Conhecimento Profundo; Domnio das Paixes: Perfeito Equilbrio Interior; Imortalidade Corporal: Ausncia de dor, doena e morte; No plano original de Deus, todos esses dons teriam passado de Ado para os seus descendentes, por isso assim eu e voc poderamos hoje estar usufruindo desses dons, mais houve o pecado original o que fez todos esses dons serem perdidos, porque esse pecado vem de gerao a gerao. O Catecismo da Igreja fala que: Contudo, a transmisso do pecado original um mistrio que no somos capazes de compreender plenamente (CIC 404). 2. O Pecado Original (Gnesis 3,1-13) "Pela desobedincia de um s homem, todos se tornaram pecadores" (Rm 5,19). O pecado original com o qual todos nascem a privao da santidade e justia originais (CIC 389). O pecado introduz no mundo uma qudrupla ruptura: a ruptura do homem com Deus, consigo mesmo, com os demais seres humanos e com toda a criao. O homem, tentado pelo Diabo, deixou morrer em seu corao a confiana em seu Criador e, abusando de sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Foi nisto que consistiu o primeiro

pecado do homem. Todo pecado, da em diante, vem ser uma desobedincia a Deus e uma falta de confiana em sua bondade. (CIC 397) A causa do mal no mundo o pecado. O Diabo e os demnios foram criados por Deus, mas eles mesmos se tornaram maus porque cometeram o grande pecado de rejeitar a Deus. Imediatamente foram lanados ao inferno, condenados para sempre. Por seu pecado tm dio a Deus e inveja aos homens. Por isso tentaram a Ado e a Eva, nossos primeiros pais, dizendo-lhe que se desobedecesse a Deus, seriam como deuses e conheceriam o bem e o mal. Ado e Eva deixaram-se enganar pelo demnio e desobedeceram a Deus. Este foi o primeiro pecado na terra: o pecado original, e por isso todos os descendentes de Ado e Eva, exceto a Santssima Virgem Maria, viemos ao mundo com o pecado original na alma, e com as conseqncias daquele primeiro pecado, que nos transmitido pela gerao.

3. Conseqncias do Pecado
"Como por meio de um s homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, assim a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram..." (Rm 5,12). Como o pecado original o homem perde os dons preternaturais. Perdeu o dom da cincia infusa, por isso que ele fica buscando outros deuses e caminhos para deus; o dom do domnio das paixes, podendo se ferir e ser ferido, e o dom da imortalidade corporal, ficando sujeito a doenas e a morte. A ao do demnio foi tanta que corrompeu no homem a sua afetividade, memria e imaginao. Um dos grandes questionamentos que fazemos ns mesmos: Porque tenho que sofrer, se quem cometeu o pecado original foi Ado? Os planos de Deus no so incompletos, se prestarmos muita ateno ao longo da histria desde a criao, Ele procura refazer por diversas vezes a aliana com o homem, mais o pecado fez com que essas alianas fossem quebradas com Deus. Como Ele deseja a salvao de todos trouxese nos a Nova e Eterna Aliana, incorruptvel, que nos foi dada atravs dos mritos de Jesus (Cf. Lc 4,18-19). Jesus pela sua humildade e obedincia ao Pai, alcana para ns: A cura fsica e outras enfermidades; A cura dos contritos de corao (Cura Interior) A libertao de tudo que nos torna escravos; Ele carrega sobre si toda maldio que pesava sobre ns (Cf. Gl 3,13)

You might also like