You are on page 1of 7

A revolução dos pontos fortes

Há muitos anos, o Psicólogo americano, Dr. Donald Clifton (1924-2003, na fotografia), perguntou: “Por que a psicologia só se preocupa com as debilidades humanas e não com seus pontos fortes?” Esta pergunta fundamental, se tornou, mais tarde, um dos pilares da psicologia positiva, que justamente se preocupa com o lado positivo do ser humano e não suas deficiências. Durante muitos anos, o Dr. Clifton pesquisou os talentos e fortalezas das pessoas e acabou criando uma classificação de 34 talentos. Isso aconteceu, porque grande parte das pessoas tem grande dificuldade em encontrar palavras que definam seus pontos fortes, muitas vezes usando frases simples como: “eu lido bem com pessoas”. Além disso, ainda temos aqueles que confundem conhecimentos com pontos fortes, tal como, achar que, saber falar inglês, por exemplo, seja um talento. Subsequentemente, o Dr. Clifton desenvolveu um teste, o Clifton StrengthsFinder, que permitiu identificar os 34 talentos em cada pessoa. Atualmente, este teste pode ser feito via internet (veja como na próxima pagina), sendo de propriedade intelectual da Gallup, empresa americana mais conhecida por suas pesquisas de opinião. Nos anos 90, a Gallup realizou diversas pesquisas, visando entender melhor os “segredos” da liderança e sua relação com as empresas de sucesso. As conclusões foram surpreendentes, tanto é, que o primeiro livro que foi publicado sobre o assunto, em 1999, obteve o título “Em primeiro lugar, rompa com todas as regras!” (“First Break All the Rules” de Marcus Buckingham e Curt Coffman, ed. Simon&Schuster). Nesta pesquisa, descobriu-se, por exemplo, que os líderes mais exitosos não acreditam que seus funcionários tenham muita “flexibilidade” para se adaptarem a qualquer mudança que a alta gerência queira implementar. Sendo assim, eles optam por identificar e aproveitar os pontos fortes de cada pessoa, ao invés de manterem foco nas debilidades. Com isso, estes líderes também abrem exceções, tratam cada funcionário de forma individualizada, o que vai contra a sabedoria comum das empresas. O Grupo Gallup identificou que, grande porcentagem dos funcionários da maioria das empresas, não estão engajados com seus serviços e que existe uma correlação muito forte entre essa dedicação e o grau de uso de seus talentos no dia-a-dia. Ou seja, quanto mais os funcionários podem usar seus pontos fortes em suas rotinas, mais

Eu recomendo. não disponibiliza uma versão gratuita.engajados eles estarão e melhores serão seus resultados e da empresa como um todo. Leia mais sobre a Strengths Revolution nos seguintes links: Gallup Management Journal – The Strengths Revolution Nas próximas duas páginas. do que neutralizar os pontos fracos.com (exemplo: "Descubra Seus Pontos Fortes" do Donald Clifton e Marcus Buckingham). Para conseguir isso. Vejamos outro exemplo. . ao invés de se focar em português. A versão 2. criando-se assim.0. ou seja. Observe: existem duas versões: a 2. Portanto. ela disponibiliza uma "amostra" com custo relativamente baixo que te mostrará seus cinco talentos mais fortes. da para entender que o "dono" do StrengthsFinder. Como você só tem 20 segundos para responder. somente a versão 1. Gostaria de antecipar desde já que. fortemente. Porém. Por exemplo. a solução não será de ignorar os pontos fracos e enfocar exclusivamente nos talentos. é preciso comprar um dos livros da Gallup que contenham um código de acesso para fazer o teste no site www. quase sempre é orientado a melhorar seu desempenho nesta última matéria. leia mais sobre o StrengthsFinder (como realizá-lo e uma tradução em português do resumo dos 34 talentos usados nele) Parece que muitas pessoas entram neste site em busca de um "free StrengthsFinder test". igual ao mundo corporativo. ele não faça mais uso da química em suas futuras escolhas. mesmo que.0 está disponível em português. O que significa isso para a sua carreira? Seria melhor investir tempo e dinheiro em treinamentos sobre estratégia e finanças ou focar em gestão de pessoas? Bem-vindo ao centro do que será o nosso coaching em base dos (seus) talentos: descubra como desenvolver seus talentos e desconhecidas aptidões. Mas de certa forma. Nas escolas. o aluno que tira uma nota boa em português mas uma nota baixa em química. você é muito bom lidando com pessoas. porém. surgiu o termo “strengths revolution” ou “revolução dos pontos fortes”. pois isso seria um grande erro. mas tem dificuldades em trabalhar com pensamento estratégico e ainda por cima é péssimo em finanças. não terá tempo para consultas ao dicionário. Devido ao fato que se levou muitos anos para o desenvolvimento do StrenghtsFinder e considerando o seu valor para pessoas e empresas. uma boa educação “geral”. a ênfase está muito mais em corrigir debilidades. que vai muito além do mundo corporativo.0 já é mais evoluída.strengthsfinder. a empresa americana Gallup. fazer o teste no seu idioma nativo. a resposta será investir muito mais tempo para desenvolver seus pontos fortes. até onde eu sei. o StrengthsFinder sem custo ou gratuito. como fazer escolhas certas no trabalho e ser um vencedor. atingindo também as escolas e igrejas.0 e a 1. mesmo que seu inglês ou espanhol seja excelente. pois o teste todo consiste em escolher qual de duas palavras te descreve melhor e algumas dessas palavras são complicadas até mesmo em nosso idioma.

de exercer aquela "pressãozinha" que faz com que a venda aconteça. Na próxima página. Sugiro que antes de ler. o seu relatório personalizado do StrengthsFinder. além deste resumo. segue um resumo. Obviamente. os livros da Gallup e sessões de Coaching. busque na lista quais os talentos poderiam estar por trás. Observe que o talento de se relacionar bem com pessoas não é o mesmo que o talento de influenciar pessoas. No nosso coaching. em português. por exemplo. Um bom exemplo são aqueles vendedores "chatos" mas que vendem bem mesmo assim. você pare para pensar qual dos quatro grupos de talentos melhor descreve você:     Talentos para persistência e execução Talentos para influenciar pessoas Talentos para se relacionar com pessoas Talentos para pensamento estratégico Se você acha. TALENTOS PARA PERSISTÊNCIA E EXECUÇÃO Responsabilidade As pessoas que se destacam no talento Responsabilidade assumem um compromisso psicológico de cumprir o que prometem. mas tem tremenda dificuldade de fechar uma venda. pois eles são muito bons para aprofundar seu conhecimento sobre seus talentos. todos os anos. faremos uma série destes exercícios. dos 34 talentos usados no Clifton StrengthsFinder. tais como a honestidade e a lealdade. Porém. segue a lista na próxima pagina. quando alguém te elogiou por ter influenciado bem a alguém. Do outro lado. tem vendedor que se relaciona muito bem com seus clientes. Elas são comprometidas com valores estáveis.Para quem quer ter uma ideia aproximativa do que se tratam os 34 talentos. provdenciarão muito mais informações. reflita sobre momentos no passado. fazendo as correções necessárias para manter o curso escolhido. Elas definem prioridade e então agem. Pense se aquele evento tem a ver com estes talentos. que "influenciar pessoas" é o seu ponto forte. Foco As pessoas que se destacam no talento Foco escolhem uma direção e a seguem. Depois. muitas empresas gastam montantes de dinheiro tentando fazer justamente isso. Elas tem grande satisfação em estar ocupadas e produtivas. Prudência . ou seja. Realização As pessoas que se destacam no talento Realização tem grande perseverança e capacidade de trabalho. Não tem curso que ensine persuasão para quem não tem talentos de influenciar.

Elas antecipam os obstáculos. Desses valores emerge um propósito definido para suas vidas. Seu mundo é mais bem descrito em termos da ordem que elas criam. Significância . mas também tem uma flexibilidade que complementa essa capacidade. Elas são boas em descobrir o que está errado e resolver o problema. Elas gostam de descobrir como todas as peças e todos os recursos podem ser organizados para gerar o máximo de produtividade. Crença As pessoas que se destacam no talento Crença tem certos valores fundamentais inalteráveis. Restauração As pessoas que se destacam no talento Restauração são hábeis em lidar com problemas. Competição As pessoas que se destacam no talento Competição medem seu progresso comparando-o ao desempenho dos outros. Disciplina As pessoas que se destacam no talento Disciplina apreciam rotina e estrutura. TALENTOS PARA INFLUENCIAR PESSOAS Comando As pessoas que se destacam no talento Comando tem presença. Elas tentam tratar todo mundo com imparcialidade estabelecendo regras claras e seguindo-as. Organização As pessoas que se destacam no talento Organização sabem organizar.As pessoas que se destacam no talento Prudência tem como maior característica o grande cuidado com que tomam decisões ou fazem escolhas. Imparcialidade As pessoas que se destacam no talento Imparcialidade tem uma consciência aguda da necessidade de tratar todas as pessoas da mesma maneira. Elas podem assumir o controle de uma situação e tomar decisões. Elas se esforçam para conquistar sempre o primeiro lugar e adoram participar de competições.

Elas tem o dom de descobrir como pessoas diferentes podem trabalhar juntas produtivamente. Auto-afirmação As pessoas que se destacam no talento Auto-afirmação sentem-se confiantes na sua capacidade de administrar suas próprias vidas. Excelência As pessoas que se destacam no talento Excelência concentram-se nos pontos fortes como uma forma de estimular a excelência individual e do grupo. Elas sentem enorme satisfação em ajudar seus amigos a conquistar um objetivo. Empatia . TALENTOS PARA SE RELACIONAR COM PESSOAS Relacionamento As pessoas que se destacam no talento Relacionamento preferem relacionamentos íntimos com os outros. Elas procuram transformar algo muito bom em algo soberbo.As pessoas que se destacam no talento Significância gostam de ser vistas como muito importantes pelos outros. Elas são frequentemente impacientes. transformando ideias em ações. Elas tem boas conversas e são bons apresentadores. Elas tem uma bússola interna que lhes dá confiança sobre a correção de suas decisões. Elas são independentes e desejam ser reconhecidas. Individualização As pessoas que se destacam no talento Individualização tem curiosidade sobre as qualidades únicas de cada pessoa. Ativação As pessoas que se destacam no talento Ativação gostam de fazer as coisas acontecerem. Comunicação As pessoas que se destacam no talento Comunicação geralmente tem facilidade de colocar suas ideias em palavras. Carisma As pessoas que se destacam no talento Carisma adoram conhecer novas pessoas e conquistá-las. Elas sentem satisfação em quebrar o gelo e estabelecer contato com outra pessoa.

Inclusão As pessoas que se destacam no talento Inclusão aceitam bem os outros. . Ideativo As pessoas que se destacam no talento Ideativo são fascinadas pelas ideias. Harmonia As pessoas que se destacam no talento Harmonia procuram o consenso. Elas se importam com as pessoas que se sentem excluídas e se esforçam para incluí-las. Adaptabilidade As pessoas que se destacam no talento Adaptabilidade preferem "ir com a maré". Elas acreditam que praticamente não existem coincidências e que há uma razão para tudo o que acontece. que aceitam as coisas como elas as recebem e descobrem o futuro um dia por vez. em vez disso. TALENTOS PARA PENSAMENTO ESTRATÉGICO Pensamento Estratégico As pessoas que se destacam no talento Estratégico criam maneiras alternativas de agir. Diante de qualquer cenário que se apresente. elas sabem rapidamente detectar os padrões e as questões importantes. São pessoas alegres e que estimulam os outros com seus planos. Elas não gostam de conflitos. Conexão As pessoas que se destacam no talento Conexão acreditam nas relações que existem entre todas as coisas. Elas detectam sinais de cada pequena melhoria e tem grande satisfação com isso. Elas tendem a ser pessoas centradas no "agora". Positivo As pessoas que se destacam no talento Positivo tem um entusiasmo contagioso.As pessoas que se destacam no talento Empatia percebem as emoções dos outros se colocando na "pele" e na situação dos outros. Desenvolvimento As pessoas que se destacam no talento Desenvolvimento reconhecem e cultivam o potencial dos outros. procuram pontos de concordância. Elas conseguem descobrir conexões entre fenômenos aparentemente não relacionados.

. Contexto As pessoas que se destacam no talento Contexto gostam de pensar no passado. Intelecção As pessoas que se destacam no talento Intelecção são caracterizadas pela atividade intelectual. Elas tem a capacidade de pensar sobre todos os fatores que podem afetar uma situação. Futurista As pessoas que se destacam no talento Futurista são inspiradas pelo futuro e pelo que ele poderá ser. Elas inspiram os outros com suas visões do futuro. Analítico As pessoas que se destacam no talento Analítico procuram por razões e causas. Frequentemente elas gostam de coletar e arquivar todos os tipos de informações. Elas entendem o presente estudando sua história. Estudioso As pessoas que se destacam no talento Estudioso tem um grande desejo de aprender e desejam aprimorar-se continuamente. Elas são pessoas introspectivas e que apreciam discussões intelectuais.Input As pessoas que se destacam no talento Input tem um desejo ardente de saber mais. Elas são motivadas muito mais pelo processo de aprendizagem em si do que pelos seus resultados.