You are on page 1of 2

Orientação de Estudo

:

CIRCUITOS ELÉTRICOS - ANÁLISE DE REDES
2012.2

Competências:
• Aplicar técnicas de associação de fontes e análise de circuitos através de leis de kirchhoff para resolver e calcular as variáveis elétricas em circuitos corrente contínua e corrente alternada. • Analisar e resolver circuitos elétricos em corrente contínua e em corrente alternada, através de equações elétricas na forma matricial, de um circuito elétrico de um equipamento e ou de uma rede elétrica real. • Medir grandezas elétricas em corrente contínua e em corrente alternada através de equipamentos analógicos e digitais, para verificação dos parâmetros elétricos para o perfeito funcionamento dos dispositivos elétricos dentro dos limites previstos em lei. • avaliar e simular os circuitos elétricos, através de softwares aplicativos para calcular as grandezas elétricas e verificar os fenômenos transitórios em redes elétricas.

Conteúdo Programático: 1. Estudar comportamento de circuitos em corrente contínua empregando fontes reais de tensão e de corrente; 2. Conceituar a equivalência entre a fonte de tensão real e fonte de corrente real. 3. Analisar a dualidade entre as redes elétricas, através de suas equações algébricas; 4. Caracterizar os geradores equivalentes de Thévenin e de Norton e suas relações algébricas na simplificação das redes elétricas. 5. Apresentar as técnicas para resolução de redes elétricas em corrente contínua empregando método das correntes fictícias (análise das malhas) e método das tensões dos nós (análise nodal). 6. Resolver uma rede elétrica em corrente contínua utilizando análise matricial empregando matrizes das condutâncias e resistências. 7. Analisar uma rede elétrica linear utilizando o método de princípio da superposição.

5 linhas. Proteus e outros. Solução para uma rede elétrica em corrente contínua através de matrizes das condutâncias e resistências. Caracterização dos geradores equivalentes de Thévenin e de Norton e suas relações algébricas na simplificação das redes elétricas. 10. 11.data final da entrega 26/09/2012 Trabalho 2 . Estudar o comportamento de redes em corrente alternada senoidal. O trabalho deve ter uma quantidade mínima de 10 páginas . espaçamento 1. Caracterizar a equivalência entre uma fonte de tensão e uma fonte de corrente em regime permanente senoidal. IMPORTANTE : Este trabalho deve ser o resultado de uma consulta bibliográfica de duas ou mais fontes . 13. Estudar os equipamentos de medidas de grandezas elétricas. 12. 3. fonte Arial tamanho 11 . método das tensões dos nós (análise nodal).data final da entrega 28/11/2012 Trabalho 1: Pesquisar e apresentar um trabalho escrito explicando os seguintes temas : 1. Trabalhos que devem ser entregues Trabalho 1. método das correntes fictícias (análise das malhas) e b. utilizando equipamentos de medida analógica e digital e suas classes de precisão. . impedâncias e admitâncias. Resolução de redes elétricas em corrente contínua : a. Simular circuitos elétricos utilizando softwares aplicativos comerciais tais como Pspice.8. 14. empregando as leis de Kirchhoff e métodos já desenvolvidos em corrente contínua. Analisar o comportamento de uma rede em regime permanente senoidal. empregando os conceitos de fasores. Avaliar a resolução de uma rede elétrica simples em corrente alternada senoidal no domínio do tempo com relação ao seu grau de dificuldade. 2. Trabalho 2 – As instruções serão entregues no início de outurbro 2012. que obrigatoriamente devem ser citadas no trabalho. Aprimorar as técnicas de resolução de circuitos elétricos empregando matrizes de admitâncias nodais e de impedâncias. 9.