You are on page 1of 1

DIÁRIO 02 Observador: Maria Vaz Grupo: Liberdade IV Descrição do Grupo: 10 integrantes, sendo 4 estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (Patrícia;

Vitória; Luísa; Joana.), 2 da Universidade de Marseille (Sidonie; Renée;), 2 da Universidade de Roma (Luigi; Fabio) e 2 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Clara; Vanessa). Descrição do Ambiente: Visitas de campo. O grupo, juntamente com todos os outros participantes do projeto, visitou os sítios de intervenção sendo guiados pelos professores e monitores. Espaços abertos nas comunidades (mercados e praças, por exemplo). Contato direto com a população. Tempo pouco ameno. Sol muito forte e calor (cansativo para os participantes).

MANHÃ: O grupo se dispersa. Cada participante acompanha os professores de suas universidades de origem. De tempos em tempos, compartilham informações uns com os outros, e trazem o que foi observado e aprendido para a discussão do conceito e da intervenção do grupo. Os professores, nessa parte do dia, atuam como guias e direcionam as atenções dos grupos para o que eles têm a dizer.

TARDE: No início da visita, organizam um roteiro e uma divisão de tarefas. Cada estudante se aproxima mais do seu professor pela questão da língua (professores traduzem o que as pessoas da comunidade explicam), porém, essa divisão de tarefas funciona até o final da tarde e o grupo mantém o foco e a proximidade.