You are on page 1of 3

Ficha formativa EXTRA Data: Fev.

2010 Nome:_____________________nº:___ Preparação para o 3º teste

C.Físico- Químicas 7º ano de escolaridade

1- Observa o esquema da figura 1 que representa a inclinação da radiação solar atinge a superfície terrestre nos dois hemisférios da Terra. a) Qual é a designação que se dá quando a Terra se encontra nesta b) Qual é a estação do ano nos dois hemisférios da Terra? c) Explica, por palavras tuas, essa diferença de estações. Figura 1 2Sol.

que

posição?

Observa o esquema indicado na figura 2, que representa o movimento da Terra em torno do

Figura 2 a) Quanto tempo demora a Terra a descrever o seu movimento de A até B? Como se designa este movimento? b) Quais são os meses do ano correspondentes a cada uma das posições A e B? Que designação se dá ao acontecimento, quando a Terra se encontra nestas posições? c) Compara a duração dos dias e das noites em Portugal quando o nosso planeta se encontra em A e em B. d) Indica em que região do nosso planeta os dias e as noites têm a mesma duração durante todo o ano. e) Refere um lugar da Terra, no hemisfério norte, em que é dia durante cerca de seis meses do ano. f) Representa num esquema a Terra, na sua trajectória em torno do Sol na posição correspondente: - ao equinócio de Setembro; - ao equinócio de Março.

3- Considera as zonas da Terra representadas na figura 3 pelas letras de A a D, no mês de Dezembro. Indica, pela respectiva letra: a) b) c) d) e) um lugar da Terra em que é Verão; um lugar do planeta em que é sempre noite; uma zona da Terra iluminada pelo Sol; um local da Terra em que é noite; uma região do nosso planeta em que é Inverno. Figura 3

O avançado-centro desvia a bola. que se desprende da árvore. para o fundo da baliza. cai com muita rapidez. Associa os efeitos das forças (A. A. C. a bola de futebol atinge uma velocidade impressionante. a) b) c) d) e) Por que motivo pode ocorrer um eclipse do Sol? Em que fase da Lua ocorre um eclipse do Sol? Explica a diferença entre um eclipse total do Sol e o eclipse parcial. f) Quantas voltas dá a Lua em torno da Terra durante um ano? 5. esquematicamente. O eclipse observado na data referida diz-se anular. b) Quanto tempo demora a Terra a completar o movimento indicado pela letra D? c) Quanto tempo demora a Terra a completar uma órbita em torno do Sol? Figura 4 d) Quanto tempo demora a Lua a descrever os movimentos referidos na figura pelas letras B e C? e) Explica por que motivo a Lua vira para a Terra sempre a mesma face. Figura 5 6. Era possível observar de Portugal um eclipse anular do Sol. 8-Indica qual dos efeitos permite detectar as forças nas situações seguintes: A. B.Os jornais anunciaram um fenómeno raro em 3 de Outubro de 2005. como se designaria a sua fase? c) Representa. C. a Terra. obtida pela sonda espacia Galileu em Dezembro de 1992. Deformação de um corpo. 7-As forças podem detectar-se através dos efeitos que produzem nos corpos e que actuam. O que se observou durante este eclipse? Explica a razão por que não se observam eclipses todos os meses. que representa a Terra e o seu satélite natural movendo-se em torno do Sol. B.A figura 5 representa a imagem real da Terra e da Lua. B. o Sol e a Lua na fase correspondente à imagem da figura. A maçã. B. e C) com as situações que se ilustram de 1 a 5. .4-Observa a figura 4. a) Identifica cada um dos movimentos assinalados na figura pelas letras A. Modificação do estado de repouso ou de movimento de um corpo. Variação da velocidade do corpo. Na marcação de um penalti. C e D. a) O que são fases da Lua? b) Se o nosso satélite natural fosse visto da Terra com o aspecto indicado na figure. com a cabeça.

sentido: de norte para sul. tiveram a seguinte tabela: baixa -mar : 04h 43 min 17h 18 min Preia-mar : 11h 11 min 23 h 47 min a) qual o instante da primeira maré de preia-mar? b) Como se designam as marés de Lua Nova? c) Quais são as direcções e os sentidos que as forças gravitacionais que a Lua e o Sol exercem na Terra num dia de Lua Nova . Qual o intervalo de tempo que demora a percorrer a trajectória? 14. Qual o espaço que percorre? 13. 10.Um automóvel percorre um trajecto de 5 km no intervalo de tempo de 15 min.Um caracol com uma rapidez média de 1.5 N direcção: horizontal. figura 6 a) Representa a força exercida pelo tractor no cabo. com uma rapidez média de 2 m/s.5 mm/s percorre uma trajectória rectilínea cujo comprimento é de 3 cm. Qual a rapidez média do automóvel em km/h ? 12. sentido: de sul para norte.Uma rapariga demora 90 segundos a percorrer o espaço entre a casa e o emprego.5 N b) c) d) figura 7 11. intensidade 12. intensidade 17. puxando-o por meio de um cabo horizontal .Considera as forças que se representam na figura 7. sentido: de oeste para este. intensidade 12. (Usa uma escala em que 1 cm 1000 N) b) Caracteriza a força exercida pelo tractor no cabo. intensidade 10 N direcção: horizontal. sentido: de este para oeste. Selecciona uma força com as seguintes características: a) direcção: vertical.As marés que ocorreram no porto de Cascais num dia de Lua Nova.9-Um tractor desloca um tronco. figura 6. cuja intensidade é 5000 N.5 N direcção: vertical.

Related Interests