Oposição

- Reestruturar o sistema de diagnóstico socioeconômico e pedagógico.

ufprpravaler.c

- Implementar articulação com os fóruns de coordenadores. Informativo nº 5 - Agilizar a sistemática de matrícula, com melhora do sistema de informaç recepção dos alunos. om.br - Reestruturar o sistema de diagnóstico socioeconômico e pedagógic

REITORIA 2012-16

Palotina em busca de mais!
Garantir a qualidade dos novos cursos é o grande desafio

OPOSIÇÃO | ufprpravaler.com.br | REITORIA

OPOSIÇÃO | ufprpravaler.com.br | REITORIA

2012-16

2012-16

Com

ufp

Comitê: Rua Dr. Faivre, 115, sal Curitiba | PR |CEP 80.060(41) 3015 0 ufprpravaler@ufprpravaler.com ufprpravaler.co facebook.com/TarcisaeB flickr.com/TarcisaeB twitter.com/TarcisaeB

P

alotina não é mais a mesma. Os recursos do Reuni, aliados ao trabalho e à dedicação de estudantes, professores e técnicos, transformaram o campus no que ele é hoje. Para garantir ensino, pesquisa e extensão de qualidade, é preciso muito mais. Para que Palotina cresça com qualidade, é preciso repensar a relação do campus com a comunidade. As novas dimensões aumentam a responsabilidade da UFPR/Palotina em intervir positivamente na cidade região. Não podemos mais aceitar que o campus seja uma ilha, distante

das decisões da UFPR. Por meio de videoconferências, vamos encurtar as distâncias e evitar as longas viagens até Curitiba. Com a transformação de campus em Setor, Palotina ganha uma nova representação na vida da Universidade. É preciso garantir que essa participação seja proporcional à importância do campus na UFPR. A candidatura Tarcisa e Bona propõe um novo rumo para Palotina e para UFPR como um todo. Propomos uma Universidade que volte a ser protagonista. Uma UFPR que irradie conhecimento.

Graduação da atual gestão, a Valer! a pósPra pesquisa e graduação na UFPR/Palotina estão
Pesquisa - Apesar do pouco caso

-crescendo de forma espantosa. públicas. Modernizar currículos por meio de audiências - Implementar articulação com os fóruns de coordenadores. No entanto, o atraso sistemático - Agilizar a sistemática de matrícula, com melhora do sistema de informação e das obras e problemas crônicos de recepção dos alunos. - Modernizar currículos por meio de audiências infraestrutura dos prédios públicas.e pedagógico. - Reestruturar Implementar de diagnósticofóruns demais antigos o sistema articulação com os socioeconômico coordenadores.
- Agilizar a sistemática de matrícula, com melhora do sistema de informação e recepção dos alunos. - Reestruturar o sistema de diagnóstico socioeconômico e pedagógico.

Graduação Pra Valer!

- energia elétrica, telefonia etc. - têm atrapalhado esse crescimento. Para garantir a expansão com qualidade, são necessários laboratórios estruturados, recursos e condições para atividades de pesquisa e extensão.

OPOSIÇÃO | ufprpravaler.com.br | REITORIA

2012-16

OPOSIÇÃO | ufprpravaler.com.br | REITORIA

2012-16

Oposição
E

u f p r p r a v a l e r . c o m . b r

OPOSIÇÃO | ufprpravaler.com.br | REITORIA
OPOSIÇÃO | ufprpravaler.com.br | REITORIA

2012-16

Palotina precisa de cultura e a UFPR pode ajudar
Comitê: Rua Dr. Faivre, 115, sala 05 Curitiba | PR |CEP 80.060-140 (41) 3015 02 16 ufprpravaler@ufprpravaler.com.br ufprpravaler.com.br facebook.com/TarcisaeBona flickr.com/TarcisaeBona twitter.com/TarcisaeBona

2012-16

Comitê: Rua Dr. Faivre, 11 Curitiba | PR |CEP 80 (41) 3 ufprpravaler@ufprpraval ufprprava facebook.com/Tarc flickr.com/Tarc twitter.com/Tarc

mbora a relação Palotina/UFPR seja intensa – porque grande parte da extensão feita pela UFPR se dá no campus – devemos considerar que Palotina é uma cidade pequena, que não oferece opções culturais significativas. Assim, a atenção à extensão e cultura em Palotina deve ser reavaliada.

A candidatura UFPR Pra Valer propõe:
Políticas para a cultura - Formular política cultural
para a UFPR que acolha a diversidade e apoie o estabelecimento de projetos culturais no campus.

Entendemos que a produção cultural deve ser olhada com atenção e carinho. Atualmente, no campus de Palotina, não há apoio aos grupos de servidores e estudantes que compartilham de alguma atividade cultural, seja teatro, música, dança etc. Precisamos fazer com que a UFPR volte atrair a comunidade. A arte, nas suas mais variáveis vertentes, pode afinar essa relação. Queremos que a UFPR volte a protagonizar eventos culturais de porte. A gente quer é que a nossa Universidade volte a contagiar a todos com sua efervescência de ideias e talentos.

Espaços culturais - Viabilizar espaços para incentivar a formação de grupos artísticos de servidores e estudantes e disseminar esses grupos no âmbito local. Construir um grande auditório para acomodar eventos, apresentações artístico-culturais, no porte das necessidades da UFPR/Palotina. Interação - Incluir políticas nas grades curriculares dos cursos para estimular a interação dos estudantes com a comunidade de Palotina.

Confira em que passo caminham as obras previstas pelo Reuni em Palotina

Restaurante Universitário? Biblioteca?

Anatomia e Patologia?

Boletim informativo Oposição UFPR Pra Valer. Comitê: Rua General Carneiro, 50 - Telefone: 3015-0216 - ufprpravaler@ufprpravaler.com.br

Oposição
GESTÃO DE PESSOAS
É fundamental que a Universidade comece a olhar para os técnicos administrativos e professores do campus com mais atenção, valorizando e oferecendo a eles capacitação. Hoje, a média de carga horária das jornadas dos trabalhadores de Palotina é maior que na UFPR em geral. O número de alunos por docente é várias vezes maior que a média da Universidade. Isso compromete a implantação de um projeto pedagógico que priorize o atendimento individualizado e de qualidade. É essencial que a UFPR busque mecanismos para igualar a jornada dos trabalhadores de Palotina à média geral.

u f p r p r a v a l e r . c o m . b r

OPOSIÇÃO | ufprpravaler.com.br | REITORIA
OPOSIÇÃO | ufprpravaler.com.br | REITORIA

2012-16

2012-16

Para os servidores, uma só UFPR!
Comitê: Rua Dr. Faivre, 115, sala 05 Curitiba | PR |CEP 80.060-140 (41) 3015 02 16 ufprpravaler@ufprpravaler.com.br ufprpravaler.com.br facebook.com/TarcisaeBona flickr.com/TarcisaeBona twitter.com/TarcisaeBona

Comitê: R Cur

ufprprav

fac

Propomos:
de Palotina as mesmas condições dos demais. Inclusive quanto à jornada de trabalho.

Igualdade - Oferecer aos servidores

Saúde - Criar programa de atendimento de saúde aos servidores de Palotina, incluindo programa de atenção à saúde do trabalhador, com especial atenção a ações preventivas. Vamos também viabilizar a realização de perícias médicas, e atendimento ao estilo Sistema CASA. Propostas para o campus: Biblioteca interativa – Construir uma biblioteca digna para acomodar o acervo do campus. Nessa biblioteca deve ser incorporado o conceito de biblioteca virtual, com espaço agradável para consulta, pesquisa

e trabalho, num universo virtual de materiais da rede interna e externa. Além disto, propomos que a Biblioteca do campus funcione como uma biblioteca comunitária, trazendo as escolas da região, e servindo de espaço para interação com a comunidade.

Livraria - Instalar no campus uma

livraria da UFPR em espaço dinâmico e de interesse da comunidade acadêmica e regional, além de dinamizar a livraria online da Universidade.

Reforma completa do prédio do seminário Instalação de redes abertas de internet sem fio – em todos os
espaços públicos da UFPR.

Oposição
A UFPR recebe um enorme volume de recursos exclusivamente para a realização de ações de Assuntos Estudantis. Entendemos que Assistência Estudantil Pra Valer deve conter, além da questão socioeconômica, programa específico que possibilite assessoria qualificada destinada a ampliar a qualidade do seu processo de aprendizagem.

u f p r p r a v a l e r . c o m . b r

OPOSIÇÃO | ufprpravaler.com.br | REITORIA

2012-16

Assuntos Estudantis
Propostas:
• Criação de programa piloto de assessoria qualificada destinada a ampliar a qualidade do seu processo de aprendizagem. • Estabelecer uma política de moradia estudantil que atenda as necessidades e respeite as diversidades. • Construção de espaço para os Centros Acadêmicos do Campus Palotina. • Melhorar e ampliar o atendimento nos restaurantes universitários com construção de R.U e ampliação de horário de funcionamento.. • Promover o atendimento adequado aos estudantes com necessidades especiais, incluindo a contratação e capacitação de professores, além de disponibilizar material didático . • Garantir espaços adequados e devidamente equipados para o desenvolvimento das práticas da cultura, do esporte e do lazer no campus de Palotina.

Com

ufp

Graduação Expediente Pra Valer!
Boletim informativo - Modernizar currículos por meio de audiências públicas. Oposição UFPR Pra Valer. - Implementar articulação com os Jornalista Responsável: Lea Okseanberg fóruns de coordenadores. - Agilizar a sistemática deCarneiro, nº com melhora do sistema de informação e Comitê: Rua General matrícula, 50 Telefone: 3015-0216 recepção dos alunos. - Modernizar currículos por meio de audiências públicas. ufprpravaler@ufprpravaler.com.br - Reestruturar o sistema de diagnóstico socioeconômico e pedagógico.

Graduação Pra Valer!

- Implementar articulação com os fóruns de coordenadores. gilizar a sistemática de matrícula, com melhora do sistema de informação e recepção dos alunos. - Reestruturar o sistema de diagnóstico socioeconômico e pedagógico.

O que a gente quer é uma Universidade PRA VALER.

Uma Universidade PRA FAZER VALER a formação de cada estudante e o respeito e a valorização de cada servidor e de cada funcionário FUNPAR desta comunidade.

facebook.com/UFPRpraValer flickr.com/TarcisaeBona twitter.com/TarcisaeBona

OPOSIÇÃO | ufprpravaler.com.br | REITORIA OPOSIÇÃO

2012-16 | ufprpravaler.com.br | REITORIA 2012-16 OPOSIÇÃO | ufprpravaler.com.br | REITORIA 2012-16