You are on page 1of 15

Eliana Ruiz Jimenez

CADERNO DE TROVAS
SETEMBRO DE 2012

Copyleft 2012 Eliana Jimenez


(Autorizo cpia do todo ou de partes, desde que citem o autor e a fonte)

AMOR Felicidade almejada, no meu futuro eu diviso: - Em teus olhos, a alvorada; no teu corpo, o paraso.
1

Lua cheia, cu em festa um momento inspirador, ns na rede, uma seresta, embalando o nosso amor.

Poetas so pescadores de palavras e emoo: fisgam assim seus amores com os versos da paixo.
3

Vejo no espao infinito e em cada constelao nosso amor nos cus inscrito como obra da criao. Seu olhar insinuante, que tanto brilha me atesta: - Uma fagulha o bastante para incendiar a floresta. Um casal apaixonado faz da vida um carrossel de emoes, desgovernado, rodopiando rumo ao cu.
1 2

Jogos Florais de Campos de Goytacazes 2012 Tema futuro - Vencedora Jogos Florais de Maranguape 2012 Tema lua Meno Honrosa 3 Concurso Nacional e Internacional de Trovas 2012 - Tema pescadores - Vencedora

Nossa vida aventura de amor incondicional com sabor de uva madura sombra do parreiral. Nesta vida o encantador, com maior significado, d-se ao cativar o amor e ao render-se, cativado. Sua luz, como um farol, me guiou na tempestade: fez surgir um lindo sol, que selou nossa amizade. Noite quente, lua cheia, receita milenar: - Paixo louca que incendeia os casais sob o luar. So foras da natureza, no se pode fazer nada: fogo, vulco, correnteza... e a mulher apaixonada! Quantas bnos recebidas quando se caminha aos pares: um ideal, duas vidas, dois coraes similares. Esta vida me sequestra numa espera de iluso... - S o amor tem chave-mestra para abrir meu corao.
3

Abra a porta, deixe a luz resgatar seu corao. V sem medo, faa jus a viver nova paixo. S o amor tem o condo de avivar, resplandecer, transformando a escurido em radioso amanhecer. Um amor que se alardeia no passa de sonho vo: s castelo de areia escorrendo pela mo. O amor inspira a vontade de viver com alegria. No importa a tempestade, cante e dance todo dia. Paraso, Liberdade, Morumbi, Consolao: - se for amor de verdade, tanto faz a direo.

NOSTLGICAS Cheiro de terra molhada convite nostalgia de minha infncia encantada onde morava a alegria.
4

Urge o tempo, faz-se escasso, e, ao sofrer na despedida, o nosso amor, sem espao, mostra a vida no vivida. Saudade uma dor pousada nos ombros da solido: felicidade passada, vedada a repetio. Chega ao fim nossa jornada em cruel bifurcao. Vou seguir em outra estrada, deixo aqui meu corao. Peo ao mar que no me esconda em tamanha vastido: - Traga logo em sua onda quem me cure a solido. Hesitei, o trem passou, e, ao correr pelo seu trilho, s a poeira me restou e a lembrana do seu brilho.

2. Concurso de Quadras do Clube da Simpatia 2012 Portugal Tema terra - Meno Honrosa

Enfrentando a tempestade, vou remando na iluso de encontrar a claridade que desnude a escurido. Uma vida sem amor qual comida sem sal: em ambas falta sabor, por ausente o principal. Jaz latente enternecido nas vertentes do meu ser um amor adormecido esperando efervescer. Bem no alto, aqui estou; neste pice, a conquista. Mas de nada adiantou: tu no estavas vista... Nos percalos dessa vida j deixei muita pegada como marca dolorida dos reveses da jornada. Caminhar minha sina, em campo ou desfiladeiro, nesta busca peregrina por um amor verdadeiro. Pensamento irresolvido remoendo a mesma histria: - um amor no esquecido reticente na memria.
6

F Traz o arco-ris lembrana que, ao criar tanta beleza, Deus nos fez, em confiana, tutores da natureza. Presena no firmamento em noite clara, estrelada: - o amor de Deus que, atento, nos guarda na madrugada.
5

Deu-me as asas o Senhor, e, ao voar no infinito, vou buscar meu grande amor, o meu sonho mais bonito! Por ser eterno esse amor, no amedronta a partida; sendo Deus o condutor, no existe despedida.

Concurso de Trovas do Boletim Alternativo 2012 Tema presena - Meno Especial

VALORES Na vida no busque atalhos; desvios so iluso, nada mais do que atos falhos que atrapalham a misso. Agir certo no tem custo, sendo a igualdade premissa; dar sempre ao justo o que justo: assim que se faz justia! A caridade amplifica o sentimento cristo, que to bem se multiplica quando feita a diviso.
6

A prudncia uma balana que equilibra a nossa vida ao dosar, com temperana, a tentao desmedida.
7

Justia a busca do bem, da harmonia em sociedade; o respeito que se tem ao prximo, em igualdade.

6 7

3. Etapa do Projeto de Trovas para uma vida melhor 2012 Tema caridade Meno Honrosa 4. Etapa do Projeto de Trovas para uma vida melhor 2012 Tema prudncia Meno Especial

preciso uma aliana entre o querer e o poder, pois s com temperana que se alcana o bem-viver. Um segredo bem guardado para assim permanecer no deve ser partilhado para nunca se perder.

Valorando o sem valor, conjugando o verbo ter, esqueceu-se quanto amor num ranchinho pode haver.

6. Etapa do Projeto de Trovas para uma vida melhor 2012 Tema temperana M. Honrosa

ECOLGICAS No mais se comove o homem com os sons da natureza. Seus maus instintos consomem o rio, a mata, a beleza... O mar de um azul profundo e as montanhas esverdeadas so belezas deste mundo, precisam ser preservadas. Sorria pra natureza, respeite e sempre preserve, s assim teremos certeza que o mundo assim se conserve. Sol e mar... calor, beleza... vm mostrar humanidade que o homem e a natureza tm a mesma identidade. Pescadores no se enganam na sua avaliao: - Redes vazias emanam do descaso e poluio. No o homem proprietrio nem senhor da criao; somente um usurio que fez usucapio.

10

Voa, passarinho, voa, que gaiola s maldade. Livre, l nos cus entoa o cantar da liberdade. Desfazendo a natureza, vai o homem construtor desconstruindo a certeza de um futuro promissor. O futuro do planeta no segredo a ningum; preserve e se comprometa que a vida assim se mantm. Rede que volta vazia traz tristeza ao pescador que apesar da nostalgia leva adiante o seu labor. Pescador mais esportivo deixa seu peixe escapar, melhor solto que cativo, para assim o preservar.

11

DATAS COMEMORATIVAS Criana muito levada, que corre, chuta e sacode... Que disciplina, que nada: - Casa da v tudo pode! Triste destino bizarro de um pas na contramo: alunos chegam de carro; professor, de lotao. Numa profuso de cores vem o outono, sedutor, inspirar os sonhadores num convite para o amor. Em pintura impressionista a primavera desponta: flores a perder de vista, cores de perder-se a conta. Esquea o capitalismo na rua ou televiso. Natal no consumismo festa de devoo.

12

BRINCANTES Cai de tapa a Januria no traste do marido, ao saber que a funcionria ficou gorda de um sero. Fingindo que foi tropeo, garantiu o seu futuro... O figuro paga o preo: penso para o nascituro!

10

Quando, ao vestir-se, derrapa e a falsa amiga a critica, a resposta um belo tapa... mas com luva de pelica. J no temos mais fraqueza: - Fome zero... companheiro. Olha s pra robusteza que arredonda o brasileiro! Chave de casa perdida por defeito da memria: - Terceira idade assumida, j no h escapatria. Estrondo, coisa danada, ser trem ou avio? - Barulho na madrugada o ronco do marido...
9 10

XVII Jogos Florais De Curitiba 2012 Tema tapa Meno Especial XXV Jogos Florais de Ribeiro Preto 2012 Tema tropeo Meno Honrosa

13

Esse mundo feminino de segredos permeado um gracejo do destino pelos homens odiado.

OUTROS TEMAS Patrimnio bem cuidado no s na aplicao; tem mais valor partilhado fazendo o bem ao irmo.

11

Numa empresa no h cio com um bom empreendedor, mas o lucro do negcio quem o mostra o contador.

12

Imagens de infindas cores emocionam o turista: - Povos, culturas, sabores passando o mundo em revista.

11 12

Jogos Florais de Maranguape 2012 Tema patrimnio Meno Honrosa Jogos Florais de Maranguape 2012 Tema contador Meno Especial

14

AOS TROVADORES Trovadores, em verdade, so irmos na inspirao, na partilha da amizade, no carinho e na emoo.

Balnerio Cambori/SC, setembro de 2012. Eliana Ruiz Jimenez

15

You might also like