You are on page 1of 5

Primeira Lista de Exercicios Arquitetura e Organizao de Computadores 19/09/2011

Exerccios Lei de Moore, hardware x software e barramento


1) Em quanto tempo o software(emulao) executar uma instruo de ponto flutuante. Considere que o hardware 100 vezes mais rpido que um software, ou seja quando o software ir executar esta instruo com a mesma velocidade de um hardware atual. 2) O que traduo, interpretao e mquina virtual? 3) Qual a diferena entre o hardware e o software do ponto de vista lgico? 4) Cite algumas caractersticas dos barramentos Sncrono e Assncrono 5) Considere um barramento sncrono com as seguintes caractersticas: - Largura do barramento: 4 bytes - Envio do endereo para a memria: 5ns - Leitura da memria: 20ns - Envio do dado para o dispositivo: 5ns a) Qual o tempo total para a leitura de uma palavra? b) Qual a banda passante mxima? 6) Qual a funo de um rbitro em um barramento? De um exemplo.

Exerccios de Cache Mapeamento Direto


1) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 4 Gbytes. Cada clula desta memria tem capacidade para 16 bits. Foi colocada neste computador uma memria cache de mapeamento direto com capacidade para 512 Kbytes. Cada linha desta cache tem capacidade para 64 bytes. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (73A1 49DE)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para o nmero da linha; d) O total de bits para a Tag; e) O nmero da coluna (em hexadecimal); f) O nmero da linha (em hexadecimal); g) O valor da Tag (em hexadecimal).

2) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 2 Gbits. Cada clula desta memria tem capacidade para 1 byte. Foi colocada neste computador uma memria cache de mapeamento direto com capacidade para 512 Kbytes. Cada linha desta cache tem capacidade para 16 clulas. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (035A FBE5)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para o nmero da linha; d) O total de bits para a Tag; e) O nmero da coluna (em hexadecimal); f) O nmero da linha (em hexadecimal); g) O valor da Tag (em hexadecimal).

3) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 2 Gbits. Cada clula desta memria tem capacidade para 2 bytes. Foi colocada neste computador uma memria cache de mapeamento direto com capacidade para 1 Mbyte. Cada linha desta cache tem capacidade para 512 bits. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (06EC 78AE)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para o nmero da linha; d) O total de bits para a Tag; e) O nmero da coluna (em hexadecimal); f) O nmero da linha (em hexadecimal); g) O valor da Tag (em hexadecimal). 4). Um computador possui uma memria principal com capacidade para 8 Gbits. Cada clula desta memria tem capacidade para 2 bytes. Foi colocada neste computador uma memria cache de mapeamento direto com capacidade para 1 Mbyte. Cada linha desta cache tem capacidade para 16 celulas. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (193F DB9F)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para o nmero da linha; d) O total de bits para a Tag; e) O nmero da coluna (em hexadecimal); f) O nmero da linha (em hexadecimal); g) O valor da Tag (em hexadecimal). 5) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 16 Gbits. O Barramento de Endereos deste computador possui 30 bits. Foi colocado nele uma memria cache de mapeamento direto com capacidade para 1 Mbytes. Cada linha desta cache tem capacidade para 512 bits. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (037D 6BC5)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para o nmero da linha; d) O total de bits para a Tag;

e) O nmero da coluna (em hexadecimal); f) O nmero da linha (em hexadecimal); g) O valor da Tag (em hexadecimal).

Puramente Associativo
6) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 4 Gbytes. Cada clula desta memria tem capacidade para 16 bits. Foi colocada neste computador uma memria cache puramente associativa com capacidade para 512 Kbytes. Cada linha desta cache tem capacidade para 64 bytes. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (7B7C 45DF)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para a Tag; d) O nmero da coluna (em hexadecimal); e) O valor da Tag (em hexadecimal). 7) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 2 Gbits. Cada clula desta memria tem capacidade para 1 byte. Foi colocada neste computador uma memria cache puramente associativa com capacidade para 512 Kbytes. Cada linha desta cache tem capacidade para 16 clulas. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (036D 7BC5)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para a Tag; d) O nmero da coluna (em hexadecimal); e) O valor da Tag (em hexadecimal). 8) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 2 Gbits. Cada clula desta memria tem capacidade para 2 bytes. Foi colocada neste computador uma memria cache puramente associativa com capacidade para 1 Mbytes. Cada linha desta cache tem capacidade para 512 bits. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (07EC 98D3)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para a Tag; d) O nmero da coluna (em hexadecimal); e) O valor da Tag (em hexadecimal). 9) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 8 Gbits. Cada clula desta memria tem capacidade para 2 bytes. Foi colocada neste computador uma memria cache puramente associativa com capacidade para 1 Mbyte. Cada linha desta cache tem capacidade para 16 clulas. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (195F CB7E)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para a Tag; d) O nmero da coluna (em hexadecimal); e) O valor da Tag (em hexadecimal).

10) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 16 Gbits. O Barramento de Endereos deste computador possui 30 bits. Foi colocado nele uma memria cache puramente associativa com capacidade para 1 Mbytes. Cada linha desta cache tem capacidade para 512 bits. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (0359 4BD5)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para a Tag; d) O nmero da coluna (em hexadecimal); e) O valor da Tag (em hexadecimal).

Associativo por Conjunto


11) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 4 Gbytes. Cada clula desta memria tem capacidade para 16 bits. Foi colocada neste computador uma memria cache associativa por conjunto com capacidade para 512 Kbytes. Cada linha desta cache tem capacidade para 64 bytes. Cada conjunto possui 2 linhas. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (73A1 49DE)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para o nmero do conjunto; d) O total de bits para a Tag; e) O nmero da coluna (em hexadecimal); f) O nmero do conjunto (em hexadecimal); g) O valor da Tag (em hexadecimal). 12) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 2 Gbits. Cada clula desta memria tem capacidade para 1 byte. Foi colocada neste computador uma memria cache associativa por conjunto com capacidade para 512 Kbytes. Cada linha desta cache tem capacidade para 16 clulas. Cada conjunto possui 4 linhas. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (02A7 4DB5)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para o nmero do conjunto; d) O total de bits para a Tag; e) O nmero da coluna (em hexadecimal); f) O nmero do conjunto (em hexadecimal); g) O valor da Tag (em hexadecimal). 13) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 2 Gbits. Cada clula desta memria tem capacidade para 2 bytes. Foi colocada neste computador uma memria cache associativa por conjunto com capacidade para 1 Mbyte. Cada linha desta cache tem capacidade para 512 bits. Cada conjunto possui 4 linhas. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (06ED C8AD)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para o nmero da conjunto;

d) O total de bits para a Tag; e) O nmero da coluna (em hexadecimal); f) O nmero da conjunto (em hexadecimal); g) O valor da Tag (em hexadecimal). 14) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 8 Gbits. Cada clula desta memria tem capacidade para 2 bytes. Foi colocada neste computador uma memria cache associativa por conjunto com capacidade para 1 Mbyte. Cada linha desta cache tem capacidade para 16 clulas. Cada conjunto possui 2 Kbits. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (1A5B CF7A)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para o nmero do conjunto; d) O total de bits para a Tag; e) O nmero da coluna (em hexadecimal); f) O nmero do conjunto (em hexadecimal); g) O valor da Tag (em hexadecimal). 15) Um computador possui uma memria principal com capacidade para 16 Gbits. O Barramento de Endereos deste computador possui 30 bits. Foi colocado nele uma memria cache associativa por conjunto com capacidade para 1 Mbytes. Cada linha desta cache tem capacidade para 512 bits. Cada conjunto tem capacidade para 128 clulas. Supondo que a CPU faa um acesso ao endereo (0367 4AED)16, Calcule: a) O total de bits do endereo; b) O total de bits para o nmero da coluna; c) O total de bits para o nmero do conjunto; d) O total de bits para a Tag; e) O nmero da coluna (em hexadecimal); f) O nmero do conjunto (em hexadecimal); g) O valor da Tag (em hexadecimal).

You might also like