UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ Centro de Tecnologia

Departamento de Recursos Hídricos e Geologia Aplicada

CURSO DE HIDROLOGIA
Prof. José Medeiros de Noronha Pessoa

2.000

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ Centro de Tecnologia
Departamento de Recursos Hídricos e Geologia Aplicada

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

6ª. AULA

utilizando-se instrumental adequado e valendo-se da vista. a situação e as mudanças de tempo que estão ocorrendo nas diferentes estações meteorológicas. . Para informar corretamente. úmido. uniforme. ELEMENTOS METEOROLÓGICOS ou ELEMENTOS DO CLIMA Elementos meteorológicos são variáveis do clima que. de mínima. piranômetro. Estas observações realizadas em formas sistemáticas. ininterrupta e em horas estabelecidas. hora do dia. Mesmo com a experiência e conhecimentos pessoais do observados. anemômetro. estação do ano. nas horas indicadas e sua execução terá lugar no menor tempo possível. devem ter um correspondente contínuo monitoramento para permitir adequadas previsões das condições do clima. barógrafo.ESTAÇÃO METEOROLÓGICA 1. permitem conhecer as características e variações dos elementos meteorológicos. termohigrógrafo. invariavelmente. etc. não lhe é permitido prever condições futuras do tempo. pluviógrafo. pluviômetro. etc. Ele deve informar as condições do tempo reinantes. representam as condições meteorológicas num dado momento e em determinado lugar. balanços hídricos. chuva. nos centros de previsão. para que possam ser comparáveis. FINALIDADES a) Informar aos meteorologistas. em seu conjunto. fases do ciclo hidrológico. balanços de energia. Como os elementos meteorológicos sofrem alterações continuamente. DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO DE SUPERFÍCIE a) OBSERVAÇÕES VISUAIS DIRETAS DOS FENÔMENOS  tipo e quantidade de nuvens  condições de tempo  . c) Cooperação com outros serviços de meteorologia e difusão internacional. anemógrafo. em função de intensidade de radiação. umidade. As observações devem ser feitas. piranógrafo. OBSERVAÇÃO DE SUPERFÍCIE Uma observação meteorológica de superfície consiste na medição ou determinação de todos os elementos que. heliógrafo. São elementos meteorológicos: Temperatura do ar. b) Obter dados unitários para fins de estatística meteorológica e climatológica. de máxima. barômetro. as observações devem ser realizadas com o máximo de precisão e honestidade. temperatura do solo. evaporímetros.limites das visibilidades horizontal e vertical b) INDICADORES DE INSTRUMENTOS ESPECIAIS  termômetro seco. são modificadas continuamente.

233. do ponto de vista climatológico. Para tanto.o valor padrão da aceleração da gravidade = 980. toda estação meteorológica. Este decreto regulamenta as definições e símbolos das diversas grandezas.maior extensão do dia) Solstício de inverno . oficialmente reconhecida. longitude e altitude.mm de Hg e MB b) temperatura . Tempo Médio de Greenwich . É permitido apenas pequenos deslocamentos.tempo universal . UNIDADES LEGAIS DE MEDIDAS E CONSTANTES São baseadas no decreto nº 63.c) DERIVADAS  temperatura do ponto de orvalho  umidade relativa do ar  pressão atmosféricas ao nível da estação  pressão atmosférica ao nível do mar  pressão atmosférica a outros níveis  pressão de vapor IDENTIFICAÇÃO DAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS A identificação física das estações meteorológicas é feita por meio de sua posição geográfica expressa em latitude. não pode ser transferida de local. é necessário que se conheça o horário correto. enquanto os três algarismos da direita representam o número da estação dentro do bloco. é a uniformidade dos horários em que se fazem as observações. possui um número de identificação internacional composto de cinco algarismos.graus.MB As seguintes constantes foram adotadas para serem usadas em Meteorologia: . Uma estação meteorológica.16ºK . quando não autorizado pelo Instituto de Pesos e Medidas. de 12/09/68. Altitude . Os dois algarismos da esquerda identificam o bloco a que pertence uma região ou país. a) pressão atmosférica .é a do plano que passa pela cuba do barômetro de mercúrio.665 cm/s 2 .menor extensão do dia) Tempo médio .a densidade do mercúrio a 0ºC = 13. Independente disto.cm-3 HORÁRIO DE OBSERVAÇÕES Um dos elementos fundamentais para o bom êxito de operação da rede meteorológica.5951 g. as unidades baseadas no Sistema Métrico decimal. são consideradas legais no Brasil. Tempo verdadeiro (Solstício de verão . É considerado erro técnico empregar-se símbolos diferentes destes. Celsius c) vento (velocidade) m/s e nós d) vento (direção) em graus e nº de rosa dos ventos e) umidade relativa do ar (%) f) precipitação e evaporação (mm) g) pressão de vapor .intervalo de tempo entre duas passagens consecutivas do "Sol médio" pelo mesmo meridiano.a temperatura absoluta do ponto de congelamento da água To = 273.

.

18:00 e 24:00h TMG ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS DE SUPERFÍCIE No INMET é adotada a seguinte classificação de estações: a) Estações Climatológicas Principais (CP) Horários ou pelo menos 3 vezes ao dia de todos os instrumentos + Atlas de nuvens e termômetro de solo b) Estações Climatológicas Ordinárias (CO) Observações pelo menos uma vez por dia das temperaturas extremas e da precipitação. são expostos ao ar livre.diminuída 2 horas de Greenwich . Evapotranspirômetros. c) Agro climatológicas (AC) Fornecem dados meteorológicos e biológicos ou dados que contribuam para o estabelecimento de relações entre o tempo e a vida das plantas e dos animais. teoricamente quanto maior o número de observações. POSTO METEOROLÓGICO É o local de onde são coletadas as informações que descrevem.diminuída de 5 horas de Greenwich . instrumentos para medir a umidade do solo.Acre e restante da Amazônia. no que diz respeito à hora legal. A hora legal do Brasil está em vigor desde 1º de janeiro de 1914. orvalhógrafo.Segundo fuso .Terceiro fuso . os instrumentos meteorológicos são instalados em locais apropriados. III . o Serviço Meteorológico Federal adota os seguintes horários de leitura: 9:00. vento. Assim é que os instrumentos destinados a medir a precipitação. de maneira sucinta. melhor. Para melhor preencherem suas funções.Fernando de Noronha e Ilha da Trindade II . de acordo com os elementos que devem medir. 15:00 e 21:00h 12:00. A observação em Postos Meteorológicos é normalmente realizada em três horários.diminuída de 4 horas de Greenwich . evaporação. é atrasada de 3 horas sobre o tempo universal por se encontrar esta localidade no 2º fuso a Oeste de Greenwich. IV . por exemplo. No Brasil.Estado do Pará (restante). O território nacional está dividido. radiação solar.Primeiro fuso . I . Os que medem as . na superfície. Mato Grosso e parte do Amazonas.Quarto fuso .diminuída 3 horas de Greenwich -Todo o litoral brasileiro e os estados interiores (menos Mato Grosso e Amazonas) bem como parte do Pará. as condições meteorológicas existentes no momento da observação.A hora legal de Brasília. em 4 fusos distintos.

em forma de construção. etc. o horizonte tem que ser aberto em todas as direções e deve existir fácil água e energia elétrica. e que a possibilidade dessa não interferência perdure no mínimo durante 15 anos. mata. O local do posto meteorológico deve ser escolhido onde não haja interferência alguma. Deve ser em uma elevação predominante. O tamanho mínimo da superfície do posto deve ser de 450 m2.condições de temperatura e umidade do ar ficam no "Abrigo Meteorológico"e finalmente os que indicam a pressão atmosférica são instalados no interior do prédio da estação sob perfeita proteção dos elementos climáticos. . independente da forma seja ela retangular ou hexagonal.

Medições micrometeorológicas Medições micrometeorológicas .

Medições micrometeorológicas Para melhor preencherem sua funções. são expostos ao ar livre. Estação Automática . radiação solar. vento. de acordo com os elementos que devem medir. os instrumentos meteorológicos são instalados em locais apropriados. evaporação. Assim é que os instrumentos destinados a medir a precipitação.

. O tamanho mínimo da superfície do posto deve ser de 450 m2. e que a possibilidade dessa não interferência perdure no mínimo durante 15 anos.. etc. Abrigo O local do posto meteorológico deve ser escolhido onde não haja interferência alguma. em forma de construção. o horizonte tem que ser aberto em todas as direções e deve existir fácil água e energia elétrica. mata. Deve ser em uma elevação predominante. finalmente.Os que medem as condições de temperatura e umidade do ar ficam no "Abrigo Meteorológico“ e. os que indicam a pressão atmosférica são instalados no interior do prédio da estação sob perfeita proteção dos elementos climáticos. independente da forma seja ela retangular ou hexagonal.

Medição de temperatura Termômetros de Relva .

Termômetros de Máxima e de Mínima Termômetros de Profundidade .

Termohigrógrafo Medição de radiação solar Heliógrafo .

já se mediu até 870 mb (no olho do furacão Tip. em 31/12/1968.Medição de pressão Unidade de pressão A unidade padrão de pressão no Sistema Internacional (SI) é o pascal (Pa) (1 Newton/1m2). . em 12/10/1979) e 1083. Contudo.325 KPa ou 1013.8 mb (em Ágata. mas a unidade pascal (Pa) está sendo adotada universalmente. Meteorologistas têm usado tradicionalmente a unidade milibar (1 mb = 100 Pa). Pode-se usar ainda a unidade milímetros de mercúrio (mmHg) (ou polegadas de mercúrio).25 mb ou 760 mmHg e o intervalo usual de variação vai de 970 mb a 1050 mb. na Sibéria. A pressão média da atmosfera ao nível do mar é de 101. associada a uma massa de ar muito fria).

Barômetro O barômetro é um instrumento para medir a pressão atmosférica. Com o avanço da tecnologia. . Pode ser do tipo coluna de mercúrio ou do tipo aneróide (metálico). podem-se encontrar barômetros acoplados a relógios digitais esportivos a um custo razoável.

Barógrafo Medição do vento Biruta Utilizada para medir a direção do vento .

Anemômetro de Robinson Anemômetro (do grego anemus = vento) é um instrumento utilizado para medir a velocidade do vento .

Anemômetro Medição da umidade O método mais direto para medição de umidade consiste em extrair o vapor de água de uma certo volume de ar e pesá-lo. Esse instrumento consiste em dois termômetros montados lado a lado. um dos quais tem o bulbo coberto de gaze. . também conhecido como termômetros de bulbo seco e bulbo úmido. que fica previamente imersa em um recipiente com água. O método mais simples para medir a umidade utiliza o psicrômetro de funda . Se faz passar o ar úmido através de um dessecante granular e o aumento de peso do dessecante será igual ao peso da umidade contida no ar.

Outro método para medir o teor de umidade da atmosfera emprega os higrômetros. ser freqüentemente aferidos. . porque tendem. pode ser montado para registrar a umidade relativa. A diferença entre as leituras dos dois termômetros pode ser transformada em umidade por meio de tabelas de calibração. Precisam. um grupo dessas fibras. a desviar-se de sua calibração original. no entanto. Estes instrumentos prestam-se muito bem para obtenção de registros automáticos contínuos da umidade relativa. ligado a um ponteiro indicador. com o tempo.Psicrômetro O resfriamento devido à evaporação da água abaixará a temperatura do termômetro úmido. como o cabelo. Fibras higroscópicas. Mediante calibração cuidadosa. As figuras ao lado e abaixo mostram um psicrômetro de funda. aumentam de comprimento quando a umidade relativa cresce e encolhem quando ela diminui.

cessando apenas quando o ar atmosférico torna-se saturado. ora com maior e ora com menor intensidade.. armazenamento de calor. A evaporação é um elemento meteorológico muito importante na engenharia de irrigação. durante o dia e a noite.. pressão barométrica. turbulência. solo.Higrômetro Utilizado para medir umidade relativa. como numa superfície úmida (planta. rio. poça).). lago.vento. Normalmente é indicada em porcentagem. UA(s) é umidade absoluta do mesmo ar no ponto de saturação. Evaporação = função (temperatura . A umidade relativa é a relação entre a umidade absoluta do ar (medida em gramas/m³) e a umidade da mistura do mesmo ar no seu ponto de saturação (tendo como base a mesma temperatura para as duas situações). É um processo permanente de transferência d'água para a atmosfera. o que interessa é a evaporação da água e ela ocorre tanto numa massa continua (mar. convecção. UA é umidade absoluta do ar.etc. EVAPORAÇÃO É o fenômeno pelo qual uma substância passa da fase líquida para a fase gasosa (vapor). tamanho e profundidade da superfície. radiação solar. pano no varal. A evaporação ocorre continuamente. sais. pressão de vapor na atmosfera.) . Na hidrologia. bordadura. umidade existente na superfície. etc. Cálculo umidade relativa onde: UR é a umidade relativa (em %).

d) manejo .Evaporímetro de Piché Evaporímetro de Piche a) Finalidade . Tanques de evaporação a) Finalidade . com presilhas que fixam um disco de papel de filtro na base do tubo e que fica continuamente em contato com a água.determinar o poder evaporante do ar à sombra.dentro do abrigo meteorológico. b) Descrição .o papel deve estar sempre livre de impurezas e ser trocado periodicamente. c) Instalação .Tubo de vidro de aproximadamente 30 cm de altura com 1 cm de diâmetro interno. No tubo existe uma escala que em relação ao papel padrão. Na exttremidade inferior do tubo possui um anel metálico. . fornece leitura diretamente em milímetros.Determinar a evaporação (perda de água por evaporação) de uma superfície livre de água em um período qualquer.

.O tanque de evaporação é instalado sobre um estrado de madeira pintado de branco. Evaporação = função (vento. A leitura do nível é feita por intermédio de uma bóia ou por intermédio de um parafuso micrométrico. As dimensões são variadas. e) Dados .trata-se de um recipiente de volume avantajado cheio de água (coberto por uma tela de arame. radiação solar. umidade existente na superfície). de diâmetro 120 cm e altura de 25 cm. convecção. O mais comumente utilizado é o "Classe A"que é cilíndrico. este por sua vez é assentado sobre o gramado em terreno plano.Tina de evaporação b) Descrição . se for o caso).As leituras obtidas através de tanques de evaporação é maior do que a perda de água de uma "superfície de água infinita". c) Instalação . d) Manejo .O nível de água do tanque deve ser mantido entre 3 e 8 cm do bordo superior. turbulência.

Deve permanecer com água variando entre 5.0 e 7. .5 cm da borda superior. deve ser pintado na cor alumínio e instalado numa plataforma de madeira a 15 cm da superfície do solo.Tanque classe A Construído em aço ou ferro galvanizado.

5 + 8 = 1.72 da evaporação medida. pela demanda atmosférica e pelo suprimento de água do solo às plantas. pressão de vapor.L2 + P Onde: L1 = leitura do dia anterior. Por exemplo: L1 = 56 mm ( dia 15/10/96) L2 = 62.62. pressão barométrica. A evapotranspiração é controlada pela disponibilidade de energia. Para o Tanque "Classe A". sendo 0. verificou-se que a evaporação real = 0.7 o valor mais utilizado. . Perda de água para a atmosfera na forma de vapor através dos estômatos e cutícula das plantas. E = L1 . A altitude afeta diretamente a temperatura do solo e do ar e a pressão atmosférica que são fatores que influenciam a evapotranspiração.8.radiação solar. L2 = leitura do dia posterior. nas condições do Estado de São Paulo.5 mm Fatores determinantes da evaporação . A disponibilidade de energia depende do local e da época do ano. bordadura. Acessórios do Tanque "classe A" Poço tranqüilizador Estrado de madeira parafuso micrométrico TRANSPIRAÇÃO: É a evaporação da água que foi utilizada nos diversos processos metabólicos necessários ao crescimento e desenvolvimento das plantas.6 e 0. vento. outros ( armazenamento de calor.O fator que relaciona a evaporação de um reservatório e do tanque classe A oscila entre 0. O local é caracterizado pelas coordenadas geográficas (latitude e altitude) e pela topografia da região. A latitude determina o total diário de radiação solar potencialmente passivo de ser usado no processo evaporativo. temperatura. P = precipitação. tamanho e profundidade da superfície. sais).5 mm (dia 16/10/96) P = 8 mm (dia 16/10/96) E = 56 . EVAPOTRANSPIRAÇÃO é o termo que foi utilizado por Thornthwaite no inicio da década de 40 para expressar essa ocorrência simultânea.

ET = P .Medições de evapotranspiração Medidas diretas: Lisímetro: depósito enterrado.R Medidas de umidade do solo: medir sucessivamente a umidade e estabelecer por  o valor da evapotranspiração.D . contendo o terreno que se quer estudar.  arm/t = ET + Percolado Lisímetro . aberto na parte superior. O solo recebe a precipitação e é drenado para o fundo do aparelho onde a água é coletada e medida.

Lisímetro Lisímetro .

é importante na determinação de bacias de captação de reservatório de águas superficiais. é também função da textura do solo. . em decorrência do possível suprimento por drenagem profunda. .a duração da precipitação passa a ser fator primordial no molhamento do perfil. perda e armazenamento da água pelo solo. c) Determinar a quantidade de água necessária para irrigação. A intensidade da precipitação e inclinação da superfície podem ser dois fatores limitantes de molhamento do perfil. Esses cultivos geralmente são feitos em solos de topografia favorável. O solo recebendo essa água vai tendo seus poros preenchidos. plantio e colheita. cujo cultivo é necessário à população humana. 1) inclinação muito acentuada e intensidade elevada . Hidrologista . b) Definição de zonas climáticas ideais para as culturas. assim como as melhores épocas de preparo de terra. 2) inclinação do solo suave e intensidade baixa . A duração deixa de ser fator importante.é importante também. a) Sugerir locais ideais para aclimatação de espécies exóticas.o balanço hídrico é importante no estuda da quantidade de água utilizada pelas plantas em uma determinada área. Sua interpretação trás ao interessado informações de ganho. Em relação à precipitação a água cedida à superfície do solo é função da intensidade e duração. O processo de ganho de água pelo solo é por precipitação ou por irrigação. FINALIDADES DO BALANÇO HÍDRICO Climatologista .BALANÇO HÍDRICO Entende-se por balanço hídrico a contabilidade de entrada e saída da água no solo. aos lençóis subterrâneos. profundidade da camada impermeável e inclinação da superfície e também da capacidade máxima de armazenagem de água. Além desses dois parâmetros.deflúvio superficial também é acentuado.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful