1- INTRODUÇÃO

1.1 IMPORTÂNCIA DO TEMA
O ensaio de ultra-som por ser um método não destrutivo e ao mesmo tempo rápido e eficaz, vem sendo cada vez mais procurado nos canteiros de obras. A norma que trata deste ensaio é a NBR- 8802/94, com um campo muito grande de atuação e um custo não muito elevado, o ensaio de ultra-som além de pesquisar a homogeneidade da peça, também avalia a profundidade de fissuras, falhas ou imperfeições do concreto por meio da velocidade da onda ultrassônica. Cada vez mais as estruturas vêm sofrendo uma deteriorização precoce e com isso diminuindo sua vida útil. O monitoramento periódico e preventivo reduz significativamente os custos de manutenção e aliado ao fato da rapidez e da estrutura não sofrer qualquer tipo de dano para ser avaliada , torna este método uma ferramenta bastante viável para aumentar a vida útil da obra.

1.2 OBJETIVO
Os ensaios de ultra-som são considerados não destrutivos pois não causam nenhum dano no elemento ensaiado e não provocam perda na capacidade de resistência do mesmo. Este trabalho tem a finalidade de avaliar a homogeneidade da peça estrutural estudada através de ensaios de ultra-som.

1.3 ESCOPO DO TRABALHO
O método fundamenta-se em que a velocidade de propagação das ondas é influenciada pela qualidade do concreto. O ensaio mede, por meio eletrônico, o tempo de propagação de ondas ultra-sônicas através do concreto, entre o emissor e o receptor. O comprimento percorrido entre os transdutores dividido pelo tempo de propagação, resulta na velocidade média de propagação da onda. O caso a ser estudado, é uma estrutura pré-moldada de concreto em formato de calha e deverá constar de uma introdução do que é um ensaio de ultra-som, descrição do equipamento, a metodologia aplicada, a execução do teste e por fim seus resultados obtidos mostrando de forma clara suas vantagens e desvantagens.

através de um componente de concreto detectando descontinuidades existentes. ao longo do tempo. 2. profundidade de fissuras e outras imperfeições. em conseqüência da agressividade do meio onde está exposto. .REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2. Podem ser feitas com a estrutura em funcionamento e detecta problemas em estágio inicial.3 OBJETIVOS Os principais objetivos deste método são: conferir a homogeneidade do concreto.1 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Ensaios não destrutivos são procedimentos que não afetam a resistência das estruturas nem sua aparência. resistência a penetração. possibilitando um menor custo para a recuperação do elemento analisado. 2.2 ENSAIO DE ULTRA-SOM Segundo a NBR 8802/1994. adquiridas por pulsos ultrassônicos. maturidade.2. detectar eventuais falhas internas de concretagem. o ensaio de ultra-som determina a velocidade de propagação de ondas longitudinais. termografia infravermelha e o ultra-som. e acompanhamento nas variações do concreto. Os principais métodos de ensaios não destrutivos são: esclerométricos.

1 Importância do Tema 1.2 2.1 2.SUMÁRIO 1- Introdução 1.3 Revisão Bibliográfica Ensaios não Destrutivos Ensaio de Ultra-som Objetivos .2 Objetivo 1.3 Escopo do Trabalho 22.