You are on page 1of 1

1 Seminrio de Pesquisa, Extenso e Inovao do IF-SC, Campus Cricima

A PRTICA NA SALA DE AULA: IDENTIFICANDO A PRESENA DE PROTENAS NOS ALIMENTOS Luciane de Oliveira Silva,1 Maristela Gonalves Giassi,2 Miriam da Conceio Martins,3 Paulo Rmulo de Oliveira Frota4
1,2,3,4

Universidade do Extremo Sul Catarinense Unesc 1 sl_soraia@hotmail.com

Palavras-Chave: Prtica de Ensino, Experimentos, Protena.

INTRODUO
A atividade fsica reconhecida como fator essencial para se manter uma boa sade. Nossos msculos so constitudos estruturalmente por protenas, como a actina e a miosina que auxiliam na contrao muscular. As protenas so os componentes qumicos mais importantes do ponto de vista estrutural, pois esto presentes em todas as partes da clula. So encontradas nos alimentos e constitudas por 20 aminocidos diferentes, porm, sua quantidade e frequncia podem variar dependendo do tipo de protena. Alm de proporcionar maior interao e participao dos alunos durante as aulas de biologia, o objetivo desta pesquisa foi destacar a importncia vital das protenas para os seres vivos e sua presena e ausncia em certos alimentos como fgado de boi, amido de milho e ovo.

presena de protenas. Dessa forma, constatou-se que o fgado um alimento rico em protenas, pois apresentou colorao mais escura (violeta), seguido pela gelatina em p e da clara de ovo. Dos alimentos analisados, somente a maisena apresentou resultado negativo, com a colorao azul claro.

CONCLUSO
O presente trabalho possibilitou maior compreenso sobre o contedo estudado na aula de biologia. Assim, concluiuse que, ao adotar metodologias que priorizem a prtica como forma auxiliadora na construo da aprendizagem, os alunos passam a ter maior interesse e participao durante as aulas. Por meio dessa atividade prtica, os alunos envolvidos puderam perceber a presena ou ausncia de protenas em certos alimentos, como fgado, ovo e amido de milho. Verificou-se, assim, que o fgado um dos alimentos mais ricos em protenas. Uma das razes que o fgado um rgo que atua como uma glndula do corpo humano. Funciona tanto como glndula excrina, liberando secrees num sistema de canais para a superfcie externa, como glndula endcrina, j que libera substncias no sangue ou nos vasos linfticos.

METODOLOGIA
O presente trabalho envolveu 22 alunos, do 1 ano do Ensino Mdio da E.E.B. Walter Holthausen Lauro Mller (SC), com faixa etria entre 14 e 16 anos, durante as aulas de biologia. Por meio de pesquisas bibliogrficas, foram realizadas aproximadamente cinco aulas em que foram trabalhadas a definio e as caractersticas das protenas. Na aula prtica, os alunos, primeiramente, escreveram as iniciais dos alimentos que seriam analisados nos respectivos tubos de ensaio. Depois, foram acrescentados 3ml de gua destilada com uma pequena poro de cada alimento selecionado. Em seguida, foram adicionadas cinco gotas de soluo de sulfato de cobre a 0,5% e cinco gotas de hidrxido de sdio para observar os resultados da colorao final dessa mistura.

AGRADECIMENTOS
Agradecemos a escola que nos proporcionou realizar o presente trabalho no seu espao escolar, e os alunos, que se envolveram com muito entusiasmo nas atividades realizadas na busca de respostas para a pesquisa.

REFERNCIAS
LINHARES, Srgio. GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia: volume nico. So Paulo: tica, 2005; MORAES, Roque. Ningum se banha duas vezes no mesmo rio: Currculos em processo permanente de superao. In: MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo. (Orgs). Educao em Cincias: produo de currculos e formao de professores. Iju: Uniju; 2004. p. 15-41; MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. E.P.U. So Paulo, 1999; TAPIA, Jesus Alonso; FITA, Enrique Caturla. Motivao em sala de aula. Editora: Loyola: SP, 1999.

RESULTADOS E DISCUSSO
O papel das protenas e dos aminocidos est diretamente relacionado ao controle de todo o metabolismo realizado em nossas clulas. Dessa forma, sua funo vai alm da constituio estrutural, ou seja, sendo responsvel pela reposio de material celular como enzimas, para a ativao de reaes qumicas corporais; e na produo de anticorpos, fortalecendo o sistema imunolgico, defendendo o organismo das invases de agentes externos. As solues de sulfato de cobre e hidrxido de sdio serviram como indicadores da

90

You might also like