You are on page 1of 3

Histria do Direito - 03 OUT 2012 Reviso prova: O conceito de direito: quando se fala em conceito, diferente de definio.

o. O conceito objetivo, a definio genrica. O conceito de direito envolve uma direo e um sentido. Onde: Direo: justia, ordem Sentido: (ou significado) moral Conceito Sociolgico: direito uma instituio social, pode-se encontrar em alguns livros como fato social. Conceito jurdico: se divide em dois: direito objetivo e direito subjetivo. Direito objetivo: norma agendi (poder fazer por haver nona regulamentada) Direito subjetivo: facultas agendi (fazer tendo a moral como limitante, ou seja, sabendo que pode ser certa ou errada) A definio, por Domcio Ulpiano, segundo Celso, 'Direito a arte do bem e da equidade', onde 'bem', neste caso retrata o conjunto de condies externas adequadas a permitir o pleno desenvolvimento dos Homens e das Famlias dos grupos sociais integrantes da sociedade. Direito pblico: aquele que pertence por fim a organizao social Direito privado: aquele que visa a utilidade dos particulares Direito natural: aquele comum a todos os seres vivos (Ominia animale) Relao moral: direito individual. Fao alguma coisa parmetro deleite desde que no prejudique outrem. Encontrada isoladamente Relao jurdica: direito compartilhado. Pressupe a alteridade no comportamento externo e direcionado. Sociedade diferente de agregado. O agregado se junta e vai por um determinado tempo, seja para resolver algo imediato, seja para outra coisa, mas sempre com uma posterior dissoluo. 'Unio por instinto.' A sociedade uma unio moral estvel, que os homens que buscam um fim comum sob a direo de uma autoridade. O homem um ser racional - liberdade e racionabilidade, so atributos que decorrem da racionabilidade. 'Para haver sociedade preciso ter uma certa durao no tempo, uma reunio estvel e constitui-se a um objetivo comum, portanto o homem causa eficiente da sociedade e o bem comum o seu fim (unio moral que os vincula).' Exemplo: uma tribo indgena, que h uma autoridade. Sem esta autoridade teramos uma anarquia.

Um conjunto de famlia e de outros grupos, globalmente considerados formam uma sociedade poltica ou civil, para os gregos era a 'polis', para os latinos (os romanos) era as 'civitas'. Cronologicamente temos: tribo, aldeia (cl), cidade, imprio, sociedade feudal, nao e estado nacional. A diferena de povo e massa: *O povo um conjunto orgnico de famlias ou de outros grupo sociais. * um agregado amorfo de indivduos desintegrados. Estado: uma unidade poltica e jurdica estvel resultante da reunio de famlias e outros grupos num mesmo territrio, constituindo uma sociedade independente, que sob a direo de uma autoridade suprema, visa realizar o bem comum. Modernamente o Estado se aproxima dos antigos minrios orientais (egpcio, persa, etc.) (polis e civitas) mais do que a sociedade poltica feudal, pois esta se caracterizava pela fragmentao da soberania. Direito: o direito o objeto da justia. A justia tem dois sentidos: sentido amplo e sentido restrito. "O sentido amplo a harmonia, proporo, congruncia." - Leibniz "O sentido restrito a vontade constante e perptua de dar aquilo a cada um o que seu." - Domcio Ulpiano (170 - 220) Sistema: um conjunto de partes coordenadas, elementos materiais ou ideais relacionados entre si e podem referir-se as mais variadas concepes da mente e de realidades concretas. Ex.: Quando se fala em sistema, por exemplo, o sistema mtrico, um sistema jurdico, um sistema circulatrio, sistema nervoso, as variadas concepes de nossa mente so um sistema. Quando se estuda a histria do direito, se estuda sistemas jurdicos, sistemas ideais ou reais que se relacionam entre si. Direito: primeiramente uma determinada espcie de normas (as normas jurdicas que os juristas denominam: direito objetivo). Em segundo lugar, uma determinada espcie de permisses (permisses jurdicas que os juristas denominam: direito subjetivo). Aquilo que eu quero fazer, a vontade, sendo permitido ou no, o direito subjetivo. Por ex. No julgamento de uma execuo penal, fala-se muito do direito objetivo e subjetivo. "Aquela turma do PT fez aquela falcatrua, tiraram o dinheiro de um determinado banco e deram para a, b ou c, mas somente pelo fato de receber este dinheiro j corrupo, ou seja, por causa deste fim o dinheiro se tornou ilcito, ou pode-se dizer que o dinheiro foi lavado, tornou-se objetivo porque a ao se concretizou a partir de uma vontade (subjetiva)" E em terceiro lugar designa-se a qualidade do justo.

Permisso jurdica: ter ou no o direito de fazer alguma coisa, me permitido: sim; me permitido: no, ou seja, quando h a negativa porque h uma norma que me regra a no fazer. **Um outro conceito de sistema: conjunto de leis ou princpios que regulam certa ordem de fenmenos.

You might also like