You are on page 1of 28

Quase crtica

insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva


Srgio Costa

Embora as anlises da globalizao feitas pelo socilogo britnico Antonny Giddens e por seu colega da Universidade de Munique, Ulrich Beck, no sejam plenamente coincidentes, elas no so propriamente incompatveis, apresentando princpios orientadores comuns. Mesmo aquela distino, notvel nas primeiras obras dos dois autores, entre os graus de sistematizao e rigor tericos, muito maiores nos trabalhos do socilogo de Londres, parece cada vez mais difcil de ser observada. Ambos tenderam, nos ltimos anos, a flexibilizar os cnones da disciplina movidos pelo desejo de se aproximar do pblico leigo. A estratgia tem se revelado bem-sucedida: os autores vm logrando difundir suas idias para um pblico que cresce em tamanho e interesse, despertando igualmente a ateno de polticos e tomadores de deciso. Comparecem tambm com regularidade nos suplementos culturais dos principais jornais do mundo, atenuando, com suas categorias-metfora, a angstia geral diante da opacidade da sociedade mundial. A desenvoltura no trato com a sociedade da informao vale a ambos posio e reputao ambivalentes. De um lado, eles se tornam a materializao viva da condio humana na modernidade tardia, conforme figurada em seus prprios escritos, e cuja marca particular exatamente a auto-reflexo, entendida nos termos da sociedade que se v confrontada com seus limites. Ao mesmo tempo, o prestgio pblico crescente de ambos acompanhado com reserva pelos colegas de ofcio.

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

A fora e a vulnerabilidade do trabalho recente de ambos tm uma origem comum a rigor se confundem. Com efeito, a mesma faculdade dos autores em explorar o limite do cnone cientfico, traduzindo em linguagem leiga, as experincias cotidianas e os processos contemporneos, que desperta a suspeita dos pares e, simultaneamente, a admirao pblica. verdade que, como notam Lash e Urry, Beck e Giddens corporificam, no conjunto de sua obra, dois tipos muito distintos de socilogos:
Beck em parte um ensasta e em parte um socilogo das instituies intermedirio, que acumulou conhecimento especfico no estudo das relaes de trabalho e da famlia. Suas ltimas incurses pelas sociologias da cincia e do meio ambiente foram o que o levou sua teoria da modernizao reflexiva, que ele subseqentemente aplicou na anlise de outras instituies e no estudo da mudana social, de modo geral. Giddens o terico social geral consumado. Assim, suas anlises tratam, em um nvel conceitual muito mais aprofundado que o de Beck, os temas que ambos compartilham (Lash e Urry, 1994, pp. 37 ss.).

No obstante, os trabalhos mais recentes de ambos os autores parecem aproxim-los no que diz respeito metodologia e ao estilo ensastico e generalizante que utilizam. As crticas mais comuns ao autor alemo dirigem-se, sobretudo, ao desembarao com que rompe com uma fronteira dogmtica da sociologia alem, desde os primeiros textos clssicos, qual seja, a distino entre diagnstico de poca (Zeitdiagnose) e teoria social (Sozialtheorie). Refere-se, no primeiro caso, ao tratamento de problemas especficos em uma poca determinada, sem a pretenso do estabelecimento de postulados gerais e partindo-se de evidncias que no decorrem necessariamente da investigao emprica, segundo os mtodos cientficos. A elaborao de uma teoria social, por sua vez, requer, seguindo essa distino, o uso sistematizado das informaes, para chegar a generalizaes que no dizem respeito a um caso particular, mas a movimentos mais amplos. Contra Giddens, as crticas centraram-se, nos ltimos anos, em sua converso poltica, por meio do programa da terceira via. Para os crticos, o programa da terceira via no faz mais do que conferir uma roupagem retrica progressista resignada capitulao diante da dinmica de um capitalismo global que multiplica as desigualdades sociais e no atende a outro comando que no seja sua prpria lgica expansiva. Do ponto de vista da anlise sociolgica, h que se registrar que as incurses do autor sobre o tema da terceira via (cf. Giddens, 1998a, 2001a) no vo alm do nvel de
74

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

acuidade alcanado pelos prprios atores polticos progressistas, os quais, nos tempos de harmonia anteriores Guerra do Iraque, abraaram o programa proposto para a almejada renovao da social-democracia (cf. Blair e Schrder, 1999). Procura-se, neste artigo, oferecer uma sntese da reflexo sobre a globalizao desenvolvida por Beck e Giddens. Para tanto, reconstri-se breve e separadamente alguns elementos centrais do marco terico construdo por cada um deles, de sorte a evidenciar continuidades e rupturas entre suas formulaes sobre a dinmica global e as teses centrais de trabalhos anteriores.

Ulrich Beck: a sociedade de risco


A idia de risco, no contexto da Sociedade de risco examinada por Beck, tem muito pouco a ver com aquilo que, na linguagem coloquial, definimos como risco, no sentido de ameaa ou perigo. No trabalho do autor, risco assume a conotao de categoria estruturante da segunda modernidade e abrange, para alm das ameaas objetivamente existentes, os processos e os mecanismos sociais de percepo, decodificao e preveno contra riscos. Diferentemente das ameaas contra as quais as sociedades, na primeira fase da modernidade, a industrial, criaram seus mecanismos de proteo, quais sejam, os perigos naturais, a escassez material, as enfermidades e outras, trata-se, na segunda modernidade, dos riscos produzidos pela prpria industrializao, processo nuclear e fundante da modernidade. A sociedade de risco diz respeito, portanto, a riscos como o da contaminao do ar e da gua, os de envenenamento associados produo em massa de alimentos, a ameaa permanente de exploso nuclear ou o perigo da destruio industrial-militar. So esses riscos decorrentes da industrializao que impedem, paradoxalmente, a plena modernizao do conjunto da sociedade, na segunda modernidade. Ainda que as possibilidades de reao aos riscos sejam desigualmente distribudas, os riscos no reafirmam as sociedades de classes, atingem a todos indiscriminadamente e representam, dessa forma, evidncia inconteste da interdependncia irredutvel entre os diversos grupos e processos sociais. A presena social ubqua dos riscos confere-lhes o carter de ameaas civilizacionais que, revestidas de uma inevitabilidade atormentadora, impem a reestruturao dos planos de vida pessoais e refazem a gramtica social. A inescapabilidade dos riscos o imperativo de sua existncia material no implica, evidentemente, o reconhecimento e a percepo social destes.
novembro 2004
75

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

Sua ubiqidade, por sua vez, um argumento a favor da solidariedade, contudo no representa nenhuma garantia ou compulsoriedade de uma mobilizao conjunta voltada para sua preveno e tratamento. Diferentemente dos bens e servios os benefcios do progresso tecnolgico e industrial , os riscos no so imediatamente visveis, requerem a traduo cognitiva e a construo social de sua existncia. S o conhecimento especializado pode interpretar e reconstruir os nexos entre causas e conseqncias, decifrando a relao, por exemplo, entre a contaminao qumica e os casos de cncer, entre a poluio industrial e a morte das florestas ou entre o aquecimento do planeta e as inundaes na bacia do Elba. O que torna os riscos sociologicamente relevantes no sua existncia factual ou sua latncia, mas sua identificao e formulao pelos sistemas especializados de conhecimento e, a partir da, sua percepo e interpretao pela sociedade como um todo. As sociedades modernas tornam-se efetivamente sociedades de risco na medida em que constituem mecanismos de percepo e de decodificao discursiva das ameaas existentes. Nesse momento, a presena dos riscos adquire a fora de mecanismo catalisador e liberador da (auto)crtica social, tornando uma auto-evidncia os limites das instituies que nascem com a modernidade (a famlia nuclear, o Estado moderno, a tcnica e a cincia em sua forma contempornea) e a vulnerabilidade dos projetos sociais e pessoais nelas enraizados. A sociedade de risco constitui, assim, o contexto no qual o fim das certezas (modernas) v emergir como possibilidade a era da crtica e da reinveno. Para o indivduo, a crise das instituies modernas e a debilitao dos referentes sobre os quais se constituram as identidades pessoais e coletivas na modernidade industrial a nao, o sindicato, a famlia, a profisso so algo prximo de uma revoluo. Trata-se aqui do aprofundamento do processo de individualizao que torna os indivduos sujeitos da construo de sua prpria identidade e biografia. Advirta-se que a liberdade e o potencial emancipatrio associados ao processo de individualizao no se confundem com a emergncia de um sujeito hedonista que toca sua vida, livre de problemas e constries, e desobrigado da lealdade indesejada a instituies obsoletas. ruptura de velhos laos de pertena se segue a imposio da adaptao a novas exigncias sistmicas: o ajuste lgica do mercado de trabalho, a dependncia das oportunidades de consumo e de utilizao de servios, os limites do atendimento dos sistemas especializados de educao e sade etc.
76

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

O indivduo na sociedade de risco vive, assim, o paradoxo de seguir dependente materialmente dos condicionamentos sistmicos, num contexto em que o ncleo simblico de sua existncia no est mais localizado na fbrica nem no escritrio, mas na experimentao das novas formas e estilos mltiplos de vida facultados pela sociedade que se destradicionalizou (cf. Beck e Beck-Gernsheim, 1990). Ao tomar a categoria individualizao como um dos elementos centrais da sociedade de risco, Beck no ignora a ampla trajetria terica que o conceito possui, nem tampouco a longa histria apresentada pelo processo social efetivo a que o conceito se refere. De fato, a novidade da abordagem de Beck consiste na focalizao da dimenso subjetiva contida na individualizao. Enquanto Marx, Weber ou Elias trataram da individualizao como medida da transformao objetiva das condies de vida (a destradicionalizao, a emancipao das antigas lealdades e estruturas e a construo de novos vnculos), Beck quer acentuar a articulao entre novas condies de vida e reestruturao das biografias pessoais, de um lado, e a reformulao da conscincia e da identidade, de outro. A empreitada levada a cabo, diga-se, com zelo e xito: a contribuio de Ulrich Beck para a compreenso dos processos situados na interseo entre as constries sistmicas e as possibilidades abertas, no plano subjetivo, pelo processo de individualizao continua mpar na sociologia contempornea. De fato, nenhum outro socilogo descreveu com nfase comparvel a tenso irredutvel entre os horizontes emancipatrios disposio do indivduo contemporneo e os riscos associados a essa liberdade. Beck mostra como, na sociedade de risco, o indivduo perde sua inocncia. Ele aprende a associar a cada gesto cotidiano e a cada escolha de consumo uma cadeia de reaes, que torna qualquer passo pleno de conseqncias para o indivduo, para o conjunto da sociedade e para as geraes que o sucedero. Assim como o indivduo, a sociedade perde tambm a inocncia. Diante da emergncia, no sentido social, dos riscos, a crena no progresso tecnolgico incontido e na possibilidade de persistncia dos padres de produo e consumo dominantes v cessar sua plausibilidade. Isso no significa naturalmente que desaparea a aposta na superao tecnolgica de todos os limites impostos pela natureza. A insistncia para que a soluo das situaes-problema na sociedade de risco continue se dando nos termos da oferta de mais do mesmo (mais tecnologia, mais produo, mais racionalidade instrumental) representaria, contudo, uma recusa ao reconhecimento das evidncias como se se negasse a lgica interna da modernidade, em sua fase atual.
novembro 2004
77

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

Note-se que a sada tentada por Beck para o paradoxo entre o dever ser da sociedade autoconsciente dos riscos e o ser das formas de vida perdulrias e infensas internalizao das novas ameaas no necessariamente normativa. Ele busca no movimento interno da modernidade aquilo que representaria sua radicalizao e aprofundamento no momento contemporneo. Assim, se a era moderna nasce sob a marca da crtica tradio, a continuao da modernizao implica a crtica prpria modernidade, conforme tomou corpo num conjunto de instituies e valores que se tornaram, assim, tradies (modernas). Valendo-se de tal registro, Beck distingue uma forma simples e uma forma reflexiva de cincia e de poltica. A cincia simples refere-se quele modo de produo de conhecimentos e quela prxis cientfica que desconsideram sua prpria falibilidade e sua impotncia diante dos riscos. No toma, portanto, a si mesma como parte e causa do problema, e permanece por isso uma cincia pelas metades, refratria fora renovadora da autodesconfiana como mtodo e da autocrtica como episteme. Em contraposio, a prtica cientfica reflexiva v-se confrontada permanentemente com seus prprios produtos e insuficincias, autoconsciente de seus limites. Assim como o advento da modernidade representou o desencantamento do mundo, tornando-o destradicionalizado e secular, concomitante ao processo de reflexivizao da modernidade, a cincia se desencanta, perde sua mstica, sem perder sua importncia (cf. Beck, 1986). As tenses encontradas nos processos de produo do conhecimento cientfico e tecnolgico apresentam rebatimentos evidentes sobre o campo da poltica. Trata-se aqui da correlao entre o avano dos mecanismos de controle e segurana e a gerao de novos riscos. Isto , em sua primeira forma, a modernidade industrial viu emergir as instituies estatais como centros da regulao poltico-normativa e motor da produo de uma ordem social de tal sorte previsvel e estvel que os diversos agentes pudessem apoiar nela a formao de suas expectativas e a orientao de suas aes. Assim como a cincia e a tcnica buscavam, no plano da relao com a natureza, contornar contingncias e garantir a eficcia da ao humana, coube ao Estado moderno regular as relaes sociais, produzindo, nesse mbito, certezas e previsibilidades. Na sociedade de risco, a incerteza retorna e transforma-se no eixo articulador da vida poltica. Trata-se de uma profunda crise das instituies polticas modernas, a qual apresenta pelo menos duas dimenses. Em primeiro lugar, o retorno da incerteza materializa-se na ruptura do nexo entre causas e conseqncias, culpados e vtimas dos problemas sociais. Os riscos con78

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

temporneos so sempre difusos, tm origens mltiplas e tanto aqueles que os causam como os que sofrem sua ao no podem mais ser adequadamente identificados. As unidades que definem os limites da competncia poltica para a soluo de problemas, por sua vez, mostram-se inapropriadas para responder a ameaas que no se deixam aprisionar geograficamente, nas fronteiras de um municpio ou de um Estado nacional. Cria-se assim um impasse na ao reguladora e disciplinadora do Estado. Mesmo que quisesse proteger sua populao contra os riscos (ambientais, sociais, militares etc.), teria dificuldade de atacar as causas ltimas dos problemas, seguindo os mecanismos tradicionais de imputabilidade e castigo e as jurisdies e competncias legalmente reconhecidas (cf. Beck, 1993). A segunda ordem de fatores que leva as instituies polticas modernas na sociedade de riscos crise diz respeito correlao inescapvel entre controle e risco. A concesso de mais recursos e poderes para que as instituies polticas controlem de forma mais adequada os riscos acarreta necessariamente novas ameaas: o aumento, por exemplo, da eficincia militar que posiciona a populao de um Estado determinado, aparentemente a salvo dos riscos de um ataque externo, potencializa inelutavelmente o risco da destruio blica total. Nesse contexto, a crise das instituies polticas na sociedade de risco mais profunda que uma crise temporria de eficincia. Conforme o argumento de Beck, a prpria racionalidade constitutiva da poltica na modernidade industrial que entra em colapso, uma vez que os problemas que surgem nesta sociedade tornam os dispositivos de interveno disponveis incuos. A autoconscincia dos limites distingue, similarmente ao que se d com a atividade cientfica, dois tipos ideais de ao (e interpretao da) poltica: a forma simples e a forma reflexiva. A poltica simples restringe-se ao marco institucional e normativo existente e tem como tema central a promessa de consecuo das metas inconclusas da modernidade industrial: o pleno emprego, o progresso tecnolgico etc. Os mtodos de ao indicados so a reivindicao e/ou a oferta de mais interveno burocrtica do Estado e as disputas de poder no mbito de um jogo de soma zero orientado sob o registro lgico da distino possvel entre ganhadores e perdedores. A poltica reflexiva, por sua vez, politiza a poltica, tornando a prpria definio de poltica e o marco legal que a regula alvos da ao transformadora. A idia da existncia de um jogo de soma zero substituda pela demonstrao da interdependncia entre ganhos e perdas. Questionam-se a onipotncia do Estado e a lgica das instituies polticas, arrastando-se a
novembro 2004
79

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

poltica para o cotidiano. No intento de transformar a prpria racionalidade e o auto-entendimento da poltica vigentes, busca-se reverter a diviso tradicional de tarefas entre cidados passivos que delegam a competncia do fazer poltico s instituies e aos polticos profissionais, os quais por sua vez transferem as atribuies recebidas estrutura de implementao segmentada e regionalizada das diferentes polticas. A poltica reflexiva passa a conformar, ento, um campo de ao interdependente entre instituies e cidados. O cotidiano politiza-se e todas as aes humanas passam a ser informadas pelo contedo poltico que elas iniludivelmente encerram. Nesses termos, a sociedade de risco estreita os laos que separam o local e o remoto, os cidados e as instituies, o privado e o poltico (cf. Hitzler, 2000, p. 191). Sociedade industrial e segunda modernidade como referncia a contextos emprico-histricos distintos, de um lado, e modernidade simples e modernidade reflexiva, como expresso de padres de racionalidade e formas de ao contrastantes, de outro, conformam pares de conceitos s vezes complementares, s vezes antinmicos que estruturam a sociologia da modernidade, desenhada por Ulrich Beck. No uso dessas categorias, o autor evita uma anlise prescritiva da modernidade, buscando, como se mostrou acima, deduzir o que imagina ser o devir da modernizao de sua prpria lgica interna. No obstante, h problemas evidentes no uso de tais categorias. Trata-se aqui de, pelo menos, dois ns que o autor deixa mal atados em seu roteiro de anlise, os quais ricochetearo em suas exploraes tericas subseqentes. O primeiro problema est relacionado com a apresentao das diferentes modernidades numa linha cronolgica, como se sociedade industrial se seguisse inevitavelmente a segunda modernidade: a primeira, coordenada por um padro de racionalidade simples; a segunda, por uma racionalidade reflexiva. O segundo n mal atado relaciona-se com a tendncia a tomar sociedade industrial e modernidade simples como a dimenso emprico-descritiva (o ser) e segunda modernidade e modernidade reflexiva como a dimenso normativa (o dever ser) da sociedade de risco. Com efeito, por mais que evite descrever a radicalizao da modernidade como um processo inescapvel que necessariamente levar a sujeitos e instituies mais reflexivos, Beck termina por contrabandear, para sua anlise, a aposta poltica na sociedade de risco, abrindo o flanco aos crticos que, justificadamente, apontam o descompasso entre o diagnstico da modernidade feito pelo prprio autor e seu otimismo terico.
80

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

Anthony Giddens: estruturao e reflexividade


Quebrando a dicotomia entre ator e estrutura

O esforo empreendido por Anthony Giddens nos anos de 1970 e 1980, no sentido de reinterpretar os marcos fundacionais da sociologia, com o intuito de refundar e revitalizar a disciplina, continua mpar no mbito da teoria social contempornea. Conforme detalha OBrien, os vrios livros publicados pelo autor nessas duas dcadas contornam as linhas de um projeto amplo que contribui, decisivamente, para reverter a tendncia presente no final dos anos de 1960 de que a compreenso da disciplina de trabalhos dos tericos clssicos (principalmente Max Weber e Durkheim) estava dominada pelas tradies norte-americanas e em particular pelos escritos de Talcott Parsons (OBrien, 1999, p. 6). O projeto terico do autor insere-se, assim, no movimento que redireciona no apenas o eixo geogrfico da reflexo no mbito da teoria social, dos Estados Unidos de volta Europa, como tambm o prprio acento terico-poltico, injetando impulso crtico no consenso ortodoxo dominante at o final dos anos de 1970 e que tratava o comportamento humano como resultado de foras que os atores no controlam nem compreendem (Giddens, 1984, p. xvi). O programa terico de Giddens culmina com a publicao do influente The constitution of society: outline of the theory of structuration (1984), o qual junta as partes do argumento desenvolvido em trabalhos anteriores, desde os anos de 1970. A contribuio original da teoria da estruturao diz respeito retraduo e reinterpretao de um problema clssico de certa forma fundante da prpria investigao sociolgica, qual seja, a relao entre indivduo e sociedade. Com efeito, na noo de estruturao, o par dicotmico indivduo/sociedade substitudo pela dinmica entre agncia e estrutura. O sentido da mudana substituir a imagem de indivduos que agem coibidos pela fora coercitiva das estruturas pela idia de que a prpria ao conforma e confirma as estruturas. Como na linguagem escrita ou falada, por meio da qual reproduzimos, involuntariamente, as regras da gramtica ao buscar comunicar nossos pensamentos, dando-lhes vida e sentido, a ao social, a agncia, que, segundo Giddens, confere movimento e efetividade s estruturas, dando-lhes existncia social efetiva. Nas palavras do autor:
Devemos encarar a vida social no s como a sociedade l fora ou como o produto deste indivduo aqui, mas como uma srie de atividades e prticas em curso
novembro 2004

81

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

que as pessoas desenvolvem, ao mesmo tempo que reproduzem instituies maiores. Essa era a idia original e a partir da tentei elaborar cada um dos termos-chave, precisamente ao falar de agncia e estrutura. Trouxe a idia de prticas sociais recorrentes para o centro do que as cincias sociais tratam, em vez de comear com o indivduo ou com a sociedade (Giddens, 1998a, p. 76).

Tratadas dessa maneira, as estruturas adquirem um carter dual que as faz ao mesmo tempo condicionante e efeito da agncia rules and ressources. Tem-se assim, no lugar de estruturas, com uma existncia anterior e imutvel, propriedades estruturais como referncias simblicas que s passam a ter efeito sobre as pessoas na medida em que as estruturas so produzidas e reproduzidas naquilo que as pessoas fazem (Idem, p. 77). Alm do recurso aos clssicos, a superao da dicotomia entre a sociologia das estruturas e a sociologia da ao, buscada com pertincia em The constitution of society, beneficia-se largamente do dilogo com o estruturalismo e o ps-estruturalismo francs. A partir do debate com os trabalhos sobretudo de Derrida e Foucault, Giddens constri sua posio contra a filosofia da conscincia, desenhando uma teoria das estruturas sociais, a qual no ignora a capacidade de ao e reflexo do sujeito individual, sem contudo pensar as estruturas a partir do modelo de macrosujeitos (Joas, 1995, p. 12). Ademais, a leitura dos autores franceses influencia a concepo de poder de Giddens, que, mesmo se distanciando prudentemente da vontade de poder nitzscheana (Willen zur Macht), busca desfazer a antinomia entre poder e liberdade por meio da nfase no carter transformador, conformador do mundo de toda ao (Idem, p. 13). O conceito de ao de Giddens no se restringe a ou se confunde com a atuao sobre o ambiente, intencionada e controlada em todo seu escopo. A ao tanto comporta um conjunto de condies sobre as quais o ator no tem controle, como conseqncias no previstas. Todavia, pode-se falar de uma racionalizao da ao e de uma ao reflexiva monitorada, uma vez que aquele que age, quando instado a faz-lo, pode reconstruir, discursivamente, suas intenes para ao. O mesmo no se pode dizer dos motivos para a ao que talvez permaneam imperscrutveis ao ator. Tal fato no compromete, contudo, a racionalidade das aes cotidianas, j que estas dispensam os motivos e o discurso sobre elas, orientando-se por aquilo que Giddens denomina conscincia prtica, conceito definido como
[...] o que os atores conhecem (acreditam) sobre as condies sociais, incluindo especialmente as condies de suas prprias aes, mas no podem expressar ver82

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

balmente; nenhum obstculo repressivo, no entanto, protege a conscincia prtica como a inconscincia (Giddens, 1984, p. 375).

No escopo da teoria da estruturao, o foco sobre a prxis social e seu contexto de ocorrncia traz para o ncleo da anlise a dimenso espaotemporal, parte essencial da ontologia social de Giddens e que construda a partir do trabalho do filsofo alemo Martin Heidegger1 e do sueco, gegrafo do tempo, Torsten Hgerstrand. A relao da dimenso temporal com os sistemas sociais, entendidos como os contextos em que se d a ao, de determinao recproca, como esclarece Kaspersen:
Os sistemas sociais so temporal e espacialmente vinculantes, e constituem espaotempo. Com isso, [Giddens] quer dizer que aquelas aes que constituem um sistema social e so constitudas por ele produzem o espao no qual ocorre a prtica social. Ao mesmo tempo, o sistema social tambm vincula a ao a um contexto espao-temporal especfico (2000, p. 47).

Como esforo de mediao entre micro e macrosociologia e entre a anlise de estruturas objetivas e dos componentes subjetivos da ao, a teoria da estruturao comporta ainda uma ampla reflexo sobre a mudana social. A perspectiva construda destina-se a combater a um s tempo, conforme a ambio explcita de Giddens, o evolucionismo de estruturalistas e funcionalistas. O ponto de partida de uma tal anlise da mudana social a identificao de quatro perigos ou formas recorrentes de evolucionismo terico no terreno das cincias sociais, os quais devem ser evitados. O primeiro risco o de transformar uma seqncia particular de acontecimentos numa lei histrica de transformao, de tal sorte que, por exemplo, o feudalismo passa a ser tratado como um estgio necessrio de evoluo do capitalismo. O segundo equvoco a identificao de uma homologia necessria entre padres de desenvolvimento da sociedade e da personalidade individual, como se formas societrias mais complexas produzissem tipos de personalidade mais evoludos, contrariando as constataes mais bvias da antropologia cultural. Nesse tipo de anlise evolucionista incorreria, por exemplo, Norbert Elias:
Elias enfatiza certas caractersticas especficas do moderno Ocidente, mas estas esto largamente submergidas num evolucionismo generalizado. Nas sociedades menos complexas existe menos autocontrole individual, maior manifestao es-

1. Conforme Hans Joas, o apoio de Giddens na idia heideggeriana de temporalidade deveria ter requerido do socilogo um esforo de antropologizao do conceito, que no levado a efeito na teoria da estruturao (1995, pp. 18 ss.). Afinal, a noo de temporalidade de Heidegger tem o carter de wesentliche Bestimmung des Seins (definio essencial do ser), de utilidade improvvel na teoria da ao prtica desenvolvida por Giddens.

novembro 2004

83

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

pontnea da emoo etc. As pessoas nesse tipo de sociedade so tratadas mais propriamente como crianas, espontneas e volteis (Giddens, 1984, p. 241).

O terceiro perigo evolucionista refere-se tendncia de identificar a superioridade em termos de poderio tecnolgico, econmico ou blico com a superioridade moral, como se as sociedades mais desenvolvidas blica e economicamente fossem mais avanadas em termos morais. O quarto equvoco definido por Giddens como distoro temporal e se traduz na confuso entre histria e historicismo, isto , supe-se que o transcorrer do tempo a mesma coisa que a mudana (Idem, p. 242). A partir da crtica ao evolucionismo, Giddens detalha sua abordagem da mudana social, apoiando-se em cinco padres ou parmetros que permitem contextualizar os processos de mudana, a saber:
n

Princpios estruturais trata-se aqui de estudar os princpios estruturais em cada tipo de sociedade e a maneira como so afetados pelas mudanas. Caracterizaes episdicas a varivel possibilita distinguir o escopo da mudana, permitindo diferenciar, por exemplo, transformaes no interior de um tipo de sociedade de transies de um padro societal a outro. Sistemas inter-societrios refere-se aqui ao imperativo de se estudar as mudanas num estado ou sociedade particular, no isoladamente, mas sempre por referncia a outros sistemas estatais ou societrios. Molduras espao-temporais a varivel indica as conexes entre sociedades de tipo diverso e permite elucidar como a coexistncia de vrios tipos de sociedades em um sistema intersocietrio pode implicar mudana social (Kaspersen, 2000, pp. 63 ss.). Tempo mundial exame de conjunturas [especficas] luz da histria monitorada reflexivamente (Giddens, 1984, p. 244).

Essas cinco variveis, quando combinadas, desenham uma dinmica viva e, de fato, permitem ao autor estudar, pelo menos indicativamente, diferentes processos de mudana social, preservando as particularidades dos contextos pesquisados. No obstante, quando Giddens analisa, anos mais tarde, as mudanas relacionadas com a emergncia da alta modernidade e seus desdobramentos, as recomendaes contra o evolucionismo prprias teoria da estruturao so, em boa medida, deixadas de lado: Modernidade + reflexividade 2 = alta modernidade
84

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

A aplicao da teoria da estruturao s sociedades contemporneas encontra sua formulao mais explcita no livro Consequences of modernity (1990), desdobrando-se em estudos especficos sobre a subjetividade (cf. Giddens, 1991), a transformao da intimidade (cf. Giddens, 1992) e a poltica (cf. Giddens, 1994). H pelo menos trs aspectos centrais recorrentes na definio de modernidade de Giddens. O primeiro refere-se dimenso institucional da modernidade: capitalismo, controle da informao e superviso social, industrialismo e poder militar so apresentados como instituies constitutivas da modernidade, que aparecem, ainda que com feies diferenciadas, no conjunto das sociedades modernas (cf. Giddens, 1990, cap. 2). A segunda dimenso refere-se relao espao-temporal: segundo o autor (cf. Giddens, 1990, Introduction), o dinamismo da modernidade provm exatamente do descolamento espao-temporal que impe mudanas substantivas no emolduramento das prticas sociais. Assim, diferentemente das sociedades pr-modernas, nas quais havia uma evidente e necessria correlao entre distncia e tempo a superao de maiores distncias envolvia maior tempo , as sociedades contemporneas romperam tal acoplamento: as possibilidades tecnolgicas permitem que acontecimentos geograficamente remotos possam ser compartilhados de maneira instantnea e dispensam o encontro presencial dos diversos atores envolvidos na relao social. Os mecanismos de desencaixe caracterizam, emblematicamente, o desacoplamento espao-temporal prprio da modernidade. Trata-se aqui do deslocamento das prticas sociais de seu contexto espao-temporal imediato particular, como se desenrola no caso das fichas simblicas e dos sistemas peritos. Fichas simblicas socialmente reconhecidas, como o dinheiro, possibilitam a suspenso do limite espao-temporal, na medida em que facultam a interao entre agentes sociais geogrfica e mesmo temporalmente distantes. De maneira correlata s fichas simblicas, os sistemas de conhecimento especializado nos quais os habitantes das sociedades modernas esto imersos tambm deslocam as relaes sociais de sua moldura imediata. Afinal, ao aceitar submeter-nos a uma cirurgia ou viajar num avio, depositamos nossa confiana2 em sistemas especializados de formao profissional ou produo tecnolgica, cujos nexos internos pouco conhecemos. Familiares so apenas os prolongamentos dos sistemas peritos em nosso cotidiano. Assim, na medida em que usamos e reconhecemos as fichas simblicas ou acionamos e tomamos como referncia os sistemas peritos, atualizamos, espacial e temporalmente, relaes sociais remotas.

2. Confiana em oposio a f distingue as sociedades modernas e diz respeito, conforme Giddens (1990), crena baseada num conjunto de informaes e evidncias disponveis de que as possibilidades de insucesso na consecuo da ao planejada foram controladas da maneira possvel.

novembro 2004

85

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

A terceira dimenso nodal da modernidade, na definio de Giddens, diz respeito forma particular assumida pela reflexividade nas sociedades modernas. Como se mostrou anteriormente, o monitoramento reflexivo da ao no exclusividade da modernidade, mas intrnseco a qualquer ao humana rotineira, segundo os termos da teoria da estruturao. No obstante, na modernidade, a tradio perde o lugar privilegiado que dispunha nas sociedades pr-modernas, como mecanismo de coordenao das prticas sociais. Menos que pela tradio, as aes sociais so permanentemente renovadas e reavaliadas mediante a apropriao dos conhecimentos que vo sendo produzidos sobre as prprias aes e os sistemas sociais nos quais elas tm lugar. Isso no significa que a tradio desaparea; ela passa, contudo, a subordinar-se ao crivo da avaliao reflexiva: As tradies podem ser articuladas e defendidas discursivamente em outras palavras, justificadas como tendo valor em um universo de valores plurais em competio (Giddens, 1996, p. 56). A concepo de reflexividade, central na anlise da modernidade feita tanto por Giddens como por Beck, apresenta distines substantivas nos trabalhos dos dois autores. Enquanto nas formulaes de Beck a nfase recai sobre a reflexividade racional-individual, a importncia conferida por Giddens conscincia prtica leva-o a destacar o papel do entorno social na produo de reflexividade, da sublinhar a importncia da reflexividade institucional. Nesses termos, a anlise de Beck revela os tpicos contornos de uma teoria da ao, no sentido preciso que destaca o papel ativo do sujeito, capaz de se esquivar da fora de determinao das estruturas sociais, podendo mesmo transformar tais estruturas. Giddens, distintamente, mantm-se fiel ao princpio da estruturao, afrouxando a dicotomia entre agente e estrutura, mostrando que no jogo dinmico de sua prpria incorporao ao que as estruturas adquirem contorno e sentido. Cabe destacar aqui os sistemas peritos, produtores de conhecimento especializado. No lugar de simples condicionantes estruturais da ao, esses sistemas ganham o carter de estruturas duais que, ao mesmo tempo que moldam a ao, constituem fonte de informao e reflexo sobre o contexto em que a ao se d, aprofundando seu carter reflexivo (cf. Domingues, 2002, pp. 69 ss.). Lash (1994) e Lash e Urry (1994) cotejam em detalhe os conceitos de reflexividade de Giddens e Beck, indicando que as diferenas observadas revelam concepes distintas do sujeito, do objeto e do sentido da reflexividade, em cada um dos dois autores. Resumidamente, mostram que:
86

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

O sujeito da reflexividade em Beck um ego moral-cognitivo ou eu, enquanto em Giddens o sujeito um ego estratgico-cognitivo. Tericos franceses como Mauss e Bourdieu deslocam o sujeito da reflexividade na direo do corpo. O objeto da reflexividade para Beck a cincia, mas mais genericamente os processos sociais; para Giddens, em sua obra recente, o eu. Os meios da reflexividade representam o terceiro elemento [de diferenciao]. Os meios para Beck so a crtica na tradio do marxismo e da Escola de Frankfurt; para Giddens, os meios da reflexividade so o monitoramento, entendido no sentido etno-metodolgico, ainda que parea assumir ao mesmo tempo um sentido ciberntico [...] (Lash e Urry, 1994, pp. 46 ss.).

A despeito de tais diferenas, a noo de reflexividade desempenha papis muito semelhantes na tessitura da anlise da modernidade contempornea desenvolvida por ambos. Trata-se aqui da converso do substantivo reflexividade no adjetivo reflexivo/a como atributo da modernidade e/ou da modernizao. Nesse deslocamento, reflexividade passa de categoria descritivo-analtica a fio condutor poltico-normativo, permitindo distinguir os desenvolvimentos desejados dos efeitos perversos da modernidade. Presente na obra de Beck, como se mostrou anteriormente, desde as suas primeiras anlises da sociedade de risco, a distino entre duas formas histricas de modernidade d-se mais tardiamente no trabalho de Giddens. Como perceberam Lash e Urry (1994, p. 38), em Consequences of modernity (Giddens, 1990)3 a nfase recai sobre a distino entre tradio e modernidade. J em Modernity and self-identity (1991), ganha importncia um terceiro nvel, ao qual o livro anterior fazia apenas uma breve aluso. Trata-se aqui da alta modernidade, ou modernidade tardia (high or late modernity), que passa a definir uma seqncia de trs estgios histricos: sociedades tradicionais, modernidade e alta modernidade. A partir de ento, reflexividade passa a cumprir duas funes fundamentais e correlatas no trabalho do autor. De um lado, torna-se o ncleo operativo de uma certa teleologia da modernidade, cuja histria coincide com um aprofundamento crescente (e desejado) da reflexividade. Simultaneamente, reflexividade assume o carter de idia por assim dizer normativo-reguladora, que permite valorar os processos de transformao social. Com efeito, Giddens assume progressivamente a terminologia de Beck, distinguindo uma modernizao simples, no interior da qual a evoluo capitalista e industrial parece um processo previsvel (Giddens, 1994, p. 80) de uma modernizao reflexiva, na qual os prprios termos da modernizao so negociados pelos atores sociais. Esses padres distintos de mo-

3. Nesse livro Giddens refere-se a uma radicalizao contempornea da modernidade, processo que, contudo, permanece at os trabalhos mais recentes, pouco definido conceitualmente, constituindo, nas aluses feitas pelo autor, um par tautolgico com a idia de reflexividade. Ou seja, por um lado, o autor associa o incremento do grau de reflexividade nas sociedades contemporneas ao processo de radicalizao da modernidade, e ao mesmo tempo afirma: A radicalizao da modernidade significa ser obrigado a viver de uma maneira mais reflexiva, encarando um futuro mais aberto e problemtico (1998a, p. 116).

novembro 2004

87

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

dernizao no correspondem a fases numa histria de transformao sincrnica de todas as regies do mundo, uma vez que a reflexividade se encontraria mais largamente difundida nas sociedades de industrializao pioneira. Nas palavras de Giddens:
A modernizao reflexiva diz algo sobre a modernidade tardia refletindo sobre as limitaes e dificuldades da modernidade mesma. Isso se relaciona com problemaschave da poltica moderna, uma vez que a modernizao simples e linear ainda predomina em algumas partes do mundo, mais marcadamente no sudeste asitico, pelo menos at recentemente. No Ocidente e nas sociedades industriais desenvolvidas h condies para a modernizao reflexiva, sendo o problema-chave da modernizao a definio do que mesmo a modernizao (1998a, p. 126).

A converso da noo de reflexividade em categoria marcadamente normativa, conforme se postula aqui, apresenta desdobramentos extremamente abrangentes na obra posterior de Giddens e talvez no fosse exagerado afirmar que tal movimento representa uma inflexo na reflexo do autor, deslocando o eixo epistemolgico de seu trabalho. Desde ento, o projeto de revitalizao da sociologia, mediante o redesenho original da relao entre estrutura e agncia, transforma-se num diagnstico de poca, com forte acento poltico-teleolgico. Com isso, no se quer afirmar que a crtica social e a dimenso normativa estivessem ausentes na obra anterior de Giddens. Como mostra Bernstein (1989, pp. 29 ss.), Giddens, ainda que se distanciando da noo de crtica da Escola de Frankfurt, sempre buscara destacar a importncia de as cincias sociais tanto incorporarem uma dimenso de crtica social, como se constiturem como referncia para a ao social reflexiva. Nas obras recentes, contudo, a crtica social assume as feies de uma filosofia moral no limite, moralista que valora a priori prticas sociais e prescreve aos atores formas culturais de vida virtuosas. Permita-se a seguir reconstruir brevemente as anlises de Giddens sobre a transformao da poltica que documentam, de maneira exemplar, tal inflexo na obra do autor. O que se quer mostrar que Giddens, em primeiro lugar, utiliza reflexividade como escala normativa para qualificar as diferentes formas polticas que identifica. Em seguida, constata um desenvolvimento cada vez maior da reflexividade na alta modernidade e a emergncia de chances para uma poltica radical, modelo substantivo da boa poltica. Alinhando-se com as teses principais da sociedade de risco de Beck, Giddens (1994) trata o contexto institucional da alta modernidade como
88

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

marcado pela predominncia das incertezas autocriadas, advindas do prprio esforo humano de controle das contingncias de todas as ordens. O pensamento socialista ignoraria esse fato, insistindo num modelo estatista de sociedade, segundo o qual o Estado, como crebro, concentra ainda a capacidade de gerir e controlar todas as instncias da vida social. O socialismo teria se tornado, assim, caudatrio das tradies da modernidade industrial e insuficiente para responder aos desafios polticos impostos pelas sociedades reflexivas e complexas, nas quais a poltica alimentada por inputs provindos, descentralizadamente, de campos mltiplos da vida social. O neoliberalismo, por sua vez, tomaria a srio o dinamismo das sociedades contemporneas, na medida em que aceita e aposta no mercado como instncia descentralizada e transformadora das tradies. No obstante, em outros campos das disputas polticas, como nas questes de gnero, religiosas e de famlia, atrela-se ao conservadorismo, defendendo as tradies de forma fundamentalista4. As insuficincias do neoliberalismo e do socialismo no devem significar, segundo o autor, a aceitao resignada de que o Iluminismo se autoexauriu (Giddens, 1996, p. 226). A alternativa resignao perseguida por Giddens combina um conjunto de conceitos, mais tarde enfeixados no projeto poltico da terceira via (cf. Giddens, 1998b). Trata-se aqui, basicamente, das noes de poltica de vida, entendida como uma poltica dos estilos de vida, de poltica gerativa, a qual acentua a postura ativa diante das transformaes, e, por fim, de democracia dialgica, cuja nfase no apenas a representao adequada de interesses, mas tambm a produo permanente de transparncia e dilogo poltico. O tratamento das transformaes polticas contemporneas empreendido por Giddens j foi objeto de duras crticas pelo fato de desconsiderar a dimenso estratgica da poltica e por tender, implicitamente, transcendncia5, uma vez que atribui um sentido poltica acima dos e alheio aos processos socialmente verificados (para uma sntese das crticas, ver Kaspersen, 2000, pp. 176 ss.). Sem diminuir a importncia dessas crticas, quer destacar-se aqui que o problema central da anlise do autor sobre as transformaes na poltica metodolgico. Giddens primeiro constri a noo de reflexividade a partir de experincias sociais muito particulares e contingentes e, como segundo passo, atribui o status de instrumento de valorao, com validade geral, noo construda.

4.O autor define como fundamentalismo a defesa tradicional, isto , no baseada na justificao discursiva, das tradies, atribuindolhe o carter de ameaa no contexto de pluralidade cultural (cf. Giddens, 1994, Introduction). 5. Conforme Fuller, Giddens buscaria restaurar os ideais de emancipao poltica do Iluminismo, entendido como o projeto de agarrar nosso futuro em nossas mos, de sorte a superar a providncia ou o destino, a democratizar e a reduzir a desigualdade (1996, pp. 174 ss.). O problema que, na verso de poltica radical de Giddens, o controle sobre o destino comum j no mais visto como possvel e a incluso de todos numa justia social cosmopolita foi minada pelas injunes da economia global. Resta, assim, preencher o vazio de sentido da poltica emancipatria com o elogio retrico da reflexividade.

novembro 2004

89

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

Ora, parece evidente que as concepes de democracia e poltica radical de Giddens, incluindo o dilogo, o basismo e o ancoramento no mundo da vida, encontram sua origem facilmente identificvel na histria recente dos chamados novos movimentos sociais europeu-ocidentais desde o final dos anos de 1960. sobre tais conceitos, criados a partir do exame de uma experincia muito particular, que Giddens busca construir uma teoria da poltica no contexto da globalizao, com o status de teoria geral aplicvel em qualquer parte. A objeo que se faz a essa operao diz respeito maneira como o autor associa reflexividade a alta modernidade, sem se dar ao cuidado de examinar em que medida o mesmo tipo de racionalidade reflexiva surgiria em contextos que, na leitura do autor, no podem ser tratados como de alta modernidade. De forma semelhante ao que faz Randeria (2000) com relao a Beck, parece razovel aceitar, pelo menos como hiptese, que a forma de transformao moderna das sociedades que foram colnias marcada desde seus primrdios pela incerteza autoconstruda. Ou seja, acidentes industriais, assim como a necessidade de preenchimento criativo das lacunas do desenvolvimento tecnolgico, acompanham as sociedades perifricas desde os primeiros esforos de industrializao. Se esses processos tm mesmo o efeito de liberao das energias reflexivas e de ampliao dos espaos para a ao na alta modernidade, de supor que um tal efeito emancipatrio tenha sido verificado na periferia no momento em que o centro dinmico do capitalismo colonial vivia, ainda, a iluso do controle absoluto da natureza por meio do conhecimento e da transformao industrial. Nesses termos, nas sociedades que foram colnias, a reflexividade no pode ser associada alta modernidade. Num certo sentido, a reflexividade antecede, nesses casos, a prpria modernidade. No fundo, o que se encontra em questo a serventia heurstica da categoria reflexividade, na anlise da era moderna, considerada toda sua abrangncia. Isto , antes de definir a reflexividade como aspecto central da anlise das transformaes da modernidade preciso demonstrar em que medida a opo pela categoria no uma escolha terica aleatria e arbitrria. preciso, em outras palavras, mostrar que as alteraes do nvel de reflexividade dizem algo de substantivo sobre os processos que se quer estudar, sejam eles observados a partir da construo de sentidos pelos atores, sejam eles analisados a partir das alteraes nos contextos da ao investigados. Ou seja, a eleio de categorias de anlise implica sempre um procedimento de distino entre os processos que se quer privilegiar e aqueles que so julgados menos importantes. Entretanto, preciso que fique evidente
90

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

que as categorias selecionadas apreendem aquilo que central ou pelo menos relevante nas dinmicas estudadas. categoria reflexividade falta, contudo, uma tal auto-evidncia da relevncia que lhe inerente para a anlise dos processos contemporneos. De que serve, por exemplo, constatar que se tornou mais reflexiva uma sociedade na qual a polcia perdeu o controle sobre a criminalidade e os cidados tm de estar permanentemente atentos prpria segurana? Do ponto de vista poltico-normativo, as anlises de Giddens so tambm problemticas, uma vez que situam geograficamente o avano da reflexividade nas sociedades do Atlntico Norte, atribuindo, implicitamente, a essas sociedades o monoplio na definio da boa vida. Isto , na medida em que o autor define a boa poltica e at a boa intimidade, como mostrado em outro contexto (cf. Leis e Costa, 2000) , a partir de experincias histricas particulares, hierarquiza formas culturais de vida, incorrendo no evolucionismo terico que ele, de forma acurada e decidida, condenara no corpo de sua teoria da estruturao. Com efeito, Giddens transpe uma seqncia contingente de transformaes de sociedades particulares para uma escala histrica, segundo a qual tradio se segue a modernidade e, a esta, a alta modernidade. Ao mesmo tempo atribui, ao que entende ser um padro mais complexo de sociedade (alta modernidade), um tipo de racionalidade no mnimo como possibilidade que considera moralmente mais avanado.

Giddens, Beck e a globalizao reflexiva


Giddens e Beck tm como premissa a idia de que a globalizao, malgrado tendncias eventualmente ambivalentes, conduz em ltima instncia generalizao da modernidade, entendida tanto em sua dimenso institucional, qual seja, a expanso ao limite do esgotamento dos sistemas de Estado-nao, da economia capitalista mundial, da ordem militar e da diviso internacional do trabalho, como em sua dimenso individual-pessoal. Ambos os autores evitam apresentar a globalizao, em seu estgio atual, como um processo linear. Giddens (1990) destaca que, se em sua primeira fase a globalizao conduziu a uma certa ocidentalizao do mundo, hoje, contudo, ela apresenta uma dinmica heterognea. Com ainda maior nfase, Beck destaca que, no contexto da globalizao, a suspenso da territorialidade como princpio ordenador das experincias sociais leva a que as sociedades ocidentais percam o monoplio que lhes foi historicamente
novembro 2004
91

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

conferido para definir a modernidade e para constituir-se ao mesmo tempo em padro emprico da condio moderna (cf. Beck, 1999, pp. 540 ss.). Paradoxalmente, contudo, tratam a globalizao como uma extenso da dinmica de transformao das sociedades europias. Ou seja, transformam em axioma analtico aquilo que caberia a um estudo da globalizao precisamente abordar, o padro ou os padres pelos quais se transformam as sociedades modernas contemporaneamente. De fato, tanto para Beck como para Giddens a globalizao representa uma generalizao dos processos que seus trabalhos anteriores, repita-se referenciados empiricamente na Europa, haviam documentado. Assim, Giddens comenta: H uma revoluo global acontecendo nas formas como pensamos ns mesmos e na maneira como formamos nossos laos e conexes com outros. uma revoluo acontecendo inequivocamente em diferentes regies e culturas, com muitas resistncias (2001b, p. 69). Na concepo do autor, a revoluo representada pela globalizao compreenderia fundamentalmente trs processos: a compresso do tempo e do espao permitindo a ao distncia, o surgimento de uma ordem ps-tradicional e a expanso da reflexividade social. Exatamente tais transformaes j haviam sido apontadas pelo autor (cf. Giddens, 1990), primeiro, como tpicas da passagem da tradio modernidade e, depois, como prprias da modernizao reflexiva que leva ao surgimento da alta modernidade. Isso permite afirmar que Giddens no tem propriamente uma teoria da globalizao; na verdade, sua anlise da globalizao a aplicao no nvel global das formulaes sobre a modernizao reflexiva. A globalizao seria assim o processo que leva, com algum atraso de tempo, a alta modernidade do Atlntico Norte para o resto do mundo. No caso de Beck, a nfase na interdependncia entre os diferentes espaos geogrficos e processos sociais que compem o mundo contemporneo, presentes j em Sociedade de risco (1986), faz do livro algo prximo de uma anlise da globalizao avant la lettre. Com efeito, no foi difcil a Beck refrasear sua teoria da sociedade de risco como uma anlise da globalizao. Afinal, a suspenso parcial das fronteiras geogrficas que acompanha a globalizao leva ao paroxismo os problemas observados por ele no mbito da sociedade de risco. Isto , o paradoxo entre controle e risco e a dissincronia entre a espacializao das competncias polticas estabelecidas e o desenraizamento geogrfico dos riscos so exponenciados pelos processos de transformao global. De forma similar, os limites das instituies modernas tornam-se mais evidentes, impondo-se com maior radicalidade
92

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

ainda o imperativo da ao reflexiva, reformadora da racionalidade institucional da modernidade industrial (cf. Beck, 1997a, 1997b). Assim, utilizando a chave analtica de que a globalizao representa fundamentalmente uma ampliao em escala mundial das caractersticas prprias sociedade de risco, tratando-se, portanto, da constituio de uma sociedade global de risco, Ulrich Beck alinhavou, nos anos recentes, os contornos de uma descrio da globalizao e um mtodo para anlise dos processos globais. A descrio da globalizao toma como eixo o processo de cosmopolitizao que corresponde, segundo o autor, intensificao dos nexos e vnculos normativos, culturais, econmicos que unem as diversas partes e grupos que constituem o mundo contemporneo. A cosmopolitizao refere-se, num primeiro momento, a um conjunto de transformaes empiricamente observveis e que podem ser traduzidas em indicadores objetivos. Trata-se da transnacionalizao da circulao de bens culturais, da difuso de cidadanias duais, da acelerao dos processos migratrios, da emergncia dos riscos ecolgicos globais e da intensificao das viagens internacionais e de outros processos globais, incluindo-se aqui a transnacionalizao do crime organizado, a globalizao de determinados estilos de vida e preferncias estticas, a internacionalizao da agenda da mdia etc. (cf. Beck, 2000, pp. 96 ss.; 2004). Efetiva e evidente, a cosmopolitizao no deve, segundo o autor, ser confundida com um processo linear que desemboca indubitavelmente na formao de uma sociedade mundial cosmopolita. Trata-se ao contrrio de um processo repleto de contradies e paradoxos. No obstante, Beck percebe uma conexo necessria entre a dimenso objetiva e a dimenso subjetiva da cosmopolitizao, entendendo que a expanso global dos riscos leva constituio de uma sociedade global de risco formulada nos termos da configurao social autoconsciente de seus nexos internos e que constri suas estratgias de ao informada pelo fato da interdependncia. Exatamente nessa passagem analtica se manifesta a impreciso j observada na primeira formulao da Sociedade de risco que se refere ao deslize de sentido, do normativo ao emprico. Ora, a afirmao de que o crescimento do grau de interdependncia e interpenetrao das diversas partes espaciais e funcionais do mundo contemporneo leva a algum grau de conscincia social dessas interconexes e ao social compatvel com essa conscincia contm vrios pressupostos implcitos, teoricamente muito complicados. Para que a existncia de riscos e processos sociais globais levasse configurao de uma sociedade
novembro 2004
93

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

mundial de riscos vale dizer, de uma comunidade mundial politicamente autoconsciente de sua interdependncia seria necessrio que os riscos empiricamente dados fossem percebidos cognitivamente como tais e, mais do que isso, que esse conhecimento tivesse peso decisivo na ao dos agentes sociais. Ora, a existncia fsica, material, de riscos globais s poder levar formao de uma sociedade mundial de riscos na medida em que existam contextos comunicativos transnacionais e mecanismos efetivos de traduo cognitiva e moral, intersubjetivamente compartilhados, que tornem os atores cientes de sua interdependncia. Na ausncia de tais processos e interpenetraes, as ameaas globais, por mais agudas que paream e por mais diablicas que sejam suas conseqncias, podero continuar ignoradas (cf. Costa, 2001). Os esforos de Beck para construir uma perspectiva de anlise dos processos globais fundamentam-se no reconhecimento de que o social efetivamente se desterritorializou e que as cincias sociais, construdas sob a gide dos Estados nacionais, devem reformar suas categorias, de sorte a apreender a transnacionalidade dos processos contemporneos. Faz-se portanto necessrio uma ruptura com o marco terico-analtico hegemnico, segundo o qual a sociedade mundial corresponde a um mosaico de unidades estabelecidas e integradas territorial, cultural e identitariamente (as sociedades nacionais), submetidas presso de foras externas que desorganizam essa dinmica interna. Para as cincias sociais, isso significa refazer as categorias construdas a partir de uma leitura geogrfica da modernizao, que concebe tal processo como a paulatina irradiao de um conjunto de instituies e dinmicas sociais e culturais, a partir de um centro, representado pelas sociedades pioneiras no desenvolvimento industrial-tecnolgico moderno, para uma periferia, na qual a modernizao se daria tardiamente. A alternativa vislumbrada por Beck o paradigma cosmopolita da segunda modernidade, segundo o qual
[...] as sociedades no ocidentais compartilham o mesmo horizonte de tempo e espao com o Ocidente. Alm do mais, sua condio de provncias da sociedade mundial deriva dos mesmos desafios trazidos pela segunda modernidade, que so percebidos, tematizados e processados de forma variada nos diferentes locais e contextos culturais (Beck, 2000, p. 88).

O xito de Beck em executar essa empreitada difcil, que construir aquilo que ele chama de perspectiva cosmopolita de anlise da globaliza94

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

o, discutvel. Ao mesmo tempo que problematiza o evolucionismo e o eurocentrismo das teorias precedentes, transporta para o interior de sua perspectiva de anlise dos processos globais a compreenso equvoca, como se mostrou acima, de que h uma linha cronolgica entre a modernidade industrial e a segunda modernidade, e os padres de racionalidade que ele apresenta como prprios a cada uma dessas formas sociais, quais sejam, a racionalidade simples e a racionalidade reflexiva. Esse precisamente o limite de seu diagnstico/teoria da globalizao. A partir da experincia recente vivida numa regio especfica do globo, a Europa Ocidental, o autor elege a reflexividade como categoria que baliza o estudo das mudanas globais mundo afora. Ou seja, o autor toma uma forma particular de racionalidade como o padro mediante o qual as transformaes globais sero analisadas. No fundo, a generalizao da reflexividade, ora apresentada como evidncia histrica, ora como imperativo moral, ora como deduo terica, que marca inconfundivelmente a globalizao. Assim, no lugar da adequada considerao da diversidade dos padres de transformao nas diferentes regies do mundo nominalmente almejada pelo autor, sua perspectiva de anlise acaba descrevendo a globalizao como o processo evolucionista e monocntrico de expanso de uma certa constante social, a reflexividade.

guisa de concluso: as promessas no cumpridas da modernizao reflexiva


A aplicao da abordagem da modernizao reflexiva ao estudo da globalizao tem o mrito iniludvel de construir categorias capazes de captar o dramtico desenraizamento dos processos sociais dos contextos espaotemporais processo que acompanha a modernidade desde seu nascimento, mas se aprofunda contemporaneamente. Seja pela idia de ao distncia de Giddens, seja por meio da noo de desterritorializao do social desenvolvida por Beck, esse aspecto nodal da globalizao encontra-se adequadamente contemplado. Paradoxalmente, contudo, elegem uma categoria muito particular, a reflexividade, como eixo da anlise das transformaes da tradio modernidade, da modernidade simples segunda ou alta modernidade e desta cosmopolitizao. O dficit emprico aqui gritante. Nem no trabalho de Beck, nem tampouco no trabalho de Giddens, a expanso da reflexividade medida empiricamente em diferentes contextos regionais. Trata-se de tomar como um dado da realidade aquilo que, s vezes, deduo terica e, outras vezes, exigncia poltica.
novembro 2004
95

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

Todavia, quando se leva em conta a experincia de modernizao no apenas das sociedades do hemisfrio norte, mas do conjunto das sociedades contemporneas, se constata que modernidade industrial e segunda modernidade, de um lado, e racionalidade simples e racionalidade reflexiva, de outro, necessariamente no se sucedem ao longo da histria. Isto , para as sociedades que vivem um processo tardio de modernizao, a forma pela qual se transformou um pequeno conjunto de sociedades europias constituiu, de fato, um padro que se buscou historicamente seguir. Em seus desdobramentos efetivos, contudo, os esforos de modernizao em tais regies viram surgir as incertezas, antes mesmo que surgissem os benefcios da industrializao. Nessas sociedades, a desconfiana nas instituies modernas desde sempre constitui regra de conduta e imperativo de sobrevivncia. Assim, se a referncia a uma sociedade centrada no risco encontra seu sentido pleno no mbito de um desenvolvimento histrico-social que tenha sido caracterizado em algum momento pela confiana nas instituies modernas, ela perde inteiramente seu nexo nos contornos de uma sociedade que se integra ao mundo moderno como colnia escravista. Aqui, tanto a dependncia de fatores externos como a crtica s instituies e a busca de estratgias pessoais de superao de suas limitaes no so desenvolvimentos novos, mas constantes histricas (cf. Costa, 2002, cap. IX). Nesses contextos, aquela distino que decisiva para a caracterizao da segunda modernidade, a saber, a generalizao dos riscos e a emergncia correspondente de um padro reflexivo de racionalidade, no encerra necessariamente sentido. Aqui, as expectativas depositadas na modernidade, levadas ao limite da reificao, e a crtica severa e conseqente dos limites das instituies modernas freqentam os mesmos espaos cronolgicos e culturais e podem at conviver, harmonicamente, nos horizontes interpretativos de um mesmo ator social. Esse no um desenvolvimento anmalo ou patolgico no contexto da globalizao. Uma das marcas centrais da transformao global contempornea precisamente a expanso de formas de modernidade no ocidentais. Tem-se assim processos mltiplos que se entrelaam e se combinam no mbito da radical desterritorializao do social. A modernizao reflexiva seguramente um desses processos possivelmente no o mais importante. A desocidentalizao do bero geogrfico da modernidade, mediante a adoo, por fora da busca de competitividade global, de formas de administrao ou relaes trabalho/capital vigentes nas sociedades perifricas, constitui tambm tendncia importante. Um terceiro movimento, igual96

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

mente relevante, o surgimento, nas sociedades de industrializao tardia, de formas mistas, modernas em sua funo e tradicionais em seu formato ou, vice-versa, modernas em seu formato e tradicionais em sua funo. O que se espera de uma sociologia da globalizao exatamente instrumentos que permitam detectar os diferentes processos que ocorrem de maneira simultnea, identificando o peso e a importncia de cada um deles e a forma como os diferentes movimentos se interpenetram e se influenciam mutuamente. As anlises de Giddens e Beck, ao se concentrarem em apenas um dos mltiplos processos de transformao que marcam o contexto contemporneo, a modernizao reflexiva, erram analtica e metodologicamente. No obstante, o erro mais grave de natureza poltico-normativa. Afinal, como se viu, a categoria reflexividade cumpre, em ambos os autores, alm de funo analtica, o papel de permitir avaliar as transformaes observadas, distinguindo aquelas que so desejadas das que devem ser combatidas. Em outras palavras: reflexividade torna-se barmetro da emancipao social. A escolha no inocente, uma vez que:
n

A reflexividade no ideal emancipatrio abstrato passvel de encarnarse em formas sociais concretas, seguindo padres culturais distintos, como so, por exemplo, cidadania, reconhecimento ou os direitos humanos. Na definio de Giddens e Beck, reflexividade a marca distintiva de uma forma cultural de vida particular, aquela que acentua a destradicionalizao e a autocrtica. O desenvolvimento da reflexividade, conforme descrito pelos autores, torna-se inseparvel de uma histria e de uma geografia muito particulares. Expande-se na esteira das experincias cotidianas e dos movimentos sociais das camadas mdias norte-europias, a partir dos anos de 1960. Em qual outro contexto a autonomia individual, os riscos fabricados ou o casal igualitrio recebeu a mesma nfase?

Assim, a anlise reflexiva da globalizao reordena o mundo, (re)hierarquizando-o normativamente. Confere emancipao social um centro geogrfico e associa a ela no mais apenas um conjunto de ideais abstratos. A emancipao, entendida como uma segunda Aufklrung (Beck), radicalizou-se e penetrou o cotidiano, transformando-se em forma cultural de vida. Levado a suas ltimas conseqncias, o modelo da modernizao reflexiva implica que, para aqueles que no tiveram a mesma sorte dos contemporneos alemes ou britnicos de Beck e Giddens, de poder partilhar a
novembro 2004
97

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

experincia de se auto-reformar mediante a generalizao das incertezas e da tomada de conscincia dos riscos, s resta esperar e torcer. Esperar que a globalizao permita, enfim, que os europeus reesclarecidos recolonizem o mundo. Torcer para que, dessa feita, a colonizao seja reflexiva.

Referncias Bibliogrficas
BECK, Ulrich. (1986), Risikogesellschaft. Auf dem Weg in eine andere Moderne. Frankfurt/M, Suhrkamp. ______. (1993), Die Erfindung des Politischen. Frankfurt/M, Suhrkamp. ______. (1997a), Was ist Globalisierung? Irrtmer des Globalismus. Antworten auf Globalisierung. Frankfurt/M, Suhrkamp. ______. (1997b), Weltrisikogesellschaft, Weltffentlichkeit und globale Subpolitik. Viena, Picus. ______. (1999), Globalisierung als Unterscheidungsmerkmal der Zweiten Moderne. SCHMIDT, G. & TRINCZEK, R. (eds.). Soziale Welt, 13 (nmero especial). ______. (2000), The cosmopolitan perspective: sociology of the second age of modernity. British Journal of Sociology, 50 (1). ______. (2004), Der Kosmopolitische Blick oder: Krieg ist Frieden. Frankfurt/M, Suhrkamp. BECK, Ulrich & BECK-GERNSHEIM, Elizabeth. (1990), Das ganz normale Chaos der Liebe. Frankfurt/M, Suhrkamp. BERNSTEIN, Richard. (1989), Social theory as critique. In: HELD, David & THOMPSON, John B. Social theory of modern societies. Anthony Giddens and his critics. Cambridge, Cambridge University Press, pp. 19-33. BLAIR, Tony & SCHRDER, Gerhard. (1999), Europe: The third way/Die Neue Mitte. In: http:www.spd.de/politik/perspektiven/index.htm. COSTA, Srgio. (2001), Teoria social, cosmopolitismo e a constelao ps-nacional. Novos Estudos Cebrap, 59. ______. (2002), As cores de Erclia. Belo Horizonte, Ed. UFMG. DOMINGUES, Jos Maurcio. (2002), Interpretando a modernidade: imaginrio e instituies. Rio de Janeiro, FGV. FULLER, Timothy. (1996), Book review of beyond left and right: The future of radical politics. America Political Science Review, 90 (1). GIDDENS, Anthony. (1984), The constitution of society: outline of the theory of structuration. Cambridge, Polity Press. ______. (1990), The consequences of modernity. Stanford, Stanford University Press. ______. (1991), Modernity and self-identity. Cambridge, Polity Press.

98

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Srgio Costa

______. (1992), The transformation of intimacy: sexuality, love and eroticism in modern societies. Cambridge, Polity Press. ______. (1994), Beyond left and right: the future of radical politics. Cambridge, Polity Press. ______. (1996), In defence of sociology: essays, interpretations and rejoinders. Cambridge, Polity Press. ______. (1998a), Conversations with Anthony Giddens: making sense of modernity. PIERSON, Christopher (ed.). Cambridge, Polity Press. ______. (1998b), The third way. Cambridge, Polity Press. ______. (2001a), Die Frage der Sozialen Ungleichheit [orig. ingl., The third way and its critics, 1998]. Frankfurt/M, Suhrkamp. ______. (2001b), Entfesselte Welt. Wie die Globalisierung unser Leben verndert [orig. ingl., Runaway world: how globalization is reshaping our lives, 1999]. Frankfurt/M, Suhrkamp. HITZLER, R. (2000), Die Wiederentdeckung der Handlungspotentiale Problemstellungen politischer Soziologie unter den Bedingungen reflexiver Modernisierung. Zeitschrift fr Politik, 2: 183-200. JOAS, Hans. (1995), Einfhrung. Eine soziologische Transformation der Praxisphilosophie Giddens Theorie der Strukturierung. In: GIDDENS, A. Die Konstitution der Gesellschaft. 3. ed. Frankfurt/M, Campus. KASPERSEN, Lars Bo. (2000), Anthony Giddens: an introduction to a social theorist. Oxford, Blackwell Publishers. LASH, Scott. (1994), Reflexivity and its doubles: structure, aesthetics, community. In: BECK, U. et al. Reflexive modernization: politics, tradition and aesthetics in the modern social order. Cambridge, Polity Press, pp. 110-173. ______. (1999), Another modernity: an different rationality. Oxford, Blackwell. LASH, Scott & URRY, J. (1994), Economies of signs and space. Londres, Sage. LEIS, Hctor & COSTA, Srgio. (2000), Dormindo com uma desconhecida: a teoria social contempornea visita a intimidade. In: AVRITZER, L. & DOMINGUES, L. (orgs.). Teoria social e modernidade no Brasil. Belo Horizonte, Ed. da UFMG. OBRIEN, Martin. (1999), Theorizing modernity: reflexivity, environment and identity in Giddens social theory. Londres, Longman. RANDERIA, S. (2000), Jenseits von Soziologie und soziokultureller Anthropologie: Zur Ortbestimmung der nichtwestlichen Welt in einer zuknftigen Sozialtheorie. In: BECK, U. & KIESERLING, A. (orgs.). Ortsbestimmung der Soziologie: Wie die kommenden Generation Gesellschaftswissenschaften betreiben will. Baden-Baden, Nomos.

novembro 2004

99

Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva, pp. 73-100

Resumo Quase crtica: insuficincias da sociologia da modernizao reflexiva

Recebida nos anos de 1990 como importante renovao das cincias sociais, a sociologia da modernizao reflexiva, desenvolvida principalmente por A. Giddens e U. Beck, mostra j hoje sinais evidentes de esgotamento. Do ponto de vista terico, tal abordagem no escapa ao evolucionismo contido na primeira sociologia da modernizao: se nesta ltima eram as instituies e as estruturas sociais das sociedades do Atlntico Norte que representavam um ponto de chegada da histria a ser alcanado por todas as demais sociedades, a teoria da modernizao reflexiva estabelece a subjetividade reflexiva como referncia de sua teleologia. Por outro lado, a concepo de uma terceira via, alm da esquerda e da direita, encontra-se assente numa viso idealizada da poltica, inserindo essa esfera acima dos interesses e das relaes de poder. Revela-se, dessa forma, desprovida de qualquer recurso analtico capaz de favorecer a compreenso crtica dos desenvolvimentos recentes na poltica mundial.
Palavras-chave:

Modernizao reflexiva; Cosmopolitizao; Anthony Giddens; Ulrich

Beck.
Abstract The sociology of reflexive modernization and its limits

Received in the 90s as an important renewal of the social sciences, reflexive modernity Texto recebido em 11/ 2003 e aprovado em 08/2004. Srgio Costa, PhD em Sociologia, foi pesquisador do Centro Brasileiro de Anlise e Planejamento (Cebrap) e professor da Universidade Federal de Santa Catarina. professor da Universidade Livre de Berlim, onde concluiu recentemente o trabalho de livre-docncia intitulado Do Atlntico Norte ao Atlntico Negro: teoria social, antiracismo, cosmopolitismo. E-mail: scosta@zedat.fuberlin.de. sociology, developed specially by A. Giddens and U. Beck, already shows evident signs of weakness. From a theoretical point of view, this approach is unable to avoid the evolutionism found within the first modernization sociology. If in the later it were the institutions and social structures of the North Atlantic societies that represented Historys end of the line, yet to be achieved by all the other societies, reflexive modernization theory establishes reflexive subjectivity as a reference to its teleology. On the other hand, the conception of a third way, beyond the left and right wings, is upheld by an idealized view of politics, which puts this sphere above power relations and interests. Therefore, reflexive modernization is deprived of any analytical resource capable of favoring a critical understanding of the recent developments in world politics.
Keywords: Reflexive modernization; Cosmopolitization; Anthony Giddens; Ulrich Beck.

100

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

You might also like