You are on page 1of 8

1- INTRODUO O ensino da capoeira, como contedo curricular nas aulas de educao fsica, tem provocado alguns questionamentos e polmica

entre a famlia escolar. Provavelmente, reflexo de uma sociedade impregnada de valores e pr conceitos que torna essa prtica esquecida (ou excluda) por pensamentos racista e at mesmo machista. Alguns estudiosos como Antnio Chizzotti, coordenador do curso de ps graduao em educao da PUC-SP, Maria Jos Feres, secretria de Educao Fundamental do Ministrio da Educao, mostram-se preocupados com este assunto, principalmente no que diz respeito lei federal que obriga as escolas de Ensino Fundamental e Mdio pblicas e privadas a incluir no currculo, como tema transversal, a Histria e Cultura Afro-Brasileira. Ser que a criao de leis a maneira correta de levar esse tipo de questo para as aulas? Afirma Chizzotti (2003) que a incluso no deve ser um tema imposto, deve-se brotar dos docentes e apresentar um aspecto no formal, pois, do contrrio, dificultaria essa abordagem dentro da escola. Segundo Cabral (2003) o prprio governo mostra-se preconceituoso no que diz respeito diversidade cultural. Afirma tambm, que assim como os afros -descendentes, todas as pessoas tem o direito de ter suas tradies e culturas estudadas na escola; o problema a falta de formao dos professores e ausncia de materiais de apoio atualizados. Neste sentido, o estudo a ser desenvolvido busca tematizar e redimensionar a capoeira dentro do espao escolar atravs de uma perspectiva crtico-educacional. O trabalho tenta (re) construir um novo sentido da capoeira, metodolgica e pedagogicamente estruturado, cujo ensino no estar voltado a uma prtica puramente tcnica, mas com responsabilidades culturais e sociais. 1.1 Objetivos 1.1.1 Objetivo Geral O presente trabalho apresenta como objetivo geral a importncia da capoeira, como contedo nas aulas de Educao Fsica, nas escolas estaduais de ensino regular de 5 a 8 sries do Ensino Fundamental. 1.1.2 Objetivo Especfico Redimensionar o processo de ensino-aprendizagem da capoeira, enquanto contedo escolar. Incentivar, atravs da capoeira, a valorizao da cultura afro-brasileira e o compromisso com processo histrico, buscando promover a igualdade entre as raas, sem opresso e discriminao, pela construo de uma sociedade mais justa, livre e democrtica. 1.2Justificativa

A capoeira, enquanto contedo curricular nas aulas de educao fsica, nesta proposta aqui abordada, atenta-se necessidade da valorizao da cultura afro-brasileira, cuja inteno didtico-metodolgica (re) construir um novo sentido, uma nova viso acerca da capoeira, com expectativas educacionais e formadora do cidado. Como forma de oferecer subsdios concretos prtica da capoeira na escola, a proposta do ensino da capoeira de 5 a 8 sries no se concretiza de forma aleatria. Foi necessrio de levar em considerao, nesta fase, alguns elementos que norteiam o universo cultural desses alunos como racismo, machismo etc. O estudo proposto provm da necessidade de desenvolver, de forma crtica, uma metodologia do ensino da capoeira nas escolas com valores e procedimentos pedagogicamente estruturados, com o intuito de promoo humana e valorizao da cultura afro-brasileira. 2- REVISO DE LITERATURA 2.1- A Capoeira e Sua Origem Segundo Falco (1996) a capoeira uma manifestao da cultura popular brasileira que rene caractersticas bem peculiares: mista de luta, jogo, dana, praticada ao som de instrumentos musicais (berimbau, pandeiro e atabaque), palmas e cnticos. um excepcional sistema de autodefesa e treinamento fsico, destacando-se entre as modalidades desportivas por ser a nica originalmente brasileira e fundamentada em nossas tradies culturais. No sabemos ao certo a origem da Capoeira, alguns pesquisadores acreditam ter vindo da frica. Outros afirmam ter sido criada no Brasil pelos escravos na sua luta pela nsia de liberdade.

Estudos cientficos, como o clssico Capoeira Angola Ensaio ScioEtnogrfico (Rego -1968), procuram comprovar que ela brasileira. At porque nem um pesquisador conseguiu encontrar nada de concreto que levasse a crer que a Capoeira fosse africana. O que se sabe que na frica existia O Jogo de Zebra, ou NGolo. Uma dana que era praticada com bastante violncia. Esse jogo fazia parte de um ritual de passagem da infncia para a vida adulta, onde os negros lutavam em um pequeno recinto e os vencedores poderiam desposar as meninas da tribo, que ficavam mocinhas, sem o pagamento dos dotes tradicional. Passos (1992) alega que o grande motivo pelo qual no conseguimos provas documentais para resolver a polmica se a Capoeira africana ou brasileira, o fato de Rui Barbosa, ento ministro da fazenda do governo de Deodoro da Fonseca, ter mandado queimar todos os documentos com relao escravido no Brasil. Ato que praticou dizendo ser necessrio para apagar da memria da nao o fato de o pas ter sido ano antes, escravocrata. No entanto, sabemos haver outras razes, dentre elas, evitar o pagamento de indenizaes aos senhores de engenho e aos escravos libertos.

O nome CAPOEIRA, segundo Alencar e Soares (1880) citado por FALCO (1996), deu-se em funo do seguinte: Os Escravos ao fugirem para as matas tinham nos seus encalos esses famigerados Capites do Mato, enviados pelos senhores; os escravos em fuga reagiam e os atacavam, nas clareiras de mato ralo, cujo nome capoeira propunha, tambm, que o vocbulo vinha do tupicaa-apuam-era -, dando-lhes, com os ps, mos e cabeas surras ou at mesmo matando-os. Porm os que sobreviviam voltavam para os seus patres indignados. Estes perguntavam: Cad os negros? E a resposta era: Eles nos pegaram na capoeira. Referindo-se ao local onde foram vencidos.

Para Rego (1968), a Capoeira no meio das matas era praticada como luta mortal. J nas fazendas, era praticada como brinquedo inofensivo, pois ela estava sendo feita sob os olhares dos Senhores de Engenho. Naquele momento se transformou em dana. Para disfararem a luta utilizavam a ginga, a base de qualquer capoeirista; e dela que saem todos os golpes. Esse disfarce foi fundamental para a sobrevivncia dos escravos, pois a Capoeira , principalmente, na sua origem, uma luta de resistncia. Segundo Passos (1992) costume dividir a capoeira em trs perodos: escravido, marginalidade e ensino nas academias. Esta viso tenta mostrar em poucas palavras uma viso panormica cujo maior mrito ressaltar a fora, a capacidade de adaptao e sobrevivncia, e a resistncia da capoeira. No perodo Escravido, a capoeira, uma espcie de luta, teria se disfarado em dana para iludir e contornar a proibio de sua prtica por parte dos feitores e senhores de engenho. No Marginalidade, aps a abolio da escravatura, em 1888, ex-escravos capoeiristas no teriam encontrado lugar na sociedade e caram na marginalidade, levando consigo a capoeira, que foi proibida por lei. No ltimo perodo, Academias, na dcada de 1930 foi revogada a lei que proibia a pratica da capoeira e abriram-se as primeiras academias em Salvador, a capoeira saiu das ruas e da marginalidade e comeou a ser ensinada e praticada em recinto fechado. Para Passos (1996) por volta de 1719, os escravos fugitivos que buscavam proteo nos quilombos uma espcie de forte criaram uma luta para se defender dos brancos. Inspirado nos movimentos dos animais, os escravos adaptaram alguns golpes, como o pulo do macaco, o bote do lobo, a cabeada do touro, o coice do cavalo, mecnica humana. Os senhores de engenho que observavam a manifestao dos escravos, quando em dias de folga, chamavam-na de brincadeira dos angolas, ou vadiao dos angolas, por serem os negros bantus procedentes de Angola os que mais se davam prtica daquela atividade.
Passos (1996) nos fala que com caractersticas de dana e com seu aspecto ldico, aquela manifestao muitas vezes deixava transparecer o seu poder de luta. A velocidade dos movimentos e a destreza com a qual esses eram executados, colocavam em risco a integridade fsica dos prprios escravos, bem como a integridade fsica e moral dos seus opressores. Um escravo

machucado traria prejuzo ao seu dono e um escravizados agredido ou morto seria uma ofensa aos grandes senhores e a prtica da capoeira foi proibida.

2.2-A Dana, O Jogo, A Luta vadiao, brincadeira, so outros nomes com que os negros designavam na Bahia o jogo de capoeira. Capoeira se luta, joga e dana, algo que se faz entre amigos e companheiros. (SODR, 1988: 202) No se pode dizer que a capoeira s luta, ou s dana, ou s jogo. Na verdade estas trs atividades se misturam, interpenetram. Para Falco(1996) a capoeira ao mesmo tempo luta, dana e jogo embora seu praticante seja definido como jogador e no lutador ou danarino. Entre os capoeiristas, jogar capoeira mais usual do que lutar capoeira. Na roda de capoeira o jogador livre para jogar como e quando quiser, sem a pretenso de obter qualquer lucro. A capoeira jogada consegue atender necessidade de fantasia, justia e esttica, despertando o gosto pelo inesperado, pelo imprevisvel. Segundo Passos (1992) o jogo, na capoeira, representa uma constante negociao (sobretudo corporal) em que cada capoeira procura ampliar cada vez mais o seu volume. Por mais que se pretenda minuciosa, a descrio dos expedientes gerados em um jogo de capoeira jamais refletir a riqueza dos fatos em si. A dana, na capoeira, segundo Reis (1997), se expressa no gingado centrado nos quadris. No acompanhamento do ritmo do berimbau, os capoeiristas descrevem crculos imaginrios dentro da roda, tendo a luta e o jogo tambm como uma forma de dana, remetendo a capoeira situada entre o ldico e o combativo. Afirma Falco (1996) que a capoeira enquanto luta, remonta s suas origens. O jogo e a dana contribuem para uma dissimulao do aspecto luta na pratica da capoeira, medida que no acontece o confronto direto, mas uma constante simulao de ataques e defesas, mediadas pela ginga numa interao dana-luta-jogo. Neste sentido, o capoeira mais competente aquele que mostra que poderia acertar um golpe, mas no o faz, com isso possibilita a beleza e a continuidade da prpria luta-dana-jogo.
Tendo em vista esta trade (luta-jogo-dana) a capoeira deve ser vivenciada e analisada a partir de uma dimenso mais ampliada. O principal desafio dos futuros capoeirista no deve ser lutar contra o camarada, individualmente, como acontecia antigamente. O capoeirista deve lutar contra qualquer tipo de opresso, discriminao e pela construo de uma sociedade mais justa, livre e democrtica.

2.3 A Musicalidade Outro aspecto importante do ensino da capoeira na escola a questo da musicalidade. A variedade instrumental, rtmica, existente na capoeira rica e por isso se torna um timo contedo a ser trabalhado no meio escolar. Segundo Falco(1996) esse contato com a msica leva o aluno a explorar o universo da msica identificando a origem e funo dos instrumentos e dos cnticos na capoeira.

Afirma Passos (1992) que a capoeira apresenta em todo seu contexto musical: Instrumentos como o berimbau, o caxixi, o pandeiro, o atabaque, o reco-reco e o agog. Uma outra forma rtmica da capoeira so as palmas.
Falco (1996) afirma que os Cnticos que constituemse em elementos dinmicos do capoeira uma peculiaridade notvel e a torna como a nica luta no mundo em que seus lutadores se confrontam ao som de cnticos executados pelos demais componentes. Classificam-se em ladainhas, chulas ou quadras e corridas. Durante a ladainha no se deve jogar e cantada ao toque de angola. Oscorridos so cantos curtos, geralmente formados com um verso apenas, em que o coro deve repetir a frase do puxador.

2.4 A Capoeira e seu Referencial Ldico a diverso traz consigo a medida do homem: ela tambm eleva esfera da conscincia ou ao plano da ao, certas distines fundamentais para o comportamento humano. (FERNANDES, 2001p. 57) Para Tavares (1964) citado por FALCO (1996) a capoeira sempre apresentou caracterstica festeira, ldica; isto notrio desde o seu surgimento. Por isso pode-se dizer que a ludicidade constitui em um dos elementos de destaque da capoeira. Rego (1968) enfatiza este fato ao afirmar que os negros de angola, os primeiros e mais numerosos dentre os escravos, eram frteis em recursos e manhas. Tinham manias por festas, pelo reluzente e pelo ornamental. Rego (1968) mostra a idia do vnculo entre ludicidade e luta como componentes da capoeira: primitivamente a capoeira era folguedo que os negros inventaram, para os instantes de folga e divertirem a si e aos demais nas festas de largo, sem, contudo, deixarem de utiliz-la como luta, no momento preciso para sua defesa(REGO1968: 359). Tendo em vista essas consideraes e, para um melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da capoeira, pode-se dizer que a questo do ldico, alm de estar presente no contexto histrico da capoeira, deve fazer parte, tambm, da proposta pedaggica no processo de ensino-aprendizagem da mesma. 2.5- O Compromisso com a Historicidade

O ensino da capoeira, como contedo curricular nas escolas, abordado neste estudo requer um compromisso com o seu processo histrico. Mtodos que enfatizam apenas o tcnico, performance, no fazem sentido quando trabalhados unicamente. Para Falco (1996) a capoeira deve ser vivenciada e analisada a partir de suas prprias mudanas, de sua leitura histrica, de seus condicionantes, de modo a permitir o desvelamento de suas contradies. Segundo Vieira (1995) perodos e fatos histricos, como a escravido no Brasil e os regimes autoritrios de Getulio Vargas, esto intimamente relacionados com a capoeira. Assim esses fatos histricos reatualizados atravs de cantigas e rituais, ao ser trabalhado pedagogicamente pelo professor, pode configura-se como importantssimo elemento no processo de entendimento da realidade scio-histrica brasileira. Afirma Falco (1996) que um dos caminhos para exercitar essa reatualizao histrica uma consistente anlise crtica da capoeira em sua trajetria. No no sentido de sua realizao apenas pelo vis do espetculo, retornando sua gnese, mas no sentido de compreend-la melhor e ampliar os horizontes para a mesma. 2.6- A Capoeira e a Educao Fsica Escolar: uma proposta crtico-educacional O ensino da capoeira nas escolas, como contedo curricular nas aulas de educao fsica, uma proposta relativamente recente que vem provocando alguns questionamentos e polmicas entre estudiosos da educao, acadmicos e capoeiras. Ao ser abordada em um outro contexto, com objetivos educacionais, a capoeira necessita de incorporar cdigos e valores diferentes daqueles vivenciados na sua origem e nas academias de capoeira. O que se pretende e torna-se um grande desafio, nas escolas, essa transmutao da capoeira, pedagogicamente estruturada com finalidades crtico-reflexiva, rompendo com os preconceitos racial e machista -. No que diz respeito cultura afro-brasileira, importantes conquistas na educao foram alcanadas. Primeiro foram os Parmetros Nacionais Curriculares (PCNs), que orientam a promoo da igualdade em um dos temas transversais, Pluralidade Cultural. Uma outra conquista significativa para o ensino foi a lei federal n 10.639, cujo documento determina que a historia da frica seja tratada em perspectiva positiva, no privilegiando somente as denncias e misrias que atinge o continente. Mas, ser que a criao de leis a maneira correta de levar esse tipo de questo para as aulas? Afirma Chizzotti (2003) que a incluso no deve ser um tema imposto, deve-se brotar dos docentes e apresentar um aspecto no formal, pois, do contrrio, dificultaria essa abordagem dentro da escola. Segundo Cabral (2003) o prprio governo mostra-se preconceituoso no que diz respeito diversidade cultural. Afirma tambm, que assim como os afro -descendentes, todas as pessoas tem o direito de ter suas tradies e culturas estudadas na escola; o problema a falta de formao dos professores e ausncia de materiais de apoio atualizados. Nesta perspectiva, ficam notrios alguns erros sobre o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas como, por exemplo, abordar a historicidade a partir da escravido; em vez de

aprofundar-se nas causas e conseqncias da disperso dos africanos pelo mundo e abordar a histria da frica antes da escravido. Assim, ns educadores, devemos reconhecer a existncia do racismo no Brasil e a necessidade da valorizao e respeito aos negros e cultura afro-brasileira. Este estudo busca tematizar a capoeira da escola, e no a capoeira na escola, pois a insero deste contedo, enquanto objetivos educacionais, deve propor uma viso mais ampliada, em uma perspectiva crtica, levando em considerao: que o ensino deve estar em sintonia com o projeto poltico pedaggico de transformao social materializado pela instituio escolar, mesmo considerando que nem a escola, nem a capoeira tm poderes para transformar radicalmente a realidade social. (FALCO, 2003, p.56) Nesse sentido, a capoeira ser tratada, nesta pesquisa, como um processo e no simplesmente como um produto. Esse pressuposto requer do educador um compromisso poltico, considerando que no basta ter um caminho e saber caminhar, ms uma formao slida cientfica e tcnica para que bons resultados no meio educacional sejam alcanados. Para Frigrio (1989) a referncia principal do ensino-aprendizagem da capoeira na escola, dentro dessa perspectiva, o aluno e no a capoeira por ele praticada (obviamente sem neg-la). Dessa forma, o ensino da capoeira, como contedo curricular, no tem o compromisso de aperfeioar a tcnica dos gestos em relao a um padro preestabelecido, mas exercit-la com objetivos crticos. Desse modo, o que mais importa, na viso de Frigrio (1989), o aluno e suas relaes com o contedo proposto. O educador deve mediar essa relao, onde, professor e aluno identificaro seus elementos centrais. A partir da professores e alunos elaboraro juntos um plano de entendimentos, onde decidiro estratgias e os diferentes papis que cada participante assumir no processo.
Portanto, a capoeira escolar, tendo como princpio a pedagogia da luta, no se trata de uma reproduo de modelos. Em vez de copiar gestos, rituais e fundamentos, o processo de ensino/aprendizagem apresenta como desafio a ampliao de conhecimentos em relao capoeira e ao mundo, atravs de uma abordagem crtica que questionam a adaptao e a submisso e visam ao esclarecimento, a autonomia e a competncia.

REFERNCIAS ALMEIDA, Raimundo Csar Alves. A Saga do Mestre Bimba, Salvador BA: editora Ginga Associao de Capoeira, 2002. FALCO, Jos Luiz Cirqueira. A escolarizao da capoeira, Braslia DF: Royal Court Editora, 1996. FRIGRIO, Alejandro. Capoeira: de arte negra a esporte branco. Revista Brasileira de Cincias Sociais, Rio de janeiro: v.4, n.10, p.85-98, jun.1989.

KUNZ, Elenor. Didtica da Educao Fsica 1. 3.ed. Iju RS: Editora Uniju, 2003 MEDINA, Joo Paulo Subir. A Educao Fsica cuida do corpoe mente. 6.ed. Campinas: editora Papirus,1993. PASSOS, Nestor Sezefredo. Capoeira: Os fundamentos da malcia. 8.ed. Rio de Janeiro RJ: editora: Record, 2001. REIS, Letcia Vidor de Souza. O mundo de pernas para o ar: a capoeira no Brasil. So Paulo SP: editora Publisher Brasil, 1997. CHIZZOTTI, Antnio. Deve ser obrigatrio o ensino da Histria AfroBrasileira? Revista Nova Escola: Abril, n177, nov. 2004. p. 47-53 CABRAL, Jecinaldo. Deve ser obrigatrio o ensino da histria Afro-Brasileira? Revista Nova Escola : Abril, n177, nov. 2004. p. 47-53

Tema: Capoeria na Escola e a Cultura Afro-Brasileira Instituio: E.E. Jos Dias Pedorsa Autor: Marlene Aparecida Viana Abreu

You might also like