You are on page 1of 5

Introdução

:

Um Sistema de Abastecimento de Água é caracterizado pela retirada de água da natureza, adequação de sua qualidade, transporte até os aglomerados humanos e o seu fornecimento à população em quantidade compatível com suas necessidades. Esse sistema pode ser concebido para atender pequenos povoados ou a grandes cidades, variando nas suas características e no porte de suas instalações. Esse sistema público de abastecimento de água pode ser dividido, basicamente, em três partes: estações elevatórias, adutoras e a distribuição de água. As estações elevatórias têm a função de captar água, seja superficialmente ou subterraneamente. As adutoras podem ser definidas como sendo as canalizações que ligam a estação elevatória à rede de distribuição. E o sistema de distribuição é composto pelos reservatórios e redes de distribuição.

5 km de redes de distribuição que vai beneficiar pelo menos 5. o município passa até 20 dias sem receber a água. qualidade.Justificativa: Os recursos hídricos superficiais. à ser construído na RN233 Km01. o município passou a precisar com urgência de mais água para crescer com sustentabilidade. Devido às condições de armazenamento. que foi instalado em 1978 e nunca passou por ampliação e com a chegada do campus da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA). constatado.5 mil famílias da cidade. duas estações elevatórias. de acordo com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS). estabelecer parâmetros e dimensionar a rede adutora para o abastecimento de água potável para o Campus universitário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. atualmente. E a elaboração de conhecimentos que permitam avaliar a eficiência. açudes de grandes e médios portes dão suporte ao abastecimento de água na região do Alto-Oeste do Rio Grande do Norte. Objetivos: Objetivo Geral O presente documento tem como finalidade. zona rural do município de Caraúbas. todavia a localização geográfica destes mananciais torna o atendimento da demanda localizado e de pouca abrangência. No caso de Caraúbas. os seguintes objetivos específicos foram definidos: . o município recebe água da Adutora Alto Oeste que é abastecida pela Barragem Santa Cruz do Apodi. faz necessário aproveitar essa estrutura para a construção de uma adutora de pequeno porte para o abastecimento do campus UFERSA Caraúbas. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) pretende ampliar a rede de abastecimento e construir mais três grandes cisternas. Objetivos Específicos Visando o alcance do objetivo geral. Sítio Esperança II. diz respeito ao sistema de abastecimento da cidade. Outro problema.5 km de adutoras e 36. E como parte dessa adutora passa próximo à Universidade. disponibilidade hídrica e viabilidade econômica para seu fornecimento. 1.

características de solo e facilidades de acesso às instalações. Custo-benefício do projeto de derivação da rede hidráulica de Caraúbas para o Campus UFERSA. . Avaliar fatores como topografia. Avaliar o dimensionamento da adutora.    Avaliar a demanda de água potável do Campus UFERSA Caraúbas.

departamentos e companhias que fizeram ou irão fazer parte da concepção do sistema adutor do Alto Oeste. para o munícipio e do campus universitário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). tais como a Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (CAERN). Aos dados bibliográficos serão agregadas informações obtidas em livros.Metodologia: A obtenção dos dados será realizada de forma direta através de um levantamento feito junto às empresas. que apresentem textos e dados relacionados com as temáticas abordadas no trabalho. o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS). A metodologia utilizada será um estudo de caso com dimensionamento de adutora utilizando como entrada um conjunto de dados observados de consumo de água obtidos da CAERN. . publicados por organizações governamentais e não governamentais. especificamente da região do município de Caraúbas.

Disponível em: <http://www. 2012.br/2012/ 02/01/abastecimento-de-agua-caixa-analisa-documentos/>.ebah. Acesso em: 29 mar. L. 2012.br/content/ABAAABGIIAB/adutoras-bombas>. E. 2006. Acesso em: 28 mar. Disponível em: <http://caraubasrn. . JUNIOR.com. Sistemas de Transportes de Líquido: Adutoras e Bombas.Cronograma de Execução: Atividades MAR         Plano de trabalho Introdução Revisão de literatura Material e métodos Análise dos dados Resultados e discussões Conclusões Defesa X X X X Meses/2012 ABR MAI JUN JUL X X X X Referências: PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS – ABASTECIMENTO DE ÁGUA: CAIXA ANALISA DOCUMENTOS.com.