You are on page 1of 3

Video consumo consciente : Andre Trigueiro.

Armadilhas do consumismo 1 - De ordem etica e moral, Ostentar a abundancia onde ha escassez: Em um raio de 100 metros é possivel achar pelo menos uma pessoa que passa por privações e necessidades materiais 2 - De ordem ecologica: Tudo o que se leva para casa é materia prima e energia, e o consumismo ocorre sem necessidade real. Recursos são finitos e não ha plano B. 3 - Ilusao de transferir para bens materiais a paz e a felicidade. Acumular para tapar vazios. Economistas afirmam que o consumismo desenfreado é necessário para alavancar a economia. Os abolucionistas afirmavam 110 anos atras que se a escravatura fosse dada a economia iria quebrar anos atras e isso era um dogma assim como os economistas afirmam hoje. A humanidade está explorando 30% a mais da capacidade suporte da Terra. O banco mundial afirma que 20% da humanidade consomem 80% dos recursos Inclusao social é utopia com consumo desenfreado, pois o kit basico para que metade da Terra posse a viver dignamente (moradia digna, saude, educação, transporte e lazer) demanda muita materia prima. Portanto é necessario equilibrar o jogo e reeducar os 20% que consomem demais. Prevenção a publicidade que dissemina o consumo daquilo que é perecivel. "A Terra pode satisfazer a necessidade de todos os homens mas não a ganancia de todos os homens . Sejamos nós a mudança que nos queremos para o mundo" (Mahatma Gandhi)

A HISTORIA DAS COISAS SISTEMA LINEAR: Incompleto Extração > Produção> Distribuição> Consumo> Tratamento de Lixo Faltam neste sistema: As pessoas / O governo / As corporações. Nas 3 ultimas decadas consumismos 30% dos recursos naturais,

5% dessa população mundial consomem 30% dos recursos mundiais. perdessem a vida util. Travesseiros sao repletos de neurotoxinas. O governo zelam pelos interesses das corporações e não das pessoas. . pagando por eles. As mulheres se expoem a trabalhos em fabricas que se expoe a toxinas em idade reprodutiva. O consumo dobrou em media por pessoas nos ultimos 50 anos. para manter o consumo. Neste sistema só tem importancia quem consome. O leito materno é o alimento com maior nivel de quimicos toxicos. A erosão dos ecossistemase economia locais garantem o fluxo de pessoas sem alternativas que dependem desses empregos para viver. diminuem o custo. produção. O designer dos produtos nos convencem a jogar fora coisas perfeitamente uteis por causa da aparencia dele. transporte). Ha grande adição de quimicos e toxicos nos sistema de produção industrial. Seis meses depois de consumido apenas 1% dos produtos ainda são utilizados e não foram para o lixo. Isto esta tambem na moda. No fim não pagamos pelo produto (materias primas.Nos EUA 4% das florestas originais dos EUA e 40% estam improprios para consumo. O legado da economia americana é produzir bens de consumo. toxicos para o cerebro que sao adicionados para retardar incendio das coisas. O consumismo é incentivado pelo governo amplamente. As estrategia é a obssolencencia planejada e obssolencencia perceptiva. mantem preços baixos. influenciada pela midia 3000 anuncios são feitos por dia para nos convencer de que nossas coisas estao desatualizadas. pagando mal seus trabalhadores. Exteriorizar o custo.8 milhão de kg de quimicos toxicos sao liberados por ano por industrias americanas. Descartaveis que são substituidos o mais rapido possivel. 1. o consumismo nao seria induzido. Se a realmente esperassemos que as coisas estragassem . por isso a necessidade de convencer que o produto nao serve mais pela sua aparencia. a perda de espaço dos recursos naturais e exploração da mao de obra. O que denuncia o seu grau de contribuição para o sistema.

. Grande parte do lixo nao pode ser reciclado . por que não é possivel separar os materiais Mesmo reciclando todo lixo recolhido. poluindo as aguas. não atingiriamos nem a ponta do problema. La os lixos sao incinerados.O americano produz 2kg de lixo por dia (o dobro em 30 anos). produção em ciclo fechado / quimica verde/ energia renovaveis/ residuos zero/ economicas locais vivas. Sistema precisa ser ciclico: sem disperticio de recursos e pessoas. liberando toxicos no ar. O sistema não pode consumir apenas para reciclar. REciclar nao é suficiente e nem sera Para cada de lixo coletado nas casas sao produzidos 70 sacos que foram deixados para traz ao longo da cadeia que não serao reciclados.