You are on page 1of 2

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy - Plantas Medicinais

Captulo 3

Sobre o uso das plantas medicinais

Agora voc aprender por que e quando usar as plantas medicinais. Aprender ainda os cuidados que devem ser tomados ao us-las. Para os amantes da medicina natural e de outros mtodos alternativos de tratamentos para a sade e beleza, j no novidade o fato de que os benefcios das plantas na sade so comprovados cientificamente. Os benefcios das plantas medicinais na sade j so usados desde o comeo da humanidade, e com o passar dos tempos foi sendo transmitido de gerao em gerao. Espero que aproveite cada informao agregando ainda mais aos seus conhecimentos.

3.1 Por que usar plantas medicinais O Brasil um dos pases que dispe da mais ampla e diversificada fauna e flora , possui milhares de plantas medicinais. Grande parte foi descoberta pelos ndios e, tambm, por estrangeiros que vieram visitar ou morar no pas e que trouxeram de seus locais de origem e culturas, conhecimentos sobre as mesmas. Muitas pessoas no valorizam as plantas medicinais por considerarem que so consumidas apenas por gente simples ou ignorante. No entanto, essa falsa viso est comeando a mudar com rapidez, por diversas razes. Uma das mais importantes que os cientistas j atestaram que muitas plantas utilizadas por raizeiros, curandeiros e por outras pessoas, realmente resolvem vrios problemas de sade. Muitos daqueles preconceituosos, que no valorizavam a sabedoria popular, perceberam que este saber digno de respeito e valorizao, pois, do ponto de vista da funcionalidade, apresenta bons resultados, resolve problemas e ainda pode orientar a cincia na busca de explicaes e novos conhecimentos. Concomitantemente, verificou-se que os remdios naturais quase sempre causam menos efeitos colaterais nas pessoas. Ou seja, as plantas no s curam como no costumam fazer mal a quem as utiliza (o que nem sempre acontece com os remdios comuns). Como vantagem adicional, os medicamentos base de plantas so em geral mais baratos do que os produzidos industrialmente .
Pai Carlos de Oxossy 2012 Todos os direitos Reservados

Templo de Umbanda Tenda de Oxossy - Plantas Medicinais

Por todos esses fatores e pelo fato de poderem ser facilmente encontradas em feiras, farmcias ou mesmo cultivadas no quintal de casa ou at em vasos, muitos continuam a usar as plantas medicinais para se defender das doenas. Deve-se lembrar, ainda, que atualmente muitas pessoas, que vivem nas cidades grandes e esto sempre s voltas com problemas de poluio, barulho, descanso de menos e excesso de trabalho, valorizam cada vez mais, tudo aquilo que mais natural. E assim, tm procurado contrabalanar os malefcios e os excessos da vida moderna, adotando uma alimentao mais saudvel e modos mais naturais para cuidar do corpo e da sade, o que provocou o aumento da demanda pelas plantas medicinais.

3.2 Cuidados no uso das plantas medicinais importante salientarmos que devemos ter cuidados com qualquer medicamento mesmo sendo ele o natural. Como qualquer medicamento, as plantas medicinais so extremamente teis para tratar determinadas doenas, mas ao mesmo tempo podem tambm ser contraindicadas para outras. Algumas delas devero tambm ser alvo de especial precauo, pois apesar de serem benficas em pequenas quantidades, podem ser txicas ou mesmo mortais se ingeridas em grandes quantidades ou sem os cuidados necessrios no temos a inteno de assust-lo ou de que voc perca o interesse pelas plantas medicinais! Estas precaues so comuns a qualquer substncia, utilizando-as da forma correta s temos a ganhar! Dependendo da doena apresentada, necessria a realizao de exames e o acompanhamento mdico, pois a doena pode ser mais grave do que se pensa e o estado do doente pode se agravar ainda mais. Evite usar plantas medicinais no tratamento de doenas graves , somente o faa se o seu mdico tiver conhecimento. As gestantes devem us-las com cuidado especial, pois algumas plantas podem causar aborto ou deformar o beb. Tire sempre qualquer dvida com o seu mdico. Ateno! melhor evitar a mistura das plantas, pois algumas podem anular o efeito de outras ou causar reaes desagradveis.

Pai Carlos de Oxossy 2012 Todos os direitos Reservados

You might also like