You are on page 1of 7

COVILHÃ aLeR

+
CONCURSO DE LEITURA CONCELHIO

REGULAMENTO
Artº 1º Preâmbulo O Concurso COVILHÃ aLeR+ resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas “A Lã e a Neve”, a Biblioteca Municipal da Covilhã (BMC) e a Câmara Municipal da Covilhã (CMC) e enquadra-se nos objetivos do Plano Nacional de Leitura e Projeto aLeR+ e será desenvolvido em moldes análogos aos do Concurso Nacional de Leitura.

Artº 2º Objetivos 1. Pretende-se promover a leitura de forma lúdica entre os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Covilhã. 2. O concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias nesse Ciclo de Ensino e desenvolver-se-á em duas fases distintas: 1ª Fase – Fase Agrupamentos – a realizar nos agrupamentos (eliminatórias) 2ª Fase – Final Concelhia – a realizar na BMC

Artº 3º Condições gerais de participação 1. A participação no Concurso está aberta aos Agrupamentos do concelho da Covilhã que a ele aderirem. Para o efeito, cada Agrupamento deverá proceder à inscrição dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico que selecionar. 1

2. Podem participar no Concurso os alunos que frequentem o 2º Ciclo do Ensino Básico num Agrupamento do concelho da Covilhã no ano letivo 2012/ 2013, independentemente da sua nacionalidade. 3. Não serão admitidos à Final Concelhia os alunos que não se encontrem devidamente inscritos. 4. Os concorrentes comprometem-se a submeter-se ao presente Regulamento e às decisões do Júri do Concurso. 5. Para participação na Fase Concelhia, os alunos concorrentes deverão ter autorização expressa dos encarregados de educação. 6. O Júri do Concurso reserva-se o direito de conferir, em qualquer momento, o nome, endereço ou a idade dos concorrentes. 7. Não poderão participar no Concurso os familiares diretos dos membros do Júri Concelhio.

Artº 4º Categorização dos concorrentes Os concorrentes são agrupados numa única categoria: “Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (5º e 6º anos de escolaridade) do Concelho da Covilhã”.

Artº 5º Júri Concelhio 1. O Júri Concelhio será constituído por cinco elementos, a saber: - Isabel Marques (Coordenadora Interconcelhia – Rede de Bibliotecas Escolares); - Cristina Caetano (Técnica Bibliotecária da BMC); - Paulo Rosa (Vereador da CMC). 2. Será Presidente do Júri a professora Isabel Marques, Coordenadora Interconcelhia – Rede de Bibliotecas Escolares.

Artº 6º Competências do Júri Concelhio 1. Cabe ao Júri Concelhio a organização geral do Concurso e o controlo do seu desenvolvimento ao longo das Fases enunciadas no Artº 2º deste Regulamento.

2

2. Cabe também ao Júri Concelhio a aprovação da lista de obras selecionadas pela Comissão de Organização do Concurso, tomadas como referência para a Final Concelhia. 3. O Júri Concelhio reserva-se o direito de intervir (em casos excecionais) em quaisquer questões relativas ao número, conteúdo, forma e correção das provas, bom como o de tomar qualquer decisão se supressão, modificação ou manutenção de tais provas. 4. O Júri Concelhio é soberano, não sendo possível, em circunstância alguma, recorrer das suas decisões. 5. Cabe ainda ao Júri Concelhio decidir sobre quaisquer matérias omissas neste Regulamento.

Artº 7º Comissão de Organização do Concurso 1. A Comissão de Organização do Concurso, adiante designada por COC, será constituída pelos seguintes elementos: - Carina Franco (Diretora doAgrupamento de Escolas “A Lã e a Neve”); - Representante da CMC a designar pelo Vereador do Pelouro da Educação; - Cristina Caetano (Técnica Bibliotecária da BMC); - Isabel Correia (Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas “A Lã e a Neve”); - Três docentes de Português do Agrupamento de Escolas “A Lã e a Neve”. 2. À COC caberá toda a organização do evento, incluindo a seleção das obras a concurso para a Fase Concelhia e a elaboração das respetivas provas (escrita e oral). 3. A seleção das obras a concurso na Final Concelhia, bem como as respetivas provas (escrita e oral) deverão obter prévia aprovação do Júri Concelhio.

Artº 8º Fases do Concurso Após a publicitação do Concurso COVILHÃ aLeR+, o mesmo decorrerá em duas fases: 1º Fase – Eliminatórias a realizar nos agrupamentos a) A primeira fase do concurso decorrerá entre setembro e dezembro de 2012 (de acordo com o calendário referido no Art.º 15º) e a sua organização está a cargo dos agrupamentos do concelho da Covilhã que aderirem a esta iniciativa. b) A coordenação de todo o processo nesta fase poderá ser assegurada pelo Professor Bibliotecário, que coordena a Biblioteca Escolar, ou por qualquer outro docente de Português.

3

c) Cada Agrupamento selecionará, no máximo, 3 alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, que representarão o seu agrupamento na Final Concelhia. d) A 1º Fase terminará impreterivelmente no dia 14 de dezembro de 2012, com a inscrição dos participantes na Final Concelhia 2º Fase – Final Concelhia a) A segunda fase do Concurso consiste na realização de uma prova pública, na qual participarão os concorrentes selecionados pelos Agrupamentos. A prova será elaborada pela COC em data a anunciar oportunamente, prevendo-se que ocorra no mês de fevereiro de 2013. b) O transporte dos alunos e a logística para realização da fase concelhia será, oportunamente, organizada em acordo com a Câmara Municipal, entidade parceira neste evento.

Artº 9º Inscrições 1. A inscrição no Concurso COVILHÃ aLeR+ desenvolve-se em dois momentos: 1º) Pré-inscrição: a realizar aquando da divulgação do Concurso aos agrupamentos. No momento da pré-inscrição, os Agrupamentos apenas manifestam a sua intenção de participar no Concurso. 2º) Inscrição: esta fase terá lugar após a seleção dos candidatos à Final Concelhia. Cada Agrupamento deverá então indicar os nomes dos participantes na Final Concelhia, bem como as obras lidas na Fase Agrupamento. 2. As pré-inscrições e inscrições no Concurso COVILHÃ aLeR+ são efetuadas através de formulário eletrónico, a enviar aos Agrupamentos e acessível também no blogue “Cores da Leitura”, disponível em http://coresdaleitura.blogspot.com/. 3. As Agrupamentos deverão preencher e submeter, em cada momento, o formulário referido. Da boa receção do mesmo será dado conhecimento aos Agrupamentos. 4. A COC divulgará listagem dos Agrupamentos a concurso, por via eletrónica (diretamente aos Agrupamentos, através de e-mail e no blogue “Cores da Leitura”). 5. A pré-inscrição e a inscrição dos Agrupamentos no Concurso COVILHÃ aLeR+ decorrerão de acordo com a calendarização prevista no Art.º 15º deste Regulamento. 6. Os Agrupamentos que não procedam à inscrição dentro do prazo atrás referido não serão consideradas a concurso na Final Concelhia.

Artº 10º Provas de seleção 4

1. As provas da 1ª Fase do Concurso COVILHÃ aLeR+ serão elaboradas em cada Agrupamento que se inscreva no Concurso, ficando ao seu critério o modelo ou estrutura a adotar. 2. As provas da 2ª Fase – Final Concelhia, são da responsabilidade da COC e do Júri Concelhio, representado na pessoa do seu presidente. 3. O princípio orientador do Concurso COVILHÃ aLeR+, à semelhança do que já sucede com outras iniciativas de carácter nacional do Plano Nacional de Leitura, é o prazer de ler, o gosto pela leitura e o contacto com os livros. Por esta razão, as provas deverão avaliar os conhecimentos dos concorrentes sobre as obras selecionadas. O modelo ou estrutura das provas pode consistir em questionários de escolha múltipla e/ ou comentários pessoais acerca das obras, redigidos pelos participantes. As provas poderão ser escritas ou orais. 4. Na 2ª Fase – Final Concelhia, os concorrentes realizarão uma prova escrita, que constituirá uma primeira eliminatória. Nesta prova serão apurados os cinco semi-finalistas, que passarão à prova oral. Esta última prova servirá para encontrar os três vencedores do Concurso COVILHÃ aLeR+, escalonados em 1º, 2º e 3º lugar. 5. A prova oral consistirá na leitura de um excerto de uma das obras a concurso, seguida de resposta argumentativa a uma questão acerca do conhecimento global da obra. 6. As eventuais situações ex aequo serão desempatadas mediante provas adicionais.

Artº 11º Obras selecionadas para as provas As obras tomadas como referência para as provas do Concurso COVILHÃ aLeR+ serão selecionadas do seguinte modo: 1ª Fase (Agrupamentos) – Em cada Agrupamento, os docentes responsáveis, a nível local, pela organização do concurso selecionam a(s) obra(s) que entenderem mais adequadas, tendo por referência as sugestões do Plano Nacional de Leitura. Das obras escolhidas em cada Agrupamento deve ser dado conhecimento às entidades promotoras do evento, através do formulário que deverão preencher para inscrição da sua escola e alunos no Concurso. 2ª Fase (Final Concelhia) – A COC e o Júri Concelhio, representado na pessoa do seu Presidente, serão responsáveis pela escolha das duas obras de referência para as provas a realizar pelos concorrentes.

Artº 12º Equipa de correção das provas escritas durante a Final Concelhia 1. As provas escritas a realizar na Final Concelhia do Concurso COVILHÃ aLeR+ serão corrigidas por uma equipa constituída por cinco docentes de Português.

5

2. Para efeitos do disposto no número anterior, cada Agrupamento a Concurso deverá indicar um docente para integrar a “Equipa de correção das provas”. 3. Para a correção das provas, os docentes corretores terão ao seu dispor as competentes grelhas de correção e classificação.

Artº 13º Não imputabilidade da Organização e do Júri Concelhio Em caso de modificação, suspensão ou interrupção do Concurso COVILHÃ aLeR+, por qualquer motivo imprevisto, não serão imputadas responsabilidades à Organização nem aos membros do Júri Concelhio, nem aos professores organizadores ao nível de cada Agrupamento.

Artº 14º Prémios 1. Na 1ª Fase (Agrupamentos): os eventuais prémios a atribuir aos vencedores em cada Agrupamento serão decididos a nível local, de acordo com o que for decidido pelos professores que organizarem o concurso no respetivo Agrupamento. 2. Na 2ª Fase (Final Concelhia): cada concorrente receberá um prémio de presença e um Certificado de Participação, onde constará o seu nome. Os três vencedores do Concurso receberão prémio a anunciar em data oportuna e um Diploma de Vencedor da Edição 2012/ 2013 do Concurso (a definir pela CMC).

Artº 15º Calendarização Momentos do Concurso Pré-inscrição Datas De 3 a 21 de setembro de 2012

1ª FASE (AGRUPAMENTOS) Seleção dos candidatos à Final Concelhia De 24 de setembro a 7 de dezembro de 2012 Inscrições para a Final Concelhia De 10 a 14 de dezembro de 2012 2ª FASE (FINAL CONCELHIA) Divulgação, aos Agrupamentos, das obras a Até 14 de dezembro de 2012 concurso Realização das provas Em data a designar, prevendo-se no mês de fevereiro de 2013 6

Artº 16º Disposições finais Para qualquer esclarecimento adicional ou informações acerca do Concurso COVILHÃ aLeR+ deverão contactar as entidades promotoras do evento, através dos seguintes endereços ou números de telefone: becresaodomingos@gmail.com coresdaleitura@gmail.com Telef.: 275 319520 Fax: 275 319523

7