You are on page 1of 7

SUGESTÕES

PALAVRA CHAVE Material
- Nenhum

Objetivos
- Integrar a sala - Atenção - Percepção auditiva

Desenvolvimento
O professor deverá falar a palavra chave, ele contará uma história, todas as vezes que esta palavra for dita as crianças deverão bater palmas ou outra coisa.

BRINCADEIRA COM RÓTULOS Materiais
- Rótulos diversos - Papel cartão ou cartolina - Caixa de papelão ou envelope

Objetivos
- Identificar as silabas - Formar palavras

Desenvolvimento
Cole os rótulos no papel cartão ou na cartolina. Recorte as silabas das palavras do rótulo de forma que fique como quebra cabeça. Coloque – os dentro da caixa ou envelope. Divida a turma em grupo. Entregue um envelope para cada grupo. É importante que cada envelope contenha o mesmo numero do rotulo. Os participantes devem juntar as silabas e formar palavras.

. Cada jogador. Entregue o jogo para cada grupo Os participantes devem montar com as sílabas da página seguinte palavras referentes ao que se pede no quadro abaixo.Fichas com as sílabas lã – va – ca – lu – co – co – ca – mo – dei – ta – cle – ci – fa – pi – lé – bi – la – ge – ra – sol . amarelo. Ao final de 3 rodadas. -É usado para proteger as mãos do frio -É gelado. seguindo as pistas dadas. Divida a turma em grupos de três. PALAVRAS COM PISTAS Uma sílaba Duas sílabas Três sílabas Quatro sílabas -Usamos para fazer a agasalho. -É redondo. conte quantos palitos você conseguiu. Convide 3 colegas para jogar com você.Formar palavras por meio de pistas . um de cada vez. JOGO DOS PALITOS Para este jogo você precisará do dado e palitos de picolé. muito gostoso e tem varias sabores.Favorece a concentração das crianças Desenvolvimento Cole a cartolina atras das fichas e recorte-a.FICHAS COM AS SÍLABAS Materiais . -É um animal que gosta muito de bananas -É um eletrodomésticos que conserva os alimentos. brilhante e aquece a terra -Usa para cortar alimentos.Cola e tesoura sem ponta Objetivos . Coloque os palitos no centro da mesa. lança o dado e pega a quantidade de palitos correspondente ao que tirou. -É um brinquedo que tem duas rodas. Vence quem tirar o maior numero de palitos.

Caneta e folha de papel Objetivos Desenvolver a criatividade. mas com certo sentido. galinhas gostou. Por exemplo: letra “G”. O professor dirá ou escolherá a letra escolhida. Regras • • • • • • Escolher um colega para jogar com você Embaralhar as cartas e distribuir para cada jogador Cada jogador escolhe uma de suas cartas Os dois jogadores devem mostrar a carta escolhida ao mesmo tempo Quem tiver a maior carta fica com as duas cartas Vence aquele que conseguir juntas mais cartas CARTA CURIOSA Materiais . que contenha o maior número de palavras e num prazo determinado (2 a 3 minutos). “Ganhei gatos. livremente. Vencerá o aluno que escrever uma carta. . E os alunos deverão escrever. de acordo com o estabelecido. cujas palavras comecem todas pela mesma letra(preestabelecida). Gorilas gargalharam. agilidade mental e o vocabulário Formação Alunos sentados em suas carteiras Desenvolvimento Ao sinal do professor. despertando a atenção. gotas gelaram e girafas giraram”. a criatividade e a iniciativa.JOGO DA BATALHA Do que você vai precisar: cartas de baralho. cada aluno deverá escrever uma carta. COMPLETE A FRASE Material Nenhum Objetivos Trabalhar oralmente as palavras.

. socialização e descontração. ou que demore muito em dar continuidade à frase. A brincadeira prossegue. LOJA DE FITAS Material Nenhum Objetivos Estimular a criatividade. Vão saindo da brincadeira aqueles que forem errando. a manga é muito saborosa. o aluno seguinte completa: eu fiquei com dor de barriga.. audição. Desenvolvimento Um dos alunos sera o comprador. adquirir conhecimentos de matemática. até a maioria ser eliminada ou até os alunos perderem o interesse. quando então se reinicia com nova frase. outro será o vendedor. O outro diz: Eu adorei! Estava ótima! Assim continua a brincadeira até que um aluno erre. . Saborosa também é a laranja. um ao lado do outro. aumentando as frases até alguém errar. imaginação. atenção e senso de humor. QUANDO Material Nenhum Objetivos Estimular a criatividade. Formação Alunos dispostos em círculo Desenvolvimento O professor inicia a brincadeira dizendo: Quando eu comi feijoada. Formação Alunos sentados em suas carteiras ou no chão. não dando sentido à frase. noções de cores. sobre compra e venda. Os demais alunos serão as fitas.. Ex: Maria comeu manga.Formação Alunos dispostos em círculo Desenvolvimento O professor deve dizer uma frase qualquer. O participante seguinte deverá dizer a ultima palavra que o participante anterior falou e completar a frase.

. ou quatro. Neste caso a vendedora irá girar o aluno apenas duas vezes.Quero levar dois metros ( ou três. O comprador. de acordo com a escolha de cada um. a vendedora diz que não tem. adquirir conhecimentos de compra e venda. dois papéis. . amarelo. com a substituição de alunos no papel de vendedor.Quanto custa? . Os que estão no semicírculo serão as melancias. estimular a atenção.Tem fita? A vendedora diz: . pelo menos. Formação Os alunos deverão ficar um ao lado do outro. verde-escuro). A brincadeira começa quando a compradora entra na loja e se desenrola o seguinte código. Encerra-se a brincadeira quando os alunos tiverem passado por. MELANCIA Material Nenhum Objetivos Socializar. E a brincadeira segue. Desenvolvimento Dois alunos serão escolhidos. na hora de comprar a melancia. sendo um comprador e o outro vendedor.R$ 3. Esta é mais uma brincadeira resgatada das vivências lúdicas de quando ainda era possível brincar na rua. criatividade e concentração. comprador de fitas. formando um semicírculo. Caso não tenha a cor da fita na loja.00 (três reais) o metro.Amarela.Que cor? A compradora diz: . verde. oferecendo outras cores.Todos serão uma cor (laranja. deve bater na cabeça . . A vendedora vai até o aluno que representa a cor amarela. conforme a preferência). imediatamente o aluno se levanta e o vendedor gira o aluno tantas vezes quanto forem os metros que a compradora levará a fita.Tem .

Ex. e u entres outras. ç. sem as vogais. Os alunos terão dois minutos para descobri as palavras. como: esta é bem gordinha. procurando sanar dificuldades de ortografia. procurando vendê-las. divididos.:FTBL (futebol) HSPTL (hospital). conforme e caso. É também uma atividade de interesse para as crianças em fase de alfabetização. QUAL É A PALAVRA? Materiais Quadro e giz. x. Objetivos Estimular a atenção. O vendedor deve destacar as qualidades de cada melancia. esta aqui está madura. Quem acertar mais palavras conta mais pontos. TRBLH (trabalho) etc. z. l. atenção. j. Formação Todos os alunos sentados em suas carteiras. Concentração. concentração. caneta. esta tomou muito sol. Desenvolvimento O professor escreve no quadro de 5 a 10 palavras. tentam descobrir as palavras. percepção visual. Nesta brincadeira podem ser priorizadas palavras com determinadas características ortográficas. de acordo com nível em que se encontrem. ou a melancia deverá defender-se. e observação. a melancia em questão ou o seu vendedor deverão deverão destacar suas qualidades. Será vencedora a equipe que concluir primeiro a tarefa. prendedor de cabelo. imaginação e criatividade. LADRÃO Materiais Sobre uma mesa. chave. Em equipes. chaveiro. . Objetivos Estimular a memória. A brincadeira pode ter uma variante em que os alunos.de todos e escolher uma. g. Diante das expressões do comprador. como por exemplo. copo. lápis. o uso de: ss. vários objetos: escova. caixinhas etc. pasta dental. A brincadeira torna-se mais divertida na medida em que o comprador fala expressões engraçadas.

o aluno deverá voltar a observar os objetos e terá que saber nomear qual ou quais são os objetos que estão faltando. após a observação. DESAFIO DAS PROFISSÕES Material Nenhum Objetivos Estimular a rapidez. Se o aluno apontado pelo colega do centro do círculo errar ao responder o objeto ou atividade. Desenvolvimento Será designado. um aluno para iniciar a brincadeira. terá vencido o desafio. Se o colega do centro disser. Ao comando do professor. atenção e adquirir conhecimentos gerais. por exemplo. Os outro ficarão observando. Trocam então de lugar e o colega que acertou fica no centro do círculo e dá sequência à brincadeira. rapidamente. A um novo comando do professor. deverá sair da brincadeira. de reação. deverá virar-se de costas. o aluno que está no centro aponta um colega dizendo o nome da profissão. O colega indicado deverá. Desenvolvimento Ao sinal do professor. tendo um aluno no centro. por exemplo. Neste momento. .Formação Alunos em círculo. responder com um objeto característico desta profissão ou alguma atividade específica exercida pelo mesmo. o professor ou um aluno retira um ou mais objetos de cima da mesa. Formação Alunos sentados em círculo. “tesoura de cortar grama”. O aluno que irá brincar deverá observar todos os objetos que se encontram sobre a mesa. por sorteio ou por escolha. sentados ou em pé. “Jardineiro” e o aluno apontado responder logo. tendo ao centro a mesa com os objetos. “podar plantas”.