You are on page 1of 30

CONCURSO PBLICO SEDUC/PI 2009

RASCUNHO
01 02 03 04
FOLHA DE ANOTAO DO GABARITO - ATENO: Esta parte somente dever ser destacada pelo fiscal da sala, aps o trmino da prova.

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Universidade Estadual do Piau

PROVA I TIPO 9 CARGO: Professor Classe SL REA: GEOGRAFIA DATA: 20/12/2009 HORRIO: 8h30min s 12h30min (horrio do Piau) LEIA AS INSTRUES:
1. Voc deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com 60 questes objetivas sem repetio ou falha. b) Um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas da prova. c) Para realizar sua prova, use apenas o material mencionado acima e em hiptese alguma, papis para rascunhos. Verifique se este material est completo, em ordem e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTO-RESPOSTA. Aps a conferncia, voc dever assinar seu nome completo, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA utilizando caneta esferogrfica com tinta de cor azul ou preta. Escreva o seu nome nos espaos indicados na capa deste CADERNO DE QUESTES, observando as condies para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado informao de seu nmero de inscrio. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras, correspondentes s respostas de sua opo, deve ser feita com o preenchimento de todo o espao do campo reservado para tal fim. Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no dobrar, amassar ou manchar, pois este personalizado e em hiptese alguma poder ser substitudo. Para cada uma das questes so apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc deve assinalar apenas uma alternativa para cada questo; a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das resposta esteja correta; tambm sero nulas as marcaes rasuradas. As questes so identificadas pelo nmero que fica esquerda de seu enunciado. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem a prestar esclarecimentos sobre o contedo da Prova. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito. Reserve os 30 (trinta) minutos finais do tempo de prova para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero levados em conta. Quando terminar sua prova, assine a LISTA DE FREQUNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA, que devero conter sua assinatura. O TEMPO DE DURAO PARA ESTA PROVA DE 4h. Por motivos de segurana, voc somente poder ausentar-se da sala de prova aps decorridas 2 (duas) horas do seu incio.

05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

2. 3. 4.

5. 6. 7.

8. 9. 10. 11. 12. 13.

14. O rascunho ao lado no tem validade definitiva como marcao do Carto-Resposta, destina-se apenas conferncia do gabarito por parte do candidato.

N DE INSCRIO

____________________________________________________________
Assinatura

____________________________________________________________
Nome do Candidato (letra de forma)

www.pciconcursos.com.br

NCLEO DE CONCURSOS E PROMOO DE EVENTOS NUCEPE

N DE INSCRIO
Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

www.pciconcursos.com.br

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA


TEXTO I (Para as questes de 01 a 06) UM RETRATO DA SALA DE AULA (Trechos de entrevista concedida por Martin Carnoy a Monica Weinberg. Carnoy, economista americano e professor na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, comanda um centro voltado para pesquisas sobre educao. Em 2008, Carnoy veio ao Brasil para coordenar um estudo cujo propsito era entender, sob o ponto de vista do que se passa nas salas de aula, algumas das razes para o mau ensino brasileiro.)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11

Como no sculo XIX Est claro que as escolas brasileiras pblicas e particulares no oferecem grandes desafios intelectuais aos estudantes. No lugar disso, no raro que eles passem at uma hora copiando uma lio da lousa, moda antiga, como se estivessem num colgio do sculo XIX. Ao fazer medies sobre como o tempo de aula administrado nos colgios que visitei, chamaram-me a ateno ainda a predominncia do improviso por parte dos professores, os minutos preciosos que se esvaem com a indisciplina e a absurda quantidade de trabalhos em grupo. Eles consomem algo como 30% das aulas e simplesmente no funcionam. A razo fcil de entender: s mesmo um professor muito bem qualificado capaz de conferir eficincia ao trabalho em equipe ou a qualquer outra atividade que envolva o intelecto. E o Brasil no conta com esse time de professores de alto padro. Ao contrrio. O nvel geral muito baixo. Menos teoria e mais prtica Falta ao Brasil entender o bsico. Os professores devem ser bem treinados para ensinar e no para difundir teorias pedaggicas genricas. As faculdades precisam estar atentas a isso. Um bom professor de matemtica ou de lnguas aquele que domina o contedo de sua matria e consegue pass-lo adiante de maneira atraente aos alunos. Simples assim. O que vejo no cenrio brasileiro, no entanto, a difuso de um valor diferente: o de que todo professor deve ser um bom terico. O pior que eles se tornam defensores de teorias sem saber sequer se funcionam na vida real. Tambm simplificam demais linhas de pensamento de natureza complexa. Nas escolas, elas costumam se transformar apenas numa caricatura do que realmente so.
(Revista Veja, Edio n 2132, Ano 42, n 39, 30 de setembro de 2009, p. 132)

12 13 14 15 16 17 18 19 20

01.

Infere-se das idias apresentadas no TEXTO I, acima, que: a) no sculo XIX, a educao oferecida pelas escolas aos alunos no era de boa qualidade porque as atividades de sala de aula eram realizadas pelos alunos atravs de cpias; b) a falta de planejamento das atividades desenvolvidas em sala de aula tem reflexos negativos no processo educacional; c) na sala de aula, hoje, as atividades realizadas pelos alunos, em equipe, contribuem significativamente para a eficincia da aprendizagem; d) o critrio para que os professores realizem um trabalho de qualidade diz respeito, exclusivamente, ao domnio dos contedos das matrias que lecionam; e) o ensino da teoria, em sala de aula, sempre mais importante que a prtica.

02.

Considerando-se as ideias e as estruturas lingusticas presentes no texto, INCORRETO afirmar que: a) a palavra O (l. 16), desempenha a mesma funo textual que desempenharia o pronome demonstrativo aquilo; b) subentende-se, logo aps a palavra genricas (l. 13), a sequncia: como normalmente o fazem; c) movendo-se a expresso no entanto (l . 16) para o incio do perodo em que ela se encontra, NO h alterao significativa no sentido da mensagem original; d) o emprego da palavra sequer (l. 18) equivale, quanto ao sentido, a pelo menos; e) em: E o Brasil no conta com esse time de professores de alto padro. (l. 10), o termo destacado estabelece, com o perodo que o antecede, uma relao de incluso.
Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

www.pciconcursos.com.br

03.

Assinale a alternativa CORRETA, observando as relaes lingsticas que se estabelecem no texto. a) A correo gramatical e a compreenso do texto mantm-se, caso o trecho Tambm simplificam demais linhas de pensamento de natureza complexa. (l. 18-19) seja empregado com estrutura passiva, da seguinte forma: Linhas de pensamento de natureza complexa tambm so simplificadas demais.. b) A expresso moda antiga (l. 03) poderia ser retirada sem prejuzo para a nfase das idias defendidas no texto. c) As vrgulas usadas antes e depois de moda antiga (l. 03) so gramaticalmente dispensveis, neste contexto. d) As idias do texto seriam significativamente alteradas se substitussemos a palavra ainda (l. 05) pela expresso alm disso. e) Os dois pontos em: ... a difuso de um valor diferente: ... (l. 16-17) so utilizados para indicar o acrscimo, em seguida, de uma ideia contrria anteriormente expressa.

04.

Textualmente, apenas uma das opes abaixo est INCORRETA quanto correspondncia do pronome destacado e o seu referente. Assinale-a. a) b) c) d) e) ... no raro que eles... (l. 02) referente: estudantes (l. 02). Eles consomem algo... (l. 07) referente: trabalhos em grupo (l. 07). ... e consegue pass-lo adiante... (l. 15) referente: contedo de sua matria (l. 15). elas costumam se transformar... (l. 19-20) referente: apenas a palavra linhas (l. 19). O pior que eles ... (l. 17) referente: todo professor (l. 17).

05.

Quanto s relaes morfossintticas que se verificam, no texto, INCORRETO afirmar que: a) em vida real (l. 18) e natureza complexa (l. 19), cada uma das palavras destacadas qualifica aquela que a antecede; b) a relao gramatical que se estabelece entre oferecem e estudantes (l. 1-2) diferente daquela que se verifica entre envolva e intelecto (l. 9-10); c) no segundo subttulo Menos teoria e mais prtica observa-se um equvoco gramatical, pois a palavra destacada deveria assumir a sua forma de feminino para concordar com teorias; d) em ... ou a qualquer outra atividade... (l. 09), se as palavras destacadas assumissem a sua forma de plural, a palavra qualquer tomaria a forma quaisquer; e) a relao de sentido que a palavra destacada em: ... como se estivessem num colgio do sculo XIX. (l. 03-04) confere ao contexto de comparao.

Considere o trecho transcrito abaixo para responder questo 06. A razo fcil de entender: s mesmo um professor muito bem qualificado capaz de conferir eficincia ao trabalho em equipe ou a qualquer outra atividade que envolva o intelecto. 06. Assinale a alternativa cuja informao est CORRETA no que se refere s ideias e a estruturao lingstica do trecho acima. a) Conforme as ideias apresentadas, as atividades que envolvem o intelecto podem ser executadas por qualquer pessoa qualificada. b) Em A razo fcil de entender: o segmento destacado pode ser interpretado, gramaticalmente, como uma estrutura lingstica passiva. c) A correo gramatical estaria mantida no trecho se substitussemos por seria e envolva por envolver. d) muito e bem NO so gramaticalmente equivalentes. e) qualificado e em equipe tm funes morfolgicas distintas.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

www.pciconcursos.com.br

TEXTO II (Para as questes de 07 a 10) UM PLURAL SINGULAR O tempo verbal composto induziu o redator ao engano, trado pela fora atrativa da dupla Hugo Chvez e Fidel Castro.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17

O bom analista de economia do jornal registrou: um sintoma de fracassomania e de pavor do mercado a repercusso que tm merecido a teoria do alcoolismo de Hugo Chvez e de Fidel Castro. Ele escreveu tm, plural da terceira pessoa do presente do indicativo do verbo ter. No entanto, estava-se referindo singular teoria (do alcoolismo) de Hugo Chvez e de Fidel Castro. Confundiu-se por causa da ordem inversa da frase e dos apndices plurais Hugo e Fidel. Resultado: botou o verbo indevidamente no plural marcado pelo acento. Se no tivesse usado tempo verbal composto (tem merecido), quase certo que no se enganaria, porque a distrao seria flagrada, para no dizer escandalosa: um sintoma de fracassomania e de pavor do mercado a repercusso que merece a teoria do alcoolismo de Hugo Chvez e de Fidel Castro. A teoria do alcoolismo merece, se que merece algo. Dificilmente o analista usaria um gritante merecem plural referido singularssima teoria, ainda que o verbo aparea antes do sujeito, caso que freqentemente induz o redator ao engano. Coisas da vida e da pressa.
(Por Josu Machado. Revista Lngua Portuguesa, Ano II, Nmero 25, 2007, p.51)

07.

Considerando-se as ideias do TEXTO II, CORRETO afirmar que: a) fatores de natureza lingstica (gramaticais) e fatores de natureza extralingstica so os responsveis pelo engano no que se refere ao emprego da forma verbal no plural, quando deveria ser usada no singular; b) o engano quanto ao uso da forma verbal (tm), no plural, quando deveria ser usada a forma no singular injustificvel; c) na estrutura frasal, sempre que o verbo se encontra antes do seu sujeito, o engano no que diz respeito concordncia inevitvel; d) os bons analistas da lngua jamais cometem equvocos quanto aos aspectos gramaticais normativos da lngua; e) a justificativa oferecida em virtude do engano quanto ao uso equivocado da forma verbal unicamente de ordem gramatical.

08.

Do ponto de vista das idias do texto e da forma como linguisticamente elas so apresentadas, CORRETO afirmar que: a) retirando-se a palavra bom da sequncia O bom analista de economia do jornal registrou: (l. 01) no h alterao contextual do sentido; b) do uso da palavra singular em singular teoria (l. 05) infere-se, textualmente, apenas uma referncia ao erro gramatical; c) o uso do tempo composto do verbo, tal como argumentado, a causa do equvoco mencionado no texto. Caso a opo fosse pelo uso do tempo simples, o sentido contextual seria exatamente o mesmo daquele expresso pelo tempo composto; d) em: um sintoma de fracassomania e de pavor do mercado a repercusso que tm merecido a teoria do alcoolismo de Hugo Chvez e de Fidel Castro. (l. 02-03), o uso das aspas indica uma citao; e em teoria (l. 05), as aspas so usadas para acentuar o valor significativo dessa palavra no contexto; e) Coisas da vida e da pressa. (l. 17) sintetiza todas as justificativas apresentadas no texto para o engano quanto ao uso da forma verbal no plural.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

www.pciconcursos.com.br

Para responder questo 09, considere: Dificilmente o analista usaria um gritante merecem plural referido singularssima teoria, ainda que o verbo aparea antes do sujeito, caso que freqentemente induz o redator ao engano. (l. 14-16). 09. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmao INCORRETA quanto articulao das estruturas lingsticas presentes no trecho acima. a) Da maneira como se encontra estruturado linguisticamente o trecho, a forma verbal aparea deveria ser usada em sua forma de tempo composto tenha aparecido conforme preceitua a gramtica normativa. b) A locuo ainda que estabelece entre as ideias do trecho uma relao de concesso. c) O uso da palavra Dificilmente NO confere ao contexto a idia de certeza absoluta quanto discusso do tema em curso. d) Do ponto de vista das relaes sintticas, os termos analista e redator exercem funes diferentes. e) Em ao, o emprego da preposio a uma exigncia de induz e o artigo o exigido por engano. 10. No que se refere s articulaes morfossintticas do trecho Se no tivesse usado tempo verbal composto (tem merecido), quase certo que no se enganaria, porque a distrao seria flagrada, para no dizer escandalosa: (l. 09-10), CORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) a palavra Se (1 ocorrncia) confere ao contexto oracional relaes de conformidade; neste perodo, as sequncias oracionais encontram-se em ordem direta, a comear pela orao principal; ao se substituir Se (1 ocorrncia) por Caso o trecho teria o seu sentido consideravelmente alterado. em porque a distrao seria flagrada, temos uma estrutura com verbo na voz ativa; a orao principal desse perodo : quase certo.

QUESTES DE DIDTICA
11. A Didtica constitui disciplina essencial nos processos de formao de professores, notadamente articulando o saber, o saber-ser e o saber-fazer. No contexto dessa anlise, pode-se afirmar CORRETAMENTE, acerca da concepo tradicional de Didtica que: a) refere-se a um conjunto de procedimentos universais relativos docncia; b) afirma a neutralidade cientfica do mtodo, a preocupao com os meios desvinculados dos fins e do contexto; c) caracteriza-se por transcender mtodos e tcnicas de ensino, buscando articular escola/sociedade; d) compreende uma doutrina da instruo, revelando-se como um conjunto de normas prescritivas centradas no mtodo; e) caracteriza-se por estabelecer mtodos e tcnicas de educao desvinculados dos princpios educacionais. 12. O processo de seleo dos contedos deve ocorrer de forma sistemtica e criteriosa, contribuindo para que as experincias de ensino/aprendizagem sejam significativas. A partir dessa concepo, pode-se afirmar CORRETAMENTE, que se constituem em critrios de seleo de contedos de ensino, EXCETO: a) b) c) d) e) 13. flexibilidade; utilidade; significao; afetividade; solidariedade.

A avaliao inerente ao trabalho docente, devendo caracterizar-se como atividade didtica contnua, fornecendo subsdios para o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem. Nesta acepo, podese identificar, CORRETAMENTE, como caractersticas da avaliao: I reflete a unidade objetivos/contedos/mtodos; II fornece subsdios para a reviso do plano de ensino; III constata desempenhos atravs de testes objetivos; IV possibilita a autopercepo do professor acerca de sua prtica. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a IV, a alternativa CORRETA : a) b) c) d) e) Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e III esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, III e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens II, III e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I e III esto corretas.
Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

www.pciconcursos.com.br

14.

A definio de objetivos de ensino, gerais ou especficos, essencial no processo de organizao e de desenvolvimento do trabalho docente. Pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que os objetivos especficos referem-se a proposies: a) b) c) d) e) abrangentes e vagas, alcanveis a longo prazo; claras a serem alcanadas em curto prazo de tempo; comportamentais, alcanveis a longo prazo; de domnio afetivo a serem alcanados a mdio prazo; vagas e comportamentais, alcanveis a mdio prazo.

15.

O trabalho docente, particularmente, em relao gesto pedaggica do contedo, requer do professor, conforme a natureza do contedo a ser ensinado, a seleo criteriosa de mtodos e de tcnicas para desenvolvimento efetivo do ensinar/aprender. Neste aspecto, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, a cerca da exposio dialogada: a) b) c) d) e) restrita e, desse modo, sua utilizao dever ser evitada; mobiliza o professor para assumir uma posio dominante na aula; pauta-se na atividade reflexiva e na participao dos alunos; estimula o aluno a manter-se passivo e receptivo; baseia-se somente no trabalho expositivo do professor.

16.

Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) explicitam orientaes no que concerne a avaliao escolar. De acordo com os PCN a avaliao compreendida, CORRETAMENTE, como elemento de, EXCETO: a) b) c) d) e) orientao da interveno pedaggica para dinamizar o ensino; lassificao do educando, segundo seus avanos e dificuldades; integrao entre os processos de ensino e de aprendizagem; reflexo contnua sobre a prtica educativa do professor; orientao do educando, segundo seus avanos e dificuldades.

17.

O Projeto Pedaggico, pensado como instrumento de democratizao da escola, postula a necessidade de estabelecimento de relaes democrticas no contexto escolar, bem como indica a necessidade de se respeitar a diversidade de caractersticas dos atores envolvidos no processo educativo. Em relao ao referido projeto CORRETO afirmar: I. desenvolve-se orientado por concepes de educao e de ensino; II. prev como base para a atividade pedaggica os princpios tecnicistas; III. efetiva-se no cotidiano, estando em constante (re)construo; IV. prioriza as aes tcnico-administrativas; V. articula princpios pedaggicos e administrativos. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a V, a alternativa CORRETA : a) b) c) d) e) Apenas as afirmaes constantes dos itens II, III e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e III esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, III e V esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e V esto corretas.

18.

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), instrumento de gesto, objetiva a orientao das escolas no que concerne ao planejamento, execuo e avaliao das atividades da instituio escolar. Nesta perspectiva, CORRETO afirmar que o PDE deve ser elaborado: a) b) c) d) e) de maneira participativa por uma equipe tcnica da escola; coletivamente, sob a responsabilidade da superviso escolar; de modo participativo por toda comunidade escolar; coletivamente, somente pelos professores; coletivamente, apenas pelos tcnicos educacionais.

19.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei N 9.394/96) ao referir-se organizao da educao nacional define que os docentes incumbir-se-o de, EXCETO: a) b) c) d) e) participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino; estabelecer estratgias de recuperao para os alunos de menor rendimento; colaborar com as atividades de articulao da escola com as famlias e a comunidade; assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; participar do planejamento escolar e elaborar seus planos de aulas.
Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

www.pciconcursos.com.br

20.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei N 9.394/96) ao tratar da composio dos nveis escolares define que a educao bsica ser formada, CORRETAMENTE, por: a) b) c) d) e) ensino fundamental, ensino mdio e educao superior; educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio; ensino fundamental, ensino mdio e ensino profissionalizante; ensino mdio e ensino profissionalizante e educao superior; ensino infantil, educao fundamental e ensino profissionalizante.

QUESTES DE FUNDAMENTOS LEGAIS E TERICOS DA EDUCAO


21. Para que jovens e adultos que no frequentaram a escola na idade apropriada tenham a oportunidade de prosseguimento de seus estudos, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que os incisos I e II do 1. do art. 38 a Lei n. 9.394/96, respectivamente, garante a participao em exames supletivos aos maiores de: a) dezoito anos a fim de conclurem o ensino mdio e maiores de quinze anos para concluso do ensino fundamental; b) dezoito anos a fim de conclurem o ensino fundamental e maiores de quinze anos para concluso do ensino mdio; c) vinte e um anos a fim de conclurem o ensino mdio e maiores de dezoito anos para concluso do ensino fundamental; d) vinte e um anos a fim de conclurem concomitantemente o ensino fundamental e o ensino mdio; e) quinze anos a fim de conclurem o ensino fundamental e maiores de dezoito anos para concluso do ensino mdio. 22. A partir da anlise dos sete princpios estabelecidos no art. 206 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que: O ensino ser ministrado ... de forma que possibilite: I. II. III. IV. V. VI. VII. igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando; gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei; garantia de padro de qualidade; o acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo; atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, principalmente na rede regular de ensino. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a VII, marque a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) 23. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, III, IV e VI esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II, IV e V esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens II, III, VI e VII esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, III, IV e V esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens II, III, V e VII esto corretas.

Para responder a esta questo, que possui apenas uma alternativa INCORRETA, analise a afirmao que segue, identificando-a. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil determina no seu art. 214, o estabelecimento do plano nacional de educao, de durao plurianual, com vistas a articular e desenvolver o ensino brasileiro nos diversos nveis, bem como integrar as aes do Poder Pblico, objetivando a: a) b) c) d) e) qualificao dos professores; erradicao do analfabetismo; universalizao do atendimento escolar; melhoria da qualidade do ensino; formao para o trabalho.

24.

A expanso dos meios de acesso a educao bsica constitui um dos objetivos das polticas pblicas para a educao no Brasil. Dentre as aes abaixo, assinale a que NO contribui para o alcance deste objetivo : a) b) c) d) e) aumento da oferta de educao de jovens e adultos; estmulo formao continuada dos professores; falta de apoio educao infantil; implementao de programas de educao aberta e a distncia; incentivo utilizao das novas tecnologias de informao e comunicao.
Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

www.pciconcursos.com.br

25.

A escola deve ser um dos principais locus de aprendizagem e de apropriao/produo do conhecimento sistematizado. Nesse sentido, a contribuio da escola para a democratizao do ensino escolar est expresso, principalmente, em: a) b) c) d) e) expandir a educao para todos por intermdio de contedos universais; trabalhar a partir dos interesses que o aluno apresenta; compreender os aspectos sociais como extenso de cada indivduo; preparar intelectual e moralmente, ao aluno; estabelecer mecanismos de mudana para transformao da sociedade.

26.

Um aspecto da vida social que deve receber especial ateno dos educadores no contexto da ao docente a educao poltica. Desse modo, CORRETO afirmar que a educao poltica um processo e deve ser promovida especificamente por meio de: a) b) c) d) e) exerccio espordico do voto; participao nos eventos cvicos; exerccio dirio dos direitos e deveres; participao nas festividades escolares; aulas especficas sobre civismo e cidadania.

27.

A educao fundamental para hominizao, socializao e humanizao do homem e para a consequente convivncia com seus semelhantes. Neste sentido, pode-se afirmar que a nica alternativa CORRETA aquela que a caracteriza (a educao) como um processo que dura a vida toda: a) e restringe-se a mera continuidade da transmisso de conhecimento de uma gerao para outra; b) mantendo a mera transmisso de conhecimentos e tradies de gerao a gerao; c) e no se restringe a mera transmisso de conhecimentos e continuidade de tradio, mas supe possibilidades de rupturas; d) mantendo a mera transmisso de conhecimentos, mas supe possibilidades de rupturas; e) admitindo possibilidades de rupturas, mas restringe-se a mera transmisso de conhecimentos e continuidade da tradio.

28.

Na sociedade brasileira contempornea, denominada da informao e do conhecimento, pensar a educao escolar necessrio compreender a escola, prioritariamente, como: a) b) c) d) e) instrumento que visa o preparo de recursos humanos; agncia formadora de mo-de-obra para os setores produtivos; espao de preparao do homem para o exerccio de funes produtivas nas empresas; lugar de formao do educando como homem e como cidado; lugar de preparao do homem para ser consumidor competente no mercado.

29.

A Lei N 11.494, de 20/06/2007, que regulamenta o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao institui Fundos de natureza contbil em cada Estado e no Distrito Federal. Em seu artigo 2 estabelece que estes Fundos se destinam ESPECIFICAMENTE manuteno e ao desenvolvimento da: a) b) c) d) e) educao fundamental e valorizao do magistrio e de tcnicos educacionais; escola bsica pblica e formao de professores e de trabalhadores em educao; educao bsica pblica e valorizao dos trabalhadores em educao; educao escolar pblica e qualificao de docentes e de tcnicos educacionais; educao escolar privada e formao profissional de seus professores e funcionrios.

30.

A sustentao filosfica de determinada ao docente fundamenta-se em princpios e/ou ideais. A atual LDB define dois pilares que devem constituir a base para a concretizao da finalidade da educao nacional. Neste mbito, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que as aes a serem empreendidas nesse sentido devem obrigatoriamente ter como inspirao os: a) b) c) d) e) princpios de liberdade e os ideais de igualdade; princpios de liberdade e os ideais de solidariedade humana; ideais de solidariedade humana e os princpios de igualdade; ideais de solidariedade humana e os ideais de igualdade; princpios de igualdade e os ideais de solidariedade humana.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

www.pciconcursos.com.br

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS


31. Debruar-se sobre a histria da geografia como disciplina cientfica aplicar sobre uma cultura particular a civilizao ocidental, bem como os mtodos que geralmente se utilizam para apreender as especificidades das sociedades que nos so estranhas. aceitar um esforo de descentramento que revitaliza as certezas.
(CLAVAL, Paul. Histria da Geografia. Lisboa: Edies 70, p. 17, 2006).

Refletindo sobre a histria do pensamento geogrfico NO CORRETO afirmar que: a) Os gregos, na antiguidade, deram uma grande contribuio Geografia. Eratstenes (275 - 194 a.C.) calculou com bastante preciso para a poca o permetro da Terra no Equador, estimando em 252.000 estdios, aproximadamente 36.000 km. b) Estrabo (63 a.C. entre 21-25 d.C.) desenvolveu uma abordagem regional utilizando-se do saber cartogrfico dos gegrafos alexandrinos para caracterizar a forma e a extenso das regies. c) Na Idade Mdia, ocorre o declnio dos conhecimentos geogrficos. A cartografia refletiu esse declnio. Os mapas-mndi limitavam-se a apresentar o mundo habitado, que se supunha quase plano. d) A partir das primeiras dcadas do sculo XVIII, poca das luzes, surgem as bases que vo fundamentar os moldes da cincia moderna. Os trabalhos de Francis Bacon (1561-1626), Ren Descartes (1596-1650) e Galileu Galilei (1564 1642) servem como alicerces da filosofia e da fsica modernas. Os estudos geogrficos passam a ter grande importncia para a consolidao dos Estados modernos, sobretudo na definio dos limites territoriais. e) Foi na Alemanha, no sculo XVIII, que nasceu a Geografia moderna. Os trabalhos de Alexandre Von Humboldt e Carl Ritter, so de fundamental importncia no processo de sistematizao da cincia geogrfica, uma vez que, os trabalhos de ambos, fortemente embasados numa percepo naturalista, buscam a fundamentao cientfica para justificar as diferenciaes espaciais da Terra. 32. Como toda cincia, a geografia possui alguns conceitos-chave, capazes de sintetizarem a sua objetivao, isto , o ngulo especfico pelo qual a sociedade analisada, ngulo que confere geografia a sua identidade e autonomia relativa no mbito das cincias sociais. Como cincia social a geografia tem como objeto de estudo a sociedade que, no entanto, objetivada via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem ao humana modelando a superfcie terrestre: Paisagem, regio, espao, lugar e territrio.
(CORREA, Roberto Lobato. Espao: Um conceito chave da Geografia. in: CASTRO, In Elias, et al. Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.)

Cada um dos conceitos acima mencionados tem sido objeto de investigao e debate no mbito interno e externo Geografia. No cerne do debate, cada um desses conceitos tem apresentado vrias acepes, que refletem uma forma especfica de se pensar a Geografia como cincia. Assim, assinale a alternativa CORRETA em relao ao conceito de espao, tendo como referncia sua aplicao nas diferentes correntes de pensamento da Geografia. a) Na geografia tradicional o conceito de espao foi privilegiado em detrimento dos conceitos de paisagem e de regio, sendo apresentado de modo explcito na obra de Ratzel e Hartshorne. Este apresenta o espao como sendo a base indispensvel para o desenvolvimento do homem, encerrando as condies de trabalho, quer naturais, quer aquelas socialmente produzidas. b) A geografia terico-quantitativa, calcada no positivismo lgico e no materialismo histrico, considera o espao a partir da idia de plancie isotrpica e sua representao espacial, sendo que sobre esta plancie de lugares iguais desenvolvem-se mecanismos econmicos que levam diferenciao espacial. c) A afirmao da geografia crtica, a partir da dcada de 1970, fundamentada no materialismo histrico e na dialtica, valoriza o conceito de espao, que deve ser entendido como espao social, vivido, e em estreita correlao com a prtica social. d) Para a geografia humanista, calcada nos fundamentos da fenomenologia e no existencialismo, a noo de espao deve ser concebida com sendo a base territorial de desenvolvimento das potencialidades econmicas da humanidade. e) A geografia cultural entende o espao como o ponto de reunio dos objetos produzidos, o conjunto das coisas que o ocupam e de seus subconjuntos.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

10

www.pciconcursos.com.br

33.

Na linguagem cotidiana do senso comum, a noo de regio parece existir relacionada a dois princpios fundamentais: o de localizao e o de extenso. Ela pode assim ser empregada como uma referncia associada localizao e extenso de um certo fato ou fenmeno, ou ser ainda uma referncia a limites mais ou menos habituais atribudos diversidade espacial. Empregamos assim cotidianamente expresses como a regio mais pobre, a regio montanhosa, a regio da cidade X, como referncia a um conjunto de rea onde h o domnio de determinadas caractersticas que distinguem aquela rea das demais. Notemos que, como simples referncia, no exigimos que esta noo se defina sempre em relao aos mesmos critrios, que haja preciso em seus limites, ou que esteja referida sempre a um mesmo nvel de tamanho ou de escala espacial... ... Na geografia, o uso desta noo de regio um pouco mais complexo, pois ao tentarmos fazer dela um conceito cientfico, herdamos as indefinies e a fora de seu uso na linguagem comum e a isto se somam as discusses epistemolgicas que o emprego mesmo deste conceito nos impe. Uma das alternativas encontradas pelos gegrafos foi a de adjetivar a noo de regio para assim diferenci-la de seu uso pelo senso comum. Ao tentar precisar, no entanto, o sentido do conceito de regio atravs de associaes, surgiram outros debates que interrogam mesmo a natureza, o alcance e o estatuto do conhecimento geogrfico.
(GOMES, Paulo Csar da Costa. O conceito de regio e sua discusso. In: CASTRO In Elias et al (Org.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.)

Refletindo sobre o emprego do termo regio, na cincia geogrfica, somente CORRETO afirmar que: a) A noo de regio, encontrada na obra de Paul Vidal de La Blache, tem na geologia sua fonte de inspirao. Para ele, a regio pode ser considerada como um elemento da geografia fsica, caracterizada por uma certa unidade fisionmica natural bsica. b) Se empregarmos a noo de regio como uma realidade concreta, fsica, sendo um quadro de referncia para a populao que a vive, cabe ao gegrafo desvendar o conjunto de fatores responsveis pela sua configurao. Nesse sentido, a utilizao do materialismo histrico como mtodo cientfico a ferramenta mais adequada aos estudos regionais. c) Um dos maiores defensores de uma geografia regional como sntese do trabalho geogrfico foi Alfred Hettner, que teve uma formao filosfica neomarxista e que compreende a regio a partir do princpio da diferenciao de reas. Nesse caso, o conhecimento regional o produto supremo do conhecimento geogrfico. d) Para Richard Hartshorne, a regio no pode ser considerada como uma realidade evidente, onde caberia ao gegrafo apenas descrev-la. preciso ir alm, distinguindo a essncia na aparncia, j que, para ele, a regio um produto da diviso territorial do trabalho e do processo de acumulao capitalista, que produz e distingue, espacialmente, possuidores e despossudos. e) Para os gegrafos da corrente denominada crtica ou radical, fundamentados, sobretudo, nos postulados da hermenutica e da fenomenologia, a regio entendida como sendo o resultado dos diferentes graus da acumulao capitalista que produz as diferenciaes espaciais. 34. A Cartografia definida pela Associao Internacional de Cartografia como sendo o conjunto de estudos e operaes cientficas, artsticas e tcnicas que permite a partir de resultados de observaes diretas ou de explorao documental, a elaborao de cartas, plantas e outros modelos de expresso, assim como de sua utilizao. Em outras palavras, podemos dizer que a Cartografia tem como finalidade bsica a representao da superfcie terrestre, ou seja, ela representa o prprio objeto de estudo da Geografia. Considerando as tcnicas da representao cartogrfica e sua importncia para a Geografia, analise os itens abaixo: I. A escala a relao ou proporo existente entre as distncias lineares representadas em um mapa e aquelas existentes no terreno, ou seja, na superfcie real. A escolha da escala determina um maior ou menor grau de detalhamento da superfcie representada. II. Quanto aos objetivos a que se destinam, os mapas podem ser classificados em mapas genricos ou gerais, mapas especiais ou tcnicos, mapas temticos e mapa ou carta imagem. III. As projees cartogrficas, apoiadas em funes matemticas definidas, realizam o transporte de pontos notveis da superfcie da Terra para os mapas, utilizando diferentes figuras geomtricas como superfcies de projeo. IV. De forma bastante simplificada, podemos classificar as projees cartogrficas como conformes, equivalentes, eqidistantes, azimutais ou zenitais e afilticas ou arbitrrias. V. Os mapas temticos geralmente utilizam outros mapas como base e tem por objetivo fornecer uma representao dos fenmenos existentes sobre a superfcie terrestre, fazendo uso de uma simbologia especfica. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a V, marque a alternativa CORRETA. a) Apenas a afirmao constante do item I est correta. b) Apenas as afirmaes constantes dos itens I e II esto corretas. c) Apenas as afirmaes constantes dos itens II, III e IV esto corretas. d) Apenas as afirmaes constantes dos itens I, III e IV esto corretas. e) As afirmaes constantes dos itens I, II, III, IV e V esto corretas.
Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

11

www.pciconcursos.com.br

35.

A representao do relevo terrestre utiliza, por excelncia, as curvas de nvel, que permitem ao usurio ter um valor aproximado da altitude de um terreno em qualquer parte da carta. Uma curva de nvel pode ser definida como uma linha imaginria do terreno, em que todos os pontos da referida linha tm a mesma altitude. O uso de representao topogrfica de fundamental importncia como subsdio para um melhor planejamento de ocupao do espao geogrfico. Observe as figuras e analise os itens abaixo:

Representao tridimensional do terreno

Representao das curvas de nvel


Adaptado de FITZ, Paulo Roberto. Cartografia Bsica. So Paulo: Oficina de Textos, 2008, p.56

I - As curvas de nvel tendem a ser quase paralelas entre si. II - Todos os pontos de uma curva de nvel se encontram em uma mesma cota altimtrica. III - As curvas de nvel cruzam-se apenas em reas de relevo mais ngreme. IV - Cada curva de nvel fecha-se sempre sobre si mesma. V - Na medida em que o relevo menos acidentado, as curvas de nvel tendem a se aproximar. A partir da anlise das figuras e de seus conhecimentos sobre a representao do relevo terrestre, considerando-se as isopsas, pode-se afirmar que: a) Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e III esto corretas. b) Apenas as afirmaes constantes dos itens II, III e IV esto corretas. c) Apenas as afirmaes constantes dos itens III, IV e V esto corretas. d) Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e IV esto corretas. e) Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II, III, IV esto corretas.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

12

www.pciconcursos.com.br

36.

A forma mais usual para a representao de coordenadas em um mapa se d com a aplicao de um sistema sexagesimal, denominado SISTEMA DE COORDENADAS GEOGRFICAS. Os valores dos pontos localizados na superfcie terrestre so expressos por suas coordenadas geogrficas, LATITUDE E LONGITUDE, contendo unidades de medida angular, ou seja, graus ( minutos ( ) e segundos ( ). ),
(FITZ, Paulo Roberto. Cartografia Bsica. So Paulo: Oficina de Textos, 2008, p.67)

Considerando a importncia do sistema de coordenadas geogrficas para expressar a localizao de pontos sobre a superfcie terrestre, observe a imagem e as afirmativas abaixo:

FONTE: IBGE, NOES DE CARTOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1999,

I - Denomina-se meridiano cada um dos crculos mximos que cortam a Terra em duas partes iguais e que passam pelos polos norte e sul. II - Define-se como paralelo cada crculo que corta a Terra perpendicularmente ao plano equatorial. III - Considera-se como latitude de um ponto a distncia angular entre o plano equatorial e um ponto qualquer na superfcie da terra, unido perpendicularmente ao centro do planeta. IV - Por longitude entende-se o ngulo formado entre o ponto considerado e o meridiano de origem, com variao entre 0 e 180 nas direes leste ou oest e desse meridiano. A partir da anlise da figura e das afirmativas abaixo, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que: a) Apenas as afirmaes constantes dos itens I e II esto corretas. b) Apenas as afirmaes constantes dos itens II e III esto corretas. c) Apenas as afirmaes constantes dos itens III e IV esto corretas. d) Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e III so corretos e) Apenas as afirmaes constantes dos itens I, III e IV esto corretas.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

13

www.pciconcursos.com.br

37.

A necessidade de se registrar o tempo sempre exerceu grande fascnio sobre o homem, o que levou a humanidade a estabelecer um conjunto de instrumentos, tcnicas e convenes. Ao longo da histria, o movimento dirio aparente do Sol serviu como referncia para a contagem do tempo. Para isso, observavase a variao da projeo da sombra de um objeto qualquer durante o dia, o que funcionava como relgio para os povos mais antigos. No nosso mundo contemporneo, alm do estabelecimento de medidas precisas de tempo, foi criado, em 1884, o atual sistema de fusos horrios, que serve como referncia para a padronizao das horas no planeta. Observe a figura abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

Adaptado de FITZ, Paulo Roberto. Cartografia Bsica. So Paulo: Oficina de Textos, 2008, p.56

a) Apesar do estabelecimento dos fusos horrios, a partir de faixas latitudinais de 15 a hora legal de cada , pas determinada politicamente, ou seja, os fusos horrios possuem limites tericos e limites prticos. b) Diferentemente da hora legal, que determinada pelas diferentes faixas longitudinais, a hora local determinada, em um paralelo local especfico, considerando-se a posio do Sol exatamente ao meio dia, ajustando-se os relgios para 12 horas. c) Considerando que na cidade de Tquio, localizada a aproximadamente 140 a oeste do meridiano de referncia, so 15 horas, horrio oficial, em Teresina, cidade localizada a 42 a leste do meridiano d e Greenwich, sero 3 horas do dia anterior. d) Suponha que um avio decole de Seul, na Coria do Sul, numa manh de domingo, com destino a So Francisco, nos Estados Unidos. Esse avio chegar ao seu destino no sbado imediatamente anterior ao domingo em questo, j que viajou para leste e cruzou a Linha Internacional da Data. e) Os fusos horrios so numerados de 1 a 12, a partir do meridiano de origem, com sinal negativo para leste, quando as horas so atrasadas em relao origem, e sinal positivo para oeste, quando as horas esto adiantadas em relao a Greenwich.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

14

www.pciconcursos.com.br

38.

Nas ltimas dcadas tm ocorrido intensos debates no pensamento cientfico e filosfico em face das grandes transformaes no mundo e na organizao das sociedades. As cincias humanas, em especial, tm efetuado reflexes e anlises na busca da compreenso dos processos de mudanas e seus desdobramentos. Nesse sentido, a Geografia, como cincia social, est diretamente relacionada nesse contexto de reflexes e debates. seu papel compreender a problemtica espacial em um contexto cada vez mais complexo. Assim sendo, existe a necessidade, para a Geografia, de reformular categorias e conceitos, objetivando compreender melhor o movimento da sociedade e a materializao espacial das transformaes sociais. Considerando a Geografia como cincia do espao, CORRETO afirmar que: a) Na atualidade, em termos de espao e de tempo, o que se concretiza o fenmeno da territorializao, manifestada pela concepo de um espao concreto, visvel e localizvel mecanicamente e um tempo reversvel e simultneo. b) As caractersticas do espao na contemporaneidade impem aos tericos da Geografia, a ampliao dos seus campos de anlise, permitindo ao gegrafo transitar entre a racionalidade e a irracionalidade, entre o objetivismo e o subjetivismo, entre o local e o global e entre a realidade natural e a social. c) A globalizao da economia produz uma lgica espacial marcada pelo desencaixe das relaes sociais de contextos locais de interao e sua reestruturao atravs de extenses definidas de espao e de tempo. d) O espao fluido e o tempo irreversvel da globalizao conduzem a novas interpretaes da organizao do espao, que deve ser entendido a partir da significao absoluta dos lugares luz da filosofia neokantista. e) Para uma melhor anlise do espao na contemporaneidade, faz se necessrio a compreenso das realidades local e global sob um enfoque de linearidade e hierarquizao dos espaos.

39.

O ensino de Geografia contribui para a formao da cidadania atravs da prtica de construo e reconstruo de conhecimentos, habilidades, valores que ampliam a capacidade de crianas e jovens compreenderem o mundo em que vivem e atuam, numa escola organizada como um espao aberto e vivo de culturas.
(CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e prticas de ensino. Goinia: alternativa, 2002, p.47)

Considerando a necessidade de se construir um ensino de Geografia capaz de atender aos princpios mencionados no fragmento de texto acima, faz-se necessrio o seguinte: a) A adoo de uma atitude construtivista nos processos pedaggicos que levem valorizao dos aspectos mnemnicos para o conhecimento dos lugares. b) A valorizao dos conhecimentos espaciais dos alunos, valorizando suas percepes e vivncias dos lugares como forma de garantir um acmulo de informaes que seja suficiente para a descrio dos lugares, objetivo maior da Geografia. c) Que se valorizem especialmente os aspectos cognitivos do ensino, dando uma maior nfase ao estudo dos fatos e dos conceitos geogrficos como instrumentos de conhecimento do mundo. d) Organizar os contedos de ensino fundamentados em conceitos bsicos que possibilitem aos alunos o desenvolvimento de um modo de pensar e agir considerando a espacialidade das coisas, nas coisas, nos fenmenos vivenciados por eles diretamente ou vivenciados enquanto humanidade. e) O planejamento de atividades didticas que possibilitem ao aluno o acmulo de informaes sobre diferentes lugares da superfcie terrestre e o estabelecimento, prioritariamente, de comparaes acerca de diferentes pores da superfcie terrestre.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

15

www.pciconcursos.com.br

40.

A cartografia um importante contedo do ensino por ser uma linguagem peculiar da Geografia, por ser uma forma de representar anlises e snteses geogrficas, por permitir a leitura de acontecimentos, fatos e fenmenos geogrficos pela sua localizao e pela explicao dessa localizao, permitindo assim sua espacializao.
(CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e prticas de ensino. Goinia: alternativa, 2002, p.39).

Sobre a importncia da linguagem cartogrfica para o ensino de Geografia, assinale a alternativa CORRETA: a) O uso do mapa no cotidiano das aulas da cincia geogrfica de fundamental importncia para compreenso acerca do espao geogrfico. Seu uso deve estar exclusivamente voltado para a localizao dos diferentes lugares na superfcie terrestre. b) De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais, a alfabetizao cartogrfica consiste em uma srie de aprendizagens necessrias para desenvolver nos alunos a capacidade de localizar diferentes pontos em um mapa. c) A cartografia na educao bsica deve levar o aluno ao domnio desse sistema semitico, em que, inicialmente o aluno considerado como mapeador, representando a realidade fsica e social atravs de smbolos criados por ele prprio, para num nvel mais abstrato poder ler e interpretar mapas elaborados por outros. d) A cartografia uma tcnica utilizada pela Geografia para representar o espao, sendo de fundamental importncia que o aluno da educao bsica tenha o pleno domnio da construo geomtrica dos mapas, para poder representar de forma fiel o espao geogrfico. e) Ao trabalhar com mapas nas sries iniciais, os professores de Geografia devem, inicialmente, utilizar tcnicas de ensino voltadas para a decodificao dos smbolos e convenes utilizados nos mapas, em seguida, o aluno dever construir seus prprios mapas. 41. O desenvolvimento do sistema capitalista de produo e as transformaes introduzidas por ele na sociedade contempornea, constituem-se elementos de extrema importncia para a compreenso de como o espao mundial se encontra organizado. Nesse sentido, considerando a importncia do sistema capitalista na organizao do espao mundial, assinale a alternativa CORRETA: a) O contexto do imediato ps-Segunda Guerra Mundial consolida a formao dos grandes oligoplios internacionais que deram origem s empresas multinacionais. Esse contexto histrico marca a acirrada disputa por mercados entre as multinacionais japonesas, norte-americanas e europias. b) A formao das empresas multinacionais constitui-se numa expresso avanada do sistema capitalista, que moldou novas formas de organizao interna e de relaes de trabalho, acirrando, cada vez mais, as disputas territoriais que objetivavam o controle das fontes de matrias-primas e a expanso dos mercados. c) A atual fase da internacionalizao da economia decorre dos processos de evoluo dos diferentes setores industriais, a partir de uma crescente integrao dos fluxos de conhecimentos tcnicos, matrias-primas, bens intermedirios, produtos e servios finais atravs de diversos pases do mundo. d) No atual estgio da evoluo capitalista, fortemente marcado pela hegemonia de um discurso liberal, ocorre um processo de diluio das fronteiras nacionais. Nesse sentido, o antagonismo estado-capital amplia-se, tornando-se dispensvel o papel deste ltimo nos assuntos econmicos. e) O processo de mundializao da economia gerou uma nova diviso internacional do trabalho, sendo fortemente marcada pela centralizao da produo industrial e pela especializao das reas perifricas no fornecimento de bens primrios. 42. O uso da expresso subdesenvolvimento surgiu no contexto do ps-Segunda Guerra Mundial, a partir da avaliao de dados estatsticos obtidos por organismos internacionais como a Organizao das Naes Unidas, para designar os pases que apresentavam baixos indicadores econmicos e sociais. Em relao a esta temtica, assinale a alternativa CORRETA: a) O subdesenvolvimento pode ser considerado como uma etapa do desenvolvimento econmico. As atuais naes subdesenvolvidas podero, num futuro relativamente prximo, superar essa condio de atraso econmico e social, a exemplo do que ocorreu com os atuais pases desenvolvidos. b) O subdesenvolvimento um produto do desenvolvimento, ou seja, ele resultado da lgica do desenvolvimento desigual e combinado do sistema capitalista, uma derivao da explorao econmica da mundializao desse sistema. c) A nova diviso internacional do trabalho, que tem como um dos seus elementos bsicos a industrializao de pases subdesenvolvidos, cria possibilidades reais de superao da condio de atraso econmico e social. d) A superao da condio de subdesenvolvimento poder ocorrer se os pases que se enquadram nesse grupo implementarem, com a ajuda de organismos financeiros internacionais, projetos de industrializao baseados no uso intensivo dos seus recursos naturais. e) A maioria dos pases subdesenvolvidos encontra-se localizada nas zonas de baixas latitudes, o que confirma o fato de que o subdesenvolvimento resultante das condies naturais adversas para o desenvolvimento das foras produtivas.
Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

16

www.pciconcursos.com.br

43.

Uma das caractersticas mais marcantes da era contempornea o agrupamento de pases em blocos econmicos regionais no contexto da estratgia das grandes potncias e das empresas multinacionais de consolidarem um novo ciclo expansionista internacional. Considerando a importncia dos blocos regionais na organizao do espao mundial na contemporaneidade, assinale a alternativa CORRETA: a) A Unio Europia constitui-se na atualidade como sendo o exemplo mais bem sucedido de integrao econmica regional. Atualmente composta por 27 pases e encontra-se no estgio mais avanado da integrao econmica: a Unio Aduaneira. Nesse sentido, esse bloco econmico se constitui em um espao onde suas fronteiras nacionais no so obstculos livre circulao de pessoas e de mercadorias. b) Na Amrica do Norte foi formado o Tratado de Livre Comrcio da Amrica do Norte (NAFTA), assinado em 1992, reunindo Estados Unidos, Canad e Mxico. A criao do NAFTA originou um Mercado Comum, que possui um gigantesco poderio econmico, porm, marcado por grandes contrastes econmicos, sobretudo pela presena do Mxico, pas mais pobre do bloco. c) Na Bacia do Pacfico, o poderio da economia do Japo lidera um grupo de pases denominados Tigres Asiticos. Esse bloco uma espcie de Unio Aduaneira baseada na presena de zonas de processamento e exportao resultantes do extravasamento da industrializao nipnica a partir da dcada de 1950. d) A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) um Mercado Comum constitudo pelos 15 pases originrios da ex-Unio Sovitica. Apesar das dificuldades originadas pela transio da economia planificada para a economia de livre mercado, a CEI vem ganhando importante espao nos aspectos econmico e tecnolgico. e) Em 1991, com a assinatura do Tratado de Assuno, foi criado o Mercado Comum do Cone Sul (MERCOSUL). Esse tratado estabeleceu a livre circulao de bens, servios e fatores produtivos entre os pases-membros atravs da eliminao gradativa das barreiras tarifrias e no-tarifrias e do estabelecimento de uma tarifa comum em relao aos pases de fora do MERCOSUL.

44.

Os avanos tcnico-cientficos, associados ao crescente processo de industrializao nas mais diferentes regies do planeta, tm contribudo de maneira significativa para a degradao ambiental. O crescimento da produo e do consumo sem limites tem levado a uma explorao intensa dos recursos naturais, com efeitos perversos para a natureza e para a sociedade. Considerando os impactos ambientais decorrentes da relao desarmnica entre a sociedade e a natureza, assinale a alternativa INCORRETA: a) A crescente industrializao concentrada em cidades, a mecanizao da agricultura comercial monocultora, a expanso das pastagens para a criao de gado, alm da extrao de recursos minerais e energticos, tem alterado de forma significativa a qualidade do ar, da gua e dos solos. b) Nas grandes cidades dos pases perifricos, que iniciaram um rpido processo de urbanizao aps a Segunda Guerra Mundial, alm dos problemas relacionados poluio do ar, da gua e do solo, gerados pelas indstrias e automveis, existem problemas relacionados baixa qualidade de vida de grande parte das populaes urbanas que sobrevivem em pssimas condies sanitrias, sobretudo em reas de risco como encostas e margens de rios. c) Os resduos domsticos tem se tornado um problema cada vez mais complexo para as cidades, j que a populao urbana tornou-se muito numerosa e, por outro lado, a evoluo tcnica e o processo crescente de desenvolvimento industrial tm gerado diversos tipos de lixo que a natureza no consegue destruir, pelo menos em um curto espao de tempo. d) As atividades agrrias tambm tem se mostrado depredadoras dos recursos naturais, sobretudo a agricultura tecnificada e extremamente especializada, que se utiliza do uso intensivo dos fertilizantes qumicos e herbicidas. Tais produtos ajudaram na diversificao da produo agrcola moderna, entretanto, tem contribudo para a poluio dos solos, das guas e do prprio homem. e) A minerao e o garimpo so atividades de forte impacto ambiental. A extrao dos mais diversos recursos naturais do solo e do subsolo pode resultar na deteriorao da paisagem, pela remoo de grandes quantidades de materiais, bem como na degradao da qualidade da gua devido aos rejeitos da minerao.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

17

www.pciconcursos.com.br

45.

O princpio de sustentabilidade surge no contexto da globalizao como a marca de um limite e o sinal que reorienta o processo civilizatrio da humanidade. A crise ambiental veio questionar a racionalidade e os paradigmas tericos que impulsionaram e legitimaram o crescimento econmico, negando a natureza. A sustentabilidade ecolgica aparece assim como um critrio normativo para a reconstruo da ordem econmica, como uma condio para a sobrevivncia humana e um suporte para chegar a um desenvolvimento duradouro, questionando as prprias bases da produo.
(LEFF, Enrique. Saber ambiental. Petrpolis, RJ: Vozes, 2001, p.15)

A presente crise ambiental pe em discusso a racionalidade e o modelo globalizador que tem norteado os rumos do desenvolvimento das naes. A ideologia da produo e do consumo sem limites, que coisifica o homem e a natureza, tem gerado meios de produo incontrolveis e insustentveis. Nesse sentido, considerando-se a necessidade de se elegerem novos valores e paradigmas capazes de romper com a atual crise socioambiental, assinale a alternativa INCORRETA: a) A degradao ambiental emerge na afirmao da globalizao econmica, afetando diretamente as bases da sustentabilidade ecolgica, bem como o sistema social, os valores de produo, os modos de produo e os conhecimentos que os sustentam. b) O discurso de desenvolvimento sustentvel foi sendo legitimado, oficializado e difundido amplamente a partir da Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Entretanto, a conscincia sobre a sustentabilidade surgiu bem antes. A obra de Rachel Carson, Primavera Silenciosa, lanada em 1962, questionava de forma eloquente a confiana cega da humanidade no progresso tecnolgico. c) Os desafios para um desenvolvimento sustentvel implicam a necessidade de formar capacidades para orientar um desenvolvimento fundado em bases ecolgicas, de equidade social, diversidade cultural e democracia participativa. d) A educao ambiental cumpre um papel decisivo para a sustentabilidade. Nesse sentido, devem-se buscar novos rumos pedaggicos que fomentem um pensamento da complexidade que seja crtico, participativo e propositivo, contrariando o ensino tradicional bsico, marcado pela disciplinaridade e por no impulsionar e orientar as capacidades cognitivas, inquisitivas e criativas do aluno. e) A questo demogrfica est no centro do debate ambiental, uma vez que a capacidade de carga do ecossistema predetermina o nmero de pessoas que pode habit-lo. Dessa forma, a reduo do ritmo do crescimento populacional uma necessidade real, como forma de adequar a capacidade de sustentabilidade do prprio sistema Terra.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

18

www.pciconcursos.com.br

46.

A Terra um planeta dinmico. Se fosse fotografada do espao a cada sculo, desde a sua formao at hoje, e estas fotos compusessem um filme, o que veramos seria um planeta azul se contorcendo com os continentes ora colidindo, ora se afastando entre si. Atualmente, acreditamos que a litosfera terrestre fragmentada em cerca de uma dzia de placas, que se movem por razes no muito bem compreendidas, mas cujo motor situa-se no manto. Placas so originadas nas dorsais meso-ocenicas e ao se chocarem provocam o mergulho da placa mais densa sob a outra e o seu consequente retorno ao manto.
(TEIXEIRA, Wilson et AL. Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2003)

Fonte: ATLAS Geogrfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002, p. 66. (Adaptado).

Em relao teoria da Tectnica de Placas, podemos afirmar que: a) Sua origem remonta ao incio do sculo XX, sendo inspirada nas idias pouco convencionais, para a poca, do cientista alemo Alfred Wegener, que, partindo da observao das semelhanas dos contornos das bordas dos continentes sul-americano e africano, sups que todos os continentes pudessem estar reunidos em um nico bloco continental primitivo, a Pangea. Esse supercontinente teria sofrido a ruptura na era Paleozica e os movimentos dos seus diversos blocos em vrias direes teriam dado a configurao atual da superfcie terrestre no incio da era Mesozica. b) A Teoria da Tectnica de Placas est apoiada em uma srie de fundamentos que servem para dar-lhe sustentao. Dentre eles podemos citar os estudos das dorsais meso-ocenicas, os dados da geocronologia e os estudos paleomagnticos das rochas. c) Os limites das placas tectnicas podem ser divergentes, marcados pelas dorsais meso-ocenicas; convergentes onde as placas colidem, ocorrendo o fenmeno da subduco, ou seja, a placa mais leve mergulhando sob a mais densa, e conservativos, onde as placas tectnicas deslizam lateralmente em relao outra. d) A movimentao das placas tectnicas est diretamente relacionada s clulas de conveco do ncleo externo, onde nas zonas mais profundas ocorre o intenso aquecimento do material ferromagnesiano, o que diminui sua densidade e provocando sua ascenso, o que provoca, consequentemente, o lento deslocamento da litosfera. e) A tectnica de placas de fundamental importncia para a compreenso de fenmenos geolgicos de grande intensidade, como as erupes vulcnicas e os terremotos. Hoje sabemos que justamente nos limites das placas tectnicas que se encontram as reas de maior instabilidade ssmico-vulcnica do planeta, tendo em vista que os movimentos epirogenticos modernos provocaram, por exemplo, o surgimento de grandes cadeias montanhosas, a exemplo da Cordilheira dos Andes.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

19

www.pciconcursos.com.br

47.

A compreenso acerca dos tipos de tempo e dos diferentes climas da superfcie terrestre deve ser analisada a partir de um conjunto de elementos climticos e dos fatores climticos que os condicionam. Nesse sentido, busca-se compreender a dinmica da atmosfera sobre os diferentes lugares em sua permanente interao com a superfcie. Tendo em vista o comportamento dos diferentes fatores e elementos climticos sobre a superfcie terrestre e baseando-se na figura abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: MENDONA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Ins Moresco. Climatologia: noes bsicas e climas do Brasil. So Paulo: Oficina de Textos, 2007.

a) A latitude um importante fator climtico, j que determina alguns condicionantes astronmicos na quantidade de energia que entra no sistema superfcie-atmosfera, tais como a rotao da Terra, o movimento de translao e a forma esfrica aparente da Terra. b) A latitude de um determinado lugar, como tambm a poca do ano, define o ngulo com que os raios solares incidem sobre a superfcie daquele lugar, o que ir determinar a disponibilidade de energia. Ou seja, quanto mais perpendicularmente incidir um feixe de raios solares, maior ser a rea da superfcie por ele atingida, assim, haver menor concentrao de calor por unidade de rea. c) Fora da faixa intertropical do globo, o sol somente incidir com a vertical de um determinado lugar uma vez por ano, apenas no solstcio de vero, o que determina a reduo das mdias de temperatura nas latitudes mdias em relao s latitudes baixas. d) Considerando-se um determinado ponto na superfcie terrestre, o ngulo de incidncia da radiao solar varia sazonalmente de acordo com a posio que Terra assume em sua rbita em torno do Sol. Nesse sentido, considerando-se as reas de mdias latitudes, pelo menos uma vez por ano, o sol atinge o znite de um determinado lugar. e) Na faixa equatorial, em virtude da grande variao do ngulo de incidncia da radiao solar ao longo do ano, ocorre uma grande diferena do gradiente trmico anual, o que se reflete na percepo das diferenas de estaes do ano.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

20

www.pciconcursos.com.br

48.

As comunidades ecolgicas so associaes de animais e plantas que vivem num determinado espao, num certo intervalo de tempo. A associao de espcies depende, no entanto, da capacidade de cada espcie de crescer e ocupar um determinado espao nas condies ambientais que lhe so oferecidas. A coexistncia numa comunidade depende da capacidade intrnseca da espcie de realizar suas atividades vitais e interagir com as outras que compem a comunidade. Essa interao com o meio e com os demais organismos distribui a vida na biosfera mediante os limites dados pela competio, pelas relaes presapredador, pelo mutualismo e pela programao gentica que define a tolerncia biolgica de cada espcie s variaes do mundo fsico.
(CONTI, Jos Bueno et al. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. In: ROSS, Jurandyr L.S. Geografia do Brasil. So Paulo: Edusp. 2003).

Considerando a existncia dos grandes biomas na superfcie terrestre, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: Ross, J. L. S. (org.) Geografia do Brasil. 4 ed. So Paulo: Edusp, 2003, p. 133.

a) As florestas tropicais ocorrem nas reas de baixas latitudes e altitudes, estando sujeitas a condies climticas com precipitaes e temperaturas elevadas, alm das elevadas amplitudes trmicas anuais. Nesses biomas, os solos so de alta fertilidade natural e a diversidade de espcies gigantesca. b) As florestas escleromrficas so formaes de climas temperados, com veres quentes e chuvosos e invernos frios e secos. A vegetao apresenta folhas esclerificadas, como os eucaliptos da Austrlia. c) As florestas boreais, que so matas de conferas, ocorrem nas latitudes acima de 45 especialment e no , hemisfrio norte. Nelas, as folhas so muito finas, como forma de regular o metabolismo da transpirao quando h escassez de gua. Em funo de sua localizao, em zonas de altas latitudes, essas florestas esto praticamente intocadas. d) A floresta temperada decdua caracteriza-se por ser no-perene, ocorrendo em climas estacionais com perodos frios e quentes bem-definidos. A queda das folhas nos veres secos funciona como uma defesa das plantas para atravessar o perodo de escassez de gua. e) As savanas tropicais, que ocupam reas de climas marcados pela sazonalidade das chuvas, representam extensas pores na frica, na Austrlia e na Amrica do Sul. Geralmente so caracterizados pela presena de um estrato herbceo recobrindo o solo, alm de apresentar pequenas rvores e arbustos tortuosos que possuem folhas duras de aspecto coriceo. Os solos das savanas tropicais so, em geral, marcados por deficincias nutricionais.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

21

www.pciconcursos.com.br

49.

"Ainda que a indstria seja a forma atravs da qual a sociedade apropria-se da natureza e transforma-a, a industrializao um processo mais amplo, que marca a chamada Idade Contempornea, e que se caracteriza pelo predomnio da atividade industrial sobre as outras atividades econmicas. Dado o carter urbano da produo industrial (produo essa totalmente diferenciada das atividades produtivas que se desenvolvem de forma extensiva no campo, como a agricultura e a pecuria) as cidades se tornaram sua base territorial, j que nelas se concentram capital e fora de trabalho.
(SPSITO, M. E. B. Capitalismo e urbanizao. So Paulo: Contexto, 1988. p. 43.)

Sobre a atividade industrial e sua importncia para a produo do espao, assinale a alternativa CORRETA. a) A chamada Primeira Revoluo Industrial, ocorrida em meados do sculo XIX, foi um acontecimento restrito Inglaterra, que utilizando melhor a acumulao primitiva de capitais, teve condies de introduzir contnuas inovaes tcnicas na produo. Em termos de produo, a Revoluo Industrial Inglesa apoiou-se no trip: Indstria txtil, siderrgica e petroqumica. b) A Segunda Revoluo Industrial provocou profundas alteraes ao sistema capitalista, que passou da sua fase concorrencial para a monopolista, o que fez surgir os grandes trustes e cartis. Nesse contexto, a cincia tornou-se matria auxiliar da tcnica, demonstrada pela inveno da mquina a vapor. Atividades como a siderurgia e a indstria qumica so consideradas como pilares desse novo contexto. Diferentemente da Primeira c) Revoluo Industrial, circunscrita Inglaterra, a Segunda Revoluo Industrial abrangeu vrios outros pases como a Itlia, a Alemanha, os Estados Unidos e o Japo. c) Uma das mais importantes consequncias geopolticas da Segunda Revoluo Industrial foi a anexao de territrios em reas perifricas da economia-mundo, especialmente na frica e na sia nas dcadas finais do sculo XIX, o que se convencionou denominar de Imperialismo. Essas reas perifricas deveriam desempenhar o papel de fornecedoras de matrias-primas e importadoras de produtos industrializados, consolidando a diviso internacional do trabalho. d) A Terceira Revoluo Industrial, iniciada em meados da dcada de 1950, caracteriza-se pelo emprego, em larga escala, do binmio informtica/robtica, que implicou na automao dos processos produtivos. Nesse contexto, uma das modificaes mais importantes est relacionada ao sistema produtivo que substitui a flexibilidade do modelo Fordista pela rigidez do modelo Toyotista. e) Em decorrncia dos avanos tcnico-cientficos da Terceira Revoluo Industrial, hoje, as novas regies industriais buscam localizar-se em reas onde existam abundantes reservas de matrias-primas, o que diminui os custos de um modelo industrial baseado na produo em larga escala. 50. As relaes de produo no meio rural tendem a ser obtidas em condies muito heterogneas. Isso ocorre em face da diversidade de modos de vida e de produo, das leis trabalhistas e ambientais, de condies econmicas e ofertas de crdito, alm de outros fatores encontrados em diferentes pases e regies. Esse conjunto de fatores faz com que a agricultura adquira formas variadas em todo o mundo. Tendo em vista as diferentes formas de organizao dos espaos agrrios no mundo atual, assinale a alternativa CORRETA. a) No mundo tropical, um dos sistemas agrcolas mais comuns a agricultura itinerante, que se caracteriza pelo uso intensivo de mo-de-obra e pela prtica da rotao de cultivos, o que contribui para a conservao dos solos. b) No sul e no sudeste asitico, o sistema de produo agrcola mais comum a agricultura de jardinagem, que se caracteriza por ser praticado em grandes propriedades agrrias custa do uso extensivo de mo-de-obra. Apesar de cultivarem-se diversos produtos, o arroz o cultivo de maior importncia. c) Nos Estados Unidos, a agricultura se caracteriza por um alto grau de capitalizao do campo e especializao produtiva em grandes propriedades, os chamados belts, caracterizados pelo domnio do cultivo de um nico produto (algodo, milho, trigo etc.). Em funo do alto nvel de capitalizao, a agricultura norte-americana independe de auxlios governamentais. d) Aps a Segunda Guerra Mundial, alguns pases subdesenvolvidos, especialmente latino-americanos e asiticos foram beneficiados com a Revoluo Verde, baseada na intensiva utilizao de sementes melhoradas, alm do uso de defensivos agrcolas e maquinaria. Entretanto, os resultados da Revoluo Verde so questionveis, uma vez que a padronizao dos cultivos ignorou as diferentes condies naturais do planeta, alm das necessidades e possibilidades dos agricultores, o que culminou com grandes impactos ambientais e sociais. e) Tendo em vista a necessidade de se construir uma relao mais harmnica da produo agrcola com o meio ambiente, tem se difundido no planeta a idia de agricultura sustentvel que, dentre outros elementos, defende o uso dos adubos orgnicos, a prtica da monocultura e o controle biolgico de pragas.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

22

www.pciconcursos.com.br

51.

Leia com ateno o texto a seguir: "O sculo XX foi, contudo, o primeiro em que o capitalismo enfrentou um sistema contraditrio, que pretende substitu-lo. O fato de que o tenha derrotado no supe o fim da histria, mas o ingresso desta em nova etapa. A continuidade das contradies internas ao capitalismo - e, portanto, da histria, que tem nessas contradies seu motor - fica comprovada pelo clima de guerra e de confrontos, e no de convivncia pacfica e harmnica, de turbulncias econmicas, e no de estabilidade, de maior, e no menor polarizao entre riqueza e misria. A humanidade no mais feliz do que antes da consolidao da Nova Ordem, a violncia no menor, nem o consumo de drogas ou os desequilbrios ambientais. A liberao das foras do capital para que ajam sem freios no realizou - ao contrrio da utopia liberal da "mo invisvel do mercado" - a harmonia, a cooperao, a paz, mas seus contrrios. Em seu prprio momento de triunfo, o capitalismo revela todos os desastres e as injustias que esto em seu mago."
(SADER, E. Sculo XX: uma biografia no autorizada. So Paulo: Perseu Abramo, 2000, p. 136.)

Em relao ao panorama de complexidade que marca o cenrio geopoltico do mundo atual, assinale a alternativa CORRETA: a) Com a fragmentao do antigo bloco sovitico nos anos finais de dcada de 1980 e incio da dcada de 1990, o mundo passou a conhecer uma incontestvel hegemonia dos Estados Unidos da Amrica no cenrio poltico e econmico atual. b) O contexto atual caracterizado pelo arrefecimento de conflitos tnico-nacionalistas, como ficou demonstrado no processo de aglutinao poltico-territorial que ocorreu na regio dos Blcs, na dcada de 1990. c) O governo norte-americano, sob a liderana de George W. Bush ps em prtica a Doutrina Bush, caracterizada por uma verdadeira cruzada antiterrorista. Nesse sentido, a invaso do Afeganisto (2001), do Iraque (2003) e presses sobre o Ir e a Coria do Norte so exemplos de aplicao dessa doutrina. d) A seletividade do processo de globalizao amplia o problema da excluso social no planeta, uma vez que o fortalecimento de participao do Estado na economia tem limitado sua capacidade de enfrentar os desequilbrios sociais, principalmente nos pases subdesenvolvidos. e) A crise ambiental manifesta-se pelo aumento, em escala global, dos padres de consumo dos pases, resultantes da reduo das disparidades do nvel de desenvolvimento econmico, o que tem levado a uma maior presso sobre os recursos naturais. 52. A populao mundial estimada pela ONU (Organizao das Naes Unidas) em aproximadamente 6,7 bilhes de habitantes. Essa populao, no entanto, encontra-se distribuda de forma bastante desigual pelo planeta. Alm da desigual distribuio espacial ocorrem diferenas em relao aos nveis de renda, estrutura etria e setorial dos diferentes pases do mundo. Considerando a questo demogrfica a partir dos elementos supramencionados, analise os itens seguintes: I - As condies naturais interferem na distribuio geogrfica da populao mundial. Assim sendo, reas com climas excessivamente frios ou ridos podem ser consideradas como repulsivas ao povoamento. II - A questo demogrfica de grande importncia para a Geografia, uma vez que a anlise dos dados populacionais fornece dados qualitativos que auxiliam na compreenso das caractersticas econmicas e sociais dos diferentes pases e regies do planeta. III - A composio por sexo e idades da populao, definida pelas pirmides de idade, possibilita avaliar os efeitos do crescimento demogrfico sobre as condies de vida e consumo, bem como do potencial econmico de diferentes espaos. IV - A correlao entre a populao em idade para trabalhar e a populao ativa demarca a flexibilidade do mercado de trabalho em incorporar a populao trabalhadora disponvel. V - O volume de populao em idade dependente serve como referencial para a demanda de investimentos pblicos como escolas, hospitais, polticas de acessibilidade etc. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a V, marque a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) Apenas as afirmaes constantes dos itens I e II esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, III e V esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens II, III e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens III, IV e V esto corretas. As afirmaes constantes dos itens I, II, III, IV e V esto corretas.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

23

www.pciconcursos.com.br

53.

Do ponto de vista geolgico, o Brasil est totalmente contido na Plataforma Sul-Americana, cujo embasamento de evoluo geolgica muito complexo, remontando era Arqueano. Esse embasamento acha-se extensamente exposto em grandes escudos, separados entre si por coberturas fanerozicas, cujos limites se estendem aos pases vizinhos.

FONTE: POP, Jos Henrique. Geologia Geral. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A, 1999.

Em relao ao embasamento estrutural brasileiro, considerando as abordagens atuais sobre o tema e servindo-se do mapa acima, assinale a alternativa CORRETA: a) O embasamento cristalino corresponde a todas as rochas no afetadas por dobramentos e metamorfismos antes da sedimentao das grandes bacias brasileiras como a Amaznica, a do Maranho-Piau e a do Paran. b) As sequncias deposicionais das grandes bacias sedimentares brasileiras mostram que, em geral, foram pouco afetadas por tectnica plstica, de tal forma que os dobramentos so irrelevantes. c) O escudo das Guianas, situado na poro mais setentrional do pas, constitudo por rochas cristalinas como gnaisses, quartzitos, arenitos e calcrios, onde se encontram importantes reservas minerais como mangans, ferro e ouro. d) As grandes bacias sedimentares brasileiras desenvolveram-se no interior do crton, por isso so denominadas de bacias intracratnicas. Os processos de acumulao sedimentar so relativamente antigos, datando a partir do perodo trissico da era paleozica. e) Na Bacia do Maranho-Piau, as unidades estratigrficas vo desde o Mesozico Superior ao Paleozico inferior, onde se destacam as formaes Serra Grande, Pedra de Fogo e Cabeas.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

24

www.pciconcursos.com.br

54.

As guas superficiais constituem parte da riqueza dos recursos hdricos de um pas. No caso brasileiro, pas de extenso continental, a rede fluvial importante recurso natural, contando em seu territrio com a maior bacia fluvial do mundo em extenso e em volume de gua. A riqueza dos recursos hdricos deve-se distribuio da pluviosidade no territrio nacional, onde se registram valores elevados, superiores a 1.500 mm anuais e em 1/3 da rea total esse volume atinge mais de 2.000 mm. Apenas uma parte do pas, situada a Nordeste, recebe menos de 1.000 mm anuais e at em algumas regies menos de 500 mm anuais de precipitao.
(CUNHA, Sandra Baptista et al. Geomorfologia do Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998).

Considerando as potencialidades hdricas do Brasil, bem como o uso dos recursos hdricos, assinale a alternativa CORRETA: a) Na bacia Amaznica, os elevados valores de precipitao nos hemisfrio austral e boreal, bem como o degelo na regio andina ocasionam amplitudes reduzidas entre o nvel mximo das enchentes, que ocorrem no inverno-primavera, e das vazantes, que ocorrem no vero-outono. b) Na bacia do Tocantins predominam dois tipos de regimes fluviais: o tropical boreal, com enchentes no vero, e o regime equatorial, semelhante ao da bacia amaznica. No seu alto curso foi construda a hidreltrica de Tucurui, de grandes impactos ambientais, como a perda de parte do ecossistema natural que ficou submerso, bem como a perda de qualidade das suas guas, afetadas pela atividade mineradora. c) A bacia do So Francisco, que drena uma das reas fsico-ambientais mais complexas do Brasil, o semirido nordestino, tem uma imensa importncia regional sob os pontos de vista ecolgico, econmico e social. Nesse sentido, o projeto de transposio de suas guas ir resolver, de maneira definitiva, o problema de escassez de gua no semi-rido, tendo em vista que as reas mais crticas sero beneficiadas por esse grande projeto, o que permitir o suprimento para as diversas demandas de gua no Serto. d) A bacia do Prata, que abrange cerca de 3.100.000 km tem uma enorme importncia econmica e social para o continente sul-americano, sendo a mais densamente ocupada nesse continente, drenando reas metropolitanas na sua poro superior. Em virtude dessa densa ocupao, essa bacia afetada por graves problemas que degradam a qualidade dos recursos hdricos, tais como o despejo intensivo de agrotxicos, bem como o lanamento de efluentes domsticos e industriais. e) As bacias do Atlntico Nordeste, Leste e Sudeste drenam reas pouco populosas, o que se reflete no baixo nvel de degradao ambiental dessas bacias hidrogrficas. Nesse sentido, tais bacias hidrogrficas constituem-se em importantes estoques de gua potvel para o pas.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

25

www.pciconcursos.com.br

55.

... Entendemos por domnio morfoclimtico e fitogeogrfico um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial de centenas de milhares a milhes de quilmetros quadrados de rea - onde haja um esquema coerente de feies de relevo, tipos de solos, formas de vegetao e condies climticohidrolgicas.
(ABSABER, A. N. Os domnios de natureza no Brasil: potencialidades paisagsticas. So Paulo: Ateli Editorial, 2003).

Em relao aos grandes domnios morfoclimticos brasileiros, assinale a alternativa CORRETA.

Fonte: ABSABER, A. N. Os domnios de natureza no Brasil: potencialidades paisagsticas. So Paulo: Ateli Editorial, 2003, s/n. (Adaptado)

a) O domnio morfoclimtico dos mares de morros (III) apresenta como principais caractersticas, a seguinte combinao de fatos fisiogrficos: decomposio profunda e universal das rochas cristalinas ou cristalofilianas; superposio de solos, indicando flutuaes climticas no Quaternrio; vertentes mamelonizadas; drenagem originalmente perene at para o menor dos ramos das redes dendrticas; cobertura florestal contnua na paisagem primria desde o fundo dos vales at as mais altas vertentes e interflvios. b) No domnio das depresses interplanlticas semiridas do Nordeste (II), as caractersticas dominantes so: alteraes superficiais das rochas em funo do predomnio da intemperizao qumica; relevo marcado por vastas depresses interplanlticas oriundas dos processos de pediplanao no decorrer do Tercirio e do Quaternrio; drenagem exorrica intermitente; domnio de vegetao xeroftica com baixa diversidade de composio florstica. c) O domnio dos chapades recobertos por cerrados e penetrados por florestas-galeria (IV) apresenta um quadro paisagstico azonal marcado pelo arranjo montono e homogneo de reas savnicas onde se destacam formas topogrficas mamelonizadas; solos pobres e laterticos; drenagem superficial perene alimentada permanentemente pelo vasto lenol subterrneo. d) O domnio das pradarias mistas do Rio Grande do Sul (V) caracteriza-se por ser tpico de zona temperada clida, submida; apresenta colinas pluriconvexizadas (coxilhas); drenagem perene pouco volumosa. e) O domnio das Araucrias (VI) caracterizado pela existncia de planaltos de altitude mdia, variando entre 800 e 1.300 m, revestidos por bosques de araucrias de diferentes densidades; drenagem extensivamente perene relacionada regular distribuio da pluviosidade ao longo do ano.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

26

www.pciconcursos.com.br

56.

A histria do territrio brasileiro , a um s tempo, uma e diversa, pois tambm a soma e a sntese das histrias de suas regies. Para entend-la no seu processo e na sua realidade atual, um esforo de periodizao essencial. Trata-se de encontrar e desenvolver nexos horizontais e verticais. E esta uma tarefa temerria, pois basta que nos equivoquemos quanto hierarquia dos fatores em um dado momento para que o nosso edifcio intelectual se mostre sem firmeza. O trabalho se complica porque o espao acumula defasagens e superposies de divises do trabalho sociais e territoriais. De um ponto de vista gentico, as variveis do espao so assincrnicas, mas em cada lugar elas funcionam sincronicamente e tendem a ser assim tambm quanto ao todo. Da as descontinuidades que permitiram explicar as diversidades regionais, aquilo que tambm se costuma chamar de desigualdades ou desequilbrios regionais.
(SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2002.)

Considerando-se a problemtica da periodizao como fundamento para compreender o processo de formao do territrio brasileiro, existem diferentes fatores que favorecem a anlise da formao do espao brasileiro. Tais fatores esto presentes no campo da economia, da sociologia, da histria etc. Para a Geografia de fundamental importncia a compreenso dos diferentes meios geogrficos que se apresentaram e que tem se apresentado ao longo da histria do Brasil. Tomando tais meios geogrficos como possibilidade de construo de uma proposta de compreenso da formao do territrio brasileiro, assinale a alternativa CORRETA. a) Consideram-se como meios naturais, o perodo marcado pelos tempos lentos da natureza comandando as aes humanas de diversos grupos indgenas e pela instalao dos europeus, em que cada grupo, ao seu modo, buscava se adaptar aos sistemas naturais. b) A formao dos sucessivos meios tcnicos no Brasil est associada s demandas externas, o que propiciou a mecanizao seletiva e incompleta de algumas reas, formando um conjunto integrado de ilhas econmicas, tais como a zona canavieira no Nordeste ocidental e o desenvolvimento da pecuria extensiva no serto semi-rido. c) A partir da dcada de 1940 se estabelece no Brasil uma rede de cidades, com uma hierarquia nacional. Nesse perodo ocorre o incio da hegemonia de So Paulo, com o crescimento industrial do pas, alm do crescimento global da populao brasileira e a transformao das velhas estruturas econmicosociais. d) A industrializao e a produo agrcola mais modernizada no pas, a partir da dcada de 1960, contriburam para reduzir a tendncia da disparidade estrutural do espao nacional, embora se pudesse diferenciar a existncia de um centro e uma periferia econmica. e) A unio entre a cincia e a tcnica, a partir da dcada de 1970, transforma o territrio brasileiro, que ganha novos contedos e impe novos comportamentos, graas s possibilidades da produo e da circulao de produtos, de dinheiro e de idias em um espao marcado pela rigidez da globalizao. 57. A modernizao da agricultura no Brasil deve ser compreendida no interior do processo de internacionalizao da economia brasileira sob a lgica da evoluo do capitalismo mundial. Em relao modernizao das atividades agrrias no Brasil, analise as afirmaes constantes dos itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I - A modernizao agrcola no Brasil tem sido marcada pela rpida expanso das culturas dos gneros comerciais de exportao, quase sempre em detrimento das culturas de produtos alimentcios destinados ao mercado interno. II - A internacionalizao da economia brasileira tem levado industrializao da agricultura, demonstrando um crescente processo de interrelacionamento entre a agricultura e a indstria. III - A questo dos financiamentos agrcolas no Brasil tem reforado a expropriao no campo, tendo em vista que a maior parte dos crditos agrcolas tem sido destinada aos grandes proprietrios. IV - O processo de industrializao da agricultura no Brasil tem consolidado gradativamente a separao entre a cidade e o campo, entre o rural e o urbano. V - A expanso das relaes de trabalho capitalistas no campo brasileiro tem contribudo para a eliminao de relaes tradicionais de trabalho como a parceria e o trabalho familiar. A respeito das afirmaes constantes dos itens I a V, marque a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) Apenas as afirmaes constantes dos itens I e II esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens II e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens I, II e III esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens III e IV esto corretas. Apenas as afirmaes constantes dos itens IV e V esto corretas.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

27

www.pciconcursos.com.br

58.

Ao analisarmos as transformaes socioespaciais ocorridas no Brasil a partir da dcada de 1950, verificamos que ocorreu um processo marcado por formas desiguais de desenvolvimento econmico, o que contribuiu para ampliar o grau de diferenciao regional no pas. A partir da temtica relacionada s diferenciaes regionais no Brasil, CORRETO afirmar que: a) Os desequilbrios regionais resultam da posio ocupada pelo Brasil no interior da nova diviso internacional do trabalho que se estabeleceu entre os pases desenvolvidos e alguns pases subdesenvolvidos industrializados. A industrializao do Brasil, apesar de tirar o pas da condio de subdesenvolvimento, no foi capaz de corrigir as disparidades regionais. b) A industrializao do Brasil implicou em importantes mudanas nas relaes da diviso internacional do trabalho, permitindo que o pas entrasse no rol dos pases que exportam produtos industrializados. Este processo colocou a regio Sudeste na vanguarda do pas na nova diviso internacional do trabalho, ampliando as disparidades j existentes. c) O Nordeste, a segunda regio mais populosa do pas, ainda a rea mais pobre, com sua participao na renda nacional superior ao seu peso demogrfico. A integrao regional do Nordeste ao centro dinmico um processo que se completou na dcada de 1970, atravs da interveno planejada do Estado. d) A regio Sul, que teve seu povoamento consolidado a partir da segunda metade do sculo XIX, com a imigrao europia baseada nas relaes de trabalho livre, apresentou, desde o incio da sua ocupao, bons nveis de produtividade, o que permitiu um forte desenvolvimento industrial desvinculado da industrializao da regio Sudeste. e) A regio Norte, que corresponde ao domnio amaznico, ainda uma imensa superfcie florestada e um grande vazio demogrfico. Os esforos de ocupao realizados a partir da dcada de 1970, com a abertura de rodovias, alm dos grandes projetos agropecurios e minerais, permitiram o adensamento populacional em manchas na poro setentrional da grande massa florestal.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

28

www.pciconcursos.com.br

59.

A gegrafa Iracilde Maria de Moura F Lima apresentou, em 1987, uma proposta de classificao do relevo piauiense baseada na identificao das grandes unidades estruturais e de depsitos de cobertura. Por essa proposta foram identificados e mapeados seis compartimentos regionais de relevo no Piau, conforme mostra o mapa abaixo:
ESTADO DO PIAU COMPARTIMENTOS REGIONAIS DO RELEVO 1. Depresses Perifricas 2. Chapades do Alto-Mdio Parnaba 3. Planalto Oriental da Bacia do Maranha/Piau 4. Baixos Planaltos do Mdio-Baixo Parnaba 5. Tabuleiros Pr-Litorneos 6. Plancie Costeira

ELABORAO: IRACILDE M. DE MOURA F LIMA - 1983

FONTE: LIMA, Iracilde Maria de Moura F. Relevo Piauiense: Uma proposta de classificao. In: Carta Cepro. V. 12, n 2 agosto/dezembro, 1987.

Considerando a presente proposta de classificao do relevo piauiense, somente CORRETO afirmar que: a) Os Baixos Planaltos do Mdio-Baixo Parnaba, apresentam reflexos, ainda que fracos, do mergulho geral das camadas suborizontais da cuesta da Ibiapaba. Suas formas de relevo dominantes so os agrupamentos de inselbergs, as superfcies de cimeira e os morros testemunhos. b) Nos Chapades do Alto-Mdio Parnaba observa-se o conjunto de extensos planaltos ao sul do Piau, dentro da bacia sedimentar do Maranho-Piau. Esses planaltos correspondem s superfcies tabulares de estrutura horizontal, de altitudes de at 700 metros, apresentando decrscimo altimtrico de norte para sul. c) As Depresses Perifricas, faixa de reas ao sudeste e sul do Piau, localizam-se na unidade estrutural do embasamento cristalino, pertencente ao ncleo nordestino do escudo brasileiro. Essa rea caracteriza-se por apresentar registros de perturbaes tectnicas, que provocaram dobramentos e falhamentos Pr-Silurianos significativos para a evoluo de suas formas superficiais.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

29

www.pciconcursos.com.br

d) O Planalto Oriental da Bacia Sedimentar do Maranho-Piau localiza-se nos domnios da bacia sedimentar do Maranho-Piau, no contato oeste com o Cear. Este compartimento de relevo reflete a estrutura monoclinal de cuesta, apresentando um mergulho de suas camadas de oeste para leste. e) Os Tabuleiros Pr-Litorneos, localizados ao norte do Piau, correspondem a uma rea tabuliforme, na qual as cotas mais elevadas chegam a 600 metros de altitude. Geologicamente esto estruturados sobre sedimentos Quaternrios da Formao Barreiras. 60. Na presente fase da sociedade brasileira, a informao histrica importante. A caracterizao de seu processo evolutivo constitui estudo indispensvel compreenso da realidade atual, sobretudo histria econmica, ou seja, ao estudo das transformaes da base material da civilizao, que empresta realismo interpretao dos diversos perodos por que passou a sociedade que se define, em nossos dias, como brasileira. Constitui, por isso mesmo, grave perigo para o desenvolvimento nacional a simples aplicao de esquemas puramente tericos, elaborados de acordo com os interesses das sociedades maduras. O conhecimento da realidade prpria do pas, desde as origens, proporciona os elementos necessrios ao equacionamento dos problemas que desafiam a nao brasileira. Mas no basta o estudo da histria nacional. A extenso territorial do pas, em face s dificuldades advindas das disparidades regionais, enseja, inclusive, o exame das particularidades que infundem fisionomia prpria s suas diversas unidades. Basta para isso justificar o aparecimento de uma histria econmica do Piau, com o fim de estudar a influncia que os fatores econmicos exerceram na formao do Piau, bem como examinar o comportamento da economia piauiense na evoluo econmica do Brasil
(SANTANA, Raimundo Nonato Monteiro de. Evoluo histrica da economia Piauiense e outros assuntos. Teresina: FUNDAPI, 2008).

Considerando a importncia da histria econmica para compreendermos as formas de produo atual do espao geogrfico piauiense, CORRETO afirmar que: a) A formao econmica do Piau est relacionada com a expanso da pecuria bovina pelo serto nordestino. Esta, por sua vez, ocupou reas cada vez mais interiores em funo do dinamismo da economia aucareira, chegando ao Piau em meados do sculo XVI, momento do apogeu da economia canavieira na zona da mata mida. b) O extrativismo vegetal teve uma importncia destacada no incio do sculo XX. A explorao da borracha de manioba, na regio semi-rida, teve grande importncia nas duas primeiras dcadas do referido sculo. A partir de 1911, ganha destaque a exportao de babau, que juntamente com a cera de carnaba, desempenhou um papel fundamental na economia piauiense. c) A produo de algodo no vale do rio Canind teve certa importncia para economia piauiense, especialmente no final do sculo XVIII, impulsionada pela Guerra de Secesso norte-americana e pela alta demanda por esse produto na indstria txtil britnica. d) O contexto do ps-Segunda Guerra Mundial consolidou o modelo primrio-exportador do Piau, com o vertiginoso aumento da demanda pelos produtos do extrativismo vegetal, alm do impulso na pecuria e na agricultura mecanizada. e) O processo de industrializao do Estado do Piau intensifica-se apenas a partir da dcada de 1970. Contriburam para esse processo, as polticas de planejamento comandadas pela Superintendncia de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), atravs de incentivos fiscais e crditos subsidiados. Atualmente, o setor secundrio, bastante concentrado em Teresina, absorve cerca de 40% da populao economicamente ativa do estado.

Concurso Pblico SEDUC/PI 2009

30

www.pciconcursos.com.br

You might also like