You are on page 1of 5

Proposta de um problema em electricidade para alunos do 9 ano de escolaridade

Didctica da Fsica e da Qumica MEFQ Catarina Fontinha, n8247

Fundamentao
O problema que proposto baseado na matria de electricidade leccionada no 9 ano de escolaridade. Pretende-se que o aluno, recorrendo a conhecimentos cientficos, possa relacionar a matria leccionada na sala de aula com situaes do dia-a-dia. Este tipo de resoluo de problemas essencial para os alunos, pois actualmente defende-se que mais importante do que aprender a resolver problemas tipo, que exigem a implementao de algoritmos e o recurso a conhecimentos conceptuais previamente adquiridos, que o aluno aprenda novos conhecimentos resolvendo problemas (Leite, 2008) isto , o aluno, em vez de ser ensinado pelo professor, aprende por si prprio, tirando partido de ambientes de aprendizagem que o professor cria para que ele aprenda.

Problema proposto
A Joana uma aluna do 9ano. Depois de uma de CFQ, j em casa, resolveu pr os conhecimentos em prtica. Ela gostaria de saber qual a energia gasta pelo frigorfico de sua casa durante 15 minutos. Como deveria proceder? Nota: considerando que o frigorfico durante o intervalo de tempo considerado est em funcionamento pleno.

Metodologia
Os alunos devem formar grupos de 3 elementos. Estes devem discutir o problema recorrendo aos seus conhecimentos cientficos e elaborando uma estratgia adequada para a sua resoluo.

Depois da leitura do problema os alunos devem ser capazes de:

i.

Identificar os dados do problema

Dados:

ii.

Relacionar os dados com a relao do consumo de energia:

iii.

Identificar que no tm o valor da potncia

iv.

Apresentar uma forma de calcular a potncia

De uma forma simples, os alunos devem chegar concluso que se desligarem todos os aparelhos da casa, excepto o frigorfico, a nica energia consumida ser deste.

Identificar o vulgar contador da luz como um instrumento precioso para chegar a alguma concluso. Dispor de um relgio para poder cronometrar 15 min. Pr o plano em prtica: comeando por apontar o nmero indicado pelo contador, de seguida cronometrar 15 min e apontar o nmero indicado no contador.

Calcular a potncia gasta durante 15 min:

Apresentar o resultado em unidades S.I.

Transformar o tempo em segundos:

Reduzir as KW para W :

Dividir a potncia em W pelo tempo em segundos:

v.

Substituir os valores na expresso, de forma a obter o valor da energia gasta:

Bibliografia
Leite, L., Costa, C., Esteves, E. (2008). Os manuais escolares e a aprendizagem baseada na resoluo de problemas: um estudo centrado em manuais escolares de cincias Fsico Qumicas no ensino bsico disponvel em
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9863/1/Leite%2c%20Laurinda_Os% 20manuais%20escolares%20e%20a%20aprendizagem%20basead.pdf, acedido 25 Abril 2011.

You might also like