You are on page 1of 33

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado.

Prticas e representaes que mulheres produzem na experincia da menstruao


Marlene de Fveri* Anamaria Marcon Venson*

Resumo. Este artigo se insere na anlise de prticas culturais e suas representaes, vividas por mulheres de diferentes geraes, no sul do Estado de Santa Catarina, percebidas na experincia do ritual de passagem com o aparecimento da menarca. Procuramos compreender como as mulheres, na experincia da menstruao, constroem representaes do feminino. A menstruao, como manifestao do corpo, o que na cultura, e, portanto, seus significados somente podem ser lidos no contexto de uma dada cultura. Para estas anlises, a categoria gnero instiga para a compreenso de que os silncios, norteados pelos sentidos de medo e vergonha, so construes culturais e trazem relaes de poder, circunscritas na prescrio de papis ditos do feminino, mostrando um corpo produzido por expectativas de gnero. Sob a perspectiva da histria oral, foram preciosas as fontes da memria neste trabalho, interpretadas luz das metodologias da Histria. Palavras-chave: Menstruao. Relaes de gnero. Representaes. Corpo. Experincia.

Este ensaio analisa prticas culturais vividas por mulheres no sul catarinense, com relao ao corpo, sexualidade, manifestao da menarca e experincia da menstruao, percebendo-as nas
Professora do Departamento e Programa de Ps-Graduao em Histria da UDESC. * Historiadora, mestranda em Histria pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.
*

Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

redes de conversas entre vizinhas, amigas, mes, filhas, avs, como coisas do privado, acontecimento segredado, coisas de mulheres. A perspectiva de abordagem a Histria Cultural, pois tratamos de diferentes formas de representao e prticas, e como so reelaboradas e reinventadas na cultura e nas relaes, com aporte terico nos estudos de gnero, experincia e memria. Dentre as variedades da Histria Cultural, Peter Burke observa, com pertinncia, que os historiadores tm de estudar a memria como uma fonte histrica, elaborar uma crtica da confiabilidade da reminiscncia no teor da crtica tradicional de documentos histricos (Burke, 2000, p. 72-73), instigando escuta respeitosa dos depoimentos e s interpretaes criteriosas para os estudos histricos. As principais fontes desta pesquisa so as memrias de 14 mulheres, na faixa etria entre 33 e 89 anos de idade, moradoras das cidades das cidades de Turvo, Cricima, Siderpolis, Meleiro e Forquilhinha, todas no sul do estado de Santa Catarina, colhidas no ms de julho de 2005.1 Os nomes so fictcios, e sero citados assim doravante a cada vez que elas falam, muito embora nenhuma tenha restringido o uso de suas memrias; assim as tratamos por uma questo tica e de respeito, e as entrevistas se encontram em anexo ao final deste texto. Convm pontuar que a maior parte das entrevistadas do universo rural, ou nasceu e foi educada nesse universo, e tem educao escolar restrita; portanto, no estamos sugerindo que tais prticas e representaes so universais. Para interpretar as narrativas das mulheres, percebendo a produo discursiva que organiza a prtica do segredo, preciso ficar claro que esta uma histria do corpo, tanto dos silncios sobre o corpo como dos discursos clandestinos e das transgresses. Michele Perrot, em Os Silncios do corpo da mulher, atenta para o silncio que envolve as mulheres. Apesar de o corpo feminino ser exposto no discurso dos poetas, dos mdicos, dos polticos, as prprias mulheres no falam dele (Perrot, 2006). Solicitadas por ns e pouco dispostas a falar da sua experincia com a menstruao, essas mulheres se
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

66

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

referem ao prprio corpo por metforas: o chico, o boi, t com a boiada, ficou mocinha, assistida, est assistindo, tava naqueles dias, regra, bandeira vermelha, o ms, veio hoje, eu vim, vieni oggi, sono cosi2 e tantas outras maneiras. Percebem-se estratgias de esconderijo, uma teia de significados e linguagem entendida por elas, cdigos apreendidos e reproduzidos, falados em voz baixa. No pretendemos tentar universalizar o fato de que a menstruao segredada ou ridicularizada, mas observar que em boa parte do mundo ocidental as pessoas utilizam cdigos para falar do sangramento mensal das mulheres, bem como as nossas entrevistadas. Por exemplo, na lngua inglesa, coloquialmente usada a designao period (perodo), mas tambm a palavra curse (maldio). Tambm so usadas as expresses it is that time of the month ( aquele tempo do ms); I am on the rag, que significa estou no pano, mas que poderia ser entendido com o mesmo sentido da expresso usada por ns estou em maus lenis; I am riding the red tide (estou no perodo vermelho); Im on the red flag (estou de bandeira vermelha); up on blocks, expresso usada para descrever a situao de um carro parado, talvez em conserto, sem as quatro rodas e sustentado por blocos ou tijolos, e utilizada por mulheres e homens, em forma de gria para menstruao. como dizer que voc est fora de uso. Na lngua alem, so usadas as expresses ich binouf der roden welle (estou na onda vermelha), ich habe meine tage (estou tendo meus dias), ich habe die Regel (estou nas minhas regras), die monatliche sache (coisa mensal). As espanholas, quando menstruam, usam o mesmo termo dito em caso de doena: estoy mala. Para diferenciar as ocasies, elas esclarecem: estoy mala, cosas de mujeres. E, ento, segundo elas, todos entendem. Na Argentina, as mulheres dizem que esto indispuestas (indispostas), termo somente usado nessa situao. As italianas dizem que esto in quei giorni (naqueles dias), ou indisposta. Portanto, essa maneira segredada e codificada de falar da fisiologia feminina no advm necessariamente de desconhecimento, mas prtica cultural e est inclusa numa
Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

67

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

lgica especfica de pensar as mulheres. No consideramos a menstruao um fato natural simplesmente, mas um fato social, marcado pela cultura e representaes que essas mulheres constroem sobre seus corpos, e particularmente sobre a menstruao, inseridas num contexto social e cultural mais amplo. Na cultura que estamos analisando, as transformaes do corpo feminino na adolescncia so marcadas por murmrios de me para filha e que se perdem em seus pudores, e a primeira menstruao uma surpresa vivida quase sempre no medo e na vergonha, como ouvimos de Cndida, 89 anos:
A gente era burra, a me no ensinava nada. Era tudo cega. Era tudo escondido. No sabia nada signori! Ah, ela explicou que quando vem a idade e a menstruao, que a idade da gente. Assim a gente dizia: vinha no ms. Tinha um pouco de vergonha, n, uma vez. Ningum sabia nada, ningum notava, era tudo escondido, as coisas. Eu acredito que nunca ningum viu. Porque era tudo... como que eu vou explicar... meio atrasado n... nunca ouvi nenhuma histria sobre isso. Imagina, a gente ia lavar na sanga3 tudo escondido, porque ningum via, a gente no mostrava pra ningum.

68

Da mesma maneira que a menstruao, a menopausa ocorre numa semiclandestinidade. O prazer feminino negado, e mesmo reprovado, pois se fala de frigidez feminina quase como se fosse um fato da natureza, e no como o resultado de prticas sociais. Mesmo nas conversas entre mulheres, durante as entrevistas, elas referiam-se experincia da menstruao como algo que precisa ser silenciado, segredado. Perguntadas sobre a menarca, elas falavam de modo evasivo e desajeitado. Na perspectiva dessas mulheres, falar sobre menstruao constrangedor, vergonhoso. Elas usam uma linguagem codificada, falam entre pausas e silncios, evidenciando que no mantm a prtica de falar sobre os assuntos do corpo, como fez Joana, 63 anos:
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

A gente no dizia menstruao. A gente chamava... hum... deixa eu ver... sei l! Era... no era menstruao... A gente dizia regra ou chico. , no sei por qu, n. Depois de moa, a gente dizia , t com o chico. Pronto. A todo mundo j sabia.

O segredo e o silncio envolvem o corpo dessas mulheres, e mais o pudor, constituem uma marca de sua feminilidade. As etapas da transformao do corpo feminino so vistas como uma mutao suave que encaminha as mulheres para a funo de reprodutoras. So tecidas relaes de segredo entre me e filha, e a ausncia de educao sexual faz com que a primeira menstruao seja uma surpresa vivida, quase sempre, no medo e na vergonha. Numa pesquisa feita em Navegantes (SC), em 1988, intitulada Fontes Educativas que as Mulheres Camponesas de Navegantes tm sobre a Sexualidade proposta educativa, em que foram entrevistadas dezesseis mulheres, Marlene de Fveri observou que as informaes sobre a sexualidade circulam entre as mulheres tias, amigas, vizinhas, irms, comadres etc. em conversas transpassadas de vergonha de falar do prprio corpo. Seus conhecimentos consistem em expe-rincias pessoais, em observaes empricas, posto que no receberam nenhum tipo de educao sexual formal (Fveri, 1989). Desse modo, tambm Ceclia, 61 anos, rememora como tomou conhecimento do aparecimento do sangue:
Eu nunca esqueo que eu descobri que a mulher menstruava... Ningum me falou. E eu fui na parquia e ali tinha livro. E eu peguei um livro e estava escrito ali. Que estava escrito que a menina quando tinha 12 ou 13 anos... enfim... ela... menstruava [...] No estava escrita essa palavra. Aquela vez no se dizia menstruao, n. Dizia que aparecia o sangue, entendeu?! Eu no sei explicar assim direitinho se foi assim que estava escrito. Mas eu sei que no era menstruao. Isso apareceu depois. A eu menstruei. Ali que fechou o que eu tinha lido. Dali que eu descobri. Seno, eu menstruava e no sabia o que era...
Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

69

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

Algumas mulheres, em especial aquelas com mais de 55 anos na data da entrevista, relataram que nada ou quase nada sabiam na data da menarca. Tampouco foram propriamente ensinadas por mes, irms ou amigas sobre o acontecimento. Ceclia recorreu a um livro da Igreja; outras mulheres viveram um silncio solitrio, e aprenderam, na experincia da menstruao, que ser mulher ser discreta, ser calada, aceitar o seu corpo com resignao e sem indagaes, afinal, mistrio um atributo do feminino. As mulheres sussurram, tm segredos. Falam entre elas, tm um lugar especfico: em casa, escondidas, resguardadas, protegidas. Determinou-se para a mulher o espao privado, e isso visto, muitas vezes, como inevitvel jogo da natureza, ao invs de ser compreendido como construo cultural: a mulher teria certas debilidades em funo de seu sexo, seria desprovida da disposio masculina. E entre si, resguardadas no espao privado, entre cochichos e reticncias, elas elaboram sua sociabilidade. Augusta, 78 anos, relembra assim:
Eu descobri porque l em casa da minha me, eu me escondia atrs das portas pra escutar, pra ver o que elas falavam, as mulheres. A elas contavam. Eu me tocava que alguma coisa de diferente tinha que ser. E da a gente, ento, ouvia elas falarem, e dava pra entender que alguma coisa tinha. Mais ou menos alguma coisa tinha de diferente. Eu chegava a prender os meus irmos pra ficar atrs da porta escutando.

70

Escutar atrs das portas... Curioso jeito de informar-se! E, dessa maneira, vrias outras disseram conversar com as amigas da escola, desviando-se das normas de calar, mas sempre reproduzindo medo e vergonha. Muitas mulheres no receberam educao sexual formal, mas a reproduo de prticas tambm se d, certamente, por imitao de gestos e apropriao de condutas. Cada uma tem uma experincia singular em seus corpos sexuados que as fazem mulheres, num contexto de revolta ou de assujeitamento. Para Michel Foucault, o discurso tem materialidade, produz efeitos. Essas mulheres das
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

quais estou falando aprenderam a ser mulheres vivendo e produzindo os seus corpos transpassados por pudores excessivos, experimentando um cotidiano de segredo e vergonha e, por vezes, transgredindo, tambm em segredo. Na fala de algumas mulheres, a experincia da menstruao um rito que d incio ao processo de construir-se como mulher. Maria, 57 anos, relembra como se percebeu diferente em relao aos colegas de escola quando ficou moa:
E naquele dia eu fui pra escola. A na hora do recreio, todo mundo ia brincar e correr igual a loucos no ptio n. E eu fiquei sentada, bem quietinha, porque eu me sentia diferente... Eu j estava com aquele trombolho no meio das pernas. Se eu corresse, de repente aquilo vai cair, n?! A eu fiquei quieta n...

Lembramos, aqui, da famosa acepo de Simone de Beauvoir: no se nasce mulher, torna-se mulher, comumente usada em trabalhos que discutem gnero. Para essas mulheres, sangrar significou uma nova leitura de seus corpos e a construo de um novo senso de si: elas assumem um novo papel, um novo estilo de vivenciar o corpo, adquirem uma nova postura de maneira propositada. Elas no se identificam mais com as outras crianas que brincam sem medo; elas sentem-se diferentes, agora como mulheres, e, por isso precisam se cuidar e esconder o corpo. Sob uma anlise de gnero, podemos perceber como os indivduos se organizaram em sociedade identificando-se como mulheres ou homens, e como definiram para si um modo de viver o corpo. Joan Scott, em Gnero: uma categoria til de anlise histrica, define gnero com a conexo de duas proposies principais: o gnero um elemento constitutivo de relaes sociais fundadas sobre diferenas percebidas entre os sexos, e o gnero um primeiro modo de dar significado s relaes de poder (Scott, 1990, p. 14). Para ela, as relaes de gnero se constituem com elementos simblicos culturalmente disponveis, que so articulados de maneira binria
Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

71

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

para representar o feminino e o masculino como conceitos fixos e atemporais. E, ainda, que o poder masculino no est s nas relaes entre os sexos, mas se estende por toda a sociedade. Portanto, podemos utilizar a categoria gnero no s para analisar as relaes entre homens e mulheres, mas tambm para compreender a dinmica social e poltica. A noo de Scott de que gnero o que constitui as relaes sociais fundadas sobre diferenas percebidas entre os sexos pode sugerir que h um corpo a priori que percebido e que significa as relaes de poder. Entendemos apropriando-nos de Laqueur (2001), Fausto-Sterling (2001), Nicholson (2000) que tudo que se produz sobre o corpo e o sexo j contm em si uma reivindicao sobre gnero; ento, pensamos o corpo como um sistema que produz e reproduz significados e produzido por eles em aes simultneas e combinadas. No h um corpo a priori, mas corpos construdos por discursos, corpos que existem na experincia. Os corpos so o que so na cultura, e no h um corpo natural, mas um corpo produzido por expectativas de gnero. O que se diz sobre os corpos, as verdades sobre os corpos e a sexualidade humana so um componente das lutas morais, sociais e polticas travadas em nossas culturas. A verdade sempre construda nos dilogos, nas relaes de saber e poder. Fausto-Sterling, biloga e feminista, argumenta sobre a maneira como nossos corpos incorporam e confirmam as verdades sobre a sexualidade e como essas verdades do forma ao nosso ambiente cultural (Fausto-Sterling, 2001). A representao das mulheres como seres descontrolados, fragilizados, dominados pelas emoes, foi elaborada por discursos construdos para justificar a idia de que s mulheres cabe o mbito privado, o interior, a proteo do lar. Essa idia no eterna, ela tem uma histria. FaustoSterling coloca que as normas de gnero tm motor social, e no cientfico, e alerta para o invisvel poder poltico da cincia:
Nossos corpos so complexos demais para dar respostas claras sobre a diferena sexual. Quanto mais procuramos uma base
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

72

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

fsica simples para o sexo, mais claro fica que o sexo no uma categoria fsica pura. Aqueles sinais e funes corporais que defi-nimos como masculino ou feminino j vm misturados em nossas idias sobre o gnero. (FAUSTO-STERLING, 2001:19).

A modernidade ocidental (as entrevistadas herdaram muito desse contexto) consolidou, no plano ideolgico, o pensamento dicotmico em torno de categorias como pblico/privado, razo/ emoo, que so categorias associadas ao par masculino/feminino. Nota-se que esses pares opostos foram organizados de maneira hierarquizada, de modo que as categorias privado, emoo e feminino esto em lugar de inferioridade se relacionadas aos seus pares pblico, razo e masculino. Assim, entendemos o mundo a partir de dicotomias. Para Linda Nicholson, nossas propostas sobre as mulheres surgem de nossos lugares na histria e na cultura, so atos polticos que refletem os contextos nos quais estamos e os futuros que gostaramos de ver. A partir disso, ela historiciza e desconstri as categorias gnero e mulher. A articulao entre sexo, como dado na natureza, e gnero, como investimento cultural sobre os corpos sexuados, constitui o que ela chama de fundacionalismo biolgico, concepo que no compreende a noo de que mesmo as idias sobre o corpo e o sexo variam nas sociedades. E, ainda, tal noo reconhece as diferenas entre mulheres de forma limitada, pois prev que o que h de comum entre elas se deve ao sexo, e que este gera o que h de comum em termos de gnero, e indica que o que h de diferente se deve a categorias como classe e raa. (Nicholson, 2000). Portanto, para analisar a experincia da menstruao, necessrio destituir-se da noo de que o sangramento mensal marca naturalmente as mulheres para a debilidade, a fragilidade e o sofrimento. H diferentes formas de vivenciar essa experincia, diferentes maneiras de conceber e significar os corpos. Thomas Laqueur, em Inventando o sexo, aponta como, partir dos sculos XVII e XVIII, o corpo foi usado para explicar a distino de
Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

73

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

mulheres e homens, justamente na poca em que mudanas sociais organizaram uma separao maior entre as esferas pblica e privada. Dentro dessa perspectiva, a natureza sexual da mulher foi modificada, redefinida, debatida, de maneira que a mulher, antes significada como ser apaixonado e de sexualidade insacivel, foi substituda pela mulher frgida, cuja ansiedade canalizada para a reproduo (Laqueur, 2001). Essa noo foi muito conveniente para justificar a idia de que mulher cabe o mbito privado, a segurana do lar. Mary Jane Paris Spink, em A cidadania em construo, analisa a tenso entre a incluso potencial e a excluso efetiva da mulher da vida pblica no processo de legitimao da ordem burguesa, e percebe que esta foi resolvida pela diviso dos espaos sociais: as diferenas biolgicas correspondem s diferenas nas esferas de atuao a esfera privada para a mulher, a pblica para o homem (Spink, 1994). Vemos que as nossas idias sobre gnero, sobre sexo, sobre a fisiologia feminina e a menstruao so resultado de disputas travadas na nossa cultura, que constituem relaes de poder. Os vrios discursos mdicos, religiosos, jurdicos, filosficos encontram-se e debatemse, so reelaborados e reapropriados na cultura. Assim, tambm as nossas entrevistadas se apropriam desses discursos e elaboram suas prprias representaes particulares, bem como muitos desses discursos autorizados se constroem a partir da racionalizao e reelaborao de parte do conhecimento popular e comum. Portanto, os corpos so o que so na cultura, ressignificam-se, reelaboram-se. Guacira Lopes Louro, em Corpos que escapam, aponta como os sujeitos so examinados, classificados, ordenados, nomeados e definidos pelas marcas que so atribudas a seus corpos. Cada grupo, e cada cultura, elege formas legtimas de interpretar as marcas e as caractersticas dos corpos para definir os sujeitos. Marcas de raa, de gnero, de etnia, de classe ou de nacionalidade, marcas que decidem o lugar social de cada um (Louro, 2005). Neste trabalho, procuramos compreender como as mulheres, na experincia da menstruao, constroem representaes do feAnos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

74

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

Os significados dos corpos deslizam e escapam, eles so mltiplos e mutantes. At mesmo o gnero e a sexualidade aparentemente deduzidos de uma base natural so atributos que se inscrevem e se expressam nos corpos atravs das artimanhas e dos artifcios da cultura. Gnero e sexualidade no so definies seguras e estveis, mas histricas e cambiantes. Deve-se reconhecer que a maioria das sociedades possui algum tipo de distino masculino/feminino, e que essa distino geralmente relacionada ao corpo. Contudo, isso no quer dizer que os corpos so lidos ou compreendidos do mesmo modo em qualquer tempo ou lugar, nem que seja atribudo valor ou importncia semelhante s caractersticas corporais em distintas culturas. (Louro, 2005, pargrafo 9).

Mesmo sem saber do que se tratava aquele sangue, de onde vinha ou qual era a sua funo, as mulheres das quais estamos falando aprenderam que aquela era uma marca da feminilidade e que precisavam escond-la. Elas disseram que aprenderam a defender-se, safarse, aprecatar-se, precaver-se daquele sangue com pedaos de pano, que podiam ser lenis velhos ou pelcias especiais. Algumas costuravam o tecido na prpria calcinha, outras usavam toalhinhas higinicas. Outras lembraram das mes e das sogras, que no usavam calcinha e precisavam amarrar as anguas entre as pernas para absorver o sangue. Elas prprias costuravam seus panos, que chamavam forrinhos, e os escondiam dos olhos dos outros, principalmente dos olhos dos homens. Augusta, 78 anos, lembra que, quando no tinha tempo de ir at a sanga, escondia os forrinhos sujos debaixo do colcho. Algumas
Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

75

minino. A menstruao, como manifestao do corpo, o que na cultura; portanto, seus significados somente podem ser lidos no contexto de uma dada cultura: a linguagem, os signos, as convenes, os cdigos, os adornos, os cheiros, os comportamentos, os gestos so todos dispositivos culturais. Louro enfatiza que no h como isolar natureza e cultura:

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

estendiam os forrinhos lavados de maneira que ficassem disfarados entre as outras roupas, e outras disseram que, muitas vezes, o segredo era suficiente para que os irmos nem percebessem, ou no atinassem o que eram aqueles panos. E essa prtica de esconder o corpo, esconder as marcas do corpo feminino, produz subjetividade. Foucault, em Histria da Sexualidade, v na modernidade um incentivo e proliferao de prticas sexuadas, sem, entretanto, abandonar a hegemonia da sexualidade binria e do eixo reprodutivo (Foucault, 1988). As memrias das nossas entrevistadas deixam entrever que elas aprenderam a controlar, segredar, economizar as palavras para falar da sexualidade. Elas se preparam para ser mulheres-mes. No esto proibidas de exercer a sexualidade; no entanto, sua sexualidade controlada e definida: sexualidade para maternidade. Discursos contnuos e ininterruptos, afinal, uma mulher no se faz no dia em que menstrua, mas sim reiteradamente por toda a vida, constituem esses sujeitos-mulheres destinadas conteno, discrio, como relembra Vernica, 33 anos: s vezes alguma amiga comentava com a me, e a me disfarava e avermelhava e saa e no queria saber do assunto. Era igual a fugir da morte n.... Percebemos nas memrias das nossas entrevistadas que elas foram educadas para serem mes, de modo que as preocupaes em torno do seu corpo e do seu sexo so preocupaes com a maternidade. Salete, 56 anos, contou-nos: A minha filha uma calamidade pblica. [...] Gente, uma vez que ela trabalhava, Santo Deus, era um escndalo que fazia. Dava nela umas crises muito feias... At eu vou falar uma coisa. Me deu at um medo que ela nunca ia poder ter filho!. Esses depoimentos mostram que se a menstruao era um acontecimento da ordem do proibido, do escndalo, e a ausncia dela era considerada doena, principalmente porque enunciava a possibilidade de no poder exercer a maternidade, coisa que poderia constituir um problema para um futuro casamento. No entanto, interessante notar que o menstruar j relacionado a um estado
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

76

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

doentio, fato que se insere em certa lgica de pensar os corpos femininos como imperfeitos. Para essas mes, este o caminho desejado para as filhas: casar, engravidar. Entre outras coisas, consideradas no to importantes, o casamento foi destino para aquelas mulheres. Joan Scott, no artigo Experincia, operacionaliza o conceito e procura redefinir o seu significado para o estudo da histria. Para ela, a experincia j uma interpretao e precisa de interpretao. O que se conta como experincia no nem auto-evidente, nem definido, mas sempre contestvel e poltico. Ento, o estudo da experincia:
[...] deve questionar sua posio enquanto origem da narrativa histrica. Isso vai acontecer quando os/as historiadores/as tiverem como projeto no a reproduo e a transmisso de um conhecimento ao qual se chegou pela experincia, mas sim a anlise da produo desse conhecimento. [...] Experincia , nessa abordagem, no a origem de nossa explicao, mas aquilo que queremos explicar. (Scott, 1999, p. 48).

Para Scott, as noes de identidade e experincia no deveriam ser vistas como categorias auto-evidentes. No h como recuperar a realidade dos objetos vistos, mas os/as historiadores/as devem tentar compreender os processos discursivos, que so complexos e mutveis, pelos quais as identidades so atribudas, os processos discursivos que so ignorados e que conseguem seus efeitos porque no so percebidos. Percebemos, nas falas dessas mulheres que entrevistamos, que elas experimentaram a prtica do segredo, do medo, da vergonha, e essa experincia particular de temer o corpo marca suas memrias e as constitui como mulheres. Scott atenta para a importncia da questo da representao na anlise da memria. Categorias sociais, compreenso pessoal e linguagem esto inter-relacionadas e no so reflexos diretos umas das outras. E pergunta: existe um domnio da identidade pessoal fora das restries sociais?. Sua resposta que o pessoal e o social esto imbricados um no outro, e que os dois so historicamente
Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

77

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

variveis. Os significados das categorias da identidade mudam, e, com elas, as possibilidades de pensar o self (Scott, 1999, p. 48). Portanto, a partir de Scott, compreendemos que, ao analisar a memria da experincia, no h como encontrar uma narrativa sobre a sociedade, o pblico, o poltico; e outra, sobre o indivduo, o privado, o psicolgico; porque a experincia se d no imbricamento de todos esses mbitos. Essas mulheres cujas memrias estamos analisando compartilham representaes culturais acerca da menstruao, como, por exemplo, a idia de que precisam escond-la; mas cada uma delas, sua maneira, reelabora sua prpria representao. E o silncio reproduzido por elas insere-se na lgica social de controle da sexualidade. Se a experincia est na cultura, percebida nas teias do cotidiano, sempre relacional. A categoria gnero auxilia sobremaneira nas anlises dos dados, haja vista que a menstruao uma caracterstica sexual que tem justificado diferenas de gnero. As meninas aprendem na experincia da menstruao que mostrar ou mencionar os assuntos do corpo vergonhoso, aprendem a incorporar a vergonha, e o sentido da menstruao apreendido e reelaborado para marcar o feminino no silncio e sombra, como vemos na fala de Vernica, 33 anos:
Graas a Deus, nunca passou. Mas em casa assim quando vinha bastante a vazou na cama. Simplesmente levantei, tomei banho e continuei [...] Ah, sim, fui lavar escondida. No, nem contei pra me. Isso ali foi meio no comeinho acho [...] A vergonha. A gente foi criada assim, com vergonha...

78

O relato da experincia no seria histria se no fosse ouvido dentro de uma produo discursiva. O relato em si no daria conta dos significados e sentidos produzidos. E a menarca significada como a primeira experincia de ser mulher, e mesmo uma marca que condiciona a feminilidade; afinal, na nossa cultura, a infncia e o perodo da menopausa so dessexualizados porque no tm
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

funo reprodutiva, e na cultura de nossas depoentes, a maternidade o destino esperado para essas mulheres. no olhar do outro que nos fazemos diferentes, que demarcamos os sentidos. Portanto, a experincia da menstruao produz subjetividades de gnero na medida em que marca diferenciaes: mulher cabe o silncio, a vergonha, o segredo, o privado. E, aqui, estabelece-se uma relao de poder, posto que as meninas/mulheres se diferenciam dos meninos/homens na medida em que elas aprendem que devem temer o olhar deles, esconder, recear. Nas memrias, nos depoimentos, notamos os sentidos e as marcas de como lidaram com as roupas, o cuidado de tampar o corpo, no tornar visvel o fato de estar menstruada, e imaginamos as sensaes de medo, de insegurana, de vergonha, os suores que essas preocupaes causaram nessas mulheres. Quantas coisas deixaram de fazer, a quantos lugares deixaram de ir, quantos prazeres deixaram de sentir porque estavam to envergonhadas de si. Essa maneira de construir papis pode ser uma maneira de estabelecer relaes de poder: s moas cabe a vergonha do corpo, o medo do olhar dos homens, o medo de engravidar. Esse pudor excessivo poderia servir para assegurar a ordem familiar, para evitar gravidezes inconvenientes, para resguardar a honra. Ento, a experincia individual da menstruao vivida no medo e na vergonha est inclusa em certo modo de organizao social e familiar. Ceclia, 61 anos, rememora, com um pouco de mgoa na voz, que sua me no falava dos assuntos do corpo porque achava aquilo um pecado. Notamos, nas entrevistas, que o pecado permeia a vergonha. A representao do corpo como pecado assegura o controle da sexualidade, e as normas de segredar, de recear, de temer tornam-se prticas e so vividas por essas mulheres. Essa construo do corpo como lugar de pecados vem de longa data, atravs de discursos religiosos muitas vezes reproduzidos pelas nossas entrevistadas. Em conversas informais, ouvimos que as mulheres grvidas de antigamente no saam de casa nem mesmo para ir Igreja, pois tinham vergonha de seu estado: a barriga
Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

79

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

era uma declarao de que tinham tido relaes sexuais. A menstruao tambm uma marca do sexo das mulheres e, portanto, motivo de vergonha. Afinal, conforme os discursos religiosos, o sexo em si um pecado, e tolerado somente para funo reprodutiva. Esses discursos construram normas de condutas, definiram papis que, mesmo reapropriados e reapresentados, foram (e ainda so) vividos e praticados. A Igreja construiu e manteve por sculos a idia de que o corpo impuro, sujo, lugar de pecado. Em Eunucos pelo Reino de Deus: mulheres, sexualidade e a Igreja Catlica, Uta Ranke-Heinemann faz uma investigao de como a Igreja Romano-Catlica tratou a sexualidade, a contracepo, o prazer e as mulheres. A autora analisa a proibio do coito com a mulher menstruada pelo cristianismo, especialmente na Antigidade, justificada pelas crenas de que o sangue menstrual debilitaria a vitalidade do smen ou de que as crianas concebidas durante o perodo menstrual nasceriam deficientes. Prximo da modernidade, dados os avanos da medicina, essas idias foram pouco a pouco abandonadas. No entanto, o coito durante a menstruao era considerado pecado venial, imprprio, que demonstrava falta de autocontrole. Essa relao s seria justificada para superar forte tentao carnal ou para atenuar brigas conjugais (RankeHeinemann, 1996, p. 32-38). Berriot-Salvadore, em O discurso da medicina e da cincia, investiga representaes/prticas do corpo feminino e aponta que, desde a Antigidade, o sangue menstrual foi investido de poder malfico, de poder de envenenar, estragar (Berriot-Salvadore, 1991), como tambm percebeu Ranke-Reinemann sobre a construo da periculosidade do sangue menstrual pela Igreja. E Agns Fine, em Leite envenenado, sangue perturbado, analisa depoimentos de mulheres francesas nos anos 1970 e encontra as mesmas representaes reinventadas e reelaboradas, mas presentes e praticadas (Fine, 2003). Nas memrias das nossas entrevistadas, esses mitos que demonizam a menstruao e culpabilizam as mulheres perduram de
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

80

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

vrias formas nos hbitos, nos medos e nas prticas sociais ainda hoje, reapresentados mas praticados. Salete, 56 anos, contou-nos que:
Menstruada no ia carpir [capinar] feijo, porque seno o feijo ia morrer. E l no porco, se a guria dizia: Eu estou menstruada, ento tu fica aqui. No vai nem l perto. E as outras que no estavam iam n! Porque diz que estragava a carne por causa da temperatura no sei do qu. [...] E eu sei tambm que tinha certa gente que tinha as crenas, mas no eram de origem italiana [Salete de origem italiana], era gente brasileira, eram os agregados, eles achavam que se a mulher tivesse grvida e passasse numa roa de feijo, o feijo morria. Grvida no, menstruada. , a roa secava. Amarelava tudo e secava.

A experincia est na cultura, ou seja, as pessoas s podem relatar se viveram, porque estavam inseridas num grupo social que produzia e reproduzia representaes que eram e so ainda apropriadas e vivenciadas. Roger Chartier nos auxilia na percepo das representaes herdadas, que so culturais, sobre o corpo e suas manifestaes. Segundo esse historiador, no h separao entre real e representao. O real tal qual representado, e representar o modo como ns apreendemos, como ns decodificamos o real. A representao a maneira individual de ver o mundo, que perpassada pela condio de existncia: classe, gnero, raa/etnia, cultura, idade, escolaridade, etc. Chartier discute a maneira como uma cultura construiu seus modos de significar, de atribuir sentidos, ou seja, a maneira como o real aparece no tempo e no espao (Chartier, 1994). Um dos temas que foi recorrente nas falas de todas as nossas depoentes a menstruao representada/associada sujeira, ou sujo/a, nojo, nojeira. Georges Vigarello, em O Limpo e o Sujo, faz uma histria do polimento do comportamento e de um crescimento do espao privado e do auto-regramento, dos cuidados do indivduo para consigo mesmo. Ele procura sensibilidades perdidas e investiga diversos
Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

81

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

modos de sentir e explicar a noo de limpeza atravs da histria da Frana. O autor insiste na idia de que a noo de limpeza construda; e, ainda, construda, necessariamente, relacionada s idias acerca do corpo. Segundo Vigarello, existe um imaginrio do corpo e as normas precisam interagir com ele:
O corpo nunca passivamente habitado por elas [normas]. preciso at que se modifiquem as imagens do corpo para que as regras possam se alterar. preciso que se transformem as representaes latentes do corpo, por exemplo, as que ditam seus funcionamentos e suas eficcias. Nesse caso, uma histria da limpeza corporal implica uma histria mais ampla e mais complexa. que todas essas representaes, dando ao corpo seus limites, desenhando suas aparncias ou sugerindo seus mecanismos internos, tm antes de tudo um terreno social. (Vigarello, 1996, p. 03-04).

82

Portanto, a noo do que sujo ou limpo produzida na cultura, e est inserida na lgica particular de cada sociedade em compreender o mundo. As memrias das nossas entrevistadas reproduzem representaes da menstruao coladas noo de sujeira, e isso remete a uma lgica ampla de entender o corpo como sujo. Para justificar esse sentido atribudo ao mnstruo, elas, as depoentes, argumentam que sentem um odor desagradvel. Vigarello alerta para o fato de que a relevncia dada aos odores cultural. Percebemos que o tal odor do sangue menstrual produz sentimentos de averso nessas mulheres e , simultaneamente, produzido por certa representao cultural de que o corpo feminino sujo. A idia de que o sangue menstrual tem odor desagradvel pertinente nossa lgica de pensar os corpos e, especialmente os corpos de mulheres, como inferiores, imperfeitos. As mulheres elaboram e reproduzem representaes de seus corpos, mas essas representaes so possveis dentro de certo contexto, e elas provm de uma certa perspectiva de inferiorizao dos signos de feminilidade.
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

Por muito tempo, o corpo feminino foi compreendido como deficiente em racionalidade, algo intermedirio entre o corpo do homem e o corpo animal, e essa idia aparece reelaborada no discurso de Salete, 56 anos, que fala com espontaneidade da baixeza do seu corpo:
o mesmo sangue de um bicho depois que ele sai ele fica ali, aquele mau cheiro, um mau cheiro, a coisa que primeiro fica o mau cheiro. Saiu de manh pra at tarde, at noite. A gente usava aquele paninho, mas ficava um tempo com o pano, um meio dia, um dia, como que vai ter no final do dia aquele sangue que saiu ali?! Olha, sem mentira nenhuma, cheiro de podre mesmo.

No entanto, Augusta, 78 anos, faz uma leitura diferente: No, eu pra mim nunca notei o cheiro. Vai ver algum facilitou e deixou passar do ponto. Porque no tinha chuveiro n... a pessoa se lavava, mas no dava pra lavar tudo bem direitinho. Augusta e Salete justificam o tal odor dizendo que este se dava por higiene mal feita. Elas usavam os forrinhos, que no eram muitos prticos, e, por certo, hoje tm uma noo de higiene diferente devido s novidades no mercado uma infinidade de acessrios para lidar com a menstruao e seus efeitos. No entanto, a idia de que o corpo sujo em si permanece nos depoimentos de forma contraditria. Vejamos o que diz Alice, 54 anos:
A minha filha uma vez reclamou: bah, mas a me t com um cheiro, um cheiro!. E eu tava mesmo. Eu tinha uma menstruao muito catinguenta. Eu mesma sentia. Quando tu vai trocar a roupa, ou tomar banho, quando tu vai no banheiro pra... pra usar o banheiro, tu sente aquele cheiro que sai de ti, aquela coisa fedorenta. Eu sentia. A minha menstruao era catinguenta. No sei. um cheiro de podre.

Norbert Elias, em O Processo Civilizador, investigou como a sociedade de corte vai lentamente educando as mulheres e os
Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

83

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

homens para a polidez, os sentimentos de vergonha e repugnncia das fezes e urina, num esforo para o autocontrole das pulses (Elias, 1994). Aqui, essas mulheres so educadas no processo de civilidade para esconder a menstruao, camuflar os odores do seu sexo de modo que elas aprendem a envergonhar-se dele. Luisa, 60 anos, tambm diz que o cheiro desagradvel aparece quando mantm o mesmo absorvente higinico por muito tempo. Mesmo assim, reproduz, como todas as outras depoentes, a representao de sujeira/nojo do sangue menstrual:
Eu acho que o cheiro que tem caracterstico da prpria menstruao n... No tem... O cheiro que acho... No acho que seja cheiro ruim. Eu j ouvi tambm gente dizer que tem cheiro ruim e que incomoda. Mas isso nunca me preocupou, eu nunca achei nojento a ponto de achar que os outros estavam perto de mim e estavam sentindo o cheiro.

84

As etapas da fisiologia feminina so investidas de elaboraes culturais. Tanto mistrio em torno dos corpos das mulheres serve para justificar a necessidade de regul-los constante-mente ao controle social: a magia, a religio e, contemporaneamente, a medicina produzem discursos sobre a complicada fisiologia feminina. Idias que aproximam as mulheres da natureza e que produzem o homem como o ser completamente humano. Tais elaboraes so feitas de modo que o corpo de homem seja representado com uma certa racionalidade, com uma certa lgica, enquanto o corpo de mulher produzido como descontrolado, complexo, carregado do mistrio que cabe natureza. Essas representaes se evidenciam, por exemplo, no dizer de Salete, 56 anos:
[...] a gente no deixava de fazer nada porque estava menstruada, mas a varia de famlia. Eu sei que tinha famlia que no podia fazer nada quando estava menstruada. O dia pra
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

gente era igual. A gente continuava a mesma coisa. Se dizia que no era doena. algo natural, n. A gente no tinha aquilo como doena. A gente foi educada assim. Tinha que continuar a vida a mesma coisa. A gente ia cortar banana, tu v! A mesma coisa. E ainda, por incrvel que parea, o corte de banana era cada 25 a 30 dias. Ento, pegou uma rotina que eu estava... que fiquei anos [ estalou os dedos] ou grvida ou menstruada quando eu ia pra ir cortar banana. Porque topava bem certinho. Porque era sagrado, n. Claro! Menstruao vem sagrado n! Ento o corte da banana tambm era sagrado. Era de 28 a 30 dias que eles mandavam cortar banana. Era o corte da banana. E da a gente tinha que ir... E eu me lembro, aaaaiiii! Eu ficava braba, braba. Que era muito sacrificoso o corte da banana. Ento, de vez em quando eu ficava menstruada e a gente ficava l o dia inteiro. Era muito ruim mesmo. A menstruao no igual agora, no... Que tem essas facilidades. Era terrvel!

Salete compara o seu corpo de mulher, o seu ciclo menstrual ao ciclo de corte da banana. Ela reproduz uma idia de longa data, que vincula especialmente os corpos das mulheres natureza: os ciclos da lua, as estaes de colheita, a terra que frtil ou a terra seca. As mulheres, conforme tal representao, seriam descontroladas, mais instintivas, instveis e, por tal motivo, seriam uma ameaa ordem das coisas, ordem racional da sociedade, civilidade. Maria, 57 anos, conta da experincia de sua me, permeada de pavor da morte, da doena sangue associado doena, doena associada desordem. Ela reproduz a moral catlica aprendida por certo de sua me, que vivenciou a menarca como quem vive a proximidade da morte:
A minha me contava que quando ela ficou menstruada, a me dela j tinha morrido h muito tempo, e ela no sabia nada sobre isso. E quando ela menstruou, com 11 anos, ela ficou muito assustada, achando que ela ia morrer. Que era uma doena perigosa. E ela ia l pra beira da sanga lavar. E rezava, rezava pra ela ficar curada. E com o tempo, curava. E ela achava
Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

85

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

que era a orao que tinha feito... Que Deus tinha curado ela. A no ms seguinte aparecia de novo. A ela rezava, rezava. At que um dia a madrasta dela viu e chamou e explicou.

Ela rezou, remoendo-se de medo e vergonha. Maria tem 55 anos e fala de sua me, e possvel deduzir que se passaram aproximadamente setenta anos desse fato. E, na fala de Vernica, de 33 anos, esse tabu persiste:
Ficou mocinha. A a gente queria contar pras amigas, pras primas, mas a... contar, no contar, nossa! Era um negcio assim que parecia que era o fim! Era o auge, n! A as amigas diziam tu ficou?. E ficava naquela expectativa. Eu acho que elas tinham aquela certa dificuldade de dizer menstruao. As mes falavam: mo-ci-nha.

86

Sob a condio de segredar, elas tecem entre si redes de sociabilidade, apreendem e repassam cdigos produzidos para falar sobre a menstruao, produzem discursos para organizar o segredo: Ai, hoje estou com dor de cabea, ou muito, ou j faz trs dias. S assim. Que quem mulher entende (Augusta, 78 anos). Susan Sontag, em A doena como metfora, descreve fantasias punitivas ou sentimentais forjadas em torno da doena, os esteretipos do corpo doente, o uso da doena como um smbolo ou metfora (Sontag, 2002). Nas memrias de nossas entrevistadas apareceram noes da menstruao como uma doena especial, um estado de debilidade semelhante ao estado doentio. Mesmo nos dicionrios encontramos os termos doena ligeira, ou perda uterina excessiva de sangue, expresses que refletem a cultura e aproximam o perodo de sangramento doena. O discurso da Igreja reproduz a idia de que menstruao uma punio para as mulheres, tal qual Sontag identifica nas representaes do cncer atributos punitivos. Segredada e considerada doena, a menstruao metaforizada, de modo muito similar s doenas descritas por Sontag:
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

A experincia particular de cada uma dessas mulheres, aliada s representaes culturais do seu grupo (mes, vizinhas, irms, etc.), apropriadas e reproduzidas, constituram variados modos de vivenciar o corpo. A idia de cuidar de si durante o perodo de sangramento relacionando-o a um estado doentio, de debilidade, construiu folclore a respeito da menstruao. Valquria, 57 anos, conta que: Molhar o p na gua, lavar a cabea, comer banana, banho geral no primeiro dia, pois o sangue subia pra cabea, suspendia e a pessoa ficava louca. No andar descala, pois inchava, ficava com a barriga grande e o sangue podia suspender. E ficava louca. E Alice, 54 anos, disse assim: eu no me cuidava, andava no molhado e elas diziam que eu tinha clica por causa disso. A falecida Dona E., que era parteira, me disse pra esquentar uma lata de gua e colocar dois punhados de cinza e enfiar os ps ali dentro. E Margarida, 59 anos, categrica no modo de falar que tem um peixe que menstrua como uma mulher. Se uma mulher grvida comer esse peixe quando ele estiver menstruando igual a tomar veneno. Esse peixe a arraia. No temos inteno de negar as verdades de certa sabedoria popular ou medicina caseira, mas, algumas vezes, elas mesmas reconheceram certas representaes como folclricas: Mania de no lavar a cabea porque o sangue ia pra cabea. A a pessoa ficava louca! Era uma mania que eles tinham. Mas eu nunca soube de ningum que tivesse acontecido (Rosa, 65 anos). Num primeiro olhar, essas prticas parecem absurdas. Valquria, 57 anos, disse: Deixava de lavar o cabelo, tomar sorvete.
Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

87

Qualquer doena encarada como um mistrio e temida de modo muito agudo ser tida como moralmente, seno literalmente contagiosa. [...] O contato com uma pessoa acometida por doena tida como misteriosa malignidade afigura-se inevitavelmente como uma transgresso ou, pior, como a violao de um tabu. Os prprios nomes dessas doenas so tidos como possuidores de um poder mgico.(Sontag, 2002:10)

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

gelado. Porque o sangue era quente. preciso observar que elas obedecem a uma lgica fundamentada: a noo de quente/frio sustenta a idia de que a mulher menstruada, em estado semi-doentio, deveria se cuidar de maneira especial. Essas crenas reproduzem a idia da menstruao como doena, mas preciso observar que elas se constroem dentro de uma lgica particular. Luisa, 60 anos, queixouse: Pois . Hoje a gente a gente passa por ignorante. Mas naquela poca era assim. E, Salete, 56 anos: elas diziam isso [no molhar a cabea, etc.] pra ns e a gente respeitava porque acontece alguma coisa com o corpo da gente, sim!. Tambm ouvimos das entrevistadas que para atrasar a menstruao, quando queriam ir praia ou a uma festa, ou quando o fluxo coincidiria com a data do casamento, elas ingeriam comidas cidas, ou frias, como elas disseram, como por exemplo, suco de limo. E para adiantar a menstruao, elas tomavam ch de canela ou vinho, ou mesmo os dois combinados, mistura que servia tambm como abortivo. Prticas como essas foram estudadas pela historiadora Joana Maria Pedro, mostrando que foram recorrentes pela histria (Pedro, 2003). Ora, as mulheres sempre inventaram mtodos para cuidar de seus prprios corpos! As pessoas lidam com as experincias com subjetividade. A mesma experincia de vida menstruar no constitui os mesmos sujeitos: cada pessoa se constitui diferenciadamente. Elas se apropriam das representaes proibitivas, mas nem sempre fazem delas prticas, construindo um tipo de subjetividade subversiva, burlando prescries, como relembra Augusta, 78 anos:
[...] ai, no presta cruzar no rio, a nona dizia isso. Mas eu nunca deixei de tomar banho ou de lavar a cabea, nunca deixei de cruzar dentro do rio. Aquilo era normal pra mim. A gente ia pra roa. Mas eu nunca fiquei com medo. Eu no ia ficar trs dias com o cabelo sujo. Trabalhava na roa, no ia ficar trs dias suada. Depois a minha nona dizia que o sangue subia pra cabea... e a eu pensava: mas como que pode ser verdade? At que elas contavam que tinha uma mulher que tinha lavado
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

88

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

a cabea e que o sangue suspendeu e foi pra cabea e a menina tinha ficado louca. Eu no conhecia aquela menina, mas elas contavam. Mas eu nunca deixei de lavar. Quando a me falava, ah, a gente j tinha lavado.

Nas relaes experimentadas est a cotidianidade, lugar dos imprevistos e dos improvisos. Michel de Certeau mostra-nos que o cotidiano prev estratgias e tticas de sobrevivncia, lugar das burlas e transgresses (Certeau, 1994) afinal, as mulheres das quais estamos tratando falam desse fazer diferente, conspirar, segredar, mas falar, transgredir. Certeau, estudioso das prticas culturais contemporneas, sustenta com argumentos fundamentados que cada um inventa para si mesmo uma maneira prpria de usar os produtos impostos. Ele cr na criatividade das pessoas ordinrias, na astcia eficaz das prticas cotidianas, nas maneiras de fazer resistentes ao desenvolvimento da produo scio-cultural; trata de analisar uma sutil rede de antidisciplina que inventada cotidianamente pelos consumidores. Esse autor nos auxilia na anlise das operaes dos usurios, das tticas cotidianas de desvio, das diferentes prticas de inventividade e apropriao, ou re-apropriao. Certeau alerta que no devemos tomar os outros por idiotas, sugerindo confiar na inteligncia e inventividade das pessoas comuns, nas suas artes de fazer, nas suas estratgias de viver. Seus estudos nos ajudam a pensar as estratgias das mulheres para driblar as regras familiares impostas, as proibies, as censuras do falar, as dificuldades do perodo de menstruao. Ouvimos Estela, 62 anos: s vezes no tomava banho geral no primeiro dia, no segundo dia. A cabea ficava trs dias sem lavar. Mas sabe n, esses cuidados assim, a gente era da colnia, quando a gente se sujava a gente se lavava mesmo.... E, ainda, Cndida, 89 anos: No, no. Eu ia pra roa! No, tinha ali aquelas bobocas. A me do V. no ia pra roa quando ficava menstruada. Ela no ia se molhar, ela no ia se... Ela se lavava pouco. Ns no. Era descalo. No... ! Direto pra roa.
Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

89

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

Por certo, muitas mulheres utilizaram a menstruao para deixar de fazer trabalhos exaustivos, ou para amedrontar homens, ou para evitar relaes sexuais com os maridos. De um lado, a representao da menstruao como doena, como debilidade, como periculosa serviu para impedir e calar essas mulheres. Mas de outro lado, elas se reapropriavam desses sentidos atribudos menstruao e ao corpo feminino para improvisar pretextos e esquivar-se de situaes indesejadas. Observo que algumas mulheres tinham tanta vergonha de seu estado, que nem sequer mencionavam a menstruao, elas viveram um cotidiano de medo e segredo. No entanto, dado que as relaes so negociadas, se a mulher dissesse que estava menstruada ou desse a entender seu estado com a inteno de deixar de fazer determinado trabalho, por exemplo, e confiasse nas normas de pudor e resguardo do corpo, quem atestaria seu estado? A menstruao foi usada, muitas vezes, para justificar debilidades, mas a maioria das depoentes disse que durante o sangramento trabalhava igual. Entendemos que as representaes da menstruao como causa de fragilidade so reapropriadas cotidianamente, so praticadas quando so convenientes, so vividas de maneiras diferentes conforme a situao. Ins, 53 anos, disse: A gente trabalhava, tinha que tomar banho. A gente roava arroz o ms inteiro, ningum perguntava se podia entrar na gua ou no. Onde a gente estava, ao redor, era tudo roxo, vermelho [dentro da granja de arroz]. Mas ningum morreu por isso. Vemos nessa narrativa que havia mulheres agricultoras que no tinham como esconder a menstruao em certas situaes. A gua vermelha na granja denunciava o seu estado. Ins fala com desgosto dessa experincia, diz que no tinha escolha, que precisava ir trabalhar e, ser mulher, ou estar menstruada, no atenuava ou impedia o trabalho. Salete, 56 anos, diferentemente, joga com as possibilidades, brinca com a idia de fazer performances e se abster do trabalho duro:

90

Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

Por exemplo, menstruada no ia carpir feijo, porque seno o feijo ia morrer. E l no porco, se a guria dizia: Eu estou menstruada, ento tu fica aqui. No vai nem l perto. E as outras que no estavam iam n! Porque diz que estragava a carne por causa da temperatura no sei do qu. Ah, pois ! Por qu que eu no lembrei disso na hora de cortar banana n?! Mas a gente lembra sempre tarde demais! Bem que eu podia dizer: Pois , e se desandar todas as bananas l?.

Em outra ocasio, Salete diz: uma reviravolta no corpo da gente, normal. Mas nada que no se possa mais fazer as coisas. Essa noo no fixa. No est determinado o que se pode ou no fazer. As prticas referentes menstruao so variveis, as relaes so negociadas. Proibies e prescries se alternam quando convm na vida dessas mulheres. A menstruao, ou o menstruar, produz crenas, condutas, comportamentos e rituais que se inserem em um sistema determinado de conceber o corpo das mulheres. Mesmo hoje, nas sociedades consideradas modernas, as representaes da menstruao obedecem a lgicas culturalmente especficas, marcam os corpos e tm efeitos na construo das subjetividades, pois essas marcas, alm de efeitos simblicos, tm expresso social e material. Elas permitem que essas mulheres sejam reconhecidas, includas ou excludas, acolhidas ou recusadas, que usufruam de tais direitos, que realizem determinadas funes ou ocupem determinados postos, que tenham deveres e privilgios, que sejam aprovadas, toleradas ou rejeitadas. Em suma, o corpo construdo atravs de processos continuados e permanentes, por investimentos e intervenes cotidianas. Entendemos que o sujeito no um simples receptor de normatizaes, mas ele participa ativamente. As mulheres das quais estamos falando respondem, resistem, reagem, mas tambm intervm em seus prprios corpos para inscrever-lhes suas prprias marcas e cdigos identitrios para, s vezes, escapar ou confundir normas estabelecidas.

Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

91

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

Percebemos que as memrias de todas as nossas entrevistadas marcada por lembranas de sofrimentos relacionados menstruao. Em parte, essa idia herana da moral catlica, que considera o sexo feminino um castigo. tambm relevante o fato de que elas no tinham as possibilidades que temos hoje: elas contavam com os forrinhos e remdios caseiros. Salete, j na menopausa, disse: Nunca usei absorvente, era s paninho. E, ainda, tanto medo e segredo, silenciamento forado, nenhum tipo de educao sexual, causaram por certo muito sofrimento para essas mulheres. Depois de longa pausa, Joana, 63 anos, disse, num tom de voz consternador: A minha tia nunca tinha me dito nada [ela foi criada com a tia]. Eu sempre me virei sozinha. E Cndida, 89 anos, com a mesma expresso de mgoa: A minha irm podia ter explicado pr mim, n. A memria, por si s, no seria histria sem a conscienciosa escuta e o tratamento das fontes. Atentamos para o lugar de fala do historiador, ou seja, a historiadora e o historiador interpretam as aes do passado, do um sentido outro para a memria; portanto, devem escavar as palavras, duvidar do que parece estar na superfcie, interrogar o detalhe, perceber as diferentes verses produzidas no calor da hora, desconfiar do testemunho, ter claro o lugar de intrprete. Desse modo, a memria, que remexe o passado e ressignifica sentimentos e sentidos, precisa da interpretao do historiador, no histria por si s. E, ainda, perceber que os relatos no so inocentes da memria, mas tentativas de convencer, formar a memria do outro. No de nossa competncia medir o quanto a experincia da menstruao foi desastrosa para essas mulheres, mas notar que a memria dessa experincia relacionada lembrana de sofrimentos, como fez Iara, 56 anos:
Eu passei um sufoco... E no contava pra me. Se vai em tal lugar, ah, mas eu no vou. No vai por qu?. A gente no queria dizer que estava menstruada e tinha que ir. Eu
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

92

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

passei um sufoco. Sem orientao, sem nada, sem ir na mdica, porque a me no levava. O sufoco era bastante, pra sair... Hoje eu no deixo de sair porque eu estou menstruada. [...] Com a minha filha eu vou ser totalmente diferente. Eu no quero ser igual, porque eu sofri com isso.

O que queremos dizer que h diversas maneiras de vivenciar a menstruao: so diferentes mulheres, e cada uma vive sua cultura a sua maneira, muito particularmente, mesmo que tenham sido todas elas construdas, e educadas, para vivenciarem papis ditos do feminino. Se os transgridem? Bem, segredar j uma transgresso...
Among shames and silences, the confided body (Practices and representations women produce with the menstruation experience) Abstract. This article is inserted in the analysis of cultural practices as well as their representations, as lived by women from different generations in the South of Santa Catarina State, perceived in the experience of the menarche emergence as a rite of passage. Our purpose is to understand how women, within the menarche experience, build representations of the feminine. Menstruation as a body manifestation, is only understood within a certain cultural context, so its meanings can only be understood within such contexts. For these analyses, the gender category encourages the idea that all kinds of silence, guided by senses of fear and shame, are understood as cultural constructions and bring about power relations. This situation is circumscribed in the imposition of the so called feminine roles by showing a body which is produced according to gender expectations. From the oral history perspective, the memory sources were precious for this work, being interpreted in the light of History methodologies. Keywords: Menstruation. Gender relations. Representations. Body. Experience.

Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

93

Entre vergonhas e silncios, o corpo segredado...

CHARTIER, Roger. A Histria Cultural: entre prticas e representaes. Lisboa: Difel, 1994.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: uma histria dos costumes. 2. ed. Traduo Ruy Jungmann. v. 1/2. Rio de Janeiro: Jorge Zaahar, 1994. FAUSTO-STERLING, Anne. Dualismos em duelo. Cadernos Pagu: desafios da eqidade, v. 17/18. Campinas: UNICAMP, 2001/2. FVERI, Marlene. Fontes educativas que a mulher camponesa de Navegantes/SC tem sobre a sexualidade proposta educativa. 1989 Monografia (Especializao em Didtica do Ensino Superior) UNIVALI, Itaja, 1989.

96

FINE, Agns. Leite envenenado, sangue perturbado. Saber mdico e sabedoria popular sobre os humores femininos (sculos XIX e XX). In: MATOS, Maria Izilda S. de; SOIHET, Raquel (orgs.). Corpo feminino em debate. So Paulo: Editora UNESP, 2003. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade 1: a vontade de saber. 10. ed. Traduo Maria T. e J. A. Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988. LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo. Corpo e gnero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2001.

LOURO, Guacira Lopes. Corpos que escapam. Estudos feministas. Braslia, n. 4. ago.dez. de 2003. Disponvel em: <http://www.unb.br/ih/his/gefem>. Acesso em nov. 2005. NICHOLSON, Linda. Interpretando o gnero. Estudos Feministas. Florianpolis, CFH/CCE/UFSC, v. 8, n. 2/2000.

PEDRO, Joana Maria. Aborto e infanticdio: prticas muito antigas. In: ______. (org.). Prticas proibidas: prticas costumeiras de aborto e infanticdio no sculo XX. Florianpolis: Cidade Futura, 2003.

PERROT, Michelle. Os silncios do corpo da mulher. In: MATOS, Maria Izilda Santos de SOIHET, Rachel (orgs.). Corpo feminino em debate. So Paulo: Editora UNESP, 2003. PRINS, Baukje; MEIJER, Irene Costera. Como os corpos se tornam matria: entrevista com Judith Butler. Estudos Feministas. Florianpolis, CFH/CCE/UFSC, v. 10, n. 1, 2002.

RANKE-HEINEMANN, Uta. Eunucos pelo reino de Deus: mulheres, sexualidade e a Igreja Catlica. Traduo Paulo Fres. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1996.
Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 25, p. 65-97, jul. 2007

Marlene de Fveri e Anamaria Marcon Venson

SCOTT, Joan W. Experincia. In: SILVA, Alcione Leite da; LAGO, Mara Coelho de Souza; RAMOS, Tnia Regina Oliveira (orgs.). Falas de gnero: teorias, anlises e leituras. Florianpolis: Mulheres, 1999. SCOTT, Joan. Gnero: uma categoria til de anlise histrica. Educao e realidade. Porto Alegre, 16 (2): 5-22, jul.-dez. 1990.

VIGARELLO, Georges. O limpo e o sujo. Traduo Mnica Stahel. So Paulo: Martins Fontes, 1996. Recebido em 02/08/2007 autoras convidadas

Anos 90, Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007

97

SONTAG, Susan. A doena como metfora. Traduo: Mrio Ramalho. So Paulo: Graal, 2002.

You might also like