You are on page 1of 5

Simulado

1 - (Nº 496) Os servidores públicos somente adquirirão estabilidade: Após 2 anos de serviço, se nomeados por concurso público, e 5 anos , nos demais casos. Após 3 anos de exercício, desde que nomeados em virtude de concurso público. Após 5 anos de serviço, qualquer que seja a forma de investidura. Após 5 anos de serviço, se nomeados em virtude de concurso público. Após 2 anos de serviço, qualquer que seja a forma de investidura. 2 - (Nº 2728) O período de licença não-remunerada também é contado como tempo de serviço. certo errado 3 - (Nº 4049) Se um servidor público estável for aprovado em outro concurso público que ofereça melhor remuneração, em cargo inacumulável, após sua posse no novo cargo, ficará caracterizada, em relação ao cargo anterior, A redistribuição. B vacância por posse. C remoção. D demissão do servidor, gerando a vacância no antigo cargo. E exoneração do cargo. 4 - (Nº 832) Não será devida diária a servidor ocupante de cargo público quando o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo. certa. errada. 5 - (Nº 1968) A CF em seu art.37,IV permite a abertura de novo concurso em plena validade do anterior ,desde que os aprovados no concurso anterior sejam nomeados com prioridade sobre os novos concursados. certo errado 6 - (Nº 1285) Assinale a opção que reune todos os fundamentos da República Federativa do Brasil, tal como previstos no art. 1º da Constituição de 1988. (A) a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; a cooperação entre os povos

enquanto o recurso hierárquico é dirigido sempre à autoridade superior àquela de cujo ato se recorreu. a soberania. a concessão de asilo político.(Nº 1933) Julgue os próximos itens. um dos superintendentes estaduais abriu licitação para compra de microcomputadores no valor de trezentos mil reais. certo errado 10 .para o progresso da humanidade. a dignidade da pessoa humana. certo errado 8 . aprovado em concurso público.(Nº 3504) Caso um candidato. segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal. a cidadania. a cidadania. a dignidade da pessoa humana. Entre o recurso hierárquico e o pedido de reconsideração há diferença consubstanciada no fato de que. a dignidade da pessoa humana. a solução pacífica dos conflitos. os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Ainda assim. não possa comparecer ao órgão no dia marcado para a posse. a soberania.(Nº 1960) O conselho diretor de uma autarquia federal baixou resolução disciplinando que todas as compras de material permanente acima de cinqüenta mil reais só poderiam ser feitas pela própria sede. e o citado superintendente homologou o resultado e adjudicou o objeto da licitação à empresa vencedora. certo . a autodeterminação dos povos. o pluralismo político. a dignidade da pessoa humana. o superintendente:agiu com excesso de poder. a cidadania.(Nº 2727) O candidato aprovado em concurso público dentro do número de vagas previsto no edital possui o direito subjetivo à nomeação. esteja realizando tratamento de saúde no exterior e. ele poderá outorgar procuração pública a seu irmão com poderes tanto para tomar posse quanto para entrar para exercício. por isso. o pedido de reconsideração é uma solicitação feita à autoridade que despachou no caso. a cidadania. a soberania. 7 . certo errado 9 . com o fim de imprimir outro rumo à decisão anteriormente tomada. A licitação acabou sendo feita sem incidentes. que tratam do recurso hierárquico e do pedido de reconsideração. Nessa situação. a soberania.

não há a obrigação. certo errado 15 .(Nº 498) A respeito do tratamento jurídico conferido pela Constituição aos servidores públicos é incorreto afirmar: A garantia da irredutibilidade de vencimentos dos servidores públicos. mas pode perder o cargo.(Nº 2520) Apesar de os servidores públicos civis federais estarem organizados em estrutura hierarquizada na administração pública. A Constituição prevê o direito de greve aos servidores públicos. como o agente estável. È garantido ao servidor público o direito à livre associação sindical. assim como não há a obrigação de representar contra seu superior no caso em que a ordem configure ilegalidade.errado 11 .(Nº 1944) Em virtude do dever de eficiência e presteza com que deve agir a administração pública. 13 . nos termos da Constituição. mas dispõe que ele será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica. omissão ou abuso de poder. A estabilidade é alcançada após dois anos de efetivo exercício em todo cargo público. em caso de calamidade pública. por sentença judicial transitada em julgado. é correto afirmar que: A vitaliciedade só é adquirida por agentes investidos em cargos para os quais não há concurso público. Os vencimentos pagos pelo Poder Executivo constituem o teto para a remuneração dos funcionários que exerçam funções iguais ou assemelhadas no Legislativo e no Judiciário. O agente vitalício.(Nº 507) Sobre vitaliciedade e estabilidade. certo errado 12 . de dar cumprimento a ordem manifestamente ilegal. . certo errado 14 . por parte desses servidores. Os vencimentos e o subsídio dos ocupantes de empregos e cargos públicos são irredutíveis. tem investidura de caráter perpétuo. os recursos administrativos não podem deter efeito suspensivo. não afasta a possibilidade de lei complementar vir a reduzir vencimentos.(Nº 1965) A investitura em cargo público ocorrerá com a posse.

a diferença reside em que estabilidade se obtém somente após dois anos de efetivo exercício. independente de qualquer disciplinamento legal. falsificada pelo próprio beneficiário. Na situação hipotética considerada. Descoberta a fraude alguns meses mais tarde.(Nº 2530) Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. Certo errado 17 . 20 .(Nº 505) Constitui garantia constitucional assegurada aos servidores públicos civis. De greve. À isonomia de vencimentos. a referida autoridade tornou sem efeito o ato de aposentadoria. o princípio administrativo aplicável ao ato que tornou sem efeito o ato de aposentadoria praticado é o da:é o de Autotutela. e a vitaliciedade é imediata a investidura.(Nº 3501) O ocupante de cargo em comissão submete-se ao regime de dedicação integral ao serviço público. certo errado 19 .(Nº 3176) É desnecessária a autorização legal para a retirada de documentos que pertençam ao local de trabalho do servidor no órgão público. Vitaliciedade e estabilidade são sinônimos de efetividade. De preferência para ocupar os cargos em comissão. . 18 . certa. À livre associação sindical. o direito: Á aposentadoria especial. errada. para tais pessoas serão reservadas 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso. 16 .(Nº 1958) Considere a seguinte situação hipotética para responder às questões: O diretor-geral de determinado órgão público federal exarou despacho concessivo de aposentadoria a um servidor em cuja contagem do tempo de serviço fora utilizada certidão de tempo de contribuição do INSS.Agentes estáveis e vitalícios perdem seus cargos por iguais vias.

apostilas e noticias de concursos nacionais e regionais    PCI Concursos Concuros CorreioWEB Achei Concursos News do nosso Site Ultimas dicas. artigos e concursos adicionados   Dicas Artigos Visitantes Recentes Cadastrados .certo errado enviar limpar Links Úteis Siga estes links para encontrar dicas.