You are on page 1of 4

Física41

Um menino com massa de 25 kg escorrega numa rampa cujo perfil é de um tobogã, de 5m de altura a partir do repouso, chegando à base da rampa com velocidade de 4,0 m/s. O trabalho das forças resistentes, em módulo, foi de aproximadamente: Considere g=10 m/s2

a) 950 J 42

b) 1.000 J

c) 1.120 J

d) 1.050 J

e) 1.250 J

Num edifício, em construção, é instalado um elevador externo para transportar argamassa (mistura de areia, água e cimento) aos diversos pavimentos. Assinale a ordem crescente das potências que o motor do elevador deverá desenvolver para o transporte de: I. 150 kg a 20 m de altura em 10 s; II. 250 kg a 10 m de altura em 20 s; III. 350 kg a 15 m de altura em 30 s. Obs: Considere a massa do elevador incluída na carga a ser transportada e g=10 m/s2. a) I, II, III b) I, III, II c) III, II, I d) II, I, III e) II, III, I Dois relógios (A e B) de pêndulo estão no mesmo local e foram acertados às 17 h. Os pêndulos têm comprimentos iguais a 30 cm, porém suas massas são: mA=60 g e mB=90 g. Após 12 h, podemos afirmar que: a) O relógio A estará atrasado em relação ao relógio B. b) O relógio B estará atrasado em relação ao relógio A. c) O relógio A marcará a mesma hora do relógio B. d) O relógio A estará adiantado 30 min em relação ao relógio B. e) O relógio B estará adiantado 30 min em relação ao relógio A. As garrafas térmicas são frascos formados por paredes duplas de vidro espelhado. Entre as paredes é feito vácuo (retirada total do ar). Enchendo-se a garrafa térmica com água quente, podemos afirmar que: a) o vácuo entre as paredes da garrafa térmica permite a saída do calor por irradiação. b) o vácuo entre as paredes da garrafa térmica favorece a transmissão do calor por convecção. c) as superfícies espelhadas no interior da garrafa térmica favorecem a propagação do calor para fora da garrafa e conseqüentemente o aquecimento da água. d) as superfícies espelhadas no interior da garrafa térmica dificultam a transmissão do calor por irradiação. e) o vácuo e as superfícies espelhadas no interior da garrafa térmica impedem somente a transmissão do calor por condução.

43

44

Nessa situação. Aplica-se sobre o corpo uma força constante. o gerador tem resistência interna desprezível. horizontal. Qual dos gráficos abaixo melhor representa o potencial ao longo do circuito partindo do ponto 1 até o ponto 6? a b . 4 – 5 e 5 – 6 têm resistência desprezível.8 x 103 b) 2.6 x 105 e) 4.2 x 46 No circuito da figura abaixo. que o desloca 20 m durante 5 s. a intensidade do impulso aplicado ao corpo no intervalo de tempo mencionado.45 Um corpo com massa de 350 kg repousa sobre um plano horizontal liso.8 x 105 c) 5. é de: 10 4 a) 2. 2 – 3. em N · s.6 x 103 d) 5. Considere o potencial no terminal negativo (ponto 1) igual a zero e o resistor R constituído por um fio esticado de comprimento L homogêneo e de seção constante A (. Os fios entre os pontos 1 – 2. onde é uma constante de proporcionalidade).

então a distância.c d e 47 a) b) c) d) e) 48 Um projetor cinematográfico possui lente objetiva. do filme ao centro óptico da objetiva é aproximadamente: a) b) c) d) e) Duas bicicletas se deslocam com velocidades angulares iguais numa pista como mostra a figura abaixo. . Se o projetor possui objetiva com distância focal de 20 cm e a tela localiza-se a 20 m de distância da objetiva. cuja função é inverter e ampliar a imagem projetada na tela. p.

O efeito de dilatação nos sólidos é um resultado do aumento da distância entre os átomos que os constituem. A velocidade escalar de A é menor que a de B. III. III. 50 Em relação ao efeito do campo magnético sobre a partícula quando se movimenta nessa região. A força magnética fará com que a partícula descreva um movimento circular. a força magnética fará com que ela descreva um movimento circular uniforme. II. Quais das afirmativas acima são verdadeiras? 49 a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV Uma partícula. c) Somente I e II são verdadeiras. Marque a alternativa correta: a) Somente I é verdadeira. II. menor é a capacidade do corpo absorver calor. c) Somente IV é correta. b) Somente I. d) Todas são verdadeiras. Se a carga q é lançada com velocidade perpendicular a . A aceleração centrípeta de B é menor que de A. Em relação às afirmativas acima: a) Somente I é correta. Quanto maior a capacidade térmica de um corpo. b) Somente II é verdadeira. IV. e) Todas são falsas.Em relação às bicicletas A e B. líquido ou gasoso) produz vários efeitos importantes que interferem em nossa vida diária. Como a maioria das substâncias líquidas. com carga q é lançada em uma região com campo magnético uniforme () e velocidade como mostra a figura abaixo. A força magnética tem direção perpendicular à direção da velocidade. Em relação às seguintes afirmações: I. O módulo da velocidade mantém-se constante. podemos afirmar que: I. III. A direção e sentido da aceleração centrípeta de A e B são iguais. mas a direção e sentido muda a cada instante. podemos afirmar que: I. II e III são corretas. II. IV. a água diminui sua densidade quando aquecida de zero a 100°C. d) Todas são corretas. . e) Todas são falsas. O módulo da aceleração centrípeta de A e B são iguais. A variação de temperatura de um corpo (sólido.